Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Escolhido pelos consumidores que o tornaram o mais vendido no Brasil há mais de dois anos, e pela Latin NCap um carro vulnerável em caso de acidentes, ao lhe atribuir nota zero em função dos testes de batidas frontais a laterais - fato de que levou muita gente a suspeitar em pressão das demais montadoras -, o Chevrolet Onix foi escolhido o parceiro do lançamento do Waze para Android Auto. Parceria entre montadora e aplicativo reforça a importância do mercado brasileiro






São Caetano do Sul – O Chevrolet Onix foi escolhido o carro parceiro do lançamento do Waze para o sistema Android Auto no Brasil. A estreia permite que o motorista do Novo Onix navegue com o app diretamente na tela do multimídia MyLink do veículo.

Para os motoristas, além de poder acompanhar o caminho em uma tela maior que a do smartphone, outra vantagem é a possibilidade de interação com o aplicativo por meio da tela touchscreen do MyLink ou pelo sistema de comando de voz do carro, minimizando distrações e tornando o uso mais seguro.

“O consumidor busca um carro com o qual ele se identifique e que ofereça soluções capazes de tornar o trajeto dele mais prazeroso, simples, inteligente. É isso o que já oferecemos com o MyLink e o OnStar e que agora ampliamos com essa parceria com o Waze. A Chevrolet é líder no Brasil e na América do Sul por colocar o consumidor no centro de tudo o que faz, oferecendo os mais inovadores e surpreendentes carros para o mercado”, diz Carlos Zarlenga, presidente GM Mercosul.

O Waze possui uma rede global com mais de 75 milhões usuários ativos mensais - além de 420 mil editores de mapa voluntários e diversos parceiros orientados por dados. 


O Brasil representa uma das maiores redes de motoristas e é um dos mercados mais importantes para o Waze. Somente na Grande São Paulo, o app tem mais de 3,5 milhões de usuários ativos que dirigem mais de 500 milhões de quilômetros por mês.

"A receptividade do motorista brasileiro para a inovação é um dos motores do nosso sucesso", disse André Loureiro, diretor-geral de publicidade do Waze no Brasil. 

"O Waze tem um relacionamento recíproco e colaborativo com os brasileiros, e é um prazer demonstrar alguns dos recursos e parcerias mais interessantes no país. Agradecemos ao Chevrolet Onix por nos ajudar a trazer este lançamento emocionante à vida".


Usando a estrutura do Android Auto, o Waze está integrado diretamente na tela do console central do carro. A entrada do app no sistema do Android Auto traz o poder da rede de usuários do Waze diretamente para o painel do carro, com rotas inteligentes, reduzindo as distrações e ainda ajudando o motorista a fugir do trânsito. 

Além disso, também é possível utilizar as configurações de voz do Google, que são semelhantes às utilizadas no Waze e permitirão que os motoristas interajam com o app via controle de voz.

Pensado para os dias de hoje
O Onix foi o carro escolhido para o lançamento do Waze para o sistema Android Auto por ser considerado pela montadora o carro mais conectado fabricado no Brasil. 

Lançado em 2012, o Chevrolet democratizou em seu segmento o sistema multimídia e mais recentemente a tecnologia exclusiva de telemática avançada OnStar, que consiste num canal direto entre o automóvel e uma central de atendimento 24h que oferece serviços de comodidade, segurança, emergência e monitoramento.

Os serviços vão desde envio automático de resgate em acidentes até auxílio na recuperação do veículo em caso de roubo. O contato com a central de atendimento pode ser feito por meio de um botão no painel. 

O OnStar possibilita ainda interação com o veículo por meio de aplicativo para smartphone. Com isso é possível, por exemplo, fazer uma checagem dos principais sistemas mecânicos de forma remota.

“A Chevrolet colocou o smartphone na tela do carro através do MyLink e colocou o carro na tela do celular através do OnStar. Esse é um dos diferenciais competitivos do Onix. 

É um dos motivos que o transformaram no automóvel preferido do brasileiro e no mais vendido da América Latina”, explica Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet.


Conectividade ganha relevância

Pesquisas apontam que tecnologias como a conectividade ganham cada vez mais importância na lista de prioridades dos consumidores de carros de entrada. 

Já são a segunda razão de compra, superando os atributos mecânicos – design continua sendo o quesito mais relevante.

“No Onix, estes atributos são percebidos no sistema de conectividade total, na direção com assistência elétrica de série, na opção de transmissão automática de seis marchas, no baixo consumo de combustível e na sensação de amplo espaço interno, principalmente”, completa Mahnke.

terça-feira, 25 de julho de 2017

Chevrolet S10 Turbo Diesel ganha conforto e fica até 13% mais econômica. Picape adota tecnologia inédita no segmento e comum apenas em veículos de passeio de luxo




São Caetano do Sul – A Chevrolet S10 Turbo Diesel 2018 automática passa a vir equipada a partir de então com uma tecnologia inovadora presente no sistema de propulsão. É o CPA (Centrifugal Pendulum Absorber), que ajuda a reduzir os níveis de ruído e de vibração da picape a patamares similares aos de automóveis a diesel de luxo.

Além disso, o sistema otimiza o acoplamento da transmissão em rotações mais baixas, proporcionando a sensação de melhor aceleração, retomada de velocidade e menor consumo de combustível.


Isto acontece pelo fato de o veículo responder mais prontamente aos comandos do pedal do acelerador.

“Além de funcionar como um filtro de vibrações, o CPA possibilita o acoplamento antecipado da transmissão, melhorando também a eficiência energética do veículo em até 13%”, explica Fabíola Rogano, vice-presidente de Engenharia da GM.


Para isso foi desenvolvido uma nova calibração do motor 2.8 Turbo Diesel (200 cv de potência e 51 kgfm de força) e da transmissão de seis marchas (manual ou automática), além da adoção de um sistema de gerenciamento elétrico mais moderno. Soluções introduzidas recentemente na Chevrolet Colorado norte-americana.

“Assim como já ocorre nos Estados Unidos, o consumidor de picapes no Brasil está ficando cada vez mais exigente e refinado. Ele busca um veículo utilitário de carga verdadeiramente robusto, mas com conforto e economia similares aos de um automóvel de passeio”, diz Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de produto da Chevrolet.


Com as evoluções mecânicas promovidas na S10 Turbo Diesel, o veículo é capaz de rodar na versão 4x2 média de 10,8 km/l em perímetro rodoviário e de 8,8 km/l em perímetro urbano, de acordo com dados do Inmetro.

Com isso, a autonomia máxima da picape subiria para 864 km, o que equivale a economia de um tanque de combustível (80 litros) a cada 8.000 quilômetros, aproximadamente.

Vale ressaltar outros dados. A velocidade máxima é de 180 km/h, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,3 segundos, ou 0,6s mais rápido que o modelo anterior.

Adicionar legenda

A S10 também é a maior do segmento, com até 5,40 metros de comprimento. Já a capacidade de carga é de aproximadamente 1,1 tonelada.

A linha 2018 da Chevrolet S10 traz ainda nova opção de cor de carroceria: o Vermelho Edible Berries. Ela se junta às já existentes Prata Switchblade, Branco Summit, Vermelho Chili, Cinza Graphite e Preto Ouro Negro.

Outra mudança é a adoção do padrão global de identificação do nome do veículo e da versão pela carroceria. O logotipo “S10” aparece agora tanto na parte inferior das portas dianteiras quanto na esquerda da tampa da caçamba. No lado direito fica a identificação da versão de acabamento.


A S10 2.8 Turbo Diesel é ofertada em três opções de carroceria (chassi, cabine simples e cabine dupla), duas de transmissão de seis marchas (manual e automática), além de quatro configurações de acabamento (LS, LT, LTZ e a luxuosa High Country).

A configuração cabine dupla (LT e LTZ) também é comercializada na versão Flex, com motor 2.5 de injeção direta e 206 cavalos de potência. O modelo ganhou recentemente opção de automática.

Única do segmento com sistema de conectividade total




Além da força e da robustez, a picape média da Chevrolet se destaca ainda pela sofisticação e pelos itens de segurança e pelos sistemas de conectividade total, como o multimídia MyLink (compatível com Android Auto e Apple CarPlay) e o OnStar, que oferece serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e diagnóstico avançado ao toque de um botão no veículo ou por meio de aplicativo para smartphone.

A S10 também conta com um dos pacotes de segurança mais completos da categoria. Além do serviço de notificação automática em caso de acidente do OnStar, destaca-se o alerta de desvio de faixa e o alerta de colisão frontal, presentes nas configurações LTZ e High Country.

O alerta de desvio de faixa possui uma câmera na parte superior do para-brisas que “lê” as faixas da via e emite um aviso toda vez que perceber que o veículo está saindo involuntariamente da pista. 

Se o pisca estiver acionado, o mecanismo entende que a manobra é intencional e não entra em ação.

O alerta de colisão frontal é outro equipamento bastante útil no dia a dia. Por meio dele, o motorista pode estabelecer eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo, por exemplo, ser alertado caso o outro automóvel sofra uma redução de velocidade repentina. 

Além de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisa, um alarme soa pelos alto-falantes da picape.

Outros destaques das versões mais sofisticadas do veículo são os controles eletrônicos de tração (TC) e de estabilidade (EPS) e os assistentes de partida em rampas (HSA) e o de descida (HDC). 

Enquanto o assistente de partida em rampas não permite que o veículo recue em saídas íngremes; o assistente de descida controla a velocidade em descidas íngremes sem a necessidade de intervenção do motorista, proporcionando maior controle do veículo.

A picape da Chevrolet ainda pode ser equipada com:• Acabamento interno premium
• Acendimento automático dos faróis;
• Luz de condução diurna em LED (DRL);
• Banco do motorista com ajuste elétrico;
• Sensor de chuva;
• Retrovisor central eletrocrômico;
• Câmera de ré com gráficos para auxílio em manobras;
• Sensor de estacionamento dianteiro;
• Acionamento remoto da ignição;
• Ar-condicionado digital com oito velocidades;
• Sistema de áudio premium de alta definição;
• Rodas aro 18;
• Rebatimento elétrico dos retrovisores externos.

Versão mais exclusiva, a High Country traz ainda grade dianteira com acabamento personalizado, estribos laterais, rodas exclusivas, frisos cromados na base dos vidros das portas além de um robusto santo antonio, especialmente projetado para integrar à caçamba. A peça acompanha uma capota marítima rígida.

Já itens como direção com assistência elétrica progressiva inteligente, vidros laterais com mecanismo de abertura e fechamento por meio de controle remoto, alerta de baixa pressão dos pneus e computador de bordo estão disponíveis desde a configuração de entrada da versão cabine dupla.





segunda-feira, 24 de julho de 2017

Os amantes da marca MINI podem ir se preparando para conhecer e curtir o novo MINI John Cooper Works Countryman ALL4. Ainda sem preço definido, o carro com 350 Nm de torque máximo e 231 cve um completo e moderno sistema de multilink chegará às concessionárias da marca ainda este ano. Vale a pena fazer um test-drive




São Paulo, 24 de julho de 2017 – A MINI Brasil confirma a chegada do novíssimo MINI John Cooper Works Countryman ALL4 ao País ainda neste ano. 


O mais potente integrante da linha MINI Countryman que traz, sob o capô, um motor de quatro cilindros, 2,0 litros, dotado de tecnologia TwinPower Turbo e apto a entregar 231 cavalos de potência, entre 5.000 a 6.000 rpm, e 350 Nm de torque máximo, já a partir de 1.450 rpm até 4.500 rpm. 

Este bloco está acoplado a uma transmissão automática esportiva Steptronic de oito velocidades e tração nas quatro rodas (ALL4). 

Entre os principais equipamentos do MINI John Cooper Works Countryman ALL4 destacam-se: Rodas 19” John Cooper Works Course Spore, bancos esportivos John Cooper Works, MINI Driving Modes, MINI Head Up Display, Sistema de audio Hi-Fi Harman/ Kardon, Tela Touch de 8,8" com HD interno de 20GB e Touch Controller no console central, sistema de navegação MINI Professional e teto solar panorâmico elétrico em cristal. 

A data de lançamento do novo MINI John Cooper Works Countryman no mercado brasileiro, assim como o seu respectivo preço sugerido serão anunciados oportunamente.

Links para imagem em alta resolução
:
https://www.press.bmwgroup.com/global/photo/compilation/T0269570EN/extremely-athletic-extremely-versatile:-the-new-mini-john-cooper-works-countryman

Link do texto original em inglês
:
https://www.press.bmwgroup.com/global/article/detail/T0269570EN/extremely-athletic-extremely-versatile:-the-new-mini-john-cooper-works-countryman?language=en

Para mais informações sobre a MINI Brasil, acesse: www.mini.com.br

Sobre o BMW Group
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante mundial de motocicletas e oferece serviços financeiros e de mobilidade diferenciados. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 14 países e comercializa seus produtos em mais de 140 nações.

Em 2016, o BMW Group vendeu cerca de 2,367 milhões de automóveis e 145.000 motocicletas em todo o mundo. 

O lucro antes dos impostos para o ano contábil de 2016 foi de 9,67 bilhões de euros, sobre uma receita de 94,16 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2016, o BMW Group contava com 124.729 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi construído com base no pensamento de longo prazo e ação responsável. 

Assim, a empresa estabeleceu sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor, responsabilidade total pelos seus produtos e comprometimento claro com a conservação dos recursos como partes integrantes da sua estratégia.

Jeep®, no rastro do sucesso obtido pelo seu Compass, anuncia nova versão a diesel, central de multimídia mais completa, aros de 19" nas versões Longitude e os modelos 2.0 Tigershark Flex ganham sistema Star/Stop. Os preços do Compass começam em R$ 105.990 a R$ 131.990, nos carros com motor flex e de R$ 141.290 a R$ 158.990, nos motores diesel. O Compass mostrou ao que veio e segue fazendo sombra aos concorrentes, mesmo da marcas premium, graças à sua boa qualidade e alto padrão, principalmente nas versões a diesel




Central multimídia Uconnect ganha compatibilidade com os sistemas Android Auto e Apple Car Play e a tela da configuração Sport passa a ser de 7 polegadas


Motor 2.0 Tigershark Flex recebe o sistema Stop/Start e outras tecnologias que melhoraram o consumo em até 11%


Versões Longitude agora têm bancos de couro de série; as Limited podem ser equipadas com rodas aro 19” e há duas novas cores externas e uma interna


Pacote High Tech nas opções Limited e Trailhawk fazem do Jeep® Compass o SUV médio mais tecnológico do Brasil, graças a itens como controle de velocidade adaptativo e os avisos de colisão frontal e de desvio de faixa, entre outros


Em outubro passado, o consumidor brasileiro era o primeiro do mundo a receber o novo Jeep® Compass. 



Agora, o SUV médio que se tornou líder absoluto de seu segmento – um verdadeiro case de sucesso entre os utilitários-esportivos – chega à linha 2018 com novas versões e evoluções importantes que trazem ainda mais tecnologia, estilo, comodidade e capacidade off-road.


A gama do Compass ficou ainda mais completa com a entrada da configuração Limited Diesel. 



Ela chega para ser uma alternativa mais sofisticada dentro da linha equipada com o motor 2.0 MultiJet II, de 170 cv e 35,7 kgfm e a transmissão de nove velocidades. 


Ao lado do Compass Trailhawk, com toda sua vocação para o off-road, essa nova opção forma uma dupla de versões de topo.


Todas as versões impulsionadas pelo propulsor 2.0 Tigershark Flex, de até 166 cv, receberam o sistema Stop/Start, um importante avanço no campo da eficiência energética. 


Ao lado do alternador e da bomba de combustível inteligentes, que trabalham sob demanda, apenas quando necessário, essa tecnologia deixou o Compass Flex até 11% mais econômico.


Mais sofisticação
Outra novidade importante é que todo Jeep Compass 2018 tem, de série, compatibilidade com os sistemas Android Auto e Apple Carplay, tornando ainda melhor a eficiente central multimídia Uconnect, premiada internacionalmente pela quantidade de recursos e pela facilidade de uso. 


E na versão Sport, a evolução ficou mais visível, literalmente, com a troca da tela atual por uma maior, de 7 polegadas, colorida e de alta definição. 


As demais configurações exibem o já consagrado monitor de 8,4 polegadas. Os grafismos foram modernizados e estão aplicados aos dois tipos de telas.


E há mais novos equipamentos de série espalhados por toda a linha do Compass: para o Sport, o ar-condicionado passa a ser digital de duas zonas, como nas outras configurações. 


As versões Longitude (Flex e Diesel) ganham bancos de couro, que podem ser da nova cor Ski Gray, uma elegante tonalidade clara de cinza disponível também para as opções Limited, que continua ainda com a opção Caramelo, além do Preto (padrão no Longitude e Trailhawk).


Falando em cores, vale ressaltar o aumento das opções, com a introdução da sólida Verde Recon, usada recentemente na série especial de 75 Anos do Jeep Renegade, e da metálica Marrom Horizon. 


Outras novidades estão na lista de opcionais, com abertura elétrica da tampa do porta-malas para as versões Trailhawk e Limited, sendo que esta agora pode ser equipada com rodas de 19 polegadas casadas com pneus 235/45 – as de série são de aro 18” pareadas a pneus 225/55.


SUV nacional mais tecnológico
À parte de todo o conteúdo que estreia na linha 2018 do Jeep Compass, o modelo continua se destacando por ser o utilitário-esportivo médio com maior nível de tecnologia entre todos os fabricados no Brasil.


Disponível para as versões Limited e Trailhawk, o pacote High Tech é composto por itens avançados como: controle de adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), monitoramento de mudança de faixa (LDW), farol alto automático (AHB), aviso e prevenção de colisão frontal (FCWP), que engloba frenagem automática, partida remota do motor e o sistema de estacionamento semiautônomo Park Assist, que atua em vagas paralelas e perpendiculares à via.


Além disso, há equipamentos de série dignos de nota para os Compass Limited e Trailhawk, como faróis de xenônio e monitoramento de pontos cegos (que pode ser ajustado para dar só avisos visuais, visuais e sonoros ou até ser desligado). E na configuração Longitude a chave de presença Keyless Enter ’n’ Go é de fábrica.


Preços da linha Compass 2018:
Sport Flex AT6 4x2 – R$ 105.990

Longitude Flex AT6 4x2 – R$ 114.490

Limited Flex AT6 4x2 – R$ 131.990

Longitude Diesel AT9 4x4 – R$ 141.290

Limited Diesel AT9 4x4 – R$ 157.990

Trailhawk Diesel AT9 4X4 – R$ 158.990.



sexta-feira, 21 de julho de 2017

Ford produz picape F-150 Police Responder - a primeira certificada para perseguição policial nos Estados Unidos, equipada com motor Ecoboost de 3,5 l, 350 cv e 65 kgfm de torque.



A Ford F-150 Police Responder, primeira picape certificada para perseguição policial nos Estados Unidos (veja o vídeo), conta com o potente e eficiente motor EcoBoost de 3,5 litros, que entrega mais potência e torque que qualquer outro carro de polícia - 375 cv e 65 kgfm, respectivamente – e pode chegar a 160 km/h de velocidade máxima. 


Com tração nas quatro rodas para uso em todo o tipo de terreno, é equipada com a transmissão Ford SelectShift® de dez velocidades.


Baseado no modelo off-road F-150 FX4, o novo veículo tem a carroceria reforçada com aço de alta resistência. 

A cabine dupla usa liga de alumínio de grau militar e pode transportar confortavelmente até cinco pessoas.


A F-150 Police Responder recebeu aprimoramentos que incluem sistema de freio e velocímetro calibrados com informações da polícia. As rodas de liga leve aro 18 são calçadas com pneus todo-terreno. 


Os bancos e o assoalho têm acabamento em vinil para facilitar a limpeza. Para o bom funcionamento dos vários dispositivos elétricos a bordo, a picape conta com um alternador de 240 amperes. 


O para-choque dianteiro é reforçado para suportar o choque da picape contra um veículo em fuga que possa ser interceptado. O engate traseiro classe IV tem capacidade para rebocar até 3,1 toneladas.


“Além da sua capacidade de perseguição na estrada, a picape pode atuar em serviços de patrulha off-road em ambientes rurais ou nas extensas fronteiras", afirma Stephen Tyler, gerente de Marketing para veículos policiais da Ford.


A F-150 Police Responder junta-se à mais ampla linha de veículos policiais da indústria norte-americana, que inclui, entre outros modelos, o híbrido Ford Fusion Police Responder, apresentado em abril.


quinta-feira, 20 de julho de 2017

Mercedes-Benz se rende à preferência pelas picapes e lança a sua estrela Classe X. A pimenta da VW: na versão Pepper o Fox vai de 0 a 100 km/h em 10s.





Coluna nº 2.917 - 20 de julho de 2017
____________________________________

Mercedes Classe X, picape Premium



Uma estrela no caminho do picape

Como aumentar participação, vendas e lucros num mercado suicidamente competitivo? Mercedes foi atrás de melhorar seus automóveis, tratar de dar-lhes cara de maior esportividade, conquistar clientes com menor faixa etária. 


E criou linhas novas como as Classes A e B, e incrementou a produção de utilitários esportivos com a família G. 

Uma olhada às projeções de mercado viu dado cintilar: em 2025, imagina-se a venda de 2.800.000 picapes no mundo. 


Outra, no orçamento, mostrou enorme custo para desenvolver um destes veículos, ao qual a marca nunca se dedicara – há exceção argentina cometida sobre sedãs 170 e, ao início dos anos ’70, com diesel 200 e 220, coisa abaixo do milhar.

A solução estava próxima: em existente acordo comercial com a Nissan para a área de automóveis. 


Fizeram sinergia e a picape Nissan, a ser feita na Espanha e na Argentina atingiria os maiores mercados: Europa, Austrália, África do Sul, América Latina. 

EUA, desejado, é incógnita ao gostar de coisas volumosas, camionais, embora neste ano volte a fazer o médio Ford Ranger. 

A operação para as Américas do Sul e Latina teria outro desenho. Nele, a Nissan retiraria a produção de picapes do Brasil, transferindo-a para a Argentina, e a cessão, pela associada Renault, de espaço em suas instalações em Córdoba – a velha fábrica do Jeep. 


Ali, a marca japonesa construiria cerca, escritório, e galpões para produzir e administrar picapes.

A Renault também quis um, no caso em nível acima do Oroch. Um carro básico, três marcas, a operação tripartite foi planejada como Nissan produzindo a picape média, aqui chamado Frontier. 


Para diferenciá-los, Renault fez pequenas intervenções personalizando seu produto – grade, grupo óptico. 

Mecânica comum, com o recente motor Nissan diesel, quatro cilindros, 2,3 litros de cilindrada, 163 cv e 45,8 kgfm de torque, tração nas quatro rodas, transmissões mecânica e automática. 

Motor sem mudanças, exceto na aparência, modificando a tampa acústica, com emblema de cada marca.

No caso da Mercedes, não integrante da Aliança Renault-Nissan, operação um pouco mais complexa, pois a marca alemã não desejava apenas mais um produto, mas iniciar um novo caminho, o do picape Premium. E sobre o Frontier fez amplas modificações.


A Estrela

Para tomar um novo caminho é se imaginar, após muitos papéis, reunião na matriz, em Stuttgart, passo importante, após definir a possibilidade, Dieter Zetsche, para os íntimos o Doctor Zee, nº 1, mandão simpático, líder incontroverso, tenha dado o dever de casa a Volker Mornhinweg, comandante do negócio de Vans, encerrado com o ensinamento do gênio Leonardo Da Vinci: Não se volta quando a meta é a estrela.

Dificilmente, Mornhinweg terá visto o filme "Tropa de Elite", mas trilhou o procedimento enfatizado pelo Capitão Nascimento, recebeu e cumpriu a missão. 

Segurou os custos, porém conseguiu dar novo espírito à picape Frontier transformando-a em Mercedes. 

A aura nipônica é apenas perceptível na linha de perfil lateral. No mais, tem identidade própria. 

O design personalizou-o mudando para-lamas, grupo óptico e grade. Atrás, embutiu as lanternas traseiras na caçamba. 

Dentro, trabalho no interior das portas para ganhar 7 cm na largura, e um tratamento mercediano em detalhes, isolamento termo acústico, materiais de qualidade. 

Na mecânica, aumentou as bitolas dianteira e traseira, aproximando as rodas do limite da curvatura dos para lamas, arrematados por alargadores. 

Dinamicamente, reduziu a aspereza no rodar picapeano, tornou-o mais estável e fácil de fazer curvas. 

Na estética colheu resultado de disposição esportiva ante as linhas. Mecânica com opção de dois motores diesel: Nissan L4 e Mercedes V6 também turbo, 254 cv, 62 m.kgf de torque, câmbio automático 7 velocidades. 

Tração nas rodas traseiras, transferível às quatro rodas, ajustável por botão. Desenvolveu novo trambulador para a alavanca de marchas.

Suspensão dianteira por triângulos superpostos e traseira com eixo rígido e multi ancoragem, com molas helicoidais.

Capacidade de carga pouco acima de 1 t, altura livre do solo em 20 cm e apto a cruzar rios com até 64 cm de vau.

Foi apresentado nesta semana na África do Sul. Vendas, Europa, novembro; África do Sul e Austrália início de 2018, com unidades produzidas na Espanha; Argentina e Brasil, com produção argentina, a ser mostrado no Salão do Automóvel, outubro 2018, vendas início 2019. EUA, em estudos.

Para os mercados europeus e australiano, três versões com nomes auto indicativos: Pure – pelado; Progressive – em ascensão; Power – eu tenho a força! 

Aplicações desde o trabalho áspero, até o grande uso, ser automóvel Mercedes com porta-malas grande. Quer chancelá-lo como primeiro picape Premium.

Preço? Apenas para citar, versão L4, 43.000 euros – na Europa. Aqui? Tome como parâmetro o seguinte: ao lançamento considere os preços das versões do líder do segmento, o picape Toyota Hi Lux. 

E aplique pontualmente, versão por versão, uns 10%. Diesel V6, outros 10% sobre a versão L4. Uma espécie de ônus da estrela.

A pimenta da Volkswagen
Empresa criou oportunidade político-comercial-mercadológica para estender versões Pepper conhecida no Fox, às linha up! e Saveiro. 

Integra política de reavivar a marca em busca das vendas perdidas e criar evento para dar alento à rede de revendedores: nova opção nas três linhas de produtos e assinalar a volta de Gustavo Schmidt, agora vice-presidente para área comercial, passo interno para significar o início da arrancada para novos tempos, tipo nova VW.
Embora designada especial, é de produção normal, pois substitui a anterior versão Highline - coisa prática, enorme lista de versões apenas atrapalha a cabeça do comprador e atrapalha a vida da hora dos reparos, pois a atual política de estoques não permite ter todas as partes de todos os modelos e versões. 

Rotulada de 2018 e composta pela agregação combinada de equipamentos de conforto, decoração e implementação do infodivertimento e conectividade. 

Em Fox, motor de nova geração EA211, quatro cilindros, 1,6 litro, até 120 cv, transmissão de seis velocidades. 

Oferecem performance agradável, aceleração da imobilidade aos 100 km/h em menos de 10 s, velocidade final em torno de 190 km/h, consumo contido em gasálcool ou álcool. 

No Saveiro, o motor antigo EA111, 1,6 litro e 104 cv. Transmissão de cinco velocidades manual ou automatizada I-Motion. Na sempre surpreendente versão TSi de três cilindros, 1.0, 105 cv, turbo, flex.

Equipamentos
A ideia de compor espírito esportivo parte da cor vermelha e se estende às branca, preta e prata combinando com itens diferenciativos de acordo com as versões. 


Em todas os espelhos retrovisores externos são pintados em cor diversa da carroceria e nas brancas, prata e vermelhas o teto poder vir preto. 

Na competição com o líder Fiat Strada, o Saveiro se diferencia pela aplicação de câmera de ré. Pepper há nas versões de cabines estendida ou dupla.

O up! se diferencia dos demais. Achou seu lugar na relação de produtos da VW – é o menor mas não é o mais barato, nem tem missão de ser o mais vendido -, e por tal liberdade oferece composição mais rica, desde a direção assistência elétrica, sinal de modernidade tecnológica, volante multi funcional, retrovisores externos com sinaleiras – o da direita muda o ângulo quando engatada a marcha a ré, sensor de estacionamento traseiro – faltou a câmera de ré -, sensores de chuva e luminosidade.


Melhor equipado é o Fox: controle eletrônico de estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus, assistência de partida em rampa, luzes de curva, câmera traseira, duas opções de multimídia: infodiversão Composition Media e Discover Media, mais completo. Em todos identificação far-se-á por adesivo plástico.


Quem interpretou o nome da versão como ilustrativa a aumento de performance, frustar-se-á. 


Hoje, a indústria do automóvel poupa seus reais em comportamento esportivo, optando investir em conectividade. 

A cada dia o automóvel roda para o fim, e o fim incluirá os fabricantes. Em seu lugar, a Apple, a Google, o pessoal da tecnologia, pois automóvel será apenas invólucro com rodas de tecnologia da conectividade.


Quanto custa
Modelo
R$
up!
57.900
Saveiro C Estendida
67.810
Saveiro C Dupla
71.090
Fox seis marchas mecânico
63.110
Fox cinco marchas automatizado
66.510




Pepper incrementa linhas Fox, Saveiro e Voyage. Nova VW

Roda-a-Roda

Mais um – Jaguar ampliou linha utilitária esportiva, SUV. Após o F-Pace, fez o E-Pace, menor, sobre base do Discovery Sport. Motor próprio Ingenium 2 litros, gasolina, turbo, 300 cv ou diesel 150 CV, suspensão independente, freios a disco nas quatro rodas, harmonia de sistemas eletrônicos de conforto e segurança. 

Dúvida – Diz a Jaguar, ideal para a família moderna, com enorme quantidade de exigências atuais de infordiversão.

Enfatiza quatro pontos de carga 12 v e cinco saídas USB. É para família ou reunião de nerds?

Conteúdo – Adota os conjuntos de cuidados eletrônicos disponíveis em outros Jaguar e Land Rover, como tela de 25 cm, projeção de dados no para-brisas, sistema de leitura de fluxo de trânsito, frenagem automática.

Pretendem-no o mais vendido, mas custará acima de Audi Q3 e BMW X1. Ou seja, aqui, não fará vendas elevadas.

Mais – Nome Pace, em inglês Ritmo, resgata slogan da marca nos EUA: Grace, Pace, Space. 

Ante as linhas, semelhantes a um cupê anabolizado, cria ocasião para intermináveis discussões: é utilitário esportivo ou esportivo utilitário?

Mais outro – Ao lançamento, efeito para impressionar: um salto com giro completo no ar. Está em https://youtu.be/9yatAJVA_4E

Fãs do agente 007 no filme "O Homem da pistola de ouro" já viram proeza pioneira com AMC Hornet: https://www.youtube.com/watch?v=fzCIbhLUUA0 

Foi muito mais difícil fazer com um projeto antigo.

Questão - Se vender bem responderá a questão: até que ponto resultados de pesquisa influenciam em compras? 
Pelo ultimo levantamento da JD Power é uma das piores marcas em defeitos.

Mais – Início da produção do Nissan Kicks em Resende, RJ, exigiu implantar segundo turno. Presidente da empresa, Marco Silva, iniciou novo ciclo e foi conhecer/cumprimentar os 600 novos funcionários. 

Ficaram satisfeitos. Governo(?) do Estado do Rio, também. Há tempos não se ouvem notícias boas por lá. 

Assistência – Ato raro, Ford disponibilizou a mecânicos de oficinas não-autorizadas, livro digital feito em conjunto com o Senai: Sistemas de Injeção Eletrônica dos Motores Ford. 

250 páginas com informações de eletricidade e eletrônica básicas. Para motores Rocam em Ka, Fiesta, Courier e EcoSport.

Melhor e Pior – Empresa JD Power fez levantamento de qualidade no mercado dos EUA, perguntando a 80 mil compradores sobre primeiros meses dos carros 0 Km. Listou as indicações de defeitos para centena de veículos.

Melhores – Kia é a marca com menos problemas. 31 compradores a cada 100 precisaram serviços. 
Colada, Genesis, de luxo da Hyundai, controladora da Kia. Após, Porsche. Hyundai, controladora da Kia, ficou em oitava posição.

Piores – Fiat, Jaguar e Volvo. Land Rover, mesma produção da Jaguar, duas posições acima como menos pior. 

Questão - Qual é a linha invisível a costurar as últimas colocações? São todas marcas em nova fase, compradas por empresas de outros continentes, outra formação e postura gerencial, seguramente superiores às gestões anteriores. 

II - Caso Fiat mais curioso porquanto sua marca de picapes, a RAM, está em quinta posição de qualidade, acima de BMW, Nissan, VW.

Será? – A má posição Fiat nos EUA, impeditiva ao crescimento, deve exigir horas de trabalho a Stefan Ketter, presidente da FCA, na América Latina, mas especialista maior em construções e manufatura. 

Foi quem mudou e aperfeiçoou métodos e processos no Brasil, perceptíveis no Argo – outra categoria dentre os Fiat. Problema nos EUA pode acelerar sua transferência.


Gráfico de qualidade marcas EUA


Assistência – Ato raro, Ford disponibilizou a mecânicos de oficinas não-autorizadas, livro digital feito em conjunto com o Senai: Sistemas de Injeção Eletrônica dos Motores Ford. 

Vilegiatura – Vais ao norte da Itália em férias? Gostas de automóveis mais ou menos antigos? 

Em agosto, Slow Drive, agência especializada em aluguel de carros de época oferece vantagens para aproveitar melhor. info@slowdrive.it

História – Ford Escort XR3, comemora 35 anos. Surgiu em 1982 na Europa. Aqui em 1983, marcando o início da europeização da filial brasileira. 

Sigla indicava a indicava a 3ª. proposta de Experimental Research, pesquisa experimental. 

Motor 1.6 a álcool, 82,9 cv, rebaixado, defletor dianteiro, aerofólio traseiro, bancos esportivos, teto solar com persiana interna, sonho de consumo. Durou até 2003.



Actros, no mix-road também transporta combustíveis


Actros, pesado da Mercedes, 
amplia seu uso 
Após aplicar ao seu caminhão Actros modificações e sugestões de frotistas e motoristas nacionais, Mercedes-Benz tem acompanhado seu crescimento de vendas. 

Para levar conhecimento aos operadores e motoristas, criou a Websérie Actros para demonstrar o crescimento do caminhão pesado na diversificada aplicação no país. 

A Webserie é veiculada nas redes sociais, no canal da marca no Youtube, e na página da Mercedes no Facebook. O primeiro vídeo atingiu 18.500 visualizações e 1.000 curtidas apenas no Facebook.

Novo episódio foca motoristas de caminhões em atividade de projetada expansão, o transporte de combustível e derivados de petróleo. 

90% de tal movimento é feito sobre caminhões por distribuidoras, postos, transportador revendedor retalhista, usinas de álcool, recuperadores de óleo. 

O Brasil é o sexto país do mundo em consumo de petróleo, terceiro no segmento de transporte.

O Actros assegura elevado nível de conforto durante o trabalho e o descanso do motorista, o que resulta em produtividade e segurança para a sua jornada diária”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. 

O Actros também oferece força, robustez, resistência, disponibilidade e reduzido custo operacional para as empresas de transporte, para que elas alcancem a rentabilidade desejada.

O Actros passou por desenvolvimento tornando-se capaz de operações rotuladas de mix-road, utilizando estradas asfaltadas e vias não pavimentadas.

____________________________________

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.