Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

BYD dispara mais uma vez e assume liderança inédita no mercado de veículos elétricos e híbridos. As duas versões custam R$ 149.800, a Diamond e R$ 179.800, a Plus. Os modelos Song Plus DM-i e Yuan Plus custam, agora, R$ 229.800

 

BYD Dolphin, líder do mercado brasileiro de veículos elétricos

(04/10/2023) – Com uma arrojada ação que, em apenas um dia (23/09), vendeu 603 carros, a BYD assumiu a liderança inédita no ranking de veículos elétricos e híbridos segundo dados da ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico.

 

Foi a primeira vez que a greentech conseguiu a liderança na soma de todos os veículos eletrificados emplacados no país. Foram 2.137 veículos registrados no último mês contra 1.741 da Toyota e 1.307 da GWM.

 

Clique Para Download
Ranking ABEV de setembro de todos os modelos elétricos e híbridos emplacados no país

 

“Os carros elétricos vêm ganhando cada vez mais espaço em nosso país, contribuindo para ampliar a participação da marca. Nossas soluções inovadoras, alta tecnologia e preços competitivos conquistaram definitivamente o consumidor. Vamos continuar surpreendendo e trazer ainda muitas novidades o mercado brasileiro”, afirma Tyler Li, presidente da BYD no Brasil.

 

Liderança pelo segundo mês no ranking dos 100% elétricos

Pelo segundo mês consecutivo, a BYD é a marca de veículos 100% elétricos mais emplacada no mercado brasileiro. Mais uma vez o Dolphin foi o modelo líder do ranking, com 1.036 unidades, seguido pelo Yuan Plus, com 145 unidades. O sport coupé Seal, com 68 unidades, ocupou a quarta posição entre os veículos elétricos mais licenciados em setembro.

 

BEVs mais emplacados no Brasil em setembro, segundo ranking da ABVE

 

Em relação ao mercado total, a BYD consolidou mais uma vez a liderança nos emplacamentos em setembro, com 1.274 unidades, de um total de 1.822 veículos. O resultado mostra uma participação de 70% dos modelos elétricos comercializados no mês e supera todas as demais marcas quando somadas no mesmo período. A greentech manteve também a liderança de veículos elétricos no acumulado do ano, com um total de 2.926 unidades.


Preços reduzidos


 BYD Song Plus DM-i 


A BYD anunciou novos preços para dois automóveis de seu lineup, que se destacam entre os mais vendidos no mercado brasileiro. Os modelos Song Plus DM-i e Yuan Plus EV tiveram uma redução no PPS (preço público sugerido) e ambos passam a ser comercializados por R$ 229.800,00 na rede de concessionárias da marca.


Novos modelos Dolphin

Desde a semana passada, o veículo elétrico mais vendido da história do Brasil ganhou novas versões: o BYD Dolphin Plus e o BYD Dolphin Diamond, que chegam para mexer de novo com o mercado e oferecer mais opções ao consumidor brasileiro.


 

O BYD Dolphin Plus é o modelo perfeito para quem prefere uma versão mais esportiva e potente

 

BYD Dolphin Plus possui teto panorâmico, duas cores na parte externa, rodas 17” com design exclusivo e um motor de 204 cavalos. Com bateria de 60,48 kWh, possui autonomia de 427 quilômetros no ciclo WLTP*. Pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos e atinge velocidade máxima de 160 km/h.

 

O modelo chega às concessionárias da marca a partir do final deste mês, com preço de R$ 179.800,00 e 4 opções com cores duplas: Azul Surfing com Cinza Dolphin, Preto Delan com Cinza Atlantis, Rosa Afterglow com Cinza Dolphin e Branco Ski com Cinza Dolphin.

 

O Dolphin Diamond é uma versão na cor preta do automóvel 100% elétrico que conquistou o Brasil. Tem as mesmas configurações do Dolphin lançado em junho deste ano e que já vendeu cerca de 5.000 unidades. O modelo já está disponível nas concessionárias de automóveis BYD nas principais cidades brasileiras, pelo preço de R$ 149.800,00.

 

A garantia para os dois modelos é de oito anos ou 200 mil km rodados para os motores elétrico e controller. A bateria Blade que equipa os modelos conta ainda com garantia de oito anos sem limite de quilometragem. Outro grande diferencial BYD é que toda a linha de automóveis 100% elétricos da marca conta com 5 anos de revisão gratuita ou 100 mil km.

Ford e Governo do Estado da Bahia aprovam acordo para utilização imediata da fábrica de Camaçari, que será vendida à BYD


04/10/2023 - A Ford e o Governo do Estado da Bahia assinaram, no dia de hoje, o contrato de transação para reversão da fábrica de Camaçari para o Estado da Bahia, permitindo assim a utilização imediata do imóvel pelo estado. A fábrica estava fechada desde 2021.

Esse contrato segue a legislação estadual existente. Com isso, a Ford e o Governo do Estado da Bahia dão um passo definitivo para a utilização da planta de Camaçari para gerar crescimento econômico e social para a comunidade baiana. 

BYD produzirá carros elétricos em Camaçari

A fábrica que hoje passou para o Estado da Bahia será vendida à BYD, fabricante chinesa que investirá no pólo automotivo de Camaçari R$ 3 bilhões, na instalação de três fábricas que gerarão 5 mil empregos.


 


Assembleia Legislativa do RS homenagea Festuris Gramado


Nesta terça-feira, 3, o Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado, recebeu uma moção da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que tem como presidente o deputado Vilmar Zanchin. O grande evento de negócios turísticos das Américas foi agraciado com a honraria no Memorial do Legislativo.


A entrega do tributo foi uma proposição do deputado Joel Wilhelm.  “O turismo em Gramado, na Região das Hortênsias e no Estado está intimamente relacionado ao Festuris. São 34 anos de inovação, visão e capacitação. O evento foi pioneiro como feira de negócios do setor na América Latina, mas todos os anos surpreende”, anunciou o deputado durante sua fala. 


“Receber uma moção de aplauso pelas 35 edições do Festuris é extremamente relevante, porque comprova o legado que nós deixamos para o Rio Grande do Sul no desenvolvimento da atividade turística. Estamos realmente muito felizes e honrados em receber essa distinção”, comentou Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris.


O CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, juntamente a gerente de comunicação, Cibele Marcon, representaram o evento durante a cerimônia, que contou com transmissão ao vivo do veículo de comunicação da Assembleia. “O Festuris reúne as pessoas que têm a capacidade de transformar o turismo, por isso o tema deste ano é: Capital Humano: A chave da Transformação, são as pessoas por trás dos algoritmos que fazem tudo acontecer”, afirmou Eduardo, durante a reportagem. 

“Em nome dos fundadores, parabenizo a todos os colaboradores que fazem do Festuris modelo de negócios para o setor. Parabéns!” , finalizou o deputado.


O Festuris acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado, e espera receber 15 mil participantes.


Crédito foto: divulgação Festuris

terça-feira, 3 de outubro de 2023

Ipiranga e Estácio abrem nova turma de graduação tecnológica para gerentes de postos. O curso, uma proposta da Escola de Varejo da rede de postos para seus revendedores, oferece conteúdos em busca de um atendimento mais completo e de excelência para os consumidores


 Gerente de pista Fabiana Coelho do
Auto Posto Tito

Ipiranga e a Estácio abrem mais uma turma do curso de graduação tecnológica em Gestão de Postos de Combustíveis. São 250 vagas exclusivas para os gerentes de postos em todo o Brasil.
O objetivo principal é capacitar, treinar e oferecer experiências para profissionais do setor, com o estímulo ao desenvolvimento da visão estratégica de negócios e de habilidades, além de comunicação, liderança, gestão financeira, trabalho em equipe e visão empreendedora.

Este é o segundo ano da parceria entre a empresa e a instituição de ensino. Atualmente, são mais de 700 alunos matriculados, com previsão de formatura para meados de 2024.

O curso é uma proposta inovadora da Escola de Varejo Ipiranga, uma iniciativa da marca que está constantemente buscando formas de oferecer atualização, treinamentos e experiências para profissionais do setor.


Embora o setor tenha como característica ser majoritariamente masculino, essa realidade vem mudando e as mulheres já fazem a diferença, estando cada vez mais inseridas nas oportunidades no mercado. Atualmente, o curso de graduação tecnológica em Gestão de Postos de Combustíveis já conta com mais de 30% de mulheres.

Para a gerente de pista Fabiana Coelho do Auto Posto Tito, na região metropolitana do Rio de Janeiro, essa é uma oportunidade valiosa de crescimento. “O estudo oferece um conhecimento e é possível fazer escolhas que aumentam as possibilidades no mercado de trabalho. Eu fiquei muito feliz por a Ipiranga me proporcionar isso, e sei que assim eu posso chegar mais longe”, comenta.

O curso – A graduação é 100% online e a Ipiranga oferece bolsa 100% integral aos VIPs - funcionários dos postos da rede cadastrados no Clube VIP, que premia mensalmente os profissionais com as melhores performances. Além disso, é necessário ter ensino médio completo. A graduação tem duração de dois anos (quatro períodos) e oferece um diploma de Ensino Superior Técnico reconhecido pelo MEC. O ingresso ao curso depende de aprovação no vestibular da Estácio.

Na grade curricular, os alunos contam com aulas sobre desenvolvimento pessoal, finanças na organização, gerenciamento de projetos, gerenciamento de processos, gestão ambiental, gestão de pessoas, gestão de vendas e práticas, estratégia de negócios, mercado de energia e outros.

“Acreditamos que o investimento em educação é imprescindível e a parceria com a Estácio é resultado do compromisso que temos com nossos times. Faz parte da nossa cultura impulsionar o protagonismo das pessoas e a colaboração das equipes e não medimos esforços em investir em conhecimento e empreendedorismo. Não queremos apenas ser um parceiro de negócio, mas também estimular o crescimento do setor com profissionais ainda mais qualificados e apoiar nossa revenda a oferecer serviços de excelência”, afirma Bárbara Miranda, vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Ipiranga.

Para Aroldo Alves, CEO da Estácio, a parceria proporciona aos funcionários dos postos da rede Ipiranga um desenvolvimento educacional diferenciado e disponível em todos os estados do Brasil. “A graduação foi desenvolvida por uma curadoria especializada que elaborou um curso superior personalizado, de forma a atender às necessidades da rede, mantendo a mesma qualidade do Ensino Digital da Estácio, além de atender a todas as regulamentações do MEC”, pontua.

A Estácio é uma das instituições pioneiras no ensino a distância, que utiliza uma metodologia nativo digital para promover um melhor aproveitamento para os estudantes em aulas dinâmicas em uma plataforma 100% Digital, com conteúdos que podem ser acessados de qualquer dispositivo, on e offline, garantindo maior mobilidade, com acesso ilimitado.

Brasil tem novo passaporte que será entregue já esta semana pela Polícia Federal. A renovação custa R$ 257,25


O novo modelo de passaporte brasileiro começa a ser entregue nesta semana pela Polícia Federal (PF). O documento de identificação do viajante brasileiro é fabricado em parceria com a Casa da Moeda e ganhou mais itens de segurança, que dão maior garantia de autenticidade e dificultam a falsificação.

Segundo a PF, os novos itens de segurança incluem tecnologias de impressão e marca d'água aprimoradas, elementos de segurança holográficos, fio de segurança, chip eletrônico, foto com inserção de elemento codificado (alphanumeric coded image) e outros recursos de proteção contra falsificações.

Os solicitantes que compareceram ao posto da Polícia Federal desde a última sexta-feira (29) já receberão o novo modelo. Não haverá alteração do valor da taxa de emissão de passaporte, atualmente em R$ 257,25.

"O novo passaporte de viagem chega com a proposta de se tornar um cartão de visitas do cidadão brasileiro para o mundo. O documento é temático e homenageia todas as regiões do Brasil por meio de ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local", destacou a PF, em nota.

O serviço de emissão e renovação de passaportes está funcionando normalmente em todo o país. O prazo para entrega do documento, após o atendimento, é de 6 a 10 dias úteis. As informações sobre a etapas e documentos necessários para a solicitação do passaporte podem ser consultadas na página da PF na internet.

A nova versão do passaporte brasileiro foi premiada pela High Security Printing como "o melhor novo passaporte em 2023 para a América Latina”. Entres os destaques, está a “notável e sofisticada técnica do documento de viagem promovendo o que há de melhor em infraestrutura de sistema e implementação de passaporte governamental” .

Os consulados e representações brasileiras no exterior começarão a emitir os novos passaportes a partir do primeiro trimestre de 2024.

Aqueles que estão com o passaporte ainda no prazo de validade, que é de 10 anos, só precisarão renová-lo após o vencimento.

FESTURIS estreita relacionamento com países e empresas latino-americanas na FIT, em Buenos Aires



Os últimos dias 2 e 3 de outubro foram de intensa prospecção e divulgação para a equipe do FESTURIS, que viajou para Buenos Aires, na Argentina.
A 36 dias da 35ª edição do grande evento de negócios turísticos das Américas, a equipe atuou em três frentes de trabalho na FIT América Latina já prospectando, inclusive, expositores para 2024.

A FIT contou com —- expositores internacionais, relacionamento aplicado pela executiva responsável Roberta Toussaint.

Com os olhos voltados também para o mercado de luxo, brasileiro e do exterior, a coordenadora do espaço Luxury visitou clientes e já alinhou ações para o próximo ano com novos contatos.


A cada ano o FESTURIS conta com caravanas internacionais também de profissionais de imprensa. O evento na Argentina foi importante para que a jornalista e assessora de imprensa, Laura Gallas, se aproximasse de jornalistas locais e internacionais.

O Festuris acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Serra Park. O evento espera receber cerca de 15 mil participantes, 2700 marcas e exposição e 40 destinos internacionais.

Fotos divulgação

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Hyundai Mobis desenvolve tecnologia para estacionar carro com um toque usando sensores ultrassônicos e câmeras SVM, que permite o estacionamento autônomo mesmo em uma vaga vazia sem veículos ao redor

 


A Hyundai Mobis Coreia do Sul anunciou no mês de setembro, o Mobis Parking System (MPS) 1.0 Premium, uma edição aprimorada de desempenho do primeiro sistema de controle de estacionamento de última geração do mundo, desenvolvido pela empresa em 2021.

De acordo com avaliações do setor, a adição de novas tecnologias de controle de estacionamento e tecnologias de elementos centrais à tecnologia existente solidificou ainda mais a posição da Hyundai Mobis no setor de controle de estacionamento de alto desempenho.

Na função principal do sistema, o Memory Parking Assist, o motorista estaciona no modo de aprendizado de rota e o veículo memoriza o trajeto. Depois disso, basta o toque de um botão para permitir o estacionamento autônomo na vaga.

A essência dessa tecnologia de estacionamento é a fusão de sensores baseados em vídeo, mesclando sensores ultrassônicos e câmeras SVM (Surround View Monitor). Também foi aplicada uma tecnologia avançada que mede simultaneamente a localização do veículo e mapeia usando as informações obtidas. Ao implementar essas técnicas originárias da robótica, foi constatado que os recursos de assistência à direção permitem uma distância de armazenamento de até 100 metros.

Por meio da fusão de sensores baseada em vídeo, a Hyundai Mobis adicionou um recurso de reconhecimento de linhas de estacionamento, que permite o estacionamento autônomo mesmo em uma vaga vazia e sem veículos ao redor, reconhecendo as linhas de marcação do espaço no estacionamento. Essa tecnologia foi apresentada ao público pela primeira vez quando instalada no recém-lançado veículo elétrico da Kia, o SUV EV9, bem como no G90, GV60 e IONIQ 6.

Tendência e Mercado

A Hyundai Mobis planeja continuar sua pesquisa e desenvolvimento até o nível de estacionamento autônomo totalmente não tripulado (AVP: Auto Valet Parking). Além disso, a empresa continua revelando inovações de direção autônoma urbana, como a condução em “caranguejo” e demonstrações de curva zero, com o 'e-Corner System', concretizando seu plano para liderar o futuro mercado de mobilidade.

A empresa espera que essa tecnologia seja bem recebida em países como a Europa e a China, onde áreas de estacionamento designadas ou garagens particulares são relativamente comuns. Com a nova tecnologia, é possível estacionar remotamente no mesmo local com base no percurso de direção aprendido anteriormente. Neste momento, não há previsão para utilização desta tecnologia nos veículos produzidos em território nacional.

domingo, 1 de outubro de 2023

Brasil terá finalmente Tax Free, comemorado pelo presidente da ABAV-RJ, Luiz Strauss no encerramento da Expo Abav, que trouxe ao Riocentro mais de 40 mil profissionais de turismo de todo o mundo. A próxima edição ser´á em Brasília

Luiz Strauss, presidente da ABAV-RJ (Foto: M&E)
A mais importante decisão para o turismo brasileiro nos últimos tempos aconteceu na Expo ABAV: o anúncio pelo secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, da implementação do Tax Free em quatro estados do País: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará e Rio Grande do Norte, comemorada pelo presidente da ABAV-RJ, Luiz Strauss, ao destacar a grande relevância do projeto. 

“Para o estado do Rio de Janeiro o Tax Free é de grande importância, pois somos o destino que mais recebe turistas internacionais no Brasil e essa ferramenta fará com que mais viajantes de todo o mundo possam selecionar o Rio como destino”, defendeu Strauss.

Outra grande vitória para o Rio de Janeiro foi a participação de 42.371 profissionais de turismo de todo o mundo no Riocentro, 63% a mais do que no ano passado e o maior número de pessoas de todas as edições do evento, depois de 11 anos de ausência da feira da cidade maravilhosa. O retorno da maior feira de Turismo da América Latina ao Rio de Janeiro mostrou um movimento positivo para o setor.  e já existe uma grande expectativa para as edições de 2024 e 2025.

“Ontem, eu disse que esta edição da ABAV Expo foi um sucesso. Esse número de participantes mostra que estamos fazendo o nosso trabalho do jeito certo. Estamos levando o turismo brasileiro para outro nível, derrubando barreiras e fazendo conexões internacionais. Trouxemos compradores, geramos negócio, criamos emprego e renda, mas, acima de tudo, proporcionamos um espaço de troca, de parceria, de oportunidades e já deixamos um gostinho de quero mais. Que venha a ABAV Expo 2024”, comemorou Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional.

A próxima edição, a 51ª, será em Brasília, onde já está garantida a venda de 58% do pavilhão de eventos da capital federal e em 2025, a Expo ABAV retorna ao Rio de Janeiro

Tax Free
Após muitos anos de luta pela implantação do Tax Free no Brasil, o secretário Tutuca confirmou que o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou a proposta apresentada pelo Rio de Janeiro. Para a isenção de impostos começar a valer no Rio de Janeiro, a medida terá que ser votada na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj). Segundo ele, cada estado que quiser aderir à iniciativa deverá criar políticas tributárias próprias.

“Ainda temos uma grande trajetória a ser percorrida, mas vale salientar que mais de 80 países, em todo o mundo, já contam com essa prática de benefício fiscal. Para nós da área de turismo é muito gratificante darmos esta grande notícia em plena ABAV Expo 2023, maior feira do setor da América Latina, ressaltou o secretário de Turismo.

Essa ação atrairá mais turistas internacionais e, por incrível que pareça, de acordo com a pesquisa da Fecomércio-RJ, trará mais lucro para os estados que aderirem”, considerou Tutuca. 

Para que o benefício entre em vigor até a metade do próximo ano, meta do secretário, será preciso contar com o apoio dos deputados da Alerj para incluir o projeto no orçamento anual, que será votado até novembro.



Palestras
As palestras e capacitações da ABAVtalks também conquistaram o público: foram mais de 6 mil pessoas compartilhando conhecimentos sobre ESG, diversidade, negócio, inovação, empregabilidade tecnologia, Afroturismo e muito mais.

Priscila Corrêa, carioca e estudante de turismo, veio aos três dias de evento. Para ela, as palestras são muito mais do que horas complementares no currículo acadêmico. “Nesses dias, eu encontrei tantas pessoas que eu admiro na área e pude aprender tanto com as rodas de conversa, que parece que fiz um curso intensivo. O Turismo é um negócio, que precisa ser visto como tal. Na universidade, a gente tem esse olhar mais ingênuo para o setor. Aqui, pude entender melhor o mercado, as oportunidades, a geração de renda e outros pontos importantes para a minha futura carreira”.

Para Carolina Nascimento, moradora da periferia e uma estudiosa da temática ESG, ter a oportunidade de ver nomes respeitados da área falar sobre o tema é algo imperdível. “Essa discussão, muitas vezes não sobe a comunidade ou vai até as áreas carentes. Parece improvável, mas muitos dos meus vizinhos não sabem o que é sustentabilidade, muito menos o significado da sigla ESG. Por isso, eu, que amo turismo, e me interesso pelas práticas ESG, fiz questão de estar aqui para absorver todo conhecimento possível. Também quero ter as ferramentas necessárias para cuidar do planeta”.

Planta da 51ª ABAV Expo é apresentada

Os expositores da próxima da ABAV Expo já podem se organizar para escolher o seu espaço na edição de 2024 da feira. Nesta sexta-feira, foi apresentada a planta do evento que será realizado nos dias 25, 26 e 27 de setembro, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, no Distrito Federal.

"Acabamos de lançar a planta dos expositores da próxima ABAV Expo. É uma planta muito especial para nós, pois nunca fizemos o evento em um espaço como o Estádio Mané Garrincha, que tem se mostrado superpreparado para nos receber. Todas as visitas técnicas que fizemos fez com que nos apaixonássemos pelo local e nos deu a confiança de escolher Brasília como nosso próximo destino", afirma Magda Nassar.

Jornada ESG

Uma das palestras da ABAVTalks desta sexta-feira foi a Jornada ESG: iniciativas nos âmbitos ESG aplicadas aos destinos e negócios do Turismo. Estiveram presentes: Bruno Reis, da EMBRATUR, Ana Clévia Guerreiro, do Sebrae, Sheila Aquino, da Fecomércio RJ e Paulo Pires, da Localiza.

Ana Clévia Guerreiro reforçou que ela considera tratar a temática ESG, principalmente no mundo dos negócios, como um fator urgente. “Este tema nos convida a refletir o que fazemos para um mundo melhor. Este é um grande desafio que temos enquanto humanidade. 

No Sebrae, trabalhamos com pequenos negócios. Nos anos 90, criamos o Sebrae Tech, programa que apoia financeiramente as inovações dos pequenos negócios. Nele, nós subsidiamos 70% para ações ESG e o empreendedor custeia os outros 30%. 

É importante lembrar que essa caminhada é para todos nós: quem consome e quem empreende, tanto que nos últimos tempos, muitas empresas estão aplicando o seu investimento em negócios que se comunicam com as práticas ESG”.

Sheila Aquino, apresentou o Programa ASG da Fecomércio, que se dedica a impulsionar a sustentabilidade socioambiental, a ética, e a inclusão no comércio de bens, serviços e turismo do Rio de Janeiro. 

“O nosso compromisso é ser um catalisador de mudanças positivas, promovendo o desenvolvimento de gente e territórios através de nossas casas e parcerias estratégicas, visando um futuro mais justo e sustentável para todos”.

Bruno Reis mostrou que a mudança precisa ser feita, em primeiro lugar, dentro de casa. Ele contou que na EMBRATUR há uma gerência para avaliar as ações internas. Uma delas é o Lixo Zero, que impede a produção de papel dentro da instituição. 

Outro ponto apresentado por ele foi o fato de que os clientes também já se preocupam e querem saber se o destisno que recebem como indicação de passeio respeita as práticas de ESG. “Acredito que a grande questão que temos que pensar é pra quem que a gente vai ter que prestar conta? Eu entendo que é para o Meio Ambiente”.

Paulo Pires explicou que para a Localiza, no quesito da sustentabilidade, o mais importante é reduzir os gases que colaboram com o efeito estufa. Mas, ele optou por se debruçar sobre a questão social da causa. 

“Na nossa empresa, temos o grupo de equidade, LGBTQIAPN+, refugiados, e este ano, começamos com o grupo de etarismo. Em breve, a maioria da população do mundo terá mais de 50 anos e essas pessoas precisam ter suporte profissional e de saúde. Também tem a questão das mulheres. Somos um país no qual mais de 50% das pessoas são mulheres, mas isso não se reflete nos cargos de liderança. Estamos trabalhando para mudar isso”.

Palestra Afroturismo

Gabriela Palma, uma das fundadoras do Sou+Carioca, projeto de turismo que revive a cidade do Rio de Janeiro trilhando novos caminhos, reforçando a essência do turismo afro, participou de uma palestra sobre Afroturismo e dividiu seus conhecimentos sobre o tema ao lado de Denise Rodrigues, mestre em Turismo pela USP e Karolynne Duarte, fundadora do projeto Guiadas Urbanas.

Na roda de conversa, Gabriela trouxe a sua visão sobre o que é inovador no setor do Afroturismo. Segundo ela, poder falar de narrativas pretas no mundo já é uma grande inovação. A guia turística ainda lembra que o mercado de Afroturismo segue sendo visto com desconfiança no mundo dos negócios. 

“Não acreditam que é possível gerar renda com este tipo de turismo. Ele faz dinheiro, mas também não adianta entrar só pelo dinheiro. É preciso estar preparado para contar uma história que ninguém está contando e que não nos foi contada na escola. É preciso fazer com propósito”, explica Gabriela. Denise Rodrigues complementa: “Falar de futuro é falar da resistência preta dentro do turismo. Nós lidamos com memórias, aquelas que a pretensa modernização passou por cima”.

Karolynne Duarte falou um pouco do trabalho desenvolvido pelo seu projeto, um empreendimento de turismo receptivo que desenvolve um negócio social onde o foco é fazer um trabalho de memória e valorização do espaço urbano e periférico da cidade (subúrbio e favela), promovendo Afroturismo, Turismo Cultural Suburbano e de Base Comunitária da cidade.

“Apresentamos um Rio de Janeiro além dos cartões postais. Nossa missão desde janeiro de 2013, é desenvolver um novo segmento do turismo que é o turismo cultural suburbano. 

Neste segmento, trabalhamos os conceitos urbanísticos de subúrbio, favela e suas culturas. Sendo assim, todo passeio turístico acontece com foco nos atributos locais que são resultados de mapas mentais e afetivos do bairro. No fim do passeio, promovemos o contato com a cultura popular”.

Roteiros fora do tradicional

Nesta sexta-feira, representantes do Sebrae de diversos estados do Brasil se reuniram em um brunch, no hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro, para apresentar aos jornalistas de várias regiões do país, seis roteiros turísticos especiais. A iniciativa é uma ação integrada com a ABAV Expo, organizada pela ABAV Nacional.

Ana Clévia Guerreiro, coordenadora do Sebrae Nacional de turismo, economia criativa e artesanato abriu o encontro ressaltando a importância de eventos que valorizem o turismo brasileiro. 

 “Eu amo trabalhar este setor, porque ele permite a inclusão das pessoas do território visitado. Cria-se um espaço para aqueles que não possuem visibilidade, como o turismo comunitário, passando pelos povos quilombolas, as culturas tradicionais e populares. Já ouvi relatos emocionantes de uma pessoa que disse que o turismo o fez se sentir importante. É isso que queremos: fazer as pessoas se sentirem importantes, valorizadas e reconhecidas”.

Foram apresentados os seguintes destinos: Rota Quilombola Jalapão, uma jornada pela cultura e história afro-brasileira, Seridó Geoparque Mundial da Unesco, Costa Doce Gaúcha - Ecoturismo, Turismo histórico e Cultural e Turismo Rural, Pará, Raízes Cariocas e Rota dos Pirineus – Queijos e Vinhos de Goiás.

FESTURIS EM PAUTA. Pra você que trabalha com turismo:🚨URGENTE🚨 Inscrições free Festuris acabando, inscreva-se já // Inovação, tecnologia e negócios consolidam o Espaço Business & Innovation do Festuris // Conheça a Costa Doce Gaúcha // Faça uma jornada incrível pela Emirates // Conheça o Protector Group no Festuris / Economize até 25% em Passaportes para o Festuris - Uma Oportunidade Imperdível!

 


ATENÇÃO Agente de viagens e Guia de turismo,

Você tem até o dia 15/10 para ganhar:

  • 15 milhões de reuniões de negócios
  • 40 destinos internacionais
  • 100 horas de conteúdo
  • rede
  • 2700 marcas

e muito mais de forma 100% gratuita!

Ainda dá tempo de você participar do evento mais eficaz em geração de negócios das Américas !

NÃO QUERO FICAR DE FORA

Efetue seu credenciamento clicando no botão acima ☝

Junte-se a nós para explorar o poder do Capital Humano!


Inovação, tecnologia e negócios consolidam o Espaço Business & Innovation do Festuris 





Em 2023, na 35ª edição, o Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado, realiza mais uma edição do espaço Business & Innovation. São 1.000 m² para uma verdadeira imersão em um ambiente que proporciona novos negócios e conexões com o mercado nacional e internacional.

O espaço traz as melhores oportunidades de negócios, nos segmentos  de inovação, tecnologia e intensa troca de informação, oportunizando visibilidade às marcas de expositores, além de apresentá-las a um público qualificado. Este ano, o local contará com: 

Arena de Conteúdo: Onde importantes temas de interesse para os setores corporativo e tecnológico são apresentados por grandes nomes do mercado. Para mais informações sobre os talks, acesse: https://acesse.dev/UsN9x.

Appointments entre expositores e compradores: O que garante um maior aproveitamento das reuniões e facilita a geração de negócios durante e pós-evento. Baixe o aplicativo Festuris 2023 para agendamento de reuniões.

MICE: (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), reunindo marcas, destinos, Conventions e Visitors Bureau, Hotelaria Corporativa, Centro de Eventos, Empresas de Receptivos, DMCs, Companhias Aéreas, entre outros.

Inovação: Voltada para startups, empresas de software, destinos inteligentes e demais negócios que apostam na tecnologia para transformar o ecossistema de viagens e turismo.

Sobre o Festuris

O Festuris - Feira internacional de Turismo de Gramado acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Centro de Feiras do Serra Park. A solenidade de abertura, reconhecida pelo trade como um grande espetáculo que dá as boas-vindas aos participantes, acontece no Palácio dos Festivais, na quinta, dia 9.

Pela manhã dos dias 10 e 11, a programação é repleta de conteúdo no Meeting Festuris, no Pavilhão Plátano. No período da tarde, ocorre a Feira de Negócios com abertura ao meio-dia nos pavilhões Araucária e Hortênsia. O evento encerra, na sexta, às 20 horas, e no sábado, às 19h. Ao longo do dia, muito networking, mentorias e experiências. No domingo, dia 12, não tem programação oficial, é quando ocorre o retorno dos participantes aos seus destinos e, até mesmo, a possibilidade de aproveitarem o destino Gramado e região.

O Festuris conta como anfitriões a cidade de Gramado e o Estado do Rio Grande do Sul, e o Uruguai é o país convidado de honra. Assinam oficialmente o evento a Rede Laghetto de Hotéis, a Agência Turistur Turismo, a transportadora terrestre Planalto. 

O Hospital Pompéia assina como assistência médica oficial do evento. Informações  www.festurisgramado.com ou nas redes sociais @festurisgramado.


Enviado por Rossi & Zorzanello



Faça uma jornada incrível pela Emirates

Enviado por Rossi & Zorzanello



Conheça o Protector Group no Festuris


Enviado por Rossi & Zorzanello




Economize até 25% em Passaportes para o Festuris

 - Uma Oportunidade imperdível!


Você e sua equipe estão convidados a participar do Meeting Festuris 2023 , o maior evento de turismo da região, com descontos exclusivos em passaportes em grupo! 

Ao adquirir passaportes em grupos, você e sua equipe poderão:

➡️ Participe de todas as palestras e atividades exclusivas.
➡️ Economizar significativamente nos custos de participação.
➡️ Tenha acesso a ótimas oportunidades de networking.
➡️ Fique atualizado com as últimas tendências do setor de turismo.

Você investirá no crescimento e na expansão do seu negócio , impactando positivamente para você e sua equipe. Além disso, aumentaremos as conexões e parcerias estratégicas . Terá insights valiosos para aprimorar sua empresa e acessar oportunidades de negócios exclusivas.


Estamos ansiosos para recebê- los no maior palco de conteúdo do turismo da América Latina . 
 
Se tiver alguma dúvida ou necessidade de assistência adicional, não hesite em nos contatar. 

Com paixão,
Equipe Festuris 🌍🤩

👉 GARANTA AQUI PASSAPORTE EM GRUPO 👈

  





ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.