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quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Audi e-Tron Sportback, um belo SUV esportivo, 100% elétrico, um verdadeiro momento do estado de arte automotiva. Com dois motores que despejam 406 cv vai de 0 a 100 km/h em 5,7 s. Em duas versões, custa a partir de R$ 511.990,00




A Art Rio, feira de arte que acontece anualmente na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, pelo segundo ano consecutivo contou com a parceria da Audi do Brasil que apresentou este ano sua última produção, o Audi e-Tron Sportback, 100% elétrico um verdadeiro momento do estado de arte automotiva pela tecnologia, beleza, design, conforto, segurança e sustentabilidade. 


Foi essa maravilha que tive, junto com outros jornalistas, o privilégio de dirigir para poder passar aos leitores do Blog e os tele espectadores do canal Blog do Arnaldo Moreira, no YouTube, as características desse novo carro alemão do futuro.


Na Audi Center, em Botafogo, o e-Tron Sportback esperava, imponente, por mim na sala especial da agência onde os carros zero km são entregues aos novos donos e que pena eu não ser um deles. Antes de entrar no e-Tron Sportback coupé apreciei suas linhas cuidadas, equilibradas, atraentes, sua frente altiva e poderosa, onde brilham as quatro argolas símbolo da marca. 



As rodas de 21 polegadas raiadas chamam logo à atenção pelo poder decorativo que proporcionam.


Ao abrir a porta são projetadas no chão as palavras e-Tron não apenas por charme ou publicidade, mas com a finalidade de iluminar o caminho de quem vai entrar no carro. Nota-se à primeira vista a ausência dos tradicionais retrovisores. 


No lugar deles há câmeras que projetam as imagens para telas OLED localizadas na parte superior da porta. Confesso que até me habituar achei estranha a novidade, depois tudo bem. 


As câmeras enviam as imagens para uma tela instalada no canto das portas e adeus ponto cego.

Depois de um atento olhar pelo interior do carro salta à vista o seu excelente e impecável acabamento. 

Um teto solar elétrico amplo, em toda a extensão.



Os bancos são muito confortáveis, nesta versão, de tecido, e nos dianteiros 

há extensores que aumentam a área de permitem um melhor acomodamento no assento. 

O lugar que escolhi para fotografar o e-Tron é um dos mais bonitos do Rio, a Prainha de Grumari, na Zona Oeste carioca.



O espaço no habitáculo é generoso e os bancos dianteiros e o traseiro oferecem o conforto compatível e necessário para grandes viagens. Os cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça beneficiam todos os cinco passageiros. 


O encosto do banco de trás se transforma num encosto de braço...

...com porta copos e porta-objetos. 

Os passageiros do banco de trás também têm saídas de ar condicionado dual zone.

O e-Tron Sportback, o segundo modelo elétrico vendido pela Audi no Brasil, possui dois motores eletricos que entregam 408 cv de potência e 664 Nm (unidade de grandeza submúltiplo do metro) de torque, 135 kW de potência e 309 Nm de torque no eixo dianteiro e 165 kW e 355 Nm no motor traseiro. Essa potência leva o carro de 0 a 100 km/h em 5,7 s e à velocidade máxima de 200 km/h, limitada eletronicamente.


Para alimentar essa quantidade enorme de cv e garantir a autonomia de 446 km, o carro possui um sistema de baterias de ions de lítio, instalado sob o habitáculo, composto por 36 módulos que pesa cerca de 700 km e pode ser recarregado na simples tomada de 110 V de sua residência até as tomadas de alta tensão em estações de recarga ultra rápidas de 150kW, em que é possível recarregar 80% das baterias em 30 minutos. 



As baterias possuem uma moldura protetora sólida e uma laminação de alumínio que abrange os 36 módulos das células deixando o sistema excepcionalmente rígido e à prova de impactos. A carga é feita através de uma portinhola localizado no alto do para-lama dianteiro esquerdo.

É importante ressaltar que durante as desacelerações de até 0,3 g, o que corresponde a 90% das freadas na direção diária, as baterias são recarregadas. O grau de recuperação em redução pode ser ajustado em três estágios através das borboletas atrás do volante. Essa recuperação representa até 30% a mais da autonomia. 

O carro mede 4,901 m, tem largura de 2,043 m e 1,616 m de altura e a distância entre-eixos de 2,928 m garante um amplo espaço para os cinco ocupantes, inclusive para o passageiro do meio do banco traseiro, que ganha maior conforto com a pela ausência do túnel central. 


Chama a atenção o espaço de 555 l do porta-malas que chega a 1.665 l com o banco traseiro rebatido. A tampa do porta-malas tem fechamento elétrico e sistema hands-free. Sob o capô com a ausência do tradicional motor foi criado um compartimento de 62 l para acomodar o kit de recarga das baterias e de ferramentas.


A sistema de conectividade e entretenimento do modelo é todo sensível ao toque e conta com o MMI Navigation Plus. O carro conta também com piloto automático adaptativo, assistente de faixas e alerta de colisão com frenagem automática, câmeras 360º e sistema multimídia com espelhamento de smartphones sem fio e sistema de som Bang & Olufsen. 


Por onde passa o carro chama à atenção pelas suas linhas esguias de sportback e sua imponência. A frente arrojada sobressai pela enorme grade octagonal compacta e apenas estética, pois não tem a função de resfriar o motor. Os faróis full LED com poderosas faixas de luz diurna embelezam a frente. A traseira, em estilo sportback, pela sua inclinação, garante o título de um SUV esportivo. 


As lanternas, instaladas na tampa do porta-malas, também em LED não só invadem um pouco os para-lamas como são interligadas por uma faixa de luz enriquecendo a traseira.



A dirigibilidade do e-Tron Sportback é impecável. Os instrumentos de controle têm fácil leitura tanto no volante multifuncional de couro quando no painel central que recebe o câmbio de 3 posições apenas: R - marcha à ré, N - neutro e D - drive com opção de direção mais esportiva. O freio é elétrico.

O e-Tron Sporback, que tem quatro anos de garantia e custa a partir de R$ 511.990, e seu irmão mais velho estão à venda em concessionárias do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba (Alto da XV), Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Vitória e Brasília.


GM apresenta sua primeira picape 100% elétrica HUMMER EV conta com potência estimada de 1.000 cv, baterias Ultium com autonomia superior a 560 km e sistema de tração e-4WD que esterça as quatro rodas para facilitar condução fora-de-estrada; tudo isso sem emissão de poluentes. Vai de 0 a 100 km/h em 3 s

 



DETROIT - A General Motors revelou nos Estados Unidos a primeira picape 100% elétrica da companhia, a HUMMER EV. O modelo chega ao mercado norte-americano até o final de 2021 pela marca GMC para estrear a categoria dos super utilitários com zero emissão.

A HUMMER EV utiliza uma tecnologia de propulsão específica para veículos elétricos de última geração, batizada de Ultium, que permite ao automóvel extraordinária performance nos mais variados tipos de uso. Tudo isso aliado a uma envolvente experiência a bordo, que coloca os ocupantes como prioridade a todo o momento.

"Esta inovadora super picape chega ao mercado com celeridade e propósito, deixando a GM um passo mais próximo de um futuro completamente elétrico", diz Mark Reuss, presidente da General Motors. "Utilizando a nossa arquitetura Ultium Drive, que permite uma ampla gama de opções de configurações, a HUMMER EV é ideal para aquele consumidor que busca funcionalidade, eficiência energética e performance".


A HUMMER EV é impulsionada pelo sistema Ultium, um novo conceito de baterias e propulsores específicos para veículos elétricos, ambos de propriedade da GM. De acordo com estimativas da empresa, a picape é capaz de gerar aproximadamente 1.000 cavalos de potência e 1.500 kgf.m de torque, que são gerados por três motores independentes, distribuídos entre as duas unidades de propulsão do utilitário. Esse conjunto permite a HUMMER EV com tração e-4WD alto desempenho tanto em pisos asfaltados como no off-road.

Tecnologias adicionais, tanto as que são acionadas voluntariamente pelo condutor como aquelas que entram em funcionamento de forma automática, aumentam a autonomia e a capacidade da super picape para superar desafios.



Molde seus próprios caminhos
"Tínhamos uma meta para a HUMMER EV: construir a picape mais a impressionante da história", disse Al Oppenheiser, engenheiro-chefe do projeto. "Ela é um legítimo utilitário off-road com o exclusivo sistema e-4WD, que proporciona dirigibilidade diferenciada, nunca vista em um produto da GM até então."

Projetada para ser a melhor super picape off-road elétrica, a HUMMER EV conta com tecnologias realmente inovadoras para superar inclusive as mais desafiadoras trilhas.

Entre os equipamentos de destaque estão:
• Tração nas quatro rodas com o exclusivo sistema CrabWalk. Permite que as rodas traseiras e as rodas dianteiras sejam esterçadas em um mesmo ângulo a baixas velocidades, proporcionando um movimento diagonal do veículo ideal para transpor determinados tipos de obstáculos.

• Suspensão adaptativa a ar com a função Extract Mode. Permite que a altura da picape HUMMER EV seja elevada em aproximadamente 150 mm, facilitando a transposição de terrenos rochosos ou mesmo alagados.

• Pneus Goodyear Wrangler All Territory MT de 35 polegadas, com opção de adotar pneus de até 37 polegadas. Foram desenhados para oferecer resistência e flexibilidade excepcional no fora-de-estrada. Com eles, a super picape elétrica é capaz de realizar escaladas verticais de até 18 polegadas e travessias de áreas molhadas com até 610 mm de profundidade.



• Blindagem da parte inferior da carroceria. Placas de aço reforçado fixadas à base do veículo ajudam a melhor proteger os componentes posicionados nesta região, como as baterias, principalmente no uso extremo.

• UltraVision compõem um conjunto de câmeras frontais e traseiras instaladas debaixo da carrocería para que se possa ter uma visão de "reconhecimento virtual". Isso auxilia o condutor inclusive a posicionar corretamente os pneus diante de determinados obstáculos. As câmeras localizadas sob o assoalho ficam protegidas e também contam com sistema para lavagem das lentes. A HUMMER EV disponibiliza da maior quantidade de câmeras da categoría. São 18 delas para uma visibilidade realmente panorâmica do veículo, e em diversos ángulos.

• Dispositivos off-road mostram no painel o status dos principais equipamentos do veículo, assim como as condições do terreno. Os dados são projetados nas telas do quadro de instrumentos e do sistema multimídia. Entre as informações estão torque instantâneo, ativação do bloqueio do diferencial, ângulos de inclinação e balanço da carroceria, ciclo de fricção e o funcionamento do sistema de vetorização de torque.



Leve a aventura adiante e com mais rapidez
Os recursos de carregamento rápido, combinados com a nova bateria Ultium da GM e suas tecnologias avançadas, oferecem capacidade máxima e autonomia otimizada.

Os destaques incluem:
• Sistema de tração e-4WD de três motores, que fornece o equivalente a 1.000 cavalos de potência e mais de 1.500 kgf.m de toque;

• Compatibilidade com sistemas públicos de carregamento rápido de 800 volts DC até 350 kW. A tecnologia pioneira na indústria muda mecanicamente a conexão das baterias do modo paralelo para o modo em série durante o carregamento, o que torna o HUMMER EV compatível com os carregadores DC de 350 kW e proporciona quase 160 km de autonomia em 10 minutos de carga.



• Sistema de propulsão de bateria de Ultium dupla de 24 módulos que entrega excelente autonomia e potência para os três motores;

• Autonomia estimada de mais de 560 km com carga total, com base em testes preliminares;

• Versão mais recente do Super Cruise. O recurso de assistência ao motorista permite dirigir sem utilizar as mãos por mais de 320 mil km em estradas onde o uso dessa função é permitido. Traz também a função que pode determinar quando a mudança de faixa é ideal e iniciar a manobra, respeitando os protocolos de sinalização.

Uma experiência silenciosa
Desempenho urbano excepcional para uma picape graças à potência de um veículo elétrico de última geração. A experiência com o HUMMER EV transforma o motorista em protagonista, a todo o momento.

O HUMMER EV estreia exclusivamente com um pacote de equipamentos de ponta na configuração Edition 1, que se destaca pelas seguintes tecnologias:

• Watts to Freedom - uma experiência imersiva à escolha do motorista, que libera os recursos de aceleração total do sistema de propulsão elétrico, que vai de 0 a 100 km/h em 3 segundos aproximadamente, de acordo com estimativa da GM;



• O controle do modo de direção oferece modos personalizáveis pelo motorista - incluindo divisão de torque entre as rodas dianteiras e traseiras e configurações de direção nas quatro rodas - para diferentes condições de terreno. Inclui o modo Terrain, que aumenta a altura do HUMMER EV em aproximadamente 5 cm;

• Controle de direção adaptável com amortecimento contínuo para direção on-road e off-road;

• Condução ao ar livre graças à rigidez estrutural das baterias Ultium, com teto infinito padrão e Sky Panels removíveis e transparentes, que podem ser armazenados no compartimento frontal do veículo;

• Materiais de primeira linha no interior do carro;

• A tela grande do multimídia de 13,4 polegadas e o display do condutor de 12,3 polegadas transmitem a riqueza do desempenho do veículo e as informações de navegação para o motorista.

• A tampa traseira MultiPro da caçamba com seis posições funcionais.

• Vidro traseiro elétrico e capô elétrico.



O design da picape HUMMER EV é, ao mesmo tempo, marcante e futurista, com acabamento muito bem executado e algumas minúcias, tal como a letra "H" estampada em uma variedade de peças. A robustez e o apelo tecnológico do veículo também são transmitidos por meio dos efeitos do sistema de iluminação externo e interno.

"A picape HUMMER EV conta com uma silhueta marcante e simboliza um futuro moderno e completamente elétrico" explica Phil Zak, diretor-executivo de design. "As linhas do veículo traduzem esse aspecto extremamente imponente, reforçado por uma arquitetura robusta e um interior realmente premium e distinto".

A picape HUMMER EV é o primeiro modelo elétrico da marca GMC e o início de sua produção está prevista para o fim de 2021. A fábrica Zero da GM de Detroit-Hamtramck, fundada há cerca de 40 anos, foi toda atualizada e preparada para a produção exclusiva de veículos com este tipo de propulsão. Para isso, foram investidos 2,2 bilhões de dólares.

Para obter mais informações sobre o veículo, consulte http://www.gmc.com/HummerEV



Visão de futuro zero, zero, zero
O HUMMER EV é o terceiro modelo apresentado neste ano nos Estados Unidos que utiliza a nova plataforma modular global da GM para veículos elétricos e o sistema Ultium de propulsão e baterias. Os outros dois produtos foram o SUV Cadillac Lyriq e o autônomo Origin, da Cruise, que acaba de receber permissão para rodar com carros sem motorista na cidade de São Francisco, na Califórnia.

Estes produtos representam um importante passo para a concretização da visão de futuro da GM de zero acidente, zero emissão e zero congestionamento. No Brasil, a companhia comercializa o elétrico Chevrolet Bolt EV, que chegou às concessionárias da marca em fevereiro e terminou o primeiro semestre do ano como o modelo mais emplacado do segmento.



terça-feira, 20 de outubro de 2020

Coluna Mecânica Online: frentista é mecânico?

20/10/20


Frentista não é mecânico



Chega a ser cansativo quando você para seu veículo para abastecer e surge o frentista com toda “experiência técnica” para encontrar melhorias em seu veículo, principalmente se você for jovem ou do sexo feminino. Precisamos acabar com essas atitudes o quanto antes!

Você quer apenas abastecer seu veículo com combustível, mas o frentista aproveita para verificar o estado das palhetas do limpador de para-brisa, se tiver a oportunidade, vai pedir a abertura do capô para verificação do nível do óleo lubrificante, entre outros.

Você pode terminar gastando mais do que precisava na hora de abastecer seu veículo. Você deve sempre lembrar: frentista não é mecânico.

Conferir o nível do óleo na hora de abastecer não é recomendado, visto que o carro estava em movimento antes de chegar ao posto com o motor na temperatura de funcionamento e, claro, com o óleo cumprindo sua função de lubrificar as peças internas, saindo do cárter para a parte superior do motor, por isso mesmo, o nível nesse momento será diferente para medição comparativa.

Qualquer medição realizada nesse momento vai demonstrar baixo nível de óleo e assustar quem não conhece muito o funcionamento do automóvel. Completar o óleo nesse instante pode proporcionar aumento de pressão e terminar gerando danos em partes internas do motor.

Consulte sempre o manual do fabricante, mas geralmente o nível do óleo do motor deve ser verificado antes de o motor ser ligado, de preferência, pela manhã, depois de passar a noite desligado e estacionado em local plano.

Continuando no assunto óleo lubrificante, é possível realizar sua avaliação pela sua cor? A cor de cada tipo e marca de óleo tem a ver com a tecnologia utilizada. Óleo sintético é sempre mais claro, sua base é transparente como água, são os aditivos que mudam sua cor.

Já o óleo mineral apresenta grandes variações de cor, pois essa característica pode mudar de acordo com o petróleo de onde ele é extraído.

Além disso, há regionalismos nesse mito: as regiões mais ao Sul do país tendem a acreditar que o óleo claro é melhor, enquanto nas regiões ao Norte acredita-se que o produto, quando mais escuro, possui mais aditivos e, portanto, seria melhor.

Independentemente da sua cor, o óleo tem a função de limpar o motor e logo após iniciar o seu uso ele vai naturalmente começar a escurecer dentro do motor – o que é totalmente normal e esperado.

Óleo grosso é sinal de olho velho? Mais um mito, pois, assim como a cor, a espessura visual ou tátil do óleo não é um indicador de qualidade. Mais que isso: tecnicamente, é impossível se medir a viscosidade do produto esfregando-o nos dedos, especialmente em temperatura ambiente.

Isso só pode ser feito em laboratório, com um equipamento chamado viscosímetro, e simulando as condições dentro motor, já que o produto é desenvolvido para alcançar a viscosidade certa na temperatura do carro em funcionamento.

É comum motoristas utilizarem um óleo mais viscoso do que o indicado no manual do fabricante do veículo para tentar minimizar falhas no veículo, como vazamentos ou queima, mas ao invés de ajudar, esta ação pode agravar problemas mecânicos.


Agora, se você realmente resolveu trocar o óleo do motor, é necessário que se faça a troca do filtro, item essencial para o processo de limpeza do motor. O óleo limpa e o filtro retém essa sujeira.

Vale destacar que o lubrificante, se usado corretamente, nunca vai danificar o motor de um veículo. Já a falta dele, sim.

E não trocar o filtro, ou escolher filtros de baixa qualidade, podem fazer com que o óleo não circule como deveria e causar sérios danos. Sem falar que é um produto relativamente barato que não encarece substancialmente o serviço durante a revisão do motor, então não há motivos para não o trocar sempre que renovar o óleo.

Voltando ao nosso foco, quando estiver num posto de combustível, tenha atenção aos detalhes

- O nível do óleo deve ser verificado em local plano.

- O nível estará correto quando todo o óleo escorrer para o cárter. Esta análise só é possível quando o frentista espera o tempo necessário (mais ou menos 5 minutos).

- Não abra o reservatório de água logo após desligar o motor.

- Só complete o nível de água com o motor ligado. Se estiver desligado, o motor pode sofrer alguns danos, como por exemplo, nos cabeçotes.

- Utilize produtos recomendados pelo fabricante do veículo. Em muitos casos os frentistas não oferecem o produto mais adequado.

 - Rejeite aditivos. A gasolina e o próprio óleo lubrificante do motor já trazem os aditivos necessários e recomendados pelo fabricante do automóvel.

- Após calibrar o pneu, fique atento na direção do veículo. Em muitos postos, estas máquinas estão desreguladas e acabam sinalizando a pressão errada. Para saber, verifique se a direção está mais pesada ou mais leve. Isto influi diretamente na maneira de conduzir o veículo.

Mecânica Online

Plim-Plim

A CAOA e a Globo fecharam uma parceria comercial inédita que contempla, até 2023, o patrocínio das novelas das 21h. Com a negociação, as empresas firmaram o mais longevo compromisso de patrocínio na TV Globo, que durante os três anos deve contemplar quase 2000 inserções na grade de programação da TV aberta, entre vinhetas na novela, comerciais e breaks exclusivos. O acordo ainda prevê a compra de mídia de apoio durante a programação diária na TV aberta, e entrega de peças publicitárias nas plataformas digitais (G1, GE e Gshow) da empresa.

Crise

A pandemia do Coronavírus gerou grandes prejuízos para todos os segmentos comerciais e industriais no mundo. Com o setor automotivo não foi diferente. A ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – divulgou no último dia 07 de outubro suas novas projeções para o final do ano de 2020, na qual prevê que o setor encerrará o ano com uma ociosidade de pelo menos 60%. Essa baixa ou menor produção de veículos afeta todas as indústrias ligadas ao setor, como fabricantes de lubrificantes, de vidros para carros, oficinas mecânicas, concessionárias de automóveis, entre outras.

Recall

A indústria automotiva, como um todo, tem extremo cuidado com cada produto que lança no mercado, mas é inegável que diversos fatores podem contribuir para o desgaste de um carro, além de eventuais defeitos de fabricação indetectáveis na hora da montagem.  Por isso é tão importante obedecer aos recalls. Eles podem representar a diferença entre um acidente e um trajeto seguro para você e sua família.

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Instituto Renault doa réplica costumizada, em tamanho real, de um carro de F1 para a família Senna

 

O Instituto Renault doou uma réplica em tamanho real de um carro de F1 para a família Senna. A escultura foi customizada pelo artista plástico Waldemar Marangoni. De um lado do carro está pintado o brasileiro Ayrton Senna e de outro o francês Alain Prost. 

Durante os três dias do Grande Prêmio do Brasil, em 2018, aconteceu a ação “Arte&Velocidade”, com exposição de esculturas customizadas de carros de Fórmula 1, que foram leiloadas pela Renault. Todo o valor arrecadado foi revertido para a instituição Casa do Zezinho, parceira do Instituto Renault. 


Foram leiloadas 19 esculturas customizadas pelos grafiteiros Binho Ribeiro, Seba Tapajós, Presto, Chivitz e Minhau, pelo artista plástico Alan Mosca, pelo estilista Alexandre Iódice, entre outros. O projeto foi idealizado pelo Sciacco Studio e Adhemar Cabral.

“A ligação da Renault com o Ayrton Senna é muito antiga e forte. Para nós, é uma honra fazer essa entrega a família Senna, que assim com o Instituto Renault transforma vidas com sua atuação há 26 anos com o Instituto Ayrton Senna”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de comunicação da Renault do Brasil.

Bianca Senna, CEO de Senna Brands, destaca a importância da homenagem a seu tio, Ayrton Senna. “Esta doação nos enche de orgulho, até pelo fato do Ayrton ter conquistado sua primeira vitória na F1 com um motor Renault, no GP de Portugal de 1985 com a equipe Lotus. É claro que a pandemia impediu nossos planos de fazer uma exibição da escultura neste momento, mas vamos planejar com carinho para que ela possa também ser vista pelos fãs em algum momento no futuro em alguma ação de Senna Brands”, diz Bianca.
 



Sobre Senna Brands
Senna Brands é uma empresa criada pela família do tricampeão mundial de F1 para gerir e maximizar os ativos das marcas Ayrton Senna, Senna e Senninha e que se inspiram no legado e conquistas do piloto, seus valores, personalidade, seu estilo de vida. Parte da receita obtida com o licenciamento destas marcas são revertidas para ajudar os programas educacionais do Instituto Ayrton Senna.
 
Sobre o Instituto Renault
Fundado em 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 755 mil pessoas, atuando em dois eixos: Inclusão e Mobilidade Sustentável.

No eixo Inclusão, o Instituto Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda.  O Instituto também promove o Renault Experience, projeto que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade. Desde 2018, além da categoria Soluções de Mobilidade, foram criadas duas novas:  Negócios Sociais e Desafio Twizy. 

No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 200 mil crianças de 4 mil escolas pelo Brasil já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.
No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 300 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.

domingo, 18 de outubro de 2020

Festuris Gramado tem inscrições gratuitas para agentes de viagens; vagas são limitadas. Participe do posicionamento digital no Turismo: Você tem?

Eduardo Zorzanello CEO do Festuris

O Festuris Gramado, que acontece de 5 a 8 de novembro, está com inscrições gratuitas para agentes de viagens. Nesta edição, devido aos protocolos de segurança exigidos em decorrência da pandemia, as vagas são limitadas. Portanto, os profissionais que se inscreverem antes garantem sua participação.


De acordo com a organização, o Festuris será a primeira feira de negócios turísticos da América Latina no formato presencial desde o início da pandemia. Com a segurança e a produtividade na geração de negócios entre os motes desta edição, o evento pretende ser o palco para a recuperação da indústria do turismo.


As inscrições free para agentes de viagens podem ser feitas pelo link https://bit.ly/3lElyQU. Mais informações sobre o evento podem ser conferidas no site www.festurisgramado.com


Visualizar como página web

A pandemia provocou uma rápida e profunda transformação no comportamento do mercado e dos consumidores. E o Turismo, neste contexto, também precisa se adaptar. Mas você sabe como fazer isso da forma correta?

No Festuris Connection Meeting, Thiago Akira vai apresentar a fórmula do Posicionamento Digital no Turismo e como os grandes players do mercado se destacam. Saiba como apenas 4 elementos podem mudar a sua estratégia e de que forma o posicionamento pode aumentar a sua margem e atrair melhores clientes.

Thiago é publicitário, MBA em Marketing e atua como Consultor de Marketing Digital para o Turismo, com clientes no setor público e privado em todo o Brasil.

Os ingressos para o evento custam R$ 99 online e R$ 159 presencial, que também dá acesso à feira de negócios. Vai perder essa oportunidade?

Quero comprar meu ingresso →

Festuris Connection Meeting vai acontecer nos dias 6 e 7 de novembro, paralelo à feira de negócios. Um evento híbrido exclusivo que vai contribuir com a transformação do turismo.

Outros palestrantes confirmados são: André Germanos (Secretário Nacional de Ecoturismo), Germana Magalhães (Sebrae), Thomas Eckschmidt (Capitalismo Consciente), Peter Weber (Skyteam), Daniel Françoso (Turbox), Mauro Rinaldi (Palestrante Motivacional), Ana Paula Gutierres (Integração Trade), Marcus Rossi (Gramado Summit), Ricardo Gomes (Câmara LGBT), Fabiana Lima (Trielotur) e muito mais...

Faça parte deste momento histórico para a transformação do turismo!

Abraço,

Eduardo Zorzanello

CEO Festu

sábado, 17 de outubro de 2020

Audi lança nova campanha global de marca. O slogan para as próximas campanhas será “Future is an Attitude” que apresentarão as nova estratégias de marca. Assista o filme - link no texto

 


São Paulo, 16 de outubro de 2020 – A Audi está redefinindo globalmente seu tradicional “Vorsprung”, que significa vanguarda, ao colocar pessoas, com seus valores e necessidades, no coração da estratégia da marca. A nova campanha global enfatiza a transformação em direção à mobilidade premium sustentável da marca com o slogan “Future is an Attitude”, que mantém sustentabilidade, digitalização, design e performance como os principais pilares. Além disso, a identidade corporativa, representada pelas famosas quatro argolas, foi retrabalhada e ficará visível globalmente pela primeira vez.

 

“Ao refinar nossa estratégia da marca, damos uma definição contemporânea à ‘Vorsprung’ e nos preparamos para o futuro – para uma nova era automotiva e para nossos clientes”, afirma Henrik Wenders, vice-vresidentevênior para a marca Audi. O objetivo, segundo ele, é melhorar a vida das pessoas através da tecnologia e dar uma contribuição à sociedade. A ambição da Audi é moldar o futuro da mobilidade premium e criar experiências fascinantes.


Link para o filme da nova campanha de marca: https://youtu.be/pWaHZ2oRE7s.

 

Com a campanha global, a marca Audi está mostrando o caminho para um futuro elétrico, digitalizado e mais emocional. Além de modelos já comercializados, como o Audi e-tron Sportback, os conceitos Audi AI:ME e Audi Q4 Sportback e-tron também são exibidos no filme e representam o poder inovador da marca. Os protagonistas são os próprios colaboradores da Audi, como o chefe de design Marc Lichte, que personifica de forma a autêntica a atitude da Audi.

 

A campanha será veiculada em todos os canais de comunicação, desde PayTV até plataformas digitais. No recém-lançado website progress.audi, todo o conteúdo estará reunido e mais histórias informativas serão oferecidas aos clientes. A agência alemã thjnk é responsável pela implementação criativa.

 

Na estrutura da nova campanha, a identidade visual da marca, representada pelas tradicionais quatro argolas, foi retrabalhada, com um estilo reduzido que evidencia a nova linguagem. Sua apresentação é direcionada pela imagem progressiva premium da marca. 

 

Sob o slogan “Future is an Attitude”, a Audi vai unir mundialmente as campanhas de comunicação a partir de agora, levando em conta as exigências culturais e específicas de cada país. “Vorsprung durch Technik” permanecerá como a assinatura da marca.

 

Ficha técnica

Agência Criativa: thjnk Hamburg GmbH
Produção: ANORAK Film GmbH
Diretor: Hanna Maria Heidrich
Edição: loved GmbH
Pós-produção: The Mill (London); KATALYST (Berlin)
Áudio: Andreas List, Felix Bauer, Musik und Sound Design
Supervisão e direção musical: gate.11 audio-visuelle kommunikation GmbH


Link para o website progress.audi: http://www.progress.audi/.

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Fiat apresenta Mobi 2021 renovado, ainda mais robusto e com nova versão Trekking. - Modelo recebeu elementos visuais inéditos, maior altura do solo, central multimídia mais moderna do segmento e nova configuração aventureira. - Já vendeu mais de 215 mil unidades. - Economia de combustível e mobilidade urbana. Em 3 versões, custa a partir de R$ 38.990



Compacto no tamanho, mas grande nas qualidades e, acima de tudo, confortável e muito econômico no consumo de combustível, o Fiat Mobi chegou à linha 2021 com muitas novidades.

Com mais de 215 mil unidades vendidas desde seu lançamento, a proposta do subcompacto se mostrou acertada e, com a nova gama, a Fiat apresentar um portfólio que atende a todas as necessidades dos clientes. Um dos destaques fica com a nova versão aventureira Trekking. Ela se junta às configurações Easy e Like para oferecer ao consumidor uma solução inteligente de mobilidade urbana, principalmente nas grandes metrópoles do país, com muito estilo.


Depois da Nova Strada e do hatchback Argo, agora é a vez do Mobi embarcar na nova era da Fiat ao se alinhar ao movimento de Rebranding de marca. Assim, o modelo recebeu o Logo Script e a Fiat Flag na grade frontal, que conferem nova personalidade ao veículo.

O Mobi 2021 levou também para seu interior a nova identidade da marca. O Logo Script está no centro do volante e na chave. Já a Fiat Flag está presente no revestimento do câmbio, deixando clara a italianidade da marca.


A renovação visual do Mobi entrega linhas mais modernas com novos para-choques dianteiros, nova moldura na caixa de rodas, pintura lateral inferior e novas calotas para a versão Like. A robustez do modelo fica também evidente com maior altura livre do solo entre os eixos, agora em 190 mm, e o maior ângulo de entrada da categoria, com 24º, permitindo a ele transpor com desenvoltura obstáculos como valetas, lombadas e buracos que o asfalto ruim das grandes cidades apresenta.

A configuração topo de gama Trekking conta com dose extra de aventura e jovialidade. Ela incorpora as mudanças da versão Like e investe ainda mais em estilo e funcionalidade:


· Barras longitudinais de teto, que ampliam a altura e deixam o carro mais imponente;

· Teto bicolor com logo alusivo à versão e adesivo no capô, ambos itens exclusivos no segmento;

· Calotas escurecidas com desenho exclusivo ou rodas de liga leve de 14 polegadas;

· Retrovisores com pintura “black piano”;

· Faixas laterais e maçanetas pintadas na cor do veículo;

· Novos tecidos exclusivos com costura laranja

· Novo adesivo na tampa traseira e nova identificação da versão.


Essas mudanças realçam atributos do modelo, como a percepção de qualidade da cabine e o design diferenciado perante seus concorrentes, ampliando a sensação de conforto e garantindo um ambiente de bom gosto e esportividade.

Com foco na praticidade, o modelo facilita a entrada e a saída de passageiros pelo grande ângulo de abertura das portas traseiras (75 graus). A facilidade de acesso é complementada pelo amplo vão de entrada, tanto na frente como atrás. E uma vez acomodado, lugares para espalhar pequenos objetos não faltam: no console central e nas portas dianteiras, com opções de porta-óculos acima da porta do motorista e até console de teto com espelho (convexo) auxiliar.


Um veículo conectado com seu público
Com a nova geração da central multimídia, o Mobi passa a oferecer o sistema de infoentretenimento mais moderno da categoria. O UConnect 7” equipa as picapes Toro e Nova Strada, colocando assim o subcompacto um nível acima dos concorrentes em conectividade.

Com uma tela sensível ao toque de sete polegadas, traz recursos importantes como Apple Carplay e Android Auto com projeção sem fio (wireless), e pode parear dois smartphones. Desenvolvido no país, a central é intuitiva, funcional e amigável, melhorando de maneira significativa a experiência do usuário com o veículo, através das funções:


· Navegação via Waze e Google Maps;

· Música (Streaming | MP3);

· Reconhecimento de voz (Siri | Google Voice);

· Leitura e resposta de mensagem “handsfree” para SMS e WhatsApp, por exemplo;

· Integração com calendário.

A tela é personalizável e exibe controle de todas as funções do veículo. Além disso, tem baixo reflexo diurno e brilho ajustável. O sistema dá suporte a múltiplas conexões via Bluetooth e conta com computador de bordo. Há ainda uma segunda porta USB à disposição dos passageiros.

A central multimídia é um equipamento opcional nas versões Like e Trekking. O pacote acrescenta quatro alto-falantes e dois tweeters, além de volante multifuncional.


O consumidor também pode optar pelo Pack Fit In na versão Like, composto por ajuste de altura do volante, do cinto de segurança e do banco do motorista, e abertura interna da tampa de combustível.

E para se ajustar à preferência do cliente, a configuração Trekking traz exclusivamente outros dois pacotes de opcionais:


· Style: rodas de liga leve de 14” e faróis de neblina;

· One: espelhos retrovisores elétricos com função tilt down, sensor de estacionamento traseiro, ajuste de altura do volante, do cinto de segurança e do banco do motorista, além de abertura interna da tampa de combustível.


Um veículo eficiente por natureza
Uma das formas pelas quais a inteligência do Fiat Mobi se apresenta é a eficiência. Com apenas 907 kg, é um dos carros mais leves do Brasil, o que traz benefícios tanto na economia de combustível como no desempenho. Como resultado, o veículo se mostra fácil de estacionar e manobrar, além de ágil no trânsito, atributos que agradam muito o consumidor. Na prática, o compacto da Fiat é bom de guiar e ideal para trafegar nos grandes centros urbanos, sendo referência em dirigibilidade.

O Fiat Mobi também é eficiente para o bolso do consumidor, pois além de ter preços competitivos, sua manutenção é simples, com custos baixos. Esse é um dos pontos altos do motor Fire Evo Flex 1.0, de até 75 cv de potência a 6.250 rpm (com etanol). Além de silencioso, o propulsor tem selo A no INMETRO.


Na linha 2021, o Fiat Mobi tem preço público sugerido de R$ 38.990 (Easy), R$ 46.490 (Like) e R$ 47.390 (Trekking).

Fiat Chrysler Automóveis adere ao IPT Open Experience para inovações voltadas ao carro conectado. - Fiat e IPT têm longo histórico de parceria, desde o desenvolvimento do 147 movido a álcool




A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) anunciou hoje sua adesão ao projeto IPT Open Experience, uma iniciativa liderada pelo renomado Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) para fomentar a inovação em grandes companhias. 

A união foi formalizada em evento digital comandado pelo governador de São Paulo, João Doria, com a participação do presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa, além de integrantes do governo e dirigentes de outras empresas que também se engajaram à iniciativa.

"São Paulo tem o ambiente mais amigável de negócios em todo o Brasil e é compromisso de nossa gestão fortalecer ainda mais o Estado com tecnologia de ponta em todas as cadeias de produção. A adesão de uma companhia historicamente inovadora como a Fiat Chrysler Automóveis ao IPT Open Experience permitirá que novos campos de pesquisa e desenvolvimento sejam explorados por centros de excelência e pelo próprio mercado consumidor", afirmou o governador João Doria.

“Esta é, na verdade, a continuidade de uma longa história de parceria com o IPT. Iniciamos a nossa colaboração nos anos de 1970, nos esforços para desenvolver o primeiro carro a álcool do Brasil, e mantivemos uma relação muito produtiva desde então”, recordou Antonio Filosa. A Fiat foi pioneira ao lançar, em 1979, o modelo 147 - o primeiro automóvel produzido em série no Brasil a utilizar o biocombustível. Desde então, a FCA já desenvolveu diversos projetos com o IPT nas áreas de manufatura e ferramental.

Infotenimento e conectividade
O IPT Open Experience é uma plataforma empresarial com o objetivo de desenvolver e incorporar inovação hardtech nos negócios, potencializada pelo modelo “open innovation” (Inovação Aberta). 

Através desta parceria, a FCA se conecta com pesquisadores e corpo estratégico da rede de Centros Tecnológicos e laboratórios de pesquisa do IPT, que ao longo de 120 anos de história construiu parcerias altamente estratégicas nas esferas pública e privada e atuou como um agente de transformação e inovação no âmbito tecnológico mundial.

O foco da FCA na parceria é a aceleração do desenvolvimento de tecnologias para o carro conectado, com ênfase na validação dos sistemas de infotenimento e conectividade veicular sob a ótica da experiência do consumidor.

Para isso, a FCA integrará o espaço compartilhado “Hub de Inovação”, destinado a solucionar desafios tecnológicos das empresas por meio da interação com instituições de pesquisas, universidades e governo. As áreas tecnológicas de concentração são o Hardtech, a Tecnologia da Informação, Automação e Mobilidade, além da Experiência do Consumidor.

“No contexto atual, a inovação aberta ajuda muito a ampliar as possibilidades de desenvolvimento de novas soluções em prazo mais curto. As oportunidades e demandas atuais exigem competências e conhecimentos que nem sempre possuímos internamente. Mobilizar parceiros em um processo de cocriação traz agilidade e vantagens competitivas em um mercado em transformação acelerada”, conclui Filosa.

Recentemente, a FCA foi nomeada como uma das 100 empresas líderes em inovação aberta no Brasil pelo ranking TOP 100 Open Corps, elaborado pela 100 Open Startups, plataforma que conecta startups a grandes empresas.


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