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terça-feira, 31 de agosto de 2021

Agora, os produtores rurais gaúchos poderão comprar automóveis e pagar em grãos -Veículos das marcas Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën podem ser adquiridos por produtores rurais mediante pagamento fixo e liquidado em soja, milho, trigo e arroz -A tradicional Agrofel Grãos e Insumos será a operadora do programa no Rio Grande do Sul -Vendas começam na Expointer 2021 -Operação é uma iniciativa da Stellantis, maior fabricante brasileira de veículos, que já opera a modalidade de barter trade no Centro-Oeste do Brasil em parceria com a Bunge, uma das maiores empresas globais do agronegócio - A operação facilita o acesso de empresários do agronegócio à renovação de frotas e aquisição de veículos com segurança e previsibilidade

 


A Stellantis e a Agrofel Grãos e Insumos estabeleceram uma parceria que traz ao Rio Grande do Sul uma nova modalidade de venda de veículos ao setor do agronegócio por meio de operações barter trade - do inglês, troca ou permuta. A nova forma de negócios contempla produtores rurais que poderão adquirir modelos da Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën mediante o pagamento fixo e liquidado em soja, milho, trigo e arroz, commodities cotadas internacionalmente.

A Stellantis vem testando com sucesso esta modalidade de negócios junto a produtores do Centro-Oeste brasileiro em parceria com a Bunge, envolvendo três marcas de veículos – Fiat, Jeep e Ram. Agora, também com o apoio da Bunge e a parceria com a Agrofel, o barter trade está disponível também no Rio Grande do Sul. Além disto, foram incluídas no portfólio mais duas marcas – Peugeot e Citroën.

“A modalidade da operação barter trade é uma maneira ágil para fomentar negócios com produtores rurais, uma vez que utiliza uma modalidade de pagamento com a qual eles já estão familiarizados. É um modelo de negócio que oferece segurança e previsibilidade aos produtores e acreditamos que essa parceria inovadora com a Agrofel permitirá aos produtores rurais a renovação de frotas e aquisição de veículos de maneira facilitada”, afirma Fabio Meira, diretor de Vendas Diretas da Stellantis.

As operações barter trade se baseiam na troca de mercadorias, mas são mais complexas do que a prática de escambo, historicamente conhecida. A transação ocorre envolvendo a definição do valor do bem a ser adquirido, cotação básica da commoditie agrícola a ser usada como pagamento, seguro, aquisição do bem e, ao fim, liquidação financeira. 

As vendas na modalidade barter trade começarão durante a Expointer 2021. A Stellantis terá estandes de suas marcas de veículos no recinto da feira, atendendo os produtores rurais interessados em conjunto com representantes da Agrofel.


Agrofel: segurança e tradição

Presente em todo o Estado do Rio Grande do Sul, a Agrofel Grãos e Insumos, conta atualmente com mais de 40 unidades graneleiras e de vendas de insumos distribuídas por todo o Estado. “Estamos no mercado desde 1977. Ano que vem completamos 45 anos ao lado do produtor, oferecendo as melhores soluções para o campo”, afirma Roni Ferrarin, diretor comercial e de marketing da Agrofel Grãos e Insumos. “Poder oferecer essa modalidade de barter trade aos produtores no Rio Grande do Sul é um ganho excepcional para a companhia. É unir a liquidez da produção, com a tradição e segurança da Agrofel. Estamos muito honrados em sermos os parceiros nesse projeto tão único no mercado brasileiro”, comemora Ferrarin.

A Agrofel aporta na parceria toda a sua capilaridade e expertise, apostando nesta nova oportunidade de negócios. Em seu amplo portfólio, a Agrofel opera com sementes, fertilizantes, nutrição vegetal, defensivos agrícolas e oferece em suas unidades físicas espalhadas pelo Estado os serviços de recebimento, compra, venda, troca e armazenagem de grãos. “O agricultor tem segurança ao operar com a Agrofel. Ele sabe que pode armazenar sua produção e ainda escolher qual o melhor momento para comercializar, contando com nossa ampla capacidade estática. Atendemos mais de quinze mil clientes no Rio Grande do Sul e o barter trade vem para agregar valor ao produtor rural na comercialização de veículos de uso comercial e pessoal. Isto é uma grande conquista”, acrescenta Ferrarin.

Bunge amplia portfólio

Líder mundial no processamento de sementes oleaginosas e na produção e fornecimento de óleos e gorduras vegetais especiais, a Bunge é parceira na operação. "A partir deste projeto com a Stellantis, ampliamos nosso portfólio de barter para oferecer cada vez mais facilidade e praticidade aos produtores e apoiá-los no dia a dia de seus negócios”, afirma Roberto Marcon, diretor de Originação da Bunge. “Estamos animados em fazer com que a opção do barter com veículo esteja disponível a cada vez mais produtores e que a Agrofel, da qual somos parceiros de longa data e sócios, seja o elo para possibilitar essa modalidade, em conjunto com a Stellantis, no Rio Grande do Sul", destaca.

Uma gama completa de modelos

A modalidade de barter trade no Rio Grande do Sul envolverá ampla gama de modelos, abrangendo veículos de trabalho e de passeio.

A Fiat denominou seu programa de Agro Fácil Fiat e oferecerá a picape Toro e o furgão Fiorino. 

A Jeep disponibilizará seus modelos Renegade e Compass, produzidos no Brasil, e Wrangler e Grand Cherokee, que são importados, denominando seu programa de Barter é Jeep.

A marca Ram, através do programa barter Ram, oferecerá as picapes 1500 e 2500.

Já as marcas Peugeot e Citröen irão oferecer todos os veículos da gama.

Um setor muito dinâmico da economia brasileira

O agronegócio brasileiro é um setor muito dinâmico da economia, fortemente atuante nas exportações e na geração de divisas, além de grande incorporador de novas tecnologias. O setor corresponde a mais de 21% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e também se destaca nas exportações e na geração de superávit na balança comercial. Apresenta crescimento constante ao longo das últimas décadas e consegue manter-se estável mesmo em períodos de crise.

“O agronegócio é um parceiro estratégico com o qual queremos manter um relacionamento estável e duradouro. Por isto, estamos adotando o mesmo mecanismo de pagamentos com o qual o setor já está acostumado”, acrescenta Fabio Meira.

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