Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

COLUNA VAMOS TOMAR VINHO // 20/01, Dia Mundial do Queijo: sommelier dá dicas de harmonização de queijos e vinhos // Ribera del Duero sensacional, um dos mais prestigiados produtores espanhóis // Colheita no parreiral, pisa da uva e experiências sensoriais fazem da Vindima Góes um dos passeios mais procurados de São Paulo



Uns dizem que é um casamento perfeito. Outros acham que queijos e vinhos nem combinam e nem deveriam estar juntos. O fato é que em se tratando de queijos, há uma variedade muito grande de tipos oferecidos no mercado. São distintos em relação ao tempo de cura, teor de gordura, doçura, origem do leite e outros fatores, portanto a harmonização também muda em relação ao vinho. E, claro, não é todo vinho, nem todo queijo que podemos harmonizar. Para ajudar nessa missão, o sommelier Gustavo Peroni, da Cantu Grupo Wine, listou alguns queijos bem tradicionais e algumas harmonizações perfeitas com rótulos renomados.

  1. Queijo Minas Fresco (brasileiro)

É um clássico muito presente na mesa do brasileiro, possível de se encontrar em quase todos os mercados e de uma grande variedade de marcas. Esse é um queijo magro, pouco gorduroso e pouco salgado, então, devemos evitar vinhos amadeirados, pesados e muito estruturados. Com o Merlot ou Carmenère chileno sem barrica, como a linha Ventisquero Clásico, por exemplo, combina muito bem. Uma variação que funciona também é o português Bons Ventos tinto ou branco, por ser um vinho frutado, fresco e leve.

 

  1. Mussarela (italiano)

Um dos queijos mais consumidos no Brasil, a mussarela é uma boa pedida para acompanhar um vinho. E já que é um queijo de origem italiana, não poderia faltar uma sugestão de vinho da Itália que para ele: O Chianti, o mais famoso dos vinhos Toscanos. Do produtor Le Casine, um Chianti com excelente relação preço e qualidade e que surpreende quando servido com esse queijo, inclusive, faz um bom casamento para um filé à Parmeggiana ou uma Pizza de Mussarela também.

 


  1. Parmesão (italiano)

Outro clássico italiano é o queijo parmesão. Existem diversas maneiras de usá-lo, mas o brasileiro adora beliscar em uma tábua de queijos ou em lascas sobre as massas. É um queijo duro, gorduroso e salgado, portanto aqui pode apostar em tintos mais encorpados e estruturados, como o Malbec da linha Crios, da vinícola Susana Balbo Wines e que passa por barricas de carvalho ou o Ventisquero Cabernet Sauvignon, da linha Reserva.

 


  1. Queijo coalho (brasileiro)

Pouca gente resiste àquele queijinho coalho assado na brasa. Costuma ser um abre alas no churrasco no Brasil e, sim, tem vinho para harmonizar com ele. Um fato importante é que muitos queijos vão bem mesmo com vinhos brancos. Uma boa opção para o queijo coalho é o Ciconia branco, da região do Alentejo, em Portugal. Os aromas de frutas amarelas e notas cítricas com acidez refrescante fazem este rótulo ser uma ótima opção para o início do churrasco, e vai acompanhar inclusive a linguiça assada.

 

  1. Gorgonzola (italiano)

É um queijo diferente e fácil de identificar pelos famosos “fungos” que o deixam com uma aparência bem peculiar. Para os amantes de queijos e vinhos, o Gorgonzola tem seu espaço na tábua e na harmonização. Entre suas principais características, estão o sabor forte, salgado e com certo amargor no final de boca e é justamente esse amargor que faz um contraponto com os vinhos de sobremesa como o Vinho do Porto. A opção da vinícola Poças do tipo Tawny é bem assertiva. Outra opção que funciona é um branco feito da uva Moscato ou Moscatel, ótimo exemplo do produtor Mezzacorona, que possui muito frescor e acidez em um certo açúcar residual.

Onde comprar os vinhos: 

Ventisquero Clásico Merlot

https://domoexpress.com.br/vinho-ventisquero-clasico-merlot.html


Ventisquero Clásico Carménère

https://www.emporioaugusta.com.br/loja/ventisqueroclassicocarmenete

 

Bons Ventos Tinto

https://www.vidavino.com.br/vinho-quinta-dos-bons-ventos-portugal-750-ml

 

Bons Ventos Branco

https://www.carpevinum.com.br/vinho/tipo/vinho-branco/quinta-de-bons-ventos-branco-750ml

 

Le Casine Chiant

https://www.triplevino.com.br/vinho-tinto-le-casine-chianti-750-ml

 

Susana Balbo Crios Malbec

https://www.ciadovinho.com.br/vinho-tinto-susana-balbo-crios-malbec

 

Ventisquero Reserva Cabernet Sauvignon

https://www.casadabebida.com.br/vinho/vinho-ventisquero-reserva-cabernet-sauvignon-750-ml/?

 

Casa Relvas Ciconia Branco

https://domoexpress.com.br/vinho-casa-relvas-ciconia-alentejo-branco.html

 

Poças Porto Tawny

https://www.vivavinho.com.br/vinho-porto-portugues-pocas-tawny-750ml/p

 

Mezzacorona Moscato

https://www.emporioitie.com.br/produtos/mezzacorona-moscato-giallo-750ml/



Ribera del Duero sensacional, um dos mais prestigiados produtores espanhóis


A Torres é uma das mais importantes vinícolas do mundo. Com grande foco em pesquisas, valores humanos e sustentabilidade, a vinícola se mantém familiar há 5 gerações, produzindo grandes vinhos.

Na boca, o vinho é incorporado e estruturado, com taninos presentes, porém macios. A acidez equilibrada traz frescor ao vinho, enquanto a fruta ainda se faz presente, proporcionando um sabor intenso e persistente. Estagia 12 meses em barricas de carvalho francês e americano e mais 12 meses em garrafa. É o vinho carro-chefe da vinícola Pago del Cielo e um dos vinhos DO Ribera del Duero com maior projeção internacional.

Uma Ribera del Duero sensacional, de um dos mais prestigiados produtores espanhóis!

Vinho Tinto Torres Celeste Crianza

De R$ 264,00 por R$ 140,00 cada
Garanta 5% a mais de desconto no PIX

Quero conferir

A Torres é uma das mais importantes vinícolas do mundo. Com grande foco em pesquisas, valores humanos e sustentabilidade, a vinícola se mantém familiar há 5 gerações, produzindo grandes vinhos.

Na boca, o vinho é incorporado e estruturado, com taninos presentes, porém macios. A acidez equilibrada traz frescor ao vinho, enquanto a fruta ainda se faz presente, proporcionando um sabor intenso e persistente. Estagia 12 meses em barricas de carvalho francês e americano e mais 12 meses em garrafa. É o vinho carro-chefe da vinícola Pago del Cielo e um dos vinhos DO Ribera del Duero com maior projeção internacional.

E está COM 43% DE DESCONTO! Não perca, pois o estoque é super limitado.


Colheita no parreiral, pisa da uva e experiências sensoriais fazem da Vindima Góes um dos passeios mais procurados de São Paulo

O tradicional evento da Vinícola Góes ocorre na fazenda em São Roque a partir do dia 20 de janeiro em três novos formatos

A Vinícola Góes de São Roque – SP, está com as inscrições abertas para a Vindima Góes 2024, evento que celebra a boa colheita das uvas e envolve os turistas para reviver as antigas tradições da elaboração dos vinhos.

A Vindima é uma experiência sensorial completa, que oferece colheita de uvas, pisa em grandes tinas ao som de música típica, degustações de vinhos, tour pela fábrica e parreirais.

Nesta edição, a tradicional vinícola preparou novidades para os turistas. O evento está disponível em três formatos: Vindima Góes Harmonizada, Vindima Góes Essencial e a Vindima Góes Sunset.

O visitante receberá um voucher para retirar a garrafa da Vindima – um vinho exclusivo - que será elaborado a partir da colheita e pisa da uva do grupo. Essa safra fica pronta entre outubro/novembro de 2024.

Experiência sensorial completa

Quando o assunto é experiência completa para ficar na memória participar de uma Vindima é inesquecível.  Os visitantes são recebidos na sede da empresa, onde conhecem a história da Vinícola Góes, que já completou 85 anos. Neste momento inicia o encontro e a vivência com as tradições que fazem o mundo do vinho tão peculiar. Em seguida, o turista é levado para os parreirais em um trenzinho com música típica, deixando para traz o movimento da cidade e aproveitando o clima agradável do interior. No decorrer do percurso, em um bate papo descontraído, são apresentadas curiosidades sobre o plantio, as variedades de uvas e a colheita.

Na chegada ao parreiral, os participantes colherão as uvas utilizando tesouras específicas, já protegidos pelos chapéus e com cestas em mãos, como os antigos camponeses faziam. Ainda no vinhedo, acompanhados pelo enólogo Fábio Góes, será possível conhecer os segredos do plantio das videiras e da produção de grandes vinhos.

O passeio segue na fábrica, com informações sobre o processo de produção dos vinhos e uma das atrações mais esperadas: a famosa pisa da uva. Todos são guiados para reviver a história de como tudo começou na produção dos vinhos, da maneira mais tradicional: pisando as uvas com os pés em grandes tinas e ao som de músicas típicas. Após a pisa, acontece um brinde para comemorar a safra.

Os participantes ainda aproveitam os espaços de descanso e convivência para apreciarem o clima da Vinícola Góes. Para retornar à sede da empresa, o wine bus, um ônibus temático, estará disponível a cada 30 minutos.

Cada formato de Vindima Góes contará com atividades específicas, consulte o que cada uma oferecerá a seguir:

Vindima Góes Harmonizada

Esse formato acontecerá aos sábados, com horários de saídas às 10h e 12h para início do passeio.

O passeio completo inclui:

  • Passeio até a fazenda;
  • Tour com o enólogo com explicações da produção do vinho;
  • Tour guiado pelos vinhedos na fazenda, mostrando os cultivos tradicionais e de inverno.
  • Chapéu para sua experiência na colheita das uvas;
  • Pisa da Uva;
  • Música ao vivo;
  • Taça de vinho para o brinde e comemoração da colheita e Pisa da Uva;
  • Almoço típico português completo com vinhos e sucos a vontade;
  • Voucher para retirar o vinho da pisa;

Vindima Góes Essencial

Esse formato será aos domingos e no dia 25 de janeiro, com horário de saída às 10h para início do passeio.

O passeio completo inclui:

  • Passeio até a fazenda;
  • Tour com o enólogo com explicações da produção de vinhos;
  • Chapéu para sua experiência na colheita das uvas;
  • Pisa das uvas;
  • Mesa de antepastos;
  • Música ao vivo;
  • Wine Bar;
  • Taça de vinho para o brinde e comemoração da colheita e pisa da uva;
  • Degustação de três rótulos de vinho, um branco, um tinto e um espumante;
  • Suco de uva e Grape Cool à vontade.

Vindima Góes Sunset

Esse evento acontecerá apenas na sexta-feira, dia 26 de janeiro, em dois horários, às 17h e 23h.

O passeio completo inclui:

  • Passeio até a fazenda;
  • Tour com o enólogo pela fábrica com explicações da produção de vinhos;
  • Chapéu para sua experiência na colheita das uvas;
  • Pisa das uvas;
  • Taça de vinho para o brinde e comemoração da colheita e pisa da uva;
  • Música com DJ;
  • Finger foods;
  • Vinhos e espumantes liberados.

Ilhas Interativas

Os parreirais da Vinícola Góes são cercados pela Mata Atlântica. Por isso, a vinícola preparou um espaço especial para que os turistas sintam a presença da natureza em todos os momentos.

No local, os visitantes desfrutam da área de entretenimento, onde estão dispostas as Ilhas Interativas, compostas por várias atividades, como: wine bar, música ao vivo, espaço kids e muito mais. Para os aventureiros há uma pequena trilha ecológica e para os que procuram descanso há vários pontos de repouso.

Serviço:

Evento: Vindima Góes 2024

Datas: 20, 21, 25, 26, 27 e 28 de janeiro e 03 e 04 de fevereiro

Local: Vinícola Góes

Vagas Limitadas: Necessário reserva.

Valores: Vindima Góes Harmonizada - R$ 480,00

     Vindima Góes Sunset - R$ 390,00

     Vindima Góes Essencial - R$ 320,00

     Inscrição:https://www.wine-locals.com/campanha/vindima-2024-na-vinicola-goes

     Crianças de até 05 anos - Gratuito (necessário reservar)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.