*Texto e fotos: Arnaldo Moreira
Um novo SUV chega ao segmento mais acirrado do mercado automotivo brasileiro com a chancela da Caoa Chery, o Tiggo7, apresentado à Imprensa especializada, ontem, em São Paulo.
O Tiggo7, montado na fábrica de Análopolis (GO), chega em duas versões, T e TXS, ambas, com motor 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 kgfm de torque, aliado a um câmbio automático DTC de seis velocidades. A versão T custa R$ 106.990 e a TXS R$ 116.990. Ambas têm garantia de cinco anos para motor e câmbio.
No test-drive entre São Paulo e Cabreúva, uma bela região serrana, a 100 km da capital, onde se localiza o Templo Budista Centro de Meditação Kadampa Brasil, o Tiggo7 se revelou um carro especialmente familiar muito bem equipado tecnologicamente, de fato bem espaçoso para passageiros e bagagens e confortável.
O acabamento é esmerado com realce para a forração de material emborrachado do painel, sem o uso de plásticos que geram os costumeiros barulhos. Tem volante, forração de portas e bancos de couro o que lhe confere um ar de carro premium.
O único reparo fica por conta do isolamento acústico menos eficiente na traseira do que na frente se percebendo mais forte o ruído da rodagem e batidas secas da suspensão sempre que passa pelos desníveis do piso, menos perceptíveis na dianteira.
Na estrada o Tiggo7 teve um comportamento firme graças à direção elétrica e ao equilíbrio de sua construção. O desempenho do carro é muito satisfatório em função do turbo que dá ao motor de 4 cilindros 1.5, a força de que precisa para uma direção segura e mais rápida. Tanto nos arranques quanto nas retomadas em ultrapassagens o motor não deixa a desejar e responde dentro das necessidades para manobras seguras.
A posição ao volante, que tem ajustes de altura e profundidade, com a regulagem elétrica do banco fica mais precisa, e vale ressaltar o conforto do banco traseiro com espaço para pernas - por conta da longa distância entre-eixos de 2.670 mm, e a cabeça longe do teto panorâmico elétrico.
Estribos facilitam o acesso ao SUV que tem altura do solo de 16 cm, garantia para transpor facilmente os quebra-molas espalhados pelas ruas e estradas.
As medidas do novo Tiggo são igualmente generosas: 4.505 mm de comprimento, 1.837 mm de largura e 1.670 de altura. Além disso, o porta-malas tem capacidade para 414 litros, aumentando paraa 1.100 l com o encosto do banco traseiro rebatido.
Na apresentação do carro, no Hotel Pullman, o presidente da Caoa Chery, Márcio Alfonso, fez questão de explicar as bases do designer do carro, que identificou como “contemporâneo”, criado pelos designers da fábrica da Chery na China. Diria que, em relação ao Tiggo2 e ao TiggoX5, o Tiggo7 tem linhas mais austeras, mas não posso deixar de citar a poética explicação que define o que os designers quiseram mostrar: “as linhas do Tiggo7 se inspiram na fluidez das águas que transmitem ideia de constante movimento”.
E descreve: "Sua frente, com proporções bem definidas, traz uma ligação cromada que atravessa a grade, interligando os faróis e exaltando a elegância do estilo. Os faróis de neblina possuem função de auxílio em manobras de estacionamento e os faróis principais contam com acendimento automático".
No capítulo iluminação, o Tiggo7 tem um conjunto ótico - que inclui luz de presença diurna em LED - moderno e elegante que decora a frente do SUV.
Na traseira, as lanternas, também em LED, se insinuam pelas laterais enriquecendo essa ampla área.
Mas a bossa do carro é o nome Tiggo projetado no chão ao serem abertas as portas dianteiras, que tem o objetivo de, também, iluminar a área para quem estiver entrando no carro.
Segurança é o item mais precioso de qualquer carro e o Tiggo7 traz de fábrica uma câmera com visão de 360°, que permite ao motorista um controle em tempo real dos arredores do veículo, minimizando a “zona cega” durante manobras e estacionamento, além da câmera de ré que integra o sistema multimídia de 9 polegadas, com tela de sensível ao toque, instalada no centro do painel onde são controlados o ar-condicionado (Dual Zone), sistema de áudio e Bluetooth, espelhamento Android e Apple CarPlay, e ainda, controles de funções do veículo.
No volante, e pegada agradável, há comandos de som e do computador de bordo visíveis na tela de 4,8” no painel de instrumentos.
O sistema de propulsão com o motor Turbo Flex, de duplo comando de válvulas variável (VVT), coletor de admissão variável (VIS), gera potência máxima de 150 cv / 147 cv (Etanol/Gasolina) a 5.500 rpm e torque máximo de 21,4 kgfm, o que significa um bom desempenho em estrada – comprovado em 200 km de do test-drive. Tem controle de estabilidade, de tração e assistente de partida em rampa, Hill Hold Control (HHC).
A transmissão de dupla embreagem (DCT) é de seis velocidades com passagens suaves e imperceptíveis, registrando-se um pequeno delay entre o momento da aceleração e a resposta do câmbio, o que é absolutamente normal num câmbio automático. As marchas podem se trocadas manualmente com um leve toque na alavanca de câmbio.
O motorista pode escolher o modo de condução ECO, mais econômico, ou o Sport, de maior consumo, mas que permite uma direção mais esportiva, pois o motor funciona com a rotação mais elevada para respostas mais rápidas. Uma pena, o carro não possuir o modo de trocas no volante nas chamadas borboletas (paddle shift).
O Tiggo7 não possui opcionais, todos os equipamentos são de fábrica. Apenas a versão TXS vem com mais cinco itens que a versão T: rodas de 18”, teto solar, bancos e alavanca de câmbio revestidos de couro, câmera de visão 360º e encosto de braço com lugar para copos no banco traseiro.
Inúmeros modelos de várias marcas vêm equipados já com medidor de pressão dos pneus, o Tiggo7 oferece a pressão e a temperatura de cada pneu. E ainda no item segurança o carro vem com sensores de chuva e de estacionamento na traseira e na frente, botão de ignição start & stop, controle automático de velocidade (cruise control), air bags frontais, laterais dianteiros e de cortina, freio de estacionamento elétrico, e um sensor de fadiga que alerta quando motorista altera a forma como está dirigindo.
Assista abrindo o link:
* Arnaldo Moreira viajou a convite da Caoa Chery
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário