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quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

A Volvo CE anuncia bons resultados de sua atividade no Brasil e na América Latina em 2018



A Volvo Construction Equipment Latin America teve um bom desempenho em 2018, principalmente no Brasil. Juntas, Volvo e SDLG cresceram 47,7% no mercado brasileiro no ano passado, na comparação com o exercício anterior. Somente a Volvo aumentou suas vendas em 67,4% no Brasil. A expansão das vendas é resultado principalmente da retomada da economia no Brasil e do crescimento do setor de equipamentos de construção. Em 2018 a Volvo CE também bateu um recorde de número de lançamentos de novas máquinas na América Latina.

“Os números mostram a continuidade da recuperação da economia. Praticamente todas as linhas de máquinas apresentaram aumento de vendas no País, depois de um período bastante difícil”, declara Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE Latin America. 
No segmento de máquinas de grande porte (carregadeiras, escavadeiras e caminhões articulados), a Volvo também teve uma boa performance, aumentando suas vendas em 59%, resultado ligeiramente acima do mercado total.
A SDLG é uma empresa pertencente à Volvo CE e já representa um terço dos negócios. Ambas as marcas convivem nos mercados onde estão presentes. 
A Volvo oferece equipamentos com grande produtividade, alta tecnologia embarcada e serviços de telemática, enquanto a SDLG comercializa máquinas com ótima relação custo-benefício e tecnologia na medida certa.

Escavadeiras e carregadeiras
A maior parte das vendas da Volvo foi de escavadeiras e carregadeiras. “São máquinas de diferentes portes com grande aceitação em vários segmentos da economia, principalmente em virtude de sua grande produtividade e alto grau de tecnologia embarcada”, destaca Luiz Marcelo. 

“As carregadeiras Volvo, por exemplo, são muito utilizadas numa variada gama de tarefas e boa parte delas é vendida para o segmento de construção”, complementa Gilson Capato, diretor comercial da Volvo CE no Brasil.

Os segmentos que mais se destacaram em 2018 na aquisição de carregadeiras e escavadeiras da marca foram a mineração, principalmente de metais nobres, e a atividade florestal, que usa estes modelos em toda a sua cadeia produtiva – desde o corte e o processamento, passando pelo transporte na floresta, até tarefas dentro da indústria.

Agronegócio
Outro setor que no ano passado firmou-se como um importante negócio foi o agribusiness. Os equipamentos da Volvo e da SDLG estão trabalhando na movimentação de adubos e fertilizantes, nos portos, nas fazendas e em atividades correlatas. 

“O agronegócio é um setor que está sempre batendo recordes. É um dos mais competitivos do mundo e cada vez mais busca adquirir equipamentos adequados para sua produtividade”, afirma Capato. 

Outros segmentos em destaque no ano passado para as máquinas da Volvo foram as empresas de celulose e exportação de laminados, manejo de madeira, os setores ceramista e de desagregação de material, além da indústria siderúrgica e a movimentação de minério de ferro.


Região hispânica
A região hispânica apresentou um bom resultado de uma maneira geral. Com exceção da Argentina, todos os principais mercados da região cresceram na comparação com o ano anterior. Somando-se Volvo e SDLG, o Brasil teve uma participação maior nas vendas no continente, com 56%, ante 44% da região hispânica.


Volvo lança o Co-Pilot, inovador 
sistema de assistência ao operador

A Volvo Construction Equipment está lançando o revolucionário sistema Co-Pilot na América Latina. A estreia acontece com as plataformas Load Assist e Haul Assist, para carregadeiras e caminhões articulados. “O sistema irá aumentar ainda mais a eficiência e produtividade de nossos equipamentos e contribuirá para a rentabilidade dos negócios de nossos clientes”, declara Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE Latin America.

“É uma tecnologia que contribui para gerar melhores resultados na operação, entregando maior qualidade em menos tempo e com menos esforço do operador”, complementa Gilson Capato, diretor comercial da Volvo CE no Brasil. “O Co-Pilot estabelece um novo patamar para o setor, colocando o usuário no centro da operação. Com seus aplicativos inteligentes para assistência, o sistema possibilita aos operadores trabalharem de forma cada vez mais eficiente e segura”, destaca Boris Sánchez, gerente de suporte regional a vendas da Volvo CE LA.

O sistema Co-Pilot serve de base para diversas plataformas de aplicativos de assistência ao operador. Cada plataforma de aplicativos está sendo lançada com um ou mais aplicativos. A gama de aplicativos irá aumentando com o desenvolvimento tecnológico e as demandas dos clientes nos diversos segmentos e aplicações.

Load Assist

As carregadeiras L150H, L180H, L220H e L260H, já lançadas no mercado latino-americano, têm agora à disposição a plataforma chamada Load Assist, ou assistente de carregamento. O Load Assist está sendo lançado com dois aplicativos: sistema de medição de carga e câmera de visibilidade traseira.

O sistema de medição de carga foi projetado para fornecer ao operador informação precisa e em tempo real sobre a condição de carga. Ao evitar excesso ou falta de carga, além do desgaste adicional de máquina e até mesmo eventuais multas contratuais, o Load Assist promove uma operação com eficiência máxima e maior segurança. Totalmente automático, o sistema registra toda informação de carga e as medições são exibidas para o operador na tela dentro da cabine.

Load Assist é ideal para aplicações de ciclo curto ou carregamento de caminhões, em projetos de pedreiras, mineração e infraestrutura. O sistema é dinâmico e torna a operação de carga mais eficiente, diminuindo o desperdício de material, garantindo ciclos de carga mais rápidos e aumentando a produtividade.

Haul Assist

O Haul Assist é a plataforma de aplicativos para caminhões articulados Volvo. Estará disponível para os modelos A25G, A30G, A45 G e A60H. O primeiro aplicativo da plataforma Haul Assist é o sistema de pesagem a bordo. Da mesma forma que o Load Assist, os dados coletados podem ser acessados remotamente graças ao sistema de telemática Caretrack, facilitando a gestão da produção e da frota de transporte.

Futuramente, outros aplicativos serão lançados visando melhorar a eficiência da operação, não limitando-se apenas à operação dos equipamentos de forma isolada, mas à frota como uma operação sistêmica, através de maior conectividade entre as máquinas. 
“Na lista de aplicativos futuros para Haul Assist, por exemplo, teremos aplicativos que permitem visualizar o local de trabalho e a localização dos diversos equipamentos (Site Map) e aplicativos que, em função desta localização, sugiram a velocidade de deslocamento (Speed Advisor). Isto promove não apenas eficiência operacional como principalmente segurança na operação”, finaliza Sánchez.
Volvo CE quer 1 mil máquinas monitoradas com ActiveCare Direct™ até o final de 2019

A Volvo Construction Equipment espera alcançar perto de 1 mil máquinas monitoradas com o ActiveCare Direct (ACD) na América Latina até o final deste ano. A projeção é fruto dos excelentes resultados que vêm sendo obtidos com o novo serviço. Lançado recentemente no Brasil, o ACD é uma solução de monitoramento proativo da frota de equipamentos da marca, com informações obtidas por meio do sistema de telemática CareTrack™.


Somente neste período inicial de cinco meses em 2018, o potencial de economia com prevenção chegou a R$ 350 mil em 250 máquinas monitoradas. 

Funcionando durante todo o tempo em que o equipamento está trabalhando, o ACD detecta uma série de situações, desde o uso excessivo da marcha lenta e erros operacionais, até o consumo exagerado de combustível e eventuais riscos de falhas da máquina. 

Em muitos casos, o serviço é muito útil para mostrar que existem oportunidades de melhoria na operação, por meio de treinamento dos operadores.

As máquinas da Volvo já saem com o ACD de fábrica desde dezembro de 2018, numa campanha que não prevê custos de subscrição durante um ano. Basta o cliente manifestar interesse em ativá-lo. 

“Cada vez mais os clientes enxergam a importância de serem proativos e de otimizarem as frotas, cortando custos desnecessários”, afirma Alexandre Flatschart, diretor de Customer Solutions da Volvo CE LA. Ele diz que a meta é praticamente triplicar a base de equipamentos com o sistema até o final deste ano.

Prevenir paradas não planejadas

“O ACD é uma excelente ferramenta para aumentar a disponibilidade dos equipamentos ao se prevenir paradas não planejadas”, complementa Renan Wagner, responsável pela área de Desenvolvimento de Negócios de Pós-Venda da Volvo CE LA. No Brasil, as empresas que já optaram por ativar o ACD atuam em diversas áreas, desde mineração e pedreiras, passando por movimentação de calcário e pelo segmento de concreto, até o setor de construção civil pesada.

“A frota monitorada com ACD está crescendo desde que o serviço começou a funcionar, porque a percepção dos benefícios é imediata”, destaca Leonardo Zaia, que coordena o trabalho de monitoramento. O ACD detecta o uso excessivo da marcha lenta e erros operacionais, o consumo de diesel, eventuais riscos de falhas da máquina e uma série de outras situações. 

“Em muitos casos podemos atuar promovendo melhorias no treinamento de operadores, almejando diminuir custos e aumentar a disponibilidade dos equipamentos”, destaca Zaia.

Tudo é feito ​​em tempo real, acompanhando a integridade e o desempenho da máquina. Usando esses dados, a Volvo regularmente gera relatórios indicando possíveis oportunidades para aumentar a produtividade e diminuir os custos operacionais, alertando, por exemplo, sobre a necessidade de troca de alguma peça ou sobre algum problema recorrente. 

“O ACD garante maior previsibilidade na manutenção, permitindo ações preventivas que podem evitar a quebra de componentes mais caros e o desembolso de um valor maiorfato que normalmente ocorre em intervenções corretivas”, explica Samuel Albuquerque, gerente de Marketing e Vendas de Peças da Volvo CE LA.

Relatórios detalhados

Os relatórios do ACD permitem visualizar o percentual de utilização da máquina trabalhando em relação ao tempo ocioso – sem produzir. Esta comparação pode ser para a frota inteira ou somente para um equipamento, separando por modelo, tipo e aplicação. 

Além de todos os dados de consumo de combustível, o sistema gera e-mails para o distribuidor Volvo, orientando sobre o passo a passo para a solução dos problemas identificados via códigos de falha.

Casos de uso indevido do equipamento também são registrados para identificar necessidades de treinamento do operador, como, por exemplo, no caso de reversão em alta velocidade e desligamento do turbo a quente. As informações ajudam o cliente, a Volvo e o distribuidor a identificar as ações que podem afetar disponibilidade da máquina.

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