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quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Ranking Connected Smart Cities 2021 aponta Rio de Janeiro em 7º lugar entre as cidades mais inteligentes do país e 1º em Tecnologia e Inovação. Entre as cidades da região Sudeste, a capital carioca ocupa a quarta posição. O estudo do Ranking Connected Smart Cities foi realizado com 677 municípios brasileiros




Rio de Janeiro ocupa a sétima posição no Ranking Geral do Connected Smart Cities 2021, e ocupa a primeira posição no eixo Tecnologia e Inovação. Entre as cidades da região Sudeste, o Rio aparece em quarto lugar. A primeira posição geral no Ranking ficou com São Paulo (SP), a segunda foi para Florianópolis (SC), seguida de Curitiba (PR). Na quarta posição está Brasília (DF), e, em quinto, se posicionou Vitória (ES). Em sexto lugar, ficou São Caetano do Sul (SP). Na oitava posição, está Campinas (SP), seguida por Niterói (RJ) e Salvador (BA).

O Centro de Convenções Frei Caneca sedia, entre hoje e sexta-feira, a 7a.edição do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility, que destaca as cidades mais inteligentes do país com a apresentação do Ranking e ainda com o Prêmio Connected Smart Cities que traz 10 finalistas com negócios inovadores para as cidades. Neste ano, o evento acontece em formato híbrido, presencialmente, nesta quarta e quinta-feira, e ,de forma digital, até sexta, 03.

O resultado do Ranking Connected Smart Cities 2021, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, foi apresentado durante a Cerimônia de Abertura do evento para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais. O Ranking mapeia todos os 677 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2021 do estudo conta com 75 indicadores ( 5 a mais que o ano anterior), que atestam serviços inteligentes nas cidades.

O resultado é apresentado em 4 frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities & Mobility.

"Nesses sete anos de atuação, a Plataforma Connected Smart Cities vem desempenhando papel fundamental junto às empresas, entidades e governos na busca pela inovação, tendo como objetivo fundamental tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas, comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria.

DESTAQUES RIO DE JANEIRO
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), comenta que essa conquista é muito importante para a cidade do Rio de Janeiro. Nos últimos meses de gestão, resultados significativos apontam a retomada do Rio no cenário de cidades inteligentes. "Vamos continuar trabalhando muito para colocar o Rio, cada vez mais, em destaques nos rankings nacional e internacional de smart cities, seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU", afirma o prefeito.

O Rio de Janeiro venceu na categoria Tecnologia e Inovação, além de ficar na sétima colocação geral do Ranking Connected Smart Cities. Nos últimos sete meses, foram instaladas mais de 100 mil lâmpadas de LED, reduzindo 80% do consumo de energia, e há previsão de mais de 350 mil novas luminárias até 2022. A expansão do Centro de Operações Rio vai trazer mais de 10 mil câmeras, cinco mil pontos de wi-fi, mais de nove mil sensores georeferenciados e a criação do CORLab, espaço voltado para startups criarem soluções para melhorar problemas, como poluição atmosférica, inundações, mobilidade e deslizamentos.

A cidade do Rio de Janeiro também utiliza a tecnologia para minimizar os efeitos das chuvas. Em julho deste ano, o COR certificou uma startup que utiliza inteligência artificial para aprimorar a previsão de chuvas. A ferramenta foi desenvolvida no programa Desafio COR, que terá mais uma edição neste segundo semestre. Essa iniciativa se junta à meta da Prefeitura do Rio em atrair e fomentar a criação de 400 novas startups até 2024.

"Sabemos que uma cidade realmente inteligente não é aquela que coloca um sensor a cada esquina. É preciso usar toda tecnologia disponível para tornar a cidade mais humana, sustentável, criativa, ética e justa. Esse é o nosso projeto para a Cidade Maravilhosa e esse reconhecimento do Ranking Connected Smart Cities é a prova que estamos no caminho certo", ressalta Eduardo Paes.

RIO DE JANEIRO EM NÚMEROS
Ausente da lista das 10 cidades mais bem posicionadas do Ranking Connected Smart Cities desde 2018, a cidade do Rio de Janeiro volta a figurar no top 10 das cidades mais inteligentes do Brasil. A capital carioca conta com 100% da população coberta pelo serviço 4G, 6 operadoras de banda larga com 99,8 mbps de velocidade média nas conexões contratadas.

Em relação aos Serviços e Soluções Inteligentes, a cidade do Rio de Janeiro conta com sistema de bilhete eletrônico no transporte coletivo, semáforos inteligentes, cadastro imobiliário informatizado, georreferenciado e disponibilizado ao cidadão, monitoramento de áreas de risco, sistema de iluminação inteligente, Centro de Controle e Operações, e matrícula escolar na rede pública online.

Com 8 polos tecnológicos e 15 incubadoras, segundo dados da Anprotec, a cidade carioca registrou crescimento das empresas de economia criativa de 0,3%, e de 19,5% entre as microempresas individuais (MEIs). Apesar de capital estadual, Rio de Janeiro conta com 81,8% dos empregos no setor privado e 65,1% da receita municipal não oriunda de repasses.

Além da melhor colocação no recorte de Tecnologia e Inovação do Ranking Connected Smart Cities, Rio de Janeiro destaca-se como a 2ª mais bem posicionada no recorte de Empreendedorismo e 4ª mais bem posicionada em Mobilidade.

DESTAQUES RANKING CONNECTED SMART CITIES 2021
A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas, seis municípios estão entre os 10 mais bem colocados. Duas cidades da região Sul, e uma do Centro-Oeste também são destaques. A região Norte conta com Palmas (TO) entre as 10 mais em 2021. A capital tocantinense está na 35ª colocação no Ranking Geral.

Na classificação por região, Brasília (DF), no Centro-Oeste, é a 1ª colocada no Ranking. No Nordeste é Salvador (BA). Palmas (TO) representa a região Norte. São Paulo (SP) lidera no Sudeste, e Florianópolis (SC) se destaca no Sul. Jaguariúna (SP) aparece em primeiro lugar entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes, e, de 100 a 500 mil, está Vitória (ES). Acima de 500 mil habitantes, novamente, São Paulo é a líder.

Para o Presidente da Urban Systems e sócio da Plataforma Connected Smart Cities, Thomaz Assumpção, o Ranking Connected Smart Cities, ano a ano, vem auxiliando as cidades a entenderem o seu nível de desenvolvimento inteligente e sustentável, oferecendo parâmetros para que as cidades possam se planejar e criar estratégias para tornarem-se mais humanas e propiciar qualidade de vida a seus habitantes.

"A edição 2021 do Ranking, mesmo com as alterações de indicadores, trazendo alguns que refletem as soluções já implantadas, apontou que algumas cidades permanecem em posições de destaque, mostrando que estas estão no caminho de trazer qualidade de vida aos seus habitantes, enquanto outras, mesmo com alteração no estudo, permanecem distante das posições ideais e precisam olhar com atenção ao planejamento da cidade", disse Assumpção.

OS VENCEDORES POR EIXO TEMÁTICO
O primeiro lugar em Urbanismo foi para Curitiba; Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Empreendedorismo: Curitiba(PR); Economia: Barueri (SP); Tecnologia e Inovação: Rio de Janeiro (RJ); Saúde: Belo Horizonte (MG); Educação: Vitória (ES); Segurança: São Caetano do Sul (SP); e Governança: Niterói (RJ).

PRÊMIO CONNECTED SMART CITIES
O Prêmio Connected Smart Cities consiste em reconhecer e premiar negócios inovadores que colaborem para que as cidades possam ser mais inteligentes. A apresentação dos empreendedores e as soluções das categorias Negócios em Operação e Negócios Pré-Operacionais, assim como o anúncio dos ganhadores em cada categoria, acontece amanhã, 02, a partir das 09h.

Sobre o Connected Smart Cities
O Connected Smart Cities é a principal iniciativa do setor de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil, e um dos maiores eventos da América Latina. É realizado pela Necta e a Urban Systems e envolve empresas, entidades e governos. O evento faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

Ranking Connected Smart Cities: O estudo é desenvolvido pela Urban Systems, por meio de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Necta. Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica.

Acesso à plataforma online de consulta ao Ranking Connected Smart Cities, acesse :

2 de setembro: Dia da Nacional Kombi. Suhai oferece seguro para essa paixão nacional. Seguradora protege todos os modelos do versátil e querido veículo de 1950





Muito provavelmente o holandês Ben Pon não imaginava que seu projeto de um veículo leve de carga que usasse o conjunto mecânico do Fusca seria um sucesso tão grande e uma paixão tão longeva aqui no Brasil, que aliás tem um dia comemorativo: 2 de setembro é Dia Nacional da Kombi.

A produção de Kombis se encerrou em 2013 no Brasil, ainda assim perfis de motorista ainda procuram por elas. Seja para viajar país afora, colocar as pranchas e ir surfar no fim de semana, fazer carreto, entregas ou ser o clássico "tio da perua", os proprietários são muito cuidadosos e têm mesmo ‘xodó’ por elas. Por isso, é importante, além dos cuidados mecânicos e manutenções periódicas, ter um seguro que garanta proteção da Kombi é essencial, especialmente porque trata-se de um veículo visado para roubo e furto, que mesmo não muito comum, tem a Suhai Seguradora como alternativa acessível e democrática.

"Pessoas que possuem carros clássicos, ou fora de linha, devem ter preocupações redobradas para protegê-los, pois o risco de um furtou ou roubo aumentam significativamente. Entre eles, é fundamental fazer, por exemplo, um seguro para as Kombis, para estar protegida caso algo aconteça. O fato destes veículos estarem fora de linha, pode fazer com que outras seguradoras não os aceitem, e quando aceitem, os preços fiquem muito altos; o que não acontece com o plano de democratização dos seguros oferecido pela Suhai, pois aqui todos os carros, motos, utilitários e caminhões, são aceitos independente da marca, ano, modelo ou perfil de utilização", afirma o Diretor Comercial Robson Tricarico

Projetada em 1950, teve produção por aqui apenas em 1957 e é um fenômeno até hoje, confirmado pelo Clube da Kombi com mais de 600 sócios ativos e uma legião de entusiastas que têm carinho especial por todos os modelos e versões desse "veículo de uso misto", kombinationsfahrzeug em alemão. Portanto, além de uma necessidade dos proprietários, existe um mercado interessante, representativo, porém pouco atendido pelas seguradoras tradicionais, como dito pelo executivo.

De acordo com o diretor, a Suhai Seguradora oferece seu portfólio de proteção para as Kombis de todos os modelos e anos de produção. Com valores que partem estão sujeitos a alteração de acordo com a região, ano do veículo e perfil do condutor, mas partem de R﹩ 385 anual para uma apólice básica de roubo e furto. E para saber mais a respeito das possibilidades de cobertura, cotações e contrato, a empresa tem seus canais de comunicação à disposição, assim como sua rede de corretores, basta acessar https://www.suhai.com.br .

Sobre a Suhai
Líder no mercado de seguros de motos e conhecida pela sua especialização na cobertura de roubo e furto é atualmente a única seguradora de automóveis com o selo RA 1000 do Reclame Aqui. Empresas que possuem este selo, demonstram o compromisso que possuem com o pós-venda e com os seus clientes e parceiros. A Seguradora está devidamente regularizada e regulamentada pela SUSEP, o órgão do governo responsável por fiscalizar as empresas de seguro do país. Hoje ocupa a 10a posição no ranking nacional da SUSEP e está presente em todo o Brasil, com mais de 30 mil corretores cadastrados.

O propósito da Suhai Seguradora é tornar o seguro algo possível para todos os brasileiros, em um país onde 95% das motos, 62% dos carros e 89% dos caminhões ainda não possuem seguro. A empresa surgiu para atender clientes que não têm aceitação para seus veículos nas seguradoras tradicionais e oferecendo ao mercado coberturas que fazem sentido ao estilo de vida do brasileiro e que não pesam no orçamento.

Fiat Lovers é o novo programa de relacionamento da marca no Brasil • Clube que reúne apaixonados pela Fiat e amantes do universo automotivo traz iniciativas com muitos benefícios e experiências aos associados

Depois de promover uma grande transformação em sua operação no país, materializada pelo novo posicionamento de marca – com novos produtos e uma nova maneira de se comunicar com o consumidor por meio das campanhas e da rede de concessionários –, a Fiat muda também seu clube de relacionamento e apresenta o Fiat Lovers, para estreitar e fortalecer ainda mais a interação com os clientes.

Assista o vídeo no YouTube, se inscreva no canal e dê seu like:

A ideia do programa é transformar o relacionamento entre marca e consumidor numa experiência mais próxima de seus membros. Para isso, a Fiat desenvolveu ações que visam fidelizar o cliente à marca com benefícios e vantagens que reconheçam, de forma legítima, sua participação como membro fundamental do programa. O novo clube contempla três categorias:

Verde – categoria de entrada do programa, para o consumidor que não possui veículo Fiat, mas gosta do universo de carros, da marca e quer se relacionar com ela;

Bianco – categoria intermediária, para clientes que têm identificação com a marca por já terem comprado um veículo Fiat;

Rosso – categoria superior, que oferece experiências completas a clientes que compraram mais de um Fiat zero-quilômetro.

Para fazer parte do Fiat Lovers, o cliente precisa acessar a plataforma do programa no site da Fiat em fiatlovers.fiat.com.br e se cadastrar gratuitamente.

O Fiat Lovers oferecerá experiências memoráveis aos membros do clube, que terão a chance de participar de eventos patrocinados pela marca, lançamentos de produtos e ter acesso a diversos benefícios, como condições especiais para compra de veículos zero-quilômetro, catálogo de descontos e vouchers de parceiros do programa, descontos em produtos da Fiatwear, além de vantagens exclusivas para os clientes que, além de fazerem parte do programa, possuem o cartão Fiat Itaucard Platinum.

“O Fiat Lovers representa a nova forma de se comunicar e se relacionar com os clientes da marca. A Fiat é uma marca na qual a paixão move, e queremos trazer esse conceito para a relação com os consumidores, colocando-os no centro de tudo o que fazemos. O clube é para todos, com categorias para quem tem ou não um Fiat, além daqueles que já estão na marca há mais tempo. Muito mais do que oferecer vantagens, queremos aproximar a Fiat dos clientes, entender suas necessidades para que possamos satisfazê-los cada vez mais, dando acesso a benefícios exclusivos e experiências memoráveis, especialmente selecionadas”, comentou Herlander Zola, diretor do Brand Fiat para América do Sul e Operações Comerciais Brasil.


quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Brasileiros podem voltar a entrar em Portugal a partir de hoje até 16 de setembro. A única exigência é apresentar o teste PCR e não é exigida a quarentena de 14 dias



Finalmente, o governo de Portugal reabriu, hoje, as fronteiras para viagens não essenciais para os brasileiros. É um importante passo apesar de a iniciativa vigorar somente até o próximo dia 16. Espera-se, no entanto, a extensão dessa autorização, que, no entanto, depender da evolução da situação epidemiológica. A notícia foi publicada no Diário da República de Portugal.

A reabertura acontece após Portugal acertar com o Brasil um “acordo mútuo de reconhecimento” para facilitar as viagens de brasileiros e portugueses. O despacho que libera as viagens não faz referência a uma eventual obrigatoriedade de vacinação para os viajantes, sendo obrigatório apenas a apresentação do Certificado Digital Covid da União Europeia, um teste PCR negativo de Covid-19 realizado nas últimas 48 horas antes do embarque ou um teste antígeno com até 24 horas.

Também pelas novas regras, o viajante não precisa mais cumprir uma quarentena obrigatória de 14 dias após a chegada. Portugal é um dos últimos países europeus a autorizar a entrada de brasileiros. Antes disso, França, Suíça, Espanha e Alemanha já haviam mudado as regras e voltado a aceitar passageiros não essenciais do Brasil.

A entrada de turistas brasileiros em Portugal estava proibida desde março de 2020. Até então, os passageiros provenientes do Brasil só podiam viajar para Portugal por razões familiares, profissionais, de estudo ou humanitárias, e tinham que apresentar um teste negativo à Covid-19 e cumprir um período de quarentena.

A partir de hoje, a companhia aérea Azul voltou a voar para Lisboa, a partir de Campinas. A empresa realiza atualmente entre três e quatro voos semanais de e para Portugal. 



Com foco em diversidade, FORTE Agência de Conteúdo reúne quatro mulheres de sucesso do meio automotivo. Nova agência nasce com propósito de criar e produzir conteúdo e roteiros de vídeos inicialmente do meio automotivo, além de gerir pesquisa e indicações de influencers para campanhas. - De olho na representatividade feminina no mercado de compra de automóveis, a nova agência usará linguagem acessível e irá “falar” com a massa de consumidores não especializada. - Comunicadoras de sucesso nas redes sociais, o time é formado por Bia Figueiredo (piloto profissional), Karina Simões e Milene Rios (jornalistas automotivas) e Bruna Frazão (publicitária especializada em marketing esportivo).

 

     Foto: Bruno Guerreiro

Imagine juntas”. O lema da recém-criada FORTE Agência de Conteúdo não poderia ser mais propício. Grandes forças da comunicação, principalmente em redes sociais, as quatro especialistas do meio automotivo que comporão a nova agência somam números significativos: mais de 200 mil seguidores e cerca de 2,4 milhões de impressões (Instagram). Vale repetir: “imagine juntas”. 

A agência nasce sob o compromisso de disseminar conteúdo de qualidade do segmento de mobilidade (carros, motos etc) para consumidores que gostam do tema, mas não são especialistas, ou para quem apenas precisa adquirir um novo veículo e não é apaixonado pelos produtos. Esses dois grupos constituem o meio e a base da pirâmide dos mais de 3,5 milhões de compradores anuais de carros e motos no Brasil.  

Na produção de conteúdo das especialistas, além da tradicional análise de temas como desempenho, consumo e segurança, haverá um olhar mais voltado ao target que se quer atingir, valorizando aspectos como espaço interno, habitabilidade nos bancos dianteiros e traseiro, acesso ao porta-malas, presença de porta-objetos, além de itens de comodidade, como ar-condicionado, saídas de ar para os passageiros do banco de trás ou conectividade. 

Animadas com a perspectiva de negócios gerada pela criação da empresa, as quatro comunicadoras pretendem empreender a mesma qualidade de captação, edição, roteiro e edição dos vídeos, algo já percebido em suas páginas pessoais, só que em um novo modelo on demand encomendado pelos clientes. 

A reunião dessas especialistas na FORTE é cirúrgica, pois são profissionais envolvidas com automóveis e produção de informações, mas dotadas de perfis diferentes e complementares. “Serei responsável por gerar conteúdo sob o ponto de vista da funcionalidade do automóvel, realizando leituras práticas do que a máquina é capaz de fornecer ao consumidor”, explica Milene Rios. Já Bia Figueiredo irá sintetizar a performance dos veículos, em razão de sua larga experiência como piloto. “Meu compromisso será dissecar o desempenho dos carros, só que utilizando dados e linguagem que sejam úteis aos consumidores leigos no assunto”, explica. 

A publicitária Bruna Frazão será encarregada de destrinchar as novas tecnologias do mundo automotivo. “Sou apaixonada por mobilidade. Tenho especial interesse em temas como modelos híbridos e elétricos, carros autônomos, conectividade e toda essa parafernália que se renova a cada lançamento”, destaca. Karina Simões dará o toque lifestyle. Amante de motos e off-road, ela terá a missão de expressar a experiência adquirida na condução dos veículos e os locais que eles podem te levar. “Nada me fascina mais do que fazer uma trilha de jipe ou pegar estrada numa moto. Minha missão é ressignificar o prazer da pilotagem”, diz.  

Quem são 

  • Bia Figueiredo (@biaracing) é piloto profissional. Primeira mulher a vencer uma prova da categoria Indy Lights, Bia foi por anos a única mulher no grid da maior categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car.  
  • Karina Simões (@ks1951), jornalista especializada no mercado automotivo, viajou o mundo testando lançamentos de carros e motos nos últimos dez anos, sempre correndo atrás das melhores histórias e das maiores novidades do setor. É embaixadora da Pirelli e da Triumph, e oficial Rider da ls2 Capacetes; 
  • Milene Rios (@milenerioss) também é jornalista especializada no meio automotivo com mais de 10 anos de experiência, com mais de 650 avaliações por todos os cantos do mundo. Está à frente da produção de reportagens do mais tradicional programa automotivo da TV brasileira;  
  • Bruna Frazão (@brunafrazao55) é publicitária especializada em marketing esportivo. Atuou no motorsport nacional por 11 anos e é a fundadora do Ladies Drive Brasil.  

Clique no link abaixo pra ver o vídeo de lançamento da FORTE Agência de Conteúdo. 

https://youtu.be/SFNjakhFhNc 

 


Lei Estadual de Turismo é assunto de destaque durante a reunião do Conselho Estadual de Turismo. O documento, que será enviado para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, será a primeira lei direcionada exclusivamente ao setor



 

A minuta do projeto da Lei Estadual de Turismo foi amplamente discutida durante a reunião do Conselho Estadual de Turismo do Rio de Janeiro – CET – na manhã desta terça-feira, 31/09. O encontro, que aconteceu na sede da Fecomércio-RJ, reuniu representantes públicos e privados da atividade turística, com a missão de fomentar o desenvolvimento sustentável do segmento. Na ocasião, foram apresentados também o Calendário da Virada e campanhas promocionais visando a alta temporada.

A Lei Estadual de Turismo, que será enviado ainda este ano para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), foi o tema principal da reunião do CET. A minuta do projeto de lei prevê estratégias e prioridades para o setor e foi apresentada pelo secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca.

- Tenho certeza de que essa lei será um marco para o desenvolvimento e integração. É a primeira vez que o Estado do Rio de Janeiro terá uma lei direcionada para o setor e, por isso, estamos trabalhando para que ela seja sancionada o mais breve possível. A opinião de todos que compõem este Conselho é fundamental. O nosso maior objetivo é criar um ambiente de políticas públicas que resulte na atração de mais turistas para o Estado, e com isso fomentar a economia e a geração de empregos.

O documento institui uma política estadual de turismo para consolidar estratégias e prioridades. O objetivo é de apoiar o planejamento, a gestão e a promoção do setor nos municípios fluminenses, visando o desenvolvimento sustentável integrado ao setor. A Lei traça os princípios e os objetivos da Política Estadual, direciona os instrumentos da Política Estadual e institui o Sistema Estadual de Turismo. A regionalização do turismo e o fortalecimento dos municípios e das regiões turísticas também constam do documento. A Lei institui ainda o Observatório do Turismo - Instância de Pesquisa para monitorar a rede da atividade turística no estado do Rio de Janeiro e o Fundo Estadual do Desenvolvimento do turismo (FUNDETUR).

Calendário de Eventos

Outro tema abordado foi o “Calendário da Virada”. Gustavo Tutuca disse que acredita que os eventos serão extremamente favoráveis para a retomada. O “Calendário da Virada” foi apresentado aos conselheiros durante a reunião. Nele constam 30 projetos esportivos e 23 culturais, previstos para começarem a ser realizados no início de novembro deste ano e seguindo até o final de 2022. Entre os eventos esportivos destaque para a Copa Rio de Futebol de Praia, Desafio Carioca de Kitesurf e Circuito Volta da Lagoa de Araruama de Ciclismo. O Natal Imperial de Petrópolis, o Rio Bossa Nova e o Encontro de Moto Clubes RJ estão selecionados entre os eventos culturais. O secretário ressaltou ainda que haverá o resgate das feiras agropecuárias, festas que movimentam a cadeia produtiva de vários municípios e geram emprego e renda para milhares de pessoas.

Campanhas promocionais

Durante o encontro do CET foram apresentadas as próximas campanhas promocionais da Setur-RJ para o segundo semestre. “O Rio continua Lindo e Perto” é direcionada a alguns estados e cidades que, tradicionalmente, são grandes emissores de turistas para a Capital e interior. São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Goiânia e Distrito Federal são os alvos da campanha. Além de ações direcionadas ao público final, haverá eventos específicos para agentes de viagens, operadores, influenciadores e imprensa.

Já o “Viaje no RJ”, que terá R$12 milhões de investimento em campanha direcionada à alta temporada, com vistas ao verão, tem como objetivos apresentar a diversidade do interior fluminense, mostrar que o Estado do Rio de Janeiro é seguro e que segue os protocolos do Turismo Consciente RJ.


BMW Motorrad confirma o GS Trophy Brasil



Os amantes de adrenalina sobre duas rodas já podem se preparar para as qualificatórias do GS Trophy, competição da BMW Motorrad, que celebra o espírito dos lendários modelos BMW GS. A etapa Brasil da 8ª edição do evento acontecerá a partir de setembro desse ano, e vai reunir a paixão pelo novo e o prazer em pilotar, com desafios em equipe e uma experiência única aos participantes, além de contar com todos os protocolos de saúde e segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS). A equipe vencedora representará o Brasil na competição internacional, que será disputada na Albânia em 2022.

Detalhes sobre a etapa Brasil do GS Trophy serão divulgadas em breve.

Para mais informações sobre a BMW Motorrad Brasil acesse: www.bmw-motorrad.com.br.

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terça-feira, 31 de agosto de 2021

Dirigir não atrai mais os jovens de hoje?



Me surpreendi ao receber seguidas informações recentes da tendência de queda do interesse dos jovens em tirar a CNH, documento que lhes proporciona independência e permite desfrutar dos prazeres que o automóvel proporciona.

Sinto-me até constrangido por ter dois netos que depois de possuírem automóveis optaram por vendê-los e fazer uso do dinheiro em investimento, cursos de aperfeiçoamento, viagens e até entretenimentos que lhes ampliam o conhecimento.

E quando pergunto a eles quando chegam à minha casa por intermédio de carro de aplicativo, explicam que existem serviços de transporte pessoal, como Uber, 99 ou outros, que possibilita tempo livre para conversar com um amigo, ler algo interessante, trabalhar, estudar ou, simplesmente, consultar a internet para algum esclarecimento.

Esse relato é uma espécie de confirmação de que está acabando a paixão por dirigir?

Os jovens de hoje já não têm o desejo e como um de seus objetivos principais tirar carta e comprar o primeiro carro. Lembro de minha juventude em que sonhava tirar a CNH. Que alegria e satisfação quando o instrutor da autoescola me fez a entrega de minha primeira carteira de habilitação.

Chego à conclusão de que estou velho e obsoleto. E, pela reação de meus netos, sou obrigado a aceitar que o gosto e a paixão dos jovens pelo carro continuam a cair.

E pensar que, há alguns anos, 9 entre 10 adolescentes não viam a hora de tirar a carteira de habilitação e poder dirigir.

Fico tentando entender quais os motivos que, ao longo dos últimos anos, vêm desestimulando os jovens a dirigir. Afinal, independentemente de dispor de aplicativos de transporte, dirigir foi sempre sinônimo de prazer, independência e conquista.

Fiquei chateado e saudoso ao ler que a procura, em São Paulo, para tirar a CNH caiu 10,5% entre jovens em seis anos. Mas, ainda tenho esperança de que esse comportamento seja apenas passageiro porque a mesma pesquisa indicou que, fora da capital, a procura pela CNH aumentou 17%.

Segundo as notícias, o isolamento social dificultou a busca neste ano e meio, mas ainda assim o desejo de dirigir não parece ser mais o sonho de jovens que completam 18 anos.

Nos diálogos com meus netos sinto segurança no que justificam e nos exemplos que me transmitem que os levaram a vender seus automóveis. Com o uso de serviço dos aplicativos de transporte, livram-se de congestionamentos, pelo uso de metrô ou outro meio de transporte público, dos custos elevados de combustível, estacionamentos, licenciamento, seguro, manutenção, risco de furtos e outros motivos.

Lembro muito bem do tempo em que, como jornalista esportivo, tive a alegria de divulgar as conquistas dos pilotos brasileiros em pistas internacionais e ter sido o profissional que mais de perto acompanhou uma geração de grandes pilotos, como Emerson e Wilsinho Fittipaldi, José Carlos Pace, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Antonio Carlos Avallone e vários outros que encantaram o público mundial, com a conquista de vários títulos.

Sem esquecer de Chico Serra, Alex Dias Ribeiro, Hélio Castro Neves, Tony Kanaan, Rubens Barrichello, Gil de Ferran, Roberto Pupo Moreno, Felipe Massa e muitos outros mais jovens e recentes que se dedicam a encantar os fãs de corridas.

Foi o tempo de uma geração de ouro, que até motivou uma pergunta ao ex-campeão mundial dos anos 70 Jackie Stewart sobre aquele grupo de grandes pilotos brasileiros.

Para encurtar o questionamento, Stewart, no auge de sua carreira, recorreu à brincadeira, respondendo que deveria ser a água que os brasileiros bebiam.

Por incrível que pareça, na contramão dessa tendência e com o objetivo de incentivar o surgimento de novos talentos nas pistas, há poucos meses a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) passou a permitir que pilotos com 14 anos completos possam treinar e competir em categorias regionais e nacionais de monopostos. A medida é importante para reduzir as barreiras de desenvolvimento dos jovens competidores e promover o crescimento das categorias de fórmula no Brasil.

O presidente da CBA, Giovanni Guerra, comemorou a redução da "maioridade" para competir em monopostos, pois até recentemente, pilotos só poderiam utilizar esses carros no Brasil a partir dos 16 anos, o que levava muitos desses jovens a deixar o Brasil para competir no exterior.

Américo Teixeira Júnior, assessor de Imprensa da CBA, ao ser consultado, informou que a decisão da entidade teve o objetivo de modernizar-se com o automobilismo internacional, que criou a Fórmula 4 para reduzir o tempo de experiência dos jovens pilotos para chegarem às principais categorias, como acontece na Europa e nos Estados Unidos.

Informou, também que, no final do ano, a CBA promoverá o Campeonato Mundial de Kart na moderna pista de Birigui, ocasião em que os carros da Fórmula 4 serão oficialmente apresentados.

Ram lança filme em homenagem a parceria com a Festa do Peão de Barretos - Criado pela agência Fbiz, filme está disponível nas redes sociais da marca - Ram 1500 e 2500 são atrações do festival

 

Em clima de rodeio, a Ram lançou na sexta-feira (27) um filme inspirado em sua parceria de longa data com a Festa do Peão de Barretos. O evento foi realizado de quarta a domingo (25 a 29) com competições, shows e, claro, as picapes mais desejadas do país. Seguindo este conceito, a marca uniu o seu universo com o do festival em um vídeo de 30”, que já está disponível nos canais digitais da Ram

Criado pela agência Fbiz, o filme traz a fivela, objeto que é uma das premiações dos campeões de rodeios, como a grande estrela da história, fazendo uma alusão à grade cromada da Ram 2500. E mais do que a semelhança visual, a narrativa traz outro ponto em comum: ambas refletem as conquistas de quem as usa.

“O filme mostra o reflexo de uma parceria campeã e, sem dúvidas, inigualável que é a Ram e a Festa do Peão de Barretos. Para os campeões de rodeio, uma fivela é como uma joia, que carrega história, paixão e uma trajetória de conquistas, assim como as picapes da marca, que representam tudo isso para os seus donos. Além de, claro, significar luxo, força e poder”, afirma Malu Antonio, gerente de Marketing e Comunicação da Stellantis para a América do Sul.


O enredo narra a história de um peão, que vê suas conquistas sendo refletidas em uma fivela, que na verdade é a grade da Ram 2500. Ali mostra a sua trajetória, origem e paixões. Ou seja, evidencia os caminhos que ele já passou e alguns pelos quais ainda vai passar com a Ram.

A cena final não poderia ser em outro cenário, se não a Festa do Peão. O encerramento do filme é com a Ram 2500 chegando no Parque de Barretos, local onde acontece o rodeio.

"A Festa do Peão de Barretos é um momento de celebração e união para a comunidade agro e, há mais de dez anos, a Ram é parceira do evento. Neste ano, para a segunda edição online, trouxemos um conteúdo com calor humano, que homenageia a história e as conquistas dessas pessoas do campo, tendo como inspiração um dos maiores símbolos de orgulho do evento: a fivela do peão", destaca Lívia Lanzoni, Head de Estratégia Criativa.

Parceria de tradição

A marca simbolizada pelo carneiro mais forte do mundo tem uma parceria muito sólida com a Festa do Peão de Barretos. A primeira participação foi em 2008, com a Ram 2500. Agora, além da potente picape, a marca também conta com a Ram 1500, que estará pela primeira vez no festival. Pelo segundo ano consecutivo, o evento foi online, sem público, porém transmitido no canal de YouTube da festa:

Acompanhe os canais da Ram:

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/ramdobrasil/

Instagram: https://www.instagram.com/ramdobrasil

YouTube: https://www.youtube.com/RamdoBrasil

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Ficha técnica 

Título: "Ram e Barretos. O reflexo de uma parceria inigualável" 

Anunciante: Stellantis

Agência: F.biz

Co-CEO: Fernand Alphen e Paulo Loeb

VP de Criação: Icaro de Abreu

Diretores de Criação: Fabiano Pinel

Head de Estratégia Criativa: Livia Lanzoni

Criação: Bernardo Medina, Carlos Karan, Elisa Rubio e Pedro Gait 

Conteúdo: Carlos Damazo, Carolina Parizotto

Community Manager: Vagner Vital

RTVC: Aline Fernandes e Eriana Simões

Planejamento: Sara Silva, Thiago Neves, Guilherme Cipolla, Maria Farnettani

CMO: Carolina Buzetto

Negócios: Daniela Lancellotti, Juliana Passini, Bruno Giorgetto, Thaís Fontenelle, Renata Caderno e Guilherme Paiva.

Produtora: Estúdio Dead Pixel 

Direção: Kiko Costato e Gustavo Michelucci

Direção de Fotografia: Luiz Maximiano

Produção Executiva: Gustavo Michelucci

Gestao de produção: José Henrique Oliveira

Assistentes Executivas: José Carlos Alves

Direção de Arte: Renato Breder

Colorista: Junio Xis

Montagem: Daniel Marques e Valdir Frota

Finalização e Motion: Rodrigo Dutra

Pós Produção: Rafael Zierhofer e Irapuã Junior

Coordenação de pós: Gustavo Michelucci

Produtora de Som: A9 Áudio

Atendimento Produtora de Som: Guta Lima

Produção Musical: Douglas Couto

Coordenação: Renata Rodriguez

Direção musical: Apollo Nove

Cliente: Frederico Battaglia, Maria Lúcia Antônio, Paula Salerno, Renato Miele e Lívia Lira

Agora, os produtores rurais gaúchos poderão comprar automóveis e pagar em grãos -Veículos das marcas Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën podem ser adquiridos por produtores rurais mediante pagamento fixo e liquidado em soja, milho, trigo e arroz -A tradicional Agrofel Grãos e Insumos será a operadora do programa no Rio Grande do Sul -Vendas começam na Expointer 2021 -Operação é uma iniciativa da Stellantis, maior fabricante brasileira de veículos, que já opera a modalidade de barter trade no Centro-Oeste do Brasil em parceria com a Bunge, uma das maiores empresas globais do agronegócio - A operação facilita o acesso de empresários do agronegócio à renovação de frotas e aquisição de veículos com segurança e previsibilidade

 


A Stellantis e a Agrofel Grãos e Insumos estabeleceram uma parceria que traz ao Rio Grande do Sul uma nova modalidade de venda de veículos ao setor do agronegócio por meio de operações barter trade - do inglês, troca ou permuta. A nova forma de negócios contempla produtores rurais que poderão adquirir modelos da Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën mediante o pagamento fixo e liquidado em soja, milho, trigo e arroz, commodities cotadas internacionalmente.

A Stellantis vem testando com sucesso esta modalidade de negócios junto a produtores do Centro-Oeste brasileiro em parceria com a Bunge, envolvendo três marcas de veículos – Fiat, Jeep e Ram. Agora, também com o apoio da Bunge e a parceria com a Agrofel, o barter trade está disponível também no Rio Grande do Sul. Além disto, foram incluídas no portfólio mais duas marcas – Peugeot e Citroën.

“A modalidade da operação barter trade é uma maneira ágil para fomentar negócios com produtores rurais, uma vez que utiliza uma modalidade de pagamento com a qual eles já estão familiarizados. É um modelo de negócio que oferece segurança e previsibilidade aos produtores e acreditamos que essa parceria inovadora com a Agrofel permitirá aos produtores rurais a renovação de frotas e aquisição de veículos de maneira facilitada”, afirma Fabio Meira, diretor de Vendas Diretas da Stellantis.

As operações barter trade se baseiam na troca de mercadorias, mas são mais complexas do que a prática de escambo, historicamente conhecida. A transação ocorre envolvendo a definição do valor do bem a ser adquirido, cotação básica da commoditie agrícola a ser usada como pagamento, seguro, aquisição do bem e, ao fim, liquidação financeira. 

As vendas na modalidade barter trade começarão durante a Expointer 2021. A Stellantis terá estandes de suas marcas de veículos no recinto da feira, atendendo os produtores rurais interessados em conjunto com representantes da Agrofel.


Agrofel: segurança e tradição

Presente em todo o Estado do Rio Grande do Sul, a Agrofel Grãos e Insumos, conta atualmente com mais de 40 unidades graneleiras e de vendas de insumos distribuídas por todo o Estado. “Estamos no mercado desde 1977. Ano que vem completamos 45 anos ao lado do produtor, oferecendo as melhores soluções para o campo”, afirma Roni Ferrarin, diretor comercial e de marketing da Agrofel Grãos e Insumos. “Poder oferecer essa modalidade de barter trade aos produtores no Rio Grande do Sul é um ganho excepcional para a companhia. É unir a liquidez da produção, com a tradição e segurança da Agrofel. Estamos muito honrados em sermos os parceiros nesse projeto tão único no mercado brasileiro”, comemora Ferrarin.

A Agrofel aporta na parceria toda a sua capilaridade e expertise, apostando nesta nova oportunidade de negócios. Em seu amplo portfólio, a Agrofel opera com sementes, fertilizantes, nutrição vegetal, defensivos agrícolas e oferece em suas unidades físicas espalhadas pelo Estado os serviços de recebimento, compra, venda, troca e armazenagem de grãos. “O agricultor tem segurança ao operar com a Agrofel. Ele sabe que pode armazenar sua produção e ainda escolher qual o melhor momento para comercializar, contando com nossa ampla capacidade estática. Atendemos mais de quinze mil clientes no Rio Grande do Sul e o barter trade vem para agregar valor ao produtor rural na comercialização de veículos de uso comercial e pessoal. Isto é uma grande conquista”, acrescenta Ferrarin.

Bunge amplia portfólio

Líder mundial no processamento de sementes oleaginosas e na produção e fornecimento de óleos e gorduras vegetais especiais, a Bunge é parceira na operação. "A partir deste projeto com a Stellantis, ampliamos nosso portfólio de barter para oferecer cada vez mais facilidade e praticidade aos produtores e apoiá-los no dia a dia de seus negócios”, afirma Roberto Marcon, diretor de Originação da Bunge. “Estamos animados em fazer com que a opção do barter com veículo esteja disponível a cada vez mais produtores e que a Agrofel, da qual somos parceiros de longa data e sócios, seja o elo para possibilitar essa modalidade, em conjunto com a Stellantis, no Rio Grande do Sul", destaca.

Uma gama completa de modelos

A modalidade de barter trade no Rio Grande do Sul envolverá ampla gama de modelos, abrangendo veículos de trabalho e de passeio.

A Fiat denominou seu programa de Agro Fácil Fiat e oferecerá a picape Toro e o furgão Fiorino. 

A Jeep disponibilizará seus modelos Renegade e Compass, produzidos no Brasil, e Wrangler e Grand Cherokee, que são importados, denominando seu programa de Barter é Jeep.

A marca Ram, através do programa barter Ram, oferecerá as picapes 1500 e 2500.

Já as marcas Peugeot e Citröen irão oferecer todos os veículos da gama.

Um setor muito dinâmico da economia brasileira

O agronegócio brasileiro é um setor muito dinâmico da economia, fortemente atuante nas exportações e na geração de divisas, além de grande incorporador de novas tecnologias. O setor corresponde a mais de 21% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e também se destaca nas exportações e na geração de superávit na balança comercial. Apresenta crescimento constante ao longo das últimas décadas e consegue manter-se estável mesmo em períodos de crise.

“O agronegócio é um parceiro estratégico com o qual queremos manter um relacionamento estável e duradouro. Por isto, estamos adotando o mesmo mecanismo de pagamentos com o qual o setor já está acostumado”, acrescenta Fabio Meira.

Audi apoia projeto de sustentabilidade Voz dos Oceanos da Família Schurmann. Iniciativa tem o objetivo de buscar soluções e conscientizar as pessoas sobre a situação dos plásticos nos oceanos ao redor do mundo. Audi Q5, Audi Q5 Sportback e Audi Q7 darão suporte em terra para a equipe desde a saída em Balneário Camboriú, SC, até Paraty, RJ. Emissões dos veículos serão neutralizadas com o plantio de espécies típicas de manguezais

 

São Paulo, 31 de agosto de 2021 – A Família Schurmann iniciou no domingo, 29, seu mais novo projeto de sustentabilidade: trata-se da Voz dos Oceanos, cujo objetivo é buscar soluções e conscientizar a sociedade sobre a presença de plásticos nos mares. A Audi do Brasil apoia a iniciativa com três veículos, Audi Q5, Audi Q5 Sportback e Audi Q7, que darão suporte em terra para toda a equipe durante o início da expedição, desde o ponto de partida, em Balneário Camboriú, SC, e passando por Santos, Ilhabela e Ubatuba, no litoral paulista, até chegar em Paraty, RJ, em um percurso de quase mil quilômetros – as emissões serão neutralizadas, em parceria com a StarBoard, com o plantio de espécies típicas de manguezais que integram o ecossistema costeiro.
 
Para Johannes Roscheck, CEO e presidente da Audi do Brasil, “a Voz dos Oceanos é um projeto que dará visibilidade a uma situação que afeta não somente a vida marinha, mas a saúde do planeta, que é a presença de plásticos nos rios e oceanos, uma causa que a Audi já apoia em outras ações internacionais. É uma honra contribuir com esta iniciativa da família Schurmann, que além da expedição também contempla pilares de pesquisa científica, inovação e educação, valores presentes nas ações de sustentabilidade da Audi para melhoria da qualidade de vida das pessoas e do planeta”.
 
Voz dos Oceanos
Contando com o apoio mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Voz dos Oceanos é calcada em quatro pilares. O primeiro é o científico: o veleiro levará equipamentos de pesquisa científica e até mesmo pesquisadores em certos momentos da expedição para investigar a situação dos mares. O segundo é o educacional, que por meio de parcerias levará formação sobre o tema para diversos estudantes. O terceiro é o pilar de inovação, que contempla o fomento de empreendedores e startups que tenham como proposta encontrar soluções para diminuição ou eliminação do plástico no âmbito e escala industrial. E por último há o pilar da comunicação, pois a própria expedição em si dará visibilidade para esta questão.
 
Segundo Vilfredo Schurmann, o Capitão do veleiro Kat e um dos líderes da Voz dos Oceanos, “há 37 anos, os oceanos têm sido nosso lar, local de lazer e trabalho. Queremos retribuir todos os momentos incríveis que temos vivenciado até aqui, deixando um legado de mobilização para recuperação de nossos mares”. E acrescenta: “esse é um movimento que vai além da nossa família. É uma missão assumida por outros tripulantes e parceiros. Nessa grande onda, recebemos também o apoio da Audi do Brasil, que embarca na nossa expedição, navegando conosco em uma causa tão importante para o planeta e para todos nós”.
 
A bordo do veleiro Kat, que reúne a mais alta tecnologia de comunicação, captação de imagens e soluções de sustentabilidade em navegação, a expedição partiu de Balneário Camboriú em 29 de agosto e, depois de percorrer a costa brasileira, passará por Estados Unidos, América Central, México, cruzará o Canal do Panamá e navegará pelo Pacífico Sul até chegar na Nova Zelândia. Serão ao todo 60 paradas ao redor das Américas e Oceania durante os dois anos de expedição.

 

Família Schurmann
A Família Schurmann é internacionalmente reconhecida por diversos projetos de sustentabilidade e também por ser a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro, entre 1984 e 1994. Já realizaram três expedições ao redor do mundo e, atualmente, são embaixadores da campanha Mares Limpos, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
 
Por várias décadas a Família Schurmann compartilha conhecimento com o público por meio de reportagens, documentários para o cinema, programas e séries para as TVs aberta e por assinatura e conteúdos digitais. Lançaram ainda 6 livros, sendo quatro deles campeões de vendas no País e um dos filmes produzidos já foi escolhido como representante do Brasil na disputa pela indicação ao Oscar.
 


Veículos utilizados na expedição
As equipes de apoio em terra e os participantes da expedição utilizarão três modelos durante todo o início, de Balneário Camboriú até Paraty: os SUVs Audi Q5, Audi Q5 Sportback e Audi Q7. Lançado em junho de 2021, o Audi Q5 está disponível nas carrocerias SUV e a inédita Sportback. Além da icônica tração quattro com tecnologia ultra, os veículos possuem controle de cruzeiro adaptativo, faróis dianteiros Full LED Matrix, lanternas traseiras OLED com três tipos de assinaturas exclusivas, carregador de celular por indução, display com tela sensível ao toque e tecnologia de assistência elétrica de 12v.
 
Já o Audi Q7, lançado em setembro de 2020, é o maior modelo da marca e o único com capacidade para sete ocupantes. O modelo é altamente eficiente graças à nova tecnologia de assistência elétrica, composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia em um sistema elétrico primário de 48 volts. Com esta inovação, o veículo pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o alternador de correia reinicia o propulsor de forma rápida e confortável. Há ainda o sistema start-stop, que desativa o motor a partir de 22 km/h e tem como principal objetivo a redução na emissão de CO2.

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