Mina de lítio de Jequitinhonha que a BYD está comprando da Sigma, |
A BYD confirmou que está em negociações com a Sigma Litium, maior mineradora de lítio do Brasil, e embora não dê mais detalhes, o "Financial Times" revelou que o grupo chinês pretende adquirir a mina de litio da Sigma no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e o motivo é simples: ter matéria prima para a fábrica de baterias que está construindo em Camaçari, na Bahia, a pouco mais de 50 km de Salvador. De acordo com o "Financial Times", o valor do negócio beira os R$ 14,3 bilhões.
A assessoria de Imprensa da BYD, no Brasil confirmou que houve uma reunião entre a direção da empresa e a presidente da Sigma no mês passado, "mas um acordo de confidencialidade entre as partes não permite a divulgação de detalhes".
BYD já é dona da antiga fábrica da Ford em Camaçari, onde produzirá carros elétricos |
A extração do litio pela BYD não resolverá apenas a produção das baterias para os carros elétricos que vai fabricar no País, como atenderá à exportação de baterias que já anunciou com a construção da fábrica em Camaçari.
No complexo de Camaçari, a BYD fabricará também ônibus elétricos |
A BYD adquiriu a antiga fábrica da Ford que está adptando para a produção de seus veículos elétricos. O gripo chinês no complexo de Camaçari produzirá ainda ônibus e caminhões elétricos, além de implantar uma unidade de produção de lítio e ferro-fosfato.
Ônibus elétricos sairão também do complexo da BYD da Bahia |
O "Financial Times" lembra que a mina de lítio da Sigma já foi alvo do interesse da Tesla, mas a negociação não se concretizou.
BYD Dolphin que é o campeão de vendas entre os elétricos será fabricado em Camaçari |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário