Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Coluna Luís Carlos Secco. O veloz e talentoso José Carlos Pace, vencedor do Grande Prémio Brasil de F1, em 1975

 


Coluna Luís Carlos Secco

Jornalista 




Um dos mais rápidos e empolgantes pilotos de sua geração, José Carlos Pace nos brindou com atuações sensacionais, desde as categorias de base e obteve vitórias e resultados que trouxeram alegria aos apaixonados por corridas de automóveis.

 

Foi um dos melhores entre os brasileiros que chegaram à Fórmula 1 com sua facilidade de se familiarizar com os carros, assimilar as características e reações e tirar deles desempenho além dos limites.

 

Pode-se afirmar que não teve a sorte de defender uma equipe de ponta, como a Lotus de Emerson Fittipaldi, e seus primeiros times foram as pobres, na época, Williams, dirigida por Frank Williams e, em seguida, a Surtees, do ex-piloto John Surtees.

 


A Williams em que estreou na Fórmula 1 em 1972 lhe deu um carro March usado do ano anterior que, naturalmente, não incorporava os avanços das outras equipes. Sabemos que a evolução dos carros é muito veloz e que um modelo do ano anterior, fica ultrapassado, muito abaixo do nível dos novos modelos.

 

Mas, como era o que tinha à disposição para chegar à principal categoria do automobilismo mundial, aceitou o desafio. Com o pior carro do campeonato, assim mesmo, obteve o quinto lugar no Grande Prêmio da Bélgica e o sexto, na Espanha, completando três pontos no campeonato. Uma façanha!

 

No ano seguinte, recebeu convite da Surtees, equipe menos pobre que a Williams, mas ainda sem o poder das grandes equipes. Com o Surtees, José Carlos Pace conseguiu terminar 7 provas. Foi décimo terceiro na França; décimo na Suécia; oitavo na Bélgica; sétimo na Holanda; quarto na Alemanha e terceiro na Áustria, o seu primeiro pódio. 

 

Na Alemanha, deu um show em Nürburgring, por ter garantido a volta mais rápida da prova que superou cinco vezes seguidas, registrando o recorde de 7 minutos, 11 segundos e 4/10, à velocidade de 190,600 km/h. No Grande Prêmio da Áustria, classificou-se em terceiro lugar e, de sobra, também fez a volta mais rápida, com 1 minuto, 37 segundos e 29/100, com a velocidade de 218,720 km/h, comprovando talento em pistas de alta velocidade.

 


Em 1974, começou a temporada na Surtees, mas na metade do campeonato mudou de equipe, passando para Brabham, conseguindo o quinto lugar na Itália e estabelecendo a volta mais rápida da prova, com o tempo de 1 minuto 34 segundos e 2/10, à velocidade de 220,891 km/h. Nos Estados Unidos fechou o ano com o segundo lugar em Watkins Glen, onde também registrou a melhor volta da prova, com o tempo de 1 minuto, 40 segundos e 608/1.000, a 194,431 quilômetros por hora. Terminou o campeonato em 12º lugar, com 11 pontos.

 

Em 1975, mantendo-se na Brabham, fez sua melhor temporada. O principal resultado foi a vitória no Brasil, com Emerson em segundo lugar, além de quarto na África do Sul; terceiro em Mônaco; quinto na Holanda e segundo na Inglaterra.

 

Além da Fórmula 1, participou do Campeonato Brasileiro de Turismo, sagrou-se campeão e venceu também a corrida 25 horas de Interlagos, pilotando um Maverick da equipe Ford.

 

O engenheiro Francisco Castejon do Couto Rosa, famoso Chico Rosa, companheiro de Emerson Fittipaldi no seu início de carreira e consultor de vários pilotos brasileiros e de outros países, ao ser inquirido sobre como analisava o piloto José Carlos Pace, justificou que seria mais respeitoso ele transmitir a definição de Enzo Ferrari, que o considerava um dos mais talentosos do mundo. 

 


José Carlos Pace sempre se destacou pela ousadia, habilidade, além da facilidade na análise das reações dos carros, que lhe permitiam transmitir as características aos mecânicos para os acertos corretos e obter o melhor desempenho. Com essas virtudes, destacou-se no Brasil, até 1967, correndo pela equipe Willys e, em seguida, da Ford onde obteve expressivas vitórias, com os berlinetas WilIys-Interlagos e depois, com os Ford Maverick.

 

Com o patrocínio da Brahma, José Carlos Pace seguiu o caminho trilhado por Emerson Fittipaldi e chegou a Londres para competir nas categorias de base, entre as quais a Fórmula 3, da qual se tornou campeão inglês, em 1970. No ano seguinte venceu o Grande Prêmio de Ímola, da Fórmula 2.

 

O primeiro convite expressivo foi da Ferrari para integrar a equipe que disputou o Campeonato Mundial de Marcas da categoria Esporte Protótipo e tive a satisfação de conviver alguns dias com José Carlos Pace e Chico Rosa com a equipe Ferrari no Autódromo de Monza.

 

Nessa convivência pude conhecer os bastidores da equipe e ouvir, do argentino Carlos Reutemann, uma crítica à decisão da engenharia da Ferrari, que os carros 312P, que pilotavam nesse campeonato, era um Fórmula 1 transformado em modelo biposto e, por ser mais leve, precisou receber a aplicação de chapas de aço como lastro para atender o peso mínimo exigido pela categoria.

 

Em dupla com Arturo Merzario, José Carlos Pace obteve a segunda posição na 24 Horas de Le Mans, a mais importante corrida do mundo na categoria. Um resultado fantástico para o Brasil pela tradição da prova.

 

Entre as virtudes de José Carlos Pace era um piloto extremamente ousado e que se destacava em pistas de alta velocidade. Por essa qualidade, mesmo com carros inferiores aos das principais equipes garantiu largada na primeira fila na África do Sul, na pole position, e também na Argentina, Bélgica, Inglaterra e Alemanha, todas pistas de alta velocidade.

 

Também estabeleceu voltas mais rápidas em corridas, como na África do Sul, Áustria, Estados Unidos, Itália e Alemanha. Imaginem o que ele teria conseguido se tivesse pilotado um carro de ponta.

 

Nossos super herois também sentem medo

 

Como repórter do Jornal da Tarde, redigi a notícia da conquista do segundo lugar em Le Mans e, em algum ponto do texto, fiz uma menção de que José Carlos Pace gostava de competir no circuito francês. Ao ler a notícia, ele ligou para mim para revelar o desconforto que sentiu em Le Mans, principalmente à noite e com chuva, para administrar um carro com velocidade próxima de 300 quilômetros por hora em meio a outros que atingem menor velocidade, exigindo muito cuidado para evitar acidente.

 

Algum tempo depois, Wilson Fittipaldi Júnior fez o mesmo comentário, mencionando a atenção que Le Mans exige na condução de um Porsche 917, ao longo de 24 horas.

 

Tenho saudade de José Carlos Pace, piloto que merecia melhor sorte esportiva. E meu filho, José Carlos guarda em suas relíquias um macacão que o Moco utilizou em suas corridas e nos presenteou como emocionante recordação.

 

Acesse nossos podcasts: https://soundcloud.com/user-645576547/o-veloz-e-talentoso-jose-carlos-pace-vencedor-do-gp-brasil-de-f1-em-1975?si=b359a35b95be4680bbb4b49219106422

 

Crédito das imagens: Arquivo da Internet

Fiat segue na liderança do mercado nacional e Pulse é o SUV mais vendido do Brasil



Pela primeira vez, marca emplaca SUV mais vendido do mês Nova Strada segue sendo o veículo mais vendido do país Fiat ocupou metade do top 10 de modelos mais vendidos do país Em mais um mês, a Fiat é líder do mercado brasileiro. Mas desta vez, conquistou um fato inédito: o Pulse é o SUV mais vendido do País, é a primeira vez que a marca conquista este feito na categoria de utilitários esportivos. Além disso, a Nova Strada segue sendo o veículo mais comercializado do país. 

No encerramento de abril, a marca alcançou 25,1% de market share, um crescimento de 3,7 p.p. em comparação ao mês anterior. Foram 34.372 unidades emplacadas, mais de 13 mil unidades à frente da segunda colocada. Todos esses números, colocam a Fiat pelo 16° mês consecutivo na liderança do mercado 

Sucesso desde que foi lançada, a Nova Strada continua sendo o veículo mais vendido do país com 7.983 emplacamentos, 5,8% de participação total de mercado e ainda bateu o seu próprio recorde no segmento, com a impressionante marca de 99,5% da fatia da categoria. Outro destaque do mês, é um feito inédito da Fiat, que pela primeira vez emplacou o SUV mais vendido do país. 

O Pulse fechou na liderança do segmento de utilitários esportivos com 5.522 unidades comercializadas e 11,2% de participação nesta categoria. Além disso, ficou em quarto lugar do ranking nacional, sendo o seu melhor desempenho desde que foi lançado. 

“O mês de abril foi especial para a Fiat, além de seguir na liderança do mercado nacional, ter o veículo mais comercializado do Brasil e cinco modelos no ranking dos dez mais vendidos do País, também fizemos história com o Pulse, foi a primeira vez que a Fiat teve um SUV no topo do segmento. O Pulse nasceu para ser uma nova referência na categoria de utilitários esportivos e, o mês de abril corou esta vocação do modelo”, afirma Herlander Zola, vice-presidente Sênior da Fiat para América do Sul. 

A Fiat ocupou metade do top 10 de modelos mais vendidos do país. O bom desempenho da marca também se estende a outros modelos, como o subcompacto Mobi na terceira posição com 5.911 unidades emplacadas (4,3% de market share), o Argo também fez bonito garantindo a sexta colocação com 5.488 emplacamentos (4,0% de market share) e a Toro fecha em oitavo lugar com 5.108 picapes vendidas (3,7% de participação de mercado). 

Em termos de segmento de mercado, a Fiat cresceu a sua participação e ainda manteve domínio na liderança de Hatches com 32,1%, aumento de 4 p.p comparado a março. O mesmo aconteceu com as picapes, 55,8% e crescimento de 1,7 p.p em relação ao mês anterior.

Márcio de Lima Leite toma posse como novo Presidente da ANFAVEA para o triênio 2022-2025, juntamente com a nova Diretoria da entidade


São Paulo, 2 de maio de 2022 - A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) realizou hoje a cerimônia de posse da nova diretoria para a gestão 2022-2025. Márcio de Lima Leite assumiu o cargo de Presidente, em sucessão a Luiz Carlos Moraes. A Diretoria passa a contar ainda com Marina Willisch como 1ª Vice-Presidente, Gustavo Bonini como Vice-Presidente Tesoureiro e Antônio Calcagnotto como Vice-Presidente Secretário.

Márcio de Lima Leite, 51 anos, é Vice-Presidente de Assuntos Jurídicos, Tributários e de Relações Institucionais da Stellantis na América do Sul. Ele está há 21 anos nesse grupo empresarial -- denominado Fiat até 2014, depois FCA (Fiat Chrysler Automóveis) a partir da fusão com o grupo Chrysler, e Stellantis desde janeiro de 2021, com a fusão da FCA com o grupo PSA. A Stellantis reúne 14 marcas, com destaque para Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram.


 

Mineiro de Belo Horizonte, Márcio de Lima Leite é advogado e contador. Tem mais de 24 anos de atuação profissional no setor e vivência por quase uma década nas consultorias KPMG e Deloitte, antes de ingressar na Fiat. É mestre em Direito Empresarial e pós-graduado em Gestão Estratégica, com especialização em Finanças. Atualmente é professor convidado de pós-graduação da PUC-MG. Já foi professor da UFMG e da Fundação Dom Cabral.

 

Nos últimos cinco anos conduziu a diretoria de desenvolvimento de novos negócios, relações institucionais e gestão tributária, diretamente envolvido com a gestão dos segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e de construção, motores e componentes.

 

Nos cargos de direção que ocupou, participou ativamente de todos os movimentos de consolidação e ampliação das empresas do Grupo, e da instalação do Polo Automotivo Jeep em Goiana, Pernambuco. Na ANFAVEA, vinha atuando como Vice-Presidente desde 2017. 


“Mais do que números superlativos, nosso setor induz o desenvolvimento e traz ao país inovações tecnológicas, conhecimento técnico e estratégico, crescimento socioeconômico e uma infinidade de conquistas intangíveis. É em nome de tudo isso e da transformação da mobilidade que queremos atuar e debater os necessários avanços com todas as esferas do poder público, do setor privado e de toda a sociedade”, completou o novo Presidente da ANFAVEA, o vigésimo em 65 anos de história da entidade.

domingo, 1 de maio de 2022

Antonio Junqueira vence corrida de abertura da terceira etapa da Dignity Gold GT Sprint Race

 


ASSISTA O VÍDEO E INSCREVA-SE NO CANAL

https://youtu.be/DtaKWL8_waw

VÍDEO DA ETAPA 3 GTS PRINT RACE CLASSIFICATORIO 30-04

https://youtu.be/QhQ6LacZru0

São Paulo (SP) – Antonio Junqueira venceu a primeira corrida da terceira etapa da 11ª temporada da Dignity Gold GT Sprint Race, que correu na manhã deste domingo, 1º de maio, nas 15 curvas do Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, Capital Paulista. O piloto da GTSR#61, cruzou a linha de chegada na frente da geral e da classe PROAM, completando as 12 voltas do circuito em 26m23seg505. O pódio foi seguido por Luciano Zangirolami (#77, PRO), na segunda posição e Raphael Teixeira (#21, PRO), em terceiro. Pela classe AM, Leo Yoshii (#78) comemorou a sua primeira vitória na competição.

Junqueira, que largou da terceira posição do grid, ficou toda a corrida brigando pela ponta. Mas foi apenas na última volta, logo após a saída da curva do Sol, que o piloto assumiu a liderança absoluta da corrida. “ Hoje é um dia muito especial. Foi a primeira vez nesta temporada que cheguei à frente, tanto na categoria como na geral. E em uma disputa com o Luciano que foi super divertido. Minha filha que acabou de nascer, a Helena, que trago no meu capacete, também me deu sorte nesta corrida”, comemora, emocionado, o atual líder da classe PROAM.



Para Luciano Zangirolami, #19, embora tenha deixado escapar a vitória, não deixa de ser motivo para festejar. “Correr e vencer em Interlagos é sempre gratificante. Hoje deu tudo certo. Agradeço ao pessoal técnico da GT Sprint Race, que deixou a máquina perfeita e que nos proporcionou desenvolver e andar à frente. Com o resultado, demos um pulo na classificação e estamos em segundo na classe PRO. Tenho dois vice-campeonatos e quero manter a posição e brigar pelo título desta temporada”, declara.

Com seu resultado, Léo Yoshii estreia na primeira posição no pódio da Dignity Gold GT Sprint Race. “Representa muito esta primeira vitória pela classe AM. Foi uma luta, uma batalha árdua, com muito trabalho e muito estudo para que pudéssemos chegar até aqui e o resultado veio. Quero agradecer a toda equipe que nos acompanha. Vencer numa prova tão disputada é sempre especial”, afirma.




As emoções da terceira etapa do Dignity Gold GT Sprint Race tem transmissões televisivas e por streaming ao vivo, com geração de imagens da Master/CATVE. Neste domingo, a segunda corrida começa ao meio dia, nos canais no YouTube da GT Sprint Race, dos Acelerados e da Motorsportbrasil e também pelo canal de assinatura BandSports.

Além disso, haverá uma ampla cobertura dos bastidores pelas plataformas digitais da competição como instagram, facebook, site e no canal da Dignity Gold GT Sprint Race. Também serão exibidas para todo Brasil durante a semana, no Programa Acelerados na Band e no YouTube (youtube.com/acelerados), além do Programa Na Faixa no NSC - National Sports Channel.

A GT Sprint Race é patrocinada por Dignity Gold e Pirelli, com o apoio de Militec1, TecPads, Fremax, Real Radiadores e Graxa.

Resultado da Corrida 1 – 3ª etapa




1) #61 Antonio Junqueira, PROAM, 26min23s505 (foto acima)

2) #19 Luciano Zangirolami/ Sérgio Ramalho, PRO, a 0s856

3) #21 Raphael Teixeira / Thiago Camilo, PRO, a 0s994

4) #01 Alex Seid/ Marcelo Henriques, PRO, a 3s389

5) #77 Pedro Costa/ Felipe Baptista, PRO, a 3s479

6) #13 Rafael Dias, PRO, a 4s028

7) #09 Arthur Gama, PROAM, a 6s077

8) #54 Diogo Moscato, PROAM, a 6s132

9) #18 Dudu Trindade, PROAM, a 11s381

10) #56 Brendon Zonta, PROAM, a 13s090

11) #10 Adalberto Baptista, PROAM, a 13s392

12) #78 Leo Yoshii, AM, a 14s532

13) #88 Marco Garcia / Lucas Mendes, PROAM, a 14s533

14) #72 Giovani Girotto, AM, a 19s572

15) #08 Alexandre Cauê, AM, a 23s907

16) #79 Rafael Seibel, PROAM, a 24s395

17) #31 Roberto Possas, AM, a 1min00s620

Não completaram 75% da prova:

18) #87 Jorge Martelli/ Rodrigo Sperafico, PRO, a 7 voltas

19) #12 Edgar Bueno Neto/ Cesar Ramos, PRO, a 7 voltas

20) #82 Gerson Campos, a 8 voltas

21) #17 Walter Lester, AM, sem tempo

22) #37 Ayrton Chorne, PRO, sem tempo

 

Classificação do campeonato, após primeira corrida da terceira etapa:


PRO

1) #21 Thiago Camilo/Raphael Teixeira,  110 pontos

2) #19 Luciano Zangirolami/Sérgio Ramalho, 95

3) #77 Pedro Costa, 88

4) #01 Marcelo Henriques/Alex Seid, 84

5) #13 Rafael Dias, 72

6) #82 Gerson Campos, 74

7) #12 Edgar Bueno Neto, 55

8) #87 Rodrigo Sperafico/Jorge Martelli, 46

9) #77 Ricardo Sperafico, 33

10) #37 Ayrton Chorne, 30

11) #12 César Ramos, 25

12) #77 Felipe Baptista, 22

 

AM

1) #72 Giovani Girotto, 115 pontos

2) #08 Alexandre Kauê, 84

3) #31 Roberto Possas, 83

4) #78 Leo Yoshii, 75

5) #17 Walter Lester, 73

 

PROAM

1) #61 Antonio Junqueira, 98 pontos

2) #54 Diogo Moscato, 90

3) #09 Arthur Gama, 86

4) #18 Dudu Trindade, 83

5) #56 Brendon Zonta, 80

6) #79 Rafael Seibel, 77

7) #10 Adalberto Baptista, 40

8) #88 Lucas Mendes/Marco Garcia, 22

Confira as tabelas completas do Overall, GTSR Brasil, GTSR Special Edition e Rookie Off The Year no site https://sprintrace.com.br/tabela-de-classificacao-2021/ .

Calendário GT Sprint Race 2022:

Etapa 1 – 13 de março – Santa Cruz do Sul (RS)

Etapa 2 – 3 de abril – Velocitta – Mogi Guaçu/SP

Etapa 3 – 1º de maio – Interlagos – São Paulo/SP – #SuperPole

Etapa 4 – 5 de junho – Goiânia/GO – #SpecialEdition

Etapa 5 – 9 de julho – Londrina/PR – #NightChallenge

Etapa 6 – 21 de agosto – Interlagos – São Paulo/SP – #SpecialEdition

Etapa 7 – 18 de setembro – Tarumã, Viamão/RS

Etapa 8 – 6 de novembro – Brasília/DF – #SpecialEdition

Etapa 9 – 11 de dezembro – Londrina/PR – #MatchPoint

Crédito fotos: Luciano Santos/SiGCom

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira


Furnas e Peixoto potencial turístico


O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira se reuniu com um grupo multidisciplinar, dentre empresários e associações do sul de Minas, no Palácio da Liberdade para ações no turismo náutico, no dia 29 de abril.

Durante o evento também foram discutidas propostas na área de tecnologia, criação de festivais, atividades de promoção da cozinha mineira, capacitações do trade turístico, melhorias na área do urbanismo e infraestrutura. Esses são alguns eixos a serem trabalhados.

Na reunião no Palácio da Liberdade, o presidente da Edersul, empresário Braz Pagani, apresentou ao secretário estadual de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, os projetos para a recuperação do turismo dos Lagos de Furnas e Peixoto.

Na reunião, ao lado secretário Leônidas Oliveira, estava a secretária-adjunta de Turismo, Milena Pedrosa, o presidente do BDMG, Marcelo Bomfim, que deu todo o apoio ao Grupo de Trabalho, liderado pelo presidente da Edersul, Braz Pagani.

Marcelo Bomfim garantiu que o BDMG dará todo o apoio financeiro aos projetos apresentados pela Edersul e seus parceiros. Ele informou que os prefeitos do Lago de Furnas e Peixoto têm até 30 de maio para apresentarem documentação para obterem financiamento do BDMG para a construção dos Piers em seus municípios, além de outros projetos para investimentos no turismo da região.

O principal dos projetos apresentado ao secretário Leônidas estava o que trata da construção de Piers Municipais nos dois Lagos, para atrair o turismo náutico a Mar de Minas.

O presidente da Edersul, Braz Pagani, estava acompanhado do desembargador Irmar Campos e de representantes do prefeito Djalma Francisco Carvalho - presidente da Alago e prefeito de Cristais, que representa 34 municípios do Lago Furnas e Remulo Carvalho Pinto prefeito de Cássia, que representa os 6 municípios do Lago de Peixoto.

 

Presidente da Edersul, Braz Pagani entrega ao secretário Leônidas Oliveira os projetos para a região


O presidente da Edersul entregou ao secretário Leônidas o resultado do que foi acordado na Reunião Técnica sobre ações dos Lagos de Furnas e Peixoto, realizada pela Edersul, no dia 7 de abril na Fazenda Canto do Sabiá, em Três Corações, na qual o secretário participou online.

Na reunião no Palácio da Liberdade com o secretário Leônidas, segundo Pagani, teve o objetivo de apresentar um estudo e solicitar medidas em relação aos Lagos de Furnas e Peixoto, definidas pelo Grupo de Trabalho, parceiro nos Projetos Indutores do Turismo dos Lagos de Furna e Peixoto com a Edersul.



O secretário Leônidas Oliveira aceitou convite do presidente da EDERSUL, Braz Pagani, para presidir o Grupo de Trabalho Técnico indicando dois nomes da SECULT para integrar a equipe que vai cuidar de todos os encaminhamentos dos projetos.



O Grupo é composto pelas seguintes personalidades: ▪Braz Pagani - Presidente Edersul; 
Leonardo Ciacci Vice prefeito de Varginha; Jornalista João Carlos Amaral Diretor Comunicação Edersul ▪︎Djalma Francisco Carvalho - Presidente da Alago e Prefeito de Cristais–MG; ▪︎Fausto Costa - Secretário Executivo da Alago; ▪︎Remulo Carvalho Pinto - Prefeito Municipal de Cássia-MG; ▪︎Luiz Adriano de Souza Machado - vice presente da ACAMVE (Associação das Câmaras Municipais de Vereadores do Médio Rio Grande)


; ▪︎Roberto Luciano Fortes Fagundes - Engenheiro, Presidente da FC&VB-MG; José Nelson de Almeida Machado - Engenheiro Civil e Sanitarista; Lincoln Raydan - Head de Mercado ABCP - Regional Minas; Romero Camargos Fabel - Diretor Laminatus Engenharia; André Yuki - Presidente SEHAV e da Abrasel no sul de Minas; ▪︎GILSON TEIXEIRA Museu do Trem do sul de MINAS; Edwiges Leal - Arquiteta B&L ;Arquitetura; ▪︎Rimar Ferreira Campos; Campos e Campos ADVOGADOS; ▪︎Rodrigo Paiva empresário; ▪︎Rui Barbosa Fernandes Advogado; ▪︎Roberto Bastianetto, Assessor da Presidência da Cemig SIM.e ▪︎Adriano Boldrini da Agência de Publicidade AZ3.

Connection potencializará a relação do setor audiovisual com o turismo

Turismo cinematográfico e film commissions estarão na pauta dos debates; confira entrevista com o cineasta gaúcho Zeca Brito

Mais de 10 produtoras cinematográficas estarão participando do Connection, evento internacional que acontece de 11 a 13 de maio, em Gramado. Cultura e Turismo sempre estiveram entrelaçadas, mas agora essa relação poderá ser potencializada gerando benefícios para os dois setores. Para isso, o Connection ampliará os debates sobre temas como turismo cinematográfico e film commissions, buscando fomentar este mercado em solo gaúcho e brasileiro.

A programação de conteúdo do evento, que no primeiro dia homenageará os 50 anos do Festival de Cinema de Gramado, acontecerá no icônico Palácio dos Festivais. Para falar sobre a importância dos festivais para o desenvolvimento de destinos, se apresentarão Rosa Helena Volk (Festival de Cinema Gramado) e Jorge Cespedes (Festival de Cine de Punta Del Este).


Palácio dos Festivais

As film commissions também ganharão espaço na grade temática com a participação de André Faria (Diretor Executivo da Rede Brasileira de Film Commissions), Joana Braga (Porto Alegre Film Commission), Vanessa Lombardi e Raquel Pellegrini (Santos Criativa). Durante o Connection também será nomeada a Gramado Film Commission, marcando um importante passo do destino para se tornar um polo do audiovisual.

Nos debates sobre turismo cinematográfico estarão os atores Thiago Lacerda e Werner Schunemann - que possuem um forte vínculo cultural com os locais em que realizaram gravações - Cláudia Mara Borges (Turismo do Estado do Rio Grande do Sul) e Carlos Alves (Diretor Presidente do Grupo Record RS). O cineasta Zeca Brito, com vasta experiência em produções audiovisuais, será um dos moderadores do evento. Mais informações sobre o Connection e compra de ingressos podem ser feitas pelo site www.festurisgramado.com/connection.


Hotel Fazenda Portal do Gravatá

O estado de Pernambuco vem desenvolvendo vários projetos turísticos em Recife e pelas cidades do interior, entre eles está a apenas 82 quilômetros de Recife, o hotel fazenda vem fazendo história pela sua trajetória de prêmios, resultado da forma hospitaleira e de qualidade com que são recebidos os visitantes. Trata-se do Hotel Fazenda Portal de Gravatá, que fica na cidade do mesmo nome, é um paraíso onde a beleza do ambiente, onde a natureza embeleza o hotel com as atrações do hotel, que tem a tranquilidade de uma fazenda com uma estrutura moderna. Resultado de um projeto arrojado que o empresário Eduardo Costa Cavalcanti teve, na sua trajetória no setor de turismo e negócios, visando ampliar o desenvolvimento do turismo da sua região. “Observamos que o morador dos centros urbanos precisa e busca desfrutar da natureza, mas quer conforto.


O diretor do hotel, Eduardo Cavalcanti
Aqui reunimos tudo: serviços para a realização de eventos, lazer e sossego para quem só quer descansar, atividades rurais, esportivas e aventura para toda a família”, destaca Cavalcanti. A receita desse empreendedor, atual presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de Pernambuco (ABIH-PE) sempre em apoio ao crescimento do turismo no Pernambuco e da região, deu certo. Tanto que o Portal de Gravatá já completou 30 anos de atividades.

Um parque aquático com piscina térmica, lago para pescaria, bares, restaurante, quadras de tênis e salão de jogos, além de moderna rede Wi-Fi. Uma fazenda-modelo permite ao hóspede, tomar leite fresquinho, fazer passeios de charrete ou andar a cavalo, tendo até a chance de alimentar os animais que são muitos e de várias raças. As cavalgadas com toda segurança, integram a programação.

Também é apreciada uma horta, onde são cultivadas as verduras, legumes e chás consumidos no hotel. São 210 mil metros quadrados de muita beleza e onde não falta uma pequena e mimosa capela dedicada a Santa Edwiges para celebrações especiais, inclusive casamentos, eventos que são produzidos com todo o carinho e requinte necessário à ocasião.

O Hotel Fazenda Portal de Gravatá, com 88 apartamentos equipados, com frigobar, ar-condicionado, Tv de LCD, cama box, chuveiro elétrico (aquecido com radiação solar), serviço de quarto completo, se atualiza todo dia. Talvez isso explique parte das premiações – É um dos três melhores hotéis fazenda do Brasil, pela Revista Viagem e Turismo da Editora Abril; Prêmio Caio de Sustentabilidade, pela gestão ambiental e o certificado do TripAdvisor com o selo Bravo, por ter ultrapassado 1.200 avaliações como excelente.

Com o objetivo de garantir a sustentabilidade, o Portal de Gravatá possui um moderno sistema de gestão ambiental, o ECOPORTAL, que traz soluções para preservação de água, energia, efluentes e emissões, resíduos sólidos, preservação do ambiente natural e educação e sensibilização ambiental. Entre as iniciativas já implantadas no Portal destacam-se o aquecimento solar para os chuveiros, reciclagem de lixo e reutilização dos resíduos de cozinha e coleta seletiva de todos os resíduos. Até mesmo a implantação do Espaço Reciclar, voltado para a exposição de artesanato feito com materiais reciclados.

O Centro de Convenções é um espaço versátil, capaz de abrigar eventos de diversos tipos com funcionalidade e dinamismo. O local tem auditório para até 600 lugares e mais 14 salas. Pioneiro na construção de apart-hotéis em Gravatá, o Portal de Gravatá também atua na construção de unidades habitacionais dentro do complexo hoteleiro

. Através desse sistema, já entregou 206 unidades. São flats com até quatro suítes, os quais se dividem em sala, cozinha americana, varanda e suítes. Numa segunda etapa, o Portal de Gravatá deu início a um novo empreendimento, dessa vez com casas de alto padrão projetadas pelo arquiteto Humberto Zírpoli e com projeto paisagístico de Luiz Vieira. E-mail para contato: reservas@portaldegravata.com.br



Alto do Cruzeiro, onde se encontra a estátua do Cristo Redentor. O seu acesso pode ser pelos 365 degraus da denominada Escadaria da Felicidade. De lá pode-se provar a gastronomia em restaurantes locais além de observar o pôr-do-sol em Gravatá.

A cidade de Gravatá já foi uma grande fazenda, que servia de parada e descanso para os que levavam mantimentos, em especial carnes e açúcar, de Recife para o interior. A cidade fica numa zona de altitude considerável para a região, quase 500 metros acima do nível do mar, por isso o clima é diferenciado, até com um friozinho que chega aos 20 graus. Foi uma vila dormitório e cresceu, através da linha férrea construída pelos ingleses, mantendo tradições culturais e religiosas. Tanto que em maio de todos os anos, o turismo religioso leva milhares de pessoas à região para comemorar Frei Damião. Uma grande caminhada sai da Igreja Matriz de Sant’Ana (a padroeira) e vai até a Capela do Riacho do Mel, onde Frei Damião celebrou sua primeira missa no Brasil.

Em julho, o São João é considerado um dos maiores e melhores do país. Na segunda quinzena, no Pátio de Eventos da cidade, totalmente decorado com bandeirinhas e balões, são realizados concursos de quadrilha matuta e shows de artistas nacionais, além de atrações locais e regionais. Nesse período, a visitação à cidade chega à marca de 500 mil pessoas. Muitas dessas em deslocamento para Caruaru, distante 50 quilômetros.

No mês de junho é comemorado no dia 26, a festa da padroeira da cidade, Sant’Ana, com missas todo o dia, além de uma procissão. Gravatá fica apenas cerca de 50 quilômetros de Nova Jerusalém e de Caruaru, onde sempre na quaresma é promovida a Paixão de Cristo e também um dos maiores festejos de São João do Nordeste brasileiro. Informações https://www.portaldegravata.com.br/hotel

Turismo em crescimento

Este ano, o feriado nacional de Tiradentes, celebrado na última semana, ganhou um aliado que impulsionou o turismo em todo o país: o Carnaval de 2022, que foi adiado para abril em decorrência da Covid-19. A oferta de programações carnavalescas atraiu ainda mais turistas para o feriado prolongado e impactou positivamente os hotéis. Estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Goiás e o Distrito Federal voltaram a promover programações carnavalescas e algumas cidades chegaram a 90% de ocupação hoteleira.

“A movimentação turística pelo país no último feriado foi intensa, graças ao retorno de grandes eventos, a exemplo do Carnaval. Aeroportos e rodoviárias viram grande crescimento do número de passageiros e o setor hoteleiro também foi bastante beneficiado com o período. O turismo está retomando com força total, especialmente o turismo doméstico. Os brasileiros estão valorizando cada vez mais o seu próprio país e suas riquezas culturais”, ressaltou o ministro do Turismo, Carlos Brito.


Na cidade do Rio de Janeiro, a ocupação de leitos chegou a 85% e em outros municípios do estado o índice atingiu os 90%. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e da HotéisRIO apontam que 86% dessas reservas foram de turistas domésticos, vindos principalmente de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santos e de outros municípios do estado do Rio de Janeiro. Segundo o levantamento, casais e famílias são a maior parte dos visitantes, seguidos por grupos e viajantes sozinhos.

As cidades do litoral e do interior de São Paulo também atingiram a marca dos 80% de ocupação, segundo a ABIH estadual. A capital do estado teve mais de 40% dos quartos de hotéis ocupados. Ainda na Região Sudeste, Belo Horizonte (MG) chegou a 60%, enquanto alguns municípios do interior de Minas Gerais, incluindo as cidades históricas, alcançaram os 90% de ocupação.

Mercado Central em Belo Horizonte recebe turistas do país e exterior

A média de 80% de leitos ocupados também foi registrada em Maceió (AL), que voltou a receber desfiles de escolas de samba após dois anos. Vários destinos do Nordeste também mantiveram as taxas de ocupação acima dos 60%, caso do Rio Grande do Norte (63%), Sergipe (60%) e Pernambuco (70%).

No Sul do país, Gramado teve seus hotéis e pousadas quase lotados, com mais de 90% dos quartos ocupados no período, enquanto a capital gaúcha, Porto Alegre, superou os anos anteriores à pandemia, ficando acima de 50%. Em Santa Catarina, capital de Florianópolis, o índice foi de 65% de ocupação dos hotéis. Na Serra Catarinense, 88% e, na Costa Verde Mar, 86%.

___________________________________________________________________________________________

@sergiomoreira63 

sergio51moreira@bol.com.br


ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.