Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Coluna Minas Turismo Gerais no Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira e muito mais



Coluna 
Minas Turismo Gerais

Jornalista Sérgio Moreira





19º ENCONTRO DA HOTELARIA E 
GASTRONOMIA MINEIRA 

Um evento que aconteceu no dia 5 de julho, no Inhotim, em Brumadinho, graças a uma parceria inédita entre a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA e o Instituto Inhotim, reuniu pela primeira vez mais de 300 pessoas do trade turístico (eventos, hotelaria, restaurantes) no maior museu a céu aberto de arte contemporânea do mundo. 

O Encontro proporcionou aos participantes se reciclar, conhecer novidades do mercado e fazer networking e Importantes empresas participaram da mostra de produtos e serviços e prospectaram negócios com os empresários e profissionais do setor.



Na solenidade de abertura do evento estiveram presentes, Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, Alexandre Sampaio de Abreu, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA, Newton Cardoso Filho, deputado federal e presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal, Marina Simião, superintendente da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, professor Irineu, deputado estadual e presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Avimar de Melo Barcelos, prefeito de Brumadinho, Maria Luiza Maia de Oliveira, presidente interina do Sistema Fecomércio MG Sesc Senac, Gilberto de Castro, presidente do Belotur, Jair Aguiar, presidente do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, Aguinaldo Diniz Filho, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais, José Mauricio Gomes, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens ABAV-MG, entre outros.

Bruno Guimarães - Vert Hotéis, Jair Aguiar Neto - Actuall Hotel, Cristiano Lopes, Cristiano Jardim - BH Airport, Hernane de Castro - BHC&VB, Alisson Martins e a equipe do Ouro Minas Palace Hotel


O evento visou também contribuir para a atualização e capacitação profissional e a análise do cenário atual e das tendências do mercado.

Para isso, contou uma programação extensa de palestras com renomados profissionais do setor:
MINERAÇÃO A NOSSA ORIGEM, TURISMO O NOSSO FUTURO! As atividades são reconciliáveis, com Wilson Brumer - Instituto Brasileiro de Mineração IBRAM e Mauro Werkema - professor, jornalista e escritor;

PAINEL TENDÊNCIAS E INDICADORES ECONÔMICOS DE VIAGENS E EVENTOS CORPORATIVOS, com Alexandre Gehlen, presidente da Rede intercity de Hotéis; Rodrigo Mangerotti, gerente-geral do Mercure BH Lourdes, Rodrigo Cançado, diretor do Intercity BH Expor e Guilherme Sanson, gerente-geral do Ibis BH;

PAINEL CONSTRUINDO UMA CARREIRA NA HOTELARIA - DE ESTAGIÁRIO A GERENTE GERAL, com Antônio Henrique Borges - diretor do SENAC Departamento Nacional e Acácio Pinto, diretor de Operações da Vert Hotéis e Atlântica Hotels;

HOTEL INDEPENDENTE – PADRONIZAÇÃO OPERACIONAL E POSICIONAMENTO MERCADOLÓGICO, com Alisson Martins - gerente Nacional de Vendas Ouro Minas Palace Hotel;

INCREMENTE SUAS VENDAS! CANAIS ELETRÔNICOS E PROGRAMA DE FIDELIZAÇÃO, com Bruno Guimarães, - diretor de Marketing e Vendas da Vert Hotéis;

PAINEL EVENTOS CORPORATIVOS, CULTURAIS E TEMÁTICOS – Captação, Infraestrutura e Promoção, com Jair Aguiar Neto - presidente do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, Felipe Pereira, diretora do Comida di Buteco, Nelson Cunha - diretor da Minasplan Eventos e Cristiano Jardim, gerente do BH Airport;

PAINEL GASTRONOMIA UMA RECEITA PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO, com os chefs Édson Puiati e Felipe Leroy;

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS NA HOTELARIA, com Marco Túlio Quina - diretor da Real Hotelaria Consultoria, Gestão e Projetos;

POSTURA, ETIQUETA E CONSULTORIA DE IMAGEM PROFISSIONAL, com Patrícia Moreira – diretora da Patrícia Moreira Eventos;

TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA GOVERNANÇA HOTELEIRA, com Maria José Dantas - presidente da Associação Brasileira de Governantas e Profissionais de Hotelaria – ABG.


As artes contemporâneas espalhadas pelo Inhotim encantam o público

O Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira é uma promoção da FBHA, e tem na organização, o seu idealizador Marcos Valério Rocha, coordenador regional da entidade em Minas Gerais. 

O evento contou com o patrocínio da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, e o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Associação Brasileira de Hotéis – ABIH-MG, do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, entre outras entidades. A 20ª edição do Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira está programada para o mês de novembro.

Jornalistas de Turismo debatem em Santa Catarina

Pirituba recebeu jornalistas de turismo profissionais de diversos estados brasileiros para debater o Potencial Turístico e Apreciação do Trade Local da Capital Turística do Alto Uruguai Catarinense, do dia 27 a 30 de junho.

 Reunião da ABRAJET foi debatido diversos assuntos relevantes a entidade

O evento que teve início no dia 27, com uma mostra do Kerb, principal festividade do município, oferecida aos convidados. No dia 28, foi realizada a reunião da ABRAJET- Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, com a presença de presidentes e diretores de 14 estados. 

Jornalistas participantes do encontro
Foi a primeira reunião da nova diretoria eleita em novembro do ano passado, presidida por Evandro Novak, de Santa Catarina. A reunião durou cerca de nove horas.

Thermas Piratuba Park Hotel

No dia 28, foi realizado o Fórum Nacional sobre o Potencial Turístico, com uma série de palestras mediadas pelo empresário hoteleiro, Wilson Macedo, que marcou os debates do Fórum.
O evento conduzido pelo jornalista Evandro Novak, presidente nacional da ABRAJET, homenageou convidados, com os vinhos finos da cidade de Pinheiro Preto, que é reconhecida como a Capital Catarinense do Vinho, abrindo espaço para a exposição dos "incríveis potenciais turísticos brasileiros, com ênfase na Região Sul do País".
Entre os palestrantes, esteve a vice-prefeita de Ponta Grossa, (PR), professora Elizabeth Silveira Schimidt, o deputado estadual de Santa Catarina, Ivan Naatz, presidente da Comissão de Turismo da ALESC, além do jornalista José Carlos D'Ávila, de Porto Alegre, RS.
O presidente das Termas Pirituba, Jair Gomes, participou e elogiou o encontro representando as autoridades locais ligadas ao Turismo.

Thermas de Piratuba recebem milhares de turistas do Brasil e exterior

Jornalistas de vários estados
Para encerrar as atividades, houve um jantar de confraternização, servido à moda italiana, no restaurante do Termas Park Hotel, congregou jornalistas associados à ABRAJET e convidados.
No dia 29, foram dois passeios especiais. Em um deles os jornalistas visitaram as Termas Piratuba, onde puderam apreciar todos os atrativos do parque. No segundo passeio, os profissionais literalmente viajaram no tempo à bordo de um trem centenário, rumo ao passado histórico da Ferrovia São Paulo – Rio Grande, indo de Piratuba (SC), a Marcelino Ramos (RS), viagem de 25 km, com duração em média de duas horas, em uma Maria Fumaça, que remeteu todos ao trem histórico da década de 30.

Maria Fumaça viaja de Piratuba, em Santa Catarina a 

Marcelino Ramos, no rio Grande do Sul.


O apito da chegada da composição ferroviária do Trem das Termas a Estação Rio do Peixe, no fim da tarde do sábado, anunciou o final do Fórum Nacional do Potencial Turístico do Sul do Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – (ABRAJET) em Pirituba, SC, cidade de cerca de 7 mil habitantes, que recebe por ano aproximadamente 1 milhão de turistas para desfrutar das belezas da cidade e das deliciosas águas termais.  
 ________________________________________________________________________
 sergio51moreira@bol.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.