A dúvida é pertinente mas não há uma resposta definitiva porque esta tudo depende das circunstâncias e dos carros, em particular. Há muitos relatos que indicam que carregar o celular no carro pode danificar a bateria do equipamento ou até a bateria do carro.
Tudo indica que nos carros mais recentes e modernos, pelo menos nos importados da Europa onde há regulamentos mais apertados nesse sentido, não há riscos em carregar o smartphone no USB do veículo.
Mesmo que a energia fornecida pelo USB do carro possa ser controlada e sem picos que ponham os componentes do telefone em causa, há modelos que têm maior ou menor amperagem na interface USB (influencia a velocidade de carregamento) – pode ir dos 500 mAh, 1000 mAh ou até 2,1A.
No caso dos carregadores de isqueiro tudo dependerá da qualidade da energia fornecida. É bom ficar atento ao sobreaquecimento, que não é um bom sinal.
Baterias a salvo?
No caso das baterias do automóvel também tudo depende do seu estado. Daí que, quando mais recente for o carro, mais provável é que esteja a salvo.
O melhor a fazer é usar os recursos que o carro oferece e estar atento ao comportamento da bateria do carro e da bateria do celular. Vale o bom senso e a atenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário