Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 12 de abril de 2024

BYD lança picape híbrida com autonomia de 800 km. É importante conhecer como funciona e as vantagens que oferece. Texto imperdível




De acordo com a Car Industry Analysis, um site de dados reconhecido mundialmente, nas classificações globais de vendas de carros de 2022 em 139 países e regiões, as caminhonetes surgiram como os modelos mais vendidos em 39 desses territórios.


O mercado global de picapes está pronto para um crescimento significativo. Em 2023, as picapes foram responsáveis por 17,2% do total de vendas de veículos no México, totalizando 1,3 milhão de unidades.


Ao longo do ano, o mercado mexicano testemunhou a venda de 233.601 novas picapes, marcando um aumento de 25% em comparação com os números do ano anterior para o setor.


Um fator determinante por trás desse crescimento é a crescente demanda por veículos versáteis. As caminhonetes podem transportar cargas e, ao mesmo tempo, atender às necessidades de deslocamento urbano, o que as torna adequadas tanto para fins pessoais quanto comerciais.




No entanto, há uma seleção limitada de modelos de caminhonetes no mercado que equilibram com sucesso a utilidade comercial com o conforto dos passageiros. Como um número cada vez maior de famílias prioriza veículos confortáveis e práticos para seus deslocamentos diários, torna-se crucial oferecer uma experiência premium aos passageiros que atenda às necessidades de uso diário e comerciais.


Para atender às expectativas em evolução dos usuários globais, com base nos formidáveis recursos de P&D e na experiência tecnológica da BYD, a empresa desenvolveu sua mais recente linha de produtos - a picape, formulada por meio de uma abordagem estratégica enraizada na lógica da nova tecnologia de energia.


Equipada com a plataforma DMO Super Híbrida Off-road, a picape da BYD alcança uma mistura harmoniosa de desempenho robusto off-road, conforto e eficiência energética. Essa oferta inovadora tem como objetivo proporcionar uma experiência superior que supera a das picapes convencionais, posicionando-se como um divisor de águas no mercado.




  1. Parâmetros do Produto


Parâmetros básicos da caminhonete BYD

Comprimento X Largura (mm)

5,457 X 1,971

Entre-eixos (mm)

3,260

Suspensão (Dianteira e Traseira)

Suspensão independente com braços duplos

Sistema de direção

Sistema inteligente de tração elétrica nas quatro rodas

Motorização

Híbrido Plug-in

Bateria

Bateria Blade


  1. Highlights do Produto

  • Modo PHEV: A caminhonete da BYD aplica a rota da tecnologia híbrida plug-in, representando uma fusão entre o reabastecimento conveniente dos veículos a combustível tradicionais e o alto desempenho e eficiência dos veículos elétricos. Um veículo elétrico híbrido plug-in (PHEV) como esse integra um conjunto de baterias recarregáveis com um motor de combustão interna.

  • Plataforma DMO: O veículo é equipado com a plataforma DMO Super Híbrida Off-road, uma tecnologia híbrida plug-in inovadora desenvolvida internamente pela BYD, que promete uma experiência off-road transformadora, ao mesmo tempo em que defende a eficiência energética e capacita cada usuário com tecnologia de ponta.


  • Com as opções duplas de energia oferecidas pela tecnologia DMO, os usuários podem aproveitar a condução sem medo sobre o alcance. Além disso, aproveitando a plataforma DMO, a picape atinge uma potência impressionante, com quase 480 cavalos de potência, equivalente a um motor V8 de 4.0L, superando a de sua categoria. A experiência proporcionada pela tração elétrica inteligente nas quatro rodas revoluciona os sistemas tradicionais de tração nas quatro rodas baseados em combustível.


  • Tecnologia Cell to Chassis (CTC): Indo além dos modelos convencionais de caminhonetes que adicionam peso e aumentam os riscos de capotamento, a BYD apresenta a inovadora Tecnologia CTC. Esse método integra perfeitamente a bateria Blade com uma estrutura robusta de aço de alta resistência, aumentando a segurança da bateria mesmo nas condições off-road mais exigentes e elevando substancialmente o perfil de segurança geral do veículo.




  • Além disso, o aprimoramento da rigidez torcional de todo o veículo pode atenuar de forma eficaz as vibrações dentro da carroceria do veículo, de modo que o veículo pode navegar habilmente em diversas condições de estrada com suavidade e estabilidade notáveis.


  • Além disso, devido aos aprimoramentos estruturais por meio da integração, o veículo apresenta amplas dimensões traseiras. Seu design de piso plano garante que os passageiros do banco traseiro desfrutem de um conforto inigualável, elevando a experiência geral do usuário.


  • Experiência de Direção Superior: A picape BYD eleva a dinâmica de direção com sua suspensão independente de braço duplo na dianteira e na traseira, proporcionando um nível de conforto e agilidade que supera os SUVs de luxo convencionais. Equilibrando habilmente a agilidade com a suavidade de condução para combinar com o caráter da picape, ela proporciona uma experiência de direção inigualável.


  • Maior padrão de NVH: A arquitetura do veículo determina que o modo motorizado englobe mais de 80% das condições de trabalho abrangentes, resultando em um nível de NVH (ruído, vibração e aspereza) líder do setor.


  • Bateria Blade: A BYD Pickup Truck vem de fábrica com a ultra-segura Bateria Blade, que aproveita as vantagens de segurança inerentes aos materiais da bateria de fosfato de ferro e lítio. Ela emprega uma tecnologia de revestimento de segurança abrangente e exclusiva do setor em pontos críticos de segurança, melhorando significativamente o desempenho de segurança da bateria.


  • A Bateria Blade pode passar com segurança no Teste de Penetração de Pregos, abordando completamente as preocupações de segurança dos usuários de veículos de energia nova. Além disso, em comparação com as baterias tradicionais, a Bateria Blade aumenta a utilização do espaço em 50%, resultando em maior densidade de energia e maior alcance.


  • Câmera de visão panorâmica de 540°: A picape BYD apresenta um avançado sistema de imagem panorâmica transparente, combinando uma visão surround de 360° com uma visão de 180° da parte inferior do chassi para uma impressionante visão ultra grande angular de 540°.


  • Esse recurso permite que os motoristas monitorem sem esforço a parte inferior do veículo, proporcionando uma visão clara da colocação dos pneus, das superfícies da estrada e de quaisquer detritos pontiagudos em terrenos desafiadores. Ao oferecer essa visibilidade abrangente, ele ajuda os motoristas a escolher caminhos mais seguros e reduz significativamente o risco de danos ao chassi e aos pneus ao estacionar.


  • Função de carga (VTOL): A caminhonete apresenta uma caixa de carga espaçosa, oferecendo aos usuários uma variedade de opções de personalização. A função VTOL transforma o carro em uma estação de energia móvel, abrindo novas e empolgantes possibilidades. Os usuários podem desfrutar de várias atividades ao ar livre com essas funções, como assistir a filmes, utilizar uma churrasqueira elétrica, preparar café e participar de inúmeras outras atividades de lazer.



  1. Tecnologia DM


DM, abreviação de Dual-Mode, é uma tecnologia híbrida plug-in inovadora desenvolvida internamente pela BYD. Um veículo elétrico híbrido plug-in (PHEV) é um tipo de veículo elétrico híbrido equipado com uma bateria recarregável e um gerador alimentado por um motor de combustão interna. Ele representa o epítome do reabastecimento conveniente de veículos a combustível e o alto desempenho e eficiência dos veículos elétricos.


Em 2008, a BYD apresentou o primeiro veículo elétrico híbrido plug-in (PHEV) produzido em massa no mundo, o BYD F3DM, dando início a uma nova era na tecnologia de veículos. A BYD acumulou mais de uma década de experiência e passou por um rápido avanço tecnológico. Até o momento, a tecnologia DM evoluiu por meio de quatro gerações de atualizações. Notavelmente, a tecnologia DM da BYD se tornou a maior tecnologia híbrida plug-in instalada no mercado global.


A tecnologia DM da BYD foi desenvolvida em três direções distintas, adaptadas às diferentes necessidades dos usuários: Tecnologia DM-i, tecnologia DM-p e Plataforma DMO.




Tecnologia DM-i, onde "i" significa "inteligente", enfatiza a eficiência energética, resultando em despesas reduzidas com o veículo. Adaptada para o deslocamento urbano, ela atende às demandas de custo-benefício e, ao mesmo tempo, melhora o desempenho.


Tecnologia DM-p, indicada por "p" de "powerful" (potente), prioriza a robustez e a rapidez, atraindo os usuários que buscam maior prazer ao dirigir.


Plataforma DMO, com "O" representando "off-road", foi projetada especificamente para cenários off-road, proporcionando aos usuários uma experiência off-road aventureira.


Tecnologia DM-i


A tecnologia DM-i representa uma tecnologia híbrida de base elétrica. Sua arquitetura híbrida compreende um sistema de acionamento de motor elétrico de alta potência, apoiado por uma bateria de grande capacidade que serve como fonte primária de energia, enquanto o motor assume um papel secundário. A integração perfeita desses componentes permite a utilização de vários modos de direção adaptados a diferentes condições operacionais.




Há três componentes principais nesta tecnologia:


  1. O motor híbrido plug-in especializado é um motor de altíssima eficiência projetado especificamente para a tecnologia DM. Projetado para proporcionar um consumo de combustível ultra baixo, ele atinge uma eficiência térmica impressionante de até 43,04%. Ele tem a distinção de ser um dos motores a gasolina produzidos em massa com maior eficiência térmica do mundo, aumentando a potência com alto pico de potência e torque, garantindo um desempenho ideal.


  1. O Sistema Híbrido Elétrico (EHS) oferece versatilidade com diferentes modos de direção adaptados às diversas condições de condução. A estratégia técnica subjacente visa otimizar o uso de energia, identificando o estado mais eficiente para cada tipo de energia. A eletricidade é priorizada durante velocidades baixas e congestionamentos para minimizar o consumo, enquanto o combustível é favorecido durante a aceleração rápida e a condução em alta velocidade. Além disso, empregando algoritmos precisos e execução mecânica, nosso objetivo é realizar isso sem comprometer a experiência do usuário.


Modo EV: 

No modo EV, o veículo é impulsionado exclusivamente pelo motor elétrico, extraindo energia diretamente da bateria sem a necessidade de mudanças de marcha. Isso resulta em uma experiência de direção perfeitamente suave, exclusiva dos modelos puramente elétricos. Aproveitando tecnologias avançadas, como o motor hairpin, motores de alta velocidade e tecnologia de resfriamento de óleo, o motor oferece características excepcionais de NVH (ruído, vibração e aspereza), além de recursos de desempenho excepcionais.




Modo de Conexão da Série HEV:

No modo de conexão da série HEV, o motor funciona como um gerador, produzindo eletricidade para alimentar o motor elétrico que aciona diretamente as rodas. Esse fluxo contínuo de energia aumenta significativamente a utilização de energia e a eficiência geral.


Durante a condução, especialmente em velocidades médias a baixas ou durante a aceleração, o estado de carga do veículo (SOC) desempenha um papel crucial. Se o SOC for alto, a estratégia de controle do veículo muda de forma inteligente para o modo elétrico puro, desligando o motor para minimizar o consumo de combustível.


Por outro lado, se o SOC for baixo, a estratégia de controle do veículo otimiza a operação do motor dentro de sua zona de consumo de combustível mais eficiente, enquanto a energia excedente é convertida em eletricidade por meio do gerador e armazenada temporariamente na bateria.


Essa abordagem garante um consumo de combustível excepcionalmente baixo e uma retenção de energia eficiente, protegendo contra possíveis déficits de eletricidade em todas as condições de direção.




  1. Modo Paralelo HEV:

No modo paralelo HEV, o sistema híbrido elétrico EHS permite a intervenção oportuna da bateria, fornecendo eletricidade ao motor de acionamento, e também estabelece um modo paralelo com o motor, permitindo que ambas as fontes de energia impulsionem o veículo simultaneamente. Esse modo garante um desempenho de potência excepcional e proporciona uma aceleração impressionante.


Normalmente, durante ultrapassagens em alta velocidade ou condução em velocidade ultra-alta, o modo paralelo é ativado. Aproveitando a tecnológica Blade Battery, o veículo não apenas demonstra um manuseio superior e uma potência robusta, mas também alcança um consumo de combustível reduzido em comparação com os veículos movidos a combustível tradicional.




  1. Modo de Acionamento Direto do Motor:

Ao atingir um limite específico de velocidade, a estratégia de controle do veículo passa para o modo de cruzeiro de alta velocidade. Nesse modo, o sistema híbrido elétrico EHS emprega um módulo de embreagem e um sistema hidráulico para permitir a aplicação direta da potência do motor às rodas do veículo. Essa configuração garante que o motor opere em sua faixa mais eficiente, reduzindo efetivamente o consumo de combustível.


Para evitar o desperdício de energia do motor, tanto o gerador quanto o motor de acionamento permanecem em standby o tempo todo. Caso haja excesso de energia do acionamento direto do motor, ocorre uma intervenção oportuna para converter o excesso de energia em eletricidade. Essa eletricidade é então armazenada na bateria, aprimorando a utilização de energia durante todo o modo.


  1. A tecnologia Super DM da BYD utiliza uma versão personalizada da altamente aclamada Bateria Blade. Ela oferece vários benefícios, como os seguintes.


  • Segurança aprimorada: Utilizando material estável de fosfato de ferro-lítio e um design robusto da estrutura da bateria, a Blade Battery passou com sucesso nos rigorosos testes de penetração de pregos sem emitir fogo ou fumaça.


  • Resistência otimizada: Dispostas em uma matriz em placa, cada célula funciona como uma viga estrutural para ajudar a suportar a força. A estrutura de alumínio em forma de favo de mel, com painéis de alta resistência nos lados superior e inferior da embalagem, aumenta a rigidez vertical.


  • Maior alcance: Em comparação com as baterias tradicionais, a Bateria Blade aumenta a utilização do espaço em 50%, resultando em uma densidade de energia aprimorada e um alcance maior de 50 a 252 km no modo elétrico puro.



  • Maior Ciclo de Vida: Ao aproveitar a estrutura cristalina altamente estável do material LiFePO4 e um sistema avançado de gerenciamento térmico, a Bateria Blade garante uma vida útil prolongada, mantendo a densidade de energia aprimorada para uso prolongado.


  • Alta utilização do Espaço: A estrutura sem módulos maximiza a eficiência volumétrica, alcançando até 65% de utilização do espaço disponível.


Com esses componentes-chave integrados à tecnologia DM-i, surgem várias vantagens:

  • Consumo de Combustível Ultra Baixo: Tomando o modelo SONG PLUS como exemplo, ele atinge uma impressionante taxa de consumo de combustível abrangente de 1,109 l/100 km. Mesmo em um estado de déficit de eletricidade (com o estado de carga da bateria (SoC) abaixo de 25%), o consumo de combustível permanece notavelmente baixo, com 5,1 l/100 km sob a condição NEDC.


  • Silêncio e Suavidade: A arquitetura da tecnologia DM determina que o modo acionado pelo motor englobe mais de 80% das condições de trabalho abrangentes, resultando em um nível de NVH (ruído, vibração e aspereza) líder do setor.




  1. Plataforma DMO Super Híbrida Off-road

A plataforma DMO Super Híbrida Off-road oferece uma experiência off-road revolucionária e prioriza a eficiência energética ao integrar as vantagens das tecnologias DM-i e DM-p. Essa plataforma inovadora capacita os usuários com tecnologia de ponta, prometendo uma aventura off-road sem igual.


A Plataforma DMO integra a inovadora estrutura sem suporte de carga da BYD projetada para híbridos, o primeiro motor longitudinal de alto desempenho do mundo, a tecnologia Cell to Chassis (CTC), a tração nas quatro rodas com motor elétrico duplo e a suspensão independente double-wishbone na parte dianteira e traseira. Essa fusão aproveita a experiência da BYD na obtenção de um equilíbrio inigualável entre a segurança do veículo, a potência do off-roading e a eficiência energética.


  • Ultimate Off-road: Graças ao sistema de tração elétrica nas quatro rodas, o veículo pode ajustar de forma rápida e inteligente a distribuição de torque dianteiro e traseiro. Além disso, ele permite a detecção precisa de mudanças rotacionais para otimizar o coeficiente de aderência em superfícies geladas. O sistema fornece uma resposta ultrarrápida do motor, permitindo que a saída de torque seja alcançada em milissegundos. Além disso, a trava central de energia facilita a transferência inteligente de torque entre os eixos dianteiro e traseiro, permitindo velocidades até 30 vezes mais rápidas do que uma trava central mecânica.


  • Superpotência: Ao aproveitar o motor especializado de alto desempenho, o sistema híbrido elétrico EHS e o trem de força de tração traseira fornecido pela Plataforma DMO, o veículo atinge uma potência superior que supera a dos veículos mecânicos convencionais. Com uma potência máxima de quase 480 cavalos, equivalente a um motor V8 de 4.0L, ele estabelece um novo padrão de desempenho.


  • Alcance Ultra-longo: O veículo equipado com a Plataforma DMO oferece duas opções de alimentação, tanto a combustível quanto a eletricidade, ostentando uma ampla autonomia de cruzeiro superior a 800 quilômetros, facilitando viagens interestaduais sem esforço.


  • Super Conforto: A arquitetura da tecnologia DM determina que o modo motorizado englobe mais de 80% das condições de trabalho abrangentes, resultando em um nível de NVH (ruído, vibração e aspereza) líder do setor e em uma experiência de direção suave, sem nenhuma mudança brusca de marcha. Além disso, a picape da BYD eleva a dinâmica de direção com sua suspensão independente double wishbone na dianteira e na traseira, proporcionando um nível de conforto e agilidade que supera o dos SUVs de luxo convencionais.


  • Multifuncionalidade: A caminhonete apresenta uma caixa de carga espaçosa, oferecendo aos usuários uma variedade de opções de personalização. A função VTOL transforma o carro em uma estação de energia móvel, abrindo novas e empolgantes possibilidades off-road.


  • Os usuários podem desfrutar de várias atividades ao ar livre, como assistir a filmes, utilizar uma churrasqueira elétrica, preparar café e participar de inúmeras outras atividades de lazer.

quinta-feira, 11 de abril de 2024

COLUNA MECÂNICA ONLINE®


COLUNA MECÂNICA ONLINE®


Tarcisio Dias


 10 | ABRIL | 2024 |


As 10 marcas de carros mais vendidas do mundo

Estudo revela as marcas mais vendidas em 2023 e chinesa BYD surge como revelação no cenário brasileiro e mundial.



Um estudo realizado pela Focus2Move revelou que a BYD, fabricante chinesa de veículos elétricos, conquistou um lugar entre as dez principais fabricantes de automóveis do mundo em 2023, com um impressionante total de 2,6 milhões de carros vendidos.

No topo do ranking mundial de vendas de automóveis está a Toyota, que registrou a impressionante marca de 10,8 milhões de veículos vendidos em 2023, representando um crescimento de 4,6% em relação ao ano anterior, mantendo uma ampla vantagem sobre todos os outros.

A Volkswagen ficou em segundo lugar, com 8,8 milhões de emplacamentos, (+10,9%) crescendo acentuadamente na América (+16,6%) e na Europa (+20,3%).

Completando o pódio temos o grupo sul-coreano composto pela Hyundai e Kia, que somaram 7,1 milhões de vendas, com aumento de 3,9% nas vendas. Este crescimento foi sustentado por picos na América (+7,9%) e na Ásia (+6,3%).

A quarta posição foi ocupada pela aliança entre Renault e Nissan, com 6,9 milhões de emplacamentos globais (+5,8%). A aliança enfrentou dificuldades na na Ásia (-15,3%) e na África (-8,8%), mas conseguiu abrir vantagem nas Américas (+22,2%) e na Europa (+18,0%).

A Stellantis, conglomerado proprietário das marcas Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram, ficou em quinto lugar, com 6,5 milhões de vendas (+3,2%). Perdeu vendas substanciais na Ásia (-13,3%), enquanto teve bom crescimento na Europa (+12,5%).

Atrás está a General Motors com 6,2 milhões de vendas (+3,3%), seguida pela Honda Motor com 4,1 milhões de novas vendas (+4,2%) e pela Ford com 3,9 milhões de unidades vendidas (+4,5%).

Em 9º lugar, a Suzuki com 3,05 milhões de vendas caiu moderadamente (-0,2%).

Em 10º lugar está a BYD, subindo 3 posições com 2,6 milhões de vendas (+46,3%). Esses números colocam a BYD à frente da renomada Tesla, que registrou a venda de 1,7 milhão de unidades no mesmo período.

É notável que a BYD tenha alcançado essa posição destacada no ranking global, mesmo sem uma presença significativa nos Estados Unidos e com uma atuação discreta na Europa. Por outro lado, a empresa chinesa tem apresentado resultados promissores no Brasil.

No mercado brasileiro, a BYD já se estabeleceu como uma das dez marcas de automóveis mais vendidas. Somente nos primeiros três meses de 2024, foram emplacados 14.935 veículos da marca.

Com esse desempenho, a BYD supera marcas como Caoa Chery, Ford, Ram, Citroën e Peugeot. No ano anterior, a fabricante chinesa ocupava a 15ª posição, com a comercialização de 17.937 unidades no país.

As 10 fabricantes de carros mais vendidas do mundo:

Marca - Vendas em 2023

1º) Toyota - 10,8 milhões

2º) Volkswagen - 8,8 milhões

3º) Hyundai-Kia - 7,1 milhões

4º) Renault-Nissan - 6,9 milhões

5º) Stellantis - 6,5 milhões

6º) General Motors - 6,2 milhões

7º) Honda - 4,1 milhões

8º) Ford - 3,9 milhões

9º) Suzuki - 3,1 milhões

10º) BYD - 2,6 milhões

Fonte: Focus2Move

TAGS:
BYD, Tesla, Toyota, Volkswagen, Hyundai-Kia, mercado automotivo, vendas de carros, ranking mundial, Brasil

Tarcisio Dias - Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/


Harley-Davidson anuncia chegada dos modelos CVO ao mercado brasileiro


As H-D® CVOTM Street GlideTM e CVOTM Road GlideTM ST aterrissam nas concessionárias autorizadas em abril Figura I H-D CVOTM Road Glide® ST (Foto: Divulgação Harley-Davidson) São Paulo, 11 de abril de 2024 – A Harley-Davidson® confirma modelos exclusivos da coleção CVO™ (Custom Vehicle Operation™) para o mercado brasileiro, inicialmente com os modelos CVO™ Street Glide™ e CVO™ Road Glide™ ST disponíveis em toda a rede de concessionárias Harley-Davidson® a partir de 15 de abril, com preços a partir de R$ 247.450,00.

"Cada uma destas motos é uma obra-prima, cuidadosamente concebida para oferecer uma experiência de condução sem paralelo, combinando um estilo lendário com tecnologia avançada. Estamos confiantes de que os entusiastas ficarão impressionados com o nível de detalhes e desempenho destes novos modelos CVO, que representam o auge do estilo e design da Harley-Davidson", destaca John Klein, Diretor Geral para a América Latina.

Todos os modelos vêm equipadas com acabamentos exclusivos, toda a tecnologia de infotainment alimentada pelo novo sistema operacional Skyline™ e o sistema de som de alto desempenho Stage II, desenvolvido pela Rockford Fosgate, com amplificador de 500 Watts RMS e speakers de 150 Watts RMS.

A CVO™ Road Glide™ ST é uma bagger de alta performance equipada com o motor Milwaukee-Eight™ 121 V-Twin de alto desempenho, calibrado para produzir mais potência e torque. Com um peso seco de 363 kg e mais leve do que a sua antecessora, este modelo oferece uma performance inspirada na competição, com acessórios como suspensão melhorada, escape, ‘riser’ de guidão e componentes em fibra de carbono, afirmando o seu DNA de alta performance.

O modelo conta com a pintura premium Raven Metallic, que traz detalhes Screamin' Eagle pintados nas laterais da carenagem e no tanque de combustível, inspirados nas motos Harley-Davidson® que competiram na série ‘MotoAmerica Mission King of the Baggers’ e em comemoração ao 25º aniversário da Custom Vehicle Operation™. Além disso, a Road Glide ST dispõe de uma suspensão totalmente ajustável à frente e atrás, incluindo amortecedores traseiros SHOWA® com reservatórios remotos e forquilhas invertidas SHOWA® 1x1 de 47 mm, e componentes de freio premium da Brembo™, oferecendo maior confiança ao condutor.

A CVO™ Street Glide™ apresenta uma nova perspectiva para a icónica carenagem em 'bat wing’, com uma silhueta esculpida, iluminação LED totalmente integrada e uma ventilação de fluxo dividido. O seu design meticulosamente concebido, utilizando a Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD), otimiza o desempenho aerodinâmico e o conforto do condutor. Em termos de desempenho, o modelo está equipado com o motor Milwaukee-Eight™ 121 com o sistema VVT (Variable Valve Timing), oferecendo um perfil de condução amplo, com bastante torque a baixas rotações e elevada potência em altas rotações.

Para mais informações técnicas e detalhes sobre os modelos, você pode acessar o site oficial da Harley-Davidson.

quarta-feira, 10 de abril de 2024

Recorde de público e anúncio internacional marcam primeiro dia de Gramado Summit. Conferência de inovação acontece de 10 a 12 de abril, em Gramado, e atinge marca de 15 mil visitantes de todo o país. Em setembro, o Gramado Summit terá a edição do Uruguai


A cidade mais charmosa da Serra Gaúcha amanheceu com grandes expectativas para o primeiro dia de Gramado Summit, um dos principais eventos de inovação, empreendedorismo e tecnologia. O primeiro dia reuniu grandes líderes do mercado de diversos segmentos. Foram mais de 15 mil visitantes e 500 empresas expositoras, além de centenas de palestras em 10 trilhas de conteúdo simultâneas. 


O palco principal do evento estava pronto para testemunhar os avanços mais recentes e as ideias mais disruptivas moldando o futuro. Abrindo o evento, o mestre de cerimônias, Rafael Cortez, chegou para animar o público e trazer uma atmosfera eletrizante, seguido pelo keynote de abertura do CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi, e da palestra de abertura do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, junto à secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp. Durante a palestra, Leite, ovacionou todos os visitantes do evento que acompanhavam a abertura oficial e agradeceu aos presentes gaúchos e ao público de fora do Estado que, este ano, representam cerca de 70% do público da Gramado Summit.

Durante o keynote de abertura do evento, Marcus Rossi, CEO da Gramado Summit, compartilha que além das questões de infraestrutura, a organização do evento busca sempre proporcionar uma experiência imersiva para todos expositores e visitantes. 


“Buscamos sempre melhorar, esse ano temos nomes de peso do mercado nacional e internacional. Se eu pudesse traduzir o quanto que a gente trabalhou seria com uma frase exatamente como essa: “Ninguém se importa com a tua história até você vencer”. 

Mari Maria

E agora a gente bate o recorde de 15 mil participantes. Lá atrás, quando anunciamos que iríamos trazer isso tudo, ficamos com receio. E o que aconteceu? A gente conseguiu bater esse número e conseguimos fazer uma Gramado Summit histórica”, comenta.


Passaram pelo palco principal do evento no primeiro dia nomes como Mari Maria (empresária e influenciadora), Helena Bertho (Nubank), Erico Borgo (Fundador Omelete), Leandro Ladeira (Venda Todo Santo Dia), Alfredo Soares (G4 Educação), Natalia Beauty (NB Group), Gilberto Silva (mentor de alta performance), Otaviano Costa (ator), Mariana Saad (influenciadora e empresária) e Monique Evelle (Inventivos). 

Além disso, os palcos Geek, PUSH, Fecomércio/RS, Governo do Rio Grande do Sul, Share, Startups, Negócios Conscientes, hygia saúde, Magazord e Ventiur superaram as expectativas do público por meio de uma programação especial para o primeiro dia de evento. Além disso, o estande da Gramado Summit teve destaque com uma programação de mentorias intimistas, voltadas para visitantes inscritos previamente, além de contar com interações e premiações para os visitantes.


Novidades internacionais - Ainda na keynote de abertura do evento, Marcus Rossi apresentou uma grande novidade: a realização de uma Gramado Summit em Punta Del Este, nos dias 26 e 27 de setembro deste ano. 

Em parceria fechada com o governo uruguaio, a conferência de inovação dá um grande passo rumo à internacionalização. Para esta primeira edição, espera-se receber 1.500 participantes, dezenas de marcas em exposição e cerca de 50 palestrantes.

Sobre a Gramado Summit - A Gramado Summit foi criada em 2017 pelo empreendedor e CEO Marcus Rossi. Em sua primeira edição, focou em exposição e conteúdo para startups em estágio inicial, reunindo um público de 700 pessoas. Com o passar dos anos, o evento começou a prospectar empresas maiores para a feira de negócios e também um público mais amplo para as discussões das palestras. Para a edição de 2024, serão 400 palestrantes e 500 empresas expositoras na feira de negócios.



Gramado Summit 2024 em números

  • 10 trilhas de conteúdo

  • 400 palestrantes

  • 500 expositores 

    • sendo 300 startups e/ou pequenos negócios

    • principais estados das empresas: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Acre, Pernambuco e Rio Grande do Norte

    • segmentos de maior destaque entre as startups estão retailtechs, fintechs, healthtechs, edtechs, martechs, RHtechs, govtechs, indtechs, lawtechs, proptechs e foodtechs 




  • 15 mil visitantes

    • 23 estados brasileiros

    • 70% do público participante é de fora do Rio Grande do Sul

  • 500 investidores

  • 28 mil metros quadrados de área construída

  • R$ 60 milhões de impacto econômico.

Ford anuncia doação de Mustang e álbum de figurinhas para celebrar os 60 anos do esportivo para ser leiloado por uma ONG. Proprietários do Mustang vão participar neste sábado (13/4), no Autódromo de Interlagos, do evento que promete ser o maior desfile do modelo já realizado no Brasil.




A Ford deu início à comemoração de 60 anos do Mustang com uma série de ações para marcar esse momento histórico. Entre elas estão a doação de um Mustang GT Performance personalizado por Alan Mosca para ser leiloado por uma ONG e o lançamento de um álbum de figurinhas que conta a história do “muscle car”.

O aniversário coincide com o lançamento do Mustang GT Performance de sétima geração no Brasil, que esgotou em apenas uma hora as 150 unidades disponíveis para venda. Como anunciado anteriormente, a Ford promove neste sábado (13 de abril) um grande encontro no Autódromo de Interlagos com proprietários do Mustang, que promete ser o maior desfile do modelo já realizado no Brasil.

A marca organizou também, pela primeira vez, uma viagem de membros do Clube do Mustang à sede da empresa em Detroit, nos Estados Unidos. O grupo visitou o Museu Henry Ford e outros pontos históricos ligados ao veículo, além de participar de eventos locais de comemoração do aniversário.

“O Mustang é um dos poucos carros na história da indústria mundial a alcançar 60 anos de produção contínua. Mas o que o torna único, principalmente, é a capacidade de evoluir, se renovar, seduzir e encantar diferentes gerações sem abrir mão da sua essência. É isso o que queremos celebrar com todos os fãs”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.

Exclusividade

O Mustang GT Performance que será doado pela Ford foi o primeiro da sétima geração a desembarcar no Brasil e também o único na cor prata Orvalho, que não será comercializada no país. Além disso, ele terá uma pintura personalizada feita por Alan Mosca, filho do lendário Sid Mosca, da família de artistas preferidos por grandes pilotos da Fórmula 1. O nome da instituição que receberá o veículo será anunciado posteriormente.

O álbum de figurinhas em homenagem aos 60 anos do Mustang, produzido pela Ford em parceria com a Panini, será distribuído gratuitamente para proprietários do veículo, jornalistas, influenciadores, revendedores e colaboradores da marca. A edição limitada de 5.000 exemplares conta com 120 cromos que mostram a evolução das sete gerações do esportivo, além de curiosidades sobre a sua história e legado nas competições.

Desde o seu lançamento em 17 de abril de 1964, na Feira Mundial de Nova York, o Ford Mustang construiu uma trajetória impressionante de sucesso. Ele vendeu 22.000 unidades no primeiro fim de semana e fechou aquele ano com mais de 418.000 unidades – quase três vezes mais que as 150.000 unidades programadas inicialmente. A sua produção chegou a 1 milhão de unidades em apenas 18 meses.

Hoje, o Mustang soma mais de 10 milhões de unidades e tornou-se um ícone cultural, que já participou de mais de 3.000 filmes e séries, além de inspirar músicas, clipes, roupas, brinquedos e videogames.

Primeiro trimestre se encerra com boa reação nos números de produção e vendas. Produção em março foi a melhor em quatro meses





O crescimento consistente das vendas desde a metade do ano passado vem aos
poucos puxando para cima o ritmo da produção de autoveículos no Brasil, apesar da baixa nas exportações. Esse é o resumo do balanço do primeiro trimestre divulgado hoje pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA).

A produção de 195,8 mil autoveículos em março foi a melhor em quatro meses e 
superou em 3,2% o volume de fevereiro. No acumulado do trimestre, 538 mil 
unidades deixaram as linhas de montagem, 0,4% a mais que no mesmo período do ano passado.

“Acreditamos que os próximos meses serão marcados por aumento contínuo na produção, por isso apostamos muito na nossa previsão de alta de 6% para o ano”, explicou o presidente da ANFAVEA, Márcio de Lima Leite.

Se essa reação mais relevante ainda é aguardada para a produção de automóveis 
e comerciais leves, para o segmento de pesados ela já é realidade. A produção de
caminhões no primeiro trimestre chegou a 29,3 mil unidades, 19,7% acima do mesmo período de 2023. Para ônibus, a alta é ainda maior, de 61,6%, com 6,5 mil chassis fabricados.

Nas vendas internas, o indicador mais revelador do aquecimento é o da média diária de emplacamentos, que dilui o efeito da quantidade de dias úteis em cada período. A média de 9,4 mil unidades em março cresceu 7,9% em relação a fevereiro e 8,5% sobre março de 2023. No ano, a média diária de emplacamentos já é 12,6% superior à do primeiro trimestre de 2023.

O total de vendas em março foi de 187,7 mil unidades, mês com 3 dias úteis a 
menos que março do ano passado. Na comparação com fevereiro, houve acréscimo de 13,6%. O volume acumulado no trimestre é de 515 mil autoveículos, 9,1% a mais que no ano passado.

A exportação acumulada se manteve 28% abaixo na comparação com 2023, embora os embarques de março tenham sido os maiores em sete meses, com elevação de 6,5% sobre fevereiro.

Assinatura do MOVER e novos investimentos

Desde o final do a no passado a ANFAVEA vem comemorando os anúncios de investimento, que já configuram um recorde histórico. Com novos aportes de fabricantes anunciados no último mês, o ciclo atual já supera R$ 123 bilhões de investimentos ativos desde 2021, sem contar os do restante da cadeia automotiva.

“Ficamos muito satisfeitos com a assinatura do decreto do Programa MOVER no mês passado pelo governo federal. Foi o resultado de muitas sugestões nossas às autoridades competentes, e também da Academia e do setor de autopeças. Temos a certeza de que estamos diante de um programa que será referência para o mundo em termos de descarbonização, com a liberdade de escolha para os consumidores, que poderão optar pela rota tecnológica mais interessante às suas necessidades”, afirmou Márcio de Lima Leite.

Assessoria de Comunicação ANFAVEA Tel: 11 2193-7800 imprensa@anfavea.com.br

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.