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terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Reimaginando um ícone da NIssan – o R32 EV


O que você ganha quando combina uma pequena equipe de engenheiros apaixonados, um dos carros de alto desempenho mais icônicos da Nissan e a mais recente tecnologia de veículos elétricos?

Embora os entusiastas de carros tradicionais possam ficar tentados a dizer "polêmica", a resposta a essa pergunta foi revelada quando a Nissan exibiu sua conversão única do R32 EV no Salão do Automóvel de Tóquio de 2025, no final de semana de 10 a 12 de janeiro.

Criado como um projeto apaixonado por um pequeno grupo de companheiros de equipe aventureiros da Nissan no Japão, o R32 EV explora o potencial da eletrificação para proporcionar uma experiência de direção tão envolvente e gratificante quanto a do R32 GT-R.

A força motriz

Liderando o projeto está o engenheiro de trem de força de EV da Nissan, Ryozo Hiraku. Fã de longa data do R32 GT-R e ex-proprietário do R32 Skyline, Hiraku sabia desde o início que o projeto seria recompensador e controverso.

No centro de sua decisão de usar um R32 GT-R como veículo cobaia para o projeto de sua equipe estava o desejo de eletrificar um carro que ele reverenciava e garantir que ele pudesse ser dirigido por décadas.

O engenheiro Ryozo Hiraku

Hiraku disse: “Eu me perguntei se daqui a 30 anos — em 2055 ou mais — os donos desta máquina incrível ainda poderiam comprar gasolina e gostar de dirigi-la. Vi mérito em usar tecnologia elétrica e digital para replicar o apelo do R32 GT-R para que as gerações futuras pudessem experimentá-lo.”

A equipe também estava confiante de que, se conseguisse igualar com sucesso o desempenho de direção do lendário modelo usando elétrons em vez de gasolina, o conhecimento resultante poderia dar suporte ao desenvolvimento de futuros veículos elétricos.

Aparência enganosa

À primeira vista, o R32 EV quase poderia passar por um R32 GT-R padrão. Com acabamento de pintura em Gun Grey metálico, a aparência de fábrica do veículo disfarça seu transplante de coração.

Parte traseira do modelo elétrico do R32
Entrada de abastecimento do modelo elétrico do R32

Uma experiência eletrizante

Visando reproduzir a proeza do reverenciado motor biturbo de 2,6 litros, a equipe instalou um par de motores elétricos de 160 kW, cada um capaz de fornecer até 34,6 kgfm de torque. Eles removeram o assento traseiro e, em seu lugar, instalaram uma bateria de 62 kWh emprestada do LEAF NISMO RC02.

Equipe realizando modificações no R32 para a experiência elétrica

O objetivo da equipe não é exceder, mas sim igualar o desempenho do GT-R original, que produzia 280 PS (206 kW) e 35,9 kgfm de torque.

Embora o R32 EV seja aproximadamente 370 kg mais pesado que o veículo-base, devido à bateria e aos componentes elétricos, os engenheiros ajustaram sua potência e torque para corresponder à relação torque-peso do R32 GT-R original.

Partes das modificações realizadas na versão elétrica do R32
Partes das modificações realizadas no R32

Visando desempenho dinâmico

Assim como foi o caso com o R32 GT-R, a equipe que trabalha no R32 EV tem como objetivo criar um carro verdadeiro para motoristas em vez de perseguir potência total e desempenho em linha reta. E, da mesma forma, a chave para atingir a proeza dinâmica desejada é um impressionante sistema de tração nas quatro rodas.

Quando estreou há 35 anos, o sistema de tração integral ATTESA E-TS da Nissan garantiu que o R32 GT-R original entregasse tração e estabilidade impressionantes em todas as condições climáticas. Com um sistema de embreagem acionado hidraulicamente, ele podia distribuir torque de até 50:50 entre as rodas dianteiras e traseiras.

À medida que a equipe avança no desenvolvimento do R32 EV, os engenheiros trabalham para ajustar os motores elétricos duplos para corresponder ao padrão definido pelo veículo original. Com uma série de sensores modernos e ausência de componentes mecânicos como embreagens, os motores elétricos duplos podem responder mais rápido e distribuir o torque entre as rodas dianteiras e traseiras com precisão ainda maior do que o sistema mecânico que eles substituíram.

Modelo elétrico do R32 sob a pista testando sua performance após as modificações

Suspensão esportiva

O R32 EV conta com um kit de suspensão NISMO Sports com amortecedores Öhlins para garantir uma condução ideal e inclinação limitada da carroceria, apesar do peso adicional dos componentes do EV.

Envolvendo os sentidos

Enquanto a maioria dos veículos elétricos produzidos em massa hoje visam proporcionar uma experiência de cabine silenciosa, a equipe do R32 EV buscou replicar o envolvimento sensorial do R32 GT-R.

O R32 EV conta com funcionalidade de troca de marchas e um alto-falante na cabine que emite um som inspirado no som original do motor RB26DETT.

Para replicar a sensação de trocas de marchas manuais, a equipe até programou a sensação de choque de mudança na lógica das aletas no volante, simulando o breve solavanco que um motorista sente ao acionar a embreagem e mudar para cima ou para baixo por meio de uma caixa de câmbio mecânica.

Piloto usando capacete dentro do R32 modificado
Detalhes do freio de mão e câmbio do interior do carro

Freios maiores e rodas inspiradas na fábrica

A equipe obteve rotores e pinças monobloco maiores do R35 GT-R, garantindo potência de parada ideal, apesar do peso adicional do R32 EV. Para acomodar os discos maiores e pinças mais robustas, a equipe desenvolveu uma roda de 18 polegadas que se assemelha muito às ligas de 16 polegadas instaladas no R32 GT-R.

Close nos detalhes da roda que foram inspiradas na fábrica

Um interior atualizado

Dentro da cabine, o objetivo era manter as coisas o mais originais possível, ao mesmo tempo em que atualizava itens-chave para melhorar a experiência do motorista. Os assentos de fábrica foram trocados por Recaros personalizados. O áudio DIN duplo, os medidores e o cluster de medidores receberam telas digitais de alta resolução que fornecem informações-chave ao motorista, mantendo seu perfil original e dando um toque que os aficionados do R32 GT-R sem dúvida apreciarão.

Detalhes do banco no interior do carro com os dizeres ‘’Skyline’’ no encosto do motorista
Detalhes do volante e painel multimidia dentro do R32

Aprovação de um membro da equipe R32 GT-R

Depois que todos os componentes foram meticulosamente instalados, a equipe recorreu ao piloto de testes mestre da Nissan, Hiroyoshi Kato, para avaliar a experiência de direção. Kato não é apenas um dos motoristas mais experientes da Nissan, mas foi membro do grupo de avaliação que ajustou o R32 GT-R antes de seu lançamento em 1989. Ele passou um tempo no assento do motorista do R32 EV, fornecendo à equipe do projeto dados inestimáveis com sua experiência.

Membros da equipe testaram a versão elétrica do R32
Versão elétrica do R32 correndo sobre a pista durante o período de testes realizado pelos membros da equipe

O que vem por aí para o R32 EV?

Com as etapas de fabricação e montagem concluídas, Hiraku e a equipe agora podem se concentrar no ajuste e no desenvolvimento dinâmico.

Embora não haja planos para comercializar o R32 EV ou oferecer um conjunto para conversão, o projeto está gerando ideias valiosas para os membros da equipe, que dedicaram inúmeras horas de seu tempo livre para tornar essa visão em realidade.

Parte traseira da versão elétrica do R32 sob a pista

Especificações

R32 EV

R32 GT-R

Comprimento (mm)

4,545

4,545

Largura (mm)

1.755

1.755

Altura (mm)

1.340

1.340

Peso (kg)

1.797

1.430

Motor

Dois motores elétricos

RB26DETT

Transmissão

N/A

Manual, de 5 velocidades

Potência Máxima

160 kW (2 motores)

206 kW (280 PS)

Torque Máximo

34,67 kgfm (2 motores)

35,93 kgfm

Sistema de tração

Motor duplo AWD

ATTESA E-TS

Freios

Discos ventilados e pinças do R35 aperfeiçoados

Discos ventilados

Rodas

235/45R 18

225/50R16

Assentos

2

4

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