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sábado, 19 de outubro de 2024

VAMOS VIAJAR PELO MUNDO // LATAM escala tripulação 100% gaúcha em seu primeiro voo na reabertura do aeroporto de Porto Alegre // Com novas rotas, movimentação no Aeroporto de Pelotas cresceu 60% nos últimos quatros meses // Azul Cargo Express inaugura lojas no interior de Minas Gerais e de São Paulo // Emirates implementa treinamento virtual de segurança para tripulação de cabine // Avianca oferecerá Business Class // Azul Cargo Express recebeu novo cargueiro Airbus A321 // Azul anuncia rota entre Guarulhos e Ilhéus para alta temporada de verão // LATAM investe e amplia em 8,1% a sua oferta de assentos domésticos no Brasil no terceiro trimestre

 



LATAM escala tripulação 100% gaúcha em seu primeiro voo na reabertura do aeroporto de Porto Alegre.

Em janeiro de 2025, companhia retomará toda a sua capacidade no Salgado Filho com 22 voos por dia e será a primeira a retomar a operação internacional do aeroporto, nas rotas Lima-Porto Alegre e Santiago-Porto Alegre

São Paulo, outubro de 2024 - A LATAM irá operar seu primeiro voo para Porto Alegre (RS) após a reabertura do aeroporto Salgado Filho, na próxima segunda-feira (21/10). Para celebrar o marco, a empresa decidiu escalar uma tripulação técnica e comercial 100% gaúcha para o voo LA3952, programado para decolar às 7h30 (hora local) do aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). A operação será realizada por uma aeronave Airbus A320 com capacidade para 170 passageiros. O pouso em Porto Alegre está programado para as 9h30 (hora local).

 

Inicialmente, a LATAM contará com uma operação diária de 10 voos domésticos entre o aeroporto Salgado Filho e outros 3 aeroportos brasileiros (Congonhas, Guarulhos e Brasília). Essa operação será ampliada em 27 de outubro para 17 voos diários entre Porto Alegre e mais 2 destinos nacionais: Curitiba e Rio de Janeiro/Galeão. Em janeiro de 2025, a LATAM retomará a sua capacidade total na capital gaúcha, com 22 voos domésticos por dia, além de se tornar a primeira companhia aérea a retomar suas operações internacionais na localidade, com a reabertura das rotas Porto Alegre-Lima (3 voos por semana) e Porto Alegre-Santiago (3 voos por semana, aumentando para 4 voos por semana a partir de março e 5 voos por semana a partir de junho).

 

A LATAM já registra 93% de taxa de ocupação média dos seus voos de Porto Alegre na primeira semana de reabertura do aeroporto Salgado Filho. Com vendas suspensas desde 14 de maio deste ano, as passagens aéreas de/para a localidade voltaram a ser oferecidas em agosto em latam.com e demais canais.

 

Com a retomada dos voos no Salgado Filho, a operação emergencial na Base Aérea de Canoas (RS) será encerrada em 21 de outubro. Todos os passageiros que compraram passagens de/para a base militar para voos a partir desta data serão reacomodados automaticamente nos voos já programados de/para Porto Alegre.

 

A RETOMADA DA LATAM NO SALGADO FILHO

 

Confira abaixo os dias e horários dos novos voos da LATAM entre o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e diferentes destinos nacionais de 21 a 26 de outubro:

 

ORIGEM

DESTINO

VOOS DIÁRIOS

DIAS DA SEMANA

Porto Alegre

Brasília

2

Segunda a Sábado

Porto Alegre

São Paulo/Congonhas

4

Segunda a Sábado

Porto Alegre

São Paulo/Guarulhos

4

Segunda a Sábado

 

Confira abaixo os dias e horários dos novos voos da LATAM entre o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e diferentes destinos nacionais a de 27 de outubro a 15 de dezembro:

 

ORIGEM

DESTINO

VOOS DIÁRIOS

DIAS DA SEMANA

Porto Alegre

Brasília

1

Segunda a Domingo

Porto Alegre

São Paulo/Congonhas

7 (9 aos domingos)

Segunda a Domingo

Porto Alegre

São Paulo/Guarulhos

4

Segunda a Domingo

Porto Alegre

Curitiba

1

Segunda a Domingo

Porto Alegre

Rio de Janeiro/Galeão

2

Segunda a Domingo

 

Confira abaixo os dias e horários dos novos voos da LATAM entre o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e diferentes destinos nacionais a partir de 16 de dezembro:

 

ORIGEM

DESTINO

VOOS DIÁRIOS

DIAS DA SEMANA

Porto Alegre

Brasília

2

Segunda a Domingo

Porto Alegre

São Paulo/Congonhas

9 (7 aos sábados e 8 aos domingos)

Segunda a Domingo

Porto Alegre

São Paulo/Guarulhos

8

Segunda a Domingo

Porto Alegre

Curitiba

1

Segunda a Domingo

Porto Alegre

Rio de Janeiro/Galeão

2

Segunda a Domingo

 

Confira abaixo os dias e horários dos novos voos internacionais da LATAM entre o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e as capitais do Chile e do Peru, a partir de 1º de janeiro de 2025:

 

ORIGEM

DESTINO

VOOS SEMANAIS

DIAS DA SEMANA

Porto Alegre

Santiago (Chile)

3

Terças, sextas e domingos

Porto Alegre

Lima (Peru)

3

Segundas, quintas e sábados

 

LATAM E A RECONSTRUÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL

 

Em 27 de maio, a LATAM se tornou a primeira companhia aérea a operar voos comerciais de passageiros na Base Aérea de Canoas. O marco refletiu os esforços da companhia para manter Porto Alegre e região metropolitana conectadas ao restante do Brasil após as enchentes na região.

 

Nesse período, a companhia operou uma malha aérea emergencial em suporte ao estado, redirecionando os voos para os aeroportos de Caxias do Sul (RS), Passo Fundo (RS), Florianópolis (SC), Jaguaruna (SC), Navegantes (SC), Chapecó (SC), Joinville (SC), Curitiba (PR) e Foz do Iguaçu (PR), além de ter iniciado operações inéditas na Base Aérea de Canoas (RS) e no aeroporto de Pelotas (RS).).

 

Na frente de solidariedade, o programa Avião Solidário da LATAM transportou gratuitamente para o Rio Grande do Sul 207 toneladas de doações (alimentos, itens de higiene pessoal, água, roupas, cobertores, tendas, abrigos e demais itens de primeira necessidade) e 130 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários, socorristas e militares) desde 4 de maio de 2024.

 

Adicionalmente, a LATAM também atuou no transporte gratuito de doações coletadas pelos seus parceiros no Brasil: Movimento União BR, CVC, Governo do Estado de Santa Catarina e Fraport.

 

Com mais de 13 anos, o programa Avião Solidário da LATAM, em conjunto com instituições parceiras, já realizou no Brasil o transporte gratuito de mais de 4,6 mil animais e 868 toneladas de carga para ajuda humanitária, incluindo 282 milhões de vacinas contra a COVID-19 para todos os estados brasileiros.



Com novas rotas, movimentação no Aeroporto de Pelotas cresceu 60% nos últimos quatros meses

O terminal, administrado pela CCR Aeroportos, conectará passageiros a Porto Alegre, São Paulo e Florianópolis a partir de novembro

Pelotas, outubro de 2024 – O Aeroporto Internacional de Pelotas (PET) tem registrado um aumento expressivo no número de passageiros, impulsionado pela ampliação de suas operações e pela oferta de novas rotas. De junho a setembro, o terminal movimentou mais de 40 mil passageiros, 60% a mais do que o mesmo período de 2023. O destaque foi o mês de agosto, que registrou 14 mil viajantes, consolidando-se como o mais movimentado do período. Esse crescimento reflete o aumento da conectividade da região Sul com destinos estratégicos do Brasil.

A partir de novembro, o aeroporto contará com quatro voos semanais para Florianópolis, operados pela Voepass, conectando Pelotas a um dos destinos turísticos mais procurados no verão. Além disso, a Azul opera dois voos semanais para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em São Paulo, e a Gol oferece três voos semanais para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, um dos principais centros de negócios do país.

As frequências para Porto Alegre, que haviam sido suspensas temporariamente, foram retomadas, com quatro voos semanais, contribuindo ainda mais para o aumento da movimentação de passageiros. A reestruturação do aeroporto, administrado pela CCR Aeroportos, tem atraído cada vez mais companhias aéreas interessadas em operar novas rotas a partir de Pelotas, oferecendo aos passageiros mais opções de destinos e horários.

“Estamos prontos para atender à crescente demanda, e nossa nova estrutura nos posiciona como um terminal de alto padrão. Os passageiros estão reconhecendo essa mudança, o que reflete no aumento constante no fluxo de viajantes”, afirma Vinicius Bueno, gerente do terminal. Ele acrescenta que a modernização do aeroporto é um fator-chave para a atração de novas rotas, facilitando o crescimento do número de passageiros.

A expectativa é de que o terminal mantenha um fluxo superior a 8 mil passageiros por mês até o final do ano. O período de fim de ano, historicamente movimentado, deve contribuir ainda mais para esse crescimento, com muitas pessoas viajando para aproveitar as festas e as férias de verão. “Estamos conectando nossos clientes a destinos estratégicos, como São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis, e a tendência é de que esse movimento continue em alta”, complementa Vinicius.

Com o aumento das opções de voos e a modernização de suas instalações, o Aeroporto de Pelotas se firma como um importante ponto de conexão no Sul do Brasil, atendendo tanto ao público que viaja a negócios quanto àqueles que buscam destinos turísticos. O cenário positivo impulsiona o desenvolvimento regional e o crescimento do fluxo de passageiros, reforçando o papel estratégico do terminal.





Azul Cargo Express inaugura lojas no interior de Minas Gerais e de São Paulo 

 

A empresa passa a contar com 81 lojas no Estado de São Paulo e 31 em Minas Gerais 

 

São Paulo, outubro de 2024 – A Azul Cargo Express, unidade de logística da Azul, inaugurou três novas lojas, no interior de São Paulo e Minas Gerais, facilitando a distribuição de cargas e encomendas em regiões mais distantes dos grandes centros. As unidades ficam na mineira Araguari e nas cidades de Bragança Paulista e Campinas, ambas em São Paulo.

 

"Ampliando a presença da Azul Cargo Express, conseguimos fazer entregas em todas as regiões do país com prazos menores, beneficiando os Clientes, seja com mais opções para envio de seus itens ou com suas compras e encomendas chegando mais rapidamente. Além disso, as empresas também vão poder abrir conta corrente para envios em todo o Brasil", afirmou Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express.

 

A Azul Cargo Express, que comemorou seu 15º aniversário em agosto deste ano, atua em mais de 5.000 municípios e possui 330 lojas, com entregas em até 24 horas para 2.000 cidades.

Conectando o Brasil de ponta a ponta, a companhia democratizou o acesso ao e-commerce, com cargas transportadas por via aérea chegando 75% mais rápido do que por transporte terrestre. Hoje, o tempo médio de entregas no país é de 1,8 dias. Fazendo da empresa um componente importante da infraestrutura logística brasileira. Nos últimos três anos, a empresa transportou mais de 92,5 milhões de pacotes, o que representa mais de 600 mil toneladas de itens. Destes, 25 milhões foram entregues apenas em 2023.

Detalhes sobre as unidades: 
 

Loja Azul Cargo Express Araguari (MG) 

Horário de funcionamento: 09h às 18h

Serviços: Vendas e entregas

Endereço: Rua Joaquim Modesto, 183 - Centro - Araguari (MG)

Loja Azul Cargo Express Bragança Paulista (SP) 

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: 09h às 18h; Sábado: 09h às 12h

Serviços: Vendas e entregas

Endereço: Av. Antonio Pires Pimentel, 1514 - Centro - Bragança Paulista - SP

 

Loja Cargo Expresse Campinas (SP) 

Horário de funcionamento: 09h às 18h

Serviços: Vendas

Endereço: Rua Doutor Armando Sales de Oliveira, 519 - Taquaral - Campinas SP / CEP: 13076-015.




Emirates implementa treinamento virtual de segurança para tripulação de cabine

 

São Paulo, outubro de 2024. A Emirates está ampliando sua plataforma de treinamento imersivo MIRA para atender a sua prioridade número um: a segurança. A equipe de tripulação de cabine da companhia, que já conta com quase 23 mil membros e está em rápida expansão, responsável pela segurança de milhões de passageiros a cada ano, em breve poderá realizar seu treinamento recorrente de SEP (Procedimentos de Segurança e Emergência) na plataforma MIRA.

O treinamento virtual autoguiado foi desenvolvido para atender aos requisitos da GCAA (órgão de aviação dos Emirados Árabes Unidos) e de outros órgãos reguladores, mantendo a integridade e a qualidade dos programas de treinamento excepcionais da Emirates.


A plataforma apresenta interiores das cabines das aeronaves Airbus A380, Boeing 777 e Airbus A350 que são fotorrealistas, de alta fidelidade e totalmente modelados, além de escorregadeiras de emergência, pista, pontes
suspensas e diferentes vistas de água e terra. 

Além disso, possui recursos sonoros e imagens hiper-realistas. Cenários para múltiplos usuários com avatares que desempenham o papel de membros da tripulação vão garantir a reprodução precisa dos procedimentos operacionais padrão.

Embora a icônica tripulação de cabine da Emirates seja conhecida por oferecer o serviço exclusivo da companhia aérea, sua principal responsabilidade é garantir a segurança a bordo. O treinamento SEP na plataforma MIRA foi desenvolvido para complementar a metodologia atual e será fornecido inicialmente com dois módulos: operações de portas de aeronaves e combate a incêndios, que são aspectos essenciais da segurança a bordo.


O treinamento de realidade virtual SEP da Emirates apresenta avatares em funções de apoio, permitindo que a tripulação de cabine aprenda e demonstre as operações das portas da aeronave. Divulgação: Emirates

Abrir e fechar as portas pesadas das aeronaves exige habilidades e experiência. Se aberta incorretamente, a escorregadeira de emergência pode inflar, causando ferimentos e danos à aeronave e às pontes suspensas. É por isso que a tripulação de cabine é obrigada a fazer o treinamento SEP todo ano.
 

Em breve, a tripulação de cabine da Emirates realizará as operações de portas virtualmente para avaliar suas habilidades nas operações de portas normais e de emergência e procedimentos operacionais padrão.

O treinamento de realidade virtual da Emirates para a tripulação de cabine inclui avatares em funções de apoio e uma variedade de cenários para incêndios em fornos, compartimentos superiores e banheiros. Divulgação: Emirates

Habilidades de combate a incêndios também são essenciais para a tripulação de cabine. A plataforma MIRA vai apresentar uma série de cenários de incêndios em fornos, compartimentos superiores e banheiros. A tripulação de cabine terá a chance de demonstrar suas habilidades no uso de extintor de incêndio totalmente modelado com efeitos visuais e sonoros de fumaça e chamas, além de substâncias de extinção de incêndio.

“A Emirates está preparando a sua tripulação para a próxima era de crescimento e expansão da companhia aérea, incorporando as mais recentes inovações com nossa liderança, melhores práticas e excelência em treinamento. O treinamento SEP eficaz e eficiente é uma necessidade absoluta para o nosso ambicioso roteiro de crescimento – 315 aeronaves encomendadas e 30 mil tripulantes de cabine até 2030. Com a plataforma MIRA, agora podemos expandir de forma rápida e significativa o treinamento da nossa tripulação para atender às demandas comerciais. Este é um movimento ousado, corajoso e estratégico que moldou o estilo do nosso treinamento para o futuro.”explica o comandante Bader Al Marzooqi, vice-presidente sênior de treinamento de voo.

O treinamento SEP recorrente da Emirates na plataforma MIRA foi criado para trazer ainda mais benefícios para a tripulação, equipe de treinamento e experiência do cliente. A companhia aérea vai usar sua plataforma atual, otimizando ativos criativos e estendendo-a para uma experiência de treinamento de funcionários mais holística e completa.

Os módulos em 3D com fones de realidade virtual (RV) podem ser executados em três modos diferentes: Teach (ensino), Practice (prátic) e Assessment (avaliação). Cerca de 8 a 10 tripulantes de cabine podem ser treinados e avaliados simultaneamente em seu próprio espaço de RV no mesmo cenário. Instrutores e facilitadores podem usar uma variedade de métricas para ajustar os programas de treinamento.

Uma versão em 2D pode ser acessada por todos os dispositivos móveis, laptops e desktops, permitindo que a tripulação de cabine não se desloque para os locais de treinamento com horários fixos. Desta forma, a tripulação pode praticar e atualizar seus conhecimentos a qualquer hora, em qualquer lugar – relaxando em casa, entre voos ou ainda no caminho para o trabalho. O fato de não precisar construir e manter unidades de treinamento, reproduzir interiores e adquirir equipamentos trará economias importantes – tanto ecológicas quanto financeiras.

A equipe de treinamento pode recriar situações complexas ou de perigo de qualquer intensidade em um ambiente seguro. Com isso, a tripulação pode praticar os piores cenários e cometer erros até que esteja totalmente pronta e confiante para lidar com situações de emergência a bordo. 

O treinamento na plataforma MIRA também pode ajudar a acalmar os nervos da nova tripulação de cabine, pois pode ser feito repetidamente, reforçando o conhecimento e a compreensão com engajamento.

Em 2023, o Emirates Group começou a usar a plataforma MIRA, sua plataforma digital futurística e imersiva e a primeira da indústria da aviação. A plataforma está transformando as experiências dos funcionários da Emirates, principalmente dos membros da tripulação de cabine e novos contratados. Hubs virtuais, treinamento virtual, ambientes gamificados, experiências simuladas e muito outros recursos em 3D foram incorporados à plataforma MIRA.



Avianca oferecerá Business Class em 34 rotas nas Américas com assentos localizados nas três primeiras filas da aeronave, a partir de dezembro

São Paulo, outubro de 2024 - A partir de dezembro deste ano, a nova Business Class Américas da Avianca, presente em aeronaves de corredor único (Airbus A320), será estendida para mais 23 rotas, além das 11 já disponíveis desde meados deste ano. Com isso, serão 34 rotas oferecendo este serviço dentro do continente.

 

Essa opção oferece acesso a assentos nas três primeiras filas da aeronave, com maior reclinação, mais espaço, apoios ajustáveis para cabeça, pontos de carregamento e amenidades. Além disso, os passageiros terão refeições e bebidas incluídas e poderão acessar o sistema de entretenimento Avianca On Air diretamente de seus dispositivos.

 

A experiência Business Class também está disponível em voos operados por aeronaves Boeing 787 Dreamliner, em frequências selecionadas nas rotas que conectam Bogotá com Nova York (JFK), Miami, São Paulo, Buenos Aires e Santiago do Chile.

 

"A ampliação da disponibilidade da Business Class nas Américas consolida essa experiência, baseada em um serviço de alta qualidade em cada detalhe, para garantir viagens excepcionais. Um exemplo disso é a inclusão de itens de conforto e de um cardápio criado pelo chef colombiano Álvaro Clavijo, reconhecido como um dos melhores do mundo", comentou Catalina Nannig, vice-presidente de Vendas da Avianca.

 

A nova Business Class nas Américas também inclui:

  • Cardápio: O serviço de bordo inclui almoço, jantar ou café da manhã, ou um serviço de snacks – dependendo da duração do voo – sobremesas, além de bebidas quentes e frias
  • Bagagem personalizada: Inclui um item pessoal, uma bagagem de mão de até 10 kg e duas malas despachadas de até 32 kg cada
  • Outros benefícios: Alterações e reembolsos antes do voo, serviços prioritários (check-in, atendimento no balcão e embarque), acesso às salas Avianca Lounge (incluindo salas parceiras da Star Alliance) e acúmulo de LifeMiles (sete milhas por cada dólar gasto).

Rotas com a nova Business Class Américas

Desde julho deste ano:

  • Entre Bogotá e os seguintes destinos: Toronto, Boston, Nova York, Washington, Miami, Cidade do México, São Paulo, Rio de Janeiro, Montevidéu, Santiago do Chile e Buenos Aires (Ezeiza).

A partir de dezembro, rotas adicionais incluirão:

  • Entre San Salvador e os seguintes destinos: Los Angeles, San Francisco, Nova York, Washington D.C., Cidade do México, Cidade do Panamá, Medellín, Bogotá e Lima.
  • Entre Medellín e os seguintes destinos: Nova York, Lima, São Paulo, Buenos Aires e Santiago do Chile.
  • Entre Bogotá e os seguintes destinos: Montreal, Chicago, Orlando, Fort Lauderdale, Cidade do Panamá, Lima, Georgetown, Assunção e Buenos Aires (Aeroparque).



Azul Cargo Express recebeu novo cargueiro Airbus A321 que passa a operar em fevereiro de 2025


São Paulo, outubro de 2024 – A Azulereiro de 2025. Com matrícula PS-AJA, é o primeiro da dupla de novos cargueiros que será incorporado à frota a chegar no Brasil e tem uma pintura especial da empresa, em tons de azul.   

O objetivo é aumentar a capacidade operacional, proporcionando mais rapidez nas entregas e novas oportunidades para os Clientes. Os dois A321-200 modelos CEO antes usados na operação de passageiros foram transformados em cargueiros. A Azul será a primeira operadora dessas duas aeronaves após a conversão. A segunda aeronave chegará ainda este ano, em novembro.

“A chegada de um novo avião é sempre motivo de orgulho e comemoração, significa que estamos cada vez mais perto de oferecer as melhores oportunidades e muito mais capacidade para atender os nossos atuais e novos Clientes. São aeronaves modernas, com mais espaço, confiabilidade e que ainda possuem autonomia para voos internacionais. Com os dois cargueiros, vamos promover uma transformação logística no país e estamos prontos para entregar aos brasileiros ainda mais agilidade” afirmou Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express.

Os Airbus A321P2F são capazes de transportar até 27 toneladas, oferecendo 14 posições de pallets e uma capacidade volumétrica total de 212 m³. Comparados com a frota atual de Boeing 737-400F, os novos cargueiros proporcionam um aumento de 39% na capacidade de peso, 50% na capacidade volumétrica e uma redução de 27% no consumo de combustível por tonelada transportada, além de um aumento de mais de 20% na utilização diária. Estes avanços são acompanhados por uma redução significativa nas emissões de CO2, com uma economia de até 9.000 toneladas por ano por aeronave, considerando o mesmo volume de carga.

Além disso, há uma sinergia com a frota da Azul, incluindo manutenção de linha e hangar com os mesmos técnicos e habilitações, pilotos com a mesmas licenças e escala única para os dois tipos de operação, além do estoque e suprimento de peças, componentes aeronáuticos, e estrutura e suporte operacional. A Azul Cargo Express, que comemorou seu 15º aniversário em agosto deste ano, atua em mais de 5.000 municípios e possui 330 lojas, com entregas em até 24 horas para 2.000 cidades.



Azul anuncia rota entre Guarulhos e Ilhéus para alta temporada de verão com voos extras e novas conexões

São Paulo, outubro de 2024 - A Azul, a maior companhia aérea em número de voos diários e cidades atendidas no Brasil, anuncia uma nova rota entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos e Ilhéus, no litoral sul da Bahia, para a alta temporada de verão 2024/2025. A conexão começará a operar no dia 16 de dezembro de 2024 e seguirá até 2 de fevereiro de 2025, com voos diários.

Os voos de ida partem de Guarulhos às 14h35, com pouso na cidade baiana às 16h40. Já o voo de volta está programado para decolar de Ilhéus às 17h15, chegando ao Aeroporto de Guarulhos às 19h20. As operações serão realizadas com a moderna aeronave Airbus A320, que possui capacidade para transportar 174 Clientes.
“Estamos muito felizes em incluir a rota Guarulhos-Ilhéus na nossa malha, ainda mais durante a alta temporada de verão, quando tantos Clientes escolhem a Bahia como destino. Ilhéus é uma cidade encantadora, repleta de história, cultura e belezas naturais, ideal para relaxar e curtir as férias. Sabemos o quanto nossos Clientes amam viajar para a Bahia, e esse voo reforça nosso compromisso em oferecer sempre mais opções para que eles possam aproveitar,” destaca Vitor Silva, gerente geral de Malha, Planejamento Estratégico e Alianças da Azul.
Alta temporada na Bahia
Além da nova rota entre Guarulhos e Ilhéus, a Azul reforça sua presença no estado da Bahia com voos extras diários conectando Ilhéus a outros importantes hubs da companhia, como Campinas, no interior de São Paulo, e Confins, em Minas Gerais. Ilhéus também continuará a contar com voos regulares para Salvador, capital baiana.
No total, durante o período de 16 de dezembro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025, a Azul irá operar mais de 3 mil voos extras em todo o Brasil, sendo que 38% dessas operações estão concentradas na região Nordeste. Para a Bahia, serão mais de 1.159 voos extras, oferecendo aos turistas e moradores locais maior conectividade e comodidade. Porto Seguro se destaca como um dos destinos mais procurados pelos Clientes da Azul durante o verão, figurando entre os cinco mais movimentados em número de voos nesse período.
Com as novas rotas e os voos extras da alta temporada, a Azul estima um aumento de 24% em suas operações no estado da Bahia, comparado ao volume atual, atingindo uma média de 37 voos diários em janeiro de 2025.
 
Guarulhos (GRU) – Ilhéus (IOS)
*A partir de 16 de dezembro*
  
Origem  
Saída    
Destino    
Chegada   
 Frequência    
Guarulhos
14:35  
Ilhéus
16:40
Diária
Ilhéus
17:15  
Guarulhos
19:20
Diária
 

LATAM investe e amplia em 8,1% a sua oferta de assentos domésticos no Brasil no terceiro trimestre

 


 

São Paulo, outubro de 2024 - A LATAM registrou ampliação de 8,1% na sua oferta de assentos (ASK¹) domésticos no Brasil no terceiro trimestre deste ano. O crescimento alcançado com relação ao mesmo período de 2023 reflete o investimento e o compromisso da companhia com o desenvolvimento sustentável da aviação brasileira. Já a demanda (RPK²) doméstica da LATAM no Brasil teve crescimento de 8,4% no trimestre.

 

Globalmente, o grupo LATAM também registrou 15,1% de crescimento na sua oferta total de assentos (ASK¹) no trimestre, impulsionado por um incremento de 22,4% na oferta de assentos internacionais e de 7,5% na oferta de assentos domésticos das suas afiliadas no Chile, Colômbia, Equador e Peru. Já a demanda (RPK²) global do grupo LATAM teve crescimento de 14,6% no período. Ao todo, o grupo LATAM transportou mais de 21,1 milhões de passageiros no terceiro trimestre, resultado 7,1% acima do mesmo período em 2023. Deste total, mais de 9 milhões de passageiros foram transportados pela LATAM Brasil.

 

Já a operação cargueira do grupo LATAM neste trimestre teve a sua capacidade (ATK³) ampliada em 13,3% com relação ao mesmo período de 2023.

 

¹ ASK sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos.

² RPK sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.

³ ATK sigla em inglês para Tonelada-Quilômetros Oferecidos.


 

 

(1) Doméstico SSC refere-se às operações domésticas da LATAM Airlines Chile, LATAM Airlines Colômbia, LATAM Airlines Equador e LATAM Airlines Peru.

(2) Doméstico Brasil refere-se às operações domésticas da LATAM Airlines Brasil.

(3) Internacional refere-se às operações internacionais da LATAM Airlines Brasil, LATAM Airlines Chile, LATAM Airlines Colômbia, LATAM Airlines Equador e LATAM Airlines Peru.







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