Peugeot 4008, o SUV 4x4
que combina força e estilo
O mercado mundial de veículos SUV tem registrado forte crescimento desde 2005. Na Rússia, a predominância deste tipo de veículo é histórica e, atualmente, 1/5 do mercado pertence a este segmento, em especial os SUVs compactos. Já na China e na Europa Ocidental elas representam 10% do mercado, mas tem diferentes expectativas em cada mercado. Na Europa, os maiores usuários são dos segmentos C e D e representa status social, como na China.
O Peugeot quer explorar esse mercado e apresentará o 4008 em avant-première mundial durante o Salão de Genebra 2012. A comercialização começará no segundo trimestre desse mesmo ano, primeiro, fora do mercado europeu.
Com este novo SUV 4x4, a Peugeot completa sua oferta de veículos adaptados às diferentes expectativas do consumidor que busca um veículo todo-terreno. Por sua forte personalidade, o objetivo do 4008 nos mercados internacionais é atrair, ao mesmo tempo, consumidores que já possuem veículos deste segmento e também aqueles que procuram um veículo sinônimo de lazer, como alternativa aos sedãs e minivans.
![]() |
Pegeout 4007 |
![]() |
Pegeout 3008 |
Na Europa, o modelo se destina especificamente a um consumidor que busca força e dinamismo, sem deixar de lado a versatilidade e o baixo consumo. Como complemento aos modelos 4007 e 3008 - inclusive na mais recente versão HYbrid4, o 4008 corresponde às expectativas dos diferentes mercados em que os SUVs compactos seguem com crescimento progressivo.
Fruto da cooperação PSA-Mitsubishi, o 4008 é dono de uma personalidade perfeitamente alinhada ao universo Peugeot. Para tanto, o modelo conta com um estilo baseado nos novos códigos estéticos da marca - como, por exemplo, a grade dianteira "flutuante", ou mesmo o olhar felino, cada um deles com sua assinatura visual. Na parte dianteira, os faróis são destacados por LEDs diurnos, enquanto as lanternas traseiras recebem um tratamento que remete a três garras vermelhas.
EXIGÊNCIA E ENRIQUECIMENTO
O minucioso trabalho praticado pelas equipes de design resultou em uma sofisticação única, totalmente alinhada ao posicionamento do veículo. O exterior se destaca, além dos itens já mencionados, por elementos cromados, enquanto o ambiente interno é valorizado pela aplicação de materiais que conferem alto nível de requinte.
Suas prestações dinâmicas e equipamentos - como, por exemplo, o acesso ao veículo sem o uso de chave, rodas em alumínio de 18 polegadas, sistema de navegação com tela sensível ao toque e, ainda, uma câmera de segurança - são o reflexo de uma visão moderna e requintada dos veículos todo-terreno.
SUV VERSÁTIL E HABITÁVEL

Essas características e dimensões exteriores (4,34 metros de comprimento, 1,80 metros de largura e altura de 1,63 metros) tornam o 4008 particularmente versátil, e sua habitabilidade se converte numa receita ideal tanto para o uso cotidiano, na cidade, quanto para o lazer.
TRANSMISSÃO 4X4 COM GESTÃO ELETRÔNICA
Na versão com tração integral, o condutor tem a possibilidade de selecionar três modos de transmissão: tração em duas rodas (2WD), tração nas quatro rodas (4WD) e bloqueio de tração nas quatro rodas (LOCK). Nos modos em que se utiliza a tração nas quatro rodas, a distribuição de torque entre a dianteira e a traseira é realizada eletronicamente.
No modo LOCK, a tração integral das quatro rodas é permanente, com o maior torque destinado às rodas traseiras. Esse tipo de transmissão representará mais de 80% do volume de vendas do 4008. O novo SUV 4x4 da Peugeot será oferecido somente em versão 4x4 em mercados específicos, entre eles o europeu.
MOTORES ADAPTADOS E COM ELEVADO NÍVEL DE PRESTAÇÕES
O Peugeot 4008 dispõe de quatro opções de motorização:
Gasolina - 1.6l (116 CV) / 15,2 mkgf, com caixa manual de cinco velocidades2.0l (150 CV) / 19,8 mkgf, com caixa manual de cinco velocidades ou CVT
Diesel HDI - 1.6l HDI FAP (112 CV) / 27 mkgf (28 mkgf com overboost), com caixa manual de seis velocidades1.8l HDI FAP (150 CV) / 30 mkgf, com caixa manual de seis velocidades.
Maravilhoso!
ResponderExcluir