15 anos da Azul: embarque em mais uma viagem com a gente - desta vez, pelo tempo
As unidades de negócio que decolaram com a Azul nos últimos 15 anos
● A unidade de logística completou 14 anos em agosto.
● É líder no mercado nacional de transporte de cargas há 2 anos.
● Tem mais de 320 pontos de atendimento no Brasil e atende mais de 5.000 cidades no país.
● Especialista em transportar as mais inusitadas cargas, de vestido de noiva e pedras semipreciosas a radiofármacos e ar de mineração.
● Cresceu na pandemia com o boom do e-commerce.
● Colaborou com o controle da COVID-19, com o transporte de insumos hospitalares, vacinas e médicos.
● Transformou vidas e modernizou a logística do Brasil.
● A performance da companhia com a entrega dos clientes é de 99%, ou seja, tudo que é conduzido é entregue 99% dentro do prazo determinado. Nas principais capitais brasileiras, mais de 60% das entregas são realizadas entre 24 e 48 horas.
● O programa de fidelidade da Azul completou 14 anos em agosto.
● Começou como um sistema de cashback e, em 2013, fez a transição para modelos de pontos.
● Com os pontos acumulados, os clientes têm uma infinidade de opções, além da troca de passagens, para resgate: é possível trocar por bagagem extra, marcação de assento, acesso ao Espaço Azul, upgrade de cabine, hotéis, passeios, traslados, aluguel de carro, ingressos, pacotes de viagens completos ou mais de 500 mil produtos no Shopping TudoAzul.
Também é possível utilizar os pontos em companhias aéreas parceiras, ampliando para 3.000 as opções de destinos aos clientes.
● Possui a Tarifa Congelada (que permite que o cliente assegure a reserva de emissão de passagens por um período que pode ir de 48 horas a até 11 meses), produto reconhecido pelo International Loyalty Awards, um prêmio que celebra a excelência, inovação e melhores práticas no setor de fidelidade de todo o mundo.
● Em 2023, completou a marca de 16 milhões de clientes.
● Possui o melhor cartão cobranded do mercado, eleito por diversos prêmios do segmento.
● Nasce com a missão de levar as belezas do Brasil ao brasileiro, com diversas opções de viagens e pacotes turísticos.
● A operadora de Turismo da Azul chegou, neste ano, à marca de 100 lojas em funcionamento, com unidades em todas as regiões do Brasil e uma nos Estados Unidos.
Primeiros aviões da Azul a operar em Viracopos
● Mantém uma forte presença no interior de São Paulo e também em Minas Gerais, seguindo uma estratégia de atender à grande demanda de clientes que estão próximos aos hubs da companhia, respectivamente os aeroportos de Viracopos e Confins.
● A Azul Viagens oferece mais de 140 mil hotéis em todo o mundo e conta com a oferta exclusiva de pacotes para destinos internacionais como Estados Unidos, Portugal, Uruguai, Paris e Curaçao.
● As opções de viagem também exploram o oceano, graças às parcerias com as empresas Norwegian Cruise Line, MSC Cruzeiros, Costa Cruzeiros, Disney Cruise Line, Royal Caribbean, Princess Cruises, Oceania Cruises, Regent Seven Seas e Ibero Grand Amazon.
● A Azul Viagens realiza, ao longo do ano, encontros de capacitação de agentes de viagens por todo país, por meio de famtour, blitz e roadshows, como o Agente Tá On, maior evento de treinamento e de relacionamento com fornecedores, parceiros e agentes. Já passou por capitais como Belém, Curitiba e Goiânia, mas foi em Campinas que realizou sua maior edição em 2023, com mais de 1000 agentes reunidos – e a primeira com um dia exclusivo de ofertas ao público, com entrada gratuita.
● Completou 3 anos em agosto e atende a mais de 60 destinos no país.
● É a unidade responsável pela aviação regional da companhia, com 27 aeronaves Cessna Grand Caravan, que chegam a lugares remotos e pousam em pistas incomuns, como as de cascalho e grama.
● 51% desses destinos possuem menos de 100 mil habitantes de acordo com último censo.
● Atende a diversos destinos que nunca foram atendidos pela aviação moderna e recente.
● Possui rotas turísticas, como a Rota das Emoções, e outras mais focadas no mercado corporativo, como a que liga Congonhas (CGH) a Jacarepaguá (RRJ).
● Primeira a realizar a pintura aeroespacial com tinta camaleão na cauda de um avião, pintura capaz de mudar as tonalidades de cor entre ciano e roxo, dependendo do ângulo de onde é vista.
● Responsável pelo fomento de demanda nas cidades, que, com pouco tempo de operação, passaram a ser atendidas pela Azul em aeronaves de maior capacidade. Exemplo: Patos de Minas e Araxá, em Minas Gerais.
● Criada em abril deste ano.
● Fornece serviços de manutenção, habilidades e expertise para outras empresas não apenas no Brasil, mas também em outros países do mundo.
● Realiza manutenção pesada, manutenção de linha, reparo e revisão de componentes.
● Oferece reparos para componentes aeronáuticos, como rodas, freios, baterias, estruturas, interiores, equipamentos aviônicos, sistemas de oxigênio, equipamentos de segurança e emergência.
● A mais nova unidade de negócio também realiza diferentes testes e ensaios não-destrutivos.
● Em setembro, participou da MRO Brasil 2023, principal evento do setor no Brasil. Os visitantes que estiveram no local puderam conversar com os representantes do TecOps, e, de quebra, apreciar o troféu “Paul Cousins Award”, de “Melhor Equipe de Manutenção Internacional”, conquistado pelos profissionais da unidade, durante a versão internacional do evento, MRO Americas 2023.
● Oferece serviços nos hangares da Azul em Pampulha (Belo Horizonte) e Campinas, sendo este último reconhecido como o maior e mais moderno da América Latina, com 35 mil metros quadrados e três anos de operação.
Sobre a Azul
A Azul é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, aproximadamente mil voos diários, para 160 destinos. Com uma frota operacional com mais de 160 aeronaves e mais de 16.000 tripulantes, a Azul possui mais de 300 rotas diretas em voo regionais, domésticos e internacionais.
Em 2022, a Azul foi eleita a companhia aérea mais pontual do mundo, segundo o relatório OnTime Performance-OTP Review da Cirium – a principal referência mundial de dados operacionais do setor.
Além disso, em 2020, conquistou o prêmio de Melhor Companhia Aérea do Mundo pelo TripAdvisor Travelers' Choice, sendo a única empresa brasileira a receber ambos os reconhecimentos. Para mais informações, visite www.voeazul.com.br/ri.
Governo do Estado, prefeitura do Rio e RioGaleão anunciam investimento de R$ 270 milhões
no Aeroporto Internacional Tom Jobim
Uma parceria entre o governo do Estado, a prefeitura do Rio de Janeiro e a RIOgaleão, anunciou a criação de um fundo de investimento de R$ 270 milhões para investimento no setor aeroportuário do Rio de Janeiro.
Desse valor, R$ 120 milhões sairão dos cofres públicos estadual e municipal e R$ 150 milhões serão destinados pela RIOgaleão, concessionária responsável por operar o aeroporto. A expectativa é que o acordo gere 684 mil empregos no Estado do Rio de Janeiro ao longo de 10 anos, sendo 300 mil só na capital fluminense.
Esse é o resultado da união de esforços entre o governo do estado e a prefeitura do Rio, que entenderam a importância do Galeão não só para o turismo, mas para toda a economia do estado. Vencemos a narrativa de que fortalecer o Galeão mataria o Santos Dumont. Pelo contrário, precisamos do equilíbrio para que os dois aeroportos sobrevivam, aumentando o fluxo de passageiros e a geração de emprego e renda, como prevê o plano estratégico Turismo RJ + 10 anos – disse o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.
A expectativa é tornar a cidade do Rio ainda mais atraente para companhias aéreas que já operaram no Aeroporto Internacional Tom Jobim ou que têm interesse em atuar, além de incorporar na capital fluminense uma prática de promoção local exercida pelos principais destinos turísticos mundiais.
A portaria que limita os voos no Aeroporto Santos Dumont já começou a vigorar e, então, iniciamos a retomada da importância do Galeão. Hoje, anunciamos a criação de uma espécie de fundo de investimento de promoção do Rio, com parte de recurso privado e parte da Prefeitura e do governo do estado. Isso vai permitir uma maior promoção do Rio de Janeiro, para que possamos trazer mais companhias internacionais e voos domésticos. Temos aqui as três empresas aéreas brasileiras anunciando seu compromisso com a retomada do Galeão - afirmou Eduardo Paes.
Como contrapartida ao suporte dado pelo acordo, também estarão todos os incentivos já oferecidos pela concessionária, como descontos tarifários para pousos, permanência e incentivos de marketing.
De acordo com o presidente da RioGaleão, Alexandre Monteiro, a concessionária espera alcançar 14 milhões de passageiros em 2024, um crescimento de 77,2% em relação a 2023. O aeroporto recebeu ainda 24 novas rotas e 10 novos destinos entre setembro de 2023 e janeiro de 2024.
- Esse é o começo da arrancada do Galeão. O Rio de Janeiro tem a possibilidade de ser um centro de conexão de voos domésticos e internacionais. O crescimento da malha aérea já está acontecendo. O número de assentos já atingiu praticamente 100% do patamar pré-pandemia. Na última semana, operamos, em média, entre 300 e 310 voos diários domésticos e internacionais, com cerca de 43 mil passageiros por dia. Nos destinos internacionais já recuperamos praticamente todos, agora falta aumentar a frequência e a disponibilidade de assentos. Não tenho dúvida de que isso vai acontecer ao longo de 2024 – declarou o Monteiro.
Air Europa aumenta em 5% a sua oferta de inverno e anuncia novas rotas e frequências para 2024
São Paulo, janeiro de 2024 - A Air Europa encara a temporada de inverno com uma previsão muito positiva. A empresa, que já anunciou um reforço de 23.700 lugares em dezembro para responder à elevada procura para as férias de Natal e Ano-Novo, vai aumentar a sua oferta de lugares em 5% nestes meses devido ao aumento das vendas esperado ao longo do primeiro trimestre de 2024.
Embora tenham passado poucos dias desde o início da temporada de inverno, as projeções da companhia aérea estão em linha com o aumento da atividade que fez de 2023 o melhor ano de sua história. Isto é apoiado, sobretudo, pelo forte desempenho do mercado nas rotas de longa distância entre a Europa e a América, que são o elemento diferenciador da oferta da Air Europa.
A crescente oferta de assentos será possível graças a um aumento progressivo no tamanho da frota, à abertura de novas rotas e à disponibilidade de frequências adicionais conectando Madri a outros destinos na América Latina.
A Air Europa espera concluir a chegada de quatro novos Boeing 787-9 Dreamliners em breve, além dos dois recebidos em dezembro, o que lhe permitirá ter mais de 20 Dreamliners até o final do primeiro trimestre do próximo ano. Além disso, a partir de maio, está prevista a chegada do novo Boeing 737 MAX, o mais avançado em sua categoria, com o qual as rotas de curto e médio distância serão reforçadas. Até o final do ano, a empresa terá quatro unidades desse modelo e contará com cerca de trinta aeronaves 737.
Com o novo ano, a companhia aérea voltará a marcar presença no Norte de África, operando a rota entre Madri e Tunísia, com três frequências semanais, bem como duas frequências, no mesmo período, para Marraquexe. Antecipando-se ao verão, a rota Madri-Veneza será reativada em junho, com duas frequências diárias para uma das cidades com maior procura turística na Europa.
A América Latina continuará a ser a origem e o destino de muitos passageiros da Air Europa. Em linha com o aumento de voos para esta região, tanto Caracas quanto Assunção verão seu número de frequências semanais aumentar para cinco, enquanto outra frequência será adicionada para totalizar seis entre Madri e Medellín e entre a capital espanhola e o Panamá, a partir deste mês de dezembro.
Este aumento significativo das operações, tanto na Europa como na América, faz parte dos objetivos definidos no Plano Estratégico da empresa, que consolida o papel fundamental da Air Europa no hub aeroportuário Madrid-Barajas. A partir desta posição, a companhia aérea continuará a desempenhar um papel fundamental na conectividade transatlântica.
Sobre a Air Europa
Com atuação desde 1986, a Air Europa é uma companhia aérea espanhola, membro da aliança SkyTeam. A frota da empresa é composta por 50 aeronaves, que estão entre as mais modernas e sustentáveis do setor, como os modelos Boeing 787 Dreamliner e Boeing 737, que garantem eficiência e comodidade aos passageiros.
A Air Europa voa a mais de 55 destinos em todo o mundo e conta com uma posição estratégica no hub do aeroporto Adólfo Suárez Madrid-Barajas, conectando a Europa e a América.
A companhia se destaca por seu sólido compromisso com a sustentabilidade e a descarbonização, assim como por sua aposta na inovação, por meio da incorporação de tecnologias mais avançadas para a digitalização e otimização dos processos. A Air Europa ainda figura atualmente entre as empresas aéreas mais pontuais do continente europeu.
O poder das milhas nos bastidores das viagens de luxo
Ao pensar em viagens, o luxo muitas vezes parece ser um privilégio reservado apenas para alguns. No entanto, o uso estratégico de milhas é uma tendência que está democratizando experiências exclusivas.Viajantes estão descobrindo maneiras criativas de transformar suas viagens comuns em aventuras luxuosas, navegando pelos bastidores dos programas de fidelidade para garantir upgrades, estadias em hotéis prestigiados e acesso aos cobiçados lounges VIP.
De acordo com André Brito, fundador do Milhas ao Vivo, curso que ensina as melhores técnicas para maximizar o ganho de milhas, acumular pontos é mais do que um simples passatempo. “É uma estratégia cuidadosa para potencializar cada viagem. Por meio de um planejamento estratégico e conhecimento aprofundado dos programas de fidelidade das companhias aéreas e cartões de crédito, viajantes experientes estão desbloqueando um mundo de oportunidades”, revela.
Upgrades exclusivos e conforto inigualável
Histórias de viajantes que trocaram suas milhas por upgrades de assento não são incomuns. “De voos econômicos a experiências de classe executiva, as milhas são a moeda que permite que essas pessoas desfrutem de conforto, luxo e serviço personalizado durante suas jornadas pelo mundo”, declara.
O especialista aponta, ainda, que os programas de fidelidade não se limitam apenas às companhias aéreas. “Muitos cartões de crédito oferecem parcerias com redes de hotéis de luxo, permitindo que os viajantes troquem suas milhas por noites em suítes com benefícios exclusivos e vistas panorâmicas, que tornam cada estadia uma experiência memorável”, pontua.
Acesso aos Lounges VIP e mimos exclusivos
Um dos benefícios mais valorizados pelos conhecedores das milhas é o acesso aos lounges VIP em aeroportos ao redor do mundo. “Esses viajantes têm entrada garantida em espaços exclusivos, oferecendo desde refeições gourmet até chuveiros luxuosos e áreas de relaxamento, proporcionando um refúgio tranquilo antes do voo. Muitas pessoas descrevem que essa experiência eleva toda a viagem, tornando-a ainda mais memorável”, relata.
Para André, as viagens de luxo não precisam ser exclusividade de poucos privilegiados. “O uso estratégico de milhas está abrindo portas para experiências antes consideradas inacessíveis. Viajantes estão aprendendo os segredos por trás dos programas de fidelidade, transformando cada viagem comum em uma nova aventura”, declara.
As histórias compartilhadas por esses viajantes demonstram como as milhas podem ser mais do que apenas pontos acumulados, mas chaves que abrem as portas para um mundo de possibilidades, elevando o conceito de viagens. “As milhas estão se tornando uma ferramenta poderosa, transformando sonhos de luxo em realidade, um voo de cada vez”, finaliza o especialista.
Despacho de bagagem de mão:
polêmica que visa a segurança
Rafael Verdant*
Vídeos virais, por intermédio de redes sociais, quase nunca revelam o contexto exato do que está acontecendo, trazendo à tona episódios de forma superficial, e baseados quase sempre na opinião inicial de quem os assiste. Inúmeros exemplos são vídeos compartilhados diuturnamente, de funcionários de empresas aéreas, conferindo a adequação da bagagem de mão de passageiros na fila de embarque de aeroportos. São vários formatos, de diversas empresas e diferentes lugares do mundo, que mostram quase sempre a constatação de alguma irregularidade. Nessas ocasiões, o passageiro é orientado a despachar a bagagem e arcar com o pagamento do valor devido pelo serviço.
Quase sempre o intuito do comissário - ou o porquê de uma companhia aérea orientar tal verificação - fica subjugado em uma opinião vazia e desbalizada, sobre um suposto interesse comercial de precificação do serviço. Porém, essa atuação e orientação, quase sempre, visa a segurança da operação aérea, e principalmente busca proteger aquele passageiro que tenta despachar bagagem fora dos padrões.
Existem regras gerais e objetivas, para voos nacionais e internacionais, que disciplinam, geralmente, dimensões máximas e peso limite da bagagem de mão, os quais precisam ser observados pelo passageiro.
A bagagem de mão pode ter 55 cm x 35 cm x 25 cm (incluindo alças, rodinhas e bolsos externos), e deve respeitar o limite de 10 kg. Porém, é importante mencionar que a depender do equipamento (aeronave operada pela empresa aérea) e país de destino, essa limitação poderá variar, sendo fundamental que o passageiro sempre cheque, com a empresa aérea, quais são os limites para o despacho da bagagem de mão.
Com a modernização da legislação brasileira, a consequente adequação às regras internacionais e o início da cobrança para despacho de bagagem de porão, muitas pessoas passaram a priorizar viajar com bagagens de mão, apenas. A implicação prática do aumento de passageiros com bagagem de mão é o necessário aumento do controle e observância das regras aeronáuticas.
Não há sadismo do funcionário, muito menos interesse comercial da empresa aérea. Como dito, o controle de dimensões e limitação de peso da bagagem de mão envolve, prioritariamente, a segurança da operação aérea, que é extremamente delicada e envolve muitas variáveis.
Primeiro, a existência de dimensões máximas se dá pelo simples controle de espaço, ou seja, a bagagem de mão deve ter volume capaz de ser acomodado no bagageiro da aeronave, em vistas que passageiros não podem viajar com malas ou qualquer outro item em seu colo.
Para além da possibilidade de acomodação, há uma limitação física dentro da aeronave, portanto, deve-se permitir ao maior número de passageiros essa acomodação. Logo, uma bagagem de mão não poderia ocupar o local destinado a dois ou três passageiros.
Embora não seja a nossa situação sob exame, por vezes, não obstante serem seguidas todas as regras, não existem compartimentos suficientes para todos os passageiros, e nessa situação há uma orientação para despacho de bagagem de mão, que é feito de forma gratuita, e por vezes, até mesmo no portão de embarque da aeronave.
Ainda, dentro de um padrão de aeronavegabilidade, é feito um cálculo de peso da aeronave, incluindo, obviamente, o peso da aeronave, seu combustível, reservas de água, produtos de catering, e, certamente, médias de peso de tripulantes e passageiros, e de bagagens.
Por isso, e não só, há que se ter um controle de peso, pois, a depender de uma quantidade excessiva de bagagens fora do peso recomendado, podemos ter como implicância natural a desestabilização da aeronave.
Todos os compartimentos de carga, internos, são homologados e certificados para comportar determinado peso, sendo certo que ao se ultrapassar aquele limite, pode-se colocar em risco a abertura ou rompimento desses compartimentos, colocando também em risco de lesão os passageiros ali acomodados.
Voltando aos vídeos virais que geram críticas às empresas aéreas, para além do controle de segurança, aquele passageiro que tenta embarcar fora das condições, também, tenta deixar de pagar pelo serviço que é oferecido de despacho de bagagem.
Nessa situação, a empresa pode fazer a cobrança pelo serviço ou até mesmo negar o embarque do passageiro que se recursar a fazer o pagamento de sua bagagem, lembrando, sempre, que o Comandante é autoridade máxima no voo, e a ele cabe decidir e determinar o embarque e desembarque de bagagens e passageiros.
* Rafael Verdant é advogado, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduado em Direito Processual Civil e Gestão Jurídica pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e líder do contencioso estratégico do Albuquerque Melo Advogados.
Aeroporto de Jacarepaguá é campeão de buscas na Azul Conecta em 2023. A Azul Conecta atende mais de 60 cidades, sendo mais da metade delas com população inferior a 100 mil habitantes
São Paulo, janeiro de 2024 – A Azul Conecta, empresa responsável pela operação regional da Azul Linhas Aéreas, divulgou que o aeroporto de Jacarepaguá, situado na zona oeste do Rio de Janeiro, liderou o ranking de destinos mais buscados em 2023. A companhia atende mais de 60 cidades, sendo mais da metade delas com população inferior a 100 mil habitantes.
Em novembro de 2022, a Azul Conecta inaugurou uma rota estratégica que conecta os aeroportos de Congonhas e Jacarepaguá, oferecendo um acesso mais rápido à Barra da Tijuca, localizada a cerca de 30 quilômetros do centro do Rio de Janeiro. Um ano após o início dessa operação, a empresa transportou 18.500 Clientes nesta rota. A frequência de voos inclui sete operações diárias de segunda a sexta, além de quatro aos sábados e seis aos domingos.
Celebrando três anos de operações, a Azul Conecta expandiu seu alcance em 81% desde 2020. Em 2023, sete novos destinos foram adicionados à sua rede: Araxá (MG), Cajazeiras (PB), Manhuaçu (MG), Vitória (ES), Blumenau (SC), Salinas (MG) e Linhares (MG).
Confira abaixo os destinos mais procurados na Azul Conecta em 2023:
- Rio de Janeiro - Jacarepaguá (RRJ)
São Paulo - Congonhas
Belém
Campo dos Goytacazes
Belo Horizonte
Manaus
Rio de Janeiro (SDU)
Curitiba
Recife
Breves (PA)
Sobre a Azul Conecta
Focada no desenvolvimento da aviação sub-regional, a Azul Conecta possui 8 bases operacionais tendo como sede a cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. Com 27 aeronaves Cessna Grand Caravan/ Caravan EX, sendo 3 modelos exclusivamente cargueiros, a Azul Conecta voa para mais de 80 destinos no país, atuando no fortalecimento da conectividade da malha aérea da Azul. Releases completos em: https://www.voeazul.com.
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