Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Audi e-Tron Sportback, um belo SUV esportivo, 100% elétrico, um verdadeiro momento do estado de arte automotiva. Com dois motores que despejam 406 cv vai de 0 a 100 km/h em 5,7 s. Em duas versões, custa a partir de R$ 511.990,00




A Art Rio, feira de arte que acontece anualmente na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, pelo segundo ano consecutivo contou com a parceria da Audi do Brasil que apresentou este ano sua última produção, o Audi e-Tron Sportback, 100% elétrico um verdadeiro momento do estado de arte automotiva pela tecnologia, beleza, design, conforto, segurança e sustentabilidade. 


Foi essa maravilha que tive, junto com outros jornalistas, o privilégio de dirigir para poder passar aos leitores do Blog e os tele espectadores do canal Blog do Arnaldo Moreira, no YouTube, as características desse novo carro alemão do futuro.


Na Audi Center, em Botafogo, o e-Tron Sportback esperava, imponente, por mim na sala especial da agência onde os carros zero km são entregues aos novos donos e que pena eu não ser um deles. Antes de entrar no e-Tron Sportback coupé apreciei suas linhas cuidadas, equilibradas, atraentes, sua frente altiva e poderosa, onde brilham as quatro argolas símbolo da marca. 



As rodas de 21 polegadas raiadas chamam logo à atenção pelo poder decorativo que proporcionam.


Ao abrir a porta são projetadas no chão as palavras e-Tron não apenas por charme ou publicidade, mas com a finalidade de iluminar o caminho de quem vai entrar no carro. Nota-se à primeira vista a ausência dos tradicionais retrovisores. 


No lugar deles há câmeras que projetam as imagens para telas OLED localizadas na parte superior da porta. Confesso que até me habituar achei estranha a novidade, depois tudo bem. 


As câmeras enviam as imagens para uma tela instalada no canto das portas e adeus ponto cego.

Depois de um atento olhar pelo interior do carro salta à vista o seu excelente e impecável acabamento. 

Um teto solar elétrico amplo, em toda a extensão.



Os bancos são muito confortáveis, nesta versão, de tecido, e nos dianteiros 

há extensores que aumentam a área de permitem um melhor acomodamento no assento. 

O lugar que escolhi para fotografar o e-Tron é um dos mais bonitos do Rio, a Prainha de Grumari, na Zona Oeste carioca.



O espaço no habitáculo é generoso e os bancos dianteiros e o traseiro oferecem o conforto compatível e necessário para grandes viagens. Os cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça beneficiam todos os cinco passageiros. 


O encosto do banco de trás se transforma num encosto de braço...

...com porta copos e porta-objetos. 

Os passageiros do banco de trás também têm saídas de ar condicionado dual zone.

O e-Tron Sportback, o segundo modelo elétrico vendido pela Audi no Brasil, possui dois motores eletricos que entregam 408 cv de potência e 664 Nm (unidade de grandeza submúltiplo do metro) de torque, 135 kW de potência e 309 Nm de torque no eixo dianteiro e 165 kW e 355 Nm no motor traseiro. Essa potência leva o carro de 0 a 100 km/h em 5,7 s e à velocidade máxima de 200 km/h, limitada eletronicamente.


Para alimentar essa quantidade enorme de cv e garantir a autonomia de 446 km, o carro possui um sistema de baterias de ions de lítio, instalado sob o habitáculo, composto por 36 módulos que pesa cerca de 700 km e pode ser recarregado na simples tomada de 110 V de sua residência até as tomadas de alta tensão em estações de recarga ultra rápidas de 150kW, em que é possível recarregar 80% das baterias em 30 minutos. 



As baterias possuem uma moldura protetora sólida e uma laminação de alumínio que abrange os 36 módulos das células deixando o sistema excepcionalmente rígido e à prova de impactos. A carga é feita através de uma portinhola localizado no alto do para-lama dianteiro esquerdo.

É importante ressaltar que durante as desacelerações de até 0,3 g, o que corresponde a 90% das freadas na direção diária, as baterias são recarregadas. O grau de recuperação em redução pode ser ajustado em três estágios através das borboletas atrás do volante. Essa recuperação representa até 30% a mais da autonomia. 

O carro mede 4,901 m, tem largura de 2,043 m e 1,616 m de altura e a distância entre-eixos de 2,928 m garante um amplo espaço para os cinco ocupantes, inclusive para o passageiro do meio do banco traseiro, que ganha maior conforto com a pela ausência do túnel central. 


Chama a atenção o espaço de 555 l do porta-malas que chega a 1.665 l com o banco traseiro rebatido. A tampa do porta-malas tem fechamento elétrico e sistema hands-free. Sob o capô com a ausência do tradicional motor foi criado um compartimento de 62 l para acomodar o kit de recarga das baterias e de ferramentas.


A sistema de conectividade e entretenimento do modelo é todo sensível ao toque e conta com o MMI Navigation Plus. O carro conta também com piloto automático adaptativo, assistente de faixas e alerta de colisão com frenagem automática, câmeras 360º e sistema multimídia com espelhamento de smartphones sem fio e sistema de som Bang & Olufsen. 


Por onde passa o carro chama à atenção pelas suas linhas esguias de sportback e sua imponência. A frente arrojada sobressai pela enorme grade octagonal compacta e apenas estética, pois não tem a função de resfriar o motor. Os faróis full LED com poderosas faixas de luz diurna embelezam a frente. A traseira, em estilo sportback, pela sua inclinação, garante o título de um SUV esportivo. 


As lanternas, instaladas na tampa do porta-malas, também em LED não só invadem um pouco os para-lamas como são interligadas por uma faixa de luz enriquecendo a traseira.



A dirigibilidade do e-Tron Sportback é impecável. Os instrumentos de controle têm fácil leitura tanto no volante multifuncional de couro quando no painel central que recebe o câmbio de 3 posições apenas: R - marcha à ré, N - neutro e D - drive com opção de direção mais esportiva. O freio é elétrico.

O e-Tron Sporback, que tem quatro anos de garantia e custa a partir de R$ 511.990, e seu irmão mais velho estão à venda em concessionárias do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba (Alto da XV), Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Vitória e Brasília.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.