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domingo, 1 de outubro de 2023

Brasil terá finalmente Tax Free, comemorado pelo presidente da ABAV-RJ, Luiz Strauss no encerramento da Expo Abav, que trouxe ao Riocentro mais de 40 mil profissionais de turismo de todo o mundo. A próxima edição ser´á em Brasília

Luiz Strauss, presidente da ABAV-RJ (Foto: M&E)
A mais importante decisão para o turismo brasileiro nos últimos tempos aconteceu na Expo ABAV: o anúncio pelo secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, da implementação do Tax Free em quatro estados do País: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará e Rio Grande do Norte, comemorada pelo presidente da ABAV-RJ, Luiz Strauss, ao destacar a grande relevância do projeto. 

“Para o estado do Rio de Janeiro o Tax Free é de grande importância, pois somos o destino que mais recebe turistas internacionais no Brasil e essa ferramenta fará com que mais viajantes de todo o mundo possam selecionar o Rio como destino”, defendeu Strauss.

Outra grande vitória para o Rio de Janeiro foi a participação de 42.371 profissionais de turismo de todo o mundo no Riocentro, 63% a mais do que no ano passado e o maior número de pessoas de todas as edições do evento, depois de 11 anos de ausência da feira da cidade maravilhosa. O retorno da maior feira de Turismo da América Latina ao Rio de Janeiro mostrou um movimento positivo para o setor.  e já existe uma grande expectativa para as edições de 2024 e 2025.

“Ontem, eu disse que esta edição da ABAV Expo foi um sucesso. Esse número de participantes mostra que estamos fazendo o nosso trabalho do jeito certo. Estamos levando o turismo brasileiro para outro nível, derrubando barreiras e fazendo conexões internacionais. Trouxemos compradores, geramos negócio, criamos emprego e renda, mas, acima de tudo, proporcionamos um espaço de troca, de parceria, de oportunidades e já deixamos um gostinho de quero mais. Que venha a ABAV Expo 2024”, comemorou Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional.

A próxima edição, a 51ª, será em Brasília, onde já está garantida a venda de 58% do pavilhão de eventos da capital federal e em 2025, a Expo ABAV retorna ao Rio de Janeiro

Tax Free
Após muitos anos de luta pela implantação do Tax Free no Brasil, o secretário Tutuca confirmou que o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou a proposta apresentada pelo Rio de Janeiro. Para a isenção de impostos começar a valer no Rio de Janeiro, a medida terá que ser votada na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj). Segundo ele, cada estado que quiser aderir à iniciativa deverá criar políticas tributárias próprias.

“Ainda temos uma grande trajetória a ser percorrida, mas vale salientar que mais de 80 países, em todo o mundo, já contam com essa prática de benefício fiscal. Para nós da área de turismo é muito gratificante darmos esta grande notícia em plena ABAV Expo 2023, maior feira do setor da América Latina, ressaltou o secretário de Turismo.

Essa ação atrairá mais turistas internacionais e, por incrível que pareça, de acordo com a pesquisa da Fecomércio-RJ, trará mais lucro para os estados que aderirem”, considerou Tutuca. 

Para que o benefício entre em vigor até a metade do próximo ano, meta do secretário, será preciso contar com o apoio dos deputados da Alerj para incluir o projeto no orçamento anual, que será votado até novembro.



Palestras
As palestras e capacitações da ABAVtalks também conquistaram o público: foram mais de 6 mil pessoas compartilhando conhecimentos sobre ESG, diversidade, negócio, inovação, empregabilidade tecnologia, Afroturismo e muito mais.

Priscila Corrêa, carioca e estudante de turismo, veio aos três dias de evento. Para ela, as palestras são muito mais do que horas complementares no currículo acadêmico. “Nesses dias, eu encontrei tantas pessoas que eu admiro na área e pude aprender tanto com as rodas de conversa, que parece que fiz um curso intensivo. O Turismo é um negócio, que precisa ser visto como tal. Na universidade, a gente tem esse olhar mais ingênuo para o setor. Aqui, pude entender melhor o mercado, as oportunidades, a geração de renda e outros pontos importantes para a minha futura carreira”.

Para Carolina Nascimento, moradora da periferia e uma estudiosa da temática ESG, ter a oportunidade de ver nomes respeitados da área falar sobre o tema é algo imperdível. “Essa discussão, muitas vezes não sobe a comunidade ou vai até as áreas carentes. Parece improvável, mas muitos dos meus vizinhos não sabem o que é sustentabilidade, muito menos o significado da sigla ESG. Por isso, eu, que amo turismo, e me interesso pelas práticas ESG, fiz questão de estar aqui para absorver todo conhecimento possível. Também quero ter as ferramentas necessárias para cuidar do planeta”.

Planta da 51ª ABAV Expo é apresentada

Os expositores da próxima da ABAV Expo já podem se organizar para escolher o seu espaço na edição de 2024 da feira. Nesta sexta-feira, foi apresentada a planta do evento que será realizado nos dias 25, 26 e 27 de setembro, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, no Distrito Federal.

"Acabamos de lançar a planta dos expositores da próxima ABAV Expo. É uma planta muito especial para nós, pois nunca fizemos o evento em um espaço como o Estádio Mané Garrincha, que tem se mostrado superpreparado para nos receber. Todas as visitas técnicas que fizemos fez com que nos apaixonássemos pelo local e nos deu a confiança de escolher Brasília como nosso próximo destino", afirma Magda Nassar.

Jornada ESG

Uma das palestras da ABAVTalks desta sexta-feira foi a Jornada ESG: iniciativas nos âmbitos ESG aplicadas aos destinos e negócios do Turismo. Estiveram presentes: Bruno Reis, da EMBRATUR, Ana Clévia Guerreiro, do Sebrae, Sheila Aquino, da Fecomércio RJ e Paulo Pires, da Localiza.

Ana Clévia Guerreiro reforçou que ela considera tratar a temática ESG, principalmente no mundo dos negócios, como um fator urgente. “Este tema nos convida a refletir o que fazemos para um mundo melhor. Este é um grande desafio que temos enquanto humanidade. 

No Sebrae, trabalhamos com pequenos negócios. Nos anos 90, criamos o Sebrae Tech, programa que apoia financeiramente as inovações dos pequenos negócios. Nele, nós subsidiamos 70% para ações ESG e o empreendedor custeia os outros 30%. 

É importante lembrar que essa caminhada é para todos nós: quem consome e quem empreende, tanto que nos últimos tempos, muitas empresas estão aplicando o seu investimento em negócios que se comunicam com as práticas ESG”.

Sheila Aquino, apresentou o Programa ASG da Fecomércio, que se dedica a impulsionar a sustentabilidade socioambiental, a ética, e a inclusão no comércio de bens, serviços e turismo do Rio de Janeiro. 

“O nosso compromisso é ser um catalisador de mudanças positivas, promovendo o desenvolvimento de gente e territórios através de nossas casas e parcerias estratégicas, visando um futuro mais justo e sustentável para todos”.

Bruno Reis mostrou que a mudança precisa ser feita, em primeiro lugar, dentro de casa. Ele contou que na EMBRATUR há uma gerência para avaliar as ações internas. Uma delas é o Lixo Zero, que impede a produção de papel dentro da instituição. 

Outro ponto apresentado por ele foi o fato de que os clientes também já se preocupam e querem saber se o destisno que recebem como indicação de passeio respeita as práticas de ESG. “Acredito que a grande questão que temos que pensar é pra quem que a gente vai ter que prestar conta? Eu entendo que é para o Meio Ambiente”.

Paulo Pires explicou que para a Localiza, no quesito da sustentabilidade, o mais importante é reduzir os gases que colaboram com o efeito estufa. Mas, ele optou por se debruçar sobre a questão social da causa. 

“Na nossa empresa, temos o grupo de equidade, LGBTQIAPN+, refugiados, e este ano, começamos com o grupo de etarismo. Em breve, a maioria da população do mundo terá mais de 50 anos e essas pessoas precisam ter suporte profissional e de saúde. Também tem a questão das mulheres. Somos um país no qual mais de 50% das pessoas são mulheres, mas isso não se reflete nos cargos de liderança. Estamos trabalhando para mudar isso”.

Palestra Afroturismo

Gabriela Palma, uma das fundadoras do Sou+Carioca, projeto de turismo que revive a cidade do Rio de Janeiro trilhando novos caminhos, reforçando a essência do turismo afro, participou de uma palestra sobre Afroturismo e dividiu seus conhecimentos sobre o tema ao lado de Denise Rodrigues, mestre em Turismo pela USP e Karolynne Duarte, fundadora do projeto Guiadas Urbanas.

Na roda de conversa, Gabriela trouxe a sua visão sobre o que é inovador no setor do Afroturismo. Segundo ela, poder falar de narrativas pretas no mundo já é uma grande inovação. A guia turística ainda lembra que o mercado de Afroturismo segue sendo visto com desconfiança no mundo dos negócios. 

“Não acreditam que é possível gerar renda com este tipo de turismo. Ele faz dinheiro, mas também não adianta entrar só pelo dinheiro. É preciso estar preparado para contar uma história que ninguém está contando e que não nos foi contada na escola. É preciso fazer com propósito”, explica Gabriela. Denise Rodrigues complementa: “Falar de futuro é falar da resistência preta dentro do turismo. Nós lidamos com memórias, aquelas que a pretensa modernização passou por cima”.

Karolynne Duarte falou um pouco do trabalho desenvolvido pelo seu projeto, um empreendimento de turismo receptivo que desenvolve um negócio social onde o foco é fazer um trabalho de memória e valorização do espaço urbano e periférico da cidade (subúrbio e favela), promovendo Afroturismo, Turismo Cultural Suburbano e de Base Comunitária da cidade.

“Apresentamos um Rio de Janeiro além dos cartões postais. Nossa missão desde janeiro de 2013, é desenvolver um novo segmento do turismo que é o turismo cultural suburbano. 

Neste segmento, trabalhamos os conceitos urbanísticos de subúrbio, favela e suas culturas. Sendo assim, todo passeio turístico acontece com foco nos atributos locais que são resultados de mapas mentais e afetivos do bairro. No fim do passeio, promovemos o contato com a cultura popular”.

Roteiros fora do tradicional

Nesta sexta-feira, representantes do Sebrae de diversos estados do Brasil se reuniram em um brunch, no hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro, para apresentar aos jornalistas de várias regiões do país, seis roteiros turísticos especiais. A iniciativa é uma ação integrada com a ABAV Expo, organizada pela ABAV Nacional.

Ana Clévia Guerreiro, coordenadora do Sebrae Nacional de turismo, economia criativa e artesanato abriu o encontro ressaltando a importância de eventos que valorizem o turismo brasileiro. 

 “Eu amo trabalhar este setor, porque ele permite a inclusão das pessoas do território visitado. Cria-se um espaço para aqueles que não possuem visibilidade, como o turismo comunitário, passando pelos povos quilombolas, as culturas tradicionais e populares. Já ouvi relatos emocionantes de uma pessoa que disse que o turismo o fez se sentir importante. É isso que queremos: fazer as pessoas se sentirem importantes, valorizadas e reconhecidas”.

Foram apresentados os seguintes destinos: Rota Quilombola Jalapão, uma jornada pela cultura e história afro-brasileira, Seridó Geoparque Mundial da Unesco, Costa Doce Gaúcha - Ecoturismo, Turismo histórico e Cultural e Turismo Rural, Pará, Raízes Cariocas e Rota dos Pirineus – Queijos e Vinhos de Goiás.

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