Texto e fotos: Arnaldo Moreira
Kardian, um SUV apresentado em outubro passado, pelo CEO da Renault Fabrice Cambolive como o primeiro veículo do International Game Plan 2027, o plano estratégico da marca Renault para os mercados internacionais, produzido em território fluminense, foi avaliado pelo Blog e passou no teste sem dificuldade. O SUV francês mostrou-se excelente na cidade e na estrada.
A versão do Kardian avaliada foi Première Edition, top de linha, mas para maior informação aos leitores, o SUV francês é produzido em mais duas versões: Evolution e Techno e o recente Evolution MT, com o novo motor TCe turbo de 125 cv e 220 NM, ou 22,433 kgfm de torque, câmbio automático EDC (Efficient Dual Clutch) que agiliza a troca das marchas sem interrupção no torque, graças ao trabalho simultâneo das duas embreagens.
Aproveito para anunciar o lançamento do Kardian Evolution MT, com câmbio manual de seis marchas JX22, produzida em Portugal, pela Horse, representante da nova geração dos câmbios manuais de seis marchas da marca, com foco em eficiência mecânica e consumo de combustível, que custa a partir de R$ 106.990.
No Kardian Première Edition, as marchas também podem ser trocadas manualmente usando as paletas do câmbio tipo borboleta, localizadas atrás do volante, que anula o pequeno, mas existente deley da troca automática.
Além da economia de combustível graças ao sistema Start&Stop, este novo conjunto mecânico oferece excelente reatividade, proporcionando prazer de dirigir no dia a dia, com consumo e emissões de CO2 reduzidos.
Na cidade, o Kardian mostrou-se um veículo versátil, muito ágil graças à resposta do turbo. É um carro indicado para uso na cidade um uso na cidade com um excelente desempenho na estrada e um consumo
O Kardian tem comprimento de 4,12 m, 1,75 m de largura e 1,60 m de altura.
A distância do solo é de 23,5 cm de distância do solo, dimensões que facilitam na passagem em quebra-molas, ruas de esburacadas e terrenos de piso acidentado.
As rodas são de 17",com pneus têm pneus 215/55 a distância entre eixos (2,60 metros, a maior do seu segmento, e seus respectivos ângulos de ataque e saída de 20° e 36° fazem dele um veículo versátil e adequado para todos os trajetos.
As proporções otimizadas graças ao entre eixos de 2,60 m oferecem ao Kardian uma silhueta compacta. Os traços característicos dos SUVs são identificados nas barras de teto, no capô horizontal esculpido ou ainda no para-choque reforçado pelos protetores na parte inferior dos para-choques na cor cinza acetinado. Na traseira, o teto recurvado e o vidro traseiro inclinado conferem dinamismo à silhueta, enquanto os ombros mais marcados dão uma sensação ainda maior de robustez ao veículo.
Esta distância entre eixos mais longa – a melhor da categoria – permite também maximizar o espaço interno, beneficiando principalmente os ocupantes dos lugares traseiros.
O volume do porta-malas Kardian é mais um dos pontos altos de sua versatilidade, com 410 litros.
Controle de velocidade adaptativo (ACC), , alerta de colisão frontal (FCW), frenagem automática de emergência (AEB) que para automaticamente o carro se o condutor não reagir em tempo após o alerta de colisão frontal do sistema FCW, alerta de distância segura (DW) que funciona entre 30 e 180 km/h, alerta de ponto cego (BSW), câmera multivie que mostra na tela da central multimídia de 8 polegadas todos os obstáculos localizados na frente, atrás e nas laterais do veículo, câmera de estacionamento traseira, sensores de estacionamento traseiro e frontal, sensor crepuscular, controlador de velocidade, o conhecido piloto automático, limitador de velocidade, assistente de partida em rampa (HSA).
O Kardian traz seis airbags: dois frontais (condutor e passageiro), dois laterais e dois do tipo cortina e controle eletrônico de estabilidade (ESP).
Pela descrição, parece um bom carro, completinho de tudo e a um preço competitivo.
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