Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Polenta Off Road 2018 comemora em grande estilo 30 anos do Enduro da Polenta com roteiro onde não faltou garra, adrenalina e muita disputa num visual de tirar o folego pelas terras altas capixabas. Veja fotos espetaculares



A acolhedora e simpática Venda Nova do Imigrante conhecida como a “Capital Nacional do Agroturismo” no Espirito Santo recebeu entre os dias 26 a 27 de maio competidores vindos de diversos estados brasileiros para participar da grande festa do off road nacional.


Um fim de semana agitado na serra com muita competição onde os participantes encararam os desafios e não faltaram histórias de superação em busca do lugar mais alto do pódio. 



Além de Venda Nova do Imigrante o trajeto também passou por outros cinco municípios: Castelo, Domingos Martins, Afonso Cláudio, Brejetuba e Conceição do Castelo.


Sabado foi dia de encarar as famosas e lisas Trilhas do Sabão e Aniba, já no domingo o enduro partiu com destino as intermináveis trilhas de São Paulo do Aracê. Uma prova feita para quem gosta de trilha.


A 30ª edição do tradicional Enduro da Polenta foi válida pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade e Campeonato Capixaba de Enduro de Regularidade.


O Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Ginásio do Polentão) foi o “point” onde aconteceu o tradicional “Tombo da Polenta” na festa de encerramento, premiação e entrega de troféus aos campeões.


Na cat. Master quem levou a melhor foi o piloto capixaba Jomar Grecco: “Prova sensacional, parte técnica impecável, roteiro e planilha tudo 100%. 


Parabéns aos organizadores e ao Trail Clube Mata Atlântica. Consegui fazer uma boa prova, um ótimo resultado. Agradeço aos nossos patrocinadores, à minha família, amigos e aos que estão na torcida por mim” .


Na edição deste ano novamente foram incluidos o Bike MTB, Quadriciclo, UTV, e Trail Run, Fazendo com que a região turística Montanhas Capixabas e de Venda Nova do Imigrante se consolide de vez como um grande destino nacional para pratica de esportes de aventura.


“Enduro da Polenta comemorou 30 anos nesta edição de 2018. Única prova que desde que entrou para circuito nacional nunca mais saiu. Trabalhamos muito, escolhemos e preparamos cada trilha para atender o competidor de uma maneira especial. Mesmo com a justa greve dos caminhoneiros, o TCMA em respeito às parcerias e compromissos firmados não cancelou nem adiou Enduro Nacional da Polenta. Valeu toda dedicação da nossa equipe o evento foi um sucesso, agradecemos a todos e aguardamos vocês no Polenta 2019!” festeja Carlos Minet do Trail Clube Mata Atlântica-TCMA e membro da comissão organizadora.


Polenta Off Road 2018 organização Trail Clube Mata Atlântica, patrocínio, apoio e colaboração Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, Governo do Estado do Espirito Santo, SICOOB Sul Serrano, UNIMED Sul Capixaba, KENDA, BR Petrobras, Hotel ESMIG, OGGI. Supervisão Federação Capixaba de Motociclismo e Confederação Brasileira de Motociclismo, apuração TOTEM.


Os vencedores

Cat. Master: Jomar Grecco – Domingos Martins ES

Cat. Senior: Sandro Hoffmann - Venda Nova do Imigrante ES

Cat. Over 40: Dario Julio – Lavras MG

Cat. Over 50: Luiz Alberto Croce – Ibiraçu ES

Cat. Over 45: Luiz Carlos Raymundo – Cariacica ES

Cat. Junior: Maicon Ribeiro Corguinha – Nova Friburgo RJ

Cat. Brasil: Douglas Schumacker - Nova Friburgo RJ

Cat. Novato: Joelson Pereira – Nova Friburgo RJ

Cat. Feminino: Késsia Pires Tristão - Venda Nova do Imigrante ES

Cat. Regional A: Dayvid Andrade Machado – Fundão ES

Cat. Regional B: Lubis Cesar Falqueto – Venda Nova do Imigrante ES

Acesse www.totemonline.com.br e veja os resultados completos.

Texto e fotos: Angelo Savastano/Savastano Photo Sport












As máquinas da Sprint Race Brasil vão invadir o Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP): Pilotos terão verdadeira caça aos pontos Atrativos são diferenciados na corrida pelo título do minitorneio Winter Cup, além dos 100 pontos e grid inverso para a terceira etapa. O sistema de classificação definirá o grid de largada das provas do sábado (16). Os treinos oficiais começarão na sexta-feira (15) às 09h55.





São Paulo (SP) – Nos dias 15 e 16 de junho, as máquinas da Sprint Race Brasil vão invadir o Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP), em uma das corridas mais aguardadas do ano. 

Os pilotos do campeonato da PRO e da GP, se preparam para  a etapa #InverseRace que valerá 100 pontos na tabela do campeonato e, também, querem computar o maior número de pontos do minitorneio Winter Cup (equivalente a 2ª, 3ª e 4ª  etapas), que já está valendo pontos antes mesmo da disputa da terceira etapa com campanha em redes sociais dos pilotos e da competição.

Para os competidores as regras do Winter Cup válidas para a etapa em Interlagos são os seguintes: vitória geral, 2 pontos; pole position geral, 2 pontos; pódio PRO e GP, 1 ponto; distribuição de brindes nos boxes, 1 ponto, sorteio via Instagram, 2 pontos; promoter uniformizada,     1 ponto e layout do carro com mais “likes”, 1 ponto.

Após a etapa de Rivera (URU) a liderança do Winter Cup está com os pilotos Luiz Túrmina e Gerson Campos empatados com 7 pontos, em terceiro Bruno Bertoncello com 4 pontos, e na sequência Rapha Campos, Jorge Garcia e Rodrigo Elger, ambos com 3 pontos.

O piloto de 16 anos, Diego Ramos (Shell) diz que a expectativa para a próxima etapa é alta. “Espero conseguir dar o meu melhor e que consiga sair com um ótimo resultado e bons pontos para o campeonato”, declara. “A categoria é muito boa para quem vem do kart. 

O cockpit é central, com chassis tubular e bem colado no chão, parecido com um fórmula. Estou aprendendo muito com a categoria e a meta é ser campeão”, complementa.


“No Winter Cup temos um desafio novo a cada  etapa, aquece a disputa e é uma excelente oportunidade para interagir como público. É um incentivo a mais para o piloto para que ele tenha um bom desempenho nas três etapas, porque o campeão recebe um troféu e um prêmio de 20.000 reais para utilizar na categoria no ano seguinte”, conclui o competidor do Sprint #113.

O treino classificatório (Q1) será disputado às 08h45 do sábado (16) e terá apenas 10 minutos para todos os carros. A tomada de tempos  (Q2), sistema de qualificação utilizada em competições tradicionais de Turismo, marcada para às 9h00, é destinada apenas para os oito pilotos mais rápidos, os quais terão somente uma volta independente, terá também duração de 10 minutos. É nesta qualificatória que será definido o grid para as provas da terceira etapa, que acontecem às 11h25 e às 14h45.

Categorias e Premiação
O sistema de premiação da Sprint Race para a edição 2018 permanece o mesmo. A classificação dos pilotos no campeonato, além da geral, é subdividida em duas categorias – A PRO, para corredores com até 28 anos de idade, e a GP, para pilotos a partir de 29 anos. As inscrições são abertas, inclusive, aos menores de 28 anos que nunca tiraram a carteira de pilotagem.


As premiações são as seguintes

Campeão: receberá um troféu diferenciado e cheque de R$ 50.000,00.

Winter Cup: terá a 2ª, 3ª e 4ª como etapas de referência e a premiação será um troféu diferenciado e cheque de R$ 20.000,00. Este ano, com quesitos e desafios para pontuação novos para cada etapa.

Final Cup: terá a 5ª, 6ª e 7ª como etapas de referência e a premiação será um troféu diferenciado e cheque de R$ 30.000,00. Neste caso, somente pilotos inscritos no campeonato com participação em no mínimo seis etapas.

Rookie Of The Year: para pilotos estreantes e os que participaram em até três etapas nos anos anteriores da categoria. Receberá como prêmio um troféu diferenciado e cheque de R$ 25.000,00.

Os prêmios são invendáveis, intransferíveis e não acumulativos, sempre prevalecendo o de maior valor. Os cheques são simbólicos e seu montante será revertido em desconto aos campeões, caso fechem contrato anual para a próxima temporada na própria Sprint Race Brasil. Em caso de duplas vencedoras que vierem a se separar no ano seguinte, os créditos serão automaticamente divididos entre os dois participantes.

A Sprint Race Brasil é patrocinada pela Albriggs, aQuamec, Pirelli, Motul, Fremax e Vivamil.


Confira a programação para a terceira etapa no Autódromo de Interlagos/SP:

Sexta-feira, 15/06/2018
09h55 às 10h35 – 1o Treino OFICIAL
11h30 – Estudo de telemetria
14h45 às 15h25 – 2o Treino OFICIAL
15h45 – Briefing
16h30 – Estudo de telemetria

Sábado, 16/06/2018
08h45 às 08h55 – Classificatório 1
09h00 às 09h10 – Classificatório 2 (Somente para os oito mais rápidos)
11h00 – Estudo de telemetria

Corrida 1
10h30 – Alinhamento dos carros
11h20 – Placa de 5 minutos
11h25 – Saída para volta de aquecimento + 23 min + 1 volta

Corrida 2
13h30 – Alinhamento dos carros
14h35 – Placa de 5 minutos
14h40 – Saída para volta de aquecimento + 23 min + 1 volta
14h45 – Pódio

Confira a classificação do campeonato, após duas etapas:
Categoria PRO
1) 13 Rapha Campos (Vivamil), 80 pontos
2) 82 Gerson Campos (Militec), 76
3) 27 Luiz Gustavo Túrmina (Cimed), 69
4) 07 Kau Machado (Itaipu Binacional), 50
5) 34 Rodrigo Elger (Vivamil), 48
6) 113 Diego Ramos (Shell), 36
7) 111 Bruno Bertoncello (Pittol), 35

Categoria GP
1) 20 Jorge Garcia (Vivamil), 75 pontos
2) 09 Cassio Cortes (USPro Blindagens), 67
3) 55 Caê Coelho (We Credit), 54
4) 77 Rodrigo Rocha (Riachuelo), 45
5) 29 Sergio Bueno/ Neto Oms (AIC), 45
6) 44 Luiz Arruda / Marcelo Gomes (Avantgard), 44
7) 37 Raphael Teixeira / Caito Vianna (Vivamil), 34
8) 37 Alexandre Buneder (Sprint Race), 24

Calendário 2018:
Etapa 3 – 16/06 - São Paulo (SP) – Sprint Inverse Race
Etapa 4 – 21/07 - Londrina (PR) - Sprint Night Challenge*
Etapa 5 – 02/09 - São Paulo (SP) - Race Of Champions
Etapa 6 –14/10 - Velo Città (SP) - Guest Driver Race
Etapa 7 – 18/11 - Cascavel (PR) - Setup Free Race
Etapa 8 – 16/12 – Curitiba (PR) - Pontuação Dupla
* Data de Londrina sujeita a alterações 

Salão do Automóvel terá área especial para testes com carros elétricos, em parceria com a Quatro Rodas. Já estão confirmados os Renault Zoe e Twizy, BMW i3, Chery Arizo 5 e Kia Soul EV

O BMW i3 poderá ser testado por visitantes do Salão do Automóvel de São Paulo de 2018

Em coletiva, em São Paulo, a Reed Exhibitions Alcântara Machado anunciou a criação de um espaço exclusivo para test-drives de veículos elétricos no Salão do Automóvel 2018, em parceria com a Quatro Rodas, além de ingressos mais baratos e da ampliação da área para avaliação de carros por visitantes. 

Batizada de Espaço Quatro Rodas, a área será instalada na parte interna do pavilhão, medida que só será possível justamente por causa da motorização dos veículos. Vale lembrar que a Reed proíbe o uso de automóveis a combustão dentro da área fechada do evento. 

Segundo Zeca Chaves, redator-chefe da revista da Editora Abril, os testes serão agendados por aplicativos e até o momento já estão confirmados sete modelos de seis marcas, entre eles Renault Zoe e Twizy, BMW i3, Chery Arizo 5 e Kia Soul EV. 

No seu estande tradicional, a 4R montará uma redação para os dias do evento e fará o desmonte de um dos modelos atualmente utilizados em seus testes de longa duração. Outra novidade será a realização do Fórum Direções paralelamente à feira. 

O encontro deste ano será em 13/11, no mezanino do São Paulo Expo. “Graças à parceria com a Reed, essa será uma das ações mais importantes da Quatro Rodas dos últimos anos”, destaca Zeca.

“É um belo casamento entre editorial e marketing, que consegue impactar ao mesmo tempo públicos bem diferentes: indústria, imprensa e consumidores”, acrescentou.

FonteJornalistas&Cia - Imprensa Automotiva

Temporada 2018 do road show Troca Bem com César Urnhani, promovida pela YPF, começa em Cuiabá. Urnhani, embaixador da YPF no Brasil, receberá os clientes da Javali Autopeças, em Cuiabá, para uma noite de compartilhamento de conhecimento e troca de experiencias



A YPF escolheu Cuiabá (MT) para iniciar a temporada 2018 do circuito Troca Bem com César Urnhani, embaixador da marca. Os encontros com o comentarista automotivo, que já percorreu mais de 30 cidades de norte a sul do País, volta à estrada com formato renovado atendendo à demanda dos distribuidores YPF.

Quem melhor do que um profissional que acumula experiência como piloto de provas e comentarista automotivo, aliada à ampla bagagem de vida e exemplo de superação, para compreender as exigências e a rotina de um mercado tão competitivo como o de lubrificantes?

Cesar Urnhani, embaixador da YPF no Brasil, recebe os clientes da Javali Autopeças, em Cuiabá, para uma noite de compartilhamento de conhecimento e troca de experiencias, com a finalidade de agregar valor ao negócio de autopeças e trocas de óleo da região.

“A YPF acredita na partilha e no contato pessoal para expressar os valores da nossa marca”, disse Giovanna Grassi, gerente de Marketing da YPF Brasil. 


“Mais ainda, colaborar para o crescimento dos nossos clientes, oferecendo informação qualificada de um formador de opinião que reúne a vivência pessoal e profissional do César Urnhani. O sucesso da trajetória desses encontros nos aponta que este é o caminho. A agenda 2018 do nosso road show está movimentada”, acrescentou.

César Urnhani recebe clientes e convidados da Javali Autopeças em Cuiabá, no dia 8 de junho, às 19hs, no Auditório da Fiemt – Av. Rubens de Mendonça, 4193 Centro Político Administrativo – Bosque da Saúde.

Sobre a YPF

A YPF é a empresa líder em exploração e produção de hidrocarbonetos na Argentina. É a maior empresa do país e lidera o mercado de lubrificantes com 40% de market share. É também a 3ª maior petrolífera das Américas e soma mais de 1.500 postos de combustíveis. 
Sua planta de lubrificantes, em La Plata, é uma das mais modernas da América, com excelência em qualidade e as certificações ISO 9001, 14001 e TS 16496. Atuando no Brasil desde 1998, a YPF tem de sede e fábrica em São Paulo e distribuidores nos principais centros consumidores do país. www.ypf.com.br

Sobre Cesar Urnhani
30 anos piloto de teste da indústria automobilística, detentor de três títulos Brasileiros (Mil milhas de 2001, Capacete de ouro de 2007 e Maserati de 2008), piloto de testes do programa AutoEsporte, Comentarista do CBN Motor e Palestrante.

terça-feira, 29 de maio de 2018

O que um especialista em robótica faz numa fábrica de veículos? A cooperação entre pessoas e máquinas na produção está se tornando cada vez mais importante. Isso significa que os robôs precisam entender o que os trabalhadores humanos querem e precisam deles.



COLUNA 
MECÂNICA ONLINE®

30 | MAIO | 2018 |


Produção Inteligente requer especialistas em software de programas “cérebros” para robôs


O que um especialista em robótica faz numa fábrica de veículos? Hoje é muito mais fácil compreender a participação de engenheiros mecatrônicos - automação e controle trabalhando nas linhas de produção.

A cooperação entre pessoas e máquinas na produção está se tornando cada vez mais importante. Cada vez mais, o trabalho em um veículo ou componente é realizado por pessoas e robôs não separadamente ou em seqüência, mas simultaneamente e em conjunto. 

Isso significa que os robôs precisam entender o que os trabalhadores humanos querem e precisam deles.
No salão 54 da fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha, os funcionários são apoiados por um robô lado a lado, sem nenhuma barreira protetora. Este princípio é conhecido como colaboração homem-robô (HRC).


Johannes Teiwes trabalha no Laboratório de Produção Inteligente do Grupo de TI e programa "cérebros" de software para que eles possam fornecer o melhor suporte possível para as pessoas.

Robôs que trabalham estão intimamente junto das pessoas e também exigem conhecimentos e habilidades consideráveis. 

"Mais e mais sensores estão sendo instalados em robôs nos dias de hoje", diz Teiwes. "Isso requer um novo tipo de programação e coloca alguns desafios para nós na TI", acrescentou.

O robô que Teiwes e seus colegas programaram para o trabalho na linha de montagem identifica motores por si só - independente do tipo, e executa sua tarefa com rapidez e precisão.

Ainda mais importante, se um de seus colegas humanos chega muito perto, o robô registra esse fato e diminui a velocidade. A segurança é sempre a maior prioridade no processo.

Atualmente, o braço robótico pode realizar os movimentos necessários para sete diferentes variantes de motor, graças a sensores muito sensíveis e à sofisticada lógica de software.



"Era importante para nós usar programação genérica", diz Teiwes. Isso significa que as funções são inicialmente desenvolvidas de tal maneira que podem ser usadas para aplicações adicionais.
A equipe do Smart Production Lab desenvolveu as funções do robô de forma que possam ser usadas para aplicativos adicionais. 

"A função de aparafusamento é um dos módulos de habilidade que programamos", explica Teiwes. Isso possibilita toda uma série de funções, como a entrega de peças ou ferramentas pesadas às pessoas, de forma independente ou por comando. 

A ergonomia desempenha um papel fundamental.
O Smart Production Lab conta atualmente com uma equipe de 40 especialistas em TI - principalmente cientistas da computação, mas também engenheiros industriais e especialistas em negócios.

"Nosso trabalho se concentra em tecnologias inteligentes usadas na produção, sempre sob a perspectiva do desenvolvimento de software", explica Teiwes. Os principais tópicos incluem a Internet das Coisas e veículos autônomos para aplicações de intralogística.

A equipe do Smart Production Lab programou quatro robôs para quatro tarefas de produção diferentes na fábrica de montagem em Wolfsburg. Em todos esses casos, o trabalho é fisicamente muito exigente e os funcionários envolvidos podem se beneficiar consideravelmente da colaboração entre humanos e robôs.

“Eficiência e ergonomia desempenham papéis igualmente importantes”, diz Teiwes. “Os robôs precisam ajudar as pessoas de maneira que façam sentido. Não é necessário usar robôs em todos os lugares.”

A equipe do Smart Production Lab já está trabalhando em seu próximo projeto de robô. Conhecido como MIRCO - que significa Mobile Intelligent Robotic Co-Worker - é um protótipo robótico de dois braços em uma plataforma móvel.

É importante notar que seus criadores estão experimentando tecnologia de preensão humana. Este tipo de robô pode agarrar componentes pesados e ser tão eficaz quanto segurar um único parafuso. "Nós, seres humanos, somos o melhor modelo para isso", diz Teiwes.

"Para programar robôs, você precisa de uma boa imaginação e muita paciência", diz ele. Os desenvolvedores de software também precisam ser bons em abstração. "A programação é um processo muito criativo", acrescenta ele.

Teiwes estudou engenharia de sistemas na Universidade de Bremen, um campo que combina elementos de eletrônica, tecnologia da informação, engenharia de produção, engenharia mecânica e engenharia de processo. 

Ele aprofundou seu conhecimento de HRC no Centro Alemão de Pesquisa de Inteligência Artificial (DFKI). "Rapidamente percebi que queria me especializar em robótica", diz ele. Ele foi especialmente atraído pela interface entre software e hardware.
“É fascinante quando programas simples de robótica podem levar a ações altamente complexas”, observa ele.
=================================
Tarcísio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

Chevrolet S10 reforça pacote de segurança na linha 2019. Controle eletrônico de estabilidade e tração passam a ser estendidos para 100% das configurações da picape, que ainda ganha opção de seis airbags




São Caetano do Sul – Depois do lançamento da série Midnight, a Chevrolet apresenta as demais configurações da linha 2019 da picape S10.

Entre as inovações estão os sistemas de controle eletrônico de estabilidade e de tração estendidos também para as versões de entrada LS, Advantage e LT, enquanto a High Country ganha airbags laterais e de cortina em adição aos frontais.


Já as configurações mais sofisticadas, equipadas com rodas de alumínio aro 18, passam a trazer o estepe na mesma especificação.

“A S10 já se destacava no segmento pelo conjunto mais equilibrado entre performance, tecnologia, conectividade, conforto e robustez. A adoção do controle eletrônico de estabilidade e tração para toda a linha e a oferta de seis airbags reforçam outro pilar importante, o da segurança veicular”, argumenta Hermann Mahnke, diretor de Marketing da GM.


Neste quesito, a S10 é protagonista com diversas tecnologias, como o alerta de colisão frontal, alerta de mudança involuntária de faixa, resposta automática em caso de acidente, monitoramento de rota, entre outras.

Desempenho e conforto também no fora-de-estradaO conforto é mais um importante diferencial competitivo da picape Chevrolet, a única no segmento equipada com o sistema CPA, que funciona como um filtro de vibrações e ruídos e possibilita o acoplamento antecipado da transmissão, melhorando também a eficiência energética e o desempenho tanto no uso urbano como no fora-de-estrada.


Acabamento interno premium, banco com ajuste elétrico, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, luz de condução diurna em LED, câmera de ré com gráficos para auxílio em manobras, sensor de estacionamento dianteiro, acionamento remoto da ignição e do ar-condicionado além de sistema de áudio de alta definição são alguns dos itens disponíveis.

Em relação a conectividade, somente a S10 oferece o sistema de telemática avançada OnStar, que traz serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e diagnóstico ao toque de um botão no veículo ou por meio de aplicativo para smartphone. 



Já o multimídia MyLink é compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto para integração com apps como Waze, Spotfy e Whatsapp.

“Usuários de picape costumam utilizar o carro como ferramenta de trabalho e para o lazer, o que tornam estas novas tecnologias ainda mais relevantes como fator decisor de compra”, observa Rogério Sasaki, gerente de Marketing de produto da GM.


Nova opção de cor
A linha 2019 da Chevrolet S10 traz ainda nova opção de cor de carroceria: a volta do Azul Old Blue Eyes. Ela se junta às já existentes Prata Switchblade, Branco Summit, Vermelho Chili, Cinza Graphite, Vermelho Edible Berries e Preto Ouro Negro.

A S10 é ofertada no País em seis versões de acabamento (LS, Avantage, LT, Midnight, LTZ e High Country), três opções de cabine (simples, dupla e chassis cab), duas de motorização (2.8 TurboDiesel e 2.5 SIDI Flex), dois tipos de transmissão (manual e automática, ambas de seis velocidades), além de dois tipos de tração (4x2 e 4x4 com reduzida).


Gilbarco Veeder-Root, líder global em tecnologia de bombas de combustíveis e em sistemas de medição e monitoramento ambiental de tanques em postos de serviços, apresenta novo presidente


Maurício Sartori é o novo presidente para América Latina da Gilbarco Veeder-Root, líder global em tecnologia de bombas de combustíveis e em sistemas de medição e monitoramento ambiental de tanques em postos de serviços. 

Ele chega com a missão de impulsionar o crescimento da empresa na região, que vem assumindo relevância crescente no negócio global da Gilbarco Veeder-Root.

Maurício substitui Hector Trabucco que assumiu a direção-geral da Fluke Corporation, empresa do grupo Fortive ao qual a Gilbarco Veeder-Root também pertence. 

O Grupo Fortive é um conglomerado independente, de capital aberto, que reúne um grupo de empresas líderes em seus mercados que representam faturamento global da ordem de US$ 6.2 bilhões.

O novo Presidente agrega à Gilbarco Veeder-Root sua experiência internacional adquirida pela vivência em corporações globais nos Estados Unidos, México, Argentina e Brasil. 

Sua carreira inclui passagens por empresas como Votorantim Cimentos, McKinsey & Company e Dupont, sempre em posições de crescente responsabilidade. Antes de ingressar na Gilbarco Veeder-Root, Maurício ocupava a direção geral, no Brasil, da Honeywell Homes & Buildings Technologies, empresa do grupo Honeywell.

“Maurício assumirá a responsabilidade geral por todos os aspectos dos nossos negócios na América Latina. Seu foco principal será impulsionar o crescimento contínuo e rentável nesta região dinâmica e cada vez mais importante para nós”, diz Steve Moule, presidente da Gilbarco Américas. 

“Ele também garantirá a otimização das forças combinadas de nossas equipes do Brasil e dos demais países da América Latina para fornecer produtos e soluções de alta qualidade aos nossos clientes em toda a região”, acrescentou..

Alinhado com o desenvolvimento de sua carreira, Maurício Sartori tem trajetória acadêmica internacional. É graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, tem curso de extensão em Estratégia e Comunicação de Marketing, pela Universidade do Texas, e MBA em Direção Geral e Liderança pela Tuck School of Business de Dartmouth.

Sobre o novo desafio ele comenta:
“O momento de retomada da economia e do mercado automotivo no país, afeta positivamente o nosso mercado e sinaliza um cenário favorável para o cumprimento das metas propostas no Brasil. Nos demais países da América Latina, o trabalho de base construído nos últimos anos lançaram o alicerce para a consolidação da nossa liderança na região. Estou confiante. Talentos e produtos de qualidade Premium não nos faltam”
.

Sobre a Gilbarco Veeder-Root
A empresa é líder global em tecnologia de bombas de combustíveis com soluções integradas de abastecimento, do tanque à loja de conveniência. Gilbarco Veeder-Root também é líder mundial em sistemas de medição e monitoramento ambiental de tanques em postos de serviços. A empresa conta com abrangente portfólio de produtos e serviços, oferecendo a melhor qualidade e variedade com valor agregado no seu negócio (www.gilbarco.com.br).

Fundação Marcopolo comemora 30 anos. Entidade cumpre importante papel nos locais onde a Marcopolo tem operações no Brasil



Caxias do Sul (RS) – 29 de maio de 2018 – A Fundação Marcopolo completa 30 anos de atuação tendo como missão promover a qualidade de vida dos colaboradores e familiares da Marcopolo e o desenvolvimento social de crianças e adolescentes nas comunidades onde a empresa está presente no Brasil. 

A instituição, criada em 25 de maio de 1988, tem como foco o desenvolvimento social por intermédio de programas nas áreas de cultura, educação, esporte e lazer que beneficiam aproximadamente 60 mil pessoas a cada ano. 

Atividades como Um Dia Especial na Marcopolo, Festa Junina e Julina, Entrevero Farroupilha, Festa de Natal, Passeios a pontos turísticos da região e os Bailes reúnem milhares de colaboradores e familiares. 

O Grupo de Teatro (formado exclusivamente por colaboradores), o CTG Marco da Tradição, o Piquete de Laçadores, o Coro Infantil e Juvenil, a Orquestra de Flautas e a Orquestra Jovem são projetos culturais que movimentam em torno de mil pessoas de diferentes faixas etárias.

O esporte, por intermédio da promoção de campeonatos internos em diversos segmentos, mobiliza público de aproximadamente 25 mil pessoas ao ano. 

O Passeio Ciclístico, organizado anualmente, tem como objetivo incentivar a prática esportiva e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, dependentes e a comunidade. 

Para os filhos de colaboradores, a Fundação Marcopolo disponibiliza as Escolas de Futebol de Campo e Futsal, as atividades culturais, e o festival de férias que, a cada edição, leva para a sede recreativa cerca de 500 crianças no período de férias escolares.

Na área da educação, a fundação desenvolve o Projeto Escolas, uma das ações na comunidade que já atendeu cerca de 4.800 estudantes em nove escolas participantes. Criado em 2003, o projeto tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do ambiente educacional, das relações entre a comunidade escolar e da formação para a cidadania, favorecendo a educação integral. 

Entre as ações desenvolvidas estão a capacitação dos professores, cursos técnicos para os estudantes, como método de preparação para o mercado de trabalho, introdução de música na escola através de orquestra e coro, além das atividades esportivas oferecidas em contra turno escolar. 

O Projeto Todos na Escola é direcionado aos filhos dos colaboradores com idades entre 5 e 17 anos e 11 meses regularmente matriculados no ensino fundamental e médio, que recebem um kit de cadernos personalizados todos os anos, projeto já beneficiou cerca de 30 mil filhos de colaboradores.

Como forma de valorizar o trabalho dos voluntários em Caxias do Sul foi criado o Prêmio de Voluntariado Valter Gomes Pinto, destinado a projetos que atuem em escolas públicas e entidades assistenciais do município. 

Em sua segunda edição, o prêmio teve como vencedora a Entidade de Assistência à Criança e ao Adolescente - Enca com o projeto “Matinê na Enca”, e em segundo lugar foi classificado o CAE Ampliando Horizontes.

Crédito da imagem: Cyclop

sábado, 26 de maio de 2018

BMW Group investe mais de R$ 1,2 bilhão na expansão da fábrica de Leipzig, na Alemanha. Objetivo é aumentar capacidade produtiva anual em até 100 mil unidades, passando dos atuais 250 mil para 350 mil veículos por ano até 2020.


O BMW Group investirá mais de R$ 1,2 bilhão (300 milhões de euros) na expansão de sua planta em Leipzig, na Alemanha, com o objetivo de aumentar sua capacidade produtiva anual em até 100 mil unidades, passando dos atuais 250 mil para 350 mil veículos por ano até 2020. 



As obras de modernização dos setores de funilaria, pintura, montagem e logística já estão em andamento. Neste ano, a produção diária da linha BMW i já subirá de 130 para 200 unidades, atendendo à demanda crescente por esses modelos. 


BMW Group está preparando todas as suas fábricas para integrar na linha de montagem os veículos elétricos, de modo a produzir simultaneamente automóveis movidos à combustão, híbridos e totalmente elétricos. 


Pioneira nesse setor, a fábrica de Leipzig iniciou as produções do i3 (2013), i8 (2014) e i8 Roadster (2018).



Fiat promove neste domingo Feirão de Fábrica, em Betim e nas concessionárias de todo o Brasil. Haverá também uma área para compra de carros adaptados para pessoas com deficiência. Carros terão descontos especiais



A Fiat promove neste domingo (27) o Feirão de Fábrica, em Betim (MG), e na rede de concessionárias do país, com condições especiais para toda a gama e financiamento com taxa zero.
Entre as opções de compra para o consumidor, está o Fiat Argo. Com quase 50 mil unidades vendidas em um ano de lançamento, o Argo recebeu sete prêmios, de cinco publicações diferentes do setor automotivo, escolhidos por jornalistas e consumidores. O modelo também foi eleito como melhor compra do segmento de hatches compactos.
Recém-lançado, o Fiat Cronos também será um dos destaques do feirão. O novo sedã da marca Fiat tem design de caráter esportivo e um dos maiores porta-malas da categoria, com 525 litros. 
Quem procura carro urbano e econômico, pode optar pela compra do completo Mobi Like. Dentre vários atributos, o modelo foi o escolhido para receber pela primeira vez na história da Fiat brasileira a combinação de motor 1.0 com câmbio automatizado.
O Fiat Toro, que inaugurou no Brasil o novo conceito de SUP (Sport Utility Pick-up) ao combinar a força e robustez de uma picape com o conforto e dirigibilidade de um SUV, também estará disponível para compra com desconto.
Reconhecido por sua versatilidade, conforto, grande espaço interno e excelente porta-malas, o consagrado Grand Siena terá preços convidativos. Utilitários e seminovos também estarão à venda.

Ações diferenciadas na fábrica 
Com amplo showroom, o Feirão na Fábrica de Betim (MG) acontecerá das 9h às 17h e terá à disposição do cliente todos os serviços para a compra de um novo carro, como despachantes. Haverá também uma área para compra de carros adaptados para pessoas com deficiência. 

Além dos carros com descontos, o feirão reunirá atividades para toda a família. O comprador terá a oportunidade de acompanhar um piloto da Fiat em voltas rápidas na pista de teste (vagas limitadas), além de um workshop com dicas rápidas de mecânica. A infraestrutura também contará com um espaço para alimentação.
Para os amantes de carros, haverá ainda uma exposição de carros antigos da marca, chance para recordar modelos icônicos como o Fiat 147, Fiat Oggi, Tempra, entre outros veículos que marcaram época.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.