A região dos Vinhedos já fez a solenidade oficial de abertura da colheita da uva, safra 2025 e do Bento em Vindima, que terá programação para todos os gostos até 23 de março. A abertura ocorreu na Vinícola Viamontes, localidade de Faria Lemos, em Bento Gonçalves no dia 16/01/2025, com a presença do prefeito Diogo Siqueira, vice-prefeito Amarildo Lucatteli, secretário Estadual de Agricultura Clair Kuhn, representando o Governador Eduardo Leite, do secretário de Turismo Ronaldo Santini, do cônsul-geral da Itália Valério Caruso, o presidente da Câmara de Vereadores de Bento Zanella e diversas autoridades estaduais e do município, além de produtores de uvas, vinhos, sucos de uva de toda a região.
Foram recebidos pelos anfitriões – enólogos Geyce Marta e Anderson De Césaro, donos da Viamontes – que destacaram a importância da celebração e homenagearam o evento com uma placa do padroeiro dos viticultores São Martinho. A solenidade da colheita contou com a apresentação dos grupos Trevisani Nel Mondo e o Duo Cavattapi. O padre Adelar Zanetti realizou a benção das uvas e da safra no Estado.
A expectativa é de que a safra atinja 700 mil toneladas de uvas, produzidas em cerca de 48 mil hectares nos municípios da serra e da campanha do Rio Grande do Sul, através do trabalho de 15 mil famílias produtoras. A produção de uvas, sucos, vinhos e espumantes impulsiona em especial o turismo e a gastronomia, dando suporte à economia do Estado.
Foto: Rodrigo de MarcoO secretário Kuhn, ressaltou o destaque que a produção do fruto da videira alcança. “A projeção é que teremos uma safra cheia, de retomada da produção, e expectativa de alta qualidade dos frutos, que terão impactos diretos na produção dos nossos vinhos, espumantes e sucos”, afirmou. Lembrou, ainda, que o RS é o maior produtor de uvas e de vinhos no País.
O prefeito de Bento Gonçalves, aproveitou a ocasião para destacar o esforço que toda a comunidade fez para vencer a tragédia que se bateu em praticamente todo o RS, com os eventos climáticos e as enchentes de 2023/2024. Diogo Siqueira destacou que: “Passamos juntos por momentos de dificuldades que nos fortaleceram como sociedade. Hoje apresentamos uma safra de qualidade, mas, principalmente, queremos reforçar e valorizar esses homens e essas mulheres responsáveis pelo desenvolvimento do nosso Estado”. Já o secretário de Turismo de Bento, Evandro Soares evidenciou o trabalho dos agricultores. “Nossa cidade se transforma para celebrar a colheita das uvas, com uma rica programação onde todos podem vivenciar a produção e hospitalidade da nossa gente. Esse evento é a valorização do nosso agricultor que está no dia a dia, que passa a colheita embaixo do parreiral”, disse.
Ronaldo Santini, secretário Estadual de Turismo destacou a importância dessa época de colheita para o turismo do Rio Grande do Sul. “É fundamental que a gente promova, também, o período de colheita da uva, que representa a demonstração dos resultados do esforço e árduo trabalho dos nossos produtores durante todo o ano.
Podemos fazer também um produto forte nacionalmente com a nossa vindima, a exemplo do Natal Luz, já consolidado, em Gramado. Há um mundo de possibilidades para oferecermos aos turistas, seja proporcionando a experiência da pisa da uva, seja levando um grupo para visualizar o parreiral cheio e participar da colheita, por exemplo. Também é possível -e sei que já é feito – oferecer almoços nos vinhedos e a degustações especiais”, ressaltou Santini.
Vindima com muitas atrações
Bento Gonçalves, a Capital Brasileira do Vinho, está vivendo no ritmo de Vindima desde a solenidade de colheita da uva, ocorrida no dia 16/01. Neste ano, os festejos se misturam om outros promovidos pela mesma comunidade, dedicados aos 150 anos da imigração italiana no RS. A imigração italiana começou no Rio Grande do Sul em 20 de maio de 1875.
A programação do Bento em Vindima está marcada para acontecer de 11 de janeiro a 23 de março com festividades que serão realizadas nas rotas turísticas do município e na zona urbana. Todos os finais de semana têm programação diversificada mais intensa. Nesta sexta-feira, dia 17/01/2025, Renatinho Borghetti fará o espetáculo de abertura.
Um dos momentos mais aguardados da festa ocorre nos dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro. É o Festival da Agroindústria Familiar Encantos da Terra, que tem por objetivo valorizar o trabalho rural e os produtos produzidos pela agroindústria familiar, remetendo à tradição e ao cuidado com as localidades do interior onde vivem. Filó italiano, armazém colonial, pisa da uva e atrações culturais fazem parte dessa festa.
Já estão confirmadas a participação de 13 agroindústrias, dos mais variados segmentos. Serão comercializados pães, cucas, bolos, grostoli, massas congeladas, capeletti, biscoitos, geleias, pizzas, amendoim caramelado, foccacia, risoles, polenta, dentre outros. Impossível perder tudo isso, ainda mais com sucos de uva, vinho e espumantes!!
O evento é executado pela Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretarias de Turismo e Cultura. Apoio Comissão dos 150 anos da Imigração Italiana, Bento e Região Convention and Visitors Bureau, CIC Bento Gonçalves, Comtur, Consevits, DiPaolo, Sicredi, Segh Região Uva e Vinho, Sistema Fecomércio SESC Bento Gonçalves, Vínicola Vistamontes, Wine Locals, Associações Caminhos de Pedra, Encantos da Eulália, Vale das Antes e Aprovale. Veja programação no veja no site https://bento.tur.br/site.
Fotos: Rodrigo de Marco, Imprensa Prefeitura de Bento Gonçalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário