Um ônibus híbrido da Volvo começou a circular na linha de turismo da cidade de São Paulo, inaugurada neste final de semana.
O ônibus possui carroceria double deck com vista panorâmica e vai passar pelos principais pontos turísticos de São Paulo, como MASP, Mercado Municipal, Liberdade, parque Ibirapuera, Pátio do Collegio e Theatro Municipal.
Chamado de “Circular Turismo Sightseeing SP”, o ônibus é fruto de uma parceria entre SPTrans, CET e SPTuris.
Chamado de “Circular Turismo Sightseeing SP”, o ônibus é fruto de uma parceria entre SPTrans, CET e SPTuris.
O ponto de partida é a Estação da Luz, no centro da cidade.
Durante o trajeto, os passageiros receberão informações sobre a história e as curiosidades dos pontos visitados por meio de um sistema de voz, folder e um aplicativo para smartphones.
“O híbrido é um veículo ideal para este tipo de serviço. É silencioso e nao não emite poluentes nos momentos em que está parado nos pontos de embarque e desembarque de passageiros, trânsito ou nos semáforos”, afirma Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America.
O Circular Turismo possui tecnologia híbrida da Volvo e emite 50% menos material particulado (fumaça) e NOx (óxidos nocivos à saúde) que os veículos similares Euro 5 movidos à diesel. Além disso, pode emitir até 35% menos gás carbônico (CO2).
O modelo é equipado com dois motores, um elétrico e outro a diesel, que funcionam em paralelo ou de forma independente.
“O híbrido é um veículo ideal para este tipo de serviço. É silencioso e nao não emite poluentes nos momentos em que está parado nos pontos de embarque e desembarque de passageiros, trânsito ou nos semáforos”, afirma Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America.
O Circular Turismo possui tecnologia híbrida da Volvo e emite 50% menos material particulado (fumaça) e NOx (óxidos nocivos à saúde) que os veículos similares Euro 5 movidos à diesel. Além disso, pode emitir até 35% menos gás carbônico (CO2).
O modelo é equipado com dois motores, um elétrico e outro a diesel, que funcionam em paralelo ou de forma independente.
O veículo opera em modo 100% elétrico durante as arrancadas e quando está parado nos semáforos ou pontos de embarque e desembarque, momento em que não há emissão de poluentes e ruído.
A bateria do motor elétrico é recarregada durante as frenagens do veículo. Cada vez que se acionam os freios, a energia gerada pela desaceleração é utilizada para carregar a bateria.
Tecnologia consolidada
A tecnologia híbrida Volvo já está consolidada mundialmente. Desde 2010, quando começarem a ser produzidos em escala comercial, até hoje, mais de dois mil ônibus já foram vendidos.
A bateria do motor elétrico é recarregada durante as frenagens do veículo. Cada vez que se acionam os freios, a energia gerada pela desaceleração é utilizada para carregar a bateria.
A tecnologia híbrida Volvo já está consolidada mundialmente. Desde 2010, quando começarem a ser produzidos em escala comercial, até hoje, mais de dois mil ônibus já foram vendidos.
Os híbridos circulam em 21 países e cidades como Londres, Edimburgo, Viena, Estolcomo, Gotemburgo, Curitiba e Bogotá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário