Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Kardian, um SUV avaliado pelo Blog cumpre o que a Renault anuncia, "um carro completo como você nunca viu": motorização, interior, conforto, dirigibilidade, desempenho, segurança e design... Que tal um teste?






Texto e fotos: Arnaldo Moreira

Kardian, um SUV 
apresentado em outubro passado, pelo CEO da Renault Fabrice Cambolive como o primeiro veículo do International Game Plan 2027, o plano estratégico da marca Renault para os mercados internacionais, produzido em território fluminense, foi avaliado pelo Blog e passou no teste sem dificuldade. O SUV francês mostrou-se excelente na cidade e na estrada.


A versão do Kardian avaliada foi Première Edition, top de linha, mas para maior informação aos leitores, o SUV francês é produzido em mais duas versões: Evolution e Techno e o recente Evolution MT, com o novo motor TCe turbo de 125 cv e 220 NM, ou 22,433 kgfm de torque, câmbio automático EDC (Efficient Dual Clutch) que agiliza a troca das marchas sem interrupção no torque, graças ao trabalho simultâneo das duas embreagens. 


Aproveito para anunciar o lançamento do Kardian Evolution MT, com câmbio manual de seis marchas JX22, produzida em Portugal, pela Horse, representante da nova geração dos câmbios manuais de seis marchas da marca, com foco em eficiência mecânica e consumo de combustível, que custa a partir de R$ 106.990.



No Kardian Première Edition, as marchas também podem ser trocadas manualmente usando as paletas do câmbio tipo borboleta, localizadas atrás do volante, que anula o pequeno, mas existente deley da troca automática.



Um ponto importante sobre este câmbio é a tecnologia de dupla embreagem úmida, o que constitui uma grande vantagem competitiva na comparação com os câmbios de dupla embreagem secos. Essa tecnologia otimiza o resfriamento das embreagens e aumenta a sua vida útil. Esse câmbio é amplamente utilizado nos modelos Renault na Europa.



Além da economia de combustível graças ao sistema Start&Stop, este novo conjunto mecânico oferece excelente reatividade, proporcionando prazer de dirigir no dia a dia, com consumo e emissões de CO2 reduzidos.

Na cidade, o Kardian mostrou-se um veículo versátil, muito ágil graças à resposta do turbo. É um carro indicado para uso na cidade um uso na cidade com um excelente desempenho na estrada e um consumo 


O Kardian tem comprimento de 4,12 m, 1,75 m de largura e 1,60 m de altura.


A distância do solo é de 23,5 cm de distância do solo, dimensões que facilitam na passagem em quebra-molas, ruas de esburacadas e terrenos de piso acidentado.


As  rodas são de 17",com pneus têm pneus 215/55 a distância entre eixos (2,60 metros,  a maior do seu segmento, e seus respectivos ângulos de ataque e saída de 20° e 36° fazem dele um veículo versátil e adequado para todos os trajetos.

As proporções otimizadas graças ao entre eixos de 2,60 m oferecem ao Kardian uma silhueta compacta. Os traços característicos dos SUVs são identificados nas barras de teto, no capô horizontal esculpido ou ainda no para-choque reforçado pelos protetores na parte inferior dos para-choques na cor cinza acetinado. Na traseira, o teto recurvado e o vidro traseiro inclinado conferem dinamismo à silhueta, enquanto os ombros mais marcados dão uma sensação ainda maior de robustez ao veículo.



Esta distância entre eixos mais longa – a melhor da categoria – permite também maximizar o espaço interno, beneficiando principalmente os ocupantes dos lugares traseiros. 


O volume do porta-malas Kardian é mais um dos pontos altos de sua versatilidade, com 410 litros.



O Kardian traz barras de teto funcionais e inteligentes: montadas no sentido longitudinal, elas podem ser transformadas em barras transversais. Com o auxílio de uma ferramenta específica, a mudança da posição se torna uma tarefa bastante simples. Estas barras podem suportar até 80 quilos de carga e são apresentadas em um tom de cinza prateado, a mesma cor dos protetores dianteiro e traseiro do cárter.


O interior do Kardian foi pensado para uma experiência a bordo que alia modernidade e tecnologia, com um design emocional. Os traços característicos dos SUVs estão presentes na cabine, onde são encontrados equipamentos e uma qualidade de materiais normalmente exclusivos de segmentos superiores.


O console mais alto do Kardian confere um visual de SUV à cabine do carro. Este console tem uma capacidade de 8 litros para a armazenagem de objetos – a melhor do segmento –, integrando um apoio de braço e quatro entradas USB (duas na frente e duas para os passageiros traseiros). Ele também oferece um espaço especialmente dedicado ao smartphone, com um sistema de recarga por indução.


O Kardian é equipado com uma alavanca de marchas do tipo “e-shifter” (sem cabo mecânico), acionada por meio de um simples toque na manopla de comando. O formato de joystick é inspirado no universo dos videogames, favorecendo uma utilização fluida e intuitiva que dá um toque ainda mais tecnológico à cabine do veículo. Outro importante elemento do design interno é o freio de estacionamento eletrônico. Além de contribuir para a modernidade da cabine, este item também beneficia o aproveitamento do espaço entre o condutor e o passageiro.


O Kardian também se diferencia pelo painel de instrumentos digital de 7 polegadas com design moderno e elegante. A interface apresenta todas as informações sobre a condução, permitindo uma navegação fluida entre as diferentes visualizações.


Com design flutuante, a tela multimídia tem 8 polegadas, com sistema compatível com Android Auto e Apple CarPlay via conexão com ou sem fio, permitindo que os aplicativos de condução e entretenimento do smartphone sejam utilizados diretamente na tela. Esta central multimídia oferece uma resposta rápida aos comandos do usuário.


Um super diferencial do modelo é o sistema MULTI-SENSE. Com ele, o comportamento e o ambiente a bordo do veículo mudam de acordo com a vontade do condutor, que pode escolher entre três modos de condução: Eco, Sport e MySense. Além dos modelos pré-definidos, estão disponíveis oito opções de cores para o fundo da tela, que se harmoniza com as lâmpadas de LED presentes nos painéis das portas dianteiras, valorizando o design interno. O ambiente luminoso escolhido também é replicado na tela multimídia.

O Kardian traz 13 dispositivos avançados de assistência ao motorista (ADAS):
Controle de velocidade adaptativo (ACC), , alerta de colisão frontal (FCW), frenagem automática de emergência (AEB) que para automaticamente o carro se o condutor não reagir em tempo após o alerta de colisão frontal do sistema FCW, alerta de distância segura (DW) que funciona entre 30 e 180 km/h, alerta de ponto cego (BSW), câmera multivie que mostra na tela da central multimídia de 8 polegadas todos os obstáculos localizados na frente, atrás e nas laterais do veículo, câmera de estacionamento traseira, sensores de estacionamento traseiro e frontal, sensor crepuscular, controlador de velocidade, o 
conhecido piloto automático, limitador de velocidade, assistente de partida em rampa (HSA).

O Kardian traz seis airbags: dois frontais (condutor e passageiro), dois laterais e dois do tipo cortina e controle eletrônico de estabilidade (ESP).



Preços

O Kardian é vendido em quatro versões com os seguintes preços a partir de:

Evolution MT - 106.990

Evolution EDC - R$ 118.990

Techno - R$ 122.990

Première Edition - R$ 138.990 (avaliado)


Um comentário:

  1. Pela descrição, parece um bom carro, completinho de tudo e a um preço competitivo.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.