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terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais



Jornalista Sérgio Moreira





Museu de congonhas completa 8 anos



Localizado a apenas 70 Km da capital mineira, Congonhas é conhecida como uma das cidades mais conhecidas do mundo pelas obras do mestre Aleijadinho. São trabalhos de Aleijadinho reconhecidas pelos detalhes dos trabalhos de sua genialidade na arte barroca. 

O Museu de Congonhas, é o primeiro "museu de sítio" do Brasil, que oferece informações históricas e de contexto que qualificam a visita ao sítio do Patrimônio Mundial Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, que é o principal ponto turístico de Congonhas e conhecido mundialmente. 

O Santuário foi incluído no Livro de Tombo de Belas Artes do IPHAN, em 1939, e inscrito na Lista do Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO, em 1985.



O Museu é voltado tanto para os que buscam o turismo cultural quanto para aqueles que procuram o turismo religioso, pois se alinha com as modernas tendências de promoção da qualificação urbana associada à vocação histórica da cidade. 

Além disso, ele monitora e avalia o estado de conservação de todo o Patrimônio Mundial do complexo e articula redes e projetos de estudo sobre o barroco e a pedra-sabão. 



O prédio que abriga o Museu, foi projetado pelo arquiteto mineiro Gustavo Penna e, embora apresente uma arquitetura contemporânea, se harmoniza com a paisagem de uma cidade do interior mineiro. Com 3.452,30 m², ele dispõe de salas de exposição, biblioteca, auditório, espaço educativo, anfiteatro ao ar livre e áreas administrativas.



O Museu de Congonhas acredita que o papel dos museus no mundo contemporâneo está intrinsecamente associado à sua missão educativa, e não somente à ideia restrita de uma instituição que administra coleções artísticas. Dessa forma, o espaço de Congonhas se constitui em um local de construção de conhecimento e de interpretação do mundo, tendo o patrimônio, a arte e a fé como principais pilares para direcionar a experiência educacional.

Visitas guiadas são oferecidas pelo museu a grupos de até 20 pessoas mediante agendamento prévio, e podem ser realizadas de terça a sexta-feira, às 10h30 e às 15h30. Nas quartas-feiras, as visitas guiadas só estão disponíveis às 15h30. Durante esses 8 anos de vida já passaram pelo local mais de 300 mil pessoas. Setembro, quando se comemora o Jubileu da cidade, é quando se tem um maior número de visitantes.

Aleijadinho Virtual



Dando continuidade às comemorações de oito anos de vida do museu, uma atração superespecial, que tem levado os visitantes a demonstrações de admiração, foi montada pelos responsáveis pelo espaço. Trata-se do projeto Aleijadinho Virtual, que cria uma experiência de realidade virtual, dando destaque à figura de Aleijadinho - o maior artista do Brasil Colônia e do Barroco Americano -, e à sua majestosa obra artística. A experiência tem 15 minutos de duração, e estará disponível até dia 14 deste mês. Ela será inscrita em festivais de VR (Realidade Virtual) nacionais e internacionais, aumentando seu alcance de mídia e potencial de formação de público, tanto no Brasil quanto no exterior.



O trabalho de realidade virtual foi criado pelo Studio KWO XR, que se dedica desde 2015 a pesquisas, produção e conteúdos, sendo uma empresa pioneira no desenvolvimento de projetos em realidade virtual e aumentada no Brasil. Ao longo desses anos já criou mais de 80 projetos para clientes como Rede Globo, Rede Record, Coca-Cola, Grupo Votorantim, Washington Post, Brooksfield, Tetrapack, Festival MIMO, entre outros. Seus profissionais são especializados em construir experiências imersivas e interativas, que utilizam tecnologia de ponta para promover narrativas com significado e profundidade para o público.



Cristiane Nobre ( diretora de Turismo), Dr. Cláudio Souza ( Prefeito de Congonhas), Lilian Gonçalves ( diretora de comunicação), Lana Mércia ( Presidente de Fumcult), Geordane Silva( siperintendente de desenvolvimento econômico), Lourdes Maria ( coordenadora do Museu de Congonhad) e Hugo Castelani ( diretor de Patrimônio)

A press trip idealizada pela diretora de Turismo Cristiane Nobre, a coordenadora do Museu de Congonhas, Lourdes Maria e a Presidente da Fumcult, Lana Mércia, juntamente com o Prefeito Municipal, Dr. Cláudio Souza e os atores responsáveis pelo turismo de Congonhas, receberam no dia 4 de janeiro, jornalistas, blogueiros e influencers mineiros para o primeiro evento do ano dirigido à área: uma visita guiada ao Museu de Congonhas, o primeiro "museu de sítio" do Brasil.



A ex-secretária de Turismo de MG, deputada estadual e federal Maria Elvira, o prefeito Dr, Cláudio Souza e a diretora de Turismo, Cristiane Nobre.

Carnaval movimenta BH



A nova sonorização da folia de Belo Horizonte, que promete transformar a festa da capital mineira em uma das mais tecnológicas do país, será apresentada nos dias 13 e 14 de janeiro, no Ensaio Geral do Carnaval 2024, evento produzido pela Do Brasil Live Marketing, que vai reunir 24 blocos do Carnaval de BH, na Avenida dos Andradas, na altura do número 4.000, região Leste da capital, das 10h às 20h. 

O novo sistema de som do Carnaval belo-horizontino conta com investimentos do Governo de Minas Gerais, por meio de patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da Cemig. Oito dos principais grupos carnavalescos da cidade farão parte da festa: Angola Janga, Baianas Ozadas, Bloco da Esquina, Então Brilha, Havayanas Usadas, Seu Vizinho, Truck do Desejo e Volta Belchior. Cada um vai convidar outros dois blocos para o inédito encontro.

Viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o Ensaio Geral será uma simulação do Carnaval: gratuito, na rua, com trios elétricos, blocos emblemáticos e suas baterias e alas de dança. 

Um evento em que o público poderá participar e antecipar as comemorações da já famosa folia belo-horizontina. A sonorização inédita representa uma das novidades para 2024. Aproximadamente R$ 4,5 milhões serão investidos pelo Governo de Minas Gerais para o recurso.

A potência cultural e turística do Carnaval da capital estimula a economia da criatividade e gera emprego e renda. Em 2023, a folia de BH, considerada a mais segura do Brasil, reuniu cerca de 5 milhões de pessoas na cidade, em aproximadamente 500 blocos, movimentando cerca de R$ 720 milhões, de acordo com levantamento divulgado pela Belotur. 

“Essa tecnologia vai propiciar conforto aos foliões, além de ser um respeito aos artistas que fazem do Carnaval de BH algo tão bonito. É a primeira vez que o Governo do Estado abraça o evento desta maneira, mas vale ressaltar que nós já contribuímos com todo suporte de segurança, fazendo de Minas o estado mais seguro do Brasil. E não há maneira melhor de atrair turistas do que garantir que ele esteja seguro durante as festividades”, afirmou a secretária-adjunta Bárbara Botega.

A taxa de ocupação de hotéis em BH aumentou 5%, se comparada a 2019 (antes da pausa exigida pela covid-19), alcançou 68,92% e, no sábado e domingo, chegou a 80%. Para atender à demanda gerada pela festa, foram criadas mais de 20 mil vagas de empregos temporários, de forma direta e indireta, sobretudo nos setores de alimentação fora do domicílio, hospedagem e transportes. 

Para 2024, a expectativa é que, entre moradores e turistas, 5,5 milhões de pessoas estejam nas ruas para o Carnaval da capital. Em torno de R$ 900 milhões serão injetados na economia de BH, com geração de 24 mil empregos temporários.

A secretária-adjunta de Estado de Comunicação, Bárbara Botega, ressaltou que o trabalho em conjunto do estado com os atores envolvidos no Carnaval visa fortalecer a festa em Belo Horizonte, além de dar mais conforto ao público. “Essa parceria entre a Prefeitura de BH e o Governo de Minas é histórica e mostra que o diálogo é imprescindível. Quando todos conversam e tem um objetivo comum, tudo se realiza.



Então, com a força do diálogo e da escuta, temos transformado o Carnaval e vamos colocar Belo Horizonte como uma referência nacional e internacional. Principalmente com essa inovação, que vai melhorar a qualidade de som dos blocos, atendendo à demanda antiga, tanto dos músicos, quanto do público que acompanha o cortejo”, destacou.

"Visamos a nacionalização do Carnaval e dos nossos artistas, melhorias na qualidade da infraestrutura, atração de turistas e descentralização. Entendemos o Carnaval como política de Estado, conforme compromisso do Governo de Minas que, agora junto à PBH e aos blocos, fará o Ensaio Geral e a testagem de som. Isso será, certamente, o início de um novo tempo no nosso Carnaval, e terá impacto direto na geração de emprego e renda, na potência que é a economia da criatividade", acrescentou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.

Nova sonorização
O novo projeto de sonorização da folia belo-horizontina, demanda dos principais blocos da cidade, traz equipamentos de som em pontos estratégicos das ruas – não só nos trios, como tradicionalmente ocorre. As avenidas sonorizadas terão trio elétrico que atenderá todos os blocos do trajeto, o que diminui os impactos de deslocamento e as possibilidades de atraso. A ideia é que caixas de som reproduzam, em tempo real, a música de blocos que arrastam foliões por ruas e avenidas, ampliando o alcance sonoro dos trios.



Com torres amplificando o som em todo o trajeto, os foliões vão conseguir acompanhar o cortejo com qualidade técnica incomparável e inédita, sem prejuízo em nenhum ponto. Os trios ainda serão mais baixos, permitindo maior contato de regentes e banda com a bateria.

Para aprimorar a experiência sonora nas ruas da capital em fevereiro, o Ensaio Geral, encontro que convida o público a iniciar oficialmente o Carnaval na cidade, é fruto de um longo planejamento estratégico para transformar a folia de BH, uma das maiores do país e importante motor da economia da criatividade na capital, gerando emprego e renda e estimulando o turismo.

Economia
A potência cultural e turística do Carnaval da capital estimula a economia da criatividade e gera emprego e renda. Em 2023, a folia de BH, considerada a mais segura do Brasil, reuniu cerca de 5 milhões de pessoas na cidade, em aproximadamente 500 blocos, movimentando cerca de R$ 720 milhões, de acordo com levantamento divulgado pela Belotur. 

“Essa tecnologia vai propiciar conforto aos foliões, além de ser um respeito aos artistas que fazem do Carnaval de BH algo tão bonito. É a primeira vez que o Governo do Estado abraça o evento desta maneira, mas vale ressaltar que nós já contribuímos com todo suporte de segurança, fazendo de Minas o estado mais seguro do Brasil. E não há maneira melhor de atrair turistas do que garantir que ele esteja seguro durante as festividades”, afirmou a secretária-adjunta Bárbara Botega.

A taxa de ocupação de hotéis em BH aumentou 5%, se comparada a 2019 (antes da pausa exigida pela covid-19), alcançou 68,92% e, no sábado e domingo, chegou a 80%. Para atender à demanda gerada pela festa, foram criadas mais de 20 mil vagas de empregos temporários, de forma direta e indireta, sobretudo nos setores de alimentação fora do domicílio, hospedagem e transportes. Para 2024, a expectativa é que, entre moradores e turistas, 5,5 milhões de pessoas estejam nas ruas para o Carnaval da capital. Em torno de R$ 900 milhões serão injetados na economia de BH, com geração de 24 mil empregos temporários.



Carnaval da Liberdade- Em 2023, o Carnaval de Belo Horizonte integrou o programa Carnaval da Liberdade, realizado pelo Governo de Minas Gerais, e teve de forma inédita o Atrium da Liberdade. 

A Praça da Liberdade se tornou um espaço de descanso e recuperação para os foliões com ações de relaxamento e entretenimento para toda a família, registrando a circulação de cerca de 400 mil pessoas, segundo estimativa do Corpo de Bombeiros. 

Foram quatro dias de programação realizada na Praça da Liberdade pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) em parceria com a Fundação Clóvis Salgado (FCS).

Pelo estado, o Carnaval da Liberdade também foi realizado em 224 municípios com 291 eventos, potencializando a folia em todas as regiões mineiras. Ao todo, foram mais de 11,6 milhões de foliões e uma movimentação financeira de R$ 1,5 bilhão, com 41,6 mil empregos gerados no período carnavalesco. Em 2024, a expectativa é que o fluxo turístico seja de 12,1 milhões de pessoas em todo o estado, com 50 mil empregos gerados e R$ 1,8 bilhão – aumento de 20% em relação a 2023 – movimentados na economia da criatividade.

Para a folia deste ano, a Cemig, em parceria com o Governo de Minas, lançou o edital Carnaval da Liberdade Cemig 2024, um incentivo de R$ 5 milhões para projetos artísticos com temática carnavalesca aprovados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A medida atende às demandas de agentes culturais de BH e todo o estado e representa uma importante ação de descentralização de recursos para a folia em Minas.

Vila Galé inicia nova temporada da campanha ‘12 meses, 12 pratos’


Filé à Osvaldo Aranha é o prato especial do mês de janeiro

A rede Vila Galé iniciou a nova temporada da campanha “12 meses, 12 pratos”, que oferece por um preço promocional comidas inspiradas na gastronomia de diversas regiões do Brasil durante todos os meses do ano. As iguarias estão disponíveis no cardápio do almoço e jantar pelo valor* especial de R$ 50 no Vila Galé Salvador e Fortaleza e R$ 60 reais no Vila Galé Paulista e Rio de Janeiro. Os restaurantes são abertos ao público e não necessitam de reserva prévia.

“A experiência gastronômica é um diferencial da Vila Galé e a escolha dos pratos foi pensada para conectar o cliente com todas as regiões do país. Levamos em consideração, que embora a formação da culinária brasileira já existisse com a chegada dos europeus; foi ali que ela se difundiu e recebeu mais influências da África. Nesse sentido, temos uma variedade de pratos a cada mês, sempre com influências Europeia, Indígenas e Africana”, explica Clodoaldo Ramos, Chef Executivo da rede Vila Galé no Brasil.

Neste mês de janeiro, o público pode degustar o “Filé à Osvaldo Aranha”, que é referência da gastronomia carioca e leva o nome de um diplomata gaúcho. Ao se mudar para o Rio de Janeiro, Osvaldo Aranha popularizou a refeição ao fazer o pedido frequentemente em restaurantes. O prato é composto por um bife suculento de filé-mignon coberto com alho torrado, acompanhado de batata frita, arroz e farofa à base de farinha de mandioca.

No mês de fevereiro, o prato promocional é uma deliciosa peixada com leite de coco e legumes. A programação ainda conta com bobó de camarão, carne de sol com queijo coalho, arrumadinho de bacalhau, entre outras. Confira todos os pratos disponíveis em cada mês e a história de cada um no site da Vila Galé.

Sobre o Grupo Vila Galé

A Vila Galé é a maior rede de Resorts do Brasil e o segundo maior grupo hoteleiro em Portugal. O grupo é composto por diversas sociedades, das quais se destaca, pela sua dimensão e importância, a Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, S.A.

A rede de hotéis Vila Galé conta atualmente com 42 unidades hoteleiras: 31 em Portugal (Algarve, Beja, Évora, Elvas, Alter do Chão, Oeiras, Cascais, Sintra, Ericeira, Estoril, Lisboa, Coimbra, Serra da Estrela, Porto, Braga, Douro, Açores e Madeira), 10 no Brasil (Rio de Janeiro, Fortaleza, Cumbuco, Salvador, Guarajuba, Pernambuco, Touros, Angra dos Reis, São Paulo e Alagoas) e um em Cuba (Cayo Paredón Grande).

Neste ano, o grupo se prepara para inaugurar o Vila Galé Figueira da Foz, em Portugal, e o seu primeiro empreendimento na Espanha, o Vila Galé Isla Canela.

Febtur Nacional endossa manifesto setorial a favor do diálogo franco com o poder público

As medidas compensatórias anunciadas pelo PERSE (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), lei de 2021 vetada e novamente tramitada e aprovada no ano passado (2022), foram totalmente invalidadas pela Medida Provisória 1202 (2023), conforme proposta pelo Ministério da Fazenda e que foi sancionada pela Presidência da República às vésperas da virada do ano.

“É preciso colocar a casa em ordem”, argumenta o titular da pasta, Fernando Haddad, que busca a reposição das perdas do erário, decorrentes de benefícios tributários até então garantidos pelo Congresso Nacional para 17 setores. Entre eles, CNAES (Classificação Nacional de Atividade Econômica) correspondentes aos principais elos da cadeia produtiva do setor de viagens, turismo e eventos – comprovadamente prejudicado com a Pandemia C-19, mas ignorado pela MP.

Além de ignorar os R$ 513 bilhões de perdas setoriais acumuladas, a MP trata de direcionar desoneração progressiva da folha de pessoal para outros CNAES. Estes CNAES concentram apenas poucas empresas devedoras de tributos com valores iguais ou superiores a R$ 10 milhões cada.

O elitismo pragmático induz à miopia. O ideal é incentivar a maioria (médias e pequenas empresas) a investir cada vez mais na formalização das relações de trabalho e, consequentemente, proporcionar melhor qualidade de vida a milhões de trabalhadores informais.

Em justa manifestação, representando milhares de pequenas e médias empresas, a totalidade das entidades empresariais e sindicas representativas da sociedade civil organizada, unida, requer a abertura de diálogo franco. E fundamentado no potencial do setor de turismo, viagens e eventos para atuar como efetivo vetor estratégico do desenvolvimento sustentável brasileiro.

Entre elas, a Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo – Febtur Nacional.


A fé que canta e dança da reliogidade em Ouro preto

Ouro Preto está a apenas 90 Km de Belo Horizonte, cidade reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, preserva a história da religiosidade do barroco, além do charme de subidas e descidas das ladeiras nas ruas de pedras. Para celebrar o Reinado de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito é uma bela manifestação cultural e religiosa movida pela fé e alegria, tradição de descendência negra em Ouro Preto. A festa encanta a todos que passam pelas ladeiras ouro-pretanas. O festejo começou dia 6 e vai até o dia 14 de janeiro. 

A programação do Reinado conta com várias atividades, como missas, palestras, shows, com alguns destaques: show "Senhora Negra Aparecida", com a cantora Silvia Gomes, na Casa da Ópera, no dia 10 de janeiro, às 20h; além disso, os dias mais festivos serão os domingos, dia 7, quando acontece a abertura das festividades com a benção ao Reinado nas Escadarias da matriz de Santa Efigênia, e dia 14, o grande dia festivo, com o encerramento do evento, que contará com a recepção em Ouro Preto várias Guardas de Congo convidadas.

Serão 25 Guardas de Congo ou Congado que desfilarão pelas ladeiras históricas, trajando vestimentas coloridas, cada uma carregando sua bandeira, de acordo com o seu santo de devoção. As Guardas convidadas são de várias cidades de Minas: Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Coronel Fabriciano, Rio Piracicaba, Barbacena, João Monlevade, Belo Vale, Betim, Vargem Sant'Ana (Belo Vale), São Domingos das Dores, Igarapé, entre outras.

Kedison Guimarães, Capitão da Guarda de Moçambique, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e diretor de Promoção da Igualdade Racial de Ouro Preto comentou sobre a relevância dessa tradição. "O Reinado, que é patrimônio imaterial de Ouro Preto, fortalece a memória e a fé ancestral deixada pelos nossos antepassados, vem para abençoar e mostrar a importância do patrimônio afro-cultural-religioso em nosso município", disse o Capitão.

A festa do Reinado é uma realização da Associação Amigos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, Paróquia de Santa Efigênia, da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e tem patrocínio do Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Ouro Preto - FUNPATRI.

Sobre a origem da Festa do Reinado- Segundo a tradição oral, ainda no século XVIII, depois de alforriado, Chico Rei, que havia sido rei no Congo antes de ser vendido como escravizado, conseguiu alforriar seu filho e outros membros da nação, organizando-os em torno da Irmandade do Rosário e de Santa Efigênia.

No dia de Reis, 6 de janeiro, Chico Rei e sua família foram conduzidos em um grande Cortejo festivo pela irmandade e coroados na capela de Santa Efigênia. Após a coroação, ele e sua família desfilaram pelas ruas de Vila Rica, embaixo de um pálio e escoltados por uma guarda de moçambicanos. 

Foi assim criada a Festa do Reinado em Ouro Preto, posteriormente sendo reproduzida em várias cidades de Minas Gerais. Em 2019 é decretado o registro do ofício de Reinado de Nossa Senhora de Rosário e Santa Efigênia como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Ouro Preto. Um momento histórico para a cidade, para os congadeiros e para os devotos de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito.

Confira aqui a programação completa da "Fé que canta e dança" e não perca essa linda festa!

 Informações para a coluna enviar para
@sergiomoreira63 

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