Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
Cerca de 5 milhões de estrangeiros visitam o Brasil
O Brasil tem atraído cada vez mais visitantes estrangeiros com o aquecimento do mercado do trade turístico, com a hotelaria, locadoras de veículos, restaurantes e bares, mercados de compras artesanais, além de visitas em museus, parques, uma movimentação intensa gerando emprego e renda. Entre janeiro e setembro de 2024, o número de turistas vindos de outros países aumentou 12% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O país já contabiliza 4,897 milhões de viajantes internacionais.
Os dados divulgados pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur
e a Polícia Federal. Esse é o melhor
resultado registrado na série histórica (1989-2024) para o mês de setembro.
Apenas neste mês, 445.389 turistas estrangeiros desembarcaram no Brasil, um
aumento de 26,4% em relação a setembro de 2023.
A Argentina mantém-se como o principal emissor de turistas, com mais de
1,4 milhão de visitantes desde o início de 2024. Em segundo lugar, os Estados
Unidos enviaram mais de 518 mil visitantes, seguidos pelo Chile, com 454.225.
Países europeus como França, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha
somam, juntos, 741.614 turistas que atravessaram o Atlântico para visitar o
Brasil.
Ao longo do ano, setembro se destaca como o quarto melhor mês para a
recepção de visitantes internacionais, atrás apenas de janeiro, fevereiro e
março, período de alta temporada.
O Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, lançado recentemente pelo Ministério do Turismo, tem como objetivo tornar o Brasil o principal destino turístico da América do Sul. O plano estabelece a meta de alcançar 8,1 milhões de turistas estrangeiros por ano, além de gerar US$ 8,1 bilhões em receitas dos gastos desse público. Diante do cenário atual, a expectativa é superar a marca de 10 milhões de visitantes internacionais no período.
Aeroporto de Porto Alegre reaberto
Foi com muita festa, emoção e comemoração que o Aeroporto Salgado Filho recebeu o primeiro voo comercial na manhã desta segunda-feira, dia 21 de outubro. E a equipe do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, esteve em Porto Alegre acompanhando a retomada das atividades da pista de pousos e decolagens. “É um momento marcante para todos nós.
Era 8h03 quando tocou o solo o
avião da Azul Linhas Aéreas trazendo 174 passageiros que partiram de Campinas,
entre eles o CEO da Azul, John Rodgerson. No setor de desembarque um grande e
animado público fez a recepção do voo, entre eles o governador Eduardo Leite e
o ministro Paulo Pimenta. O trade turístico da serra esteve em peso e festejou
muito o reinício das operações.
O avião foi todo personalizado pela empresa aérea com uma pintura de saudação ao Rio Grande do Sul. O número do voo, 2603, foi escolhido com um significado especial, o aniversário de Porto Alegre. E o piloto Henrique Schneider, 25 anos, também teve um dia marcante. Ele teve seu pedido atendido pela Azul para ser o responsável pelo voo, pois é natural de Ivoti e além de ser no dia do seu aniversário, esta foi a primeira vez que conduziu um voo para a capital do seu estado. E assim que o avião iniciou o taxiamento após o pouso, ele fez questão de mostrar pela janela da cabine uma bandeira do Rio Grande do Sul.
OPERAÇÃO DO
AEROPORTO - Logo em seguida, às 8h20, pousou o segundo avião, este
vindo de Congonhas com a Gol Linhas Aéreas. Segundo a concessionária Fraport,
serão realizados 71 pousos e decolagens envolvendo as cidades de São Paulo, Rio
de Janeiro e Brasília neste primeiro dia de operação, atendendo cerca de 9 mil
pessoas.
A partir de 28 de outubro,
deverão ser 98 voos entre partidas e chegadas, atendendo cerca de 15 mil
passageiros. Em 4 de novembro, o número deverá passar para 122 pousos e
decolagens, com 16 mil passageiros.
A pista vai funcionar das 8h às
22h com capacidade para 181 voos entre pousos e decolagens, isso significa 70%
da capacidade total do aeroporto. Já o restabelecimento total da capacidade do
Salgado Filho ocorrerá em 16 de dezembro, quando os voos internacionais também
retornarão ao terminal.
O Festuris - Feira
Internacional de Turismo é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um
palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios,
considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Para este ano, o
Festuris estima um crescimento entre 10% e 15%, com mais de 400 estandes na
feira e mais de 50 destinos internacionais. Mais de 2.500 devem participar.
Marta Rossi recebe prêmios “Boas práticas em turismo
Sustentável- A empresária brasileira Marta Rossi, fundadora da Rossi e
Zorzanello de Gramado/RS, ganhou o prêmio “Boas Práticas em Turismo Sustentável
e ODS Rumo a uma Geração de Igualdade”, que está em sua terceira edição. O
concurso é promovido pela Federação Internacional de Associações de Executivas
de Empresas Turísticas (FIASEET).
foto: Gustavo Merolli
A
divulgação do resultado ocorreu nesta semana, durante o congresso da entidade
que acontece até dia 18, na República Dominicana. O Festuris – Feira
Internacional de Turismo de Gramado, evento que ela organiza, também conquistou
o primeiro lugar na categoria Associada.
Marta,
responsável por eventos importantes na cidade de Gramado, foi premiada por suas
práticas que promovem o desenvolvimento sustentável nas esferas econômica,
ambiental e sociocultural. Em termos econômicos, a Rossi e Zorzanello é
responsável por marcas como o Festuris Gramado e o Connection Terroirs do Brasil,
além do extinto Chocofest.
Com
o Festuris, no ano passado, a economia local e regional teve um impacto de
cerca de R$ 50 milhões. Em negócios durante a Feira, a estimativa é de que
foram gerados mais de R$ 400 milhões.
Na
área ambiental, o Festuris é pioneiro no debate e proposição de alternativas
para a sustentabilidade no turismo. Uma das ações realizadas é a Árvore da
Integração, que envolve o plantio de uma araucária no pátio do Centro de
Eventos. A iniciativa também inclui a distribuição de mudas e práticas como a
redução do uso de plásticos durante o evento, bem como a separação de resíduos
e a destinação correta.
No
âmbito social, Marta Rossi, por meio da Rossi e Zorzanello, apoia mensalmente o
Selo Empresa Amiga da APAE. Durante o Festuris, a Associação de Pais e Amigos
dos Excepcionais e a Associação Materna de Apoio e Empreendedorismo recebem
apoio. A Escola Municipal Vicente Casagrande também é contemplada com recursos
oriundos do Transporte Solidário, que oferece transfer do aeroporto até Gramado
durante o evento. Atividades envolvendo o PAMA e a Semearhis também são
realizadas.
“Não
almejamos premiações, mas o bem-estar das nossas comunidades. Reconhecimentos
como este nos orgulham e mostram que estamos no caminho certo”, destaca Marta
Rossi.
A Federação foi criada no México em 1980, e possui atuação em 10 países: Brasil, Espanha, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, República Domínio, Panamá e México. A participação neste concurso foi uma indicação da Associação Federativa de Executivas de Empresas de Turismo (AFEET), que atua no Brasil há 41 anos.
Congresul em Capitólio
O
Congresul terá a participação de diversos setores dos poderes púbicos federal e
estadual, senadores, deputados federais e estaduais, empresários, prefeitos,
vice-prefeitos, vereadores da região Sul de Minas.
A
região Sul de Minas abrange 155 municípios, com mais de 2 milhões 500 mil
habitantes e com um PIB aproximado de R$ 50 bilhões.
Diversas reuniões estão sendo realizadas para a organização do Congresul, que deverá ter um público de 1000 pessoas durante os dois dias.
Há meses são realizadas em Belo Horizonte, reuniões no escritório Campos e Campos Advocacia, onde participam vários segmentos do governo estadual, municipais, entidades do trade turístico como ABIH, ABAV, Federação dos Convention Bureau, jornalistas, representes do governo estadual, advogados entre outros setores.
No dia 14 de outubro, aconteceu mais uma reunião no escritório Campos e Campos Advocacia, com a presença do prefeito reeleito de Capitólio, Cristiano Silva, presidente do IX Congresul, o presidente da EDERSUL, Braz Pagani, coordenador geral do evento, Bruno Freitas Campos, coordenador cientifico do evento e diretor da Campos e Campos Advocacia, José Nelson de Almeida Machado, coordenador de meio ambiente e saneamento, Vitor Calixto Curi, chefe do Núcleo de Tecnologias Inovadoras do DER/MG, o presidente da Federação dos Convention Bureau MG, Roberto Fagundes, jornalistas, o consultor empresarial Rodrigo Paiva, a advogada Amanda Souza Batista, Jaime Leonel, vice-prefeito de Capitólio-MG, jornalistas Sérgio Moreira, e Eujacio Antônio Silva, Peter Mangabeira, presidente ABAV e Flávia Araújo Badaró, presidente ABIH . Na coordenação de projetos pelo legislativo mineiro, o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins e a deputada Amanda Dias, também o Ministério Público, com o procurador geral Jarbas Soares.
Queijo Minas Artesanal poderá ser Patrimônio da Humanidade pela Unesco
Para
o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de
Oliveira, o título que está por vir terá um significado especial para o estado.
"O queijo mineiro será o primeiro produto da cultura alimentar do Brasil a
ter o título da UNESCO. Ganha nossa cultura e, sobretudo, ganha o turismo
potencializando a economia da criatividade”, avalia o secretário Leônidas de
Oliveira.
Dentre as ações apresentadas no encontro deste sábado estão um selo para difusão da candidatura e do próprio Queijo Minas Artesanal, a realização de evento no dia 19 na Praça da Liberdade, press trip e iniciativas de promoção em feira de turismo.
"A ação de hoje tem o objetivo de engajar cada vez mais a população na campanha pelo Modo de Fazer o Queijo Minas se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Nesta feira, que é fruto de uma parceria entre Secretaria de Cultura e Turismo e a Emater-MG, trazemos a Belo Horizonte representantes das dez regiões produtoras do Queijo Minas Artesanal. É uma tradição mineira de mais de 200 anos e que está a um passo se ser reconhecida mundialmente", explicou o presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), João Paulo Martins.
A campanha é fruto do trabalho em conjunto entre a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e a Comissão para Promoção e Difusão da Candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal parceiros. Ela também insere no contexto da promoção do Ano da Cozinha Mineira - Clássica e Contemporânea.
Cronograma
- A
campanha seguirá um cronograma contínuo de outubro a dezembro até o momento da
19ª Sessão do Comitê Intergovernamental da Unesco em Assunção e seguirá após
este momento, com desdobramentos para o próximo ano.
Em
outubro também estão previstos momentos específicos voltados ao Queijo Minas
Artesanal durante as feiras Superminas e BTM, a serem realizadas,
respectivamente, em Belo Horizonte e Fortaleza. Em novembro, um dos destaques
será a press trip que irá levar jornalistas brasileiros para conhecer de perto
o ofício de produtores das dez regiões queijeiras de Minas Gerais. Nesse mesmo
vez, haverá o lançamento da série “Regiões do QMA”, elaborada em parceria com a
Rede Minas, durante o Simpósio Científico ICOMOS 2024 em Ouro Preto. A partir
da parceria com o Sebrae, para novembro também estão previstas oficinas sobre
Queijo Minas Artesanal e a gastronomia por meio do projeto Origem Minas.
Já em dezembro, a parceria com o Sebrae segue também durante participação no Prêmio Cumbucca de Gastronomia, no Palácio das Artes. O objetivo é convidar os produtores de queijo para divulgarem os seus produtos durante o evento.
Queijo Minas: uma tradição única no mundo - No dia 19, das 8h às 18h, na Alameda da Educação, na Praça da Liberdade, foi realizado um grande evento que, pela primeira vez, reuniu 24 produtores das 10 regiões queijeiras de Minas Gerais. São elas: Serro, Serra do Salitre, Araxá, Campos das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Entre Serras da Piedade ao Caraça, Serras de Ibitipoca e Triângulo Mineiro.
Houve uma feira com exposição de produtos mineiros como queijos, vinhos e azeites, concomitantemente com uma ampla programação cultural. O violeiro e compositor Chico Lobo se apresentou e, na sequência, a Banda Samba na Jira receberá Aline Calixto como convidada. Também estão previstas oficinas de educação para o patrimônio cultural em parceria com a APPA – Arte Cultura, exposição e stands voltados à divulgação da Candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal à Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
A feira é promovida pela Associação dos Técnicos Agrícolas de Minas Gerais (Atamg), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) com recursos destinados pelo Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo, pago a título de indenização social pelo rompimento da Barragem em Brumadinho, em 2019.
A produtora de queijo Irenice Bicalho, que preserva um ofício transmitido há quatro gerações, elogia a iniciativa: “Essa feira para nós produtores rurais é uma oportunidade extraordinária de divulgar o nosso produto, levando algo de qualidade, que tem história, que tem realmente raízes. Eu falo que o queijo não tem só história, ele tem tradição, ele tem cultura, ele traz consigo um legado de geração em geração”, afirma a produtora do Queijo Geovani Tomazinho e Nicinha, elaborado em Conceição do Mato Dentro, na região do Serro.
“A feira na Praça da Liberdade foi um momento histórico, uma oportunidade de celebrar o queijo e outros produtos que fazem parte da identidade de Minas Gerais. Além disso, é fundamental reforçar e fazer a promoção da candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Esse reconhecimento será muito importante para todos nós, produtores, e para a economia e o turismo de Minas Gerais”, acrescenta o produtor José Célio, proprietário da Queijaria do Zé Célio, localizada em Santa Bárbara, na região Central do estado.
Selo da campanha - A fim de fortalecer, portanto, a difusão da importância desse título e impulsionar a mobilização nesta reta final da candidatura, será lançado um selo que poderá ser amplamente utilizado pelos diversos setores da sociedade. O reconhecimento, afinal, beneficiará a todos, desde os produtores, que a partir desta chancela, terão valor agregado aos seus produtos aos realizadores culturais envolvidos em festivais, chefs de cozinha e até pesquisadores, o que revela as dimensões econômicas, sociais e culturais em torno do título. Este será também mais um forte elemento na atração de turistas para Minas Gerais, incrementando a geração de emprego e renda no estado.
A proposta é unir esforços e mostrar ao país e ao mundo a singularidade do Queijo Minas Artesanal, que traz consigo saberes, elementos históricos e traços culturais que compõem a mineiridade.
Press trip - Uma experiência única e de imersão nas dez regiões queijeiras de Minas Gerais será proporcionada a jornalistas do Brasil com uma press trip prevista para novembro e que conta com a parceria do Sebrae. Essa ação tem o objetivo de promover o Queijo Minas Artesanal e seus saberes tradicionais, enquanto produto cultural e sustentável. Além da valorização do produto, o roteiro dessa viagem abordará o impacto positivo das práticas em torno do alimento na conservação das paisagens naturais e na sustentabilidade das comunidades locais, fatores que corroboram a relevância da candidatura do queijo enquanto Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Ações nacionais e internacionais - Neste mês, a Secult levará à BTM - Brazil Travel Market, que será sediada em Fortaleza (Ceará), o Queijo Minas Artesanal, iniciativa que se soma às iniciativas de promoção no país e no exterior da cozinha mineira. Em novembro, está prevista também uma ação no Chile, o que contribui para ampliar possibilidades de negócios e atrair turistas para o estado.
Patrimônio - O Governo de Minas tem se empenhado pela inclusão dos Modos de Fazer O Queijo Minas Artesanal na Lista Representativa da Unesco com ações contínuas no Brasil e no exterior desde 2022, quando foi lançada a primeira campanha internacional pelo título de Patrimônio Imaterial Cultural da Humanidade. Em parceria com o Governo Federal, naquele ano foi apresentada essa candidatura durante a 17ª Sessão do Comitê Intergovernamental para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, em Rabat, no Marrocos.
E em março de 2023 essa foi oficializada a partir da entrega do dossiê pela Delegação Permanente junto à Unesco em Paris ao Secretário da Convenção do Patrimônio Imaterial, Tim Curtis. Essa ação foi fruto de articulações entre o Iepha-MG e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Também somaram esforços as Secretarias de Estado de Cultura e Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais; a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG); a Rede Minas; e a Associação Mineira de Produtores de Queijo Artesanal (Amiqueijo).
Símbolo da identidade cultural mineira, os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal, mais do que um alimento, representa a tradição e tem importante contribuição para o desenvolvimento social e econômico do estado. Em 2002, os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais (circunscrito à região do Serro) e, posteriormente, Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro desde 2008.
Carreta da Saúde da Santa Casa BH
Neste Outubro Rosa, a Carreta da
Família Santa Casa BH – Unidade Móvel de Saúde Oncológica SUS, em parceria com
a Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE), intensificou suas ações com o
objetivo de realizar exames gratuitos e oferecer atendimento especializado às
regiões mais distantes de Minas Gerais.
foto. Samuel Ramos
foto. Samuel Ramos
Em sua terceira expedição, que
ocorreu de 14 a 18 de outubro, a Carreta da Família visitou as cidades de Serra
Azul de Minas e Alvorada de Minas, transformando vidas ao oferecer cuidados
médicos essenciais para pessoas com pouco ou nenhum acesso à saúde. Durante
esses cinco dias, foram atendidos 376 pacientes, dos quais 193 mulheres
realizaram mamografias, evidenciando o impacto significativo da iniciativa.
Esses números reforçam a importância do projeto, especialmente no contexto do
Outubro Rosa.
Essa ação ganha ainda mais
relevância no cenário da campanha mundial de prevenção ao câncer de mama, que
expõe uma realidade preocupante: segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA),
o Brasil deve registrar até 2025 cerca de 73.610 novos casos da doença, com uma
taxa de mortalidade anual de 18 mil mulheres. Esses números evidenciam a
urgência do diagnóstico precoce, que pode ser o fator decisivo entre a cura e a
perda de vidas.
Uma pesquisa divulgada pela
Agência Brasil em setembro de 2023 revelou que metade das mulheres entre 40 e
49 anos não realizou mamografia nos últimos 18 meses. Além disso, 60% das
mulheres entrevistadas acreditam que o autoexame é a principal medida para a
detecção precoce do câncer de mama. Embora o autoexame seja importante, é a
mamografia que realmente detecta tumores em estágios iniciais, muitas vezes
imperceptíveis ao toque. Esses dados reforçam a relevância do trabalho da
Carreta da Família, onde cada parada representa uma oportunidade de
esclarecimento, prevenção e acolhimento.
A Unidade Móvel de Saúde,
equipada com mamógrafo, raio-x e dermatoscópio, conta com uma equipe altamente
qualificada do Instituto de Oncologia Santa Casa BH. Médicos, enfermeiros,
técnicos de radiologia e outros especialistas percorrem as estradas mineiras,
oferecendo atendimento humanizado e levando saúde de ponta a moradores de
pequenas cidades, como Serra Azul de Minas e Alvorada de Minas.
Nas primeiras expedições, a
Carreta da Família passou pelas cidades de Serro e Santana do Riacho, onde
realizou 689 procedimentos e atendeu 611 pacientes, demonstrando o impacto
significativo do projeto. Em Serro, foram realizadas 233 mamografias em apenas
cinco dias, quase atingindo a cota anual do município. Já em Santana do Riacho,
272 pacientes foram atendidos, com a realização de 153 mamografias. "Esses
números mostram que estamos no caminho certo", afirma Lorena Lima, gerente
do Instituto de Oncologia da Santa Casa BH. Ela destaca que a detecção precoce
é a ferramenta mais eficaz no combate ao câncer de mama, e a equipe está
comprometida em garantir que mais mulheres tenham acesso a essa oportunidade de
prevenção.
Além de realizar exames, a
Unidade Móvel de Saúde também tem uma importante função educacional. Durante as
visitas, a equipe do Instituto de Oncologia orienta profissionais de saúde da Atenção
Primária das cidades e conscientiza a população sobre a importância da
prevenção e da identificação precoce de casos suspeitos da doença, agilizando o
acesso aos serviços oncológicos habilitados em Minas Gerais.
Sobre a Carreta da Família
- Fruto
da parceria entre a Santa Casa BH e a CAPE, a Carreta da Família foi adquirida
por meio de investimentos próprios das duas instituições, além do apoio dos
Supermercados BH, do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) e dos
Guardiões do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, os deputados Weliton Prado e
Elismar Prado, que destinaram emendas parlamentares para o custeio de toda a
operação do projeto.
A próxima expedição será realizada nas cidades de Gouveia, Datas e Presidente Kubitschek, entre os dias 24 de novembro e 1 de dezembro.
Informações para a Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira
sergio51moreira@bol.com.br
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