Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 29 de junho de 2021

Story afinando sons na Renault. Episódio 2 - a voz dos veículos elétricos

 


Desde o início do desenvolvimento dos primeiros modelos elétricos da Renault, foi feita uma série de perguntas inéditas e fascinantes sobre o silêncio tão característico do funcionamento deste tipo de motorização. Como alertar os pedestres sobre a aproximação de um veículo cujo motor não emite quase nenhum ruído? Como produzir um som de alerta ao mesmo eficiente e agradável? Como criar um design sonoro característico ao mesmo tempo dos carros elétricos e da marca? Laurent Worms, responsável pela experiência sonora do cliente no Renault Group, nos conta como é o processo de criação de um tipo de som chamado VSP (Vehicle Sound for Pedestrians ou sons de veículo para pedestres). E para explorar as vozes dos veículos elétricos do futuro, é necessário fazer uma visita a um parceiro histórico do Renault Group, o IRCAM (Instituto de Pesquisa e Coordenação de Acústica e Música)!


Pode parecer um paradoxo agregar um som a um veículo elétrico que é silencioso por natureza e, portanto, virtuoso do ponto de vista do ambiente sonoro. Entretanto, isso é necessário por razões de segurança. Sem um som de alerta externo, os pedestres não ouviriam um veículo elétrico se aproximando em baixa velocidade. Os condutores também sentem a necessidade de serem ouvidos em qualquer circunstância, principalmente na cidade. Batizado de VSP (Vehicle Sound for Pedestrians ou sons de veículo para pedestres), este alerta é obrigatório nos veículos elétricos, fazendo parte dos  parâmetros de desenvolvimento. Se “alertar tranquilizando” é a prioridade, os desafios do design sonoro abrem muitas outras oportunidades e caminhos fascinantes.

“O que mais chama a atenção quando você está dentro de um carro elétrico é o silêncio. Por isso, precisamos dar uma voz para este silêncio”, conta Laurent Worms, responsável pela Experiência Sonora do Cliente, Renault Group

O som do silêncio

Desde os primeiros carros-conceito elétricos, a Renault assumiu um protagonismo como pioneira do desenvolvimento de um VSP específico. A concretização aconteceu em 2012, com a versão de produção em série do ZOE, cujo som de alerta deveria significar “sou elétrico, sou vanguardista, sou um Renault”. Porém, era preciso um som que também fosse associado à Renault e aos seus valores, com foco no ser humano; um som característico, para ser posteriormente utilizado em outros modelos elétricos Renault. “A ideia é, sim, alertar os pedestres, mas sem provocar medo! E ainda por cima associando positivamente este alerta ao carro elétrico e à marca Renault”, explica Laurent Worms.

Hoje a Renault está preparando uma nova geração de modelos elétricos, que serão principalmente derivados dos show cars Megane eVision e R5 Prototype, dando continuidade a uma história e inventando para eles o som externo do amanhã. Um som desenvolvido, assim como foram os primeiros, nos estúdios e os laboratórios desprovidos de ruídos da equipe de pesquisa de Percepção e Design Sonoro (PDS) do IRCAM em Paris. 

Partitura bem transcrita, instrumentos bem afinados

Isso porque o design sonoro é um trabalho de equipe. Ele exige visão e tecnicidade, paciência e atenção aos detalhes, associando várias áreas do Renault Group como Produto, Design e Engenharia. Ele também mobiliza parceiros e especialistas externos na criação de um VSP. A parceria entre o Renault Group e a IRCAM começou em 1994, bem antes de a Renault escolher a motorização elétrica para o futuro do automóvel. Parece que esta relação histórica até já deu origem a vocações: Laurent Worms e outros colaboradores deram seus primeiros passos no IRCAM, antes de ingressar na Renault para trabalhar com acústica aplicada.

“Tenho a função de dar um norte. Eu me baseio em um grande acervo de feedbacks dos nossos clientes e nas tendências atuais para elaborar as especificações do projeto de sons, com uma descrição dos ambientes e evocações esperadas, em linha com o DNA da marca”, conta Laurent Worms.

Para os sons dos futuros modelos elétricos da Renault, era preciso evoluir mantendo uma relação com as produções anteriores. O IRCAM tem um know-how em pesquisa básica, acústica, música e som bastante valorizado para este tipo de aplicação industrial e sua série de limitações. Sob a batuta de Nicolas Misdariis, diretor de Pesquisa e responsável pelas equipes de PDS, e Andrea Cera, compositor e designer de sons que já trabalha com as equipes de PDS há vários anos inclusive em relação às questões associadas ao design sonoro veicular, o trabalho podia começar.

A primeira etapa de um projeto dessa amplitude consiste em compreender as necessidades industriais do ponto de vista técnico e ergonômico, mas também funcional ou de identidade da marca. Em outras palavras, responder à pergunta: qual é a personalidade necessária e desejada para o som exterior?

O trabalho de transmissão desses dados iniciais é feito em sessões de briefing das diferentes dimensões, baseado em palavras, imagens e até mesmo referências sonoras ou ruídos, que servem de matéria-prima para expressar, cada um à sua maneira, as evocações e emoções que são o foco no trabalho de concepção sonora que será feito.

“Este trabalho faz parte de uma longa história de parceria e se beneficia de retornos sobre a experiência e de usos de mais de dez anos, que permite definir e consolidar conceitos fortes como a intrusão. O objetivo é responder a uma necessidade essencial em termos de ambiente sonoro: tornar o som o menos intrusivo possível dentro do veículo, para maior discrição e conforto”, explica Nicolas Misdariis.

Depois, é preciso converter as intenções expressadas em materiais sonoros por meio de instrumentos e sons reais (gravados) ou sons sintetizados por computador, com a aplicação de regras fundamentais de harmonia. Por exemplo, sabemos que um acorde maior ou consonante criará – melhor do que qualquer outro – uma sensação de tranquilidade ou alegria… Inversamente, mesmo que seja leve, uma dissonância nesse tipo de acorde vai imediatamente provocar uma tensão… Colocar em estado alerta! Uma dualidade bastante interessante para um som como um VSP.

O designer sonoro trabalha com estes materiais sonoros combinando-os harmoniosamente. Já os ritmos e modulações oferecem um dos componentes fundamentais do VSP que é a interatividade sonora, adaptando-se aos movimentos do carro e contribuindo para criar um som característico, vivo, único e dinâmico.

Uma orquestra bem regida

Após as etapas de pesquisa, várias direções ou proposições são delineadas. Neste estágio, aparecem perguntas e até mesmo dúvidas. Todos correm o risco de construir sua apreciação com base em seus próprios gostos. Este é o primeiro perigo. Outra armadilha é querer conciliar todas as opiniões… inevitavelmente inconciliáveis. O papel do gestor responsável pela experiência sonora do cliente também é assegurar a coerência definida no início do projeto e em equipe, para defendê-la durante todo o projeto. E na hora de decidir, é fundamental que assumir o caráter forte e até mesmo divisivo do som escolhido para expressar a identidade. Este é um pré-requisito para um som diferenciador, capaz de perdurar no tempo. É esta a abordagem adotada pela Renault.

A palavra final fica a cargo de Laurent Worms: “Meu sonho é que a assinatura sonora dos futuros carros elétricos da Renault remeta a uma emoção semelhante à marca deixada por um perfume sedutor, contribuindo para um melhor ambiente sonoro para nossas cidades do amanhã.”

Desejamos tudo de melhor às equipes responsáveis pelo desenvolvimento deste novo som, que conheceremos em breve no novo Megane E-TECH Electric!

BOX #1

Laurent WORMS: especialista em áudio e músico bem-sucedido

Laurent é apaixonado pelo design sonoro e novas tecnologias de áudio. Por trás do engenheiro e especialista com diploma de estudos avançados (DEA) em acústica aplicada à música pelo IRCAM, se esconde um músico que toca vários instrumentos. Quando surge uma oportunidade, Laurent canta e toca guitarra com uma banda cover de pop/rock, que se apresenta em shows. Laurent também compõe música computadorizada, combinando tecnologias analógicas e digitais. Isso é o que se pode chamar de harmonizar o som tanto em nome da paixão como da profissão. 

BOX #2

Renault Group e a IRCAM: mais de um quarto de século de parceria

Fundado por Pierre Boulez, o IRCAM (Instituto de Pesquisa e Coordenação de Acústica e Música) é associado ao Centre Pompidou sob a tutela do Ministério da Cultura da França. Desde sua criação, em 1977, o IRCAM tem a missão fundamental de fomentar a interação entre pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e criação musical contemporânea. Esta articulação constitui o principal eixo estruturante de todas suas atividades, materializada em seu laboratório STMS que, por meio de sete equipes de pesquisa, desenvolve diferentes componentes de ciência e tecnologia da música e do som. 

Para o Renault Group, o IRCAM tem trabalhado desde 1994 em temas que variam desde a qualidade sonora de motores e alertas sonoros até a sonorização da cabine e assinatura externa dos veículos.  Mais recentemente, o IRCAM e principalmente Andrea Cera e Nicolas Misdariis atuaram sucessivamente nos projetos de pesquisa sonora associados ao Renault ZOE e aos carros-conceito DeZir, Frendzy, Twin Z, TreZor e SYMBIOZ.

Jeep® produz seu primeiro filme publicitário dentro de um jogo e promove Jeep Game Xperience com clientes no Cidade Alta. O vídeo foi 100% filmado dentro do game. - A marca conta agora com uma representação de concessionária também no mundo virtual. - Jeep Game Xperience será apresentado pela influenciadora Nyvi Estephan


Um Jeep® é capaz de explorar muitos terrenos, seja no asfalto, na terra ou na lama, e agora ele pode fazer tudo isso no mundo virtual também. A marca acaba de chegar ao Cidade Alta, o maior servidor brasileiro virtual de RP (“roleplaying”). Lá, a Jeep apresenta o Novo Compass, inaugura uma concessionária e também gravou um filme publicitário, algo totalmente inédito para a marca. E não para por aí: nesta terça-feira (29 de junho), às 19h, acontecerá o primeiro Jeep Experience virtual: o Jeep Game Xperience. O evento online terá o comando da apresentadora gamer Nyvi Estephan, eleita a maior apresentadora de eSports da América Latina e terceira melhor do mundo, com transmissão ao vivo.

“Como um verdadeiro companheiro para qualquer tipo de aventura, um Jeep é capaz de andar por lugares inimagináveis e explorar diferentes tipos de territórios. Por que não no mundo virtual de um game? Sabemos que este é um universo que está conquistando cada vez mais fãs, assim como a nossa marca. Independentemente se for em uma trilha ou nas cidades, no mundo virtual ou real, a Jeep sempre levará seu espírito, baseado em aventura, liberdade, autenticidade e paixão, por onde for”, afirma Malu Antonio, gerente de Marketing e Comunicação da Stellantis para a região da América do Sul.

Assim, o Cidade Alta é o mais novo território conquistado pelos jeepeiros. O game queridinho de milhares de brasileiros conta com mais de 2 mil membros que, seguindo as regras e leis do jogo, podem assumir o papel dos personagens que quiserem, além de vivenciar diferentes experiências sociais sob as regras de “roleplaying” determinadas pelos criadores do servidor. Neste ambiente, a Jeep criou uma concessionária como na vida real, com vendedores, carros expostos e toda a identidade visual da marca. Os gamers ainda podem fazer um test-drive no recém-lançado Novo Compass ou até mesmo garantir um novo look na Jeep Gear, loja de produtos oficiais da marca.




A ação foi criada pela Fbiz com o objetivo de ser uma extensão do lançamento do Novo Compass, o SUV mais tecnológico fabricado no Brasil. Os jeepeiros já podem garantir o modelo fisicamente nas mais de 200 concessionárias da Rede Jeep distribuídas pelo Brasil. O projeto contou também com o apoio da Druid e Outplay, empresa especializada em gestão de assets gamers, para colocar a ação de pé.




O filme
Para engajar ainda mais a ação, a Jeep traz um vídeo 100% filmado dentro do jogo, algo totalmente inédito na indústria. A marca é a primeira do setor automotivo a realizar uma ativação no game. Além disso, também foram produzidas peças da campanha do Novo Compass dentro do Cidade Alta.

"Essa criação também traz algo inédito para a indústria automotiva. Além da ativação da transmissão ao vivo reunindo influenciadores, clientes e jogadores, filmamos o primeiro comercial de carro dentro de um jogo" comenta Icaro de Abreu, Vice-presidente de criação da Fbiz.

Até mesmo a produção do filme para convidar os clientes a fazerem parte do Jeep Game Xperience se assemelha a de uma gravação no ambiente presencial. Para captar as imagens, foi necessário criar um avatar de cada profissional envolvido, seja o filmmaker, o produtor, o diretor, o editor, o ator e o vendedor da concessionária.

O filme tem 120” e será postado nas redes sociais da Jeep. A história se passa durante um test-drive, em que o motorista está acompanhado de um vendedor conhecendo os destaques do Novo Compass, mais exatamente a versão Série S na nova cor Cinza Sting, igualzinho ao carro que foi mostrado no evento de lançamento. Durante o trajeto, os personagens começam a viver fortes emoções, como serem perseguidos por um monstro, fugirem de um cruzamento com uma linha de trem e saltarem de um avião em movimento.



Jeep Game Xperience
O Jeep Experience é conhecido por levar para os clientes a vivência e experimentação autêntica da marca. O evento já passou por diversos lugares do Brasil e agora chega ao mundo on-line gamer do Cidade Alta. A experimentação virtual tem todas as características da presencial, com direito a test-drive, trilha e até a um estúdio de tatuagem para os participantes poderem marcar a pele durante o jogo.

Inicialmente, Nyvi Estephan mostrará algumas das funcionalidades do Novo Compass. Depois, a bordo do modelo e em comboio, os jogadores sairão da concessionária virtual e farão uma trilha, com paisagens incríveis e até uma pausa para admirar a vista em um mirante.

Para quem não conseguir participar do evento, já que o servidor conta com acessos limitados, haverá um streaming (live) da ação, que será simultaneamente gravado e retransmitido em tempo real no canal do YouTube da Jeep e do Facebook Gaming da Nyvi.

Durante o percurso, a apresentadora irá interagir com os jogadores e ainda vai falar sobre o universo Jeep: APP Jeep Trilhas, Jeep Nation, Jeep Gear, além de testar o Novo Compass numa pista off-road.

A concessionária Jeep e o Novo Compass continuarão presentes no Cidade Alta até o fim de julho para que mais gamers possam viver a experiência.



Ficha Técnica
Título: Jeep Game Xperience

Anunciante: Stellantis

Produto: Novo Compass

Agência: F.biz

co-CEO: Fernand Alphen e Paulo Loeb

VP de Criação: Icaro de Abreu

Diretores de Criação: Fabiano Pinel

Head de Estratégia Criativa: Livia Lanzoni

Criação: Allan Alonso, Celso Torres e Lucas Meirelles

Conteúdo: Carlos Damazo e Giulia Perrone

RTVC Angelo Pende e Eriana Simões

Planejamento: Sara Silva, Thiago Neves, Guilherme Cipolla, João Roa, Maria Farnettani, Danrley Rosa, Paulo Luciano, Beatrice Mestre, Renata Mora

CMO: Carolina Buzetto

Mídia: Marcelo Carvalhaes, Larissa Ribeiro, André Guimarães, Wiraquitan Acton, Bianca Silvestrim, Bianca Autieri e Luiza Hachul

Parceria (Projeto Especial)

COO: Juliana Vilhena Nascimento

Negócios: Daniela Lancellotti, Mariana Demarche, Bruno Giorgetto, Thaís Fontenelle, Renata Caderno e Guilherme Paiva.

Cidade Alta/Desenvolvimento: Outplay

Produtora: Boson

Direção: Tango

Direção de Fotografia Bruno Franca

Produção Executiva: Ezany Brandão

Atendimento Produtora: Camila Ferraz

Direção de Arte: Allan Alonso

Montagem e Edição: Ortiz de Zarate

Diretor de Pós - Produção: Eduardo Brandão

Coordenador de Pós - Produção: Carlos Fernandes

Finalizador: Daniela Mello

Motion Designer: Lucas Macauba

Colorista: Junior Xis

Artista de Composição: Henrique Pacci

Finish Operator: Marcus Vinicius

Produtora de Som: Satélite Áudio

Direção e Produção Musical: Kito Siqueira, Roberto Coelho, Hurso Ambrifi e Thiago Colli

Produção Musical: Mike Vlcek, Charly Coombes, Koitty e Helton Oliveira.

Finalização: Carla Córnea, Ian Sierra, Renan Marques e Vithor Moraes

Atendimento: Fernanda Costa, Carol Araújo e Renata Schincariol

Coordenação de produção: Ana Cordeiro, Larissa Costa, Débora Mell e Giuliana Mendonça.

Cliente: Frederico Battaglia, Maria Lúcia Antônio, Paula Salerno, Renato Miele e Lívia Lira.



Itapemirim volta a voar com menos passageiros a bordo, refeições a bordo e despacho de bagagem gratuitos. Aumenta a concorrência no setor aéreo


A Itapemirim Transportes Aéreos está de volta aos céus brasileiros. A companhia realizou, hoje (29/6/21) seu voo inaugural entre o aeroporto de Guarulhos (SP) e o de Brasília (DF) e pelas declarações de seus dirigentes, vem para conquistar seu espaço baseada em ofertas que as demais companhias deixaram de proporcionar a seus passageiros há muito tempo: despacho de bagagens e marcação de assentos grátis, a redução da quantidade de passageiros a bordo, no cumprimento de distanciamento defendido pelas autoridades sanitárias diante da pandemia de covid-19, e fornecimento de refeições gratuitas.

A agenda de voos inaugurais para diversas cidades é a seguinte: 

1º/07 Belo Horizonte (Aeroporto de Confins) Porto Alegre (RS) Porto Seguro (BA) Rio de Janeiro (Aeroporto do Galeão) Salvador (BA) 03/07 Curitiba (PR)

1º/08 Florianópolis (SC) Fortaleza (CE) Maceió (AL) Natal (RN) Recife (PE) 

1º/09 Vitória (ES) São Luís (MA) Aracaju (SE) Goiânia (GO) Ribeirão Preto (SP)

1º/10 Belém (PA) 

1º/11 Manaus (AM) Santarém (PA) 

1º/12 Foz do Iguaçu (PR).

Com forte participação no transporte terrestre através da Viação Itapemirim, a Itapemirim Transportes Aéreos promete trazer forte concorrência ao setor aéreo.


Chevrolet aguça a curiosidade dos fãs e revela apenas o esboço de sua nova picape que se chamará Nova Montana, que Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul, apresenta em vídeo - link no texto

 


São Caetano do Sul – A futura picape da Chevrolet já tem nome confirmado: Nova Montana. O modelo está em desenvolvimento ao mesmo tempo em que a fábrica de São Caetano do Sul inicia a primeira etapa de preparação. O produto é parte integrante dos R$ 10 bilhões que a GM investe no país. Veja vídeo aqui.

“A GM acredita no Brasil e por isso estamos retomando os nossos investimentos no País, mesmo em meio à pandemia. A fábrica de São Caetano do Sul irá receber novos robôs e ferramentais com conceitos inovadores de manufatura, contando inclusive com equipamentos sem precedentes na América do Sul para garantir resultados excelentes em segurança, qualidade e sustentabilidade”, comenta Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.

A Nova Montana irá estrear um conceito inédito de picape para a marca, que colocará o produto em um outro patamar, o se traduz para o consumidor em um automóvel de diferentes dimensões e muito mais evoluído do ponto de vista arquitetônico, com melhor dinâmica, eficiência e conteúdo. Um esboço do projeto está sendo mostrado pela primeira vez ao mundo.

A Nova Montana será o próximo integrante da nova família de veículos globais da Chevrolet, já composta pelas atuais gerações de Onix, Onix Plus e Tracker – todos referência em suas respectivas categorias.

O futuro produto irá complementar a linha de picapes Chevrolet na região, ampliando a presença da marca no segmento e contribuindo ainda para o fortalecimento de outros produtos estratégicos para a empresa no mercado, como a S10.

Escolha do nome

A Chevrolet tem uma forte reputação global no segmento de picapes com modelos icônicos e reconhecidos principalmente pela sua confiabilidade e poder de inovação. No Brasil, a marca foi pioneira em vários aspectos e vem ditando tendências.

Isso desde a questão produtiva, com seus processos de nacionalização, até o fato de ter estabelecido inúmeras soluções, como a cabine dupla, que se tornou preferência nos dias de hoje. Isto porque a Chevrolet sempre visou diversificar seu portfólio para antecipar as transformações do mercado.

“A Nova Montana irá unir um nome já consagrado de picape com um veículo de proporções inéditas que chegará repleto de inovações, especialmente concebida para atender as atuais preferências do consumidor”, explica Hermann Mahnke, diretor-executivo de Marketing da GM América do Sul.

Link do vídeo

https://youtu.be/if3woFWFouc

Sobre a Chevrolet

Fundada em 1911, em Detroit, a Chevrolet é uma das maiores marcas de veículos do mundo, com negócios em 79 países e vendas de mais de 3.2 milhões de veículos em 2020. A Chevrolet oferece um amplo portfólio que inclui veículos elétricos e a combustão de alta eficiência energética com desempenho envolvente, design inovador, equipamentos de segurança passivas e ativas além de tecnologias práticas. 

Mais informações a respeito dos modelos Chevrolet podem ser encontradas nos sites www.chevrolet.com.br e media.gm.com/brasil e no perfil do Twitter: www.twitter.com/GMBPress


Júlio Campos e Léo Torres seguem na liderança da GT Sprint Race 2021. Com o quinto lugar na primeira corrida e a vitória na segunda, que aconteceram neste domingo (27) em Interlagos, a dupla curitibana mantém posicionamento na classificação da temporada.




São Paulo, SP – Na terceira etapa do campeonato 2021 da GT Sprint Race, realizado neste fim de semana (25 a 27 de junho), no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, Julio Campos e Léo Torres do GTSR#04 se mantiveram na liderança da competição, pela classe PRO, com 79 pontos. Os curitibanos, integrantes da GT Sprint Squad, ficaram em quinto lugar na primeira corrida e venceram a segunda corrida deste domingo, 27, e a soma das pontuações conquistadas no evento colocou a dupla no mais alto lugar do pódio.

“Foi uma etapa bem difícil, por estarmos correndo com peso extra. Além disso, estávamos com um problema de freio que bloqueava as rodas e atrapalhou meu desempenho, sofrendo entre a quinta e quarta posições. Mas o Júlio foi extremamente bem. Foi uma briga limpa, legal e, com isso, seguimos na liderança”, pontua Léo Torres, que pilotou o GTSR#04 na primeira corrida.

"Descobrimos o problema do freio pouco antes do Léo entrar na pista e por isso decidimos, em equipe, por trocar o sistema de pastilhas e disco, por segurança. A estratégia deu certo. Nas primeiras voltas, eu acalmei os freios e, a partir de então, o carro desenvolveu. Consegui andar bem perto dos líderes, porém cauteloso e já no final acelerei e, apesar do lastro, conquistamos a vitória", conta Julio Campos, cujo resultado conservou a dupla na liderança da classe PRO.

O próximo compromisso da dupla na GT Sprint Race será a etapa de Cascavel (#TripleX) nos dias 16 a 18 de julho no Autódromo Internacional Zilmar Beux.

Os pilotos Léo Torres e Julio Campos (GTSprintSquad) contam com patrocínio da Realsmart, Concept Locadora, Link Monitoramento, PepperSim e Progressiva - Proteção Veicular, e apoio da Adesipar e Daytona Rodas e Pneus.




Resultado da primeira corrida:

1) #82 Gerson Campos, PRO, a 26min05s394, 12 voltas

2) #793 Adalberto Baptista, PROAM, a 0s002

3) #11 Weldes Campos, PRO, a 3s616

4) #19 Luciano Zangirolami/Nathan Brito, PRO, a 3s916

5) #04 Léo Torres / Julio Campos, PRO, a 6s227

6) #25 Eduardo Trindade/Sérgio Ramalho, PRO, a 7s266

7) #01 Alex Seid/Marcelo Henriques, PRO, a 7s557

8) #21 Beto Cavaleiro / Thiago Camilo, PRO, a 16s931

9) #03 Pedro Ferro, PROAM, a 18s000

10) #161 Antonio Junqueira/Pedro Costa, PROAM, a 20s799

11) #17 Walter Lester, AM, a 22s536

12) #37 Luis Debes, AM, a 25s805

13) #33 Emílio Padron, AM, a 26s981

14) #73 Francesco Franciosi, PROAM, a 27s062

15) #31 Caê Coelho/Adriano Ramos, AM, a 28s368

16) #9 Eduardo Pavelski / Gabriel Casagrande, PRO, a 53s463

17) #90 José Vitte, AM, a 1min03s277

18) #35 Pedro Aizza, PROAM, a 1min23s773

19) #72 Giovani Girotto, AM, a 1 volta

20) #13 Rafael Dias, PROAM, DQ

Melhor volta: #19 Luciano Zangirolami, 1min50s810, 139,991km/h



Resultado da segunda corrida:

1) #04 Julio Campos / Léo Torres, PRO, 26min12s438, a 13 voltas

2) #9 Gabriel Casagrande / Eduardo Pavelski, PRO, a 0s057

3) #82 Gerson Campos, PRO, a 2s578

4) #19 Nathan Brito / Luciano Zangirolami, PRO, a 3s394

5) #13 Rafael Dias, PROAM, a 4s779

6) #35 Pedro Aizza, PROAM, a 14s480

7) #73 Francesco Franciosi, PROAM, a 15s083

8) #793 Adalberto Baptista, PROAM, a 22s830

9) #161 Pedro Costa / Antonio Junqueira, PROAM, a 31s776

10) #03 Pedro Ferro, PROAM, a 31s788

11) #37 Luis Debes, AM, a 52s828

12) #17 Walter Lester, AM, a 1min02s081

13) #33 Emílio Padron, AM, a 1min16s629

14) #31 Adriano Ramos / Caê Coelho, AM, a 1min22s184

15) #01 Marcelo Henriques / Alex Seid, PRO, a 1 volta

16) #90 José Vitte, AM, a 1 volta

17) #21 Thiago Camilo / Beto Cavaleiro, PRO, a 2 voltas

18) #11 Weldes Campos, PRO, a 4 voltas

Não completaram 75% da prova:

19) #72 Giovani Girotto, AM, a 10 voltas

20) #25 Sérgio Ramalho / Eduardo Trindade, PRO, DQ

Melhor volta: #13 Rafael Dias, 1min51s843, a 128,247 km/h

Classificação do torneio GT Sprint Race Brasil:

PRO

1) #04 Julio Campos /Léo Torres, 79 pontos

2) #82 Gerson Campos, 63

3) #11 Weldes Campos, 58

4) #9 Gabriel Casagrande/Eduardo Pavleski, 57

5) #1 Alex Seid/Marcelo Henriques, 52

6) #19 Nathan Brito/Luciano Zangirolami, 52

7) #25 Eduardo Trindade/Sérgio Ramalho, 45

8) #21 Thiago Camilo/Beto Cavaleiro, 26

AM

1) #17 Walter Lester, 79 pontos

2) #37 Luis Debes, 75

3) #31 Caê Coelho/Adriano Ramos, 60

4) #33 Bruno Campos, 50

5) #33 Emilio Padron, 30

6) #90 José Vitte, 24

7) #72 Giovani Girotto, 22

8) #07 Pedro Bezerra, 16

PROAM

1) #73 Francesco Franciosi, 70 pontos

2) #3 Pedro Ferro, 69

3) #161 Pedro Costa/Antonio Junqueira, 65

4) #35 Pedro Aizza, 58

5) #793 Adalberto Baptista, 55

6) #13 Rafael Dias, 51

7) #3 Lourenço Beirão, 39

Calendário GT Sprint Race 2021:

Etapa 1 – 02 de Maio – Velocitta - Mogi Guaçu/SP (Brasil/#GrandOpening)

Etapa 2 – 23 de Maio – Goiânia/GO (#SpecialEdition)

Etapa 3 – 27 de Junho – Interlagos/SP (Brasil/#SuperPole)

Etapa 4 – 18 de Julho – Cascavel/PR (Brasil/#TripleX)

Etapa 5 – 15 de Agosto – Tarumã/RS (#SpecialEdition)

Etapa 6 – 05 de Setembro – Curitiba/PR (Brasil/#InverseRace)

Etapa 7 – 03 de Outubro – Juiz de Fora/MG (#SpecialEdition)

Etapa 8 – 31 de Outubro – Palmeira/PR (Brasil/#AirportTrack)

Etapa 9 – 05 de Dezembro – Curitiba/PR (Brasil/#MatchPoint)

Mais informações no Instagram: @GTSprintSquad


Jeep® lança minidocumentário com as influenciadoras do canal “Mundo sem Muros” no Dia do Orgulho LGBTQIA+. - Produção leva a refletir sobre o sentido de liberdade. - Marca produziu a sua primeira campanha sem gênero no Dia dos Namorados

 


No Dia do Orgulho LGBTQIA+, a Jeep® mostra que para a marca não existem barreiras para ser livre. Depois de estrear a sua primeira campanha sem gênero no Dia dos Namorados, a Jeep agora traz para suas redes sociais um minidocumentário estrelado pelo casal de influenciadoras Renata Rodrigues e Aline Fortuna do canal “Mundo sem Muros”, que levam a refletir sobre a liberdade de estar onde quiser e com quem quiser. Confira: https://www.instagram.com/p/CQrZibYDCLB/.


A produção faz parte do “Aventura sem Filtro”, projeto que desde 2019 tem como objetivo incentivar criadores de conteúdo e blogueiros a compartilharem suas aventuras e viagens a bordo de seus Jeeps. Nesta edição, o destino escolhido por Renata e Aline são as Serras Gaúchas. A bordo do Jeep Compass Série S, elas compartilham paisagens paradisíacas e convidam o público a refletir sobre a sensação de liberdade. As influenciadoras nos guiam, de forma natural, a contemplar a liberdade de ser quem se é e estar com quem se ama.


“Liberdade é um dos pilares da Jeep. Levamos esse lema como um estilo de vida e, obviamente, em todas as nossas campanhas. No Dia do Orgulho LGBTQIA+ não poderia ser diferente, então preparamos o minidocumentário como uma forma de expressar que não existem barreiras para ser livre”, Malu Antonio, gerente de Marketing e Comunicação da Stellantis para a região da América do Sul.

A ação foi criada em parceria com a agência Fbiz e faz parte da estratégia de social media da marca, assim como a campanha de Dia dos Namorados, que foi um sucesso e emplacou os posts mais curtidos e engajados da Jeep em 2021. 


 

Dia dos Namorados

No último dia 12 de junho, a Jeep inovou ao trazer uma trinca de posts de Dia dos Namorados com casais hétero, lésbico e gay. Levando a aventura para a data comemorativa, a marca compartilhou histórias de jeepeiros apaixonados e usou a hashtag #TrilhaDesNamorades. Os posts foram dos mais curtidos, compartilhados e engajados da Jeep neste ano, somando mais de 25 mil likes e 2.300 comentários. Durante o período, a conta do Instagram da marca ainda obteve aumento significativo nas taxas de interações com 1.417% a mais que na semana anterior. Confira os três posts abaixo: 

https://www.instagram.com/p/CQBPQiyr5sY/

https://www.instagram.com/p/CQBj0uKLV2d/ 

https://www.instagram.com/p/CQBxo4vrPu8/  

Acompanhe os canais da Jeep:

Facebook: https://www.facebook.com/jeepdobrasil    

Instagram: https://www.instagram.com/jeepdobrasil/ 

YouTube: www.youtube.com/jeepdobrasil

Jeep Nation: https://jeepnation.jeep.com.br/

Jeep Gear: https://www.jeep-gear.com.br/  

Julio Campos e Léo Torres seguem na liderança da GT Sprint Race 2021 Com o quinto lugar na primeira corrida e a vitória na segunda, que aconteceram neste domingo (27) em Interlagos, a dupla curitibana mantém posicionamento na classificação da temporada.




São Paulo, SP – Na terceira etapa do campeonato 2021 da GT Sprint Race, realizado neste fim de semana (25 a 27 de junho), no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, Julio Campos e Léo Torres do GTSR#04 se mantiveram na liderança da competição, pela classe PRO, com 79 pontos. Os curitibanos, integrantes da GT Sprint Squad, ficaram em quinto lugar na primeira corrida e venceram a  segunda corrida deste domingo, 27, e a soma das pontuações conquistadas no evento colocou a dupla no mais alto lugar do pódio.

“Foi uma etapa bem difícil, por estarmos correndo com peso extra. Além disso, estávamos com um problema de freio que bloqueava as rodas e atrapalhou meu desempenho, sofrendo entre a quinta e quarta posições. Mas o Júlio foi extremamente bem. Foi uma briga limpa, legal e, com isso, seguimos na liderança”, pontua Léo Torres, que pilotou o GTSR#04 na primeira corrida.

"Descobrimos o problema do freio pouco antes do Léo entrar na pista e por isso decidimos, em equipe, por trocar o sistema de pastilhas e disco, por segurança. A estratégia deu certo. Nas primeiras voltas, eu acalmei os freios e, a partir de então, o carro desenvolveu. Consegui andar bem perto dos líderes, porém cauteloso e já no final acelerei e, apesar do lastro, conquistamos a vitória", conta Julio Campos, cujo resultado conservou a dupla na liderança da classe PRO.

O próximo compromisso da dupla na GT Sprint Race será a etapa de Cascavel (#TripleX) nos dias 16 a 18 de julho no Autódromo Internacional Zilmar Beux.

Os pilotos Léo Torres e Julio Campos (GTSprintSquad) contam com patrocínio da Realsmart, Concept Locadora, Link Monitoramento, PepperSim e Progressiva - Proteção Veicular, e apoio da Adesipar e Daytona Rodas e Pneus.

 


Resultado da primeira corrida:

1) #82 Gerson Campos, PRO, a 26min05s394, 12 voltas

2) #793 Adalberto Baptista, PROAM, a 0s002

3) #11 Weldes Campos, PRO, a 3s616

4) #19 Luciano Zangirolami/Nathan Brito, PRO, a 3s916

5) #04  Léo Torres / Julio Campos, PRO, a 6s227

6) #25 Eduardo Trindade/Sérgio Ramalho, PRO, a 7s266

7) #01 Alex Seid/Marcelo Henriques, PRO, a 7s557

8) #21 Beto Cavaleiro / Thiago Camilo, PRO, a 16s931

9) #03 Pedro Ferro, PROAM, a 18s000

10) #161 Antonio Junqueira/Pedro Costa, PROAM, a 20s799

11) #17 Walter Lester, AM, a 22s536

12) #37 Luis Debes, AM, a 25s805

13) #33 Emílio Padron, AM, a 26s981

14) #73 Francesco Franciosi, PROAM, a 27s062

15) #31 Caê Coelho/Adriano Ramos, AM, a 28s368

16) #9 Eduardo Pavelski / Gabriel Casagrande, PRO, a 53s463

17) #90 José Vitte, AM, a 1min03s277

18) #35 Pedro Aizza, PROAM, a 1min23s773

19) #72 Giovani Girotto, AM, a 1 volta

20) #13 Rafael Dias, PROAM, DQ

Melhor volta: #19 Luciano Zangirolami, 1min50s810, 139,991km/h

Resultado da segunda corrida:

1) #04  Julio Campos / Léo Torres, PRO, 26min12s438, a 13 voltas

2) #9 Gabriel Casagrande / Eduardo Pavelski, PRO, a 0s057

3) #82 Gerson Campos, PRO, a 2s578

4) #19 Nathan Brito / Luciano Zangirolami, PRO, a 3s394

5) #13 Rafael Dias, PROAM, a 4s779

6) #35 Pedro Aizza, PROAM, a 14s480

7) #73 Francesco Franciosi, PROAM, a 15s083

8) #793 Adalberto Baptista, PROAM, a 22s830

9) #161 Pedro Costa / Antonio Junqueira, PROAM, a 31s776

10) #03 Pedro Ferro, PROAM, a 31s788

11) #37 Luis Debes, AM, a 52s828

12) #17 Walter Lester, AM, a 1min02s081

13) #33 Emílio Padron, AM, a 1min16s629

14) #31 Adriano Ramos / Caê Coelho, AM, a 1min22s184

15) #01 Marcelo Henriques / Alex Seid, PRO, a 1 volta

16) #90 José Vitte, AM, a 1 volta

17) #21 Thiago Camilo / Beto Cavaleiro, PRO, a 2 voltas

18) #11 Weldes Campos, PRO, a 4 voltas

Não completaram 75% da prova:

19) #72 Giovani Girotto, AM, a 10 voltas

20) #25 Sérgio Ramalho / Eduardo Trindade, PRO, DQ

Melhor volta: #13 Rafael Dias, 1min51s843, a 128,247 km/h

Classificação do torneio GT Sprint Race Brasil:

PRO

1) #04 Julio Campos /Léo Torres, 79 pontos

2) #82 Gerson Campos, 63

3) #11 Weldes Campos, 58

4) #9 Gabriel Casagrande/Eduardo Pavleski, 57

5) #1 Alex Seid/Marcelo Henriques, 52

6) #19 Nathan Brito/Luciano Zangirolami, 52

7) #25 Eduardo Trindade/Sérgio Ramalho, 45

8) #21 Thiago Camilo/Beto Cavaleiro, 26

AM

1) #17 Walter Lester, 79 pontos

2) #37 Luis Debes, 75

3) #31 Caê Coelho/Adriano Ramos, 60

4) #33 Bruno Campos, 50

5) #33 Emilio Padron, 30

6) #90 José Vitte, 24

7) #72 Giovani Girotto, 22

8) #07 Pedro Bezerra, 16

PROAM

1) #73 Francesco Franciosi, 70 pontos

2) #3 Pedro Ferro, 69

3) #161 Pedro Costa/Antonio Junqueira, 65

4) #35 Pedro Aizza, 58

5) #793 Adalberto Baptista, 55

6) #13 Rafael Dias, 51

7) #3 Lourenço Beirão, 39

Calendário GT Sprint Race 2021:

Etapa 1 –  02 de Maio – Velocitta - Mogi Guaçu/SP (Brasil/#GrandOpening)

Etapa 2 – 23 de Maio – Goiânia/GO (#SpecialEdition)

Etapa 3 – 27 de Junho – Interlagos/SP (Brasil/#SuperPole)

Etapa 4 – 18 de Julho – Cascavel/PR (Brasil/#TripleX)

Etapa 5 – 15 de Agosto – Tarumã/RS (#SpecialEdition)

Etapa 6 – 05 de Setembro – Curitiba/PR (Brasil/#InverseRace)

Etapa 7 – 03 de Outubro – Juiz de Fora/MG (#SpecialEdition)

Etapa 8 – 31 de Outubro – Palmeira/PR (Brasil/#AirportTrack)

Etapa 9 – 05 de Dezembro – Curitiba/PR (Brasil/#MatchPoint)

Mais informações no Instagram: @GTSprintSquad

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Vanessa Castanho assume a Citroën na América do Sul. Para escrever os próximos capítulos de sucesso da sua história na América do Sul, a Citroën nomeou Vanessa Castanho como a nova Responsável pela marca Citroën na região.


Com o principal objetivo de consolidar a presença da Marca na América do Sul, ampliando seu crescimento nos mercados em que atua. Vanessa terá sob sua responsabilidade o desenvolvimento de produtos, a performance, a rentabilidade e a imagem da Marca na região, que contempla as filiais do Brasil e da Argentina, além do desenvolvimento da Citroën em mais dez países da região, junto aos seus importadores locais: Chile, Paraguai, Uruguai, Peru, Colômbia, Equador, Bolívia, Costa Rica, Guatemala e República Dominicana.

Nascida em São Paulo, casada e mãe de um filho, Vanessa Castanho é formada em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. A executiva possui uma trajetória de mais de 24 anos de experiência no setor automotivo, ocupando diversas funções executivas sênior em atividades de Vendas, Marketing, Produto, Relações Governamentais e Desenvolvimento de Negócio, sendo, inclusive, a primeira mulher a ocupar uma função de Direção de Vendas na indústria automotiva brasileira. Na Stellantis desde maio de 2020, Vanessa já ocupava uma posição de liderança na região antes de assumir a sua atual função.

Vanessa Castanho é a primeira mulher a pilotar a operação da Citroën no perímetro América do Sul e, para este desafio, conta com uma equipe eficiente, criativa, multicultural e diversa, com integrantes de diferentes nacionalidades, culturas, gêneros e gerações. “Uma gestão com base na diversidade é fundamental para uma marca tão humana como a Citroën. Na minha equipe de líderes tenho 50% mulheres e 50% homens, de diferentes idades, países, culturas. E não tenho dúvidas de que isso nos fará alcançar grandes resultados”, comentou a nova Responsável pela Citroën na América do Sul.

A Citroën é uma marca que continua se adaptando às necessidades dos mercados, mas mantendo sempre a sua originalidade e a sua audácia.

“A Citroën é uma marca centenária, inovadora, humana, que proporciona uma mobilidade acessível para todos e se conecta diretamente com o que temos de mais importante: os nossos clientes. Eles nos inspiram diariamente! E os nossos valores precisam estar em cada produto e em cada ação da nossa Marca na região”, comentou Vanessa Castanho.

“Vivemos um momento muito importante na Citroën, com uma estratégia totalmente adequada às necessidades dos clientes brasileiros e sul-americanos. Temos um plano bem definido para nossos veículos de passeio e também para a nossa linha de comerciais leves. A Citroën é a Marca que traz design, tecnologia e acessibilidade para todos os clientes! Vou aproveitar toda a minha experiência, entusiasmo e energia para acelerar o crescimento da marca na região”, completou Vanessa.

Vanessa se reporta diretamente à Antonio Filosa, Presidente da Stellantis na América do Sul.

Novo pack Xtreme Recon do Jeep® Wrangler leva a capacidade 4x4 a novos níveis. - A apresentação será no Camp Jeep do Salão do Automóvel de Chicago 2021 no dia 14 de julho. - O pack Xtreme Recon do Jeep® Wrangler, exclusivo para o mercado norte-americano, oferece pneus de 35 polegadas direto da fábrica, aumentando ainda mais os ângulos de entrada e saída, a distância do solo e a profundidade para passar em água do icônico Wrangle

Auburn Hills, Michigan (EUA) - A capacidade 4x4 da Jeep® 4x4 é lendária. Este ano, para comemorar seu 80º aniversário, a Jeep mais uma vez eleva o nível com a introdução de um novo pack off-road para o Jeep Wrangler chamado Xtreme Recon, que será lançado no Salão do Automóvel de Chicago em 14 de julho.

"Pela primeira vez na história, o novo pack Jeep Wrangler Xtreme Recon contará com pneus de 35 polegadas instalados diretamente de fábrica. Ouvimos nossos clientes e vimos como esta é uma das modificações mais populares em seus Wrangler. É por isso que agora vamos oferecer este novo pacote junto com a possibilidade de ter uma relação de arrastre (crawl ratio) de 100: 1, disponível pela primeira vez na indústria e no próprio showroom de nossos revendedores”, afirma Jim Morrison, vice-presidente da marca Jeep na América do Norte.

O novo pack Xtreme Recon do Jeep Wrangler inclui pneus para todo tipo de terreno BF Goodrich KO2 LT315/70R17C de 35 polegadas, rodas Beadlock de 17”x 8”, relação final (axle ratio) de 4.56:1 e kit de elevação de fábrica de 1,5” com amortecedores exclusivamente calibrados

Esses acréscimos resultam nos melhores números da categoria em ângulos de entrada e saída, distância ao solo e profundidade para passar em água: ângulo de entrada: 47,4 graus; ângulo ventral: 26,7 graus; ângulo de saída: 40,4 graus; distância do solo: 12,9 polegadas e profundidade: 33,6 polegadas (85 cm).

Os clientes do mercado norte-americano interessados já podem solicitar o Jeep Wrangler com pack Xtreme Recon que está disponível para as versões Rubicon de 4 portas e Rubicon 392. A produção na planta de Toledo (Ohio) começará em agosto.

Uma nova relação final de 4.88: 1 também estará disponível para o Wrangler Rubicon, que, combinada com una transmissão manual de seis velocidades, proporciona a melhor relação de arrastre (crawl ratio) de seu segmento com 100: 1, permitindo aumentar o torque e o controle dos pneus ao passar sobre obstáculos em uma condução off-road. A relação final de 4.88: 1 estará disponível para pedidos posteriormente em 2021 no mercado norte-americano.

Fiat Toro ultrapassa a marca de 300 mil unidades vendidas no Brasil. • Modelo segue inovando no mercado nacional com sua primeira grande mudança para manter a liderança do segmento que ela mesma criou




Sucesso de vendas desde o seu lançamento, em 2016, a Fiat Toro acaba de ultrapassar a importante marca de 300 mil unidades vendidas no mercado brasileiro. Inovadora, a picape inaugurou um novo segmento no setor automotivo ao combinar a força e a robustez das picapes com o conforto e a dirigibilidade dos SUVs.

O modelo coleciona recordes de vendas ano a ano e, definitivamente, é um veículo que mudou a história da marca. A aprovação do consumidor é comprovada com os resultados de participação de mercado: 85,2% no segmento C e 19,4% entre todas as picapes. Até esta quarta-feira (23/6), a Nova Toro era a segunda picape mais vendida do Brasil no mês (4.350 unidades), atrás apenas da Nova Strada (7.411 unidades), líder entre os comerciais leves.



A Fiat Toro conquistou o consumidor brasileiro ao tornar-se referência em design – vencedora de inúmeros prêmios nacionais e internacionais – e versatilidade, agradando públicos com diferentes interesses e necessidades.

Com características que reúnem conforto, praticidade (ampla caçamba de 937 litros e capacidade de transportar cinco pessoas e uma tonelada de carga total) e inovação (inédita tampa de abertura lateral), o modelo atende desde a utilização familiar para uso urbano e em estradas asfaltadas, como também para quem precisa para trabalho mais pesado em estradas de terra e fazendas.

Produzida na planta industrial de Goiana (PE), dentro do conceito de indústria 4.0 e seguindo um rígido padrão de qualidade, o veículo passou por sua mais importante mudança em abril. 



A Nova Fiat Toro trouxe:

· Desenho ainda mais moderno e um interior totalmente renovado;

· Motor inédito com tecnologia global (Turbo 270 Flex com 185 cv, o propulsor flex com produção nacional mais moderno, potente e de maior torque do Brasil (270 Nm);

· Estreia do Fiat Connect///Me na gama da marca, uma plataforma completa de serviços conectados e conteúdos inéditos no mercado brasileiro, além de carregador de smartphone sem fio e nova central multimídia de até 10,1”;

· Conteúdo de tecnologia e segurança de última geração com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, além de faróis FULL Led e Cluster Full Digital de 7”.



Com todas essas mudanças, a Nova Fiat Toro está pronta para manter a liderança de seu segmento, apresentando como uma das picapes mais modernas do Brasil.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.