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sábado, 2 de dezembro de 2023

COLUNA DE AVIAÇÃO // JetSMART realiza voo inaugural de nova rota direta entre Florianópolis e Buenos Aires com voos três dias por semana, aumentando para frequências diárias nos meses de janeiro e fevereiro e dá desconto de 25% em seu site com o código “1ERVOO”

Pouso do primeiro voo da JetSMART de Buenos Aires para Florianópolis (Foto: Divulgação)

Reforçando seu compromisso em conectar a América do Sul e incentivando os viajantes a voarem por todo o continente, a JetSMART Airlines, premiada como a melhor companhia aérea de baixo custo da América do Sul pela Skytrax, anuncia seu primeiro voo direto entre Florianópolis e Buenos Aires, iniciado ontem, 30 de novembro. O novo voo será operado com o A320 com capacidade para 186 passageiros.

Com a nova operação, a JetSMART está ampliando sua oferta de voos do Brasil para a Argentina, sendo a segunda rota da companhia para Buenos Aires, considerando o já lançado voo direto de Rio de Janeiro a Buenos Aires. O novo voo se junta a outros seis já oferecidos pela companhia aérea do Brasil para Argentina, Chile e Uruguai.

Os voos de Florianópolis serão operados inicialmente às quartas, quintas e domingos, para o aeroporto de Buenos Aires, Ezeiza, passando a ser diários durante os meses de janeiro e fevereiro, acompanhando a grande procura de voos durante o período de férias de verão.

Para comemorar a inauguração deste voo, a companhia aérea oferece um desconto de 25% na compra de passagens em seu site com o código “1ERVOO”. Mais informações e bases legais estão disponíveis em www.JetSMART.com.

“Sabemos da importância da conectividade direta entre o Brasil e outros países da América do Sul. Florianópolis é uma cidade muito visitada pelos sul-americanos e, por isso, antes do final do ano, comemoraremos nosso primeiro voo para Santiago do Chile. Atualmente oferecemos sete rotas diretas do Brasil para Argentina, Chile e Uruguai e temos certeza que notícias como essa geram impacto positivo no turismo e na economia local, além de cooperação e investimento em outros setores da indústria”, afirma Verónica Marambio A., gerente comercial de Mercados Internacionais da JetSMART.


 Reforçando seu compromisso em conectar a América do Sul e incentivando os viajantes a voarem por todo o continente, a JetSMART Airlines, premiada como a melhor companhia aérea de baixo custo da América do Sul pela Skytrax, anuncia seu primeiro voo direto entre Florianópolis e Buenos Aires, iniciado ontem, 30 de novembro. O novo voo será operado com o A320 com capacidade para 186 passageiros.


Com a nova operação, a JetSMART está ampliando sua oferta de voos do Brasil para a Argentina, sendo a segunda rota da companhia para Buenos Aires, considerando o já lançado voo direto de Rio de Janeiro a Buenos Aires. O novo voo se junta a outros seis já oferecidos pela companhia aérea do Brasil para Argentina, Chile e Uruguai.

Os voos de Florianópolis serão operados inicialmente às quartas, quintas e domingos, para o aeroporto de Buenos Aires, Ezeiza, passando a ser diários durante os meses de janeiro e fevereiro, acompanhando a grande procura de voos durante o período de férias de verão.

Para comemorar a inauguração deste voo, a companhia aérea oferece um desconto de 25% na compra de passagens em seu site com o código “1ERVOO”. Mais informações e bases legais estão disponíveis em www.JetSMART.com.

“Sabemos da importância da conectividade direta entre o Brasil e outros países da América do Sul. Florianópolis é uma cidade muito visitada pelos sul-americanos e, por isso, antes do final do ano, comemoraremos nosso primeiro voo para Santiago do Chile. Atualmente oferecemos sete rotas diretas do Brasil para Argentina, Chile e Uruguai e temos certeza que notícias como essa geram impacto positivo no turismo e na economia local, além de cooperação e investimento em outros setores da indústria”, afirma Verónica Marambio A., gerente comercial de Mercados Internacionais da JetSMART.

 



Evento de inauguração do voo em Florianópolis, com representantes da 
JetSMART, do Aeroporto FLN e autoridades locais (Foto: Divulgação)

“A chegada da JetSMART consolida o Aeroporto Internacional de Florianópolis como um importante hub da América do Sul, além de reforçar nosso compromisso em ampliar a conectividade entre Santa Catarina e a Argentina. Nossa infraestrutura aliada à excelência operacional faz o aeroporto de Florianópolis ser a porta de entrada do estado”, destaca Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

Buenos Aires continua sendo uma das cidades argentinas mais visitadas pelos brasileiros, tanto pela sua beleza quanto pelos atrativos culturais, gastronômicos e artísticos. Por isso, a JetSMART está presente oferecendo voos em horários convenientes e com preços baixíssimos, incentivando mais brasileiros a visitarem o país vizinho e vivenciar sua cultura.

Para saber mais sobre este e outros voos, visite o site oficial www.JetSMART.com.

Evento de inauguração do voo em Florianópolis, com representantes da JetSMART, do Aeroporto FLN e autoridades locais (Divulgação)


“A chegada da JetSMART consolida o Aeroporto Internacional de Florianópolis como um importante hub da América do Sul, além de reforçar nosso compromisso em ampliar a conectividade entre Santa Catarina e a Argentina. Nossa infraestrutura aliada à excelência operacional faz o aeroporto de Florianópolis ser a porta de entrada do estado”, destaca Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

Buenos Aires continua sendo uma das cidades argentinas mais visitadas pelos brasileiros, tanto pela sua beleza quanto pelos atrativos culturais, gastronômicos e artísticos. Por isso, a JetSMART está presente oferecendo voos em horários convenientes e com preços baixíssimos, incentivando mais brasileiros a visitarem o país vizinho e vivenciar sua cultura.

Para saber mais sobre este e outros voos, visite o site oficial www.JetSMART.com.

Mais uma edição do Connection Experience vem aí! Evento terá continuidade do tema Terroirs do Brasil, de 16 a 18 de maio de 2024




A nova data do Connection Experience foi lançada durante o Festuris. O evento, que foi um grande sucesso em maio de 2023, volta ao mesmo cenário - Rua Coberta e Palácio dos Festivais - entre os dias 16 e 18 de maio de 2024.

Com a proposta de conectar o turismo com outros setores do Brasil e do exterior por meio das experiências sensoriais e produtos de origem, o Connection terá a segunda edição do tema Terroirs do Brasil.



“Esse mote é riquíssimo em conteúdo e experiências, temos muito mais a explorar, por isso essa segunda edição será mais um grande evento, certamente”, adianta Eduardo Zorzanello, CEO da Rossi & Zorzanello, realizadora do evento.


O Connection vai apresentar outras singularidades de cada região do Brasil, e contar com a participação de palestrantes nacionais e internacionais. O Sebrae RS é correalizador de mais esta edição. 

Mais informações no site: www.connectionexperience.com.br e nas redes sociais: Connection_Experience.









Marta Rossi e Eduardo Zorzanello receberão moção da Câmara dos Deputados




Na última quinta-feira, dia 23, o deputado federal Romero Rodrigues, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, sugeriu uma Moção de Aplauso e Reconhecimento a Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, organizadores do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado. Em votação ao Requerimento nº 41/2023, os membros da Comissão aprovaram com unanimidade a destinação da honraria aos empresários.

A justificativa do parlamentar em relação ao evento de turismo que ocorre de forma periférica, longe dos grandes centros de decisões como Rio de Janeiro ou São Paulo, se dá devido à excelência no atendimento aos participantes, e por todo o esforço e dedicação na realização da edição de 2023 do Festuris. 

Deputado federal Romero Rodrigues
“Foi uma honra ter ido à cidade de Gramado, que dá exemplo ao Brasil sobre como fazer turismo, como gerar emprego, renda, verdadeiros frutos do turismo. A moção vem pelo reconhecimento da forma carinhosa e atenciosa que recebemos no Festuris, evento que participamos na sua 35ª edição”, explica.

A Feira Internacional de Turismo, que acontece em Gramado, no Rio Grande do Sul, teve sua primeira edição em 1989. Este ano, o evento realizou a sua 35ª edição, sendo considerada pelo trade a feira de negócios turísticos mais efetiva da América Latina. O evento não só dá atenção para o turismo, como movimenta a economia local, estadual e gera visibilidade fora do país.

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Com 301.461 unidades já vendidas neste ano, a Volkswagen é a marca que mais cresce no Brasil

 

Volkswagen Polo

 

 

- Com 301.461 unidades já vendidas neste ano (jan-nov), sendo 65.500 emplacamentos a mais do que no mesmo período de 2022, Volkswagen é a marca que mais cresce no mercado brasileiro.

 

- Volkswagen Polo é o carro de passeio mais vendido em 2023 e líder entre os hatches, com mais de 93 mil unidades já comercializadas (jan-nov).

 

- Volkswagen segue na liderança do segmento de SUVs com sua família SUVW: T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan, que somam mais de 125 mil unidades vendidas em 2023 (jan-nov).

 

- VW T-Cross é o SUV mais vendido do Brasil, com mais de 64 mil unidades emplacadas neste ano (jan-nov).

 

- SUVW Nivus cresceu 33,8% em volume de vendas em 2023 em comparação com 2022.

 

- Polo, T-Cross, Nivus e Saveiro estão entre os 20 modelos mais vendidos do País, considerando todos os segmentos.


São Bernardo do Campo, 1º de dezembro de 2023 – A Volkswagen do Brasil é a marca que mais cresce no País. Já são 301.461 unidades vendidas neste ano (jan-nov), sendo 65.500 emplacamentos a mais do que no mesmo período de 2022. Esse é o resultado do excelente desempenho de um line-up completo da Volkswagen, que inclui Polo, T-Cross, Nivus e Saveiro no ranking dos 20 modelos mais vendidos no acumulado do ano.

 

Polo é líder entre os carros de passeio

 

O Volkswagen Polo é o carro de passeio mais vendido do Brasil neste ano e também é líder do segmento de hatches, com mais de 93 mil unidades já comercializadas (jan-nov).

 

O Volkswagen Polo também é recordista de vendas no Brasil para um único mês neste ano: foram 16.471 unidades emplacadas só em julho. Nenhum outro modelo vendeu tanto em apenas um mês.

 

O Novo Polo já é um sucesso desde o seu lançamento, quando foram comercializadas 7 mil unidades em menos de 2 horas. O Polo Track, novo hatch de entrada que substituiu o Gol, trouxe modernidade a um dos segmentos mais importantes do País e também caiu no gosto dos brasileiros.

 

VW também lidera entre os SUVs

 

A Volkswagen do Brasil também segue como líder do segmento de SUVs no País com sua família SUVW, formada por T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan, modelos que já somam mais de 125 mil unidades comercializadas neste ano (jan-nov). O T-Cross é o SUV mais vendido do Brasil, com mais de 64 mil unidades emplacadas de janeiro a novembro de 2023.
 


Volkswagen T-Cross

 

Outro destaque é o SUVW Nivus, que cresceu 33,8% em volume de vendas em 2023 (com 46.458 unidades comercializadas de janeiro a novembro) em comparação com o mesmo período de 2022. O VW Nivus é o 14º modelo mais vendido do Brasil, considerando todos os segmentos.

 

“A Volkswagen do Brasil investe em todos os segmentos e tem o portfólio mais completo do mercado. Temos foco total no cliente, em suas preferências e necessidades. E o resultado é fantástico! Somos a marca que mais cresce neste ano com destaque para as lideranças em segmentos que são fundamentais para os negócios: entre os carros de passeio e hatches, com o VW Polo, e no segmento de SUVs, tendo o T-Cross como o SUV mais vendido do Brasil e o Nivus com crescimento expressivo em vendas”, diz Roger Corassa, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil.

“O mês de novembro foi marcado pelo lançamento do Tiguan Allspace R-Line, o SUVW de sete lugares que teve o 1º lote esgotado em três horas (1.209 unidades). Com a volta do Tiguan, a Volkswagen oferece a linha mais completa de SUVs do mercado, liderando as vendas e a maior ofensiva do segmento. Formada por T-Cross, Nivus, Taos, Tiguan e o 100% elétrico ID.4, a família SUVW conquistou os brasileiros pelo design, modernidade e espaço interno, atendendo todos os públicos, que buscam modelos compacto, médio ou grande. O sucesso do Tiguan e a nossa liderança no segmento confirmam que os SUVWs aceleram pelo caminho certo”, afirma Fernando Silva, diretor de Vendas da Volkswagen do Brasil.

 

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Volkswagen Tiguan

 

ID. Buzz: a volta da Kombi, agora elétrica

 

Novembro também foi um mês especial por conta do lançamento do ID. Buzz no Brasil, um veículo completo para o nosso tempo: livre de emissões, sustentável, interativo e totalmente tecnológico.

 

Em lote limitado de 70 unidades, que comemora os 70 anos da Volkswagen do Brasil, a Kombi elétrica está disponível exclusivamente pelo programa de assinatura VW Sign & Drive, com franquia de rodagem de até 3.100 km por mês, a mais extensa do mercado.

 

Cheia de tecnologia e 100% elétrica, a Nova Senhora chega na versão Pro, que oferece faróis com tecnologia LED Matrix e lanternas traseiras 100% em LED, interior “vegano” com materiais recicláveis, bancos com função massagem, câmera 360°, sistemas de condução e de estacionamento semi-autônomos e muito mais.

 

Conectado, versátil e espaçoso, o ID. Buzz chegou ao Brasil em um momento histórico: dez anos depois do fim da produção da saudosa Kombi, que teve mais de 1,4 milhão de unidades vendidas. Foram 56 anos de histórias e emoções a bordo da Kombi, e agora os brasileiros poderão reviver a liberdade, independência e emoção da Velha Senhora com zero emissões e totalmente sustentável.

 

A contratação do ID. Buzz por assinatura já pode ser realizada pelo site do VW Sign&Drive de forma on-line ou pelas concessionárias que aderiram ao projeto. O Volkswagen ID. Buzz está disponível a partir de R$ 12.990. Os contratos têm duração de 12, 24, 36 ou 48 meses e incluem os serviços de manutenção, seguro, documentação, logística de entrega, assistência 24 horas, gestão de multas e serviço de rastreador. Além disso, clientes poderão optar por alugar ou comprar um wallbox de 7,4kW em condição exclusiva Sign&Drive.

 

O ID. Buzz é o utilitário mais emocional da família ID. e se juntou ao SUVW ID.4 no portfólio de modelos 100% elétricos, feitos sobre a plataforma MEB, conectando o Brasil à estratégia global de eletrificação da marca Volkswagen. O ID.4 também é oferecido exclusivamente pelo programa VW Sign & Drive.
 

 

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ID. Buzz, a Kombi elétrica

VW recebe 1.000 solicitações para Certificado de Clássicos em 48 horas

 


– Site oficial para a solicitação do Certificado de Veículos Clássicos recebeu cerca de 22 mil acessos e mais de 1.000 proprietários de modelos colecionáveis abriram pedido nas últimas 48 horas para receber a ‘Certidão de nascimento’ Volkswagen

– Números iniciais apontam sucesso da ação no Brasil, segundo país dentro da marca VW a oferecer o documento, que fornece dados originais de produção de veículos com mais de 20 anos;

– Mais de 6,5 milhões de registros entre as décadas de 1950 e 1980 foram digitalizados para que a criação dos certificados fosse possível;

– Valor arrecadado com as vendas suportará financeiramente a Garagem VW na preservação e no restauro dos veículos do acervo histórico

São Bernardo do Campo (SP) – A Volkswagen do Brasil recebeu mais de 1.000 solicitações para obtenção do Certificado de Veículos Clássicos nas últimas 48 horas. O documento oficial, com número serial único e lançado esta semana pela Volkswagen do Brasil, reconhece e exalta as características de produção de modelos clássicos fabricados em território nacional, e também fornece dados originais de produção, que podem ser úteis para preservar e restaurar os veículos da marca. A ‘Certidão de Nascimento’ é emitida através do VW Collection para veículos que tenham pelo menos 20 anos. A solicitação pode ser feita de maneira online no site oficial: www.vwcollection.com.br/institucional/certificado-classico-vw/. O site, aliás, recebeu mais de 22 mil acessos desde que foi ao ar, na última terça-feira. 

O valor arrecadado com as vendas do Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen suportará financeiramente a Garagem VW na preservação e no restauro dos veículos do acervo histórico. Atualmente, a VW mantém em excelente estado de conservação mais de 100 carros do grupo, que é a maior coleção coordenada por uma montadora no Brasil.

O Certificado VW foi emitido primeiramente para três unidades da Garagem VW: a Kombi ‘Corujinha’ 1960, com pintura saia-e-blusa nas cores Vermelho Calipso e Branco Lótus; o TL 1972, na cor branco-lótus; e o Gol 1300, na cor Vermelho Calipso, e primeiro Gol “placa preta” da história.

A Volkswagen Alemanha foi parceira na iniciativa da certificação, sendo utilizada como referência. Através dela, a Volkswagen do Brasil também teve conhecimento do interesse de colecionadores do mundo inteiro aos veículos produzidos localmente, sendo um fator adicional para a decisão da criação do certificado local, que tornou o Brasil a ser o segundo país, dentro da VW, a oferecer esse serviço aos seus clientes.

Tudo foi criado a partir da base de dados de produção da marca no Brasil, que remonta às origens da operação nacional, nos anos 1950. Até o final dos anos 1980, as informações eram registradas em fichas de papel, manuscritas, que passaram por diversas modificações ao longo dos anos. Esses documentos eram preservados em microfilmes contendo milhares de fichas cada, que juntos somam cerca de 6,5 milhões de registros. Para fins de preservação, a Volkswagen agora digitalizou esses documentos, o que também viabilizou a criação dos certificados.

Como funciona?

Quando o cliente solicita a certidão, a equipe especializada de Desenvolvimento do Produto e de Vendas busca pelas informações de cada veículo em um processo praticamente artesanal. Depois disso, o certificado é emitido e enviado para impressão. O documento também recebe autógrafo de autenticidade das áreas responsáveis pela preservação destes dados e também da Garagem VW, o Desenvolvimento do Veículo Completo e o Departamento de Imprensa da VWB.

Mas como a paixão dos proprietários pelos carros clássicos da Volkswagen é imensa e o interesse pelo certificado tem sido altíssima, o tempo para análise da documentação, bem como o prazo de resposta aos interessados pode ultrapassar o período inicial previsto de dez dias.

Serviço:

Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen

Consultas dispo

COLUNA MECÂNICA ONLINE®


Tarcisio Dias


30 | NOVEMBRO | 2023


Conheça os melhores Motores do Ano 2024


Chevrolet conquista prêmio de Inovação do Ano. GWM e BMW vencem com os dois Motores do Ano.

Vamos nos aproximando do final do ano e sempre quando chega essa época, surgem as premiações automotivas, reconhecimentos ao trabalho de muita engenharia para entregar novos produtos, tecnologias, recursos e eficiência energética, tudo isso, de forma viável economicamente, pois na engenharia, não adianta ter a inovação se ela não possível de aquisição pelo consumidor.

Entre alguns prêmios que participo como jurado, integro um seleto grupo que vota nos Motores do Ano. São duas categorias que fazem parte do Prêmio Carro do Ano, promovido pela Revista AutoEsporte e claro, muito disputado pela indústria automotiva.

A avaliação do "melhor" motor para um veículo depende de vários fatores, incluindo o tipo de veículo, seu uso pretendido, eficiência energética, desempenho, requisitos de combustível, entre outros. Além disso, as preferências pessoais dos consumidores também desempenham um papel importante na escolha do motor.

E antes de falar propriamente dos motores do ano, destaco a tecnologia aplicada no motor da Chevrolet Silverado, premiada como a Inovação do Ano.

A picape que faz sucesso em nosso mercado desde seu lançamento, em versão única, High Country, e possui o sistema DFM em seu motor, sigla em inglês para gerenciamento dinâmico de combustível. Essa tecnologia é capaz de desativar quantos cilindros forem necessários para tornar a rodagem mais eficiente e confortável. A ideia aqui é justamente entregar uma picape mais econômica que as concorrentes.

A Silverado pode, por meio desse sistema, rodar usando a inércia (oito cilindros desligados), ter o motor funcionando como um três cilindros, dois cilindros, quatro cilindros, entre outras combinações.

De acordo com a Chevrolet, são 17 combinações possíveis para o V8 5.3 de até 360 cavalos de potência e 53 kgfm de torque trabalhar.

Claro que os oito entram em ação de forma simultânea. Basta o condutor pisar fundo que o sistema de gerenciamento vai compreender que é preciso de potência e torque máximos naquele momento.

O DFM é uma evolução do sistema de desativação convencional, que geralmente corta metade dos cilindros em baixas e médias cargas. Ford F-150 e Ram 1500 têm essa tecnologia, por exemplo. A grande inovação aqui é justamente a possibilidade de a picape grande funcionar apenas com um cilindro, nenhum deles, dois, quatro, e qualquer outra formatação que preferir.

Agora, sim, vamos aos vencedores entre os Motores do Ano! O motor 3.0 da BMW foi o grande vencedor da categoria que premia os melhores motores acima de 2.0 litros.

A categoria teve quatro concorrentes nesta edição: BMW 3.0 6 cilindros em linha, Chevrolet V8 5.3, Ford 3.0 V6 turbodiesel e JLR 3.0 6 cilindros em linha híbrido plug-in.

A BMW estreou o conjunto híbrido formado pelo motor de seis cilindros em linha com outro elétrico em maio, quando lançou os SUVs X5 e X6 renovados.

A unidade de 3 litros a combustão entrega 313 cv e funciona em conjunto com um motor elétrico de 197 cv. Combinados, os propulsores desenvolvem 489 cv e 70 kgfm de torque (correspondendo a um aumento de 10 kgfm na comparação com o X5 antigo).

Já o motor 1.5 turbo híbrido plug-in da GWM foi o grande vencedor da categoria que premia os melhores motores de até 2.000 cm³, abaixo de 2.0 litros. Foram quatro concorrentes: GWM 1.5 híbrido plug-in, Honda 2.0 turbo, Jeep 2.0 híbrido e Toyota 1.6 turbo.

O motor equipa o Haval H6 híbrido plug-in e a versão esportiva GT, ambos com a mesma mecânica: um motor 1.5 turbo a combustão e dois propulsores elétricos.

Combinados, desenvolvem 393 cv de potência e 76 kgfm de torque. O câmbio automatizado é do tipo DHT de duas marchas com embreagem (motor a combustão) e uma marcha com redução (motores elétricos).

Para energizar o motor elétrico, o Haval tem um generoso conjunto de baterias de 34 kWh, que proporciona 170 km de autonomia

Segundo a GWM, o motor a combustão nunca opera sozinho. Ele sempre estará amparado pelas unidades elétricas, mesmo em velocidade de cruzeiro, quando a maioria dos carros híbridos concentra os esforços no motor a combustão para recarregar a bateria.

Parabéns para todos os participantes! Sabemos que temos muita engenharia por trás de todo esse desenvolvimento e precisamos incentivar a evolução das tecnologias e dos profissionais.

A premiação Carro do Ano chega em sua 57ª edição este ano. Confira a lista dos vencedores em suas categorias:

Carro do Ano: BYD Dolphin

Carro Premium do Ano: BMW X1

Carro Superpremium do Ano: BMW i7

Carro Esportivo do Ano: Porsche 911 GT3 RS

Picape do Ano: Ford Ranger

Picape Premium do Ano: Ford F-150

Tarcisio Dias - Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira





Vila Galé investe R$ 120 milhões em Ouro Preto

Quartel Colégio Hotel de Cachoeira do Campo, em breve Vila Galé


A Vila Galé anunciou dia 28 de novembro a abertura do processo seletivo de 120 vagas para o novo hotel de Ouro Preto, em Minas Gerais. O anúncio foi feito pelo fundador e presidente da rede, Jorge Rebelo de Almeida, durante uma coletiva de imprensa realizada para informar o início das obras de restauração do prédio histórico Dom Bosco. No evento, o presidente falou ainda sobre o impacto na economia do Estado, já que o investimento dobrou, passando dos R$ 60 milhões previstos inicialmente para R$ 120 milhões. Agora, o empreendimento contará com 298 quartos.

Nesta primeira fase, 300 candidatos selecionados serão capacitados em cursos na área de turismo e hotelaria em parceria com a Secretária de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto e da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Desses, 120 serão contratados e irão fazer parte do quadro de funcionários do Vila Galé Collection Ouro Preto - Historic, Family Resort Hotel, Conference & SPA.

“Sempre que abrimos um hotel em uma nova cidade, gostamos de incentivar a capacitação profissional. Mesmo que nem todos os participantes atuem neste primeiro momento conosco, eles estarão preparados para outras vagas na cidade e na região, proporcionando aos turistas e clientes uma ótima experiência”, explicou Jorge Rebelo de Almeida.

Os currículos podem ser enviados por meio do e-mail brasil.carreiras@vilagale.com, com a descrição no assunto: “Vaga em Ouro Preto”.


A coletiva de imprensa, além de reunir importantes jornalistas da cidade histórica e de Belo Horizonte, contou com a presença do prefeito Ângelo Oswaldo, do Secretário de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, de representantes da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Invest Minas) e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).

Durante o evento, Jorge Rebelo de Almeida anunciou ainda que as obras iniciaram e apresentou o projeto do novo hotel. Os convidados puderam conferir em primeira mão dois quartos decorados: um em homenagem ao Museu da Inconfidência, dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira, e outro em homenagem a Igreja de São Francisco de Assis, que é uma celebração às criações do mestre Aleijadinho, responsável pelo projeto da fachada e da decoração em relevos e talha dourada.



O empreendimento, que receberá um investimento maior do que o previsto inicialmente, passa a contar com 297 quartos, dois restaurantes, dois bares, sete salas de convenções, um auditório, uma capela, biblioteca, sala de jogos, Spa Satsanga com piscina interior aquecida e sauna, Clube Infantil NEP com parque aquático, lago, ecoturismo, tirolesa, biblioteca, plantio de azeitonas e uvas, entre outros atrativos.

“Enquanto fazíamos o projeto, vimos que poderíamos aproveitar ainda mais o terreno e incluímos novas atrações. O investimento aumentou em R$ 60 milhões, impactando não só a economia de Ouro Preto, como a do Estado. Nós acreditamos muito no potencial de Minas Gerais”, concluiu o presidente da Vila Galé.

Quarto-modelo foi apresentado à Imprensa

Preservação de Patrimônio- Dos 42 hotéis da rede, nove estão em prédios históricos que foram recuperados: Vila Galé Collection Braga, Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, Vila Galé Collection Elvas, Vila Galé Collection Alter Real, Vila Galé Albacora, Vila Galé Collection Tomar, Vila Galé Collection São Miguel e Vila Galé Rio de Janeiro.

Esse número chegará a 11 hotéis com o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco, que possui previsão de inauguração em 2024, e o Vila Galé Collection Ouro Preto - Historic, Family Resort Hotel, Conference & SPA, com previsão de inauguração da primeira fase deste hotel em dezembro de 2024.

O Quartel Colégio Hotel de Cachoeira do Campo



No Brasil, já desde 1643 que as terras altas, na abertura do Rio Doce, eram alvo dos interesses da colônia americana de Portugal. A sonhada descoberta do ouro vai realizar-se no meado da década de 1670 pelo adentramento das expedições paulistas. Para além da Serra do Mar e da Serra da Mantiqueira, o eldorado brasileiro aguardava a chegada das legiões humanas que logo o povoaram.

A fundação da povoação de Cachoeira do Campo deu-se em 1705. A primeira construção importante de cunho civil e público foi um quartel, num ponto estratégico que Dom Pedro de Almeida, Conde de Assumar e futuro Marquês de Alorna, quis aproveitar e reforçar enquanto local de defesa. 

Eclodia, entretanto, a sedição de Vila Rica (atual Ouro Preto), a 28 de junho de 1720, que terminou com a prisão, em Cachoeira do Campo, do tribuno popular Felipe dos Santos Freire. Após este acontecimento, Dom Pedro de Almeida pretendeu mudar a capital da província de Mariana para Cachoeira do Campo, onde os governadores-capitães-generais passariam a residir e onde se instalaria uma casa de fundição. 

Aí, Dom Pedro de Almeida mandou levantar um quartel e, em 1735, as terras de Cachoeira tornaram-se sede unida do governo civil e militar de Vila Rica (hoje Ouro Preto). É aqui que fica então alojado o esquadrão de cavalaria que estava antigamente na Vila do Carmo, em Mariana.

Neste contexto de reorganização das forças militares portuguesas, entra em funcionamento em 1779 o novo Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas Gerais, embora sua história remonte, pois, às primeiras décadas do século XVIII e a episódios marcantes da história mineira, como a Guerra dos Emboabas (1709), a Revolta de Felipe dos Santos (1720), a Inconfidência Mineira (1789) e, mais tarde, a Sedição Militar ou Revolta do Ano da Fumaça, em 1833, período em que serviu para fins militares pela última vez.

Efetivamente, ao longo dos tempos sucederam-se ampliações destas instalações, com mais espaço para albergar militares e os seus cavalos, tendo sempre as forças em prontidão. Nas proximidades do Quartel, ergueu-se o Palácio dos Governadores, no qual eles veraneavam, deixando Vila Rica (Ouro Preto) em razão do excelente clima de Cachoeira do Campo. Durante o Palácio, hohe desaparecido, foi o sítio de recreio, repouso e residência de férias da corte das Minas.

Em 1816, nas terras do núcleo colonial e nalguns edifícios, fizeram-se adaptações para acolher a Coudelaria Real de Cachoeira do Campo, que viria a ficar pronta em julho de 1819. Dom João VI destinou a essa Coudelaria parte dos cavalos que mandou trazer de Alter do Chão. Funcionava como um centro de criação e aprimoramento de cavalos de raça e era aqui que se criavam os cavalos para a tropa e os carros reais utilizados até na corte do Rio de Janeiro.

Mais tarde, já com Dom Pedro II, a população de Cachoeira do Campo pede que a propriedade tenha uma finalidade social mais relevante, pelo que o monarca acaba por desistir da coudelaria. Optando-se pela distribuição de terras a colonos, em 1889 é inaugurada a colónia agrícola D. Pedro II que, com o advento da República, recebeu o novo nome de Cesário Alvim, primeiro governador republicano de Minas Gerais. Contudo, o governo mandou suspender o processo e a propriedade ficou sem utilização.

Surge a ideia de convidar os salesianos para fundarem um estabelecimento agrícola, à semelhança dos que já tinham noutras regiões. Em 1893, as terras são-lhes oficialmente cedidas, com a contrapartida de recuperarem os edifícios, bastante degradados e invadidos pelo mato, e de ali instalarem uma escola agrícola. 

O padre salesiano Agostinho Crucifico Zanella foi o encarregado da reconstrução e a 24 de maio de 1896 era inaugurado o Colégio Dom Bosco. Destinada, inicialmente, a formar engenheiros agrícolas, foi a primeira casa salesiana de Minas.

E aqui encontram-se relíquias como a primeira imagem de N. Sra. Auxiliadora a entrar em terra mineira, um grande relógio de sol situado no pátio interno, e a primeira serralharia hidráulica do Brasil, construída no início do século XX.

A partir de Cachoeira do Campo, os salesianos foram pioneiros da agricultura mecanizada em Minas, incentivando as autoridades locais a modernizarem os seus processos agrícolas. Nas décadas que se seguiram, a atividade educativa prosseguiu, cruzando-se depois com utilização religiosa do espaço por parte da comunidade salesiana. Já nos últimos tempos de ocupação, chegou também a albergar trabalhadores de empresas das redondezas.

Em maio de 2023, o grupo hoteleiro Vila Galé e o Governo de Minas Gerais oficializaram a concessão do espaço para abertura de um hotel em Ouro Preto, num investimento de R$ 120 milhões, que vai gerar 120 empregos permanentes diretos e 600 postos de trabalho indiretos.

O Colégio Dom Bosco é um prédio histórico classificada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). O Colégio Dom Bosco é considerado um dos berços da liberdade no Brasil. Construído pelo governador Dom Antônio de Noronha, entre 1775 e 1779 para albergar a recém-formada Cavalaria do Regimento das Minas, conforme escrito na tarja da sua porta externa, que, segundo os historiadores, é atribuída à talha do Aleijadinho (arquiteto e escultor António Francisco Lisboa).

O quartel, como era chamado na altura, foi uma das sedes do movimento da Inconfidência, onde trabalhava e se tornou alferes o Tiradentes (alferes Joaquim José da Silva Xavier). Ali reuniu-se uma tropa de três mil homens, em 1775, para descer ao Rio de Janeiro e embarcar com destino a Santa Catarina, a fim de enfrentar uma possível invasão espanhola. 

O Tratado de Santo Idelfonso, em 1777, pôs fim ao conflito e a tropa retornou. O Aleijadinho integrou essa legião, como arquiteto, pois devia projetar quarteis portugueses em Santa Catarina.



O valor patrimonial deste conjunto arquitetônico, paisagístico e arqueológico está nas suas edificações sede e adjacentes, alteradas ao longo do tempo, mas sobretudo no significado que as instituições ali instaladas, uma após a outra, tiveram para a memória local, estadual e nacional.

Sobre o Grupo Vila Galé-A Vila Galé é a maior rede de Resorts do Brasil e o segundo maior grupo hoteleiro em Portugal. O grupo é composto por diversas sociedades, das quais se destaca, pela sua dimensão e importância, a Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, S.A.

A rede de hotéis Vila Galé conta atualmente com 42 unidades hoteleiras: 31 em Portugal (Algarve, Beja, Évora, Elvas, Alter do Chão, Oeiras, Cascais, Sintra, Ericeira, Estoril, Lisboa, Coimbra, Serra da Estrela, Porto, Braga, Douro, Açores e Madeira), 10 no Brasil (Rio de Janeiro, Fortaleza, Cumbuco, Salvador, Guarajuba, Pernambuco, Touros, Angra dos Reis, São Paulo e Alagoas) e um em Cuba (Cayo Paredón Grande). Em 2024, o grupo irá inaugurar o primeiro empreendimento na Espanha, o Vila Galé Isla Canela, e o Vila Galé Figueira da Foz.

BH Airport investe R$ 36 ilhões em energia sustentavel



O BH Airport tem no ESG um pilar estratégico e está atento às práticas ambientais, sociais e de governança oferecidas no mercado. Nesse sentido, investiu cerca de R$ 36 milhões na implantação do projeto 400Hz (energia elétrica) + PCA (ar-condicionado para aeronaves). A iniciativa consiste em acoplar nas pontes de embarque equipamentos para fornecimento de energia elétrica de fonte renovável e ar condicionado às aeronaves durante os serviços de solo. Até 2022, eram utilizados o querosene de aviação e os geradores à diesel. Hoje, Azul, Latam e Gol contam com a solução, que está disponível em 20 posições no pátio do aeroporto.

“A eletrificação desses processos trouxe eficiência financeira, segurança, redução de ruído e, principalmente, das emissões de gases de efeito estufa, o que torna as nossas operações mais sustentáveis. A proposta do projeto foi substituir a utilização de combustíveis fósseis pelas companhias aéreas durante operações em solo”, explica Geovane Medina, gestor de Produtos e Serviços Aeroportuários e do Terminal de Cargas do BH Airport.

Antes do início do projeto, o processo era o seguinte: a aeronave pousava no aeroporto e, logo, tratores traziam os equipamentos, movidos a diesel, que eram responsáveis por manter a aeronave e o seu ar-condicionado ligados.

A companhia aérea ainda tinha a alternativa de usar o APU (Auxiliary Power Unit ou Unidade Auxiliar de Energia) que é um terceiro motor, que geralmente se localiza na cauda do avião e funciona como uma pequena turbina, muito utilizado durante o pré-voo, para manter os sistemas do avião em funcionamento no embarque de passageiros. 

Quando em operação, o APU utiliza o mesmo querosene dos tanques das aeronaves, maior custo, e seu funcionamento contribui com emissão de gases de efeito estufa. Com isso, manter o APU ligado não é a melhor alternativa para as companhias aéreas.

“O projeto 400 Hz e PCA contribui exatamente para que as empresas não utilizem o APU e os equipamentos movidos a diesel. A ideia é realmente contribuir para a preservação do meio ambiente e proporcionar um ganho de eficiência para as empresas aéreas. Para se ter uma ideia, Azul, Latam e Gol têm uma redução de cerca de 30% dos custos que envolvem essa operação, com a utilização dos novos equipamentos”, explica Geovane Medina.

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello receberão moção da
Câmara dos Deputados



Na última quinta-feira, dia 23, o deputado federal Romero Rodrigues, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, sugeriu uma Moção de Aplauso e Reconhecimento a Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, organizadores do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado. Em votação ao Requerimento nº 41/2023, os membros da Comissão aprovaram com unanimidade a destinação da honraria aos empresários.



A justificativa do parlamentar em relação ao evento de turismo que ocorre de forma periférica, longe dos grandes centros de decisões como Rio de Janeiro ou São Paulo, se dá devido à excelência no atendimento aos participantes, e por todo o esforço e dedicação na realização da edição de 2023 do Festuris. 

“Foi uma honra ter ido à cidade de Gramado, que dá exemplo ao Brasil sobre como fazer turismo, como gerar emprego, renda, verdadeiros frutos do turismo. A moção vem pelo reconhecimento da forma carinhosa e atenciosa que recebemos no Festuris, evento que participamos na sua 35ª edição”, explica.

A Feira Internacional de Turismo, que acontece em Gramado, no Rio Grande do Sul, teve sua primeira edição em 1989. Este ano, o evento realizou a sua 35ª edição, sendo considerada pelo trade a feira de negócios turísticos mais efetiva da América Latina. O evento não só dá atenção para o turismo, como movimenta a economia local, estadual e gera visibilidade fora do país.


CDL promove Circuito das Luzes em BH

A partir do dia 11, os caminhos que ligam a Savassi à Praça Sete ficarão mais iluminados com o ‘Circuito das Luzes’, ação que cria uma rota de iluminação natalina rumo à Casa do Papai Noel. A intervenção, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), começa na avenida do Contorno, na Savassi, chega à Praça da Liberdade, segue por toda a extensão da avenida João Pinheiro e percorre a avenida Afonso Pena até a Praça Sete, onde o circuito se encerra com a Casa do Papai Noel.

“A proposta do ‘Circuito das Luzes’ é refletir a tradicional iluminação da Praça da Liberdade para dois importantes polos comerciais e turísticos, a Savassi e o Hipercentro. Será criada uma conexão lúdica entre esses dois lugares e fomentar a circulação de pessoas nesse trecho”, explica o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Casa do Papai Noel-A Praça Sete será o endereço do Papai Noel em Belo Horizonte. A casa do bom velhinho ficará aberta ao público entre os dias 9 e 23 de dezembro. Com entrada gratuita, o espaço terá cenário para fotos e apresentações musicais. A Casa do Papai Noel ficará aberta de segunda à sexta-feira das 16 às 20 horas, e aos sábados e domingos, das 9 às 13 horas.

Natal em toda a cidade -A programação de Natal da CDL/BH também será realizada nas nove regiões da cidade. Do dia 9 até 23 de dezembro, o trio elétrico do Papai Noel irá percorrer os principais corredores das regiões. Acompanhado das Noeletes, o Papai Noel irá tirar fotos gratuitas com crianças e demais consumidores.

Belo Horizonte: Cidade da Cultura – Pampulha, Patrimônio Cultural da Humanidade



Reconhecido internacionalmente pelas suas pinturas inspiradas na arquitetura mineira, o artista plástico Carlos Bracher inaugurou mais uma obra que fala da cultura, do patrimônio histórico, das paisagens e das pessoas que marcaram a história de Minas Gerais. 

O tríptico painel "Belo Horizonte: Cidade da Cultura – Pampulha, Patrimônio Cultural da Humanidade" foi entregue ao estado em cerimônia realizada na última sexta-feira (24/11), no prédio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), na Praça da Liberdade. 

A obra ocupará uma posição permanente na capital mineira, em local a ser definido pelo Iepha. O painel instalação, em formato tríptico, é composto por duas telas e, ao centro, uma tela de três metros de altura por sete metros de largura. 

O projeto tem o patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta com a chancela da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Todo o processo de desenvolvimento do painel-instalação foi documentado para integrar a própria criação, através da exibição de vídeos em monitores, mostrando as etapas criativas do autor, desde sua concepção em papel até a realização final da obra em si. 

“Esses três painéis são um pouco a síntese do que eu acredito ser Minas Gerais. A força desse grande passado, que se instituiu na cidade de Vila Rica e em outras cidades do período colonial. E que depois, nessa sucessão, veio dar Belo Horizonte, a capital de Minas. E que termina na Pampulha. Portanto, são três tempos: o presente, o passado e o futuro”, explica Bracher no vídeo que compõe a instalação.

"Belo Horizonte: Cidade da Cultura – Pampulha, Patrimônio Cultural da Humanidade" propõe uma viagem multissensorial e didática aos nossos costumes e à nossa história, dando, tanto aos moradores locais, quanto aos turistas que visitam o Complexo Liberdade, a oportunidade de conhecer uma Minas sob a perspectiva de um olhar único: o de um artista mineiro renomado internacionalmente. Muito emocionado, Carlos Bracher relatou o processo criativo das obras e as principais referências, em especial o modernismo em suas telas. O artista também falou sobre os elementos do novo trabalho, que traz colagens e referências a Pelé, Carlos Drummond de Andrade, Juscelino Kubitschek, Tiradentes, Santos Dumont, Clube da Esquina, Guignard, Grupo Corpo e outros protagonistas da cultura de Minas Gerais. 



“São seres que carrego e carregarei para sempre na minha alma e no meu espírito. A minha casa em Juiz de Fora, onde tanto aprendi, tudo isso que aqui está, essa devoção mágica e imagética do que seja a arte, esse pulsar, esse adentrar , esse estabelecer, esse aprofundamento do que somos nós, enigmas humanos. A arte é isso, essa condição específica de nós conduzimos nosso olhar, nosso coração a determinadas facetas, seja pela palavra, seja pelas cores. A vida é uma grande fábula”, destacou Bracher.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, festejou a inauguração do painel e ressaltou o protagonismo de Carlos Bracher para a história das artes em Minas Gerais: “Vou dizer algumas poucas palavras e começo por gratidão, Bracher, pela sua existência no meio da civilização mineira, você a faz maior. Gratidão por ser um artista que leva Minas Gerais, leva nossa gente, nossa cultura, para o mundo inteiro. Muito obrigado”.

Belo Horizonte não é apenas a capital de Minas Gerais, importante estado que deu início à ocupação do território que compõe hoje o ´país, a partir das entradas dos bandeirantes paulistas, guiados pelos povos originários do Brasil, nos séculos XVI e XVII. É também a capital planejada e construída com base nos ideais republicanos e que, hoje, é reconhecida por sua arte, educação, cultura, importante centro estudantil, universitário e de serviços. Ilustres artistas, nascidos e radicados em Minas, como Guignard, Inimá de Paula, Yara Tupinambá e Lorenzato, dentre outros, já retrataram anteriormente aspectos de Belo Horizonte: suas paisagens, seus prédios de alto valor arquitetônico, de estilos e épocas distintas, com suas praças, ruas, lugares e recantos que fazem da cidade um conjunto encantador.

O painel de Bracher tem o objetivo de reverenciar a cidade e, ao mesmo tempo, representar os grandes personagens da história de Minas, desde o mártir da Inconfidência Mineira, Tiradentes, passando pela célebre "Caravana” dos Modernistas (Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e Blaise Cendrais, dentre outros), ocorrida em 1924. Essa viagem ao interior do país em busca da “autêntica arte brasileira”, identificada com a arquitetura colonial e o barroco mineiro, provocou um enorme impacto na nova geração de poetas e intelectuais (Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava, Abgar Renault e Emílio Moura). Ao homenagear notáveis literatos, o painel revela ainda como, ao longo do tempo, BH transformou-se em síntese da mineiridade pelo conjunto das gentes de todos os recantos, conectando-se num só povo, firmando-se na grande capital com sua identidade específica e autônoma.

JK: da Cemig à Pampulha-Devido à sua importância para a cidade, o conjunto arquitetônico da Pampulha, Patrimônio Cultural da Humanidade, tem uma posição de destaque no painel. Segundo Bracher, sua arquitetura visionária é resultado do futurismo de Juscelino Kubitschek que, quando era prefeito de Belo Horizonte, convidou o jovem arquiteto Oscar Niemeyer para projetar o conjunto da Pampulha. Anos depois, durante o mandato de JK na Presidência, a parceria se repetiria na construção da capital federal, também considerada Patrimônio Cultural da Humanidade. De acordo com a diretora de Comunicação Empresarial e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, a Cemig tem um imenso orgulho em participar do projeto do Painel Instalação de Bracher, pois, assim como a Pampulha e a capital federal, a companhia elétrica também foi criada a partir da visão de futuro do então governador de Minas Gerais, que, em 22 de fevereiro de 1951, redigiu de próprio punho um bilhete, em que abordou a necessidade de um holding do setor elétrico.

“Sem o visionarismo de JK, a Cemig não seria o que é hoje, uma empresa de atende mais de nove milhões de clientes em todo o Estado e uma das maiores patrocinadoras de cultura de Minas Gerais, orgulho de todos os mineiros”, explica a diretora. “E o objetivo do painel é exatamente esse: o de ressaltar o orgulho de ser mineiro no coração de quem visita a instalação artística”, complementa Kumaira.


Passeios pela capital mineira



A Prefeitura de Belo Horizonte promove, a partir deste sábado (2), uma nova temporada dos tradicionais passeios turísticos pela cidade. Nos dias 2 e 16 dezembro, moradores e turistas terão a oportunidade de conhecer a capital mineira, sob novos olhares e perspectivas, em city tours e walking tours especiais em homenagem ao aniversário de Belo Horizonte e aos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha. As inscrições gratuitas estarão abertas a partir das 12h desta terça-feira (28) e os interessados deverão retirar os ingressos on-line.

Neste primeiro momento, serão cinco roteiros, com destaque para a cultura, a arte urbana e a arquitetura do município. Eles incluem visitas ao Conjunto Moderno da Pampulha, praças, mirantes, museus, ruas históricas, entre outros pontos turísticos da capital. Com duração média de 4 horas, os city tours serão realizados em micro-ônibus e os walking tours serão passeios a pé, ambos conduzidos por um guia de turismo credenciado pelo Ministério do Turismo.

“A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, promoverá mais uma temporada dos já tradicionais roteiros turísticos por vários pontos da nossa cidade. Esses passeios estimulam a sensibilização de turistas e, principalmente, dos moradores da capital mineira, valorizando a identidade cultural e as tradições populares, além de promover o fortalecimento do orgulho e da cidadania. A partir disso, o próprio cidadão de Belo Horizonte se torna um disseminador da atividade turística, apoiando na promoção do nosso destino”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.

A Belotur solicita às pessoas que fizerem a inscrição, e por algum motivo não puderem comparecer, que façam o cancelamento com antecedência pelo telefone (31) 3277-4975 ou pelo e-mail citytour.belotur@pbh.gov.br, para que outros participantes tenham a oportunidade de experimentar o passeio. A imprensa está convidada para acompanhar os roteiros mediante aviso prévio para reserva de convites e agendamento de fontes.

As datas e os locais dos roteiros podem ser conferidos no 
Portal Belo Horizonte.

Temporadas de passeios - A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, irá promover mais uma temporada dos tradicionais passeios turísticos, no formato city tour e walking tour, a partir do mês de dezembro de 2023. O principal objetivo dos roteiros é despertar o interesse e a curiosidade do turista e do cidadão belo-horizontino pelos espaços da cidade, vivenciando experiências pelos diversos territórios de Belo Horizonte. Além dos roteiros do mês de dezembro, a Belotur também irá realizar mais passeios turísticos no primeiro semestre de 2024, a partir do mês de janeiro.

 Informações para a coluna enviar para
@sergiomoreira63 

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