Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 31 de dezembro de 2022

Sávio Neves: Missão cumprida, agora são 10 anos de muito trabalho pela frente para cumprir o Plano Estratégico do Turismo fluminense

Por Sávio Neves *

Inspirado no belo texto intitulado MISSÃO CUMPRIDA, do querido Mestre, Ministro Lummerz, com quem tive a honra de dividir a Plenária do Fórum de Secretários Estaduais do Brasil, tambem estou encerrando  minha colaboração na gestão pública, no honroso cargo de Secretário de Turismo do Rio de Janeiro, do Governo Cláudio Castro.

Alguns projetos e programas já iniciados e que ficam para sua consolidação no futuro, outros que começaram nos últimos 10 meses e que já conseguimos entregar neste período... a marca da continuidade, por si só, já faz uma enorme diferença em um Estado que tem a nociva cultura da política de descontinuidade. Isto afeta o ritmo, prazos,  motivação da equipe, otimização de recursos, mobilização das pessoas envolvidas nos projetos... perde -se energia, tempo e dinheiro com esta prática nefasta.

No Turismo fluminense, para a saudável retomada pós pandemia, e desde seu enfrentamento, felizmente temos tido uma sucessão de gestão pública complementares e sequenciais, do mesmo grupo que compartilha o entendimento de que para avançar no Turismo, como importante atividade econômica do Estado, Vocação natural, precisamos consolidar a união entre a iniciativa privada e o Poder Público, tendo o Conselho Estadual como catalizador e o guardião dos avanços .

E assim tem sido nos últimos anos, passando pelos Secretários, Grão Mestre Nilo Sergio Félix, Otavio Leite, Adriana Homem de Carvalho e Gustavo Tutuca.

Entre as muitas realizações, aquela que mais me enche de orgulho e perspectivas pro futuro brilhante onde nosso setor pode se apoiar, foi a entrega do Plano Estratégico do Turismo para os próximos 10 anos.

Neste inedito compêndio, que levou mais  de 2 anos para ser entregue, em parceria com a UFF,  foi feito um estudo aprofundado de todo inventário turístico do Estado, nas 12 regiões geoturisticas.

Em um segundo capitulo, projetamos para 2032 o TURISMO que o Rio de Janeiro merece e a sua sociedade espera para utilizar todo seu potencial de mercado.

E, no exercício mais importante, no terceiro caput, elencamos todas ações de curto, médio e longo prazos a serem realizadas durante o período do decênio para se atingir as metas projetadas.  

Números insignificantes que hoje refletem o segmento, constrangem seus agentes e operadores.

Participação de apenas 5,49 % do PIB Estadual, 800 mil empregos, 1.2 milhão de turistas estrangeiros e menos de 15 milhões de turistas domésticos, são reflexos de um Turismo esgotado, derrapante, sem o  investimento que sua importância e tamanho merecem.


O Turismo do Brasil só será pujante quando o Turismo do Rio estiver vigoroso, forte, virtuoso.

É um grande equívoco, que se repete sucessivamente  pela Administração Central, não fortalecer a infraestrutura do Rio, com seus Portos, Aeroportos, Rodovias, Ferrovias, Píer, Ilhas, Fortificações Militares, Parques e Unidades de Conservação Ambiental ... tudo competência Federal que atinge diretamente a atividade turística no Rio.

Prédios tombados, abandonados, que teriam uso de grande utilidade para prestação de serviços turísticos, como a Gare Leopoldina, Edifício A NOITE e tantos outros...

Há mais de 25 anos a Embratur, e depois o Ministério, investem sem sucesso, na substituição do Rio do seu papel fundamental de promover e divulgar o Brasil no exterior.

Ignorantes e neófitos no tema, não compreendem que fabricar um novo garoto propaganda custa muito dinheiro e muito tempo ...

Dinheiro e tempo que o Turismo do Brasil não tem. Pra consolidar um destino internacional, que vá atrair visitantes pro Brasil e, a partir daí, irradiar pra outras Cidades brasileiras, exige-se criar uma história, arquitetura, cultura, ginga, música, gastronomia, sotaque... O Rio está pronto para ser o Garoto Propaganda do Brasil, repaginado e revigorado. Agora é a hora de "arrumar a casa", que significa requalificar sua infraestrutura e tratar a questão da segurança total, TOLERÂNCIA ZERO, nos corredores turísticos, como prioridade máxima.

Com estes dois mantras, o Rio estará pronto pra desempenhar seu papel de ajudar o Brasil a triplicar o número de visitantes estrangeiros que há 25 anos teima em empacar no mesmo patamar vergonhoso.

Temos o Melhor vendedor!

Aproveitar o Zé Carioca, personagem criado ha 80 anos pelo próprio Walt Disney, maior centro de entretenimento do mundo, presente em todo planeta, para "vender" o Rio no exterior... só os Parques da Disney da Flórida, recebem 50 milhões de pessoas/ano;

Temos o Melhor WELCOME! 

Implantar a ligação aquaviaria por Hovercrafts, entre os dois aeroportos do Estado ligados por uma linda e famosa Baía da Guanabara, abrindo para o visitante a mais espetacular janela do Rio na sua chegada;

Vamos ganhar o Oscar de Hollywood!

Investir em produções cinematográficas de qualidade internacional que tenham o Rio como paisagem de todo roteiro;

Fazer o melhor Calendário de mega eventos do mundo!

Contratar mais 10 mega eventos, música e esporte, do tamanho do Réveillon, Carnaval e Rock in Rio, para completar o álbum de 12 eventos anuais, um em cada mês;

Somos o Berço da Música MPB!

Fazer do novo MIS a casa da Bossa Nova;

Investir na Cidade do Samba, com programação diária, o ano inteiro, de alto padrão de servico;

Criar Facilidades!

Implementar o TAX FREE;

Criar o Portal de Eventos!!!

Transformar o Rio em um grande Polo de Eventos corporativos, de pequeno, médio e grande portes, diminuindo a burocracia e riscos institucionais para os promotores de Feiras;

Enfim, seguir a "receita de bolo" prevista no Plano Estratégico para os próximos 10 anos, especialmente no que se refere à investimento em Promoção do Rio, é a fórmula de sucesso que os principais destinos do mundo, nossos concorrentes, que mais recebem turistas, adotaram a tempos, e hoje colhem excelentes resultados econômicos e fortalecem sua Balança Comercial. 

A Missão é comprida, mas sabemos onde chegar para cumpri-la!

* Sávio Neves é empresário, engenheiro, diretor do Trem do Corcovado, ex-secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e membro do SKÅL Internacional do Rio de Janeiro.

Fotos: Divulgação

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Relatório de Tendências da Ford mostra as expectativas dos consumidores para 2023




A Ford divulgou o seu tradicional Relatório Anual de Tendências, mostrando os principais temas e sentimentos que devem influenciar o comportamento dos consumidores em 2023. O estudo é feito a partir de pesquisas realizadas na América do Norte, Europa, América Latina, Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África, com recortes por gênero e gerações.

A sensação de insegurança, a relação de amor e ódio com a tecnologia, a tendência ao escapismo e o otimismo moderado quanto ao futuro estão entre os tópicos presentes na mente da maioria das pessoas ao redor do mundo. Veja abaixo algumas das conclusões do relatório.

Buscando o lado bom das coisas
Em um mundo de grandes tensões e transformações, não espanta que 58% dos adultos revelem estar experimentando sentimentos de esgotamento na vida em geral. Felizmente, a maioria das pessoas acredita que a sociedade estará mais forte em cinco anos. Ou seja, não desistiram da busca da felicidade duradoura – mas, por enquanto, contentam-se com pequenas conquistas do dia a dia.

Enfrentando nossos medos
Globalmente, 67% dos adultos afirmam ter tomado medidas para aumentar a sua segurança pessoal, número que cresce para 78% dos homens e 71% das mulheres da Geração Z. Em uma era de disrupção, declínio da confiança institucional e uma perspectiva econômica preocupante, as ações para promover a autoconfiança estão em alta. 

Estamos avaliando nossos medos: quais medos são iminentes e representam uma ameaça imediata, versus os medos que parecem distantes e representam uma ameaça existencial. Os consumidores estão procurando maneiras de enfrentar seus medos e seguir um caminho melhor. Assim, da próxima vez em que o instinto de fugir ou lutar for acionado, eles terão pelo menos um plano de ação.


Tomada de posição
Sessenta e quatro por cento das pessoas não se sentem representadas nas conversas políticas hoje. Os números variam de acordo com o país, mas permanecem consistentes entre os gêneros e gerações. Protestos políticos estão dando lugar a boicotes de consumidores e a maioria das pessoas espera que as marcas se posicionem sobre questões sociais e ambientais. 

Cada vez mais, os consumidores estão aproveitando o seu poder de compra para incentivar as empresas a apoiar questões que lhes são caras. Para 83% dos consumidores, as empresas devem pagar por seus danos ambientais ou humanitários e 50% acreditam que as marcas devem responsabilizar os funcionários até pelas coisas que dizem e fazem fora do trabalho. Será interessante ver até onde isso vai.

A tecnologia que amamos e odiamos
A tecnologia continua a transformar o modo como nos conectamos e interagimos com o mundo. As pessoas sabem que seus passos online estão sendo rastreados e ​73% dos adultos acham assustador quando as empresas sabem muito sobre eles. No entanto, não queremos parar de usar essas ferramentas nas quais passamos a confiar; as mídias sociais ajudam sete em cada 10 pessoas a se sentir conectadas com as outras. Há uma relação de amor e ódio com a tecnologia e o metaverso promete ser a próxima fronteira.

Escapismo
Seis em cada dez adultos sentem-se sobrecarregados com as mudanças que ocorrem no mundo e não surpreende que o bem-estar físico e a saúde mental sejam priorizados. A saúde mental tornou-se uma prioridade crescente para todas as idades, especialmente para as gerações mais jovens. Mais da metade da Geração Z diz que isso é motivo de estresse.

Otimismo cauteloso
Setenta e quatro por cento dos adultos imaginam o que querem no futuro e dão passos para que isso aconteça. As pessoas estão olhando para dentro para encontrar soluções para os medos e tensões de hoje. Cada geração tem um senso de responsabilidade sobre o que mudar para melhorar. 

Em média, só cerca de metade das pessoas acredita que a sociedade será mais forte em cinco anos – então, não é de admirar que muitos sintam que precisamos de mais amor e perdão no mundo, com quase oito em dez afirmando que os erros são uma oportunidade para fazer melhor, em vez de punir.

O caminho para a alegria
As pessoas estão redefinindo a alegria e buscando-a no dia a dia. Em vez de almejar uma riqueza excepcional, a maioria simplesmente quer ganhar o suficiente para aproveitar as coisas de que gosta. Até mesmo o tradicional expediente das 8 às 6 está ganhando um novo sentido, com 70% sentindo que ele não é necessário para o sucesso. Seja abrindo as janelas e aumentando o som da música ou simplesmente escolhendo saborear o momento – as pessoas estão escolhendo a alegria.

Ipiranga e Texaco abrem, no Rio de Janeiro, vagas de Estágio Start em 9 de Janeiro. Inscrições devem ser feitas na ICONIC: página da empresa no Vagas.com

 

A ICONIC, gestora das marcas Ipiranga e Texaco Lubrificantes, iniciará o recrutamento do seu programa de estágio Start em 9 de janeiro. Nesta 3ª edição da iniciativa, as oportunidades são para as unidades fabris (Duque de Caxias e São Cristóvão) e o escritório da companhia (Barra da Tijuca) no Rio de Janeiro. Os interessados devem acessar a página da empresa no Vagas.com.


O processo de seleção está programado para durar dois meses com a entrada da equipe de estagiários em março de 2023 em diferentes áreas, como operações e tecnologia. Neste período, serão realizadas análise de currículos, entrevistas e dinâmicas com a equipe de Recursos Humanos e gestores de áreas institucionais. 

“Desejamos atrair pessoas, que estejam cursando o ensino superior, que tenham um perfil proativo e interessado em aprender continuamente. Esperamos que tenham vontade de conquistar expertise na área de inovação para lubrificantes e desenvolvimento de derivados de petróleo. Buscamos formar profissionais com nossa cultura organizacional, altamente engajada com metas de ESG e visão de um futuro sustentável para nosso planeta”, analisa Carolina Vasco, consultora de Pessoas e Organização da ICONIC. 


A consultora reforça que o inglês não é mandatório para a avaliação dos candidatos, além de a empresa estar aberta para receber currículos de estudantes, sem restrição de área de conhecimento, incluindo universidades e cursos feitos à distância (EADs). 

O Start também terá a diversidade como uma de suas premissas. O objetivo é ter sempre não homens e/ou não brancos como finalistas dos processos seletivos. “Ter times com equidade de gênero e de raça é essencial para composição de ideias, conhecimentos e análises diante de diferentes perspectivas, o que enriquece o processo de criação e desenvolvimento de produtos e serviços, além de proporcionar um clima institucional inclusivo”, avalia Carolina. 


A ICONIC oferecerá como benefícios uma remuneração compatível com o setor de petróleo e gás, suporte para alimentação e auxílio financeiro para o transporte, Gympass, seguro de vida e possibilidade de seguir a carreira em um dos principais players nacionais do segmento. 

“Queremos manter estes jovens em nossa operação por longo prazo para que possam crescer profissionalmente, conforme o planejamento corporativo”, comenta Carolina.

A empresa é uma das líderes do mercado brasileiro de lubrificantes, aditivos, coolants e graxas para veículos leves e pesados, além de maquinários. Gestora das marcas Ipiranga e Texaco Lubrificantes, atende mais de 10 segmentos fundamentais para o crescimento econômico brasileiro – como o transporte de cargas e passageiros, mineração, siderurgia, construção civil e o de açúcar e etanol. A cultura organizacional da empresa valoriza a diversidade, o relacionamento ético, tem um forte código anticorrupção e um robusto programa de integridade. 

Compromisso com o futuro 

A ICONIC possuiu o compromisso de investir em inovação e sustentabilidade, visando deixar como legado um futuro de qualidade para as próximas gerações. A empresa conta com o Futuro Sustentável, um forte programa ESG que tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento do planeta e compreender os desafios socioambientais. Além disso, a companhia se associou ao Instituto Ethos para promover uma gestão focada em sustentabilidade e, assim, fazer com que esteja sempre aperfeiçoando seu comprometimento com as premissas internacionais de ESG.

Dentro do Futuro Sustentável ainda há um programa, em parceria com a Escola de Impacto, que oferece mentoria para estagiários e estudantes de faculdades públicas. O objetivo é desenvolver habilidades socioemocionais, competências de inovação e empreendedorismo. 

No curso são debatidas temáticas importantes para a formação de cidadãos mais conscientes e plurais, como: neurociência e preconceito, saúde mental, racismo, desigualdade social, assédio, filantropia e voluntariado, ESG, dentre outros.

 

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Azul anuncia voo direto ligando Palmas, no Tocantins e Confins, em Minas Gerais. A partir de 27 de fevereiro, a capital tocantinense terá quatro voos semanais para um dos principais hubs da Azul no Sudeste, de onde os Clientes poderão se conectar com toda a malha nacional e internacional da companhia

   

São Paulo, 29 de dezembro de 2022 – Conhecida por ter a maior e mais capilar malha aérea do Brasil, a Azul iniciou vendas de passagens entre os estados de Tocantins e Minas Gerais. A partir de 27 de fevereiro, a capital tocantinense se conectará com Confins e de lá com toda a malha nacional e internacional da companhia. Os voos ocorrerão quatro vezes por semana e serão operados pelas aeronaves Embraer E1, com 118 lugares.   

   

Os Clientes que partirem de Palmas com destino a Confins, poderão se deslocar tranquilamente para a capital mineira, Belo Horizonte. Chegando em BH poderão conhecer uma cidade com diversos pontos turístico, como a Lagoa da Pampulha, o Estádio Mineirão, o Museu das Minas e do Metal e muitos outros locais imperdíveis. Vale destacar a cozinha mineira, uma das mais famosas do Brasil e que agrada aos mais repletos paladares. Possuindo pratos típicos, como: tutu, frango com quiabo, feijão tropeiro, doce de leite, goiabada cascão, queijo minas e o tão aclamado pão de queijo.  

   

No sentido contrário, quem estiver viajando de Minas para Palmas, desfrutará de praias de água doce incríveis. Desde a tranquila Praia do Caju, que possui águas calmas, limpas e de ótima temperatura, até a badalada e bem movimentada Praia do Pirata, que conta com restaurantes e quiosques a beira do rio, que servem comidas típicas da região. Sem contar que o aeroporto de Palmas é o mais próximo de um dos destinos mais procurados pelos turistas, o Jalapão.   

   

Segundo a gerente de planejamento de malha da Azul, Beatriz Barbi, a operação entre as duas cidades vem para fortalecer o plano da Azul de apresentar o Brasil aos brasileiros. “Com a inclusão dessa nova rota, nossos Clientes de Palmas poderão chegar a ainda mais destinos nacionais e internacionais com maior facilidade, pois a malha aérea da Azul é muito bem conectada. Já os Clientes que estiverem viajando no sentido contrário, encontrarão uma cidade incrível, bem estruturada e com muitos lugares a conhecer. Além de ter uma maior facilidade para chegar ao Jalapão, um destino paradisíaco no estado de Tocantins”, afirma Beatriz.  



Com saídas às segundas, quartas, sextas e domingos, os voos decolam de Confins às 23h40, chegando na capital tocantinense às 01h40. No sentido inverso, os voos partem de Palmas às segundas, terças, quintas e sábados, às 03h15, pousando na cidade mineira às 05h10.   

   

As passagens para a nova rota da Azul já estão disponíveis e podem ser adquiridas pelo site www.voeazul.com.br, nos canais oficiais da companhia, via Central de Relacionamento Azul (4003-1118 para capitais e regiões metropolitanas e 0800 887 1118 para demais localidades) e nas agências de viagens parceiras.   

   

Confira como fica a operação entre Palmas e Confins:   

   

Confins (CNF) – Palmas (PMW)
*A partir de 27 de fevereiro*
   

Origem   

Saída   

Destino   

Chegada   

Frequência   

Confins   

23:40   

Palmas   

01:40   

Segundas, Quartas, Sextas e Domingos   

Palmas   

03:15   

Confins   

05:10   

Segundas, Terças, Quintas e Sábados   


BYD anuncia chegada nas capitais João Pessoa (PB) e Boa Vista (RR) em parceria com o grupo Parvi. Tradicional grupo do setor automotivo é gestor de duas unidades já inauguradas e soma seis concessões da marca

O Grupo Parvi já tem 2 concessionárias em operação. Unidade em Salvador será inaugurada em janeiro
 

(29/12/2022) - A BYD Brasil amplia a sua parceria com o tradicional Grupo Parvi com mais duas concessionárias de automóveis. As futuras unidades estarão localizadas em João Pessoa (PB) e Boa Vista (RO), com previsão de inauguração no próximo ano. O grupo Parvi já é responsável pela gestão de outras três concessionárias: em Manaus (AM) e Recife (PE), que já estão em operação, e Salvador (BA), que será inaugurada em janeiro, e foi nomeado também para Campina Grande (PB), uma das principais cidades do estado paraibano.

 

A história do Grupo Parvi começou em 1980, com a abertura de uma concessionária nointerior de Pernambuco. De lá para cá, tornou-se um dos maiores grupos automotivos do Norte e do Nordeste, com presença em 13 estados brasileiros. Atualmente, conta mais de 90 concessionárias de diversas marcas que atuam no mercado brasileiro, algumas voltadas ao segmento premium.

 

“O Grupo Parvi sente-se honrado em conquistar mais essas novas nomeações junto a BYD. Temos o entendimento que essa é a marca certa e o produto perfeito para nossa expansão de concessionárias com foco em sustentabilidade. Estamos com as lojas prontas em Recife, Manaus e agora finalizando Salvador e queremos começar de imediato as expansões nas novas praças nomeadas. Estamos muito motivados com esse que certamente será o futuro da mobilidade e principalmente de estarmos junto da BYD”, comenta Fabrício de Faveri, diretor da marca BYD no Grupo Parvi.

 

“Estar ao lado do Grupo Parvi, com décadas de experiência junto à indústria automotiva é fundamental para a BYD Brasil. A nomeação de duas novas concessionárias fortalece a parceira e, também, a marca no país”, destaca Henrique Antunes, diretor de vendas da BYD Brasil.

 

A BYD Brasil já conta com 18 concessionárias em operações pelo país: São Paulo/SP (Eurobike), Vila Velha/ES (Vitória Motors), Curitiba/PR (Servopa), Rio de Janeiro/RJ (Itavema), Belo Horizonte/MG (Gogreen), Brasília/DF (Saga), Porto Alegre/RS (IESA), Ribeirão Preto/SP (Eurobike), Itajaí/SC (DVA), Fortaleza/CE (Carmais), Goiânia/GO (Eurobike), São José dos Campos/SP (Simpar), Vitória/ES (Vitória Motors), Recife/PE (Parvi), Campinas/SP (Dahruj), Manaus/AM (Parvi), Cuiabá/MT (Saga) e São José/SC (DVA).

 

Outras quatro unidades serão inauguradas em janeiro: Gogreen, em Juiz de Fora e Uberlândia, ambas em Minas Gerais, a Parvi, em Salvador (BA) e a Dahruj, em São Paulo (SP).

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

JetSMART inicia voos diretos de sua segunda rota internacional no Rio de Janeiro para Santiago




· A companhia aérea, que atualmente oferece 16 rotas internacionais na América do Sul, inicia hoje voos diretos entre o Rio de Janeiro e a capital do Chile, Santiago.

· Essa rota é uma das três que a JetSMART opera no Rio de Janeiro, junto com a Rio de Janeiro – Buenos Aires e a recém-inaugurada Rio de Janeiro – Montevidéu.

· E para comemorar o início dos voos dessa rota, a companhia aérea lançou o código promocional 1ERVOO, que dá até 40% de desconto sobre o preço normal. Este desconto estará disponível a partir de hoje até 4 de janeiro de 2023 para compras de voos entre 15 de janeiro e 31 de agosto de 2023.


Rio de Janeiro, 28 de dezembro
- A JetSMART Airlines realiza hoje, 28 de dezembro, o primeiro voo de sua nova rota que liga as cidades do Rio de Janeiro e Santiago, no Chile. A rota terá frequência de seis voos semanais (segunda, terça, quinta, sexta, sábado e domingo) ligando os terminais do RIOgaleão - Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro e o Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez, em Santiago.

Esta é uma das três rotas internacionais que a JetSMART oferece no Rio de Janeiro. “Para nós é uma grande alegria anunciar o início de nossos voos entre Rio de Janeiro e Santiago, conectando duas importantes cidades da América do Sul, aproximando assim mais pessoas da região de voar sob um modelo inovador e disruptivo que permite viajar com preços ultrabaixos, pagando apenas pelo que usar”, explicou Estuardo Ortiz, CEO da JetSMART Airlines, acrescentando que “os recentes anúncios de novas rotas no Brasil são muito importantes para a JetSMART, pois refletem nosso propósito de oferecer mais e melhores formas de conectar as pessoas. Em particular, duas das rotas lançadas no Brasil não são operadas por outra companhia aérea; Rio de Janeiro – Montevidéu e Foz do Iguaçu – Santiago, fazendo com que mais passageiros percorram longas distâncias em voos diretos, a preços acessíveis, em aviões novos, seguros e com pontualidade.”

“Encerramos o ano de 2022 com mais uma excelente notícia para o turismo brasileiro e para os cariocas. Estamos muito felizes em poder ampliar a conexão entre o Rio de Janeiro e Santiago, um destino vibrante, rico em história e cultura. A chegada de mais uma rota da JetSMART ao RIOgaleão reforça nosso posicionamento como motor da economia do estado do Rio”, afirma Philipe Karat, Gerente de Desenvolvimento de Tráfego do RIOgaleão.

Em apenas seis anos, a JetSMART alcançou um desenvolvimento significativo em sua oferta de voos em toda a região e continua expandindo seus planos em toda a América do Sul, adicionando novas aeronaves à sua frota, para continuar oferecendo uma operação eficiente, com mais destinos e rotas a preços acessíveis. “A JetSMART foi criada para mudar a cultura de viagens na América do Sul e quase 16 milhões de passageiros já confiaram em nós para viajar e se conectar com familiares, com seus trabalhos ou para conhecer lugares novos”, completou o CEO.

A JetSMART conta atualmente com 16 rotas internacionais em sete países da América do Sul: Chile, Argentina, Peru, Colômbia, Brasil, Uruguai e Paraguai, além de uma oferta de 79 rotas em toda a região.



A companhia aérea de ultrabaixo custo do grupo Indigo Partners confirmou que fechará 2022 com uma frota regional de 22 aeronaves, incluindo seus Airbus A320 e A321 com tecnologia CEO e NEO e motores Pratt & Whitney GTF. Todas as aeronaves adicionadas à frota em 2022 economizam 25% em combustível. Essa melhoria, somada aos novos Sharklets, à nova configuração da cabine e ao uso das poltronas mais leves do mercado, desenvolvidas com materiais reaproveitados de outras indústrias, permitem reduzir as emissões em mais de 25% por poltrona. Isso equivale a interromper a emissão de mais de 12.000 toneladas de CO2 por avião por ano, ou seja, o equivalente ao que 200.000 árvores absorvem em um período de 10 anos, confirmando o compromisso da JetSMART com o desenvolvimento de uma indústria aeronáutica mais sustentável.


terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Encontrados artefatos raros da história de Hanukkah. Em Jerusalém, pontas de flechas de 2.200 anos e balas da Revolta dos Macabeus serão exibidas no Museu da Torre de Davi

As pontas de flecha recém-conservadas, balas de estilingue e pedras de balista de catapulta datam do período hasmoneu há quase 2.200 anos.


Os visitantes de Jerusalém no ano que vem poderão ver esses raros artefatos ligados à história do Hanukkah. Eles foram descobertos dentro de uma velha caixa de armazenamento empoeirada no Museu da Torre de David, em Jerusalém. Os artefatos serão exibidos ao público pela primeira vez em mais de 30 anos.



Um exemplo de uma das 200 pedras balistas que foram lançadas pelos selêucidas em Jerusalém durante a Revolta dos Macabeus há mais de 2.000 anos. (Ricky Rachman)

Também conhecido como o Festival das Luzes, Hanukkah é um feriado judaico de inverno que inclui acender velas e comer deliciosas guloseimas cozidas em óleo. Este ano, o festival de oito dias está programado para começar em 18 de dezembro ao pôr do sol.

Ele comemora a rededicação do Templo Sagrado em Jerusalém durante a Revolta dos Macabeus, que ocorreu no século II aC. Durante a rebelião, os Macabeus lutaram contra o Império Selêucida.

A história da revolta e da rededicação do templo judaico que se seguiu é a narrativa central do festival de Hanukkah.

Anel de ouro bizantino com a gravação de uma menorá. (Ricky Rachman)

“Durante as escavações em 1982 e 1983, os arqueólogos descobriram muitos artefatos relacionados ao cerco que estava ocorrendo aqui em Jerusalém quando o governante asmoneu João Hircano estava aqui e o governante selêucida helenístico Antíoco VII sitiou a cidade”, Reut Kozak, arqueólogo do Museu da Torre de David, disse à The Media Line. “Encontramos uma grande quantidade dessas armas aqui. Isso não é algo que você encontra em todos os lugares, o que significa que houve uma batalha muito significativa que ocorreu aqui no século II aC.”

Fonte e Cortesia: Escrito por Maya Margit, The Medialine

ICONIC inicia inscrições do programa de estágio Start em 9 de janeiro para a Texaco e para a Ipiranga, no Rio de Janeiro. Inscrições devem ser realizadas pelo site da empresa

A ICONIC, gestora das marcas Ipiranga e Texaco Lubrificantes, iniciará o recrutamento do seu programa de estágio Start em 9 de janeiro. Nesta 3ª edição da iniciativa, as oportunidades são para as unidades fabris (Duque de Caxias e São Cristóvão) e o escritório da companhia (Barra da Tijuca) no Rio de Janeiro. Os interessados devem acessar a página da empresa.

O processo de seleção está programado para durar dois meses com a entrada da equipe de estagiários em março de 2023 em diferentes áreas, como operações e tecnologia. Neste período, serão realizadas análise de currículos, entrevistas e dinâmicas com a equipe de Recursos Humanos e gestores de áreas institucionais. 

“Desejamos atrair pessoas, que estejam cursando o ensino superior, que tenham um perfil proativo e interessado em aprender continuamente.

Esperamos que tenham vontade de conquistar expertise na área de inovação para lubrificantes e desenvolvimento de derivados de petróleo.

Buscamos formar profissionais com nossa cultura organizacional, altamente engajada com metas de ESG e visão de um futuro sustentável para nosso planeta”, analisa Carolina Vasco, consultora de Pessoas e Organização da ICONIC. 

A consultora reforça que o inglês não é mandatório para a avaliação dos candidatos, além de a empresa estar aberta para receber currículos de estudantes, sem restrição de área de conhecimento, incluindo universidades e cursos feitos à distância (EADs). 

O Start também terá a diversidade como uma de suas premissas. O objetivo é ter sempre não homens e/ou não brancos como finalistas dos processos seletivos.

 “Ter times com equidade de gênero e de raça é essencial para composição de ideias, conhecimentos e análises diante de diferentes perspectivas, o que enriquece o processo de criação e desenvolvimento de produtos e serviços, além de proporcionar um clima institucional inclusivo”, avalia Carolina. 

A ICONIC oferecerá como benefícios uma remuneração compatível com o setor de petróleo e gás, suporte para alimentação e auxílio financeiro para o transporte, Gympass, seguro de vida e possibilidade de seguir a carreira em um dos principais players nacionais do segmento. 

“Queremos manter estes jovens em nossa operação por longo prazo para que possam crescer profissionalmente, conforme o planejamento corporativo”, comenta Carolina. 

A empresa é uma das líderes do mercado brasileiro de lubrificantes, aditivos, coolants e graxas para veículos leves e pesados, além de maquinários. Gestora das marcas Ipiranga e Texaco Lubrificantes, atende mais de 10 segmentos fundamentais para o crescimento econômico brasileiro – como o transporte de cargas e passageiros, mineração, siderurgia, construção civil e o de açúcar e etanol. A cultura organizacional da empresa valoriza a diversidade, o relacionamento ético, tem um forte código anticorrupção e um robusto programa de integridade. 

Compromisso com o futuro 

A ICONIC possuiu o compromisso de investir em inovação e sustentabilidade, visando deixar como legado um futuro de qualidade para as próximas gerações. A empresa conta com o Futuro Sustentável, um forte programa ESG que tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento do planeta e compreender os desafios socioambientais. 

Além disso, a companhia se associou ao Instituto Ethos para promover uma gestão focada em sustentabilidade e, assim, fazer com que esteja sempre aperfeiçoando seu comprometimento com as premissas internacionais de ESG.

Dentro do Futuro Sustentável ainda há um programa, em parceria com a Escola de Impacto, que oferece mentoria para estagiários e estudantes de faculdades públicas. O objetivo é desenvolver habilidades socioemocionais, competências de inovação e empreendedorismo. 

No curso são debatidas temáticas importantes para a formação de cidadãos mais conscientes e plurais, como: neurociência e preconceito, saúde mental, racismo, desigualdade social, assédio, filantropia e voluntariado, ESG, dentre outros.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

IPVA: tire as principais dúvidas do imposto que será cobrado em janeiro

 



São Paulo
- Em janeiro de 2023, o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) será cobrado para os proprietários de veículos em circulação no país. Com isso, diversas dúvidas surgem na hora de quitar o encargo, como situações que permitem isenção da taxa, as consequências de atrasar o pagamento e o destino da verba desembolsada pelos contribuintes. 

Em São Paulo, a Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento ainda não divulgou as datas para o próximo ano, então é importante nos prepararmos para quando o calendário oficial for disponibilizado pelo órgão. Gregory Packs, CEO do DOK Despachante, respondeu aos principais questionamentos sobre o assunto.

Como saber o valor a ser pago?

Em São Paulo, a conta a ser feita deve considerar o valor do veículo na tabela FIPE e multiplicar pela alíquota de 4%, valor referente a 2022. Cada unidade da federação tem liberdade para alterar essa porcentagem, que fica a cargo da Secretaria de Fazenda de cada estado. Na prática, se o veículo está tabelado com o valor de R$ 45 mil, o IPVA a ser pago ficará em torno de R$ 1.800. Neste endereço, o DOK Despachante disponibilizou um software que calcula automaticamente o valor a ser pago pelo proprietário do veículo.

Como pagar o IPVA?

O pagamento do IPVA pode ser feito em bancos conveniados (internet banking ou presencialmente) e em casas lotéricas. Na maioria dos estados, basta informar o Renavam para que o imposto seja regularizado. Outra possiblidade é realizar em despachantes credenciados, que possuem facilidades como incluir mais de um cartão de crédito na hora de pagar e dividir o montante em até 12 vezes mantendo o desconto original do tributo.

O que acontece se atrasar o pagamento?

Quem não cumprir com os prazos estabelecidos vai ter consequências no bolso. Para cada dia de atraso é somado uma multa de 0,33% sobre o valor original do IPVA. Em 60 dias, essa porcentagem será proporcional a 20%, o teto. A partir deste período, a multa pode chegar a 40% caso o Estado inclua o nome do condutor na Dívida Ativa, espécie de Serasa. Além da multa, serão acrescidos juros mensais de, no mínimo de 1%, que serão somados até que a situação seja regularizada.

Meu nome está na Dívida Ativa, o que fazer?

A Certidão de Dívida Ativa (CDA) é um título gerado pelo governo que atesta o não pagamento de determinada taxa. Esse documento é emitido para comprovar a existência de pendências e não existe prazo certo para que os órgãos responsáveis o emitam. Sendo assim, ao ter um débito inscrito na Dívida Ativa, o responsável pelo não pagamento terá o CPF ou CNPJ registrado e, desse modo, ficará com o nome sujo. Além disso, a inadimplência pode resultar em juros cada vez mais altos e até penhora de bens.

Diante deste cenário, pode-se dizer que o cadastro se assemelha aos temidos Serasa e SPC, com a diferença de que seu objetivo é monitorar apenas dívidas relacionadas às cobranças feitas pelo governo. O pagamento pode ser feito em canais oficiais do governo ou em despachantes credenciados, que permitem facilidades para saldar este e outros eventuais impostos devidos de forma conjunta. Uma vez quitado, o contribuinte não fica com nenhuma pendência.

IPVA atrasado gera multas?

Não. Deixar de pagar o IPVA também não soma pontos da carteira. Porém, não o regularizar vai impossibilitar de pagar o licenciamento, documento obrigatório anual que permite circular com o veículo. Se o licenciamento estiver em atraso, este sim gera multa gravíssima no valor de R$ 293,47 e a soma de sete pontos na carteira. Vale lembrar que o IPVA não gera nenhum documento a ser apresentado pelo condutor, entretanto, é importante guardar o comprovante emitido pelo local em que o tributo foi quitado.

Para onde vai o dinheiro do IPVA?

Em São Paulo, do total arrecadado, 20% é destinado para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). O restante é dividido de forma igualitária entre o Estado e o Município. Esta verba compõe o orçamento anual de políticas públicas para a área da educação, segurança, saúde e infraestrutura.

Quem está isento de pagar?

Algumas categorias de condutores têm isenção do IPVA, ou seja, mesmo com veículos em condições de circular, não precisam pagar o imposto anual. Como se trata de uma taxa estadual, as normas, tanto do tributo quanto do benefício, variam conforme a região do país. No entanto, normalmente os contribuintes que têm direito à isenção são pessoas com deficiência (PCD), motoristas que têm seu veículo registrado na categoria aluguel (táxi e motaxi), condutores de ônibus, de transporte escolar e de entidades ou pessoas com tratamento diplomático.

Em São Paulo, todos estes cidadãos podem pedir ou renovar o benefício, contudo o direito só é válido para apenas um automóvel. Sendo assim, uma pessoa que tem um carro isento na categoria PCD não pode ter, ao mesmo tempo, uma isenção em outro automóvel de aluguel (táxi ou mototáxi), por exemplo.

FEBTUR elege sua nova diretoria. A posse será no dia 9 de janeiro

Gorgônio Loureiro e Walter Estevam Júnior

Com chapa única, foi eleita na segunda-feira, 19, a nova diretoria executiva, conselho fiscal e de ética da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, que no triênio 2023-2026, será presidida pelo jornalista Gorgônio Loureiro-BA, tendo como vice-presidente, o jornalista Walter Estevam Júnior-SP. A posse está marcada para o dia 9 de janeiro, em solenidade remota, pela plataforma Google Meet.

A eleição aconteceu de forma remota, e a chapa “União, Modernidade, Transparência e Ética”, obteve 93,84% dos votos válidos, com participação de 68,42% dos aptos a votar, o que foi considerado um alto índice de participação, ainda que de forma remota. “Tivemos o envolvimento e a procura dos colegas do Brasil inteiro, mostrando o engajamento e a vontade realmente de transformar e promover o turismo em todos os seguimentos do trade turístico” declarou Gorgônio Loureiro.

Além de agradecer a participação de todos, o presidente eleito reafirmou o compromisso de trabalhar para fortalecer a entidade, “de forma unida, transparente, ética e com modernidade, envolvendo todos os setores, com os melhores profissionais que a compõe, propiciando alternativas aos filiados, com a expansão de novas entidades estaduais, buscando parceria com as entidades públicas e privadas, envolvendo todos os setores do turismo brasileiro”, ressaltou.

Congresso Nacional deve acontecer em maio
Na assembleia geral extraordinária, realizada também no dia 19, logo após a divulgação e homologação do resultado das eleições, o presidente colocou em discussão e votação para aprovação, a data do congresso nacional da FEBTUR, sugerindo o período de 25 a 27 de maio. 

Teve outro indicativo para que o congresso fosse realizado no segundo semestre e após vários debates e posicionamentos, foi aprovado pela maioria dos presentes, a data apresentada pelo presidente. 

As afiliadas interessadas terão até o dia 20 de janeiro para apresentarem propostas que atendam o caderno de encargos já divulgado e a escolha acontecerá em reunião de diretoria de forma virtual.

A FEBTUR foi criada em outubro de 2021, por cerca de 100 jornalistas especializados em Turismo, na cidade de Santarém, durante a realização do Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo – Encomtur, constituída por representantes de 14 estados e com a formação de uma diretoria provisória e desde sua fundação tem se preparado administrativamente para alcançar todos os estados e a eleição de uma diretoria efetiva passa por esse processo de desenvolvimento e ampliação dos trabalhos junto ao trade, oferecendo opões em todas as áreas do setor turístico.

Composição Diretoria Eleita
Diretoria Executiva
PRESIDENTE
GORGÔNIO BOAVENTURA LOUREIRO DE SOUZA E SILVA – BA
VICE-PRESIDENTE
WALTER ESTEVAM JÚNIOR – SP
DIRETOR ADMINISTRATIVO
GILBERTO CORREIA DA SILVA – TO
DIRETOR FINANCEIRO
IVAN LEYRAUD MONIZ RIBEIRO FILHO – SP
DIRETOR DE EXPANSÃO
THEREZA CHRISTINA DE VASCONCELLOS HAYNE – PA
DIRETOR DE OPERAÇÕES
SELEUCIA CALVÃO FONTES - TO
DIRETOR DE MARKETING
JOSÉ MARIA PINHEIRO – RN
DIRETOR DE COMUNICAÇÃO
MARCO AURÉLIO CASSOLI JACOB – TO
DIRETOR DE PLANEJAMENTO
WANDER CAIRO LEVY – RS
DIRETOR DE EVENTOS
JOCIENE CARLA BIANCHINI FERREIRA PEDRINI – MT
DIRETOR DE ASSUNTOS GOVERNAMENTAIS
DOUGLAS SPADA – SP
DIRETOR DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS
WALTER DE JESUS XÉU – BA
DIRETOR DE ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
LUIZ HENRIQUE NASCIMENTO DE ARRUDA E MIRANDA -SP
SECRETÁRIA GERAL
BERNADETE DE LOURDES FARIAS -BA
DIRETOR DA REGIONAL NORTE
JOSÉ RAIMUNDO DA SILVA MORAIS – AC
DIRETOR DA REGIONAL NORDESTE
CASSANDRA TEODORO DOS SANTOS GONÇALVES -SE

CONSELHO DE ÉTICA – TITULARES
JOÃO CARLOS ANDRIOLI FERREIRA-SP –
JOÃO RAMID BRARYMI BORGES – PA
LISZT COUTINHO MADRUGA – RN

CONSELHO DE ÉTICA – SUPLENTES
RAFAEL ANGELO ABUD – SP
FERNANDO ONOFRE DUARTE – PB
ARNALDO MARTINS MOREIRA – RJ

CONSELHO FISCAL – TITULARES
SÉRGIO ELIAN MOREIRA – MG
JAIRO SIDNEY BIANCHI PERES – GO
BENEVALDO AMORIN DOS SANTOS SILVA DOS AMORIM – BA

CONSELHO FISCAL – SUPLENTES
WALTER LÚCIO ALVES DE FREITAS – MG
TACIANO DE LIMA CASSIMIRO – PA
LUIZ CARLOS SILVA CESAR – BA

Escrito por Douglas Spada

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.