Jovens na faixa entre 20 e 30 anos, universitários ou recém-graduados é o novo perfil de candidatos à franquia identificado pela Jani-King Brasil – franqueadora de limpeza comercial. A tendência, que vem crescendo desde o ano passado, foi confirmada pelo balanço das perspectivas de negócios geradas pela participação da empresa na ABF Expo Franchising – maior feira de franquias da América Latina – no final de junho.
A tendência já vinha chamando a atenção, desde o ano passado.
“Nosso perfil tradicional de franqueados que sempre foi masculino dos 30 anos em diante, está passando por uma radical transformação”, conta Christian Rojas, CEO da Jani-King Brasil. “Este dado reflete claramente o momento social e econômico do país: a dificuldade para conseguir o primeiro emprego”.
O ingresso do jovem brasileiro no mercado de trabalho formal ocorre cada vez mais tarde. Em média, a primeira carteira assinada só acontece aos 28,6 anos, segundo levantamento da consultoria iDados a partir dos dados de 2017 da Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Neste cenário, o empreendedorismo surge como a alternativa natural e o setor de franquia como opção mais segura de investimento num modelo de negócio comprovado.
Para Rojas, o interesse dos jovens pelo mercado de limpeza, que também é um dado novo, passa pela transformação digital do modelo negócio e pela profissionalização da atividade.
“A visão da limpeza como atividade quase informal, desapareceu já há algumas décadas”, diz ele. “Hoje métricas de performance, KPIs, treinamento intensivo, recursos digitais e a automação de alguns processos compõe uma estrutura de negócio claramente entendida por recém-graduados ou universitários, principalmente oriundos da área de administração”.
Para atender a este novo perfil, a Jani-King já prepara novos treinamentos e novos planos de franquia.
“Muitos dos jovens empreendedores estavam acompanhados de suas famílias, o que demonstra a preocupação dos pais em assegurar o futuro laboral dos filhos com um negócio próprio. Ou seja, já há uma consciência que melhor é trocar o investimento no “primeiro carro”, pelo “primeiro negócio”. Entendemos que em muitos casos, a família terá papel importante na escolha, acompanhamento e suporte do jovem empreendedor e para isso estamos preparando novas dinâmicas que incluam os responsáveis em todo o processo”, finaliza o CEO da Jani-King Brasil.
Das cerca de 400 visitas recebidas durante a ABF Expo Franchising, a franqueadora estima que 15% resultem em novas franquias da marca nos próximos três meses, principalmente nas regiões sul e sudoeste.
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