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quinta-feira, 30 de maio de 2013

QUEM DIRIA? OS MOTORES DE TRÊS CILINDROS VOLTAM ÀS LINHAS DE PRODUÇÃO EM ALGUMAS MONTADORAS E AOS PLANOS DE OUTRAS COMO A RESPOSTA FÍSICA ÀS NORMAS LEGAIS, SÃO MAIS ECONÔMICOS E MENOS POLUIDORES. O COMENTÁRIO DA COLUNA "DECARROPORAÍ" ACRESCENTA A CERTEZA DE QUE O PRÓXIMO PASSO SERÁ REVITALIZAR O MOTOR DE DOIS TEMPOS. ROBERTO NASSER REVELA QUE A MERCEDES-BENZ COMEÇOU A VENDA DO NOVO GLK 220 E MAIS: A FORD VAI PARAR NA AUSTRÁLIA E A HONDA CONSTRUIRÁ PRÉDIO, NO SUMARÉ E LEMBRA A VITÓRIA DO CONDE PENTEADO NA PRIMEIRA CORRIDA, NO BRASIL.


Coluna nº 2213 de 30 de Maio de 2013


Começar de novo. 

Os motores com três cilindros.
Quarenta e cinco anos e muitos meses após findar a produção dos motores 1.0 com três cilindros, a Volkswagen volta a fazê-los. 


Os de boa memória e os versados em indústria automobilística nacional lembrar-se-ão dos engenhos de origem DKW aqui lançados pela Vemag, assumida e fechada pela Volkswagen.

Mas a semelhança aí se encerra. Os pioneiros, resistentes, simples, operavam no ciclo de dois tempos. 

Os atuais, em 4T, apesar do mesmo deslocamento, têm quatro válvulas por cilindro – os anteriores as dispensavam -, injeção direta de combustível, e produzem aproximados 80 cv. Os outros, em torno de 60 cv. Em torque, respectivos 8,5 e 9,6 kgfm – tremendo ganho.

Novo ciclo
No atual ciclo da indústria automobilística, quando os advogados das ONGs e das áreas de governo ligadas à ecologia e ao planejamento definem regras para consumo e emissões dos combustíveis, obrigam a engenharia a interpretá-las e dar solução. Motor de três cilindros é a resposta física às normas legais.

A VW iniciou fazê-los em sua fábrica em São Carlos, SP, em projeto de ascensão institucional, e para tracionar seu produto de começar de novo, o UP! 

Mas, os três cilindros estão no mercado há algum tempo: o Kia Picanto e sua releitura, e o Hyundai HB 20 os utilizam, tais deslocando 1 litro.

A demarragem vwana é no Fox. Tem porte adequado, veste-o bem, dá-lhe empurrão e sobrevida. No UP! ao final do ano.

No geral
VW larga na frente - com seguidores. Ford testa-os para produzir a curto prazo. Em longo, franceses PSA – Peugeot-Citroën, e Renault, revisaram os atuais para delongar sua vida útil. Fiat, no extremo, com dois cilindros.

Não é restrita ao Mercosul. Nos EUA, GM aplica US$ 332 milhões para novos três e quatro cilindros, base da nova família Ecotec – e diz para o mítico e luxuoso Cadillac; Ford o produz com EcoBoost – nos EUA é o turbo - e o aplica ao Fiesta e tenta no Focus.

Mercedes negocia acordo de cooperação com a Ford: recebe a tecnologia do motor três cilindros, em troca da aplicada em seus motores da Classe E, da combustão estratificada, redutora de consumo.

Desenvolve motor para o Smart no acordo com Renault e Nissan. Na prática, estas marcas te-los-ão operacionais a curto prazo. 

Será uma ONU – ou uma babel - mecânica, coisa à altura do Roberto Azevedo, nosso respeitado embaixador na OMC: alemães da Daimler, franceses da Renault, japoneses Nissan, estadunidenses Ford, falando alguma língua estabelecida como comum e todas as perdas de tradução – que sorte não haver chineses nessa mesa...

Dentre os alemães, Audi o desenvolve a partir do VW; BMW o tem, ampliado a 1.500 cm3, e já aplicado ao Serie 1.

Parece curioso tal tecnologia não ter sido adotada antes, pois, a japonesa Subaru a empregava no seu modelo Justy – construído no Canadá como Geo -, mas era vista, naqueles dias de petróleo a 1 dólar o galão – 3,6 litro -, como coisa de motocicleta movendo automóveis. Hoje, a US$ 4, reduções de consumo são bem vindas.

Por pensar mecanicamente, pode-se alegar serem ásperos, terem som esquisito pela ausência de uma explosão no ciclo, vibrar por não haver explosões harmônicas nos cilindros das extremidades.

Mas a tecnologia é dominada. Suzuki tinha-a nas motos com dois e quatro tempos, Honda aplicou-a no híbrido Insight, em 1999, e a inglesa de motos Triumph em vários modelos.

Eixos contra rotantes para anular as vibrações ou o sistema da Ford que desbalanceia finamente o volante-motor, tecnologia existe e o rendimento melhora com multiválvulas, aberturas variáveis, injeção direta, turbo. 

Eventuais deficiências, mascaradas por transmissões de democratizadas oito marchas. Diz a Ford sacar iniciais 123 cv de seu 1.0, assim como a BMW fazer o três cilindros 1.500, bi turbo – grosso modo, a metade do motor 3.0 seis cilindros - preste atenção no motor BMW porque ele tracionará o ainda não caracterizado modelo de BMW ou Mini a ser produzido em Santa Catarina. Trocou a liga de nicasil do bloco por alumínio em bloco, cabeçote e carter.

A engenharia alemã da BMW troca em miúdos: os motores são mais leves, mais curtos, gastam e emitem menos. E, dado interessante: pico da eficiência atual é deslocar 500 cm3, gerando entre 47 e 64 cv por cilindro – ou 94 a 128 cv/litro. E o motor pode se expandir em unidades – 1,2,3,4, 6, e emendá-los pelo carter, fazendo V8, V12, V16... cilindros.

Futuro
Outra curiosidade tecnológica iluminando o caminho do futuro é a enorme aplicação de componentes comuns e similares para gasolina e diesel, na Europa, equilibrados numericamente na aplicação em automóveis. Hoje, separados na linha de produção de motores.

O caminho está aberto em nome da redução do atrito de peças móveis, do movimentar menor número de componentes, por redução de peso.

Nesta direção, tenho a mais clara das certezas, o próximo passo será revitalizar o uso dos motores dois tempos, em nome de todas e tais vantagens. 

Afinal, num comparativo, como diziam os anúncios da Vemag, o 1.0 em ciclo 2T possui apenas sete peças móveis. Em 4T, quase dez vezes mais. O motor 4T é um desperdício produzindo energia a cada giro de 720 graus. O 2T, pela metade.

A Audi deve estar procurando nas gavetas os desenhos antigos da DKW, sua parceira na Auto Union... (RN)

Já imaginou ? Cadillac com motor 1.0 de três cilindros?



Passado e futuro, o 1.0 três cilindros, 2T. No caso, o Auto Union/Vemag


Allan Mullaly, CEO da Ford beija o motor 1.0, três cilindros, EcoBoost



Roda-a-Roda

Meio termo – Mercedes iniciou distribuir o novo GLK 220, intermediário entre automóveis e a linha de utilitários esportivos ML. 

Motor diesel, 2.2, 170 cv e uns 40 quilos de torque, caixa automática com sete velocidades, tração nas quatro rodas e ótimo pacote de segurança.

E? – É pouco vendido. Teria melhores números se a suspensão fosse elevada a limite máximo de conforto para senhoras, entrar e sair, dando-lhe a cara agressiva sugeridas pelas linhas. 

Mais alto, mais porte e mais jeito de macho-man buscados em SUVs e picapes grandes. Versão simples, CDI, R$ 170 mil. De topo, CDI Sport, R$ 200 mil.

Mercedes GLK. Diesel, com tecnologia, falta altura para impor-se

Jogo duro – Antiguidade não é posto. Após 91 anos na Austrália, a Ford parará de fazer automóveis, em 2016. No mercado, ¼ do tamanho do brasileiro, perdeu 451 milhões de euros, nos últimos seis anos.

Curiosidade – Antes, lançará o Falcon modelo 2014, tentará recolocar os 1.200 funcionários da empresa, e as 200 revendas terão apenas importados Explorer, Taurus e Mustang. 

Diz, fazer carros na Austrália, é inexplicavelmente caro: 2 X o custo europeu e 4 X o asiático. Capital não tem pátria.

Método – No Brasil, o programa Inovar-Auto, troca impostos e barreiras por produção nacional. 

Na Argentina, governo notifica todas as montadoras e produtoras de autopeças a aumentar a nacionalização dos veículos.

Por pensar – Já que vamos trazer médicos de Cuba, porque não trazer políticos da Suécia? Sugestão na Internet.

Consequência – Dentre tantas manifestações opostas à vinda de médicos cubanos, curiosamente o sindicato dos tradutores não se manifestou. Afinal, para cada médico que não fala português, será necessário um intérprete.

Moda – Mania paulistana, todas as marcas com pretensões a atingir público que se entende com poder aquisitivo, instala base em Campos do Jordão.

Trato, test-drives e negócios com ritmo de lazer. Neste ano, a Suzuki para lá levará seu Jimny. 

Nada de frescuras sociais, mas oportunidade de descobrir inimaginadas capacidades do jipinho em trilha exclusiva. Até 28 de julho.

Tudo junto – A Honda erigirá prédio horizontal em Sumaré, 120 km de S Paulo, onde tem fábrica de automóveis. 

Quer a empresa junta, exceto banco, consórcio, financeira, e geradores – são importados. Nova gestão quer crescer.

Publicidade – Dentre as dezenas de marcas de automóveis operando no País, a Fiat marcou o chão de sua liderança. Faz oportuna e simpática campanha convidando a população ao óbvio: acompanhar nas ruas as Copas das Confederações e do Mundo.

... II – Revenda das motocicletas Triumph em Brasília, a British começou bem. Anúncios em jornal, bem humorados, enfatizando a britanicidade das máquinas.

Serviço – Outra edição do bom trabalho jornalístico feito pela revista Autoesporte: Qual Comprar, junho, analisa 211 modelos de automóveis, nacionais e importados, até R$ 250 mil. Um facilitador.

Xing Ling – Na China, a Jianling Motors Corporation, dos utilitários e caminhões JMC, e sua sócia minoritária Ford farão fábrica de motores diesel.

Mudança – Pesquisa da agência JD Power e da revista inglesa What Car, no Reino Unido, deu Jaguar como a melhor marca, e o modelo XF o mais elogiado dentre modelos executivos. Land Rover, por sua evolução, rotulada “Star Brand”, marca estelar, entre as 10 melhores do mundo.

Surpresa – Durante o tempo de marcas independentes e após, com os amazônicos investimentos feitos pela Ford, tais resultados não foram obtidos, apenas pelos indianos da Tata, atuais proprietários.

Direcionado – Para relevantes produtores de Utilitários Esportivos, a japonesa Yokohama desenvolveu pneu especial, o Geolandar SUV. Garante rolar silencioso e aderência excepcional, especialmente em pisos molhados.

Todos - Original em Chrysler, Mercedes, Mitsubishi, Subaru, Toyota e para reposição em Cherokee, Honda CR-V, Tucson I e II – no Brasil se chama I35, Renault Duster, VW Tiguan, Audi Q5, Volvo XC60 ... A partir de R$ 680 – cada. Tipo panaceia universal, promete durar mais, gastar menos e usar componente ecológico, o D Limoneno, no rés-do-chão dito Óleo de Laranja...


Gente – Abelardo Pinto, novo diretor comercial da Peugeot. OOOO Poucos tão bem conhecem indústria e comércio como ele, ex-Ford, ex-Renault, ex-Nissan. OOOO Mariozinho Leão, 81, usineiro e antigomobilista, operacional. OOOO Leve pane no distribuidor, já refeito e drenado. OOOO Tropeço não impedirá ir a Pebble Beach, agosto. OOOO Hector Trabucco, engenheiro, mba, argentino, quase topo. OOOO Ex-gerente geral América Latina da Gilbarco Veeder-Root, é novo DG incluindo o Brasil. Do ramo. OOOO Segundo o CEO global, Trabucco é o cara. OOOO Sobrenome destes, convenhamos, até patrão respeita... OOOO Felipe Nasr, piloto ascendente, embaixador. OOOO Nomeado pela fabricante de relógios Tag Heuer, copatrocinadora da equipe Vodafone Mc Laren Mercedes. OOOO Nasr é nossa esperança de continuidade – e vitórias – na Fórmula 1. OOOO Fabio Steinbruch, um príncipe no antigomobilismo brasileiro, Descoberta da Matzeiva, cerimônia judia para assinalar seis meses do passamento. OOOO Dia 02/06, 10h30, Cemitério do Butantã, SP. 

quarta-feira, 29 de maio de 2013

PEUGEOT TEM NOVO DIRETOR DE VENDAS NO BRASIL. O PERNAMBUCANO ABELARDO PINTO COM LARGA EXPERIÊNCIA NO SETOR AUTOMOTIVO ASSUME DIA 1° DE JUNHO NA VAGA DE WALDYR FERREIRA


Abelardo Pinto assume em 1º de junho a direção de Vendas da Peugeot do Brasil. O executivo, de 52 anos, ingressa na filial brasileira da Marca após passagens pelas empresas Ford, Renault e Nissan, em 30 anos de experiência no setor.

“Sou movido a emoção e a grandes desafios. Assumo essa função pouco tempo depois do lançamento do Peugeot 208 e, com ele, acredito que a Marca alcançará um novo patamar no país. A Peugeot possui um enorme potencial e estou feliz por fazer parte dessa história a partir de agora”, afirma Abelardo. Ele substitui Waldyr Ferreira, que comandou o departamento por cerca de dois anos.

Abelardo Pinto nasceu no dia 9 de janeiro de 1961, em Recife (PE). Formado em Economia na UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco, em 1983, e Pós-Graduado em Marketing e Vendas pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, em 1993, o executivo iniciou sua experiência no setor automotivo na Ford Motor Company Brasil, onde exerceu diversas funções entre os anos de 1987 e 2001, em diferentes regiões do País.

Em janeiro de 2002 partiu para um novo desafio na Renault do Brasil, assumindo a gerência regional de Vendas, com atuação focada nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste até 2004; no ano seguinte, assumiu a mesma função na região São Paulo, onde se manteve por cinco anos.

Em setembro de 2009 o executivo assumiu a direção de Vendas da Nissan do Brasil, posicionando-se à frente da estratégia comercial da empresa e das Vendas Diretas, além de atuar diretamente com a rede de concessionárias. 

Nesta função, participou dos processos de expansão da rede e crescimento da marca no país. Em 1º de junho de 2013, Abelardo Pinto assume a Diretoria de Vendas da Peugeot do Brasil.

MERCEDES-BENZ TEM SEUS MODELOS EXPOSTOS NESTE MÊS EM CAMPOS DO JORDÃO.

O Classe S é considerado o mais sofisticado e o melhor carro do mundo.

De hoje, 30 de maio, a 28 de julho, a Mercedes-Benz estará presente no seu já tradicional Espaço Mercedes-Benz para o Shopping Center Suíço, um dos redutos mais charmosos de Campos do Jordão.

O eficiente e simpático Smart estará em Campos do Jordão.
A marca alemã convida todos que forem neste fim de semana esticado aproveitar as belezas dessa bela região serrana paulistana para conhecer a nova geração de automóveis Mercedes-Benz e os lançamentos das marcas AMG e Smart. 

Tudo isso somado a um atendimento personalizado e condições especiais que preparamos para você.
Datas e Horários: 
30/05 a 02/06
Feriado de Corpus Christi
das 10h às 22h.

De 7/06 a 28/07
sextas: das 14h às 22h.
sábados: das 10h às 21h.
domingos: das 10h às 18h.

Local:
Shopping Center Suíço
Av. Macedo Soares, 457
Centro de Capivari
Campos do Jordão

A SOFISTICAÇÃO TECNOLÓGICA NA PRODUÇÃO AUTOMOTIVA ESTÁ A CADA DIA MAIS AVANÇADA E GERA OS MEIOS NECESSÁRIOS PARA AS FÁBRICAS SE TORNAREM MAIS EFICIENTES E LUCRATIVAS. UM DOS MÉTODOS QUE LEVOU A ESSES RESULTADOS FOI O CONSÓRCIO MODULAR QUE CONGREGA UMA SÉRIE DE FORNECEDORES E A UNIDADE PRINCIPAL E GARANTE UMA GESTÃO QUE PODERÁ NO FUTURO TORNAR-SE UM NOVO PARADIGMA DO MODELO DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO E DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EM DIVERSAS ÁREAS DA ECONOMIA MUNDIAL. O TEMA É DESENVOLVIDO POR TARCÍSIO DIAS NA COLUNA MECÂNICA ON LINE QUE COMENTA OUTROS ASSUNTOS



MECÂNICA ONLINE 

Nº 36 — 29/5/2013

Tarcísio Dias

Produção por consórcio modular


Para muitos o universo na fabricação de um automóvel diretamente em sua linha de produção além de envolver muitos colaboradores e processos de administração de ferramentas, pode consistir num ambiente antigo e desorganizado. Já imaginou então como seria a fabricação de um caminhão?


Essa imagem está cada vez mais distante dos processos atuais. Inovação combinando com eficiência revelam novas formas de gestão, característica que sempre acompanhou a indústria automobilística em todo o mundo, responsável pelas principais mudanças na forma de organizar a produção e o trabalho.

Como exemplos as inovações introduzidas por Henry Ford com a produção em massa, a criação de grandes corporações industriais verticalizadas na General Motors, a produção enxuta desenvolvida na Toyota, os Grupos Semiautônomos implementados na Volvo.




Mais recentemente, o Consórcio Modular implementado na fábrica da Volkswagen, em Resende, Rio de Janeiro, que aplica uma forma radical de outsourcing (mão-de-obra terceirizada), constituindo-se na transferência de diversas atividades, que antes faziam parte das atribuições da empresa, entre esta e seus fornecedores.

Mais do que um projeto inovador em termos de tecnologia e de respeito ao colaborador e ao meio-ambiente, a gestão funciona da seguinte forma: sete parceiros fazem a montagem de conjuntos completos de peças. 




São eles a Maxion (que cuida da montagem do chassi), a Arvin Meritor (eixos e suspensão), a Remon (rodas e pneus), a Powertrain (motores), a AKC (armação da cabine), a Carese (pintura) e a Continental (acabamento da cabine). 



O controle de qualidade do produto é de total responsabilidade da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen.


O Consórcio Modular busca redução nos custos de produção, investimento, estoques, tempo de produção e, principalmente, agilidade na produção de veículos diferenciados.

Os parceiros não participam do lucro final dos produtos. Eles continuam sendo fornecedores, com a grande diferença de também montar as peças que vendem. 


Na fábrica, compartilham com a Volkswagen toda a infraestrutura, o que inclui o restaurante e o ambulatório.


A estratégia aumenta a produtividade e torna a montagem mais eficiente e flexível. Além disso, ao compartilhar a produção com os parceiros, a empresa consegue se concentrar mais em outros aspectos de seu negócio, como a logística, as estratégias de marketing, o atendimento ao consumidor e, em especial, o desenvolvimento de novos produtos.


A modularização da produção acarretou mudança do foco das empresas e por conseguinte em toda a cadeia produtiva. 


Na indústria automobilística primeiramente as montadoras focalizavam a montagem, com o surgimento do Fordismo. 

Depois surgiu a terceirização na General Motors. E hoje as empresas estão focando seus negócios no projeto, qualidade, distribuição e comercialização de seus produtos, confiando a montagem à outra empresa em um elo de parceria.

Como a indústria automobilística foi sempre referência em termos de modelo de produção no mundo, espera-se que os demais setores industriais sigam a mesma tendência de modularização, surgindo assim um novo sistema de produtos sem fábricas, ancorados em suas marcas. 




O sucesso desse sistema de gestão poderá no futuro tornar-se um novo paradigma do modelo de organização.

MECÂNICA ONLINE

Parabéns – Randon Veículos comemora 40 anos projetando, desenvolvendo, fabricando e importando equipamentos especiais, voltados para o segmento do mercado de Construção, Mineração, Florestal e Peças de Reposição. São fornecidas peças de reposição e serviços de assistência técnica por meio da Rede de Concessionários (Distribuidores). 


Em Caxias do Sul (RS), a empresa ocupa uma área construída de 4.400m², dentro do Complexo Industrial Interlagos das Empresas Randon.

Fórum Abraciclo 2013 - As cidades brasileiras ainda não estão preparadas para receber os ciclistas nas ruas. Além de poucos trechos de ciclovias, a cultura do uso da bicicleta como meio de transporte não está inserida em nossa população. “A legislação brasileira foi pensada, em geral, para as pessoas que utilizam carros. Os próprios ciclistas não conhecem seus direitos”, afirmou o arquiteto, urbanista, professor da FAU/USP e vereador da cidade de São Paulo, Nabil Bonduki.

Fiat em Pernambuco - Somarão R$ 7 bilhões os investimentos da Fiat e de alguns de seus fornecedores na nova unidade industrial que está em construção em Goiana, Pernambuco, segundo divulgou a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). 


Além da linha de produção de automóveis com capacidade para 250 mil unidades/ano, a nova planta industrial da Fiat incluirá fábrica de motores, campos de provas, centros de desenvolvimento tecnológico e de capacitação profissional.

Novo Audi A3 Sport - O hatch premium alemão chega às concessionárias da marca neste mês custando R$ 115 mil, já equipado com uma extensa lista de itens de série, como o Audi Drive Select com cinco modos de condução. 


Ele vem equipado com motor 1.8 TFSI de 180 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. O sistema Start-stop, de série, desliga o motor quando o veículo está parado e auxilia na redução do consumo e das emissões.

QUEM NÃO PUDER COMPRAR UM CARRO COM EQUIPAMENTO ELÉTRICO DE ELEVAÇÃO E FECHAMENTO DOS VIDROS DAS JANELAS E MAIS TARDE TIVER ESSA DISPONIBILIDADE, A QUANTUM TECNOLOGIA VENDE ESSES SISTEMAS NO MERCADO AUTOMOTIVO, QUE INCLUEM O ITEM ANTI-ESMAGAMENTO EXIGIDO POR LEI, O QUE PROTEGE PRINCIPALMENTE AS CRIANÇAS

Ilustração: Vrum

Alguns modelos e versões de várias marcas de veículos ainda saem de fábrica sem um importante item de segurança que beneficiaria principalmente a segurança das crianças: o sistema anti-esmagamento nos vidros elétricos.

A comodidade de abrir e fechar os vidros do automóvel com apenas um toque não é exclusividade dos modelos mais caros e luxuosos, mas nem todos contam com anti-esmagamento, que diante de um obstáculo o sistema de elevação do vidro estanca.

Diversos modelos adquiridos sem vidros elétricos saem, porém, de fábrica preparados para receber kits com variadas funções de abertura e fechamento elétrico das janelas. Ao comprar um desses equipamentos, deve-se prestar atenção para o item anti-esmagamento.

A Quantum Tecnologia, uma das maiores empresas do ramo de módulos automotivos no Brasil, disponibilizou no mercado a linha SafeLift com sistema antiesmagamento. 


A força da subida dos vidros elétricos pode causar lesões e sérios problemas se não forem observadas algumas regras de segurança. 

Os maiores sustos geralmente acontecem com as crianças, pois nem sempre é possível manter atenção total nos pequenos durante um passeio ou viagem. A força exercida pelo vidro elétrico é suficiente para cortar uma maçã, cenoura ou pepino.



Na maioria das vezes, os acidentes resultam em lesões de pouca gravidade, mas há registros de outros com consequências graves, especialmente envolvendo crianças.

As crianças são a principal razão para os proprietários de veículos optarem pela escolha de um sistema de vidros elétricos com função anti-esmagamento.

“Desde 1990, 37 crianças morreram estranguladas nas janelas, números que podem estar sub-notificados” afirma Franco Gamero, engenheiro mecânico e representante internacional da ONG americana Kids and Cars, que lidera uma campanha por vidros elétricos mais seguros entre consumidores americanos. No Brasil, há registro de um caso de morte.

Lei brasileira
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) exige, d
esde 1992, que a tecnologia de proteção contra esmagamentos seja instalada em todos os kits e módulos de vidros elétricos. Esse sistema funciona como uma espécie de freio para os vidros quando existe um obstáculo.

A função de anti-esmagamento garante que o vidro do carro pare de subir ao detectar a presença de algo que impeça o fechamento completo, e volta a abrir a janela automaticamente. Trata-se de um acessório essencial para segurança de motoristas, passageiros e principalmente crianças.

Solução
Algumas empresas fornecem módulos e kits com o sistema de proteção que tem o objetivo de evitar que a mão ou o braço de algum ocupante do veículo seja comprimido pelo vidro contra a travessa da janela.

A Quantum Tecnologia abastece o mercado com a linha SafeLift dotado do sistema anti-esmagamento. 

O novo dispositivo atende às exigências da norma 762/92 do Contran e é compatível com a maior gama de motores do mercado, além de garantir o correto funcionamento de todos os tópicos da norma, pois foi projetado à partir de uma nova tecnologia, com patente requerida, e que faz com que os módulos Quantum saiam sempre na frente no que se diz respeito à tecnologia.

A linha SafeLift da Quantum traz produtos com conceito Fast Connection, uma linha criada recentemente que é um sucesso, pois possuem conectores específicos para cada veículo, facilitando a instalação e ainda mantendo a originalidade do automóvel. 

Os módulos Quantum podem ser adquiridos em lojas de acessórios ou concessionárias de todo o Brasil.

terça-feira, 28 de maio de 2013

MITSUBISHI MOTORSPORTS, DEPOIS DE UM ANO, VOLTA ÀS AREIAS DAS DUNAS E DAS PRAIAS DE ARACAJU PARA A PRIMEIRA PROVA DESTE ANO


Em 2012, o Mitsubishi Motorsports fez história ao realizar, pela primeira vez, uma etapa em Aracaju, com centenas de participantes desbravando a região sergipana. 

A Nação 4x4 invadirá o local mais uma vez no dia 8 de junho, quando o mais tradicional rali de regularidade do Brasil volta à cidade para a abertura da temporada 2013 no Nordeste.

E as emoções não param por aí. Depois de uma pequena pausa no município de Pirambu, os competidores das categorias Graduados (pilotos mais experientes), Turismo (duplas com experiência intermediária) e Turismo Light (para os novatos) voltam às trilhas para a segunda prova da etapa, desta vez em direção ao sul de Aracaju.


Após pausa de 20 minutos, os competidores terão pela frente trechos de terra com pontes, trilhas de areia, piso de saibro, até cruzar 900 m às margens da maravilhosa lagoa dos Mastros, um dos mais belos locais da região. 


Para finalizar, as categorias Graduados e Turismo seguirão para os municípios de Maruim, Rosário do Catete e Carmópolis, para andar em canaviais com muita navegação e pilotagem.

Os competidores da categoria Graduados percorrerão cerca de 200 quilômetros, os da Turismo, 180 quilômetros, e, da Turismo Light, 140 quilômetros.


Mitsubishi Pró-Brasil
A Nação 4x4 da Mitsubishi também está envolvida no espírito de solidariedade e cidadania. 

Com a ação social Mitsubishi Pró-Brasil, foram arrecadadas, até hoje, quase 900 toneladas de alimentos, em doações através das inscrições, desde 1994. 

Para participar das provas, os competidores fazem a doação de 30 quilos de alimentos não perecíveis e seis produtos de higiene, por carro, como taxa de inscrição, que serão destinados a associações da cidade.


Calendário 
08/06 - Aracaju (SE)
24/08 - João Pessoa (PB)
05/10 - Maceió (AL)
30/11 - Fortaleza (CE)


Programação - Mitsubishi Motorsports Nordeste - 1ª etapa - Aracaju (SE)
7 de junho - Sexta-feira
Entrega de kits, vistoria, briefing e aula de navegação - das 17h às 22h
Local: Prodigy Beach Resort e Conventions Aracaju


8 de junho - Sábado
Largada: Av. Santos Dumont - estacionamento do Monumento Personalidades Nacionais, Orla e Atalaia
7h30 - Entrega das planilhas para Categoria Graduados
8h30 - Entrega das planilhas para Categoria Turismo
9h00 - Entrega das planilhas para Categoria Turismo Light

A partir das 14h - Chegada, almoço e premiação
Local: Prodigy Beach Resort e Conventions Aracaju
Endereço: Sítio Tingui, s/n, Barra dos Coqueiros.


domingo, 26 de maio de 2013

AUDI Q5 COM MOTTOR V6 3.0 TFSI DE 272 CV JÁ ESTÁ À VENDA NAS CONCESSIONÁRIAS DA MARCA, NO BRASIL. O SUV QUE ACELERA DE 0 A 100 KM/H EM MENOS DE 6 SEGUNDOS E VELOCIDADE MÁXIMA DE 234 KM/H, PRIMA PELA TECNOLOGIA QUE GARANTE A SEGURANÇA DOS OCUPANTES


São Paulo, 20 de maio de 2013 - Combinando a esportividade de um sedã, a versatilidade de um utilitário e um interior recheado de soluções práticas para o uso diário e nos momentos de lazer, o novo Audi Q5 chega ao mercado brasileiro depois de passar por uma recente atualização. 

A Audi aprimorou ainda mais seu SUV médio, com alterações no design, nos sistemas de informação e entretenimento, de assistência ao motorista e nos motores. 

O consumo de combustível foi reduzido em até 15%, apesar do incremento na potência e torque. A tração é integral e permanente quattro e a transmissão do tipo Tiptronic de 8 velocidades.

O Audi Q5 Ambition vem equipado com motor V6 3.0 TFSI, com 4 válvulas por cilindros, 2.995 cm3, que desenvolve 272 cv de potência máxima entre 4.780 e 6.500 rpm e 400 Nm de torque entre 2.150 e 4.780 rpm. 

Com este propulsor, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos e atinge velocidade máxima de 234 km/h. 

O consumo combinado é de 11,8 km/l (9,0 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada) e a emissão de CO2 (combinada) é de 199 g/km (266 g/km na cidade e 160 g/k na estrada).




O exterior da versão Ambition recebeu acabamento das soleiras das portas em alumínio; espelhos retrovisores eletricamente ajustáveis, aquecíveis e com função anti-ofuscamento automática e com memória; frisos decorativos brilhantes; rack do teto em alumínio; e rodas de liga leve de 19 polegadas, 8Jx19, com pneus 235/55. As dimensões são generosas: 4.629 mm de comprimento, 1.898 mm de largura, 1.655 mm de altura e 2.807 mm de entre-eixos. O peso é de 1.840 kg.

A marca alemã oferece 15 cores externas para o modelo. São elas: Preto Brilhante, Branco Ibis, Prata Ártico, Prata Cuvée, Prata Gelo, Branco Geleira, Azul Luar, Cinza Monsão, Azul Scuba, Marrom Teca, Vermelho Vulcano, Marrom Maia, Cinza Lava, Preto Fantasma e Cinza Daytona.
Entre os itens de conforto e conveniência, destaque para os bancos dianteiros elétricos com memória para o banco do motorista; computador de bordo com display colorido; pacote porta-objetos; e porta-malas com abertura e fechamento elétricos, com tapete contra sujeira. A grande área de carga de 540 litros pode ser facilmente expandida para 1560 litros.

O SUV, que tem acabamento interno em alumínio, vem ainda equipado com volante esportivo em couro, multifuncional com shift-paddles e alavanca do câmbio em couro; bancos em couro ecológico, com apoio lombar com ajuste elétrico e suporte ISOFIX na dianteira e do tipo Comfort Plus na traseira - nas cores preto, cinza, marrom e bege.
O ar-condicionado automático, o controle de cruzeiro, o espelho retrovisor com função anti-ofuscante automática e o pacote de luzes também são de série. 

O teto solar panorâmico "Open Sky" elétrico garante iluminação extra e os vidros com isolante térmico favorecem o conforto.
Para total segurança dos ocupantes do veículo, o novo Audi Q5 vem equipado de série com sensor de estacionamento Plus com câmera de ré e sensor de luz e chuva com assistente para luz alta. 

No conjunto óptico, faróis bi-xenônio, com ajuste automático de altura e limpador e faróis de neblina, além de LEDs contínuo e lanternas traseiras com LEDs. 

Destaque ainda para o sistema ESP, a direção Servotronic, alarme antifurto e o travamento central com controle remoto à distância. 

Para completar, airbags dianteiros, laterais e de cabeça (com dispositivo para desativação do airbag do passageiro) e cintos de segurança com sensor de afivelamento.
O sistema de áudio e comunicação inclui DVD player e Rádio MMI Plus com sistema de navegação de série, além de sistema de som Audi Sound System, Bluetooth e Audi Music Interface.

Equipamentos opcionais
No Pacote Advanced, os opcionais oferecidos pela marca para o Q5 Ambition são: o Audi Side Assist - que alerta o condutor sobre o posicionamento de veículos em pontos cegos e que permite a troca de faixa com mais segurança; o Audi Drive Select - sistema que possibilita selecionar o modo de condução mais atraente para o motorista, modificando caraterísticas da direção, motor e módulos de controle do amortecimento; e o Keyless-Go - que permite ao motorista abrir a porta e dar partida sem a chave.

A versão mais atualizada do Controle de Cruzeiro Adaptativo (Adaptative Cruise Control), que utiliza radares para manter o modelo a uma distância constante do veículo à frente, também está disponível no pacote opcional. 

Se o sistema detecta a possibilidade de colisão na traseira do veículo à frente a uma velocidade inferior a 30 km/h, o equipamento irá executar uma frenagem. 

O avançado sistema de som Bang & Olufsen também está disponível como opcional na versão Ambition 3.0 TFSI do Q5.

O carro chegará às concessionárias com o preço público inicial de R$ 246.700,00.


sábado, 25 de maio de 2013

ESTE SÁBADO FOI DE ADRENALINA PULANDO NO AUTÓDROMO VELO CITTÁ, EM MOGI GUAÇU, NA 3ª ETAPA DA MITSUBISHI LANCER CUP. PRÓXIMA PROVA SERÁ DIA 6 DE JULHO.



Mogi Guaçu, 25 de maio de 2013 - O Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, assistiu a um show de pilotagem dos gentlemen drivers na terceira etapa da Mitsubishi Lancer Cup, neste sábado (25). 

A bordo do Lancer Evo R, as disputas estão cada vez mais acirradas, uma emoção sem igual tanto para quem está dentro, como fora da pista.


A pole position da primeira prova foi de Elias Jr (foto, acima). O piloto fez jus à boa colocação e se manteve na liderança de ponta a ponta. 

"Foi muito importante sair na frente. Fiz uma boa largada e a primeira curva na liderança. Nas primeiras voltas, imprimi um ritmo forte e consegui abrir uma boa vantagem. Aí foi só administrar", explicou.

Apesar da boa colocação, ele se mantém conservador para as próximas etapas. "O campeonato é longo e ainda tem muita coisa pela frente", disse. Bruno Mesquita, que lidera o campeonato, ficou em segundo, seguido por Sérgio Alves.


O primeiro campeonato exclusivo de Lancer Evo R no mundo mostra, a cada etapa, o quanto é importante ser o mais regular possível nas curvas do autódromo Velo Città. 


Assim fez o piloto Carlos Faletti. Disputando a categoria Premium, destinada a pilotos com mais de 45 anos, fez a dobradinha e conquistou o primeiro lugar nas duas provas do dia. 

"A cada etapa vamos evoluindo. A forma como eu piloto hoje é bem diferente de como pilotava no começo do ano. Melhorou muito. Mas tenho alguns pontos que ainda vou corrigir", revela Faletti.

Segunda prova
Para a largada da segunda prova, o grid é invertido até o oitavo colocado. Com isso, as disputas na pista se tornam ainda mais emocionantes, com vários pilotos alternando as colocações e muita disputa a cada curva. 


Quem se deu bem foi Sylvio Barros, ao volante do carro 55, que conquistou sua primeira vitória na Lancer Cup. "Foi incrível! Ganhar é sempre uma sensação muito boa. Ainda mais em uma disputa intensa como essa. Sabia que não podia errar, pois o Marcelo Franco estava pressionando o tempo todo. Andei muito rápido na primeira parte", comemora Barros.

Já para Carlos Faletti, a corrida teve um gostinho ainda melhor. Depois de tocar outro competidor ainda na primeira volta, acabou caindo para a última posição. 

"Fiz uma prova de recuperação e foi divertido, pois tive que fazer várias ultrapassagens. Cada piloto se defende de um jeito, então é um trabalho mental bem importante durante a prova", disse o piloto.

Lancer Evo Day
Destinado exclusivamente a proprietários do modelo Lancer Evolution, o Lancer Evo Day reúne apaixonados que podem desfrutar de toda a potência, performance e esportividade de seus veículos na pista do autódromo Velo Città.


O programador Rafael Del Rey veio de Volta Redonda (RJ) com a esposa, Patricia, só para participar do evento. "É um privilégio, pois essa oportunidade que temos aqui é única. Tanto a Patricia como eu temos o Lancer Evolution, e vir aqui, acelerar o carro, é algo único. A gente também passeia e trazemos amigos e parentes. Nos divertimos muito durante todo o fim de semana", conta ele.

A quarta etapa da Mitsubishi Lancer Cup e do Lancer Evo Day será realizada no dia 6 de julho, no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP).

A Mitsubishi Lancer Cup tem patrocínio de Castrol, Pirelli, BTG Pactual e Armura. Mais informações no site www.mitsubishimotors.com.br, no Facebook Mundo Mit (www.facebook.com/Mundomit) e no Facebook do Autódromo Velo Città (www.facebook.com/AutodromoVeloCitta).

Calendário 2013 - Mitsubishi Lancer Cup*
4ª Etapa - 06 de julho
5ª Etapa - 07 de setembro
6ª Etapa - 05 de outubro

* Calendário sujeito a alterações


Vídeo release
Acesse o site abaixo para fazer o download do vídeo release da Mitsubishi Lancer Cup.
http://www.santaedit.tv.br

Resultado - 1ª prova
1) Elias Jr
2) Bruno Mesquita
3) Sergio Alves
4) Viscardi
5) Marcelo Franco

Resultados categoria Premium - 1ª prova


1) Carlos Falletti
2) L. Barcellos / R. David
3) Sidney Campos

Resultado - 2ª prova
1) Sylvio Barros
2) Marcelo Franco
3) Viscardi
4) Sergio Maggi
5) Carlos Falletti

Resultados categoria Premium - 2ª prova
1) Carlos Falletti
2) Sidney Campos
3) L. Barcellos / R. David

Classificação Geral da Mitsubishi Lancer Cup
1) Bruno Mesquita - 115 pontos
2) Elias Jr - 100 pontos
3) Sylvio - 93 pontos
4) José França - 83 pontos
5) Viscardi - 74 pontos

Classificação da Mitsubishi Lancer Cup - Categoria Premium
1) Carlos Falletti - 143 pontos
2) L. Barcellos/ R. David - 118 pontos
3) Sidney Campos - 86 pontos
Clique aqui e veja os resultados completos.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

QUALQUER BRASILEIRO QUE VISITE A CIDADE DA GUATEMALA E SE DESLOCAR NOS TRANSPORTES PÚBLICOS ANDARÁ DE ÔNIBUS FABRICADOS NO BRASIL. A VOLVO ACABA DE VENDER PARA A PREFEITURA DA CAPITAL GUATEMALTECA 28 ÔNIBUS ARTICULADOS ARTICULADOS PARA 180 PASSAGEIROS PARA MODERNIZAR O SERVIÇO DE TRANSPORTES PÚBLICO


O chassis Volvo assegura aos passageiros conforto e segurança

A Volvo Bus Latin America vendeu 28 ônibus articulados para o sistema BRT (Bus Rapid Transport) da Cidade da Guatemala, capital da Guatemala. Os ônibus foram adquiridos pela empresa Transmetro e fazem parte de um projeto de renovação da frota que circula no Eixo Sul do sistema de transporte da cidade. Os novos veículos são menos poluentes e serão entregues em Julho deste ano.

“Esta venda é mais um reforço da liderança da Volvo no mercado de BRT. Nossos ônibus são reconhecidos pelo alto grau de tecnologia embarcada, qualidade e eficiência no consumo de combustível, características que garantem segurança ao passageiro e rentabilidade ao operador de transporte”, afirma Euclides Castro, gerente de linha de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin América.


A Transmetro é cliente Volvo desde 1997 e está renovando a sua frota com veículos modernos, com tecnologia Euro5, o que reduz em três vezes a emissão de material particulado e em sete as emissões de NOx (Óxido de Nitroso) comparada com a frota atual. A decisão por renovar a frota com veículos da marca atesta a qualidade e durabilidade dos chassis Volvo e a disponibilidade da empresa em atender as necessidades do cliente.

Os ônibus são do modelo B340M com 20 metros de comprimento e capacidade para 180 passageiros. Os novos veículos Euro5 são até 6% mais econômicos que os anteriores e possuem as mais avançadas tecnologias dos chassis Volvo, como freios a disco com sistema ABS/EBS, controle eletrônico de tração, suspensão eletrônica, retarder e caixa de cambio automática. “Estas tecnologias que oferecem ainda mais segurança à operação, e diminuem o custo por passageiro por quilômetro rodado”, destaca Castro.

FIAT SPA E CHRYSLER GROUP LLC APRESENTAM RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2012

Iniciativas desenvolvidas pela Fiat no Brasil ganharam destaque no Relatório de Sustentabilidade 2012 da Fiat SpA e da Chrysler Group LLC. 

Na publicação, que segue a metodologia GRI (Global Reporting Initiative), estão reunidas as principais realizações e conquistas do último ano em todas as unidades do grupo Fiat Chrysler, além dos objetivos e metas do grupo para o futuro. 

Entre as ações da Fiat Automóveis retratadas no relatório está o programa Árvore da Vida, uma plataforma de relacionamento com a comunidade que foi eleita, em 2012, como uma das melhores práticas brasileiras que contribuem com os Objetivos do Milênio no prêmio ODM Brasil.


O Árvore da Vida orienta e estrutura programas baseados no princípio de que oferecer oportunidades aos jovens significa dar chances para que se tornem protagonistas de transformações individuais e coletivas, por meio do acesso a atividades socioeducativas, de esporte, de capacitação profissional, de geração de trabalho e renda, de cultura, de cidadania e de fortalecimento comunitário. 

Dividido nos eixos Jardim Teresópolis, Capacitação Profissional e Parcerias, o Árvore da Vida tem conquistado resultados expressivos, com mais de 17 mil pessoas beneficiadas desde 2004 na comunidade do Jardim Teresópolis, localizada em frente à fábrica da Fiat em Betim (MG) e que concentra cerca de 40 mil moradores.

Na cidade de Goiana, em Pernambuco, antes mesmo do início das obras da segunda fábrica de automóveis da Fiat no Brasil, as ações de relacionamento com a comunidade começaram a ser desenvolvidas. 

O ponto de partida foi a elaboração de um amplo diagnóstico sociocultural, econômico e ambiental de 16 municípios no entorno da futura unidade, com o objetivo de conhecer a realidade local. 

“A Fiat Automóveis entende a sua presença na região através da integração à comunidade”, explica o diretor de Comunicação e Sustentabilidade da Fiat Chrysler, Marco Antonio Lage, acrescentando que a empresa tem dialogado com diferentes interlocutores dos municípios, como governos, moradores, ONGs e universidade.

Outro projeto que ganhou espaço no Relatório de Sustentabilidade 2012 foi o carro conceito Uno Ecology, concebido em 2010 e que foi apresentado durante a Rio+20. 

O modelo ganhou contornos sustentáveis, como bancos feitos de fibra de coco e látex, revestimento dos bancos e tapetes a partir de PET reciclado, entre outros. 

Para o analista sênior de Engenharia de Produto da Fiat Automóveis, Júlio Souza, dezenas de pessoas estão envolvidas em pesquisas e estudos para fazer com que o carro ecológico ganhe espaço nas ruas. 


“Acreditamos que nossos clientes vão se tornar mais conscientes no futuro. Então, o que procuramos é alcançar aquilo que o nosso cliente vai buscar”, ressalta Souza.

Prova de que esse pensamento reflete o comportamento do consumidor é que, como mostra o Relatório de Sustentabilidade, 96% dos veículos Fiat vendidos no Brasil usam tecnologia Flexfuel ou TetraFuel, permitindo o uso de combustíveis de diferentes fontes, e não apenas a gasolina.

Relatório
O relatório mostra de que forma a sustentabilidade das empresas permeia todas as fases do ciclo de vida de um veículo – desde o projeto até o uso do veículo e descarte final. 

Em suas páginas, fica claro o compromisso do Grupo em gerar valor de forma responsável no que se refere à boa governança corporativa; produtos que respeitam o meio ambiente e processos de fabricação; ambiente de trabalho saudável, seguro e inclusivo; e as relações construtivas com as comunidades locais e parceiros de negócios.

"Nossa filosofia empresarial, segundo a qual a excelência do produto caminha de mãos dadas com o ato de agir de forma responsável, envolve todos, em toda a organização, a começar pela alta gestão", disse Sergio Marchionne, CEO da Fiat SpA e da Chrysler Group LLC. 

"Cerca de 215 mil pessoas ao redor do mundo colocam em prática essa filosofia todos os dias por meio do empenho e dedicação, de forma a tornar a Fiat Chrysler um grupo forte e competitivo, sem nunca perder de vista a nossa obrigação moral de contribuir para o bem-estar da sociedade e para a construção de um futuro melhor", acrescentou.

O Relatório confirmou o nível de aplicação máxima (A+) das diretrizes G3.1 da Global Reporting Initiative (GRI). 

Ele foi auditado externamente e garantido pela SGS Italia SpA, em conformidade com o processo interno da Sustainability Reporting Assurance SGS (relatório de garantia de sustentabilidade) junto às diretrizes GRI-G3.1 e a norma AA1000 APS (2008).

O GRI é a estrutura de informações mais utilizada para atuação em questões ambientais, sociais e de cidadania corporativa.

A GM JÁ FABRICOU 200 MIL CARROS ONIX E PRISMA E COMEMORA A PRODUÇÃO DE 2 MILHÕES E 100 MIL VEÍCULOS NA FÁBRICA GAÚCHA DE GRAVATAÍ, DOS QUAIS 1,5 MILHÃO SÃO DO CELTA. A CADA HORA, SÃO PRODUZIDOS 63 CARROS.



Gravataí (RS) – A General Motors do Brasil atingiu nesta sexta-feira (24/05/2013), a marca de 2,1 milhões de unidades produzidas no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag), em Gravataí, no Rio Grande do Sul.
Os números revelam ainda um destaque especial: as 100 mil unidades dos recém-lançados modelos Chevrolet Onix e Novo Prisma.

Projetos globais da empresa e 100% desenvolvidos no Brasil – um dos cinco centros globais da GM para o desenvolvimento de novos produtos -, os modelos, lançados respectivamente em outubro e fevereiro passados, são resultado direto de um dos mais significativos investimentos feitos na história da GM do Brasil, da ordem de R$ 2 bilhões.


Ao lado do Chevrolet Celta, também produzido em Gravataí e que sozinho já acumula mais de 1,5 milhão de unidades, os Chevrolet Onix e Prisma ocupam hoje lugar de destaque no portifólio da Chevrolet, oferecendo design, desempenho e tecnologia de conectividade pioneiros em seus segmentos de mercado.

        Foto de João Alves

 Considerada a fábrica mais produtiva da GM na América Latina, a unidade da GM Gravataí foi inaugurada em 20 de julho de 2000 e, desde o último dia 25 de março, conta com o terceiro turno de trabalho.

Atualmente, produz 63 carros por hora e conta com uma cadeia de 19 empresas fornecedoras de subconjuntos e autopeças – as chamadas "Sistemistas" – que atuam em sinergia com a fábrica de veículos, em um trabalho referência em toda a indústria automotiva mundial.

Foto de Daiana Berto

Para atender à demanda de produção dos novos modelos, aceleração da linha e implementação da terceira jornada de trabalho, o projeto foi responsável pela geração de quase três mil novos postos de trabalho no Ciag, incluindo a GM e as unidades dos sistemistas.

"O Complexo Industrial Automotivo de Gravataí continua a ser uma referência de inovação na indústria global, com um sistema de manufatura que reúne a fábrica da GM e as fábricas de 19 fornecedores no mesmo 'site'", destaca Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil.


Este é o novo Celta com novas linhas modernas e mais robusto.

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