Esses voos, que operam aos domingos e estarão disponíveis até março de 2025, oferecem uma nova opção de conexão direta para os turistas do país vizinho que buscam curtir as praias do Nordeste brasileiro.
Os voos charter diretos para Maceió têm capacidade para 183 passageiros e estarão disponíveis apenas para agências de viagens, através das operadoras OLA e BeTheWorld. Essa modalidade oferece uma experiência personalizada, com opções de catering, além de serviços como embarque prioritário e balcões exclusivos.
O acordo reforça o crescimento da Flybondi no mercado de charter. Durante 2024, a companhia aérea operou mais de 170 voos, incluindo eventos esportivos, rotas a Ushuaia para a temporada de cruzeiros na Antártida e viagens de estudantes de Buenos Aires e de Córdoba para Bariloche.
“A comercialização de voos charter é uma vertical de negócio independente, que exige formatos e processos de serviço diferentes de um voo regular. Trabalhamos nisso há três anos com excelentes resultados”, afirmou Javier Soto, Gerente Comercial da Flybondi e acrescentou: “A proposta para Maceió foi muito bem recebida e não está descartada a extensão dos voos até a Páscoa.”
LATAM terá voo extra para levar os mineiros ao show de Shakira em São Paulo
Companhia programou frequência adicional na véspera do evento, analisando a alta ocupação de voos saindo de Belo Horizonte em semanas de shows de artistas pop
“A LATAM está ciente de que milhares de mineiros viajam para assistir a shows de grande relevância fora do estado. Por isso, adicionamos na véspera do show da Shakira um voo extra de Belo Horizonte para São Paulo, o que reforça ainda mais o nosso compromisso como a companhia que mais conecta os brasileiros com o Brasil e o mundo", comenta Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
Atualmente, a LATAM opera cerca de 135 voos semanais no aeroporto de Confins, para 4 destinos nacionais (Brasília, São Paulo/Congonhas, São Paulo/Guarulhos e Fortaleza) e 1 destino internacional (Santiago).
A LATAM acaba de registrar a marca de 34,8 milhões de passageiros transportados em voos domésticos no Brasil no acumulado do ano de 2024. O volume é 5,6% maior ao registrado no período de janeiro a dezembro de 2023, quando a companhia alcançou a marca de 33 milhões de passageiros. Trata-se de mais um ano consecutivo de crescimento da operação da companhia, que em 2023 havia superado o volume transportado de 2022 em 15%. É isso o que apontam os dados operacionais mais recentes da companhia, que se tornou mais eficiente e competitiva após a pandemia de Covid-19 e tem crescido de forma sustentável.
“Os resultados de 2024 comprovam que a LATAM continua no caminho certo em seu compromisso de fazer com que mais brasileiros voem de avião. Encerramos o ano na liderança do mercado nacional, com maior oferta de assentos, crescimento e modernização de frota, mais rotas internacionais e foco em eficiência operacional”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
De janeiro a dezembro de 2024, a LATAM obteve no Brasil um crescimento de 9% na sua demanda doméstica de passageiros medida em RPK¹ e ampliou em 7% a sua oferta doméstica de assentos medida em ASK² na comparação com o mesmo período de 2023.
O CRESCIMENTO DA LATAM NO BRASIL
Com 39%¹ do mercado aéreo doméstico brasileiro, a LATAM encerrou 2024 na liderança do setor no País, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Atualmente, a companhia opera a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos nacionais.
Já nos voos internacionais, a LATAM é a companhia aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior, mantendo a liderança com 23%¹ de participação neste mercado, segundo a ANAC. Em 2024, a companhia inaugurou 3 novas rotas ligando o Brasil ao Chile, aumentando a conectividade entre seus dois principais mercados, com 9 rotas no total: São Paulo-Santiago, Brasília-Santiago, Rio de Janeiro-Santiago, Belo Horizonte-Santiago, Curitiba-Santiago, Florianópolis-Santiago, Porto Alegre-Santiago, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago.
Em 2024, celebrou ainda o primeiro aniversário da sua Joint Venture com a Delta Air Lines, que permitiu um crescimento de 58% na oferta de assentos das duas companhias desde o início da parceria. Isso se traduz em quatro novas rotas (São Paulo-Atlanta, Rio de Janeiro-Atlanta, Rio de Janeiro-Nova York e São Paulo-Los Angeles), mais de 11 mil voos operados e 2 milhões de passageiros transportados entre o Brasil e a América do Norte.
Atualmente, a LATAM é a companhia aérea que mais investe para aumentar a oferta de assentos no Brasil. A empresa recebeu 25 novas aeronaves para sua frota brasileira desde o início de 2023, permitindo o acréscimo de 1,6 milhão de novos assentos no País neste período.
GRUPO LATAM TAMBÉM CRESCE EM DEZEMBRO DE 2024
Durante o mês de dezembro de 2024, o grupo LATAM transportou 7,3 milhões de passageiros, representando um aumento de 5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No total, o grupo transportou 82 milhões de passageiros entre janeiro e dezembro de 2024, um aumento de 11% em relação a 2023, marcando o maior número de passageiros transportados historicamente.
Ainda em dezembro de 2024, a demanda de passageiros (medida em RPK¹) de todo o grupo LATAM teve crescimento de 11% em relação ao mesmo mês de 2023. No mesmo período, a companhia promoveu aumento também de 11% na sua oferta de assentos (medida em ASK²). Já na operação cargueira, a empresa ampliou em 12% a sua capacidade (medida em ATK³) em relação a dezembro de 2023. Confira os resultados completos abaixo:
¹ RPK sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.
² ASK sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos.
³ ATK sigla em inglês para Tonelada-Quilômetros Oferecidos.
Demanda por carga aérea sobre 8,2% em novembro de 2024 – este é o 16º mês consecutivo de crescimento
- A demanda total, medida em toneladas de carga por quilômetro (CTKs), aumentou 8,2% em relação aos níveis de novembro de 2023 (9,5% nas operações internacionais). Este é o 16º mês consecutivo de crescimento.
- A capacidade, medida em toneladas de carga disponível por quilômetro (ACTKs), aumentou 4,6% em relação a novembro de 2023 (6,5% nas operações internacionais).
“Novembro foi um bom mês para a carga aérea, com aumento de 8,2% na demanda, quase o dobro do aumento de 4,6% na capacidade de carga. O custo do combustível ficou 22% abaixo dos níveis do ano anterior e as condições de mercado apertadas colaboraram para o crescimento de yield de 7,8%. Considerando tudo isso, procuramos fechar o desempenho da carga aérea de 2024 de forma lucrativa. Esse forte desempenho deve se estender para 2025, mas existem alguns riscos que devem ser observados com atenção, que incluem inflação, incertezas geopolíticas e tensões comerciais”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.
Vários fatores devem ser destacados no ambiente operacional:
- Em relação a 2023, a produção industrial aumentou 2,1% em outubro, enquanto o comércio global de mercadorias subiu 1,6%, registrando o sétimo mês consecutivo de crescimento.
- O índice PMI de manufatura global ficou acima de 50 em novembro, indicando crescimento. No entanto, o PMI de novos pedidos de exportação permaneceu abaixo de 50, sugerindo incerteza e fraqueza contínuas no comércio global.
- A inflação dos Estados Unidos, com base no Índice de Preços ao Consumidor (IPC) anual, aumentou 0,1 ponto percentual, atingindo 2,7% em novembro. No mesmo mês, a inflação na União Europeia subiu 0,2 pontos percentuais, atingindo 2,5%. A inflação ao consumidor na China caiu para 0,2% em novembro, gerando preocupações de desaceleração econômica.
Desempenho por região em novembro de 2024
As transportadoras da região Ásia-Pacífico relataram aumento de 13,2% na demanda por carga aérea em novembro de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023, o maior entre as regiões. A capacidade subiu 9,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
As transportadoras da América do Norte registraram crescimento de 6,9% na demanda por carga aérea em novembro de 2024 em relação a novembro de 2023. A capacidade aumentou 2,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
As transportadoras da Europa relataram crescimento de 5,6% na demanda por carga aérea em novembro de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023. A capacidade subiu 4,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
As transportadoras do Oriente Médio registraram aumento de 3,6% na demanda por carga aérea em novembro de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023. A capacidade teve queda de 0,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
As transportadoras da América Latina relataram crescimento de 11,6% na demanda por carga aérea em novembro de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023. A capacidade subiu 6,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
As transportadoras da África registraram declínio de 0,7% na demanda por carga aérea em novembro de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023, o menor entre as regiões. A capacidade subiu 0,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Crescimento das rotas comerciais: As rotas internacionais apresentaram níveis de tráfego excepcionais pelo 16º mês consecutivo, com aumento de 9,5% em novembro de 2024 em relação ao mesmo mês do ano anterior. As empresas aéreas estão se beneficiando da crescente demanda de comércio eletrônico nos Estados Unidos e na Europa em meio aos limites de capacidade no transporte marítimo.
>Análise completa dos mercados de transporte aéreo de carga de novembro de 2024
Azul anuncia mais de 15 mil assentos extras em Belo Horizonte durante o Carnaval de 2025
Operações conectam BH a destinos turísticos do Nordeste durante o feriado
Avianca conecta viajantes brasileiros com Havana via Bogotá
- Com o início da operação* diária da rota Bogotá-Havana, os viajantes terão a oportunidade de se conectar com este destino no Caribe de forma mais conveniente.
- Os brasileiros poderão se conectar de São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus com Bogotá.
- Os voos da rota Bogotá-Havana são operados em aeronaves da frota Airbus A320 com capacidade para 180 passageiros, o que representa mais de 2.500 assentos disponíveis por semana.
Com o objetivo de continuar proporcionando mais acesso e conectividade aos países onde opera, a Avianca oferece uma nova oportunidade para que os viajantes brasileiros se conectem via Bogotá com seu novo destino no Caribe: Havana.
“Estamos entusiasmados por continuar ampliando as possibilidades de conexão para os viajantes brasileiros com novos destinos da nossa rede de rotas. Nesta oportunidade, nossos clientes poderão se conectar de maneira conveniente via Bogotá, a capital colombiana, com Cuba, no Caribe. Isso permitirá aos passageiros descobrir a riqueza histórica, gastronômica e cultural de Havana”, disse David Alemán, diretor de vendas para a Colômbia e América do Sul da Avianca.
Os brasileiros poderão viajar a partir de São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus para Bogotá de maneira direta e semanalmente.
Itinerários da nova rota Bogotá-Havana:
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*Horários locais **
“Estamos muito felizes com o reinício dos voos da Avianca para a nossa charmosa ilha, e proporcionar maiores oportunidades de conexão aérea para os brasileiros. Os cubanos têm uma conexão muito especial com os brasileiros, ambos adoramos curtir a música e a dança. A história, cultura e patrimônio são os atrativos de maior interesse para os brasileiros que visitam a ilha, assim como o contato direto com os cubanos por meio de mini circuitos que só uma ilha como Cuba pode oferecer”, assegurou Gihana Galindo Enríquez, diretor comercial do Ministério do Turismo de Cuba.
*Viajar por turismo está proibido para os cidadãos dos Estados Unidos, residentes ou qualquer pessoa localizada fisicamente ou em trânsito dos EUA para Cuba (“US Persons”). Isso significa que uma US Person só pode viajar se estiver em uma das 12 categorias permitidas pelo governo dos EUA ou conta com uma licença específica emitida por esse governo.
Para mais informações, consulte aqui: Link
Saiba o que pode ser levado nas bagagens em viagens nacionais e internacionais para garantir um embarque sem preocupações.
A alta temporada de verão ainda não terminou e muitos viajantes devem circular pelo Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu nos próximos meses. Contudo, passageiros de primeira viagem ou até mesmo os mais experientes costumam cometer erros ao transportar objetos proibidos ou ignorar as regras impostas pelas companhias aéreas.
Wander Melo Jr., gerente do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, administrado pela CCR Aeroportos, destaca que ler as especificações sobre o que pode e o que não pode ser transportado é essencial para evitar dores de cabeça no momento do embarque.
“Todos ficam empolgados e ansiosos para viajar neste período. Contudo, mesmo com a euforia, é preciso parar e pesquisar o que pode estar na bagagem de mão e nas bagagens despachadas. Todas as regras são seguidas estritamente, sem exceções”, alerta Wander.
Atenção às normas em viagens domésticas
Por contrato, a empresa aérea deve garantir o transporte gratuito de até 10 kg como bagagem de mão, podendo determinar a quantidade de volumes que compõem esse peso. Caso a bagagem atenda às regras estabelecidas, mas precise ser despachada por falta de espaço na cabine, o transporte deve ser realizado sem custo adicional.
Nos voos domésticos, objetos cortantes ou perfurantes, como canivetes e tesouras de unha, não podem ser transportados na bagagem de mão. Além disso, é recomendável evitar despachar itens frágeis, pois a companhia aérea pode não se responsabilizar por eventuais danos.
Bens de valor, como joias ou eletrônicos, devem ser transportados na bagagem de mão. Caso seja necessário despachá-los, é possível declarar o valor dos itens no check-in mediante o preenchimento de um formulário e pagamento de uma taxa. A Nota Fiscal pode ser exigida como comprovante do valor.
Por fim, é proibido despachar substâncias explosivas, inflamáveis ou tóxicas. Em caso de dúvida sobre algum item, recomenda-se consultar a empresa aérea antes do embarque.
Voos internacionais
As viagens internacionais possuem regras específicas que podem variar de acordo com cada país. Passageiros em voos domésticos partindo de áreas internacionais ou com conexões no exterior devem consultar a companhia aérea previamente para evitar contratempos. É importante confirmar os requisitos do país de destino, como validade do passaporte, visto e certificados de vacinação, para evitar problemas.
Recipientes contendo gel ou pastas devem ser levados em embalagens transparentes, com capacidade máxima de um litro e dimensões de até 20 cm x 20 cm. Cada recipiente individual não pode ultrapassar 100 ml, mesmo que esteja parcialmente cheio.
Medicamentos devem ser transportados na bagagem de mão e acompanhados da prescrição médica (receita), que será exigida durante a inspeção. Para evitar problemas em outros países, recomenda-se mantê-los nas embalagens originais e observar as restrições de volume.
Perfumes, bebidas e outros líquidos adquiridos em free shops devem estar embalados em sacolas seladas pelo estabelecimento, acompanhadas da Nota Fiscal emitida no dia do voo.
Documentação em mãos
Além das bagagens, Wander também frisa que estar atento à documentação faz toda a diferença no momento do embarque. Todos os passageiros devem apresentar um documento oficial com foto (RG ou passaporte). Para crianças menores de 12 anos, também é aceita a certidão de nascimento (original ou cópia autenticada).
“Esse também é um dos motivos pelos quais pedimos que os passageiros cheguem ao aeroporto com, no mínimo, 2 horas de antecedência. Algumas pendências podem ser resolvidas rapidamente; outras podem demandar mais tempo. Ninguém quer deixar de viajar, portanto, toda atenção é válida”, completa Wander.
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