Avianca encerrou 2024 com cerca de 50 aviões equipados com sistema Braille, que no primeiro semestre de 2025 chegará a toda a frota de A320
Com a proposta de contribuir para uma aviação mais acessível, a Avianca encerrou 2024 com 48 aviões equipados com sistema Braille para facilitar a experiência dos viajantes com deficiência visual.
Esse anúncio ocorre como marco do Dia Mundial do Braille, que é parte do programa Avianca Acessível, que busca eliminar barreiras na aviação, adaptando o serviço da companhia aérea às necessidades de pessoas com deficiência, fazendo com que sua experiência seja simples e cômoda, e também aproximando mais as equipes da Avianca de seus clientes.
O projeto de Braille teve início em 2023 como uma ideia da equipe de manutenção da Avianca. Dessa forma, durante o segundo semestre deste ano, foi realizado um teste piloto. Esse teste consistiu na instalação, em seis aviões A320 que cobrem rotas nacionais e internacionais, de novos marcadores de fila com maior contraste e visibilidade para pessoas com baixa visão, assim como a numeração em Braille para pessoas cegas.
Os elementos em Braille floram desenhados em conjunto e sob a orientação do Instituto Nacional de Cegos (INCI) e foram desenvolvidos no Centro de Manutenção Aeronáutica de Ríonegro (MRO), mediante protocolos de alta qualidade e detalhismo.
Para 2025, a companhia aérea planeja completar a instalação desse sistema em toda a frota de A320, somada à inclusão da sinalização em braille no interior dos banheiros de seus aviões, cobrindo a rede de rotas doméstica e internacional e abarcando o maior número possível de viajantes por meio dessa iniciativa. Com essas ações, a Avianca reafirma seu compromisso de liderar uma transformação na indústria aérea rumo a una experiência de viagem mais inclusiva e acessível para todos.
LATAM é uma das 5 companhias aéreas mais pontuais do mundo
Relatório anual de pontualidade da consultoria Cirium posicionou o grupo de companhias aéreas em quarto lugar na categoria de Companhias Aéreas Globais, sendo a única da América do Sul no top 5
A consultoria Cirium, especializada em análise de dados da aviação mundial, acaba de apresentar o ranking de pontualidade de companhias aéreas e aeroportos "On-Time Performance (OTP) Review 2024", posicionando em âmbito mundial o grupo LATAM em 4º lugar na categoria Companhias Aéreas Globais, a única sul-americana posicionada no top 5.
O ranking define um "voo pontual" como aquele que chega ao portão de embarque em até 15 minutos após o horário programado de pouso; na categoria "Global" são consideradas as companhias aéreas que representam 10% da capacidade oferecida em assentos-quilômetros (ASK) e que possuem rotas para pelo menos três regiões do mundo.
Atualmente, o grupo LATAM conta com uma ampla oferta de 150 destinos em 27 países e quatro continentes: América, Europa, África e Oceania. Vale destacar que entre janeiro e novembro de 2024, o grupo transportou 74,7 milhões de passageiros, um aumento de 11,6% em comparação com o mesmo período de 2023, superando assim o número total de passageiros transportados durante todo o ano de 2023.
Integração de novos pilotos e pilotas da LATAM Brasil.
Crédito: Divulgação LATAM
Contratações de pilotos da LATAM no Brasil superam em 70% o previsto para 2024 e investimento em treinamentos bate recorde
Como resultado do seu forte compromisso com o País, companhia contratou em 2024; 316 comandantes e copilotos, 130 acima do projetado para o ano
Foram mais de 334 mil horas de treinamento oferecidas aos seus tripulantes técnicos durante 2024, um investimento de 41 milhões de dólares
A LATAM é a companhia aérea que mais investe no Brasil, e mais um exemplo disso é a superação em 70% da meta de contratação de tripulantes técnicos para o ano de 2024. Foram 316 novos comandantes e copilotos(as) incorporados ao quadro de colaboradores da companhia no País, 130 acima do que estava projetado para o ano. Além disso, graças aos investimentos em pessoas, serviços e frota, a LATAM também promoveu em 2024 um total de 316 tripulantes, tanto nas promoções de copilotos para comandantes, quanto na transição de profissionais que operavam a frota narrow-body (aeronaves de um corredor - como os modelos da família Airbus A320) para a operação de frota wide-body (aeronaves de dois corredores, como os modelos Boeing 787 e 777).
Vale destacar que, como consequência destas contratações e promoções, a LATAM alcançou um marco histórico no Brasil. Foram mais de 334 mil horas de treinamento oferecidas aos pilotos novos e antigos, com sessões em simuladores de voo, cursos iniciais, periódicos e adicionais. Na prática, foi um aumento de 38% quando comparado com as horas de treinamento de 2023.
Formatura de comandantes da LATAM Brasil.
Crédito: Divulgação LATAM
Ao todo, a LATAM investiu US$ 41 milhões em todos esses treinamentos.
Azul Viagens capacita mais de 5 mil agentes de viagens em 2024 e celebra balanço positivo
Operadora registrou crescimento de 46% em capacitações e realizou mais de 160 eventos em todo o Brasil, com apoio de mais de 200 parceiros
A Azul Viagens, operadora de turismo da Azul, encerrou 2024 com resultados expressivos, consolidando-se como uma das principais forças do setor turístico brasileiro. Ao longo do ano, mais de 5.000 agentes de viagens em todo o Brasil foram capacitados pela operadora, representando um crescimento de 46% em relação a 2023.
Essa marca foi alcançada graças à realização de um calendário cheio de eventos que incluiu 3 feiras “Tá On” nas cidades de São Paulo, Campinas e Belo Horizonte; 14 workshops; 75 blitz; 57 capacitações online e 18 famtours nacionais e internacionais.
Além disso, a Azul Viagens percorreu 30 cidades em roadshows que promoveram treinamentos para mais de 1.500 agências de viagens, com o apoio de mais de 200 parceiros, como redes hoteleiras, parques temáticos, receptivos, bancos e representantes de diversos destinos turísticos.
O executivo também reforçou as expectativas para o próximo ano. “Em 2025, nosso objetivo é ampliar ainda mais a capacitação, visitando novas cidades e promovendo treinamentos que atendam às necessidades dos agentes e parceiros. Essa estratégia é fundamental para continuar expandindo o alcance da Azul Viagens e fortalecendo nossa posição no mercado turístico brasileiro”.
Azul fecha o ano com 20 novas aeronaves incorporadas à sua frota
Companhia registrou crescimento de 82% na chegada de novas aeronaves em comparação com 2023
Com a frota mais jovem do país, a Azul, maior companhia aérea em número de voos e destinos atendidos no Brasil, incorporou 20 aeronaves à sua diversificada frota em 2024. Em comparação com 2023, quando recebeu 11 aviões durante, houve um aumento de 82% na quantidade de aeronaves recebidas neste ano.
O balanço foi fechado após a recente chegada, no final de dezembro de 2024, de quatro novos Embraer E2, a maior e mais moderna aeronave de fabricação brasileira, usada principalmente em rotas domésticas e também voos internacionais de curta duração. Somente em dezembro, foram seis equipamentos entregues direto do fabricante, recorde em um único mês.
“Cada aeronave que chega nos ajuda a ofertar mais assentos, aumentar frequências de rotas com demandas e incrementar a nossa malha com novos destinos. Além disso, com a chegada de aeronave novas, reduzimos a idade média da nossa frota, que hoje já é a mais jovem do país, com 7 anos, em média”, explica John Rodgerson, CEO da Azul.
Em 2024, a Azul incorporou, no total, 20 aeronaves, sendo onze Embraer E2, dois Airbus A320 e um ATR 72-600, todos entregues diretamente das fábricas, além de quatro Airbus A330 (widebody) e dois Airbus A321 cargueiros.
“É importante reforçar que, além de atender à demanda crescente, a chegada de aeronaves de segunda geração é importante para o nosso plano de descarbonização. Por exemplo, o Embraer E2 tem um consumo de combustível 20% menor que o modelo anterior. Isso ajuda a reduzir custos e ter uma operação sustentável e mais eficiente”, reforça John.
TAAG celebra parceria com a AERCAP para incorporação de um Boeing 787-9 à sua frota
Aeronave permitirá à TAAG expandir suas operações na África, Europa e Ásia
A TAAG Linhas Aéreas de Angola anuncia acordo com a AerCap Holdings, líder global em leasing de aviação, para a incorporação de uma aeronave Boeing 787-9 Dreamliner na frota da Companhia, que tem previsão de entrega para fevereiro de 2025. Esta aeronave irá cobrir as rotas regionais e intercontinentais da companhia, representando também uma melhoria no produto, conforto e na experiência do passageiro da TAAG.
“Este acordo com a AerCap representa um marco importante para a nossa companhia, sendo um passo essencial e que também vai viabilizar o processo de modernização da nossa frota. A introdução do Boeing 787-9 reforça o nosso compromisso com os melhores padrões de eficiência e sustentabilidade, ao mesmo tempo que amplia a nossa capacidade de conectar Angola aos destinos-chave internacionais.
A TAAG está profundamente comprometida em oferecer aos nossos passageiros uma experiência de viagem diferenciada, otimizando, ao mesmo tempo, os custos operacionais e promove uma solução de mobilidade aérea cada vez mais sustentável”, afirma Nelson de Oliveira, Presidente da Comissão Executiva da TAAG.
Já Aengus Kelly, CEO da AerCap, que espera construir uma relação longa e frutífera com a companhia angolana, expressou satisfação com este acordo, especialmente por ser o primeiro parceiro internacional a facilitar a inclusão do Boeing 787-9 na frota da TAAG.
"Como parte do programa de modernização da frota, o 787-9 permitirá à TAAG expandir suas operações na África, Europa e Ásia com uma das aeronaves de grande porte mais eficientes do mercado em termos de consumo de combustível, contribuindo para o aumento do fluxo de passageiros nas suas rotas", disse o CEO da AerCap.
Atualmente os voos da TAAG partem do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo as segundas, quartas, sextas, sábados e domingos. A partir de lá, a companhia conecta o Brasil a oito cidades africanas, além de Lisboa, na Europa. Todos os destinos oferecem a opção de stopover em Luanda, com duração de 24 horas a até cinco dias. Desde o ano passado, turistas brasileiros não precisam mais de visto para visitar Angola, facilitando ainda mais o acesso ao país.
Azul inaugura voos diretos entre Florianópolis e Assunção durante a alta temporada
Nova rota sazonal reforça a conectividade entre o Brasil e o Paraguai, com duas operações semanais até março de 2025
A Azul, maior companhia aérea em número de voos diários e cidades atendidas no Brasil, iniciou hoje suas operações diretas entre Florianópolis (SC) e Assunção, capital do Paraguai. A nova rota faz parte da malha sazonal da companhia para a alta temporada de verão e será realizada com duas frequências semanais, às quartas e domingos, até 5 de março de 2025.
Operada por aeronaves Embraer E2, com capacidade para 136 clientes, a rota foi desenvolvida para atender à crescente demanda de turismo e negócios entre o Brasil e o Paraguai.
Os voos partem de Florianópolis às 12h, com pouso previsto em Assunção às 13h55. No sentido contrário, a decolagem da capital paraguaia acontece às 15h10, com chegada em solo catarinense às 16h55.
Confira a tabela dos novos voos de Florianópolis para Assunção, capital do Paraguai:
Florianópolis (FLN) - Assunção (ASU) *A partir de 18 de dezembro* | Origem | Saída | Destino | Chegada | Frequência | Florianópolis | 12:00 | Assunção | 13:55 | Quartas e Domingos | Assunção | 15:10 | Florianópolis | 16:55 | Quartas e Domingos
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Frota da LATAM no Brasil cresce 13% em dois anos com 25 novas aeronaves direto de fábrica
Entre entregas e devoluções, frota brasileira da empresa teve crescimento de 19 aeronaves na comparação com dezembro de 2022, permitindo à LATAM acrescentar 1,6 milhão de novos assentos no País no período
Todos os novos aviões são da família Airbus A320neo, até 20% mais eficientes do que seus antecessores no consumo de combustível e em emissões
A frota da LATAM no Brasil cresceu 13% em dois anos. É esse o resultado do recebimento de 25 novas aeronaves direto de fábrica desde janeiro de 2023. Todos os novos aviões são da família Airbus A320neo, até 20% mais eficientes do que seus antecessores no consumo de combustível e em emissões. Entre entregas e devoluções, a frota brasileira da LATAM teve crescimento de 19 aeronaves na comparação com dezembro de 2022, permitindo à empresa acrescentar 1,6 milhão de novos assentos no País neste período.
“Atualmente, nenhuma companhia aérea investe mais no crescimento da aviação brasileira do que a LATAM. A verdade é que, em um cenário mundial de escassez de aviões e peças, estamos conseguindo ampliar de forma eficiente a nossa frota e garantindo que mais brasileiros possam voar”, afirma Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.
Ao todo, a LATAM encerrará 2024 com 163 aeronaves na sua frota brasileira, com idade média de 10,4 anos. Em 2023, a empresa recebeu em sua operação no País um total de 8 novos A320neo e 7 novos A321neo. Em 2024, recebeu 7 aeronaves A321neo e recebe agora em dezembro 3 aviões A320neo.
A EFICIÊNCIA DAS NOVAS AERONAVES DA LATAM
O Airbus A320neo (capacidade para 180 passageiros) oferece uma economia de 15% em combustível na comparação com seu modelo anterior, e essa economia pode chegar a 20% em voos longos. De acordo com o fabricante, as aeronaves da família A320neo evitaram a emissão de quase 20 milhões de toneladas de CO2 e reduziram em até 50% a poluição sonora desde a sua chegada ao mercado.
O Airbus A321neo (capacidade para 224 passageiros), especificamente, é 20% mais eficiente no uso de combustível que os modelos anteriores, emite 20% menos de CO2 e produz 50% menos ruído. É equipado com itens da nova cabine Airspace da Airbus, com área de boas-vindas mais moderna, iluminação adaptável, a cabine mais silenciosa desenvolvida até hoje, novos compartimentos superiores de bagagem de mão que oferecem um espaço 60% maior, banheiros mais acessíveis para pessoas com deficiência, recursos touchless e superfícies antimicrobianas.
LATAM É EMPRESA AÉREA QUE MAIS INVESTE NO BRASIL
Atualmente, a LATAM é a empresa aérea que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no País, com voos para 52 aeroportos em território nacional. Para 2025, a companhia prevê um crescimento de até 8% na sua oferta doméstica de assentos (ASK*) no Brasil.
Como consequência de seus investimentos em produto, tecnologia, frota e novos destinos, a LATAM lidera a aviação nacional desde 2021, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Ao todo, a companhia obteve quase 39% de participação (RPK**) no mercado doméstico brasileiro no terceiro trimestre de 2024.
Já na operação internacional, a LATAM é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior. A empresa encerra 2024 após inaugurar as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago. Segundo a ANAC, a LATAM liderou o setor aéreo internacional do Brasil no terceiro trimestre de 2024 com 23,45% de participação (RPK**).
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Frota da LATAM no Brasil cresceu 13% em dois anos. É esse o resultado do recebimento de 25 novas aeronaves direto de fábrica desde janeiro de 2023.
(Crédito: Divulgação Airbus)
*ASK sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos.
**RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados. O índice considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no Brasil.
LATAM Pass revela três novos benefícios para clientes viajarem o mundo em 2025
Novidades para membros de categorias Elite incluem desconto na seleção de assentos LATAM+ em voos domésticos, despacho gratuito da segunda bagagem e Pontos LATAM Pass que não expiram
O LATAM Pass, programa de fidelidade oficial da LATAM Airlines, acaba de anunciar um pacote de três novos benefícios para seus clientes viajarem pelo mundo e terem acesso a mais facilidades em 2025. Válidas a partir de 1° de janeiro, as novidades incluem desconto na seleção de assentos LATAM+ em voos domésticos, despacho gratuito da segunda bagagem e Pontos LATAM Pass que não expiram (a partir de 1º de abril de 2025).
Confira abaixo os detalhes dos três novos benefícios anunciados pelo LATAM Pass para 2024:
1. DESCONTO EM ASSENTOS LATAM+: Clientes das Categorias Elite Gold e Gold Plus terão 50% de desconto na seleção de assentos LATAM+ em voos domésticos (válido para voos a partir de 1º de janeiro de 2025);
2. DESPACHO GRATUITO DA SEGUNDA BAGAGEM: Clientes das Categorias Elite Black Signature, Black e Platinum passarão a ter direito a despachar duas bagagens gratuitamente tanto com a LATAM (válido para voos domésticos e internacionais) quanto com a Delta Air Lines, sua parceira de joint venture;
3. PONTOS QUE NÃO EXPIRAM: Clientes Black Signature, Black, Platinum, Gold Plus e Gold passarão a ter pontos LATAM Pass que não expiram a partir de abril de 2025 desde que acumulem a pontuação necessária para se manter em uma dessas categorias. Clientes da categoria LATAM poderão ter todos seus pontos renovados por 36 meses adicionais sempre que efetuarem um acúmulo de pontos em voos da LATAM.
Por último, além dos benefícios, todos os clientes LATAM Pass com pontos para vencer entre 1° e 31 de dezembro terão a validade estendida até 30 de março de 2025.
MAIS BENEFÍCIOS PARA QUEM TEM O APLICATIVO LATAM PASS
Além dos novos benefícios para 2025, o LATAM Pass oferece até 23h59 desta quarta-feira (18/12) quatro benefícios exclusivos aos clientes que utilizam seu aplicativo. Para participar, basta baixar o aplicativo e clicar no banner da campanha em sua página principal. Entre os benefícios, é possível escolher 15% de desconto para resgate de produtos no Shopping LATAM Pass (cumulativo com outras promoções vigentes), manutenção de 50% do saldo excedente de Pontos Qualificáveis para o ano seguinte ao final do período de qualificação (válido para membros de Categorias Elite que excederem a meta de qualificação em 31 de dezembro), um Trecho de Cortesia para upgrade de cabine em voo fora da América do Sul, ou dois Trechos de Cortesia para upgrade de cabine em voo dentro da América do Sul.
EXPERIÊNCIA SUPERIOR E REGRAS MAIS SIMPLES PARA CLIENTES LATAM PASS EM 2025
Em 1º de janeiro de 2025, o LATAM Pass será reformulado para se tornar mais personalizado, simples e flexível. As mudanças contemplam a inclusão de novos benefícios que podem ser escolhidos pelos clientes, extensão do prazo de validade dos pontos a cada voo realizado com a LATAM, mais opções de acúmulo e resgate, categorias com qualificações mais simples e uma nova dinâmica para acúmulo de Pontos Qualificáveis. A projeção da companhia é que a reformulação do programa de fidelidade amplie a concessão de benefícios para 50% a mais de clientes no Brasil, reduza a quantidade de pontos vencidos em pelo menos 29% e aumente em 20% a quantidade de Pontos Qualificáveis acumulados no país.
Mais informações financeiras
aqui.
Apuração impecável e relevante. Grato, Arnaldo!
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