Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 1 de maio de 2022

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira


Furnas e Peixoto potencial turístico


O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira se reuniu com um grupo multidisciplinar, dentre empresários e associações do sul de Minas, no Palácio da Liberdade para ações no turismo náutico, no dia 29 de abril.

Durante o evento também foram discutidas propostas na área de tecnologia, criação de festivais, atividades de promoção da cozinha mineira, capacitações do trade turístico, melhorias na área do urbanismo e infraestrutura. Esses são alguns eixos a serem trabalhados.

Na reunião no Palácio da Liberdade, o presidente da Edersul, empresário Braz Pagani, apresentou ao secretário estadual de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, os projetos para a recuperação do turismo dos Lagos de Furnas e Peixoto.

Na reunião, ao lado secretário Leônidas Oliveira, estava a secretária-adjunta de Turismo, Milena Pedrosa, o presidente do BDMG, Marcelo Bomfim, que deu todo o apoio ao Grupo de Trabalho, liderado pelo presidente da Edersul, Braz Pagani.

Marcelo Bomfim garantiu que o BDMG dará todo o apoio financeiro aos projetos apresentados pela Edersul e seus parceiros. Ele informou que os prefeitos do Lago de Furnas e Peixoto têm até 30 de maio para apresentarem documentação para obterem financiamento do BDMG para a construção dos Piers em seus municípios, além de outros projetos para investimentos no turismo da região.

O principal dos projetos apresentado ao secretário Leônidas estava o que trata da construção de Piers Municipais nos dois Lagos, para atrair o turismo náutico a Mar de Minas.

O presidente da Edersul, Braz Pagani, estava acompanhado do desembargador Irmar Campos e de representantes do prefeito Djalma Francisco Carvalho - presidente da Alago e prefeito de Cristais, que representa 34 municípios do Lago Furnas e Remulo Carvalho Pinto prefeito de Cássia, que representa os 6 municípios do Lago de Peixoto.

 

Presidente da Edersul, Braz Pagani entrega ao secretário Leônidas Oliveira os projetos para a região


O presidente da Edersul entregou ao secretário Leônidas o resultado do que foi acordado na Reunião Técnica sobre ações dos Lagos de Furnas e Peixoto, realizada pela Edersul, no dia 7 de abril na Fazenda Canto do Sabiá, em Três Corações, na qual o secretário participou online.

Na reunião no Palácio da Liberdade com o secretário Leônidas, segundo Pagani, teve o objetivo de apresentar um estudo e solicitar medidas em relação aos Lagos de Furnas e Peixoto, definidas pelo Grupo de Trabalho, parceiro nos Projetos Indutores do Turismo dos Lagos de Furna e Peixoto com a Edersul.



O secretário Leônidas Oliveira aceitou convite do presidente da EDERSUL, Braz Pagani, para presidir o Grupo de Trabalho Técnico indicando dois nomes da SECULT para integrar a equipe que vai cuidar de todos os encaminhamentos dos projetos.



O Grupo é composto pelas seguintes personalidades: ▪Braz Pagani - Presidente Edersul; 
Leonardo Ciacci Vice prefeito de Varginha; Jornalista João Carlos Amaral Diretor Comunicação Edersul ▪︎Djalma Francisco Carvalho - Presidente da Alago e Prefeito de Cristais–MG; ▪︎Fausto Costa - Secretário Executivo da Alago; ▪︎Remulo Carvalho Pinto - Prefeito Municipal de Cássia-MG; ▪︎Luiz Adriano de Souza Machado - vice presente da ACAMVE (Associação das Câmaras Municipais de Vereadores do Médio Rio Grande)


; ▪︎Roberto Luciano Fortes Fagundes - Engenheiro, Presidente da FC&VB-MG; José Nelson de Almeida Machado - Engenheiro Civil e Sanitarista; Lincoln Raydan - Head de Mercado ABCP - Regional Minas; Romero Camargos Fabel - Diretor Laminatus Engenharia; André Yuki - Presidente SEHAV e da Abrasel no sul de Minas; ▪︎GILSON TEIXEIRA Museu do Trem do sul de MINAS; Edwiges Leal - Arquiteta B&L ;Arquitetura; ▪︎Rimar Ferreira Campos; Campos e Campos ADVOGADOS; ▪︎Rodrigo Paiva empresário; ▪︎Rui Barbosa Fernandes Advogado; ▪︎Roberto Bastianetto, Assessor da Presidência da Cemig SIM.e ▪︎Adriano Boldrini da Agência de Publicidade AZ3.

Connection potencializará a relação do setor audiovisual com o turismo

Turismo cinematográfico e film commissions estarão na pauta dos debates; confira entrevista com o cineasta gaúcho Zeca Brito

Mais de 10 produtoras cinematográficas estarão participando do Connection, evento internacional que acontece de 11 a 13 de maio, em Gramado. Cultura e Turismo sempre estiveram entrelaçadas, mas agora essa relação poderá ser potencializada gerando benefícios para os dois setores. Para isso, o Connection ampliará os debates sobre temas como turismo cinematográfico e film commissions, buscando fomentar este mercado em solo gaúcho e brasileiro.

A programação de conteúdo do evento, que no primeiro dia homenageará os 50 anos do Festival de Cinema de Gramado, acontecerá no icônico Palácio dos Festivais. Para falar sobre a importância dos festivais para o desenvolvimento de destinos, se apresentarão Rosa Helena Volk (Festival de Cinema Gramado) e Jorge Cespedes (Festival de Cine de Punta Del Este).


Palácio dos Festivais

As film commissions também ganharão espaço na grade temática com a participação de André Faria (Diretor Executivo da Rede Brasileira de Film Commissions), Joana Braga (Porto Alegre Film Commission), Vanessa Lombardi e Raquel Pellegrini (Santos Criativa). Durante o Connection também será nomeada a Gramado Film Commission, marcando um importante passo do destino para se tornar um polo do audiovisual.

Nos debates sobre turismo cinematográfico estarão os atores Thiago Lacerda e Werner Schunemann - que possuem um forte vínculo cultural com os locais em que realizaram gravações - Cláudia Mara Borges (Turismo do Estado do Rio Grande do Sul) e Carlos Alves (Diretor Presidente do Grupo Record RS). O cineasta Zeca Brito, com vasta experiência em produções audiovisuais, será um dos moderadores do evento. Mais informações sobre o Connection e compra de ingressos podem ser feitas pelo site www.festurisgramado.com/connection.


Hotel Fazenda Portal do Gravatá

O estado de Pernambuco vem desenvolvendo vários projetos turísticos em Recife e pelas cidades do interior, entre eles está a apenas 82 quilômetros de Recife, o hotel fazenda vem fazendo história pela sua trajetória de prêmios, resultado da forma hospitaleira e de qualidade com que são recebidos os visitantes. Trata-se do Hotel Fazenda Portal de Gravatá, que fica na cidade do mesmo nome, é um paraíso onde a beleza do ambiente, onde a natureza embeleza o hotel com as atrações do hotel, que tem a tranquilidade de uma fazenda com uma estrutura moderna. Resultado de um projeto arrojado que o empresário Eduardo Costa Cavalcanti teve, na sua trajetória no setor de turismo e negócios, visando ampliar o desenvolvimento do turismo da sua região. “Observamos que o morador dos centros urbanos precisa e busca desfrutar da natureza, mas quer conforto.


O diretor do hotel, Eduardo Cavalcanti
Aqui reunimos tudo: serviços para a realização de eventos, lazer e sossego para quem só quer descansar, atividades rurais, esportivas e aventura para toda a família”, destaca Cavalcanti. A receita desse empreendedor, atual presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de Pernambuco (ABIH-PE) sempre em apoio ao crescimento do turismo no Pernambuco e da região, deu certo. Tanto que o Portal de Gravatá já completou 30 anos de atividades.

Um parque aquático com piscina térmica, lago para pescaria, bares, restaurante, quadras de tênis e salão de jogos, além de moderna rede Wi-Fi. Uma fazenda-modelo permite ao hóspede, tomar leite fresquinho, fazer passeios de charrete ou andar a cavalo, tendo até a chance de alimentar os animais que são muitos e de várias raças. As cavalgadas com toda segurança, integram a programação.

Também é apreciada uma horta, onde são cultivadas as verduras, legumes e chás consumidos no hotel. São 210 mil metros quadrados de muita beleza e onde não falta uma pequena e mimosa capela dedicada a Santa Edwiges para celebrações especiais, inclusive casamentos, eventos que são produzidos com todo o carinho e requinte necessário à ocasião.

O Hotel Fazenda Portal de Gravatá, com 88 apartamentos equipados, com frigobar, ar-condicionado, Tv de LCD, cama box, chuveiro elétrico (aquecido com radiação solar), serviço de quarto completo, se atualiza todo dia. Talvez isso explique parte das premiações – É um dos três melhores hotéis fazenda do Brasil, pela Revista Viagem e Turismo da Editora Abril; Prêmio Caio de Sustentabilidade, pela gestão ambiental e o certificado do TripAdvisor com o selo Bravo, por ter ultrapassado 1.200 avaliações como excelente.

Com o objetivo de garantir a sustentabilidade, o Portal de Gravatá possui um moderno sistema de gestão ambiental, o ECOPORTAL, que traz soluções para preservação de água, energia, efluentes e emissões, resíduos sólidos, preservação do ambiente natural e educação e sensibilização ambiental. Entre as iniciativas já implantadas no Portal destacam-se o aquecimento solar para os chuveiros, reciclagem de lixo e reutilização dos resíduos de cozinha e coleta seletiva de todos os resíduos. Até mesmo a implantação do Espaço Reciclar, voltado para a exposição de artesanato feito com materiais reciclados.

O Centro de Convenções é um espaço versátil, capaz de abrigar eventos de diversos tipos com funcionalidade e dinamismo. O local tem auditório para até 600 lugares e mais 14 salas. Pioneiro na construção de apart-hotéis em Gravatá, o Portal de Gravatá também atua na construção de unidades habitacionais dentro do complexo hoteleiro

. Através desse sistema, já entregou 206 unidades. São flats com até quatro suítes, os quais se dividem em sala, cozinha americana, varanda e suítes. Numa segunda etapa, o Portal de Gravatá deu início a um novo empreendimento, dessa vez com casas de alto padrão projetadas pelo arquiteto Humberto Zírpoli e com projeto paisagístico de Luiz Vieira. E-mail para contato: reservas@portaldegravata.com.br



Alto do Cruzeiro, onde se encontra a estátua do Cristo Redentor. O seu acesso pode ser pelos 365 degraus da denominada Escadaria da Felicidade. De lá pode-se provar a gastronomia em restaurantes locais além de observar o pôr-do-sol em Gravatá.

A cidade de Gravatá já foi uma grande fazenda, que servia de parada e descanso para os que levavam mantimentos, em especial carnes e açúcar, de Recife para o interior. A cidade fica numa zona de altitude considerável para a região, quase 500 metros acima do nível do mar, por isso o clima é diferenciado, até com um friozinho que chega aos 20 graus. Foi uma vila dormitório e cresceu, através da linha férrea construída pelos ingleses, mantendo tradições culturais e religiosas. Tanto que em maio de todos os anos, o turismo religioso leva milhares de pessoas à região para comemorar Frei Damião. Uma grande caminhada sai da Igreja Matriz de Sant’Ana (a padroeira) e vai até a Capela do Riacho do Mel, onde Frei Damião celebrou sua primeira missa no Brasil.

Em julho, o São João é considerado um dos maiores e melhores do país. Na segunda quinzena, no Pátio de Eventos da cidade, totalmente decorado com bandeirinhas e balões, são realizados concursos de quadrilha matuta e shows de artistas nacionais, além de atrações locais e regionais. Nesse período, a visitação à cidade chega à marca de 500 mil pessoas. Muitas dessas em deslocamento para Caruaru, distante 50 quilômetros.

No mês de junho é comemorado no dia 26, a festa da padroeira da cidade, Sant’Ana, com missas todo o dia, além de uma procissão. Gravatá fica apenas cerca de 50 quilômetros de Nova Jerusalém e de Caruaru, onde sempre na quaresma é promovida a Paixão de Cristo e também um dos maiores festejos de São João do Nordeste brasileiro. Informações https://www.portaldegravata.com.br/hotel

Turismo em crescimento

Este ano, o feriado nacional de Tiradentes, celebrado na última semana, ganhou um aliado que impulsionou o turismo em todo o país: o Carnaval de 2022, que foi adiado para abril em decorrência da Covid-19. A oferta de programações carnavalescas atraiu ainda mais turistas para o feriado prolongado e impactou positivamente os hotéis. Estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Goiás e o Distrito Federal voltaram a promover programações carnavalescas e algumas cidades chegaram a 90% de ocupação hoteleira.

“A movimentação turística pelo país no último feriado foi intensa, graças ao retorno de grandes eventos, a exemplo do Carnaval. Aeroportos e rodoviárias viram grande crescimento do número de passageiros e o setor hoteleiro também foi bastante beneficiado com o período. O turismo está retomando com força total, especialmente o turismo doméstico. Os brasileiros estão valorizando cada vez mais o seu próprio país e suas riquezas culturais”, ressaltou o ministro do Turismo, Carlos Brito.


Na cidade do Rio de Janeiro, a ocupação de leitos chegou a 85% e em outros municípios do estado o índice atingiu os 90%. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e da HotéisRIO apontam que 86% dessas reservas foram de turistas domésticos, vindos principalmente de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santos e de outros municípios do estado do Rio de Janeiro. Segundo o levantamento, casais e famílias são a maior parte dos visitantes, seguidos por grupos e viajantes sozinhos.

As cidades do litoral e do interior de São Paulo também atingiram a marca dos 80% de ocupação, segundo a ABIH estadual. A capital do estado teve mais de 40% dos quartos de hotéis ocupados. Ainda na Região Sudeste, Belo Horizonte (MG) chegou a 60%, enquanto alguns municípios do interior de Minas Gerais, incluindo as cidades históricas, alcançaram os 90% de ocupação.

Mercado Central em Belo Horizonte recebe turistas do país e exterior

A média de 80% de leitos ocupados também foi registrada em Maceió (AL), que voltou a receber desfiles de escolas de samba após dois anos. Vários destinos do Nordeste também mantiveram as taxas de ocupação acima dos 60%, caso do Rio Grande do Norte (63%), Sergipe (60%) e Pernambuco (70%).

No Sul do país, Gramado teve seus hotéis e pousadas quase lotados, com mais de 90% dos quartos ocupados no período, enquanto a capital gaúcha, Porto Alegre, superou os anos anteriores à pandemia, ficando acima de 50%. Em Santa Catarina, capital de Florianópolis, o índice foi de 65% de ocupação dos hotéis. Na Serra Catarinense, 88% e, na Costa Verde Mar, 86%.

___________________________________________________________________________________________

@sergiomoreira63 

sergio51moreira@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.