Onde tudo começou: os Opalões no grid da corrida inaugural da Stock Car
(Crédito: Paulo Dias Nunes)
As atividades iniciais tinham como objetivo a montagem do Chevrolet 490, conhecido também como Chevrolet Baby. Foi o início de uma trajetória de muito sucesso e que completa 100 anos neste domingo (26).
Foi um século de desafios, como a fase de industrialização do Brasil, a Segunda Guerra Mundial, Covid-19 e muitas crises econômicas. E também de muitos marcos e realizações, como o sucesso espetacular do Corsa (o então vice-presidente da marca, André Beer, teve que ir à TV pedir calma aos consumidores), o lançamento do icônico Opala e também a criação da Stock Car Pro Series, que logo se consolidaria como a principal categoria brasileira e a mais longeva do esporte no país, com 45 anos de trajetória completados em abril de 2024.
Opala Protótipo que conduziu Ingo Hoffmann e Ângelo Giombelli ao título de 1992
(Acervo Stock Car)
No fim da década de 1970, o Brasil vivia em ‘lua-de-mel’ com o esporte a motor em razão das conquistas de Emerson Fittipaldi no Mundial de Fórmula 1, mas se ressentia da falta de uma categoria de carros do tipo turismo forte depois da extinção da chamada Divisão 1. Piloto e revendedor de carros da Chevrolet, Reinaldo Campello liderou o movimento que levou à montadora a ideia de criar uma categoria que teria como base o Opala, que à época completava uma década de grande sucesso perante o público.
Seguindo o slogan que virou filosofia de marketing nas fábricas envolvidas no automobilismo “Win on Sunday, Sell on Monday” (ou vença no domingo, venda na segunda-feira), a Chevrolet abraçou o projeto e fundou a Stock Car, nascida oficialmente em 22 de abril de 1979 no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, no Rio Grande do Sul, terra que reúne milhões de apaixonados pelo esporte.
Dez pilotos aceleraram modelos Chevrolet Opala empurrados por motor de seis cilindros em linha e 4.093 cilindradas. A pole position ficou com João Carlos Palhares, enquanto o primeiro vencedor da categoria foi Affonso Giaffone Jr. Foi o início de uma história que, em 2024, completou 45 anos.
Revelando lendas
Revelando lendas
A prova em Tarumã representou o começo de um relacionamento permanente entre a Chevrolet e a Stock Car. Desde então, a categoria participou da revelação de talentos que se tornariam verdadeiras lendas do automobilismo brasileiro, como Ingo Hoffmann, Paulo Gomes, Chico Serra, passando por nomes que estão no auge, como o tricampeão Gabriel Casagrande.
Ao longo das décadas, juntamente com marcas como Volkswagen, Mitsubishi e Peugeot, a Chevrolet ajudou a consolidar a Stock como uma das categorias mais competitivas do mundo.
A relação entre a Stock Car e a Chevrolet também evidenciou a natural evolução na indústria automotiva. O modelo Opala — e suas variações — compôs o grid nas 15 primeiras temporadas, vigorando até 1993. O icônico modelo, até hoje um dos símbolos da categoria, deu lugar ao Omega, outra sensação nas ruas brasileiras.
Seis temporadas depois, a General Motors promoveu nova mudança e realizou a troca do Omega pelo Vectra no grid da Stock Car.
A primeira versão do modelo acelerou entre 2000 e 2003 antes de dar lugar ao Astra, a partir de 2004. A nova versão do Vectra estreou em 2009 e competiu em três temporadas. O Sonic foi o modelo escolhido pela Chevrolet entre 2012 e 2015, enquanto o Cruze disputou o campeonato entre 2016 e 2024, fechando assim a “era Sedan” para a montadora.
Mesmo nas temporadas em que a Stock Car foi uma categoria multimarcas, a Chevrolet foi campeã e adicionou à sua galeria títulos conquistados com os sete modelos utilizados pela marca no campeonato.
O Chevrolet Sonic acelerou nas principais pistas do Brasil na década de 2010
(Duda Bairros/Stock Car)
(Duda Bairros/Stock Car)
Em 2025, outro momento especial na história da Chevrolet na Stock Car. Juntamente com Toyota e Mitsubishi, a marca norte-americana será protagonista do início da “era SUV” da categoria, uma mudança de rumo que alinha a Stock Car com os anseios dos fãs brasileiros de automóvel.
Detalhe do novo Chevrolet Tracker, um dos SUVs do grid para a temporada 2025
(Victor Eleutério/Stock Car)
(Victor Eleutério/Stock Car)
A nova geração terá à disposição tecnologia de vanguarda e o melhor da segurança e conectividade em veículos de competição. Um dos SUVs campeões de venda no Brasil nos últimos anos, o Tracker será o modelo da Chevrolet no grid da Stock Car a partir desta temporada com as equipes TMG Racing, A.Mattheis Vogel, Cavaleiro Sports, Scuderia Chiarelli e Scuderia Bandeiras. A Toyota utilizará o Corolla Cross e a Mitsubishi, o Eclipse Cross, ambos também carros de vanguarda em termos de tecnologia e desempenho.
O último sedan: com o Cruze, Gabriel Casagrande tornou-se tri da Stock Car
(Duda Bairros/Stock Car)
(Duda Bairros/Stock Car)
A primeira etapa deste novo capítulo acontecerá no fim de semana de quatro de maio, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Confira abaixo dados históricos da Chevrolet na Stock Car:
Modelo, anos de participação, temporadas disputadas
Chevrolet Opala, 1979 a 1993, 15 temporadas*, 15 títulos
Chevrolet Omega, 1994 a 1999, seis temporadas, seis títulos
Chevrolet Vectra, 2000 a 2003; e 2009 a 2011, sete temporadas, cinco títulos
Chevrolet Astra, 2004 a 2008, 5 temporadas, dois títulos
Chevrolet Sonic, 2012 a 2015, 5 temporadas, três títulos
Chevrolet Cruze, 2016 a 2024, 9 temporadas, sete títulos
Chevrolet Tracker, a partir de 2025
*De 1987 a 1989, na versão Chevrolet Opala Caio-Hidroplas. De 1990 a 1993, versão Chevrolet Opala Protótipo.
O futuro é SUV: a Chevrolet vai com o Tracker para a nova era da Stock Car
(Duda Bairros/Stock Car)
Corridas disputadas: 634
Pilotos campeões: 17
Circuitos: 22
Modelos diferentes: 7
Títulos: 38
Vitórias: 521
Primeiro campeão: Paulo Gomes, Chevrolet Opala, 1979
Último (atual) campeão: Gabriel Casagrande, Chevrolet Cruze, 2024
Primeira vitória: Affonso Giaffone Júnior, Chevrolet Opala – Tarumã, 1979
Última vitória: Guilherme Salas, Chevrolet Cruze – Interlagos, 2024
Poles: 403
Primeira pole: João Carlos Palhares, Chevrolet Opala – Tarumã, 1979
Última pole: Guilherme Salas, Chevrolet Cruze – Interlagos, 2024
Voltas mais rápidas: 525
Primeira volta mais rápida: Dado Andrade, Chevrolet Opala – Tarumã, 1979
Última volta mais rápida: Julio Campos, Chevrolet Cruze – Interlagos, 2024
Pódios conquistados: 1.588
Primeiro pódio: Affonso Giaffone Júnior, João Carlos Palhares e Raul Boesel, Chevrolet Opala – Tarumã, 1979
Último pódio: Guilherme Salas, Felipe Massa e Gabriel Casagrande, Chevrolet Cruze – Interlagos, 2024
Piloto recordista Chevrolet na Stock Car
Ingo Hoffmann
12 títulos
74 vitórias
56 poles
58 voltas mais rápidas
Pilotos campeões da Stock Car com Chevrolet
1979 – Paulo Gomes
1980 – Ingo Hoffmann
1981 – Affonso Giaffone Júnior
1982 – Alencar Junior
1983 – Paulo Gomes
1984 – Paulo Gomes
1985 – Ingo Hoffmann
1986 – Marcos Gracia
1987 – Zeca Giaffone
1988 – Fábio Sotto Mayor
1989 – Ingo Hoffmann
1990 – Ingo Hoffmann
1991 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
1992 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
1993 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
1994 – Ingo Hoffmann
1995 – Paulo Gomes
1996 – Ingo Hoffmann
1997 – Ingo Hoffmann
1998 – Ingo Hoffmann
1999 – Chico Serra
2000 – Chico Serra
2001 – Chico Serra
2002 – Ingo Hoffmann
2003 – David Muffato
2004 – Giuliano Losacco
2005 – Giuliano Losacco
2010 – Max Wilson
2012 – Cacá Bueno
2013 – Ricardo Maurício
2014 – Rubens Barrichello
2017 – Daniel Serra
2018 – Daniel Serra
2019 – Daniel Serra
2020 – Ricardo Maurício
2021 – Gabriel Casagrande
2023 – Gabriel Casagrande
2024 – Gabriel Casagrande
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