Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

VAMOS BEBER VINHO, ETC. & TAL // Vale dos Vinhedos brinda reabertura do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre // Jantar harmonizado comandado pelo chef André Saburó no Copacabana Palace



Reabertura do aeroporto é incentivo ao turismo no Vale dos Vinhedos. Crédito: Cesar Silvestro


O Vale dos Vinhedos vai, literalmente, brindar a reabertura do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, prevista para ocorrer na segunda-feira (21). Os passageiros que por lá circularem serão recepcionados com taças de vinho e espumantes oferecidas pelas vinícolas da região. A iniciativa é encampada pela Secretaria Estadual de Turismo do RS com apoio da Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves.

A ação simbólica celebra o início do restabelecimento de uma infraestrutura de transporte considerada essencial para o principal destino enoturístico do país: os visitantes de fora do Rio Grande do Sul respondem por cerca de 70% do fluxo no Vale dos Vinhedos (dados da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos referentes a 2023). 

"A reabertura das operações no aeroporto da capital vem como incentivo à retomada da normalidade da movimentação turística no RS, sobretudo no Vale dos Vinhedos, que se aproxima da época da vindima, período muito significativo em seu calendário receptivo. Estamos confiantes na plena recuperação do turismo e, consequentemente, aquecimento das demandas para todo o trade", comenta o presidente da associação, Ronaldo Zorzi.
 

Depois das cheias de maio, a movimentação turística chegou a cair perto de 90% na região, mas o fluxo vem, desde então, sendo gradualmente restabelecido. No Vale dos Vinhedos, todas as condições de segurança e estrutura rodoviária para deslocamentos estão completamente funcionais e preparadas para receber o público.


O Vale dos Vinhedos concentra mais de 90 atrativos associados, sendo um terço deles de vinícolas e o restante divididos entre restaurantes, hotéis, pousadas, agroindústrias, cafés, entre outras atrações. As vinícolas dispõem de farta ofertas de visitações, todas com degustação de produtos envolvida. 

Além disso, há inúmeros atrativos, como oportunidade de participar da colheita da uva (janeiro a março), de presenciar o Festival Despertar do Vale, evento enogastronômico que celebra o encerramento da vindima, de fazer cursos de degustação, de conhecer a cultura dos imigrantes, entre outras. 

O Vale está localizado a apenas 120 quilômetros de Porto Alegre e conta com ampla infraestrutura de atendimento ao turista, mais de 580 leitos e acessos com pavimentação asfáltica.
 

São apoiadoras desta ação, as vinícolas associadas a Aprovale: Cave de Pedra; Coop. Vinícola Aurora; Lidio Carraro Vinícola Boutique; Maison Forestier; Miolo Wine Group; Peculiare Vinhos Únicos; Pizzato Vinhas e Vinhos; Vallontano Vinhos Nobres; Vinhedos Capoani; Vinhos Larentis; Vinhos Titton; Vinícola Almaúnica; Vinícola Cave do Sol; Vinícola Foppa & Ambrosi e Vinícola Torcello.'Wine Dinner do Copa' conta nesta edição com a presença do André Saburó, chef e sushiman do restaurante Quina do Futuro, em Recife.



'Wine Dinner do Copacabana Palace' conta nesta edição com a presença do André Saburó, chef e sushiman do restaurante Quina do Futuro, em Recife


Rio de Janeiro, outubro de 2024 - Na próxima edição do ‘Wine Dinner do Copa’ – jantar harmonizado que acontece toda última sexta-feira do mês -, a chef Sol Nunes, se une ao André Saburó, chef e sushiman do renomado restaurante Quina do Futuro, localizado em Recife. O evento conta com uma harmonização especial com uma seleção de vinhos da vinícola Miolo.

 

Com um menu criado exclusivamente para a ocasião, o encontro dos chefs contará com receitas irresistíveis, repletas de combinações criativas e originais. O jantar acontece no restaurante Pérgula, no dia 25 de outubro, a partir das 19h, e promete proporcionar uma jornada surpreendente de sabores.

 

O Wine Dinner se inicia com três aperitivos idealizados em conjunto pelos chefs: robata de atum de sol com farofa de shissô e asazuke de tomate; toast com tartar de akami bluefin, ikura e lardo; além de uma mini alface romana com atum, foie gras e coalhada de ovelha. Em seguida, chega à mesa a entrada “Missô Suimono": caldo de missô clarificado, cogumelos tostados, alho poró e camarão carabineiro defumado em ban-chá.

 

O primeiro prato será o “Chutoro, Tucupi e Matchá". Uma combinação de atum bluefin gordo shoyuzuke com emulsão de avocado em matchá e gel de tucupi dashi, que promete surpreender os mais variados tipos de paladares. Já, para o prato principal, os chefs preparam um stracotto suíno com demi glasse com tucupi, bok choy, cogumelos, vinho e alho.

 

Criada pelos chefs, a “Torta de chocolate com sorvete de Matchá” encerra a experiência com uma nota doce e inesquecível


 

HARMONIZAÇÃO

A harmonização de vinhos será uma parte essencial deste jantar especial. Os convidados terão a oportunidade de apreciar vinhos cuidadosamente selecionados pela vinícola Miolo. Entre eles, o Miolo Millesime Brut, Miolo Gewurztraminer Single Vineyard, Miolo Cuvee Giuseppe Chardonnay, Miolo Sebrumo Cabernet Sauvignon e o Miolo Late Harvest.

 
SOBRE O CHEF ANDRÉ SABURÓ

 

Não há como explicar a carreira do chef e sushiman André Saburó Matsumoto, sem mergulhar no ambiente familiar do cozinheiro. Ainda criança, acompanhava o pai Shigeru, ou como ficou mais conhecido no Recife, seu Júlio, nas atividades cotidianas dos seus restaurantes anteriores – sim, ele fundou outros negócios no ramo de alimentação antes da Taberna Japonesa Quina do Futuro -, que incluíam as idas ao mercado público para escolher e comprar insumos de qualidade, sobretudo, peixes. 


Em casa, não era diferente. A relação dos Matsumoto com a comida sempre foi de respeito e valorização do alimento e dos rituais em torno dele. Desde muito cedo o chef aprendeu que comida era coisa séria e, ao longo da convivência com o pai, foi compreendendo que seu Júlio fazia mais do que alimentar as pessoas: ele preservava a cultura do seu país natal.


Atualmente, o trabalho de André Saburó está focado em pescados, especialmente no estudo do atum A + (tipo exportação), peixe altamente valorizado no Japão, mas que, no Brasil, ainda trava com o salmão uma disputa pelo paladar dos consumidores. 


É justamente por conta de suas pesquisas inéditas com o peixe considerado o velocista do mar, que Saburó tem atraído olhares atentos de cozinheiros e gourmets de todo o Brasil.

 

Serviço

Copacabana Palace, A Belmond Hotel

Avenida Atlântica, 1.702

Reservas: pergula.cop@belmond.com ou 21 25487070

Data: 25 de outubro de 2024

Horário: a partir das 19h

Menu harmonizado: R$ 475 + 10% por pessoa

*Durante o período o menu à la carte não estará disponível.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.