O motor acoplado ao câmbio automático de seis velocidades proporciona consumos da ordem dos quase 12 km/l na cidade e, entre 80 e 100 km/h, em 6ª marcha, chegou aos 19,6 km/l, com gasolina, combustivel usado no teste. Como a avaliação foi realizada com o carro abastecido com gasolina, jogo mão dos dados do INMETRO para mostrar o consumo com etanol: 8,6, na cidade e 10,9 km/l, na estrada. A velocidade máxima é de 187 km/h e chega de 0 a 100 km/h em 10,4s. O Onix Plus Premier é ágil, rapido e garante boas retomadas.
Além da economia, o item segurança ganha força graças aos seis airbags: 2 de cortina, 2 laterais e 2 frontais, e o carro ganhou 10 estrelas nos testes de proteção de passageiros da LatinNCAP e a classificação Advanced Awards de proteção a pedestres. Direção elétrica progressiva, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa (Hill Assist), freios com sistema ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem) - eficientes, nos testes realizados - alerta de ponto cego são elementos que completam o quesito proporcionando uma direção segura na estrada e na cidade.
O conforto do Onix Plus Premier é de muito bom padrão e está relacionado com as dimensões do carro: 4,474 m e comprimento, 1,730 m. de largura e 1,473 de altura, semelhantes aos modelos maiores da marca. A suspensão independente McPherson, com molas helicoidais na frente e eixo de torção igualmente com molas helicoidais na traseira, dá conta de sobra de sua tarefa que é oferecer aos passageiros a tranquilidade e confortabilidade que eles merecem.
Tanto nos bancos da frente, quanto no assento traseiro o espaço disponível é generoso e garante bom lugar para as pernas.
Os passageiros do assento traseiro, inclusive o do meio - são beneficiados com a distância entre-eixos, de 2,60 m e mesmo os ocupantes mais altos estão livres de encostar as cabeças no teto.
O design do sedan Premier chama a atenção pelas linhas equilibradas: "É um carro muito bonito. Tive um Onix hatch e gostei muito, mas este tem muito espaço interno", considerou um morador do prédio onde moro ao me encontrar na garagem.
Os vincos do capô do motor e a grande grade dianteira dão um ar de uma certa imponência à frente do Plus, valorizada pela faixa cromada unindo o conjunto ótico full led (nesta vesão). Seu design está mais para a linha Cruze.
A lateral, elegante, dá a impressão de se tratar de um carro maior do que é realmente, com uma linha de cintura alta, rodas de 16" com pneus 195/55 R. Este modelo tem, aliás, o ótimo coeficiente aerodiâmico de 0,305, que influi, naturalmente pouco, mas beneficia na economia de combustível.
Outro atrativo deste sedan é a capacidade do bagageiro com seus 469 l, que é quase duplicado com o banco traseiro (bipartite) rebatido.
A traseira com lanternas led tem linhas elegantes beneficiada pelo aerofólio sobre a tampa do porta-malas que é aberta num botão no interior do carro ou pela chave.
A Chevrolet esmerou-se no acabamento do carro. O interior recebeu cuidados que tornaram o espaço agradável e, sem exageros, tendendo para o luxuoso.
Os bancos e o forro das laterais, assim como o volante multifuncional são de couro. O painel é coberto com plástico rígido que parece de boa qualidade e ficou ótima a decoração frontal do painel sobre o porta-luvas. O isolamento acústico é de bom nível e o ronco do motor, esportivo, que chega à cabine é agradável e transmite a potência que é imprimida ao motor.
Nas portas e no console central há diversos porta-objetos, incluindo um cuja tampa serve de apoio de braço.
O ar condicionado é automático, na versão Premier. Vem com carregador de celular por indução e duas tomadas de USB para os passageiros do banco traseiro.
O sistema multimidia é o conhecido My Link, bastante amigável e eficiente. Vem com acesso à internet, roteador com sinal 12 vezes mais estável que o acesso à internet por celular, em parceria com a Claro e o usuário pode adquirir planos de 3GB, após os três meses de cortesia e outris serviços, que permitem atualizar sistemas do veículo de forma remota, sem ir à concessionária. Por um aplicativo o motorista consulta informações do computador de bordo, incluindo pressão dos pneus, e funções do veículo podem ser comandadas por relógio inteligente. A interface Bluetooth permite parear dois celulares ao mesmo tempo e há integração aos sistemas Android Auto e Apple Car Play. E como toda a linha o sedan vem com o sistema de ajuda pessoal On Start.
O Onix Plus é produzido nas seguintes versões e têm preços a partir de:
Plus LT 1 câmbio manual: R$ 86.180
Plus LT Turbo 116 cv câmbio manual: R$ 102.360
Plus LTZ câmbio automático: R$ 106.220
Plus Premier turbo câmbio automático: R$ 111.500 (versão avaliada pelo Blog).
Opinião: A resposta do motor quando se pisa no acelerador com maior intensidade não é instantêna, há um hiato em torno de 1 segundo no arranque, o que se sente também nas retomadas quando o pedal é pressionado até o fundo para ganhar potência. Esse probleminha seria anulado se o Premier viesse com padlle shift atrás do volante para troca manual de marchas - a oferecida é num botão na manopla de câmbio.
Sem dúvida nenhuma, nos sete dias em que andei com o Onix Plus Premier ficou claro que se trata de um carro de excelente rendimento, bom espaço e conforto e econômico. No porta-malas cabem duas malas grandes, uma pequena (de cabine de avião) e ainda uma mochila.
A direção é segura e a estabilidade, inclusive nas curvas fechadas, é firme. O carro comporta-se muito bem na estrada e na cidade.
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