Peugeot 4008, o SUV 4x4
que combina força e estilo
O mercado mundial de veículos SUV tem registrado forte crescimento desde 2005. Na Rússia, a predominância deste tipo de veículo é histórica e, atualmente, 1/5 do mercado pertence a este segmento, em especial os SUVs compactos. Já na China e na Europa Ocidental elas representam 10% do mercado, mas tem diferentes expectativas em cada mercado. Na Europa, os maiores usuários são dos segmentos C e D e representa status social, como na China.
O Peugeot quer explorar esse mercado e apresentará o 4008 em avant-première mundial durante o Salão de Genebra 2012. A comercialização começará no segundo trimestre desse mesmo ano, primeiro, fora do mercado europeu.
Com este novo SUV 4x4, a Peugeot completa sua oferta de veículos adaptados às diferentes expectativas do consumidor que busca um veículo todo-terreno. Por sua forte personalidade, o objetivo do 4008 nos mercados internacionais é atrair, ao mesmo tempo, consumidores que já possuem veículos deste segmento e também aqueles que procuram um veículo sinônimo de lazer, como alternativa aos sedãs e minivans.
Pegeout 4007 |
Pegeout 3008 |
Na Europa, o modelo se destina especificamente a um consumidor que busca força e dinamismo, sem deixar de lado a versatilidade e o baixo consumo. Como complemento aos modelos 4007 e 3008 - inclusive na mais recente versão HYbrid4, o 4008 corresponde às expectativas dos diferentes mercados em que os SUVs compactos seguem com crescimento progressivo.
Fruto da cooperação PSA-Mitsubishi, o 4008 é dono de uma personalidade perfeitamente alinhada ao universo Peugeot. Para tanto, o modelo conta com um estilo baseado nos novos códigos estéticos da marca - como, por exemplo, a grade dianteira "flutuante", ou mesmo o olhar felino, cada um deles com sua assinatura visual. Na parte dianteira, os faróis são destacados por LEDs diurnos, enquanto as lanternas traseiras recebem um tratamento que remete a três garras vermelhas.
EXIGÊNCIA E ENRIQUECIMENTO
O minucioso trabalho praticado pelas equipes de design resultou em uma sofisticação única, totalmente alinhada ao posicionamento do veículo. O exterior se destaca, além dos itens já mencionados, por elementos cromados, enquanto o ambiente interno é valorizado pela aplicação de materiais que conferem alto nível de requinte.
Suas prestações dinâmicas e equipamentos - como, por exemplo, o acesso ao veículo sem o uso de chave, rodas em alumínio de 18 polegadas, sistema de navegação com tela sensível ao toque e, ainda, uma câmera de segurança - são o reflexo de uma visão moderna e requintada dos veículos todo-terreno.
SUV VERSÁTIL E HABITÁVEL
A plataforma do 4008 tem como base a do 4007, que teve seu comprimento reduzido em 30 centímetros para produção do novo modelo. Sua grande distância entreeixos foi preservada para garantir espaço interno, tanto para os ocupantes dos bancos traseiros quanto para quem ocupa os assentos traseiros.
Essas características e dimensões exteriores (4,34 metros de comprimento, 1,80 metros de largura e altura de 1,63 metros) tornam o 4008 particularmente versátil, e sua habitabilidade se converte numa receita ideal tanto para o uso cotidiano, na cidade, quanto para o lazer.
TRANSMISSÃO 4X4 COM GESTÃO ELETRÔNICA
Na versão com tração integral, o condutor tem a possibilidade de selecionar três modos de transmissão: tração em duas rodas (2WD), tração nas quatro rodas (4WD) e bloqueio de tração nas quatro rodas (LOCK). Nos modos em que se utiliza a tração nas quatro rodas, a distribuição de torque entre a dianteira e a traseira é realizada eletronicamente.
No modo LOCK, a tração integral das quatro rodas é permanente, com o maior torque destinado às rodas traseiras. Esse tipo de transmissão representará mais de 80% do volume de vendas do 4008. O novo SUV 4x4 da Peugeot será oferecido somente em versão 4x4 em mercados específicos, entre eles o europeu.
MOTORES ADAPTADOS E COM ELEVADO NÍVEL DE PRESTAÇÕES
O Peugeot 4008 dispõe de quatro opções de motorização:
Gasolina - 1.6l (116 CV) / 15,2 mkgf, com caixa manual de cinco velocidades2.0l (150 CV) / 19,8 mkgf, com caixa manual de cinco velocidades ou CVT
Diesel HDI - 1.6l HDI FAP (112 CV) / 27 mkgf (28 mkgf com overboost), com caixa manual de seis velocidades1.8l HDI FAP (150 CV) / 30 mkgf, com caixa manual de seis velocidades.
Maravilhoso!
ResponderExcluir