Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 5 de janeiro de 2025

O Brasil recebeu este ano 6,621 milhões de turistas estrangeiros e estima captar 8,1 milhões até 2027. O movimento na comemoração do reveillón chegou a de 22,1 milhões




O Brasil acaba de bater o recorde de turistas internacionais visitando o país. Ao todo, foram mais de 6,621 milhões de viajantes que escolheram destinos brasileiros para as viagens de lazer ou de negócios. Esse número supera o marco histórico de 2018, quando 6.621.376 estrangeiros estiveram por aqui. Com esse avanço, o Brasil se aproxima das metas do Plano Nacional de Turismo (PNT) que prevê atingir 8,1 milhões de turistas internacionais nos próximos três anos.

O número de visitantes alcançado em 2024, supera o total de chegadas internacionais registradas em 2018, ano que até então marcava o melhor valor na série histórica, iniciada em 1970.

O desempenho brasileiro reforça a maturidade do turismo nacional em atrair visitantes internacionais, como apontou o ministro do Turismo, Celso Sabino. “O ano de 2024 entra para a história do nosso turismo como um ano de recordes. O setor tem mostrado toda sua capacidade e força para receber esses turistas que escolheram nossos destinos ao longo do ano e, com o apoio do Governo Federal, temos apostado em um trabalho de valorização cultural e promoção internacional da nossa imagem lá fora”, destacou.

O resultado supera anos importantes na recepção desses turistas, como em 2014, quando o país foi sede da Copa do Mundo FIFA e em 2016, ano dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Juntos, os dois anos somam 12,9 milhões de desembarques no país.

AÇÕES - Na atração dos turistas internacionais, o Ministério do Turismo tem trabalhado em diferentes frentes. Em dezembro de 2023 foi inaugurado, no Rio de Janeiro (RJ), o primeiro Escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) nas Américas e no Caribe. Fruto de uma intensa articulação do governo brasileiro, a unidade colocará o país definitivamente no cenário dos grandes players globais do setor, com o planejamento e a adoção de ações em prol do desenvolvimento sustentável de toda a região.

Além disso, para reforçar a vinda desses turistas, o MTur, em parceria com a Embratur, voltou a marcar presença em grandes e estratégicos eventos internacionais de promoção dos destinos brasileiros. A ação envolve a divulgação da “Marca Brasil”, importante iniciativa para reconstruir a imagem do país no exterior - agora devidamente compromissado com a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão no setor turístico.

O Brasil lançou também a marca “Visit South America: um lugar, vários mundos”. A estratégia é uma parceria do governo brasileiro com a Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile para buscar, de forma integrada, promover e posicionar internacionalmente os destinos destes países, com foco em atrativos naturais, gastronômicos e de hospitalidade.

FUTURO - Para 2025, o Governo Federal anunciou que os novos editais regionalizados do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) têm previsão de R$ 63,6 milhões em investimentos para a atração de novos voos em rotas nacionais. A expectativa é de que sejam gerados ao menos 500 mil novos assentos no período de um ano. O número já impacta em recorde em assentos de voos internacionais para a temporada de verão 2024/2025: serão 7,48 milhões, um crescimento de 19% em comparação ao verão de 2023/2024.

Além disso, no próximo ano, o Brasil se prepara para receber importantes eventos, como a Conferência do Clima da ONU, a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, e a reunião do BRICS, em Brasília, que devem atrair milhares de visitantes internacionais para o país.

Réveillon 2024/2025 confirmou os bons números registrados pelo turismo no ano anterior. Isso porque, pelo menos 22,1 milhões de pessoas celebraram a virada do ano em algum destino de norte a sul do país, segundo levantamento do Ministério do Turismo. A região Sudeste concentrou boa parte do público, com destaque para o Rio de Janeiro, que reuniu mais de 5 milhões de pessoas e realizou uma das maiores festas de réveillon da história.

A tradicional queima de fogos em Copacabana atraiu mais de 2,6 milhões de pessoas, que acompanharam também shows com grandes nomes da música nacional. Em São Paulo, estima-se que pelo menos 3,5 milhões de pessoas passaram a virada do ano no estado. Apenas na Avenida Paulista, um dos principais cartões-postais da capital, o público foi de cerca de 2 milhões.

No Espírito Santo, as festividades atraíram milhões de pessoas em destinos como Guarapari e Vila Velha. Em Brasília (DF), 200 mil pessoas assistiram à queima de fogos e a shows nacionais. Sinop, no Mato Grosso, reuniu 35 mil pessoas para brindar a chegada de 2025. Já em Bonito (MS), o número de turistas foi estimado em 15 mil.

O Nordeste também contou com grandes celebrações. No Ceará, 1 milhão de pessoas presenciaram a virada do ano na capital do estado. Recife (PE) registrou público semelhante, com o maior Réveillon de sua história. Em Aracaju (SE), 200 mil pessoas participaram das festividades. Luís Corrêa (PI) reuniu 50 mil pessoas no litoral piauiense para celebrar a chegada do novo ano.

Na região Norte, Manaus (AM) recebeu 150 mil pessoas, enquanto Belém (PA) contabilizou 40 mil. Ainda no Pará, Santarém foi o destino escolhido por 50 mil pessoas para curtir a virada. Em Rio Branco (AC), a estimativa de público foi de pelo menos 70 mil. Já Boa Vista (RR) reuniu cerca de 100 mil pessoas.

O Sul também registrou bons números. O litoral paranaense recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas. Balneário Camboriú (SC) foi cenário para 2 milhões de brasileiros e estrangeiros celebrarem a entrada de 2025. Em Porto Alegre (RS), 200 mil pessoas participaram das festividades.

ALTA TEMPORADA - Recentemente, os Ministérios do Turismo e o de Portos e Aeroportos, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e as principais companhias aéreas do país, anunciaram a ampliação de cerca de 18 mil voos durante a temporada de verão. O número de assentos disponíveis também aumentará: serão 29,8 milhões, um acréscimo de 12% (3,2 milhões) em relação ao ano anterior.

A iniciativa faz parte da renovação do programa Conheça o Brasil: Voando, que visa ampliar e diversificar a malha aérea do país.

A nova etapa do programa, lançado em setembro de 2023, inclui a expansão da oferta de stopover, modalidade que permite ao passageiro visitar uma cidade intermediária antes de chegar ao destino final, utilizando a mesma passagem.

Além disso, as companhias aéreas adesivarão o selo do programa em até 30% dos aviões, farão a plotagem de até 10% das aeronaves com imagens do Brasil e veicularão mensagens sonoras incentivando viagens para destinos nacionais.

sábado, 4 de janeiro de 2025

Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira



Coluna Minas Turismo Gerais   


Jornalista Sérgio Moreira

 

 

Lunetas na Sapucaí


A rua Sapucaí está passando por reforma , para ser um local onde os pedestres possam circular com tranquilidade entre os bares e comércios,   apreciar o centro da capital mineira. Como parte do programa de revitalização da Região Central da cidade, o ‘Centro de Todo Mundo’, e do projeto de reestruturação da infraestrutura turística da capital mineira, a PBH reinstalou duas novas lunetas de observação gratuita na rua Sapucaí, primeiro Mirante de Arte Urbana do mundo. Os equipamentos, localizados próximo aos números 193 e 303, oferecerão aos frequentadores uma nova perspectiva da paisagem no local, enriquecendo a experiência de turistas e visitantes neste importante corredor gastronômico e cultural da cidade. Mais informações podem ser conferidas no Portal Belo Horizonte.



As lunetas para observação terrestre oferecem uma experiência interativa única, permitindo que os usuários apreciem o patrimônio cultural da área central da cidade e as expressões artísticas da paisagem urbana da capital mineira. Os equipamentos enriquecem a oferta turística e promovem uma maior sensibilização dos moradores, despertando um sentimento de pertencimento e responsabilidade pelo cuidado e valorização do patrimônio local.

As lunetas contêm informação sobre os atrativos turísticos que podem ser observados ao utilizá-las. Os materiais são resistentes à água, vento, sol e adversidades causadas pelo clima. Com um sistema de observação terrestre com capacidade óptica de aproximação (zoom), o aparelho é composto por lentes antirreflexivas de qualidade superior. As lentes possuem foco pré-ajustado conforme o local de instalação. Dessa forma, os usuários não precisam fazer nenhum tipo de regulagem, o que facilita a observação por pessoas de todas as idades e habilidades. Todas as lunetas giram no sentido vertical e horizontal.



Além da reinstalação das duas lunetas na Rua Sapucaí, a Belotur irá realizar serviços de manutenção em outros nove equipamentos instalados pela cidade, sendo três localizados no Mirante das Mangabeiras e seis na orla da Lagoa da Pampulha. A expectativa é que, ao longo do primeiro semestre de 2025, todos os onze equipamentos estejam em pleno funcionamento, beneficiando moradores e turistas.  Todo o processo de instalação e fornecimento dos equipamentos foi conduzido pela Belotur, com o apoio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

Caraça tem sua beleza natural e cachaçaria


Localizado a apenas 120 Km da capital mineira, o Santuário do caraça é reconhecido internacionalmente, graças às belezas naturais e históricas, além de toda a riqueza religiosa e gastronômica, o Santuário do Caraça, entre Catas Altas e Santa Bárbara, acaba de inaugurar uma cachaçaria artesanal.



A bebida, que será comercializada para visitantes, também será distribuída em pontos de venda espalhados pelo Brasil.

Segundo o padre Emanoel Bedê, a cachaçaria tem o intuito de recuperar as raízes do Caraça, já que outros religiosos, no início do santuário, fabricavam de tudo. "Aí surgiu a oportunidade de empreender na questão da bebida, para que as pessoas venham saborear e curtir, não somente a parte turística, mas uma cachaçaria caracense". A ideia é organizar eventos

Giovane Jerônimo Pereira, CEO da Cachaçarias Nobre, conta que a ideia surgiu do encontro com o padre, em um voo. "Conheci ele em uma viagem e, entre as conversas que tivemos, ele me perguntou se eu trabalhava no agro. Na hora, disse que sim e que minha atuação era com a cachaça. Logo, ele me falou que estava procurando alguém do ramo e me disse 'eu estava te procurando'. Assim, a conversa começou a se desenvolver e, com o tempo, fomos estudando a ideia com ele e fizemos o projeto até chegarmos no que temos hoje", relatou.


Segundo o irmão Admar Francisco de Freitas, administrador da área rural da Província Caraça, o "sonho" foi realizado com muito trabalho e dedicação. "Começamos em 2019, mas tivemos alguns atropelos, como a pandemia, e hoje estamos realizando esse feito. Fizemos tudo com muito carinho e deu tudo certo, graças a Deus. É uma alegria saber que quando o turista sair daqui com a bebida, ele estará levando para casa qualidade e o nome da nossa cachaçaria", completou.

Para Leonardo Rodrigues Gomes, consultor do SEBRAE pelo Prepara Gastronomia e sommelier de cachaça em diversos eventos do segmento, o lançamento da cachaçaria agrega valor ao destino turístico. 

"Já tinha vindo outras vezes no Caraça e ter à disposição um produto 100% mineiro, já que Minas tem as melhores cachaças do Brasil, é muito bom. Se juntarmos o queijo e a cerveja daqui ao turismo, estamos valorizando ainda mais a história mineira. Eu viajo muito e posso dizer que nada conquista mais o turista do que a gastronomia mineira, e a cachaça está ligada diretamente a essa história. Por isso, parabéns ao Caraça, pois fizeram um casarão lindo onde foi montado o alambique e uma estrutura para receber todo mundo".

A Cachaçaria do Caraça desenvolveu diferentes linhas para atender diversos perfis de consumidores, desde apreciadores de destilados premium até jovens exploradores de novos sabores, sempre com foco em qualidade e inovação.

Linha Santuário do Caraça

·        Público: destinada a um público maduro, apreciador de bebidas refinadas e destilados complexos.

·        Características: Esta linha premium é criada para conhecedores de paladares sofisticados, com um blend que exibe um grau de complexidade superior, capturando a essência da maturidade e da sofisticação. As cachaças incluem notas ricas e marcantes da cana, aprimoradas pelo envelhecimento em madeiras de carvalho.

·        Embalagem: design elegante e minimalista, transmitindo uma sensação de autenticidade e qualidade genuína.

·        Produtos: Blend de Carvalho e Branca.

Linha Canjerana

·        Público: destinada a consumidores maduros, mas ousados, que valorizam a tradição, o sabor refinado e a autenticidade.

·        Características: esta linha premium em garrafas de 1 litro oferece uma maior diversidade de aromas e sabores, atraindo um público sofisticado e expandindo as possibilidades de degustação com influências de madeiras brasileiras.

·        Embalagem: uma garrafa de design sofisticado com acabamento preciso, refletindo o respeito e a atração de um público maduro e exigente.

·        Produtos: Blend de Carvalho e Amburana; Branca; e Bálsamo.

Linha Carapuça

·        Público: jovens, bartenders, e casas de shows, com uma abordagem voltada para o público jovem.

·        Características: esta linha oferece cachaças versáteis, fáceis de misturar em uma variedade de coquetéis inovadores, perfeitas para festas e eventos sociais. Com uma abordagem moderna e contemporânea, as cachaças são ideais para misturas criativas e festas dinâmicas.

·        Embalagem: moderno, colorido e atraente, o design reflete a energia e a criatividade do público jovem, destacando-se em ocasiões festivas e sociais.

·        Produtos: Amburana; Carvalho; Blend de Carvalho e Amburana; e Branca.

Linha Sampaias

·        Público: desenvolvida especialmente para mulheres, a linha Sampaia é uma homenagem à elegância e ao refinamento.

·        Características: uma linha reconhecida por sua suavidade e notas delicadas, tornando-a agradável para o paladar feminino, apresenta sabores frutados e florais que ressoam com o apreço feminino por aromas delicados e complexos.

·        Produtos: Amburana; Blend Amburana e Carvalho; e Branca

Santuário do Caraça fica na Estrada do Caraça, Km 9 - Entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara. Fácil acesso pelas rodovias BR 381 e MG 436, além da possibilidade de ir por trem (Estação Dois Irmãos - Barão de Cocais)

Taxa de entrada: R$ 30 (em dias de semana). Finais de semana, feriados e datas comemorativas: R$ 40 (por pessoa). Idosos: 50% de desconto. Moradores de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara possuem 50% de desconto.

Entrada gratuita na 1ª quarta-feira de cada mês para os moradores de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara.
Opções de hospedagens: www.santuariodocaraca.com.br
Reservas: entraldereservas@santuariodocaraca.com.br

 Opções de viajar por Minas

Estudos da Booking e da rede de hotéis Hyatt apontam interesse dos viajantes por encantos do estado, como contato com a natureza, contemplação astronômica, viagens solo e “silent travel”

                      foto: Evandro Rodney


Minas Gerais se posiciona como um dos destinos mais completos do Brasil, alinhando sua riqueza cultural, natural e histórica às principais tendências globais do turismo para 2025. O estado oferece experiências únicas que combinam silêncio, contemplação, autenticidade, nostalgia e hospitalidade – valores apontados como prioritários por estudos das plataformas de viagem Booking e Hyatt.

 O levantamento do Booking apontou que 79% dos entrevistados querem viagens que ofereçam bloqueio de ruído, o chamado “silent travel” (viagem silenciosa). Nesse aspecto, a Mantiqueira de Minas se destaca como um dos principais destinos. Com paisagens de montanha, clima ameno e pousadas charmosas, a região é ideal para retiros de bem-estar e longevidade. Os spas, terapias naturais e experiências imersivas conectam os visitantes à natureza e promovem um turismo sustentável.

 


                             Gastronomia mineira em destaque

O céu limpo da Mantiqueira também a torna perfeita para a contemplação astronômica, atraindo viajantes que buscam constelações e fenômenos raros. Além disso, a gastronomia local, com azeites, vinhos e pratos típicos revisitados, proporciona experiências memoráveis para os amantes da boa cozinha.

 Cordilheira do Espinhaço

Foto: Geisy Faria

 


Reconhecida como Patrimônio Natural pela Unesco, a Cordilheira do Espinhaço oferece paisagens únicas para quem busca equilíbrio e paz interior. Seu céu limpo é um convite à observação das estrelas e eventos cósmicos, uma preferência crescente entre os viajantes globais.

 Combinando turismo rural, atividades contemplativas e hospedagens sustentáveis, a região proporciona um refúgio para o silêncio e a reconexão com a natureza. Os roteiros que atravessam o Cerrado do “Grande Sertão: Veredas” acrescentam uma dimensão cultural e literária à experiência, com paisagens que inspiraram a obra de Guimarães Rosa. “Minas Gerais é um estado que une diversidade e autenticidade. Da Mantiqueira ao Cerrado, somos um convite ao silêncio, à contemplação e à nostalgia, tendências que conectam os desejos do viajante contemporâneo com nossa essência mineira”, destaca o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.  Conexões autênticas e turismo intergeracional.

                          Cachoeira no Espinhaço

Minas Gerais é um destino que acolhe todos os públicos, das viagens solo ao turismo intergeracional. Dados da Booking mostram que 88% dos Baby Boomers desejam pagar viagens para seus filhos e netos, e Minas oferece o cenário perfeito para essas conexões familiares. Com roteiros que incluem cidades históricas, regiões produtoras de Queijo Minas Artesanal e vinhos, o estado promove experiências completas para todas as idades. Além disso, os charmosos vilarejos e festas populares criam novas conexões e momentos de autenticidade, valorizados pelos turistas.

                      Queijos e vinhos mineiros

Minas Gerais também se destaca pela força de seu patrimônio histórico. Com 62% dos bens tombados do Brasil, o estado é um destino para quem busca nostalgia e uma viagem no tempo. Caminhar pelas ruas de pedra e admirar casarões coloniais oferece um refúgio dos ritmos acelerados do mundo contemporâneo.

De norte a sul, de leste a oeste, Minas Gerais se posiciona como um dos destinos mais desejados para 2025, unindo tradição e modernidade em uma oferta que atende a diferentes perfis de viajantes. Seja na Mantiqueira, no Espinhaço ou nas cidades históricas, o estado é um convite a viver o melhor do turismo global com a inconfundível mineiridade.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Fiat conquista liderança do mercado e Strada com 144,5 mil unidades comercializadas se consolida como veículo mais vendido do Brasil pelo quarto ano consecutivo. A Fiat emplacou em 2024 mais de 521 mil unidades, 118 mil carros à frente da segunda colocada, garantindo a 20,9% de participação de mercado. Em 2024, chegaram ao mercado os novos Pulse e Fastback híbridos e a- Fiorino alcança 11 anos seguidos como líder entre as Vans e Scudo é o mais vendido pelo segundo ano


Nos últimos anos, a Fiat e a Strada consolidaram a liderança em vendas no Brasil, e em 2024 não foi diferente, conquistando pelo quarto ano consecutivo a primeira colocação do mercado nacional. Durante o último ano, a marca alcançou 20,9% de participação do mercado e 521.289 unidades emplacadas, o que representa um crescimento de 45 mil unidades em relação ao ano anterior, com vantagem superior a 118 mil carros à frente da segunda colocada. 

Líder incontestável no mercado brasileiro, a Strada encerrou o ano com 144.690 unidades vendidas e 5,8% de participação, um avanço de 0.3 p.p em relação a 2023. Entre os 10 veículos mais vendidos do País em 2024, o Argo ganhou três posições e encerrou o período na quinta colocação, com 91.144 unidades e 3,7% de market share. Para fechar, o Mobi ocupou a nona colocação, com 67.390 veículos vendidos e 2,7% do mercado. 


Referência em diferentes segmentos do mercado, a Fiat liderou entre as picapes com a força da Strada, Toro e Titano - lançada no início do ano, responsáveis por 204.778 veículos vendidos e 43,1% de participação no segmento. O sucesso do Argo e do Mobi se refletem também na primeira colocação entre todos os hatches, com 158.576 unidades e 23,2% de participação neste segmento.  

Por fim, a marca também lidera entre as vans, com 26.223 emplacamentos e 36,7% de participação ao longo do ano, garantindo a manutenção da liderança no segmento desde 2010. Com a primeira colocação do Fiorino entre as B-Vans, o modelo se consolidou pelo 11º ano consecutivo na liderança entre as Vans no geral e o Scudo, lançado em 2022, liderou entre as D-Van, finalizando o segundo ano consecutivo como furgão mais vendido dessa categoria. 

Mas não foram apenas as vendas que a Fiat liderou em 2024. A marca também protagonizou o início de uma revolução no mercado com o lançamento dos novos Pulse e Fastback híbridos, equipados com o motor T200 Hybrid. Combinando performance, eficiência e custo-benefício, os SUVs da Fiat sintetizam a aptidão histórica da marca em oferecer produtos sustentáveis e acessíveis, desta vez democratizando a hibridização no Brasil. 


Liderança garantida em dezembro 

O último mês de 2024 reflete a liderança da Fiat durante todo o ano. A Fiat garantiu o primeiro lugar, com 20,5% de market share e mais de 50.160 unidades emplacadas. Entre os modelos, a Strada liderou o mercado com 16.235 unidades e 6,6% de participação, assim como o Argo alcançou a oitava colocação com 7.057 unidades e 2,9% de share.

Entre as picapes, a Fiat é referência e finalizou o mês com 22.218 unidades e 46,1% de segment share, na primeira colocação. Destaque para a Toro, que liderou entre as C-picapes com 4.508 unidades emplacadas e 44,0% do segmento. 

Com a manutenção dos históricos de liderança, a Fiorino finalizou o mês de dezembro na primeira colocação com 1.024 veículos e 46,4% do segmento de B-Van, assim como a Scudo, primeira colocada entre as D-Van com 452 unidades e 46,6% de participação. 

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.