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sábado, 1 de outubro de 2011

FIAT MOSTRA QUE CARRO BRASILEIRO PODE SER ECONÔMICO, SIM


Novo Uno Economy Flex 1.4 faz bons 16,3km/litro na cidade


 Em 1998, comprei um Pegeout 107 que fazia 17,5 km/litro na cidade e 23 km/litro, na estrada. Nessa época, até 2002, fui o Editor do caderno de Automóvel & Turismo, da Tribuna da Imprensa – e nessa função realizava, como ocorre até hoje com os jornalistas especializados – test-drive dos carros emprestados pelas fábricas para poder avaliar e escrever sobre cada um deles. Em dezenas de veículos de todas as marcas, independente do tipo ou motorização, nunca encontrei um que percorresse tantos quilômetros com um litro de gasolina como o meu 107 – aliás, até porque carro econômico não é característica dos carros produzidos no Brasil.

Confesso que fiquei muito feliz e esperançoso com o que li há algumas horas no e-mail recebido da Assessoria de Imprensa da Fiat do Brasil com um release apresentando o lançamento do Novo Fiat Uno 1.4 Flex na versão Economy. Embora ainda acima do velho Pegeout 107, o consumo anunciado do Economy é de “16,3 km/litro, na cidade e impressionantes 21,5 km/litro na estrada, com gasolina”, contra 14,7 km/litro e 19,4 km/litro atingidos em uso urbano e estrada, respectivamente, com o Uno 1.4. Com álcool, o ganho também foi significativo, pulando de “10,3 km/litro e 12,8 km/litro para 11,3 km/litro e 14,7 km/litro. A Fiat venderá esse carro a partir de R$ 28.120,00.


Minha esperança de há muito é ver os carros brasileiros gastando menos combustível do que os atuais e não sei se estarei enganado, mas me parece que a Fiat deu o pontapé de saída na redução do consumo de gasolina e álcool dos nacionais. O Fiat Uno Economy registrou uma queda no consumo de 10 a15%, o que temos de reconhecer que se trata de um percentual interessante. 
 
É bom que se diga que essa “enorme redução”, como cita o release da Fiat, “foi fruto de um profundo trabalho de engenharia, originando um veículo com ótimos valores de consumo de combustível”. É justo ressaltar que a Fiat conseguiu melhorar o que já era bom, conseguindo faer o carro mais econômico do segmento, a partir da versão Attractive 1.4 chegando ao motor 1.4 Evo.

O motor Fiat Powertrain 1.4 Evo traz uma plataforma moderna. Usa coletor de admissão em plástico, melhorando as trocas térmicas e a fluidinâmica de entrada do ar, bobinas seqüenciais (economizam energia, comandando somente a vela do cilindro que estiver na fase de explosão), bloco do motor com circulação de água tipo U Circulation (mesma tecnologia empregada nos motores turbinados T-Jet, que garante um arrefecimento uniforme em todos os cilindros) e variador de fase no comando de válvulas com tecnologia CVCP (Continuously Variable Cam Phaser), que melhora os índices de torque e dirigibilidade.


Ainda mais Econômico
Na nova versão, a central eletrônica Magneti Marelli 7G do motor 1.4 Evo recebeu uma nova calibração. Nela, patamares como curva do pedal do acelerador, estratégias de CUT-off e outros cenários que convergem em um motor mais econômico foram adotadas sem comprometer o desempenho ou as respostas de aceleração. Entenda melhor estas estratégias:

Novo Gerenciamento
Em motores modernos, como o Evo 1.4, o comando da aceleração imposto pelo condutor através do pedal é interpretada pela central eletrônica que, através de cálculos matemáticos e programações, determina uma resposta alinhada à exigência do motorista no momento em que ele pressionou o pedal do acelerador.


Apertar o acelerador não é tão somente abrir a borboleta de aceleração, como nos primeiros motores equipados com injeção eletrônica, mas sim assumir novas posturas de avanço de ignição, posição ideal do variador de fase do comando, do tempo de injeção e, também, da posição de borboleta do coletor de admissão. No novo Uno Economy estas estratégias foram aprimoradas visando uma redução no consumo. 

CUT-off
Toda vez que o carro está em desaceleração, com marcha engatada, o gerenciamento do motor corta a injeção de combustível. Dentro desta calibração, o novo Uno Economy percorre uma estratégia mais rápida deste corte de combustível, sem comprometer a dirigibilidade. Em resumo, no anda e pára das grandes cidades, a nova calibração do CUT-off do motor Evo garante um corte de combustível nas desacelerações de maneira ainda mais eficiente.

Novas relações de marchas
Fora a estratégia de redução de consumo na calibração do motor 1.4 Evo, o Uno Economy traz também novas relações de marchas visando menor rotação do motor e, por consequência, mais economia de combustível e menos ruído interno.

A grande diferença do câmbio do novo Uno Economy, em relação a versão Attractive, é a adoção de uma nova coroa e pinhão determinando uma relação de diferencial cerca de 9% mais longa, passando de 4,067:1 para 3,714:1. Para manter a elogiada agilidade da versão Attractive, o Economy adota a relação de 5ª marcha do Uno Sporting, mais curta, passando de 0,838:1 para 0.872:1.

A nova calibração do motor, aliada à relação mais longa do diferencial já garantiu uma redução significativa no consumo. Mas a Fiat foi além. Buscando melhorar ainda mais este valor, a engenharia trabalhou também no conjunto de rodagem, visando um menor consumo de energia do motor com o carro em velocidade. Para tanto, uma nova pressão de pneus foi adotada, passando de 28 libras da versão Attractive para 35 libras no Novo Uno Economy.

Para garantir o conforto nesta nova configuração de pressão de pneus, molas e amortecedores foram recalibrados, garantindo o mesmo nível de conforto e estabilidade. Além disso, e aproveitando a troca das molas, o novo Uno Economy teve sua altura em relação ao solo reduzida em 10 mm, melhorando também, o escoamento do ar pela parte inferior da carroceria. Estas modificações garantiram uma redução na força resistiva (torque que o motor tem de desempenhar apenas para manter a velocidade do carro). E fazendo menos força, o motor consome menos combustível.

O mais econômico 
A Fiat garante que a redução do consumo da nova versão não diminuiu o prazer de dirigir. A aceleração do Novo Uno Economy não foi prejudicada em relação à versão Attractive. O carro faz de zero a 100 km/h no mesmo tempo (11,1 segundos com gasolina e 10,8 segundos quando abastecido de etanol), assim como a velocidade máxima (170/172 km/h, gasolina/etanol, respectivamente).

Acabamento interior
No interior, a versão se destaca pelo uso do Econômetro em conjunto com o conta-giros, uma exclusividade desta nova versão, assim como a nova moldura do painel de instrumentos – Insert Molding e os demais itens de  acabamento da versão Vivace.

Por fora, o Novo Uno Economy traz para-choques, maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria, rodas aro 14” e pneus 175/65 com baixa resistência à rolagem e revestimento externo na coluna central das portas, além  de um exclusivo logotipo com fundo verde, fazendo alusão à sua economia de combustível e respeito ao meio ambiente. A nova versão ainda pode ser equipada com novo kit de personalização externa de fábrica – Kit Ecology.

A economia do Novo Uno Economy não se traduz apenas na hora de abastecer. Posicionado na gama de oferta entre as versões equipadas com motor 1.0 e 1.4, o Economy é o 1.4 mais barato do mercado. A versão duas portas tem preço sugerido de R$ 28.120, enquanto a de quatro portas será comercializada por R$ 29.950.

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