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quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Depois de muitos anos, o Brasil volta a produzir um carro nacional, o Guepardo, um URV que nascerá da montadora Adventures Off Road, de Fortaleza. Terá duas versões 4x4: G200 por R$ 235 mil e G400, por R$ 245 mil. Já foram feitas 100 reservas do carro que sai em junho deste ano


ASSISTA O VÍDEO:

https://youtu.be/MlaBQBugs2k

O Ceará, depois do Troller, hoje nas mãos da Ford, volta a fabricar um carro nacional, desta vez o Utility Recreational Vehicle - Veículo Recreativo Utilitário - URV Guepardo, que está em produção na montadora cearense Adventures Off Road, instalada em Maracanú, na Região Metropolitana de Fortaleza. O Guepardo será vendido em duas versões, G200 e G400, ambas com motor a gasolina, com duas e quatro portas, que custarão, respectivamente, R$ 235 mil e R$ 245 mil.

O Guepardo está com a pré-venda aberta e já recebeu cerca de 100 pré-reservas de clientes de várias regiões do País.

URV Guepardo virá com motor o EA111 Volkswagen 1.6, turbo, gasolina, com 121 cv de potência a 5.250 RPM e torque de 181 Nm a 2.500 RPM. O câmbio é manual de cinco velocidades, mais ré e tração 4x4 integral. O tanque de combustível tem capacidade para 40 l e o carro pesa 1.250 kg.


A fábrica da Adventures Off Road já está instalada numa área de 4 mil metros quadrados, e tem outra área reservada para ampliação de mais 3 mil metros quadrados, por iniciativa de quatro ex-engenheiros da Troller, Moacir Braga, Thiago Holanda, Alexandre Frota e Carlos Renato, que revelaram que a linha de montagem será robotizada para imprimir mais agilidade na produção e consequentemente nas entregas. 

Os quatro engenheiros acreditam que o mercado desse segmento é muito bom e que o lançamento vai surpreender pela qualidade, segurança e desempenho, tendo em vista que o que existe hoje à venda são os importados das marcas Pollaris (Estados Unidos) e Can-Am (Canadá).


Segundo o engenheiro Moacir Braga, os principais diferenciais do Guepardo são o baixo custo de manutenção, a confiabilidade do equipamento, a segurança, os equipamentos disponíveis e o nível de ruído interno. "Utilizamos conceitos e práticas comuns na indústria automotiva para o desenvolvimento e validação do veículo", revelou.

Segundo o diretor-geral e idealizador da nova montadora, Adventures Off-Road, Clauder Ciarlini, "nosso veículo é um automóvel e os UTVs são quadriciclos redesenhados".  

Ele acrescentou que o URV tem um motor convencional de uso automotivo aliado a uma transmissão manual confiável, enquanto o conjunto utilizado nos UTVs do mercado utilizam transmissão CVT com acionamento por correia, requerendo alto giro do motor e causando ruídos bastante elevados aos ocupantes, sem falar das constantes quebras de correia da CVT.


O que é um UTV e um URV?

É natural que você não saiba o que é URV. Eu explico: o Guepardo está inaugurando uma nova categoria de veículo: o URV. A sigla significa(Utility Recreational Vehicle - Veículo Recreativo Utilitário). O URV compete nas categorias SUV, Buggy, UTV e Jipe, embora não emplacado. Ele possui todas as características de um veículo off-road, com a versatilidade de andar em terrenos totalmente irregulares e também em terrenos pavimentados. 



Conheça os ex-engenheiros da Troller:

1) Moacir Braga, com 25 anos experiência na área automotiva, dos quais, 23 anos na Troller. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará com pós-graduação em Mecânica Automotiva pela FEI (Fundação Educacional Inaciana), em São Bernardo do Campo, SP. Liderou equipes de desenvolvimento, validação e homologação de diversos veículos do segmento off-road.

2) Thiago Holanda: Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com com MBA em gerenciamento de projetos, esteve mais de 12 anos na Troller e tem experiência em desenvolvimento de protótipos, desde a concepção, impressão, criação de peças, até a implementação na produção na linha. Foi Troller de 2009 até 2021.

3) Alexandre Frota: Engenheiro elétrico pela UFC, foi contratado pela Troller em 2009. É especializado na integração de sistemas elétricos no veículo. Participou do primeiro T4 Ford/Troller de 2009 e também da modernização do veículo em 2014.

4) Carlos Renato: Engenheiro de Projetos Automotivos com mais de 20 anos no setor, também atuou na modernização do Troller. Especialista no software que é utilizado na indústria automotiva para a execução de projetos. Responsável pelos cálculos estruturais do veículo.

Ficha técnica 

Motor: EA111 Volkswagen 1.6, turbo, gasolina

Potência: 121 cv a 5250 RPM

Torque: 181 Nm a 2500 RPM

Câmbio: manual com 5 marchas + a ré

Tração: 4x4 integral

Tanque: 40 litros

Peso do veículo: 1.250 kg

Um comentário:

  1. Muito interessante a informação. É o Brasil voltando a produzir autom9veis. Boa notícia, Arnaldo.

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