Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

COLUNA DE AVIAÇÃO // Airbus e BMW Group lançam competição de computação quântica // Bahia se destaca como o estado com mais voos extras da Azul durante o Carnaval de 2024 // JetSMART comemora voo inaugural direto de Florianópolis a Santiago do Chile. Voos diários com descontos de até 35% com o código 1ERVOO no site // 64% voos da Azul para Carnaval 2024 partirão do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP) // Valinhos e Mogi Guaçu recebem franquias da Azul Viagens // LATAM dá 10 dicas para viajar com crianças nas férias de fim de ano // Grupo Emirates apresenta o Ebdaa, centro de alta tecnologia para inovação na aviação


Airbus e BMW Group lançam competição de computação quântica para enfrentar seus desafios de mobilidade mais urgentes

São Paulo, 26 de dezembro de 2023 – O BMW Group e a Airbus lançam um desafio global de computação quântica intitulado “The Quantum Mobility Quest”, para enfrentar os desafios mais urgentes nos setores de aviação e automotivo, que permanecem sem solução por computadores tradicionais até hoje. 


Este desafio é o primeiro do gênero, reunindo dois líderes globais da indústria para aproveitar tecnologias quânticas para o mundo real em aplicações industriais. A computação quântica tem o potencial de melhorar significativamente o poder computacional e para permitir as operações mais complexas que desafiam até mesmo os melhores computadores de hoje.

 

Os candidatos ao desafio são convidados a selecionar um ou mais problemas para solucionar. Além disso, os candidatos podem incluir suas próprias tecnologias quânticas com potencial para desenvolver aplicativos nativos ainda a serem explorados no setor de transportes. 


O desafio é organizado pelo The Quantum Insider (TQI) e dividido em duas partes, uma fase de quatro meses em que os participantes desenvolverão um quadro teórico para uma das afirmações dadas, e uma segunda fase durante a qual os finalistas selecionados irão implementar e avaliar suas soluções. 


Um júri composto por especialistas quânticos líderes mundiais se unirá com especialistas da Airbus, BMW Group e AWS para avaliar as propostas e premiar uma equipe vencedora com um prêmio de € 30.000 em cada um dos cinco desafios, até o final de 2024. As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril de 2024 no site.



Bahia se destaca como o estado com mais voos extras da Azul durante o Carnaval de 2024. Estado receberá 22% dos voos extras durante as festividades 

    

São Paulo, 26 de dezembro de 2023 – Visando atender a alta demanda durante o Carnaval 2024, a Azul, maior companhia aérea em número de voos e destinos atendidos no Brasil, disponibilizará 145 voos extras, para 10 cidades no nordeste brasileiro. Sete estados receberão voos extras, com destaque para a Bahia, que contará com 59 voos. Ao todo, serão 12 voos para Ilhéus, 16 para Porto Seguro e 31 para Salvador.  

 

O carnaval da Bahia é uma das maiores festas de participação popular do mundo. As lindas praias e o som do olodum atraem milhões de foliões para as principais ruas do estado. “Enquanto as festividades carnavalescas tomam conta da Bahia, o estado oferece mais do que apenas atrações típicas. Suas praias deslumbrantes e locais históricos proporcionam um cenário adicional, tornando a região uma das mais procuradas pelos turistas de todo o Brasil e do mundo. Queremos proporcionar uma experiência única e agradável para os nossos Clientes. Por isso, a Azul preparou uma malha focada nesse desejo de participar das celebrações”, avalia Vitor Silva, gerente de Planejamento de Malha da Azul. 

 

Voos para o Nordeste 

De maneira geral, o Nordeste brasileiro receberá um aumento significativo, com 145 voos extras, conectando viajantes a destinos tradicionais como Aracajú (SE), Fortaleza (CE), Jericoacoara (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN) e Recife (PE). Além destas, durante a maior festa popular do país e uma das festividades mais famosas do mundo, a companhia disponibilizará outros 125 voos adicionais para outros oito estados no sudeste e do centro-oeste brasileiro, atendendo 28 cidades.  

 

Durante o período, os dias com maior pico de voos extras são 9 e 10 de fevereiro, que somados, terão 111 voos. Já no fim da folia, os dias com maior volume de voos adicionais serão 13 e 14 de fevereiro, com 31 e 29 voos, respectivamente. “Criamos uma malha que vai atender as expectativas dos clientes que desejam curtir as festividades ou daqueles que quiserem aproveitar as férias para descansar”, complementa o executivo. 


Os Clientes que voam com a Azul desfrutam de toda a experiência proporcionada pela companhia em suas viagens pelo país, com wi-fi a bordo gratuito, TV ao vivo e serviço de bordo com snacks e bebidas à vontade. As passagens para o período já estão disponíveis nos canais oficiais de venda da companhia.   


JetSMART comemora voo inaugural direto de Florianópolis a Santiago do Chile. A companhia anuncia voos diários com descontos de até 35% com o código 1ERVOO no site

 

Florianópolis, 26 de dezembro de 2023 – Expandindo sua presença no sul do Brasil, a JetSMART anuncia o início de seus voos diretos de Florianópolis para Santiago do Chile hoje, 26 de dezembro. A JetSMART Airlines, premiada como a melhor companhia aérea de baixo custo da América do Sul pela Skytrax 2023 e 2021, já conta com sete rotas partindo do Brasil, conectando Argentina, Chile e Uruguai.
 

Para comemorar o início desta operação da JetSMART em Florianópolis, a companhia aérea está oferecendo até 35% de desconto na compra de passagens em seu site com o código 1ERVOO. Mais informações e bases legais estão disponíveis em www.JetSMART.com.

Operada com um A320 com capacidade para 186 passageiros, a nova rota de Florianópolis a Santiago conta com frequência diária nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, passando para três frequências semanais a partir de março, a fim de atender a necessidade dos viajantes brasileiros e chilenos no período de férias.

A inauguração da rota direta de Florianópolis a Santiago é a sétima operação da companhia no Brasil, que foca continuamente na expansão estratégica da malha aérea, comprometida em fornecer opções de viagens eficientes e acessíveis aos sul-americanos. No primeiro ano de operação, a companhia espera transportar mais de 47 mil passageiros nesta rota, oferecendo um voo direto de pouco mais de três horas entre os dois destinos.

“Hoje reforçamos a presença da JetSMART no Brasil com a inauguração deste voo direto de Florianópolis para Santiago. A nova rota atende à crescente demanda de viajantes sul-americanos que buscam opções de voos diretos, seguros e com tarifas acessíveis. Além disso, já oferecemos um voo diário de Florianópolis para Buenos Aires, lançada em novembro, e, portanto, fechar o ano com a expansão de nossas operações no sul do País representa uma conquista significativa para nós", disse Verónica Marambio Á., gerente Comercial de Mercados Internacionais da JetSMART.

Santiago é uma cidade muito procurada por brasileiros que desejam explorar destinos andinos ricos e cheios de natureza e cultura, além de ser porta de entrada para outros destinos chilenos, como Atacama e Patagônia. Para saber mais sobre este e outros voos, visite o site oficial www.JetSMART.com/br.



TAAG e marcas parceiras (Pascoal, Para ti e Sagiko) participam do Natal da Criança Vulnerável promovido pela ANASO

TAAG abraça causas solidárias e leva o espírito de natal a grupos sociais vulneráveis

  

Luanda, 26 de dezembro de 2023 - A TAAG Linhas Aéreas de Angola, em sua contínua política de responsabilidade social e compromisso com a comunidade, promoveu uma série de ações sociais em Luanda e no Lubango, nos dias 23 e 24 de dezembro, respectivamente. 


O objetivo da iniciativa foi apoiar grupos sociais, em parceria com organizações não governamentais, como a ANASO (Rede Angolana das Organizações de Serviços de HIV e SIDA, Tuberculose e Malária), o LAAC (Lar de Atendimento e Acolhimento à Criança) com sede na Huíla/Lubango e a Fundação Arte e Cultura. 


Durante esses eventos, a TAAG entregou doações, incluindo alimentos não perecíveis, artigos essenciais, cestas básicas, brindes festivos e outras contribuições.

Os colaboradores da TAAG participaram do convívio de Natal da ANASO no sábado, dia 23 de dezembro, no bairro Gamek, em Luanda, fazendo o Natal de mais de 100 crianças portadoras do HIV mais alegre e sorridente. Esta iniciativa se enquadra no reforço das relações institucionais com as entidades do setor social.

Sobre a ANASO  

Criada em agosto de 1994, a ANASO - Rede Angolana das Organizações de Serviços de HIV e SIDA é uma organização apolítica, sem fins lucrativos e com personalidade jurídica. Com sede em Luanda e representação em todas as províncias de Angola, ela realiza ações de mobilização social em prol de uma resposta comunitária efetiva na luta contra a AIDS, tuberculose e malária. A rede conta com 305 organizações-membros e mais de 1.000 ativistas espalhados por todo o país. No Natal, a confraternização promovida pela ANASO beneficiou mais de 100 crianças portadoras do HIV da comunidade.
 

Grupo de voluntários da TAAG fazem a entrega de donativos para as crianças do LAAC, no Lubango, Província da Huíla  


Em decorrência do Protocolo de Cooperação, assinado em junho de 2022 entre a TAAG e o Lar de Acolhimento e Apoio à Criança (LAAC), e em consonância com o clima festivo, a companhia promoveu um almoço solidário com as crianças dessa instituição de solidariedade social, no dia 23 de dezembro. Essa ação faz parte da Agenda Anual de Responsabilidade Social da TAAG, sob o lema "Dezembro Solidário", e contou com a participação voluntária de colaboradores da companhia, incluindo as escalas em Ondjiva, Lubango e Luanda.


Sobre o LAAC  

O LAAC (Lar de Acolhimento e Atendimento à Criança) é uma organização não governamental (ONG) fundada em 2022 e localizada na cidade de Lubango, na província da Huíla. O lar abriga aproximadamente 150 crianças e jovens menores de idade que se encontram em situação de vulnerabilidade ou que são vítimas de maus-tratos. O principal objetivo do LAAC é promover e proporcionar educação, atividades recreativas, práticas esportivas e acompanhamento para essas crianças e jovens, buscando assim sua inclusão social e emancipação.
 

Jantar de Natal nas instalações da Fundação Arte & Cultura  

Como parte do protocolo de cooperação entre a TAAG e a Fundação Arte e Cultura, ocorreu no domingo, dia 24 de dezembro, um jantar especial de Natal dedicado às crianças em situação de vulnerabilidade, que residem em centros de acolhimento e lares na capital, na Ilha de Luanda. A companhia foi responsável pelo transporte de todas as crianças e pela convocação da imprensa para cobrir o evento. Diversas atividades foram realizadas, incluindo apresentações culturais, um jantar comunitário, troca de presentes e mensagens de apoio para essas crianças que enfrentam desafios e necessidades.

  

Sobre a Fundação Arte e Cultura  

A Fundação Arte e Cultura foi estabelecida em 2006 com a missão de promover o desenvolvimento da cultura nacional e apoiar a arte e os artistas angolanos. A ONG almeja fomentar a educação por meio das artes e o empreendedorismo, com foco nas comunidades mais vulneráveis. 

A fundação é orientada por uma filosofia de sustentabilidade e empoderamento das comunidades. É parte integrante de sua missão viabilizar oportunidades para cidadãos, incentivar crianças e jovens a explorarem os seus talentos, como música, dança, teatro, instrumentos musicais, artes plásticas, reciclagem e decoração, educação ambiental, reforço escolar, inglês, informática, basquete, entre outros. 

A ONG trabalha também o empoderamento das mulheres e jovens da comunidade por meio de projetos que promovem o empreendedorismo local, como a Cooperativa "Costura para Todos", "Cursos de Costura" e Carpintaria.

Com estas ações, a TAAG procura solidificar os seus programas de responsabilidade social empresarial, visando uma sociedade inclusiva com mais oportunidades para todos, especialmente para os sectores mais vulneráveis e carentes.

A companhia reforça, assim, o seu compromisso com a transformação social e relação de proximidade com as comunidades, demonstrando a sua abertura para apoiar projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pelas Nações Unidas.

 

Sobre a TAAG 

 

A TAAG – Angola Airlines – foi fundada em 1938 e está baseada em Luanda, capital do país. Por mais de 80 anos, a companhia aérea conecta os angolanos por meio de voos domésticos e internacionais. 


A TAAG é líder do mercado de aviação em Angola, reconhecida globalmente e com um crescimento sustentado, disponibilizando atualmente 12 destinos domésticos e 13 internacionais. Além do transporte de passageiros, a sua frota realiza igualmente o transporte de carga, um serviço cada vez mais essencial para o desenvolvimento do ecossistema local. A empresa tem um profundo orgulho da sua história, do seu serviço e foco na melhoria contínua.




64% voos da Azul para Carnaval 2024 partirão do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP) 


Principal hub da companhia contará com um aumento de 170 voos para 60 cidades em 17 estados e o Distrito Federal 

    

São Paulo, 26 de dezembro de 2023 – A Azul, maior companhia aérea em número de voos e destinos atendidos no Brasil, vai aumentar em 56% o número de voos extras para o feriado de Carnaval. 


Dos 265 voos dedicados as festividades, 64% partirão do Aeroporto de Viracopos, seu principal hub de conexão. A companhia disponibilizará 170 voos adicionais, partindo de Campinas (SP) para 60 cidades brasileiras, sendo o nordeste e o sul as regiões que mais receberão os acréscimos. 

 

Atualmente, o Aeroporto de Viracopos é o principal terminal aéreo de conectividade da companhia e recebe, em média, cerca de 6 mil Clientes locais por dia e 10 mil em conexões Com o incremento de malha no carnaval a partir da cidade, proporcionamos aos nossos clientes uma experiência única e agradável tanto para aqueles que querem curtir as festividades carnavalescas ou os que preferem aproveitar o feriado para descansar”, afirma Beatriz Barbi, gerente de Planejamento de Malha da Azul. No total, a Companhia terá 265 voos extras entre os dias 9 e 19 de fevereiro, um aumento de 56% em relação ao mesmo período do ano passado. 

 

Na região Nordeste, a Azul disponibilizará uma significativa oferta, com 14 voos para Porto Seguro (BA), 31 para Maceió (AL), 12 para Ilhéus (BA), 31 para Salvador (BA) e 16 para Fortaleza (CE). Além disso, sete voos serão dedicados a João Pessoa (PB), oito estão previstos para Aracaju (SE), Natal (RN) recebe nove voos e Recife (PE) contará com 34 voos extras.  


Na região Sul, o incremento será de 57 voos, distribuídos entre oito para Londrina (PR), dez para Florianópolis (SC), 14 para Foz do Iguaçu (PR), 16 para Curitiba (PR) e dois voos para cada uma das cidades de Chapecó (SC), Maringá (PR), Navegantes (SC) e nove para Porto Alegre (RS). 


No Centro-Oeste, Brasília (DF) receberá quatro voos adicionais e Sinop (MT) será contemplada com dois voos cada. Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS) terão o acréscimo de dois voos extras em cada cidade, além dos 14 voos para Goiânia (GO). 


Por fim, o Sudeste receberá um total de 130 voos, sendo 88 destinados a São Paulo, 15 para o Rio de Janeiro (RJ) e 26 voos para Mina Gerais.  


Durante o período do carnaval, o dia com maior pico de voos extras será dia 9 de fevereiro, com 170 decolagens partindo de Campinas. Já no fim da folia, os dias com maior volume de voos adicionais serão 15 e 16 de fevereiro, com 16 e 17 voos, respectivamente. 

 
Os clientes que voam com a Azul desfrutam de toda a experiência proporcionada pela companhia em suas viagens pelo Brasil, com wi-fi a bordo gratuito, TV ao vivo e serviço de bordo com snacks e bebidas à vontade. As passagens para o período já estão disponíveis nos canais oficiais de venda da companhia.    

Valinhos e Mogi Guaçu recebem franquias da Azul Viagens

Campinas, dezembro de 2023 – Duas franquias da Azul Viagens, operadora de turismo Azul, foram inauguradas nas cidades de Valinhos e Mogi Guaçu, na região de Campinas. As operações são operadas pelos sócios, os empresários Eduardo Porto (que vem das áreas de hotelaria (rede Vitória Hotéis e viagens -agência Sports Trip), Carlos Gonçalves (da área turismo), além do ex-jogador Márcio Amoroso.

A loja de Valinhos, localizada no Shopping Valinhos, na Rua Piquerê, 200, ocupa um espaço de 40 m2. Por sua vez, a unidade de Mogi Guaçu, localizada no Guaçu Mall, na Rua Padre Jaime, 2145, ocupa um espaço de 50 m2. Ao todo, foram contrados sete funcionários para início das atividades.

Eduardo Porto, que tem estreita ligação com o setor de hoteleira e é diretor de Marketing e Comercial da Rede Vitória Hotéis e sócio de uma agência especializada em esportes, em Campinas, diz que o investimento em uma marca como a Azul Viagens é uma grande oportunidade. “O setor de viagens ligadas ao turismo tem crescido muito após a pandemia, com expectativa de fechar o ano com um crescimento acima de dois dígitos”, explica.

Carlos Gonçalves, que tem outras unidades da Azul Viagens, conta que ter o respaldo de uma marca forte e admirada pelo público, é um fator importante. “Acreditamos muito no potencial de Valinhos”.  Ele também lembra da força do mercado da cidade e do alto poder aquisitivo da população.

Amoroso ressalta que outra vantagem da Azul Viagens é possuir um hub em Viracopos, o que traz maior agilidade de voos e conexões para todo o país. “Nas lojas da Azul Viagens os clientes podem se utilizar dos pontos para compras de pacotes e pagamento no boleto em 12 vezes sem juros”, completa.


LATAM dá 10 dicas para viajar com crianças

nas férias de fim de ano

São Paulo, dezembro de 2023 - Com o início das férias escolares de dezembro, a LATAM preparou algumas dicas e orientações para facilitar que os pais e responsáveis que irão viajar com crianças tenham uma experiência tranquila e segura.
 

A companhia está preparada para atender um fluxo de 7,3 milhões de passageiros que devem embarcar em seus voos nacionais e internacionais do Brasil durante a alta temporada 2023-2024. Em uma época tão movimentada nos aeroportos, planejar e organizar todos os pontos da viagem ajudam a evitar contratempos. Confira:


1. VERIFIQUE AS CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA EMBARQUE

Todos podem voar, mas bebês recém-nascidos com menos de sete dias de vida precisam de atestado médico. 

O documento pode ser enviado em até 48 horas antes do voo para a companhia aérea via formulário online. A LATAM oferece ainda o Serviço de Berço, que pode ser solicitado em voos internacionais por meio da Central de Vendas e Serviços. O bebê deve pesar até 10 quilos e medir menos de 71 centímetros. 

Para o embarque de crianças autistas, a LATAM está comprometida com a diversidade e a inclusão e possui a certificação Autism Double Checked e mais de 10 mil funcionários preparados para atender ao passageiro nessa condição. A companhia também faz parte do Programa Sunflower Lanyard, voltado para deficiências invisíveis.
 

2. SEPARE TODA A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Em voos nacionais, é preciso apresentar certidão de nascimento ou documento de identidade original com foto para crianças menores de 8 anos e, para adolescentes de 12 a 15 anos, documento de identificação original com foto ou cópia autenticada

Em nossos voos internacionais, é necessário apresentar documento de identificação com foto recente em viagens para países do Mercosul ou passaporte válido para demais destinos. 

O documento de identidade do responsável deve comprovar a filiação ou o parentesco em até terceiro grau com o menor. O nome do responsável deve ser idêntico no documento pessoal e no do menor. Para adultos que não sejam pais ou parentes próximos, é necessário apresentar autorização do pai, mãe ou responsável legal.

3. CERTIFIQUE-SE DE QUEM PODE ACOMPANHAR A CRIANÇA OU ADOLESCENTE

Em voos domésticos, bebês, crianças e adolescentes de até 15 anos devem estar acompanhados por pai, mãe, responsável legal, parente de até terceiro grau comprovado, ou um adulto que tenha sido devidamente autorizado pelo responsável legal.

4. MENORES VIAJANDO SOZINHOS PRECISAM DE AUTORIZAÇÕES ESPECÍFICAS

Crianças de 8 a 11 anos podem viajar sozinhas apenas solicitando o serviço Menor Desacompanhado da LATAM, mediante autorização dos pais para viajar sem a família. O serviço permite o monitoramento pelo responsável utilizando a ferramenta Child Trackerque oferece acesso, em tempo real, a cada etapa da viagem. 


Trata-se de apoio e proteção durante toda a viagem, da passagem pelos controles de imigração e segurança, até que o menor seja recebido pela pessoa autorizada. Adolescentes de 12 a 15 anos podem viajar sozinhos em voos domésticos apenas mediante autorização judicial ou autorização extrajudicial por escrito do pai, mãe ou responsável autenticada em cartório. 


Os pais também devem preencher a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV) e apresentá-la no momento do embarque do filho, junto aos demais documentos. O serviço de Menor Desacompanhado também está disponível para adolescentes de até 17 anos, de forma opcional. Apenas passageiros com 18 anos ou mais têm permissão para viajar desacompanhados em voos internacionais.


5. CONFIRA AS CONDIÇÕES DE TARIFA DE EMBARQUE

Na LATAM, os bebês de 0 a 1 ano que viajam no colo não pagam tarifa nos voos nacionais, exceto se o responsável optar por adquirir um assento para o menor. Nos voos internacionais o valor é de 10% da passagem do adulto. 


Caso o responsável prefira que o bebê viaje em um assento próprio, deve comprar a passagem completa e atender aos requisitos de segurança, como o uso de uma cadeira certificada Child Restraint System (CRS) ou Child Aviation Restrain System (CARES). 


Se a família viajar com dois bebês, será necessário comprar uma passagem de adulto por questões de segurança - é necessário que um dos bebês ocupe um assento, com uma cadeira certificada. A partir dos 2 anos, a criança deve ir em assento próprio.


6. MENORES DE 2 ANOS TÊM DIREITO A EMBARQUE PRIORITÁRIO

O embarque prioritário está disponível para todos os passageiros acompanhados de crianças menores de 2 anos. Basta se dirigir à fila preferencial, que é sinalizada no aeroporto. É recomendado realizar o check-in de todos os passageiros com antecedência, para um embarque tranquilo.


7. LEVE O ITEM DE SEGURANÇA DO BEBÊ NA CABINE

O responsável pode levar na cabine do avião uma bolsa ou mochila pequena, que não ultrapasse as medidas máximas permitidas, de 45 x 35 x 20 cm (altura, largura e comprimento), além do item de segurança, como o Bebê Conforto, ou um carrinho dobrável e desmontável. Se o item em questão não couber na cabine, ele será enviado para o compartimento de carga sem custos adicionais.


8. ENCOMENDE REFEIÇÕES INFANTIS COM ANTECEDÊNCIA

Os responsáveis podem levar lanchinhos e mamadeira para as crianças, mas é importante lembrar que não há como aquecê-los a bordo das aeronaves. Também é importante consultar as normas alfandegárias para a entrada de alimentos no destino da viagem. 


Além disso, a LATAM disponibiliza um menu infantil para crianças a partir de 2 anos nos voos internacionais. Ele pode ser encomendado com ao menos 48 horas de antecedência do voo por meio da Central de Vendas e Serviços no Whatsapp ou por telefone.


9. DIVIRTA AS CRIANÇAS COM NOSSAS OPÇÕES DE ENTRETENIMENTO

Desde 2018, os passageiros da LATAM contam com a plataforma LATAM Play, que oferece o maior catálogo de entretenimento do Brasil durante o voo. São mais de 150 filmes, 430 programas de TV e 120 álbuns de música para diferentes faixas etárias e sem custo adicional. 


A programação conta ainda com conteúdo exclusivo da HBO Max, incluindo a programação infantil da Warner Bros e Cartoon Network. O serviço também disponibiliza mais de 70 séries exclusivas da Paramount+, incluindo conteúdo infantil. Os títulos disponíveis podem ser consultados no site da LATAM Play.


10. MANTENHA AS CRIANÇAS SEMPRE IDENTIFICADAS

Com voos e aeroportos mais cheios que o habitual nessa época do ano, é necessário estar sempre de olho nas crianças. Mantenha-as sempre perto de você e portando identificação, além dos documentos oficiais que o responsável deve carregar. Uma dica são as pulseiras de identificação infantil, portando nome e dados de contato dos responsáveis, para o caso de qualquer eventualidade.




Grupo Emirates apresenta o Ebdaa, centro de alta tecnologia para inovação na aviação
 


São Paulo, dezembro de 2023: Hoje, o Grupo Emirates inaugurou o Ebdaa, seu novo hub de alta tecnologia para inovação na aviação. O Ebdaa, que significa criatividade em árabe, está instalado no local onde foi o Pavilhão da Emirates na Expo 2020 Dubai.

 

O Ebdaa foi inaugurado por Sua Alteza o Xeique Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e CEO da Emirates Airline e do Grupo Emirates, na presença de Sua Excelência Reem Al Hashimy, Ministro de Estado da Cooperação Internacional, e representantes da Dubai Future Foundation, Direção Geral de Residência e Assuntos Estrangeiros, polícia de Dubai, Autoridade Geral de Aviação Civil dos Emirados Árabes Unidos, Departamento de Economia e Turismo de Dubai, e da flydubai, além de parceiros de empresas de tecnologia e executivos do Grupo Emirates.

 

Sua Alteza o Xeique Ahmed bin Saeed Al Maktoum disse: “O ecossistema da aviação está mudando em um ritmo fenomenal, impulsionado pela tecnologia e criatividade humana. O Ebdaa vai evoluir continuamente com esses elementos, incluindo as mais recentes tecnologias, P&D e insights, feedback do cliente, a experiência do nosso pessoal e a nossa próspera comunidade de parcerias e start-ups. O hub vai ajudar a criar experiências incríveis para os nossos clientes e funcionários, desenvolver soluções personalizadas para o Grupo Emirates e reafirmar Dubai como um hub da aviação comercial.

 

“O Ebdaa foi desenvolvido para ajudar a promover a colaboração estratégica com líderes corporativos e VIPs, criar novas parcerias e inspirar nosso próprio pessoal. Nossa intenção é motivar corações, envolver mentes e explorar juntos o futuro da aviação. O nosso pavilhão na Expo foi reformulado para o Ebdaa, aproveitando os investimentos consideráveis que fizemos na época, tornando-o um legado sustentável e duradouro para a aviação e Dubai.”
 


Ocupando mais de 35.520 pés quadrados (cerca de 3300 m2) em três andares, o Ebdaa se concentra em três tecnologias principais: robótica, IA e Web 3.0. Aqui estão alguns destaques:

 

O primeiro teatro XR da região

O teatro XR de 55 assentos é o primeiro desse tipo dentro de uma organização corporativa no Oriente Médio. Aqui, a combinação robusta de palco alimentado por LED, recursos XR, rastreamento de câmera e renderizações 3D em tempo real permite que os apresentadores se conectem com pessoas do mundo todo em universos simulados – de destinos inspiradores a ambientes criativos, de aprendizagem ou operacionais.

 

Laboratório de robótica da aviação

Em parceria com o Dubai Future Labs e outros líderes globais da área de robótica, este espaço é ao mesmo tempo uma vitrine e um espaço de trabalho para projetos, desenvolvimentos e experimentação de robôs sociais e industriais, incluindo o primeiro robô de suporte ao cliente baseado em tecnologia de IA desenvolvido internamente pela equipe de robótica, que fornece uma ideia do futuro das interações entre cliente e robô.

 

Câmara VR

Neste espaço, todas as futuras experiências imersivas construídas na MIRA, a nova plataforma de realidade estendida (XR) do Grupo apresentada no Dubai Airshow 2023, serão testadas e apresentadas usando os mais recentes wearables – de fones de ouvido a luvas hápticas. A primeira fase da MIRA incluiu a virtualização de todas as cabines e cozinhas da Emirates para treinamento da tripulação.

 

Sala de reuniões executivas com tecnologia de IA

Também conhecido como sala de conferências do futuro, este espaço híbrido para reuniões e outras finalidades especialmente desenvolvido com tecnologias de IA permite que os executivos se conectem e colaborem com pessoas e equipes do mundo todo.

 

Estúdio IX

Nesta sala circular e multifuncional com vídeo, áudio e tecnologia de apresentação de alta fidelidade, as equipes podem projetar em conjunto novos produtos ou aproveitar a extensa biblioteca de conteúdo para transportar os visitantes para mundos personalizados – seja mergulhando profundamente nos destinos globais da Emirates, conhecendo processos de carga e logística ou praticando mindfulness e meditação.

 

Herança de inovação, mural de insights

Os visitantes podem explorar e interagir com os marcos das inovações implementadas pelo Grupo Emirates e conhecer fatos pouco conhecidos, novos insights, projetos e conquistas das diferentes facetas do Grupo, com cada experiência sob medida para o público.

Área para parceiros

Este espaço é dedicado às várias parcerias estratégicas do Grupo nos ecossistemas de aviação e tecnologia, fornecendo aos parceiros a oportunidade de apresentar os seus projetos e produtos mais recentes que vão ajudar a moldar o futuro da aviação.

 

Além desses espaços em destaque, o Ebdaa também tem:

  • um café robótico, onde os visitantes podem relaxar, interagir com outras pessoas e tomar um café ou chá perfeitamente preparado, ou ainda um sorvete.
  • a área do aeroporto do futuro e desafios da inovação – esta área interativa permite que os visitantes entendam como as suas escolhas de tecnologia podem impactar as operações da aviação e as viagens dos passageiros. São seis desafios que vão desde a sustentabilidade (tornar os céus mais limpos) até melhorias na experiência a bordo (projetar a cabine do futuro).
  • uma sala de colaboração inteligente para brainstorming e cocriação. A sala elegante está equipada com os mais modernos dispositivos inteligentes, onde o conteúdo, a iluminação, a privacidade e o clima podem ser controlados com apenas um clique.

O Ebdaa representa o legado do Pavilhão da Emirates – o design e a fachada reproduzem as asas de uma aeronave em voo, com 24 aletas revestidas de alumínio que se dobram nas duas extremidades da estrutura do edifício. O Ebdaa foi construído usando as mais recentes tecnologias de fabricação, técnicas de construção e elementos de design sustentável, incluindo painéis solares integrados, construção sustentável fora do canteiro de obras, proteção solar responsiva e uma paisagem verde interna e externa. O pavilhão utilizou uma série de princípios de sustentabilidade, incluindo o uso de materiais reutilizáveis e recicláveis e soluções de design para reduzir o consumo de energia e água. O design interno é claro e ultramoderno, permitindo a entrada de muita luz natural, e serve como pano de fundo para as experiências imersivas realizadas no centro.

Assista o vídeo de apresentação da Ebdaa para mais detalhes. Mais informações sobre o novo hub de alta tecnologia para inovação na aviação, clique aqui.

B&B Hotel é opção para o Réivellon em Copacabana. Ingressos à venda


O Rio de Janeiro segue como um dos destinos mais procurados do Brasil durante o Réveillon, com o bairro de Copacabana no topo da lista de quem visita a cidade. Isso, por conta da sua tradicional queima de fogos, que reuniu cerca de 2,4 milhões de pessoas na última virada, segundo a Riotur, com expectativa de repetir o número este ano. 

Com vista panorâmica para Copacabana, o B&B HOTEL Posto 5, do grupo B&B Hotels, recebe uma grande festa para a noite de 31 de dezembro. O Réveillon Terrazza Rio Rooftop 2024 deve contar com 300 pessoas no terraço do hotel, com um buffet completo de opções da gastronomia franco italiana e japonesa. Também haverá open bar premium, que incluirá cerveja, espumante e destilados. 

Se do lado de fora serão 12 minutos de queima de fogos, pela primeira vez acompanhada por uma orquestra sinfônica ao vivo, no terraço do hotel a noite seguirá com a apresentação de dois DJs, Marcelo Garcia e Marcelo Vre, que prometem animar a entrada no ano novo. 

Os ingressos estão à venda a partir de R$490, no primeiro lote. Quem estiver hospedado no hotel, também poderá adquirir a sua entrada. 

B&B HOTEL Posto 5

Av. Nossa Sra. de Copacabana, 1.256 - Copacabana, Rio de Janeiro

Horário: a partir das 21h

Ingressos à venda no Sympla ou pelo telefone (21) 98116-6565

4 praias para conhecer na Ilha da Madeira em 2024. Destino português reúne as praias mais bonitas da Europa

Porto do Seixal (foto: Francisco Correia)

Considerada o Havaí da Europa, a Ilha da Madeira, em Portugal, reúne praias incríveis para as mais diversas preferências. De areia dourada ou preta, o que não faltam no destino são opções de excelentes praias. Muitas delas, inclusive, contam com ótima infraestrutura para aproveitar um dia de sol e muito calor no arquipélago português. Uma das praias mais famosas na Madeira é a do Porto do Seixal, que  foi eleita em 2022 como a 3ª melhor praia da Europa pelo Best Beaches in Europe, do site de viagens European Best Destinations. Porto do Seixal tem areia preta vulcânica e água cristalina, além de cascata de água doce e uma vista panorâmica das montanhas. O visual é de tirar o fôlego. 

Praia do Carniçal (foto: Digital Travel Coupe)

Para quem busca tranquilidade, uma excelente opção é a Prainha do Caniçal, uma praia paradisíaca de areia cinza natural da ilha. As águas são calmas e relaxantes, quase sem ondas, o que torna o clima ainda mais surpreendente. Mesmo afastada, é uma praia com boa infraestrutura para passar o dia. 

Praia de Fajã dos Padres (foto: Nuno Andrade)

Com temperatura em torno dos 24°C no verão, a Praia de Fajã dos Padres é um paraíso escondido na Ilha da Madeira. Tem orla de calhau e água tão transparente, que até fora do mar é possível ver o fundo do oceano. O acesso ao local é feito por barco ou pelo teleférico de Fajã dos Padres, que tem travessia de menos de 3 minutos, e garante um visual surpreendente. 

Ilha do Porto Santo, no arquipélago da Madeira (foto: Ricardo Faria Paulino)

Por último, vale dar uma esticada até a Ilha do Porto Santo, localizada no Arquipélago da Madeira. De origem vulcânica, a ilha é ainda mais antiga que a Madeira, povoada há mais de 600 anos. 

A praia de Porto Santo, que leva o mesmo nome da ilha, é um dos destinos mais paradisíacos do arquipélago. Ao longo da costa, uma variedade de praias atende tanto quem busca por um tesouro escondido quanto quem prefere infraestrutura para a família. Para chegar em Porto Santo há duas opções com saída da Madeira: de barco, com duração de 2h30, ou de avião, que leva apenas 15 minutos. 

Sobre a Ilha da Madeira

Rua do centro do Funchal, capítal da Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. 

O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo Madeira e Porto Santo as principais e únicas habitadas. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações acesse www.madeiraallyear.com.

Audi e Porsche abrem inscrições do Projeto Pescar para capacitação gratuita de jovens. Programa organizado pela Fundação Projeto Pescar tem apoio da Universidade São Judas e das concessionárias das marcas. Após o curso, jovens podem ser contratados para trabalhar na rede de concessionárias da Audi e Porsche no Brasil.




São Paulo, dezembro de 2023 - A Audi do Brasil e a Porsche Brasil anunciam a abertura das inscrições para o Projeto E-ducar, um curso de capacitação automotiva para jovens da rede pública de ensino que atendam aos requisitos de pré-seleção disponíveis no site da Fundação Projeto Pescar


O programa é organizado pela Fundação Projeto Pescar e, na edição de 2024, terá o apoio da Universidade São Judas, que cederá salas de aula em sua unidade de Santo Amaro, em São Paulo, para receber os participantes e proporcionar a vivência de um ambiente universitário. As inscrições podem ser realizadas de 26/12/2023 a 28/01/2024 neste link.

 

A turma de quinze jovens selecionados terá atividades diárias ao longo da semana, das 13h às 17h, de março a dezembro de 2024. O conteúdo será ministrado por uma educadora social da Fundação Projeto Pescar e por funcionários voluntários das marcas. 


O programa do curso inclui disciplinas básicas como Português, Matemática e Inglês, passando por conteúdos técnicos como Mecânica, Comunicação Empresarial, Atendimento ao Cliente, e inclusive abordando questões contemporâneas e sociais pertinentes neste momento de trabalho remoto e híbrido, como Gestão de Tempo e Aprendizagem Autônoma.

 

O curso tem a duração de 960 horas, com iniciação profissional em Mecânica Veicular. Estão aptos a participar jovens com idade de 16 a 19 anos, com escolaridade a partir do 7º ano do Ensino Fundamental em andamento ou Ensino Médio em andamento ou completo. 




Para pessoas com deficiência, não há limitação de idade e escolaridade. Além das aulas teóricas a serem realizadas no Centro Técnico das marcas em São Paulo (Rua África do Sul, 349 - Santo Amaro), o curso oferece gratuitamente alimentação, transporte e uniforme. 


O cronograma contará ainda com atividades culturais em museus e teatros, além de visitas às concessionárias e eventos específicos promovidos pelos fabricantes.

 

O Projeto Pescar dentro da Audi teve início em 2017 e, após cinco edições (2017 a 2021), capacitou 75 jovens, sendo quinze por turma, dos quais 23 estão trabalhando atualmente na rede de concessionárias da Audi do Brasil. 


O programa teve uma breve pausa nos anos de 2022 e 2023 para reorganização do projeto, no entanto, com o retorno em 2024, fará a seleção com base em equidade de gênero, para fomentar o acesso das mulheres ao universo automotivo, historicamente ocupado pelos homens.


"Reativar o projeto ao lado da Audi e da Porsche nos enche de entusiasmo. O histórico exitoso que temos juntos é a prova de que transformar vidas e gerar impacto social é um sonho possível. A nova turma somará aos mais de 36 mil jovens impactados pelo Pescar durante seus 47 anos de atuação", ressalta Paulo Roberto Centeno, presidente-voluntário da Fundação Projeto Pescar.

 

"O Projeto Pescar transforma a vida dos jovens, fornecendo uma nova perspectiva em suas vidas, seja para ingressar no mercado de trabalho ou avançar na carreira acadêmica. É gratificante observar a mudança dos participantes, muitos deles atuando em nossa rede de concessionários. Por isso, anunciamos com orgulho a retomada desse projeto tão especial”, destaca Daniel Rojas, CEO e Presidente da Audi do Brasil.

 

“Porsche é uma marca para aqueles que buscam realizar os seus sonhos. Neste sentido, acreditamos que a educação de qualidade tem um papel transformacional na vida das pessoas. Este programa vocacional foi desenvolvido para capacitar estes jovens a ingressarem com sucesso no mercado de trabalho, dando o primeiro passo em suas jornadas profissionais”, afirma Peter Vogel, CEO da Porsche Brasil.

 

"Para nós é um orgulho imenso poder apoiar o Projeto Pescar, que tem um valor social reconhecido e possibilita maior equidade de oportunidades a jovens da rede pública de ensino. A São Judas, que tem como compromisso transformar o país pela educação, se alia à iniciativa pela convergência dos valores e compromisso social", Guilherme Daflon, Diretor da São Judas.


"O projeto Pescar foi o pontapé inicial de minha jornada profissional. Além do aprendizado técnico automotivo, o curso contribui para o desenvolvimento pessoal dos alunos e me ensinou a falar melhor em público”, afirma Jeniffer Conceição da Silva, que participou da terceira turma do Projeto Pescar, em 2019, e atualmente trabalha com mecânica na Audi Center Morumbi.



 

Audi do Brasil – Compromisso com diversidade, sustentabilidade e inclusão

 

A Audi AG possui uma estrutura global de ESG que integra a estratégia de negócios da companhia e o posicionamento de marca. No Brasil, esse pilar envolve iniciativas de diversidade, sustentabilidade, inclusão e respeito ao meio ambiente. 

 

Em 2022, a marca espalhou 100 milhões de sementes de 27 espécies de árvores nativas em uma área desmatada na Amazônia. Além das unidades distribuídas pelo ar, outras seis milhões de sementes foram entregues em uma comunidade indígena da região.  


Em 2023, a Audi do Brasil, a Audi Environmental Foundation e a ONG Litro de Luz entregaram soluções de iluminação com energia solar em 12 comunidades indígenas de São Paulo, beneficiando 147 famílias na região litorânea com acesso intermitente à energia. No ano anterior, a marca já havia fornecido  quase 200 soluções de iluminação que beneficiaram mais de 600 moradores de comunidades ribeirinhas na Amazônia.

 

No fim de 2021, a Audi do Brasil se tornou patrocinadora oficial das seleções brasileira masculina e feminina de voleibol para deficientes até o final dos Jogos Paraolímpicos de Paris, em 2024. Além de estampar uniformes oficiais, equipamentos e materiais publicitários da equipe, a marca das quatro argolas forneceu o utilitário de luxo Audi Q5 adaptado para o transporte dos atletas.

 

No Brasil, a Audi tem projetos como o uso de energia 100% limpa a partir de painéis solares no Centro Técnico (SP) e na rede de revendedores no país. A Audi do Brasil investiu ainda R$ 20 milhões na instalação de carregadores elétricos nas 42 concessionárias da marca no Brasil, compatíveis com veículos de todas as marcas.

 

Por fim, o projeto Mulheres Audi conta com diversas oficinas, palestras e workshops, visando ampliar a participação e incentivar o protagonismo das mulheres no setor automotivo, historicamente ocupado pelos homens.

 

Porsche Brasil – Parceria com a sociedade

 

A Porsche se vê como um membro e parceiro da sociedade, consciente de sua responsabilidade. Como parte de sua estratégia de sustentabilidade, a Porsche auxilia regiões e comunidades ao redor do mundo na conservação do meio ambiente, buscando oferecer boas condições de trabalho e vida. 


No campo da estratégia 'Parceiro da sociedade', a Porsche tem como objetivo utilizar projetos de cidadania corporativa para focar nas pessoas cujo ambiente social está diretamente ou indiretamente relacionado à empresa. Em particular, jovens ou pessoas desfavorecidas devem receber apoio estratégico e educação para capacitá-los a fazer melhorias permanentes em sua situação de vida.

 

No Brasil, a Porsche mantém parcerias com projetos sociais ligados às áreas de esportes, educação e bem-estar social.


O projeto E-Ducar faz parte do programa global “Join the Porsche Ride”, uma iniciativa que oferece suporte a projetos de longo prazo que tenham como objetivo promover impacto positivo na sociedade e qualidade de vida. Como parte da iniciativa, o Porsche Taycan viaja pelo mundo promovendo as etapas do programa.   




Universidade São Judas Tadeu – Mensagem Institucional

 

A São Judas integra o maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima de Educação. Com mais de 50 anos de história, é nota máxima no MEC (Ministério de Educação). Com 11 unidades localizadas na Capital, Grande São Paulo e Baixada Santista, conta com mais de 130 cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu. 


A instituição combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios multidisciplinares de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. Além disso, o estudante aprende na prática desde o primeiro dia de aula, em seus mais de 200 laboratórios e núcleos de atendimento à população.

 

segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Viagem de férias: a revisão do carro pode evitar dores de cabeça no momento de descanso. Antes de cair na estrada é fundamental lembrar da importância de estar com a manutenção do veículo em dia

A Revisão de Segurança 100% Gratuita DPaschoal realiza a inspeção de mais de 30 itens do veículo

Chegou a época que todo mundo espera com muita ansiedade: as festas do final de ano. E com elas também chega a oportunidade de cair na estrada e curtir os dias de merecido descanso. No entanto, antes de partir para aquele esperado passeio, é fundamental lembrar da importância de estar com a manutenção do carro em dia. Uma revisão de segurança veicular antes de viajar é uma medida crucial, que pode prevenir acidentes e garantir viagens mais tranquilas.

 

A segurança rodoviária é uma prioridade inegociável, e garantir que o veículo esteja em condições ideais é essencial para evitar contratempos desagradáveis. De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), mais de 59 mil acidentes que foram registrados entre os anos de 2011 e 2020, aconteceram por defeito mecânico no veículo e destes, 1.300 resultaram em acidentes com vítimas fatais. Pelo levantamento da PRF não é possível definir os problemas mecânicos específicos que levaram às ocorrências, o que é possível afirmar é que o cuidado com o veículo e a manutenção preventiva poderiam ser fundamentais para prevenir os acidentes.

 

Uma revisão minuciosa pode identificar e corrigir problemas mecânicos antes que eles se transformem em questões mais sérias durante a viagem. Isso inclui a verificação de fluidos, sistema de freios, pneus e outros componentes cruciais. Um veículo com a manutenção em dia é mais eficiente em termos de combustível, por isso, uma revisão adequada pode otimizar o desempenho do motor, garantindo uma condução mais econômica e sustentável.

 

A DPaschoal, que possui 124 lojas instaladas em mais de 100 cidades, de oito estados do Território Nacional, ampliou seu serviço de Revisão de Segurança 100% Gratuito, oferecendo a seus clientes a inspeção de mais de 30 itens específicos de acordo com o Manual do Proprietário do Veículo, além dos serviços revisão e substituição de correia dentada, inspeção e troca do líquido de arrefecimento e a utilização de scanner de diagnóstico.


A Revisão de Segurança identifica potenciais problemas mecânicos, no sistema elétrico ou de desgaste em determinadas peças dos veículos, verificando itens como freios, pneus, suspensão, óleo do motor, fluidos, correias e filtros, cobrando dos clientes apenas pelos itens que realmente necessitarem de troca, mediante a prévia autorização do proprietário para a realização do serviço, após terem sidos medidos e testados com ferramentas especiais e exclusiva como o Áudio Shock, que avalia as reais condições dos amortecedores. 

A recomendação é de que a revisão deve ser realizada a cada seis meses ou a cada 10 mil km, além, é claro, antes de pegar a estrada, ou sempre que notar algum tipo de anomalia no veículo.

 

Segundo o Coordenador de Treinamento da DPaschoal, Danilo Ribeiro, antes de pegar a estrada, a revisão de segurança dos veículos deve ser encarada como uma prioridade, não apenas como uma formalidade. 


“Viajar de carro certamente é uma experiência incrível, ainda mais em família. Mas é fundamental garantir que o veículo esteja em perfeitas condições para evitar contratempos indesejados e riscos de acidentes. Muitos motoristas subestimam a importância de uma simples revisão, mas é surpreendente como pequenos ajustes podem fazer uma grande diferença. Pneus calibrados corretamente, inclusive estepe, freios em bom estado e fluidos adequados são elementos fundamentais para garantir não apenas a segurança, mas também o desempenho ideal do veículo. A indicação é de que o carro passe por uma revisão antes de uma viagem longa e se já tiver passado seis meses do último serviço, ou se o veículo apresentar alguma anormalidade. A Rede DPaschoal possui a Revisão de Segurança 100% Gratuita, na qual é realizada a inspeção de mais de 40 itens específicos A confiabilidade DPaschoal garante aos clientes que serão cobrados apenas as peças que realmente necessitarem de troca, mediante a prévia autorização do proprietário”, afirma Danilo.

 

Para realizar os serviços da Revisão de Segurança Gratuita DPaschoal é possível ir até uma das lojas DPaschoal, ou através do serviços de agendamento Hora Marcada no site


O cliente tem a opção de acompanhar a Revisão de Segurança Gratuita do veículo, que leva de 40 minutos a 1 hora (pode variar de acordo com cada situação) do começo ao fim. 


Os serviços são realizados pelos técnicos DPaschoal, que passam por formações técnicas constantes realizadas pelo Maxxi Trainning Academy e as suas capacitações podem ser verificadas no quadro de certificados existentes nas unidades, e, além disso, são utilizadas uma série de ferramentas especiais de diagnóstico, tornando o processo mais preciso e transparente.

 

Além de oferecer uma linha completa de pneus, a DPaschoal tem o Compromisso de Trocar Somente o Necessário, que está no DNA das lojas da rede, graças a ferramentas exclusivas que avaliam a real necessidade de ter que trocar peças, pneus e a realização de serviços. 


A companhia oferece também, em seus Truck Centers, a experiência otimizada com tecnologia e sustentabilidade, para que ela seja completa e ajude a economizar ainda mais tempo e recursos para o bolso e para o planeta. Líder desse segmento no Brasil, a DPaschoal oferece alto padrão de qualidade, inovação e confiabilidade para o pneu recapado, com produtos, serviços e garantias.

Ônibus elétrico Attivi Integral Marcopolo é aprovado pela SPTrans para atender operadoras da capital paulista


Caxias do Sul, dezembro de 2023 – O ônibus elétrico Attivi Integral, com chassi e carroceria próprios, acaba de ser aprovado pela São Paulo Transporte S/A (SPTrans) – responsável pela gestão do sistema de transporte público por ônibus na cidade paulistana – para ser utilizado pelas operadoras de ônibus da capital paulista.

Com a aprovação do veículo, a multinacional brasileira, que anunciou recentemente um investimento de R$ 50 milhões para a fabricação do ônibus elétrico na planta de São Mateus, no Espírito Santo, tem como meta comercializar 400 unidades do Attivi Integral para a cidade de São Paulo no próximo ano.

 

“Como principal fabricante brasileira de ônibus, reforçamos que estamos prontos para suprir às necessidades do transporte coletivo eletrificado de São Paulo (SP). Temos a eletromobilidade como uma das principais iniciativas para contribuir com a descarbonização e o Attivi Integral é uma solução que conta com a tradição e a confiança de uma marca que está no mercado há mais de 70 anos”, pontua Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

 

Após a aprovação do veículo, a Marcopolo inicia a fase de demonstrações do modelo para as operadoras de ônibus da capital paulista. A produção dos veículos iniciará a partir das demandas das empresas que atuam na cidade.

 

O Attivi Integral é um veículo que conta com configurações diferenciadas e adaptáveis, capazes de atender às condições de operação e durabilidade exigidas pelas operadoras brasileiras. Na fase de testes do veículo em São Paulo, diferenciais técnicos de desempenho reforçaram o bom desempenho do modelo produzido nacionalmente.

 

“O Attivi Integral é um projeto que consolida o desenvolvimento de uma solução nacional completa de mobilidade urbana sustentável, graças a expertise da engenharia brasileira. O modelo prioriza o uso de componentes nacionais e conta com planos de serviços para dar total assistência e segurança aos operadores, com atendimento pós-vendas e peças de reposição, incluindo sistema de recarga e manutenção das baterias”, destaca Portolan.

 

Além da aprovação para a capital paulista, a Marcopolo já realizou testes do Attivi Integral em Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Salvador (BA) e Angra dos Reis (RJ). A companhia conta ainda com cerca de 700 ônibus elétricos e híbridos, feitos com chassis de parceiros, rodando pela Colômbia, Chile, Argentina e Austrália, além do Brasil.

 



Desempenho e Performance do Attivi de São Paulo

 

Ao longo de três meses, o Attivi Integral foi submetido a diferentes avaliações, como o desempenho em subidas de até 17% na inclinação de rampas, com o carro totalmente carregado, testes de aceleração e frenagem de emergência, análises do sistema de direção, raio de giro e o mais complexo teste de autonomia, com condições de 50%, 75% e 100% de carregamento de passageiros, inclusive em temperatura ambiente mais severa, em torno de 37°C.

 

“O Attivi conquistou excelente resultado na avaliação dos requisitos técnicos e está pronto para circular nas ruas da capital paulista. Inclusive, durante as avaliações, o sistema de ar-condicionado do ônibus também foi muito exigido e apresentou ótimo desempenho, permitindo uma temperatura de conforto aos passageiros e motorista”, revela o diretor da Marcopolo.

 

Durante os testes, o veículo manteve a performance das 6h às 22h, de forma ininterrupta, com uma recarga noturna de bateria. O Attivi Integral conta ainda com um sistema de freio regenerativo, que permite o aumento da eficiência energética do veículo por recargar a bateria ao longo do trajeto, por meio de um dispositivo desenvolvido pela engenharia da Marcopolo e que trabalha em conjunto com o sistema de freios ABS. A frenagem ocorre gradualmente, permitindo saídas suaves, seguras e econômica do veículo.

 

A ergonomia do espaço do motorista também é destaque, pois permite uma condução segura e confortável. Enquanto o painel de instrumentos, apresenta todas as informações para proporcionar melhor dirigibilidade nas mais severas condições do trânsito da cidade de São Paulo.

 

Ficha Técnica Attivi de São Paulo

 

  • Chassi Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 mil kg
  • Capacidade – até 80 passageiros
  • Autonomia de até 250 km e Tempo de Carga de até 4 horas
  • Modelo de Plug de carregamento utilizado no chassi PLUG-IN CCS 2
  • Motor de tração Central com potência de 385kW e torque de 2800Nm
  • Capacidade do Eixo Dianteiro - 7,6 mil kg
  • Capacidade do Eixo Traseiro 13,0 mil kg
  • Comprimento – até 13 m
  • Largura – 2,55 m
  • Freios a disco dianteira e tambor na traseira com ABS (Door Brake)
  • Direção eletro-hidráulica
  • Suspensão pneumática

Crédito das imagens: Divulgação Marcopolo

Nova Rampage inova no Brasil com o uso do ChatGPT para atendimento ao cliente

 


  • Solução inédita utiliza Inteligência Artificial para responder ao consumidor via WhatsApp consultando o Manual do Veículo
  • Prático, moderno e personalizado, o atendimento reforça ainda mais a experiência inigualável dos clientes da Ram

Com o lançamento da Rampage e o crescimento de vendas de toda a gama de picapes Ram, o ano de 2023 revolucionou o posicionamento da marca no Brasil. Por isso, mais uma experiência inigualável está sendo implementada: a Rampage é o primeiro veículo no país a utilizar o ChatGPT no atendimento ao cliente.

Trata-se de uma solução inédita em que a Inteligência Artificial é responsável por responder às dúvidas dos consumidores no canal oficial da Ram no WhatsApp, que podem enviar perguntas por texto, áudio e até mesmo fotografando itens do carro para saber mais detalhes. Consultando o Manual do Veículo, o atendimento é capaz de responder as questões de maneira prática, moderna e personalizada, desde as dúvidas mais técnicas até curiosidades sobre o produto e/ou a marca.

“É a materialização do atendimento premium e inigualável que oferecemos aos nossos clientes, sempre na vanguarda das tecnologias. Escolhemos a Rampage para inaugurar essa experiência e reforçar que temos a picape brasileira com maior conteúdo tecnológico do mercado, que traz no produto diversos recursos de auxílio à condução, e outras inovações no pós-vendas como o sistema Ram Connect, e agora, mais essa novidade com o uso de Inteligência Artificial para atendimento ao cliente”, destaca Juliano Machado, vice-presidente da Ram para a América do Sul.

Durante o atendimento, o consumidor pode solucionar todas as dúvidas sobre o produto, como período de troca de óleo, substituição de pastilhas de freio, pressão recomendada para os pneus. Além disso, é possível localizar componentes como o estepe, botão de acendimento da luz da caçamba, etc.

Esses são alguns exemplos do que a nova experiência pode oferecer, sendo capaz de consultar cada uma das 361 páginas do Manual do Veículo da Rampage, e fornecer a resposta adequada para cada dúvida do cliente com uma agilidade impressionante e utilizando linguagem acessível. É possível também perguntar e obter as respostas em espanhol e inglês, além do padrão que é o português.

A experiência pode ser acessada através deste link: https://wa.me/message/RLOQIRQIKXZ4L1?src=qr

Resultados preliminares e expansão do recurso

Estreando na Rampage, o atendimento ao consumidor via Whatsapp com uso do ChatGPT é uma solução da área de Customer Care da Stellantis. Antes de ser lançada, a empresa realizou diversos testes da ferramenta e constatou que houve um crescimento na satisfação do consumidor nos resultados gerais de informações técnicas, e também evolução na métrica "One Call Solution", que mede atendimentos que são solucionados na primeira tratativa.

Tal solução foi baseada na volumetria de acessos ao WhatsApp e contatos na central de atendimento na busca de informações técnicas. Até o momento, em 2023, são mais de 5 mil visualizações na opção de manuais no canal WhatsApp, além de mais de 7 mil contatos registrados na central de atendimento, onde o cliente buscou por informações técnicas do produto.


ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.