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quinta-feira, 3 de março de 2016

HONDA CIVIC SI É ELEGANTE COMO UM JATINHO, É RÁPIDO COMO UM CARRO DE CORRIDA E CONFORTÁVEL E SEGURO. COMO OS MODELOS DA MARCA É UM CARRO CONFIÁVEL, TESTADO COM CERCA DE 20 MIL KM, O SI NÃO TEM BARULHOS. APESAR DE, PELA SUA PERFORMANCE, EXIGIR UMA SUSPENSÃO MAIS RÍGIDA QUE SUPORTE AS ALTAS VELOCIDADES QUE ATINGE: VAI DE 0 A 100 KM/H EM 7,6 SEGUNDOS E CHEGA AOS 231 KM/H. DURANTE O TESTE, O SI CHAMOU A ATENÇÃO PELA SUA BELEZA POR ONDE PASSOU. CUSTA R$ 129.000,00


Texto e fotos de Arnaldo Moreira


Posso tirar uma foto do carro? É muito lindo! Esta pergunta e esse elogio ouvi-os diversas vezes na última semana, período em que fiquei com o Honda Civic SI, um belo coupê, cor de laranja fire, para avaliá-lo e oferecer a minha opinião aos muitos leitores do Blog. 





O Honda Civic não era um desconhecido para mim. Possui dois, um 2004, adquirido, em 2008, com 40 mil km, que usei, até 2012, quando o troquei pelo New Civic, zero, que vendi, em 2014. Mas, o SI é especial. Pena não ter uma versão com câmbio automático.


Fabricado no Canadá, o Coupê SI, duas portas, é surpreendente, em termos de desempenho - como seria bom que viesse com turbo - que ao atingir as 1.700 rpm, faz o carro disparar para fazer 7,9 segundos de 0 a 100 km/h. Custa R$ 129.000,00.


O motor é o 2.4 Dohc-i Vtec, de 206 cv, com 23,9 kgfc a 4.400 rpm de torque, a 7.100 rpm, com transmissão de seis marchas, manual, curtas e muito bem ajustadas, conjunto que leva o SI, com facilidade, aos 200 km/h, para uma velocidade máxima de 231 km/h.



A nova geração dos Civic teve uma melhoria acentuada na suspensão e no SI, por suas características e status. O aperfeiçoamento da suspensão com a adoção do sistema multilink absorve bem os impactos das irregularidades das estradas e ruas e trouxe mais conforto.



O carro ficou melhor do que o antigo SI que andou pelo Brasil há cinco anos em forma de sedan. Apesar de nascer da mesma plataforma, o SI, como coupê, ganhou no tamanho do porta-malas e na beleza, mas perdeu espaço na traseira para passageiros mais altos.

Esta nova edição não trouxe dois itens de conforto e segurança existentes na versão sedan: o fechamento automático do vidro do carona com o segundo toque no botão e dos vidros ao trancar o carro pelo controle remoto.


Rodas de liga leve de 18", com pneus 225/40, direção com assistência elétrica EPS (Electric Power Steering), um cockpit confortável, instrumentos bem posicionados e de fácil leitura, o aerofólio traseiro, controle de estabilidade, dão a sensação de estar num carro de corrida.


O SI da Honda apresenta uma série de equipamentos de entretenimento e conectividade e de controle e informação de desempenho do motor, num cockpit marcado pela esportividade. Bancos ergométricos e confortáveis na frente compõem um ambiente agradável.


O painel - marcado pelo excesso de plásticos duros -,encimado pelo mostrador digital de velocidade tem integrado o display de LCD i-MID com a nova função Power Monitor, indicadora por meio de um gráfico de barras da evolução da potência do motor,


O volante de boa pegada tem controles do computador de bordo, do cruise control - piloto automático - do telefone, bluetooph e cd, mas o som mais melodioso é o ouvido quando o acelerador é pisado com vontade e se torna aquela melodia das pistas.


No painel central, o Display Audio, numa tela de 7” sensível ao toque que reproduz imagens da câmera de ré com três níveis (visão normal, com campo ampliado e de cima para baixo), além de informações do CD/MP3 player, Bluetooth, entradas USB e HDMI para iPod/iPhone.

É justo ressaltar a qualidade do som, um conjunto de áudio de alta definição com quatro alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer. Mas, o mesmo não diria do ar-condicionado, automático, que pelo preço do SI, merecia ser dual zone. 




O Civic Si 2015 traz teto solar elétrico, faróis de neblina, seis airbags, controle de estabilidade, encosto de cabeça nos cinco lugares que contam com cintos de três pontos. Mede 4,5 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,4 m de altura e 2,6 m de entre-eixos e pesa 1.359 kg.


Na traseira, a saída de escape cromada e o difusor de ar no para-choques, o aerofólio sobre a tampa do porta-malas, o desenho do teto mais inclinado emendando no vidro traseiro garante a beleza que tanto chama a atenção do SI pelas ruas.


A frente, mostra um carro agressivo e valente que nas arrancadas num sinal os que estavam a seu lado se transformam em pontos no retrovisor e na estrada garante seguras ultrapassagens. Uma luz vermelha se acende no painel mostra a melhor rotação.


Com todo esse desempenho, o motor garante baixo consumo e baixas emissões de poluentes. É reconfortante ver esse poderoso 2.4 de 206 cv, fazer 12,1 km/l, marcados no consumo instantâneo. A Honda anuncia consumos de 10 km/l na cidade e 14 km/l, na estrada.


Resta-me sugerir que passe numa concessionária Honda e faça um test-drive para sentir esse Civic coupê que satisfaz, sem dúvida, quem gosta de pilotar um carro sentindo-o na mão e pulsar um motor que fará, aposto, acelerar seu coração.



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