A Renault não para de inovar há quase 125 anos. Suas invenções atravessaram o tempo e, apesar de não nos darmos conta, elas fazem parte do nosso dia a dia. Desde a transmissão direta (1899), substituição da manivela pelo sistema de partida automática (1909), invenção da “quinta porta” (1961) e do sistema de fechamento automático das portas por controle remoto infravermelho (1983), até a chave de aproximação / keyless (2000), todas estas inovações foram criadas pela Renault.
E com o Novo Megane E-TECH Elétrico, o primeiro veículo da “Nouvelle Vague” da marca, a Renault está inovando ainda mais. São mas de 300 patentes registradas no desenvolvimento do veículo e da plataforma.
Entre estas inovações, selecionamos sete para serem detalhadas nesta série especial. Neste sexto episódio, Jean-Marie A Huillier, especialista em gestão térmica de veículos eletrificados no departamento de Engenharia da Renault, explica como ele contribuiu para otimizar a autonomia do veículo no inverno, por meio de um engenhoso sistema de recuperação do calor gerado pela bateria e o motor elétrico.
O Novo Megane E-TECH Elétrico entrega até 470 km de autonomia com uma única recarga. Os engenheiros da Renault trabalharam para manter esta autonomia o mais estável possível, independentemente da estação do ano. Em primeiro lugar, por meio de um sistema de regulação da temperatura da bateria.
No inverno, a temperatura da bateria do Novo Megane E-TECH Elétrico é mantida pela alta circulação de água quente proveniente do motor elétrico. Já no verão, a temperatura da bateria é reduzida por meio da circulação de água fria proveniente de um resfriador. Por isso, a bateria de Novo Megane E-TECH Elétrico está sempre na temperatura ideal, otimizando a recarga e a autonomia.
Mas os engenheiros Renault foram ainda mais longe para otimizar a autonomia da bateria elétrica do veículo, principalmente no inverno, já que é preciso aquecer a cabine mesmo quando as temperaturas são desfavoráveis à armazenagem da energia e preservação da recarga. Isto constituiu um grande desafio, pois, ao contrário de um motor a combustão interna, um motor elétrico não produz calor suficiente para aquecer a cabine por meio de um sistema de aquecimento tradicional.
O desafio foi aceito por Jean-Marie A Huillier e Robert Yu, especialistas em gestão térmica de veículos eletrificados no departamento da Engenharia da Renault.
“Como o Novo Megane E-TECH Elétrico foi feito para um uso na estrada, desenvolvemos e patenteamos um sistema capaz de recuperar o calor gerado pela bateria e o motor em situações de uso intenso, como durante a recarga rápida ou em um trajeto em via rápida, por exemplo. Este calor é então utilizado para aquecer a cabine, otimizando a autonomia do veículo”. Jean-Marie A Huillier, Especialista de gestão térmica de veículos eletrificados no departamento de Engenharia da Renault
As vantagens desta inovação
Quando a temperatura externa está abaixo de 10°C, o sistema de recuperação do calor gerado pela bateria e o motor elétrico oferece várias vantagens:
- A recuperação do calor resfria naturalmente a bateria e o motor elétrico;
- O aquecimento da cabine exige duas vezes menos energia do que com uma bomba de calor clássica;
- O ganho de autonomia em via rápida pode chegar a 9%.
Novo processo
Para aquecer a cabine, nem pensar em resistências elétricas, que são grandes consumidoras da energia da bateria – isso não faria sentido em um veículo elétrico. Também não são utilizadas bombas de calor clássicas, que não são suficientemente eficientes em longos trajetos em via rápida. A bomba de calor de última geração projetada por Jean-Marie a Huillier e Robert Yu recupera o calor gerado pela bateria e o motor elétrico de forma mais eficiente, assegurando o conforto térmico dos ocupantes ao limitar ao máximo o impacto sobre a autonomia.
Esta inovação comprova que, em se tratando da autonomia elétrica, nem sempre os ganhos dependem de baterias a cada dia maiores.
Saiba mais
Referência da patente:
Sistema de recuperação do calor gerado pela bateria e o motor elétrico:
Patente FR3075109 / EP3727910 B1
– Inventores: Jean-Marie A Huillier e Robert Yu
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