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quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido no Brasil pela nona vez




Em 2021, o Volvo FH 540 foi novamente o caminhão mais vendido entre todas as categorias comercializadas no país. O modelo ficou mais uma vez à frente de todos os demais, com o emplacamento de 8.935 unidades de janeiro a dezembro do ano passado, de acordo com estatísticas divulgadas hoje pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), entidade que reúne as concessionárias de todas as marcas no país.

Com este resultado, chega a nove o número de vezes em que o FH lidera o levantamento entre os caminhões pesados, nos últimos 13 anos. “Mais do que isso, de 2019 para cá o FH 540 lidera o ranking geral de caminhões no país, à frente até mesmo de modelos leves. É um feito inigualável no Brasil”, comemora Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.

“O FH se transformou em um objeto de desejo do transportador brasileiro. Com o preço do diesel elevado e um cenário competitivo de fretes, os atributos do caminhão se destacam: baixo consumo de combustível, menor custo de manutenção, grande robustez e disponibilidade, além do alto grau de tecnologia embarcada e conectividade. O modelo é definitivamente a melhor escolha em transporte comercial”, declara Cavalcanti. O executivo lembra também que a Volvo se preparou no início do ano passado com a contratação de 400 novos funcionários para aumentar a produção, o que garantiu a alta participação do Volvo FH no mercado.

Nova geração

Desde outubro, os Volvo FH entregues já são da nova geração, lançada no Brasil pouco tempo depois de apresentada na Europa. Eles trazem de série um inédito pacote de dispositivos de segurança, novo painel com avançada plataforma digital e avanços na aerodinâmica e na conectividade, que garantem um consumo de combustível até 5% menor do que a geração anterior. “A engenharia da Volvo está continuamente atualizando as tecnologias e aprimorando soluções no FH para proporcionar cada vez mais produtividade e segurança na operação de transporte”, destaca Cavalcanti.

Campeão de Revenda

Outra grande conquista do Volvo FH 540 em 2021 foi registrado no mercado de seminovos. Com base em dados da tabela FIPE, o modelo foi reconhecido como “Campeão de Revenda 2021”, na categoria de caminhões pesados acima de 500cv, em certificação concedida pela revista Frota&Cia, tradicional publicação do setor de transportes no Brasil. Foi a sexta vez que o FH conquistou o primeiro lugar em pesquisas deste tipo.

Vídeo – Volvo FH 540, líder em vendas no Brasil

https://youtu.be/7bMxO23G73k

VW caminhões e ônibus Delivery Express+ está mais potente e econômico

 


A Volkswagen Caminhões e Ônibus inaugura no Delivery Express+ seu portfólio de veículos dentro da norma de emissões Proconve P-8, que entra em vigor para a categoria no país este mês. As vantagens da nova geração do Delivery Express+, no entanto, vão além do enfoque ambiental: o veículo ganhou mais potência e uma calibração exclusiva em seu motor. Suas evoluções e melhorias técnicas podem resultar numa economia de até 5% em combustível. Ao mesmo tempo, mantém todo o pacote de segurança e robustez que incorporou ao longo de 2021.

“Estamos muito otimistas com as novidades do modelo para atrair cada vez quem tem investido em sua frota própria com o crescimento do e-commerce em todo o país. Temos a opção ideal para esse cliente: econômico, com capacidade de carga de caminhão e que pode ser dirigido com a mesma habilitação de um carro de passeio”, avalia Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O novo motor de três litros tem uma calibração exclusiva, desenvolvida com todo o know-how da Engenharia da montadora, para entregar mais potência com emissões menores. Fabricado pela FPT, oferece 156 cv e torque máximo de 360 Nm, disponível em rotações mais baixas, para alcançar economia e agilidade, com arrancadas e acelerações melhores e mais seguras, mesmo em subidas.

Isso tudo com menos emissão de NOx e material particulado. O consumo de diesel pode chegar a uma redução de até 5%, de acordo com a condução, enquanto carrega mais carga que seus principais concorrentes. O Express+ agora passa a contar com tecnologia SCR, cujo tanque de Arla 32 vem integrado ao de combustível.



Durabilidade à toda prova

Para alcançar esses resultados, a montadora investiu num amplo programa de desenvolvimento. Foram rodados mais de um milhão de quilômetros em testes de durabilidade, com cerca de 15 protótipos, num verdadeiro laboratório de novas tecnologias. A montadora chegou até mesmo a criar uma nova equipe de softwares para entregar diversas melhorias ao cliente.

O Delivery Express+ traz de série um sistema de controle de estabilidade (ESC, da sigla em inglês), alinhado ao que se encontra em automóveis. A tecnologia evita derrapagens e diminui riscos de perda do controle da direção. Em piso molhado é que ainda mais se percebe a diferença que esse sistema proporciona. A inteligência embarcada do veículo faz com que esse sistema trabalhe o tempo todo em conjunto com outras soluções, como os freios ABS e o controle de tração (ATC, da sigla em inglês).

Sensores eletrônicos monitoram constantemente a trajetória do veículo e indicam qualquer potencial redução na aderência dos pneus ao solo para ativar automaticamente os freios de roda e ajustar o torque do motor até que se recupere o atrito e o controle do movimento. Outra vantagem do modelo é o auxílio de partida em rampa mesmo com transmissão manual, acionado de maneira automática. Essa tecnologia mantém o veículo parado por até quatro segundos após a liberação do freio em ladeiras com inclinação superior a 5%, facilitando inclusive arrancadas nas subidas ou a ré em declives, pois evita rolagem em sentido contrário de marcha.


Atributos de uma das famílias favoritas do mercado

Ao mesmo tempo em que estreia essas configurações, o Delivery Express+ mantém todas as vantagens que já o consagram como um dos mais desejados de sua categoria. Tem robustez e capacidade de carga de caminhão com padrão de conforto de automóvel. Pode ser dirigido apenas com carteira de habilitação B, a mesma para carros de passeio, e por seu rodado simples na traseira, paga pedágio de automóvel.

O Express+ pode circular mesmo em áreas de restrição para veículos maiores (por ser classificado como comercial leve e sujeito apenas a rodízios municipais), e sua manobrabilidade é diferenciada: tem excelente raio de giro, o que facilita o dia a dia na direção. Também ganha como menor ruído interno e por ter a cabine com maior comodidade e ergonomia do segmento, além de design moderno e atual.

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon


Nº 1.182 — 6/1/22

 



EM FEIRA DE TECNOLOGIA

ELÉTRICOS DESTACAM-SE

 


A exposição é sobre tecnologia na forma mais ampla, em Las Vegas, Nevada (EUA). Alguns fabricantes de veículos estão presentes, embora respondam por uma parcela ínfima dos 2.200 expositores. Trata-se do CES (sigla original em inglês de Salão de Eletrônica para Consumidores) que se realiza de 5 a 8 de janeiro. Este ano, entre os destaques, estão Chevrolet e Mercedes-Benz.

A primeira apresenta a picape grande Silverado EV, um novo produto 100% elétrico, que só estará à venda em meados de 2023 como modelo 2024. Sua arquitetura chamada Ultium é a mesma da submarca Hummer, relançada em 2021 como protótipo de picape de cabine dupla com nada menos de 1.000 cv de potência e três motores elétricos.

Versões mais baratas, de um e dois motores, também estarão na Silverado EV. Manterá a tração 4x4 e um interessante sistema de direção nas quatro rodas que diminui o diâmetro de giro de forma notável. O novo modelo é a resposta às picapes elétricas Ford F150 Lightning, Tesla Cybertruck e Rivian R1T.

0 carro-conceito Vision EQXX antecipa o que a Mercedes-Benz espera de um futuro sedã elétrico para viagens longas com 2,8 m de entre-eixos (equivalente ao Classe C) e conforto a bordo. A tela multimídia mede nada menos de 1,21 m de largura. O alcance anunciado é de até 1.000 km com uma única carga na bateria, mas a fabricante não informou que velocidade média o motorista precisa manter. Simulações digitais indicam um consumo de energia surpreendentemente baixo de menos de 10 km/kWh.

Tração e motor traseiros, potência de 150 kW (204 cv) e torque não revelado. A nova bateria de 900 V e 100 kWh do EQXX é compacta e pesa apenas 495 kg. O próprio carro (1.750 kg) usa materiais leves e sustentáveis.

Autocontrole de velocidade na Europa

A legislação de segurança ativa na União Europeia (EU) será a mais rigorosa do mundo. A partir de julho próximo, começarão novas exigências de forma escalonada, até 2024, quando nenhum veículo poderá ser vendido sem itens como Frenagem Automática de Emergência, Assistente de Permanência na Faixa de Rolagem e Reconhecimento de Estado de Sonolência e Distração. Estes itens já são oferecidos de série ou opcionalmente até em modelos compactos europeus. No entanto, haverá uma novidade que interfere na forma do motorista dirigir e se chama ISA, sigla em inglês para Assistência Inteligente de Velocidade.

Existe mais de um sistema ISA, porém o ponto de partida é a câmera interna que lê as placas de velocidade máxima na via e acende um alerta no quadro de instrumentos. A proposta inicial era de cortar momentaneamente a potência do motor até a velocidade se adequar à permitida. Se o motorista exercesse uma leve pressão no acelerador, a potência se restabeleceria imediatamente. Alguns teóricos acham que isso poderia diminuir as mortes nas estradas em até 20%, sem evidências respaldadas em fatos ou testes, além do simples voluntarismo. Faz parte da mentalidade anticarro já bastante conhecida.

Contudo, a ISA não será implantada desta forma na Europa. Prevaleceu o bom senso e o que se tornará obrigatório é um sinal sonoro com a duração de no máximo cinco segundos, se o carro ultrapassar a velocidade permitida. Mas, por lei, o motorista poderá desligar o sistema. Diferente, portanto, do aviso de cintos de segurança que continua a soar até motorista e ocupantes os afivelarem.

A regulamentação europeia obriga que as fabricantes de veículos registrem dados anônimos sobre como a ISA está sendo usada ​​e se os motoristas preferiram desligá-la. Em 2026, deve ser possível ver, com base em dados do mundo real, se este sistema é mesmo eficaz.

 

ALTA RODA

 

RESOLVIDO o imbróglio sobre carros inacabados no final de 2021 por falta de componentes, basicamente semicondutores, além de atrasos logísticos. Eles não poderiam ser vendidos, se fabricados a partir de 1º de janeiro último, em razão dos prazos do programa de emissões Proconve PL7. Acabou, entretanto, prevalecendo um acordo sensato entre Ibama e Anfavea. Aquelas unidades poderão ser completadas até 31 de março e comercializadas até 30 de junho de 2022.

PROCONVE PL7 vai além de limitar, já em 2022, teores de gases de escapamento por meio de catalisador com carga maior de platina, paládio e ródio. Desde 1997 as emissões evaporativas com o carro parado são controladas e, a partir de 2023, também o que evapora quando o veículo é abastecido. Obriga a modificações no tanque de combustível, no tubo onde se encaixam os bicos das bombas dos postos e no cânister (filtro de carvão ativado). PL7 evaporativo será implantado em etapas: 20% das vendas em 2023, 60% em 2024 e 100% em 2025.

REFLETINDO as dificuldades de produção de veículos novos em 2021, o mercado de carros seminovos e usados teve um ano considerado muito bom, segundo a Fenauto, federação de lojistas multimarcas de todo o País. No total foram comercializados 15,1 milhões de unidades, entre veículos leves e pesados: 17,8% a mais que em 2020 e volume 3,5% superior a 2019, ano de pré-pandemia de Covid.

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quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Audi A3 terá nova versão S line nas carrocerias Sedan e Sportback · Novo Audi A3 S line é equipado com o premiado motor 2.0 TFSI e câmbio S tronic de sete velocidades · Primeiras unidades da nova versão desembarcam nas concessionárias nos próximos dias a partir de R$ 249.990 na modalidade venda direta · Além das versões S line e Performance Black, as últimas unidades do lote limitado 1.4 S line limited ainda estão disponíveis nas concessionárias






São Paulo, 5 de janeiro de 2022
– A Audi do Brasil anuncia uma nova versão para o recém-lançado Audi A3: tanto a carroceria Sedan como a Sportback terão agora a S line, equipada com o premiado motor 2.0 TFSI e câmbio S tronic de sete velocidades. As primeiras unidades desta versão começam a chegar nas concessionárias nos próximos dias e serão comercializadas a partir de R$ 249.990 na modalidade venda direta.

Para Daniel Rojas, responsável pela área de vendas na Audi do Brasil, “o novo A3 foi muito bem recebido pelos consumidores desde seu lançamento no fim do ano passado. É um veículo que chega em uma geração completamente nova e que traz os conceitos mais recentes de design da marca. A versão S line chega para complementar o portfólio e oferecer mais uma opção para os nossos clientes”.

Os novos Audi A3 Sedan e Audi A3 Sportback foram lançados oficialmente no último trimestre do ano passado em duas versões: a topo de gama Performance Black e um lote limitado da versão 1.4 S line limited – as últimas unidades estão disponíveis nas lojas da marca. Com a chegada da nova versão S line, o Audi A3 seguirá sua trajetória de sucesso no mercado brasileiro.

Motor e suspensão refinados

A nova geração do A3 Sedan e A3 Sportback na versão S line conta com o premiado motor 2.0 TFSI a gasolina, que entrega potência de 190 cavalos e torque de 320 Nm, e a transmissão S tronic de dupla embreagem de 7 velocidades – é o mesmo conjunto que equipa a versão topo da gama Performance Black.

O sistema de suspensão traseira é independente e combina agradável conforto de condução com boa dinâmica. Cada amortecedor se adapta permanentemente às condições da estrada e ao modo de direção, criando uma ampla distribuição entre um movimento de rolamento altamente confortável e um manuseio ágil.

O Audi drive select também é de série em todas as versões e permite que o motorista experimente diferentes modos de direção: comfort, dynamic, efficiency, auto e individual. Isso também traz mudanças nas características da resposta do acelerador, câmbio e da direção progressiva, por exemplo, que varia sua relação dependendo do ângulo de direção.



Design exterior e dimensões

As novas gerações dos A3 Sedan e A3 Sportback apresentam proporções dinâmicas e design esportivo, com uma ampla grade frontal Singleframe e grandes entradas de ar na parte frontal. Os faróis e as lanternas são Full LED e contam com indicador dinâmico de setas na traseira de série.

Com 4,34 metros de comprimento e 1,82 metros de largura, o A3 Sportback cresceu pouco mais de três centímetros nestas duas dimensões em comparação com seu antecessor. A altura de 1,43 metros e a distância entre eixos de 2,64 metros permaneceram inalteradas. Dependendo da inclinação do banco traseiro, o compartimento de bagagem comporta entre 380 e 1.200 litros – o piso ainda pode ser regulado em diferentes alturas.

A carroceria Sedan cresceu em todas as dimensões comparado com a geração anterior: os 4,50 metros significam que ele é 4 centímetros mais comprido – a distância entre eixos permanece inalterada. A largura aumentou 2 centímetros, para 1,82 metros, e a altura subiu 1 centímetro, para 1,43 metros. Isso resultou em um aumento de 2 centímetros na altura da cabeça na parte frontal, além de mais espaço para os cotovelos. Com 425 litros, a capacidade de bagagem é a mesma do modelo anterior.

Design interior

O design sofisticado e esportivo segue no interior com elementos inspirados no Lamborghini Urus, como as saídas de ar do painel e a nova alavanca de seleção de marcha – seu acionamento agora é eletrônico e utiliza o conceito shift-by-wire, sem o botão de trava mecânica que antes precisava ser acionado para realizar a troca. A versão também possui acabamento do console central em alumínio texturizado.

O cockpit tem foco total no motorista e está equipado de série com um display sensível ao toque de 10,1 polegadas. O Audi Virtual Cockpit de 12,3” de série complementa as informações para o motorista e permite três visualizações diferentes, incluindo gráficos com visual esportivo. Os novos Audi A3 Sedan e Audi A3 Sportback se conectam ao smartphone do usuário através do Apple CarPlay ou Android Auto.



Equipamentos e preços no Brasil

Produzidos na fábrica de Ingolstadt, Alemanha, onde fica a sede da Audi, os novos A3 Sedan e A3 Sportback na versão S line chegarão nas concessionárias nos próximos dias e estarão disponíveis para pronta entrega. Além dos itens de série já citados, a versão terá uma vasta lista de equipamentos: keyless, volante em couro com shift-paddles e base aplanada, kit exterior S line, rodas de 18” Audi Sport exclusivas, faróis Full LED, seis airbags, park assist, sistema de direção dinâmica progressiva, ar-condicionado de duas zonas e porta-malas com abertura automática hands-free. A versão ainda conta com o sistema de som Audi com dez alto falantes e pacote de luzes internas customizáveis.

Os opcionais da nova versão 2.0 S line são pintura metálica, sistema de som premium Bang&Olufsen 3D e os revolucionários faróis Full LED Matrix, que agregam beleza e exclusividade ao A3 com assinaturas personalizadas ao entrar e sair do veículo. O modelo também oferece opção de inclusão do pacote de luzes ambiente customizáveis e o kit S line para o interior que contempla bancos esportivos com inscrição S line e costuras contrastantes, acabamento em couro nas portas e console central, volante em couro perfurado e com logo S line e pedaleiras em alumínio.

Dentre as cores exteriores disponíveis estão as sólidas Branco Ibis e Azul Turbo, as metálicas Azul Navarra, Amarelo Píton, Branco Geleira, Preto Mito e Vermelho Tango e a perolizada Cinza Daytona. No interior é possível escolher entre preto, cinza e bege.

Os modelos estão disponíveis em todas as Audi Center espalhadas no país e serão comercializados na modalidade venda direta. Os preços partem de R$ 249.990,00 para as versões 2.0 S line nas carrocerias Sedan e Sportback.


FITCuba 2022 retorna a Varadero em sua 40ª edição

 

     Hotel Bella Vista Varadero Foto: Cortesia Iberostar

Cuba acolherá, de 3 a 7 de maio do próximo ano, o evento mais importante da indústria do turismo no país: o FITCuba 2022, que será realizado no resort Varadero.

A notícia foi anunciada por Juan Carlos García Granda, chefe do setor, durante a inauguração do III Intercâmbio Internacional de Turismo da Gaviota Destinos, indica o jornal Trabajadores.

O FITCuba 2022 será dedicado, em sua 40ª edição, ao mercado russo como convidado de honra e ao turismo de sol e praia, e sediará o Centro de Convenções Plaza Américas, reformado para receber esta nomeação.

As Grandes Antilhas fortaleceram os laços com instituições culturais para acentuar os atrativos de Cuba como destino cultural, da mesma forma, se fortaleceu o compromisso com o turismo responsável em todas as suas dimensões, que inclui o meio ambiente e a acessibilidade, segundo o jornal nacional.

García Granda disse que o país partilha a expectativa de um inverno de franco crescimento, sustentado por uma ampla operação aérea, pelo empenho e profissionalismo de todos os sócios dentro e fora de Cuba, bem como dos setores da economia e do Governo.

BYD bate recorde de vendas na China e ultrapassa 590.000 automóveis elétricos vendidos em 2021

 



Em seu relatório anual, a BYD divulgou a venda de 97.990 automóveis em dezembro de 2021, resultando no crescimento de mais de 77,9% em comparação ao mesmo período no ano passado. Entre todos seus modelos elétricos, híbridos e a combustão, as vendas anuais totalizaram 730.093 unidades, com 75,4% de crescimento em relação a 2020.

 

Em comparação com o ano anterior, a BYD cresceu suas vendas de automóveis elétricos em 231,6% somando 593.745 unidades, o que estabeleceu um novo recorde de vendas na China. As vendas mensais de veículos elétricos cresceram acentuadamente em 236,4% quando comparadas a 2020 e atingiram 92.823 unidades em dezembro.


No mês passado, as linhas BYD EV e DM venderam respectivamente 48.317 e 44.506 unidades com crescimento anual de 148,0% e 448,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior. O volume de vendas da BYD atingiu um recorde, graças a suas principais tecnologias, incluindo a Blade Battery, DM-i (sistema super híbrido da BYD), bem como a e-platform 3.0. As vendas anuais dos modelos EV e DM atingiram 320.810 e 272.935 com um crescimento anual de 144,9% e 467,6% nesta ordem, comparado ao ano passado.

 

A BYD vendeu 13.701 unidades do modelo BYD HAN, uma posição de liderança entre sedãs de marcas chinesas em dezembro. Em particular, 10.301 unidades do modelo BYD HAN EV foram vendidas. A série BYD TAN SUV vendeu 9.000 unidades em dezembro passado, com quase 100% de crescimento comparado ao ano anterior, o que mostrou seu excelente destaque com um total de 54.204 unidades vendidas em 2021.

 

A série Yuan vendeu 8.577 unidades em dezembro, totalizando 41.000 unidades em 2021, tornando-o líder no segmento de SUV 100% elétrico. O BYD Yuan Plus é o primeiro SUV construído sobre a e-platform 3.0, sua pré-venda já iniciou na China logo no início de 2022 e em breve, também será lançado ao mercado de Singapura.

 

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BYD Yuan Plus

 

 

No mês de dezembro, as vendas do BYD EA1 ultrapassaram 10.000 unidades. O modelo atendeu com precisão as exigências do mercado e se tornou o veículo mais popular do segmento.

 

Em 2021, a BYD atingiu um crescimento de vendas mensal em 10 meses consecutivos, em resposta às metas estratégicas da China para redução de emissões de dióxido de carbono antes de 2030 e alcançar a neutralidade de carbono, bem como fazer contribuições para a iniciativa "Cool the Earth by 1". A BYD, como líder da indústria de energia eficiente chinesa, aproveitará suas tecnologias únicas para oferecer mais veículos elétricos e outras soluções verdes em 2022.

Mecânica Online. Adeus a vários modelos



       Mecânica Online


       05/04/2022




Fim de linha: os veículos que não vão continuar em 2022



Feliz 2022! Sim, a coluna relativa ao fechamento do mês de dezembro de 2021 ficou para o início de 2022 e com isso, começamos de forma diferente. O motivo ficou por conta dos muitos veículos que não vão continuar em nosso mercado nesse novo ano. No primeiro momento você pode achar que isso é ruim, mas é preciso evoluir principalmente quando o assunto é poluição, ou seja, o nível de emissão dos motores.

Em função da Norma Proconve L7 que entra em vigor nesse mês de janeiro, muitos motores que não atendem os níveis de emissões e ruídos estão saindo de linha e levando junto alguns modelos.

A Chevrolet inicia 2022 tirando três modelos de linha. As saídas de Joy e Joy Plus, versões antigas de Onix e Prisma, respectivamente, já eram esperadas. Dessa forma, a primeira geração do Onix e a segunda do Prisma deixam oficialmente de ser vendidas no Brasil.

Além deles, a marca também deixou de oferecer a S10 com motor 2.5 flex. A decisão vem pouco mais de um mês após a Toyota encerrar as vendas de Hilux e SW4 movidas a gasolina e/ou etanol. Assim, todas as picapes médias do país contam exclusivamente com motorizações diesel.

A Fiat em 2021 passou por uma grande transformação. A marca encerrou as vendas do Grand Siena, do Uno e do Doblò, além das versões com motorização 1.8 E.torQ de Argo, Cronos e Toro. Até o Mobi perdeu sua versão de entrada Easy, que era a versão mais barata, vinha sem ar-condicionado.

O Uno Ciao é uma série especial limitada de 250 unidades em homenagem a um ícone da indústria automotiva brasileira. Fabricado de forma ininterrupta desde agosto de 1984 no Polo Automotivo de Betim (MG), o Fiat Uno acumula 4.379.356 milhões de unidades produzidas.

A Honda é outra marca que passa por uma grande transformação.

A produção nacional do Civic em Sumaré (SP) foi encerrada ao final de 2021, enquanto o esportivo Civic Si deixou de ser importado. A nova geração do Civic deve voltar a ser oferecida em breve, agora importada. O Civic Si talvez só em 2023.

Outro que teve a produção encerrada ao final de 2021 foi o Honda Fit. Apesar de uma nova geração na Europa e Japão, ficou caro produzir o modelo e a Honda adotou uma nova estratégia para os países emergentes. O novo City nas versões hatch e sedan é um modelo global e atual para atender os clientes da marca.

Montado em Catalão, Goiás, o Mitsubishi ASX foi outro que deixou o nosso mercado em 2021.

Não foi uma despedida total, pois o modelo ganhou uma renovação tão grande no visual que até de nome mudou, passando para Outlander Sport. Já o Pajero Full, clássico da marca por aqui, foi embora em definitivo.

Com uma série especial de 100 unidades o Sandero RS já não é mais fabricado em São José dos Pinhais (PR).

Para esse ano que se inicia, nem tudo é fim. A Audi voltará a produzir por aqui e teremos o A3 nacional, BMW X4 e X3 serão reestilizados com fabricação brasileira, a estreia da marca de luxo da CAOA – Exeed, que vai trazer o VX, um SUV de 7 lugares maior que o Tiggo 7 PRO, tem também o Cruze Sport6 RS, a renovada Silverado V6 turbo diesel e V8 gasolina, o novo C3, Argo e Cronos com transmissão automática CVT, Fiat Fastback, a picape Ford Maverick e a F-150, modelo que esbanja sucesso no mercado norte-americano, a Honda terá o City Hatch já em março nas lojas e a nova geração do HR-V, que por enquanto não terá a versão híbrida, ainda esse ano, e até mesmo o Jeep Renegade, passa por evolução no início do ano estreando a motorização 1.3 turbo flex e perdendo as opções com motorização diesel.

E tem mais! A picape Peugeot Landtrek chega importada do Uruguai com câmbio automático e motor 1.9 turbo diesel, enquanto o 2008 elétrico virá da França. A mesma motorização 1.0 turbo flex da Stellantis vai ser lançada no 208 turbo com câmbio CVT. A Renault apresenta no primeiro semestre a primeira reestilização do Kwid, assim como acontece com a Toyota, que vai renovar o Yaris nas versões hatch e sedã.

Para quem achou que na coluna de hoje só teríamos notícias ruins, a verdade é que a engenharia e indústria brasileira continuam em evolução constante e adequando seus modelos, motores e tecnologias conforme as legislações. Os carros que não atendem ao Proconve L7 só poderão ser vendidos até março de 2022.

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Tarcisio Dias - Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Entre os três (TOP 3) +Admirados Influenciadores Digitais da Imprensa Automotiva.

Entre os cinco (TOP 5) dos +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva.

Premiado (TOP 3) na categoria Automotivo e Motociclismo da 7ª edição do Prêmio Especialistas.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/

Em campanha emocionante, Fiat Uno se despede do Brasil contando sua própria história




Após 37 anos de produção no Brasil, a Fiat anuncia a despedida do Uno com uma campanha cheia de paixão e de histórias para contar. Com o conceito “A paixão é interminável”, a Leo Burnett Tailor Made desenvolveu um projeto de despedida que traz o próprio carro contando sua história em tom emotivo e no formato “Draw my life”, linguagem que é sucesso no Youtube. 

O filme já está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8z_FIbwqbeo

“O Uno é um ícone, que marcou a vida de muita gente. Ele foi o primeiro carro de muitos, esteve presente em importantes momentos e se tornou uma lenda, não só para a história da Fiat, mas para milhões de brasileiros também. Então, preparamos uma despedida que diz um pouco do legado que ele representa”, explica Malu Antonio, gerente de Storytelling e Content da Stellantis para a América do Sul.

A campanha ainda conta com outras iniciativas, com uma parceria com o BuzzFeed, memes e muita interação com os fãs. Além disso, a Fiat proporcionou uma despedida à altura do ícone, ao lançar uma edição especial limitada de 250 unidades batizada de Uno Ciao.

Filme

Com uma campanha 100% digital, o filme traz o Uno se despedindo do público brasileiro, que o fez ser o carro mais vendido da marca na América Latina. No estilo “Draw my life”, o vídeo traz uma edição acelerada juntamente com ilustrações seguidas da narração do Uno.

Explorando um formato nativo do YouTube, o modelo conta sua história cheia de emoção e relembra lindos momentos que viveu e proporcionou aos seus consumidores, como viagens, passeios em família aos domingos até as longas rotinas de trabalho.

Outras iniciativas

O público será convidado a interagir de diversas formas ao longo da despedida. O projeto conta com uma série de memes que convocam os internautas a compartilharem as suas histórias com o carro que marcou gerações.

Para os fãs da marca, a Fiat ainda preparou uma parceria com o Buzzfeed por meio de um questionário que vai apontar “Qual Uno você é?”. Para descobrir, acesse: https://buzzfeed.com.br/quiz/qual-fiat-uno-e-voce

“Desde seu lançamento no Brasil, em 1984, o Uno nunca foi apenas um carro: foi um verdadeiro ícone pop que caiu no gosto do brasileiro. Foi o carro das famílias, o primeiro carro de muita gente e, claro, foi também o famoso “carro da firma”. No decorrer dos anos, a Fiat inovou, levando tecnologias avançadas para a categoria de carros populares. Resumindo, foi um carro apaixonante. Por isso, merece uma despedida cheia de paixão. Desenvolvemos uma campanha digital trazendo a história do Fiat Uno em um formato nativo do YouTube, além de vários conteúdos interativos que vão relembrar os memes famosos com o carro, as histórias do Uno com as pessoas e a sua trajetória de quase 40 anos pelas ruas do país. É o nosso “Ciao, Bambino” que divulga também a versão de despedida desse carro antológico: o novo Fiat Uno Ciao”, conta Bruno Godinho, Diretor de Criação da Leo Burnett TM.


terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Mercedes-Benz VISION EQXX tem autonomia elétrica para rodar os 1.054 km de Paris a Berlin com uma única carga de energia

 

 


A Mercedes-Benz acaba de apresentar virtualmente sua resposta para a frequente pergunta sobre autonomia e eficiência para os modelos elétricos: o carro-conceito VISION EQXX. Conceitualmente uma autonomia excepcional tornará os carros elétricos adequados para todas as situações e a máxima eficiência criará um círculo virtuoso de tamanho da bateria e redução de peso, permitindo ir mais longe com menos. O VISION EQXX é o resultado de uma missão que a Mercedes-Benz se propôs de romper barreiras tecnológicas e de elevar a eficiência energética a novos patamares.

 

“O Mercedes-Benz VISION EQXX é como imaginamos o futuro dos carros elétricos. Há apenas um ano e meio, iniciamos este projeto que resultou no Mercedes-Benz mais eficiente já construído - com um consumo de energia excepcional de menos de 10 kWh por 100 quilômetros. Possui um alcance de mais de 1.000 quilômetros em uma única carga, usando uma bateria que caberia até em um modelo compacto. O VISION EQXX é um produto avançado em muitas dimensões. Ele destaca o rumo de toda a nossa empresa: vamos construir os automóveis elétricos mais desejados do mundo” diz Ola Källenius, Presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e Mercedes-Benz AG.




VISION EQXX - projetado para a viagem na eletromobilidade

 

Há uma razão pela qual as viagens rodoviárias têm sido parte de nossa cultura por pelo menos 70 anos, contando histórias vividas nas estradas em livros, filmes e músicas. A “viagem” define liberdade, individualidade, o próprio espírito do automóvel e do mundo. Essa necessidade de explorar, descobrir e se deleitar com o mundo além do nosso horizonte faz parte do que é ser humano. É o espírito pioneiro que une a visão com a tenacidade para fazer acontecer. O Mercedes-Benz VISION EQXX é um modelo projetado para essa viagem. Atende às demandas progressivas de uma geração moderna de clientes que alia à emoção por meio da inovação.

 

O resultado é uma obra-prima de eficiência que, com base em simulações digitais em condições de tráfego da vida real, será capaz de exceder 1.000 km com uma única carga de bateria e um consumo de energia excepcional de menos de 10 kWh por 100 quilômetros. Em vez de simplesmente aumentar o tamanho da bateria, a equipe multifuncional internacional se concentrou em maximizar a eficiência de longa distância. Eles superaram todas as barreiras em eficiência do sistema de transmissão, densidade de energia, aerodinâmica e design. O VISION EQXX é uma forma empolgante, inspiradora, mas completamente realista de avançar para a tecnologia de veículos elétricos.




VAMOS AJUDAR AS VÍTIMAS DAS INUNDAÇÕES NA BAHIA


 

domingo, 2 de janeiro de 2022

Rodrigo Luppi/Maykel Justo abrem o Dakar, neste domingo, em 3º nos UTVs T4. Dupla brasileira completou a 1ª etapa da 44ª edição do maior rali do mundo entre os Top 3 mais rápidos dos UTVs. Nesta segunda-feira (3) começa a etapa Maratona que não permite apoio mecânico externo




Neste domingo foram 333 km de Especial, com largada e chegada em Ha`il
(Duda Bairros/Fotop)


Ha´il (Arábia Saudita), 2 de janeiro de 2022 – O Rally Dakar abriu a 44ª edição com uma etapa em laço, com largada e chegada em Ha’il. Neste domingo, os 408 veículos (das seis categorias) da competição percorreram um total de 514 km. Os brasileiros Rodrigo Luppi/Maykel Justo #41 (Luppi Rally Team) que largaram em 3º no grid nesta manhã, completaram a Especial (trecho cronometrado) de 333 km em 4h41m28s, a 4min02s dos vencedores do dia, em 3º nos UTVs T4. São 44 veículos na SSV e os brasileiros estão em 3º no acumulado.

“Andamos em um bom ritmo, tanto que até o abastecimento estávamos na 2ª posição, depois acabamos errando um waypoint, assim como vários outros competidores e ficamos perdidos por cerca de 15min, mas conseguimos manter a 3ª posição. Ficamos satisfeitos com o resultado da minha primeira Especial do Dakar”, explica Luppi, que faz sua estreia no maior rali do mundo.

O piloto de Vinhedo (SP) conta como foi o dia. “Especial dura, com areia pesada, tanto que o carro não desenvolvia e não passávamos de 110 km/h. Mas fomos bem. Amanhã é outro dia longo e entramos na Maratona. A intenção é fazermos uma boa prova e ficarmos bem posicionados na categoria”, completa Luppi que conta com a navegação do experiente Justo, que chega a seu 10º Dakar.


(@mchphotocz)


O Can-Am Maverick XRS, preparado pela South Racing, passou por alguns ajustes na suspensão ao final do dia e está pronto para etapa Maratona.

A 2ª etapa do Dakar terá um percurso de 585 km entre Ha’il e Artawiyah, sendo 339 km de Especial. Na segunda-feira será o início da etapa Maratona, na qual os veículos não podem receber apoio mecânico externo ao final do dia e também quando as dunas começam para valer. O rali terá 12 etapas, todas na Arábia Saudita, e um dia de descanso na capital Riad, no dia 8. O Dakar 2022 somará pontos para os Campeonatos Mundiais de Rally Cross Country (FIA e FIM). Mais informações www.dakar.com

A equipe Luppi Rally Team tem patrocínio da Nova Canabrava Bioenergia com apoio da South Racing. Para acompanhar a aventura dos brasileiros no Rally Dakar 2022: Instagram @luppi_rally_team.

(@mchphotocz)


Resultado Etapa 1 – 2 /jan
Top 5 (SSV) UTV T4
1) # 402 Aron Donzala/M. Marton (Polônia) – 4h37m26s
2) # 401 Austin Jones (EUA)/Gustavo Gugelmin (Brasil) - 4h39m24s
3) # 415 Rodrigo Luppi/Maykel Justo (Brasil) – 4h41m28s
4) # 403 Michal Gogzal/ S. Gospodarczk (Polônia) – 4h42m37s
5) # 416 Gerard Guell/D. Ortega – 5h06m52s

ROTEIRO DAKAR 2022 (Arábia Saudita)

Etapa 1 — Domingo, 2/janeiro - Ha’il > Ha’il
Especial: 333 km – Total do dia: 514 km

Etapa 2 — Segunda-feira, 3/janeiro - Ha’il > Al Artawiyah
Especial: 338 km – Total do dia: 568 km

Etapa 3 — Terça-feira, 4/janeiro - Al Artawiyah > Al Qaisumah
Especial: 368 km – Total do dia: 555 km

Etapa 4 — Quarta-feira, 5/janeiro - Al Qaisumah > Riad
Especial: 465 km – Total do dia: 707 km

Etapa 5 — Quinta-feira, 6/janeiro - Riad > Riad
Especial: 346 km – Total do dia: Deslocamento total: 560 km

Etapa 6 — Sexta-feira, 7/janeiro - Riad > Riad
Especial: 402 km – Total do dia: 618 km

DIA DE DESCANSO Sábado, 8/janeiro – Riad

Etapa 7 — Domingo, 9/janeiro Riad > Al Dawadimi
Especial: 402 km – Total do dia: 701 km

Etapa 8 — Segunda-feira, 10/janeiro - Al Dawadimi > Wadi Ad Dawasir
Especial: 395 km – Total do dia: 830 km

Etapa 9 — Terça-feira, 11/janeiro - Wadi Ad Dawasir > Wadi Ad Dawasir
Especial: 287 km – Total do dia: 491 km

Etapa 10 — Quarta-feira, 12/janeiro - Wadi Ad Dawasir > Bisha
Especial: 375 km- Total do dia: 759 km

Etapa 11 — Quinta-feira, 13/janeiro — Bisha > Bisha
Especial: 346 km – Total do dia 501 km

Etapa 12 — Sexta-feira, 14/janeiro - Bisha > Jeddah
Especial: 164 km – Total do dia: 680 km

TOTAL Especiais: 4.258 km
TOTAL Roteiro: 8.375 km

FENIVE lança alerta para que mortes no trânsito sejam tratadas como "epidemia" no Brasil Entidade esteve em Brasília para discutir a questão da segurança veicular e apresentar alternativas para reduzir as estatísticas de mortos e feridos no trânsito




A Federação Nacional da Inspeção Veicular (FENIVE) lançou em 2021 um desafio às autoridades públicas brasileiras: encarar as estatísticas de trânsito e assumir que essa é uma epidemia grave e constante no país que precisa ser tratada com seriedade e políticas públicas adequadas. Este mês, a diretoria da Federação esteve em Brasília onde participou de reuniões com diversos órgãos e autoridades que atuam no setor de trânsito e transportes para cobrar antigas demandas do segmento de inspeção veicular e resgatar assuntos que acabaram sendo deixados de lado por causa da pandemia de Covid-19.

O presidente da FENIVE, Everton Pedroso, relata que fez questão de ir pessoalmente à Brasília para resolver alguns assuntos que estavam pendentes na esfera federal. Segundo ele, uma das principais agendas foi marcada com a equipe da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) – antigo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), elevado recentemente à nova categoria.

Além de questões referentes ao cumprimento da legislação já existente, Pedroso explica que a entidade solicitou um posicionamento com relação a assuntos que estão sem encaminhamento há muito tempo e que, além de colocar em risco a vida das pessoas, também provoca confusão no segmento.

Um desses exemplos é o caso dos caminhões basculantes – as famosas “caçambas”. De acordo com a Resolução 859 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), esses modelos deveriam contar com um dispositivo de segurança para evitar o acionamento da caçamba enquanto o veículo estiver em movimento. Sem esse recurso, a parte móvel do veículo pode levantar acidentalmente a qualquer momento. “Apesar dessa medida estar em vigor, não existe fiscalização e preocupação dos órgãos de trânsitos ou qualquer tipo de punição para quem provocar um acidente por falta de regularização do dispositivo”, pontua o presidente.



GNV

A frota de veículos movidos a gás natural veicular (GNV) que se encontra em situação irregular foi outro assunto que ganhou espaço nas reuniões da diretoria da FENIVE nos órgãos federais.

O diretor executivo da FENIVE, Daniel Bassoli, conta que o assunto foi discutido tanto na Senatran, quanto em reuniões com parlamentares que integram a Frente de Defesa do Trânsito Seguro. O objetivo, segundo o diretor, foi chamar a atenção dos deputados para as pendências da Senatran e ainda entregar a minuta do projeto de lei sobre aumento das sanções para veículos GNV irregulares. “Existem muitas instalações clandestinas de GNV no Brasil e geralmente são esses casos que acabam fazendo vítimas. É uma situação fácil de se resolver, mas depende da ação política”, comenta o diretor executivo.

“O trânsito brasileiro já enfrenta inúmeros problemas, que começa com a imprudência de muitos motoristas e as condições precárias das vias. Os veículos não podem ser um fator a mais nesse cenário negativo, precisam ser um item de segurança para a população”, ressalta Bassoli.

O diretor cita ainda o exemplo dos veículos sinistrados. São casos em que os carros estão envolvidos em acidentes de “média ou grande montas” – quando ficam seriamente danificados ou inutilizados, mas acabam sendo recuperados de forma inadequada, mesmo nos casos em que deveriam sair de circulação, e revendidos posteriormente, inclusive pelo valor de mercado.

 

FALHAS MECÂNICAS

De acordo com dados oficiais da Polícia Rodoviária Federal, retirados do Datatrans, todos os anos os acidentes acusados por falhas mecânicas oscilam sempre entre 5 e 7%. A FENIVE acredita que este número é muito maior, devido à falta de estatísticas e investigação dos acidentes.

Em todo o mundo, cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem a cada ano em decorrência de acidentes no trânsito, segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) – braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas. A entidade aponta os veículos inseguros como um dos principais fatores de risco à vida, ao lado de outras questões graves como erros humanos, excesso de velocidade e condução sob influência de álcool. “Aí estão desde os carros com GNV irregular, sem condições de trafegar devido à falta de manutenção e inspeção veicular, até aqueles envolvidos em acidentes e que, por descuido das autoridades, ainda estão em circulação”, enfatiza Everton Pedroso.

De acordo com Bassoli, a intenção é destravar esses assuntos junto às autoridades para que, em 2022, seja possível abrir espaço para o debate de outras questões essenciais ao segmento. “Não podemos ficar eternamente discutindo os mesmos assuntos. Algumas questões não evoluem há anos, o que provoca um atraso para toda a sociedade. Denúncias devem ser apuradas, soluções informatizadas devem ser desenvolvidas e ações firmadas no Pnatrans devem finalmente sair do papel”, salienta Bassoli.

 

sábado, 1 de janeiro de 2022

Dupla brasileira, Rodrigo Luppi/Maykel Justo, larga em 3º no grid dos UTVs para 1ª etapa do Dakar. Após garantir o 3º melhor tempo nos UTVs T4, no Prólogo, brasileiros iniciam para valer o Dakar neste domingo. A 1ª etapa terá largada e chegada em Ha’il com 333 km e trechos cronometrados de um total de 514 km

 

Luppi/Justo durante o Prólogo em meio ao cenário inóspito da Arábia Saudita
(@mchphotocz)


Ha´il (Arábia Saudita), 1º de janeiro de 2022 – Os competidores do Dakar 2022 aqueceram os motores, neste sábado, durante a disputa do Prólogo, que definiu a ordem de largada para o rali. Foram apenas 19 km, já com dunas, pedras e trechos rápidos e os brasileiros Rodrigo Luppi/Maykel Justo # 415 (Luppi Rally Team) conquistaram a 3ª posição, a 18 segundos dos poloneses que venceram o Prólogo nos UTVs T4. Com o feito, a dupla já larga entre os ponteiros para a 1ª etapa do maior rali do mundo, que começa para valer neste domingo (2). Serão 12 etapas e o rali termina no próximo dia 14, em Jeddah. Vale destacar que a competição será disputada inteiramente na Arábia Saudita com a maior parte do roteiro de trechos inéditos.

Luppi, que estreia no Dakar nesta 44ª edição, aprovou o desempenho do Can-Am Maverick XRS, após as alterações. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado do nosso 3º lugar. Apesar de curto, serviu para mostrar que nosso equipamento está bem preparado. Tivemos trechos com pedras, algumas pegadinhas e areia e foi legal", explica o piloto de Vinhedo (SP).

Prólogo de 19 km teve muitas pedras, dunas e trechos rápidos
(@mchphotocz)


O único imprevisto foi que os dois tablets da planilha eletrônica travaram e Justo não conseguiu navegar até o KM 5,5 do Prólogo. Mas o otimismo neste início de rali é grande e o experiente navegador está pronto para mais um rali. “Amanhã (2) começa mais um Dakar e será minha 10ª participação. Serão mais de 8 mil km e aproximadamente 4.200 de trechos cronometrados. Contamos com a torcida de todos”, diz o navegador de Taubaté (SP).

“Será um dia longo com variações de terrenos e esperamos fazer um dia sem quebras e começar o Dakar com foco no nosso objetivo que é o de completar o roteiro e manter um bom ritmo de prova e lutar para terminar entre os cinco primeiros dos UTVs”, destaca Luppi que começou o projeto Dakar no ano passado com participações em provas internacionais estratégias para a preparação e conquistou resultados expressivos. A dupla paulista foi Campeã do South American Rally Race na geral, Vice-Campeã do Rally de Marrocos e Top8 do Abu Dhabi Desert Challenge em 2020.

Brasileiros conquistaram a terceira posição no Prólogo
(Duda Bairros/Fotop)


A 1ª etapa terá largada e chegada em Ha’il com uma Especial (trechos cronometrados) de 333 km de um total do dia de 514 km. O Dakar 2022 somará pontos para os Campeonatos Mundiais de Rally Cross Country (FIA e FIM). Mais informações www.dakar.com

A equipe Luppi Rally Team tem patrocínio da Nova Canabrava Bioenergia com apoio da South Racing. Para acompanhar a aventura dos brasileiros no Rally Dakar 2022: Instagram @luppi_rally_team


Resultado Prólogo – 1º /jan
Top 5 (SSV) UTV T4
1) #410 Marek Gogzal/ L. Laskawiec (Polônia) 13m22s
2) # 403 Michal Gogzal/ S. Gospodarczk (Polônia) + 14s
3) # 415 Rodrigo Luppi/Maykel Justo (Brasil) + 18s
4) #401 Austin Jones (EUA)/Gustavo Gugelmin (Brasil) + 36s
5) #402 Aron Donzala/M. Marton (Polônia) + 45s


ROTEIRO DAKAR 2022 (Arábia Saudita)

Etapa 1 — Domingo, 2/janeiro - Ha’il > Ha’il
Especial: 333 km – Total do dia: 514 km

Etapa 2 — Segunda-feira, 3/janeiro - Ha’il > Al Artawiyah
Especial: 338 km – Total do dia: 568 km

Etapa 3 — Terça-feira, 4/janeiro - Al Artawiyah > Al Qaisumah
Especial: 368 km – Total do dia: 555 km

Etapa 4 — Quarta-feira, 5/janeiro - Al Qaisumah > Riad
Especial: 465 km – Total do dia: 707 km

Etapa 5 — Quinta-feira, 6/janeiro - Riad > Riad
Especial: 346 km – Total do dia: Deslocamento total: 560 km

Etapa 6 — Sexta-feira, 7/janeiro - Riad > Riad
Especial: 402 km – Total do dia: 618 km

DIA DE DESCANSO Sábado, 8/janeiro – Riad

Etapa 7 — Domingo, 9/janeiro Riad > Al Dawadimi
Especial: 402 km – Total do dia: 701 km

Etapa 8 — Segunda-feira, 10/janeiro - Al Dawadimi > Wadi Ad Dawasir
Especial: 395 km – Total do dia: 830 km

Etapa 9 — Terça-feira, 11/janeiro - Wadi Ad Dawasir > Wadi Ad Dawasir
Especial: 287 km – Total do dia: 491 km

Etapa 10 — Quarta-feira, 12/janeiro - Wadi Ad Dawasir > Bisha
Especial: 375 km- Total do dia: 759 km

Etapa 11 — Quinta-feira, 13/janeiro — Bisha > Bisha
Especial: 346 km – Total do dia 501 km

Etapa 12 — Sexta-feira, 14/janeiro - Bisha > Jeddah
Especial: 164 km – Total do dia: 680 km

TOTAL Especiais: 4.258 km

TOTAL Roteiro: 8.375 km

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