Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Coluna VAMOS VOAR PELO MUNDO // GRU Airport e LATAM celebram nova rota direta para Rosário na Argentina // Voos sazonais ligam o Paraná ao Nordeste; conheça opções // Ministério da Defesa da Espanha encomenda 100 helicópteros da Airbus // KLM lança novas rotas para a Espanha: Oviedo e Santiago de Compostela // Ministério de Portos e Aeroportos e TAP alinham estratégias para ampliar malha aérea internacional no Brasil // Flybondi lança promoção de final de ano com passagens a partir de R$ 263 // Santos Dumont amplia áreas de embarque remoto e inicia operação de ônibus elétricos com investimento de R$ 42,19 milhões // Avianca lança Business Class em voos nacionais // Aéreas terão cobertura de crédito para comprar combustível desde que se comprometam com descarbonização //

Cerimônia de inauguração da nova rota foi realizada nesta sexta-feira, dia 19 de dezembro.

GRU Airport e LATAM celebram nova rota direta para Rosário na Argentina

Em cerimônia realizada no Aeroporto Internacional de São Paulo, com corte de fita e presença de autoridades e empresários, parceria comemora o novo voo com início de operação em 30/12


 

São Paulo - A partir de 30 de dezembro, a LATAM inicia a operação da nova rota direta entre o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (GRU) e o Aeroporto Internacional Rosário Islas Malvinas, com quatro frequências semanais, ampliando as opções de viagem entre Brasil e Argentina.

 

O novo voo, resultado da parceria entre GRU Airport e LATAM, foi celebrado em cerimônia de inauguração nesta sexta-feira (19), com corte de fita e a presença de Claudio Ferreira, diretor de Clientes e Novos Negócios da GRU Airport, Marcus Campos, gerente de Negócios Aeroportuários e Infraestrutura da LATAM, Philipe Karat head de Modais da Embratur e Luiz Sobrinho, representante da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

 

Com mais esta rota, o maior aeroporto do Brasil passa a disponibilizar 92% da oferta dos voos no Brasil para a Argentina com a LATAM.

 

“Com o lançamento da nova rota para Rosário, a Argentina se torna um dos países com maior número de voos a partir do Aeroporto Internacional de São Paulo. Estamos muito felizes com o resultado dessa parceria entre a GRU Airport e a LATAM, que fortalece ainda mais nossa conectividade internacional, reforçando nosso compromisso em expandir a malha aérea e oferecer novas opções de destinos”, destaca Claudio Ferreira, diretor de Clientes e Novos Negócios da GRU Airport.

 

Para Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, o acordo fortalece a ligação turística entre São Paulo e Argentina. “Como principal porta de entrada de argentinos no país, nosso estado encanta estes turistas com uma vasta oferta de Costa litorânea - são 880 quilômetros - incluindo praias belíssimas. Mas também por destinos de charme, na Mantiqueira, de aventura de natureza, no Vale do Ribeira, e ainda, uma capital vibrante reconhecida internacionalmente por sua gastronomia e patrimônio histórico. A nova conexão entre Guarulhos e Rosário reforça não apenas o fluxo de visitantes, mas também os laços culturais e econômicos entre os destinos, ampliando oportunidades de intercâmbio e promoção conjunta no setor”.

 

NOVA ROTA AUMENTA A CONECTIVIDADE ENTRE BRASIL E ARGENTINA

 

Com a nova conexão, o público de Rosário poderá acessar com facilidade o hub da LATAM no Aeroporto Internacional de São Paulo, e a partir dele, a ampla malha doméstica no Brasil e os voos de longa distância. Para os brasileiros, essa é uma nova oportunidade para explorar e conhecer mais uma região da Argentina, com mais facilidade.

 

“Rosário passa a estar conectada ao nosso principal hub em Guarulhos, o que amplia de forma significativa as possibilidades de deslocamento para toda a América do Sul e outros continentes. Essa nova rota é um movimento importante na estratégia de fortalecer mercados regionais, gerar mais fluxo turístico e contribuir para o desenvolvimento econômico entre Brasil e Argentina”, declara Marcus Campos, gerente de Negócios Aeroportuários e Infraestrutura da LATAM.

 

Em 2025, além da nova rota para Rosário, a parceria LATAM e GRU Airport inaugurou também o voo direto diário para Córdoba, em outubro, e a sazonal de inverno para Bariloche, que volta na próxima temporada de inverno com voos diários.

Para 2026, o aeroporto contará, durante todo o ano, com quatro frequências semanais para Mendoza, e o incremento dos voos para Buenos Aires: dois diários para o Aeroporto de Ezeiza e oito diários para o Aeroporto de Aeroparque, a partir do mês de abril.

 

A Embratur comemora os resultados de um trabalho feito em parceria para tornar o Brasil cada vez mais conectado ao mundo. “Com essa nova rota operada pela LATAM estabelecemos mais um caminho para ampliar a vinda de visitantes argentinos ao Brasil, um fluxo que somente neste ano já ultrapassou 3 milhões de chegadas. Importante também para diversificar nossos destinos para esse público a partir do maior hub de conectividade nacional, que é o Aeroporto Internacional de São Paulo. Assim estimulamos cada vez mais o nosso turismo de forma sustentável, gerando emprego, renda e oportunidades para o povo brasileiro, que é quem recebe esses visitantes”.

 

FREQUÊNCIAS E HORÁRIOS DA NOVA ROTA (HORÁRIOS LOCAIS)

Aeronave Airbus A320 (capacidade para até 176 passageiros)

 

Terça, Quinta, Sábado e Domingo

  • São Paulo/Guarulhos → Rosário: decola 22h45 - pousa 1h40
     

Segunda, Quarta, Sexta e Sábado

  • Rosário → São Paulo/Guarulhos: decola 2h45 · pousa 5h30.


Voos sazonais ligam o Paraná ao Nordeste; conheça opções



 Durante a temporada de férias de verão, os aeroportos administrados pela Motiva no Paraná ficam mais conectados com o Nordeste do Brasil por meio de voos sazonais operados pela companhia aérea Azul. 

A partir do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu as partidas são para Recife, capital do Pernambuco; partindo do Aeroporto de Londrina, o passageiro vai direto para Maceió, capital do Alagoas e a partir do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, os voos sazonais levam aos dois destinos.


Entre Foz do Iguaçu e Recife serão 20 operações entre 13 de dezembro e 21 de fevereiro, ou seja, 10 pousos e 10 decolagens. Entre Londrina e Maceió estão previstas oito viagens diretas, sempre aos domingos. Já do Aeroporto Afonso Pena as partidas acontecem às sextas-feiras, com 25 operações previstas: 2 voos para Maceió em dezembro e 5 em janeiro; 3 voos para Recife em dezembro, 9 em janeiro e 6 em fevereiro.


Ministério da Defesa da Espanha encomenda 100 helicópteros da Airbus
 

Albacete, Espanha – A Espanha encomendou 100 helicópteros da Airbus por meio da Direção-Geral de Armamento e Material (DGAM) do Ministério da Defesa. Estes quatro contratos, inseridos no Plano Nacional de Helicópteros anunciado em maio, visam impulsionar a modernização dos ativos de defesa e segurança da Espanha.

Os contratos, que representam a maior compra de helicópteros realizada pela DGAM, incluem quatro modelos diferentes para as três Forças Armadas Espanholas. Especificamente, o acordo inclui os seguintes programas:

  • 13 helicópteros H135: 12 unidades para a Força Aérea e do Espaço e um para a Marinha. Serão utilizados para treinamento avançado de pilotos, utilitário leve e missões de observação.
  • 50 helicópteros H145M: Todos para o Exército Espanhol (FAMET). Suas missões abrangem treinamento militar de pilotos, ataque leve (equipados com o sistema HForce, complementando o Tiger), utilitário leve e ajuda humanitária em desastres.
  • Seis helicópteros H175M: Para a Força Aérea e do Espaço. Estes helicópteros utilitários de porte "super-médio" serão usados para missões governamentais, incluindo o transporte de autoridades, substituindo frotas obsoletas da Ala 48.
  • 31 helicópteros NH90: 13 para o Exército, 12 para a Força Aérea e do Espaço e seis para a Marinha. Destinados a missões de transporte tático, manobra e operações especiais, além de completar a frota de guerra anfíbia da Marinha.

"Ao formalizar estes contratos, o Ministério da Defesa cumpre o seu compromisso de equipar as nossas Forças Armadas com helicópteros de última geração, essenciais para as suas operações", afirmou María Amparo Valcarce García, Secretária de Estado da Defesa. "Este investimento é estratégico e focado no aumento significativo das capacidades de segurança e defesa da Espanha, garantindo a autonomia estratégica nacional num setor fundamental da defesa europeia."


“Esta conquista é a materialização tangível do Plano Nacional de Helicópteros e os programas incluídos representam um salto qualitativo nas capacidades das Forças Armadas. Estamos orgulhosos de fortalecer a resiliência da defesa e segurança nacional da Espanha”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “Além disso, eles consolidam e avançam a presença industrial da Airbus Helicopters na Espanha, projetando o país como um polo de referência na indústria aeronáutica europeia”, acrescentou.
 

Além de fortalecer as atuais capacidades industriais da Airbus Helicopters na Espanha, espera-se que este plano tenha um impacto direto na criação de empregos altamente qualificados, estimados em mais de 300 postos diretos nos próximos três anos. A presença industrial em Albacete continuará a crescer com um novo centro de customização de helicópteros militares e um centro de treinamento internacional para pilotos e técnicos do H145M. Estes desenvolvimentos complementarão a construção em curso de instalações dedicadas à atualização de meia-vida do Tiger.


Paralelamente, a Airbus Helicopters visa transformar sua unidade de Albacete em um Centro de Excelência para capacidades digitais. Dentro deste quadro, está sendo desenvolvido um Campus Digital, em colaboração com a Universidade de Albacete e o Parque Científico e Tecnológico de Castilla Mancha, especializado na criação de ferramentas digitais e cibersegurança para todos os helicópteros Airbus. Adicionalmente, as áreas de engenharia de suporte, desenvolvimento de software, conectividade e manutenção para os helicópteros militares das Forças Armadas Espanholas serão reforçadas.

AirbusHeli @Defensagob @EjercitoTierra @Armada_esp @EjercitoAire


Embraer 190 da KLM Cityhopper – Divulgação KLM


KLM lança novas rotas para a Espanha: Oviedo e Santiago de Compostela

Com início em março de 2026, as novas rotas ampliam as conexões via Amsterdã para destinos no país. A companhia anunciou ainda voos para Jersey, no Canal da Mancha

 

São Paulo, 18 de dezembro de 2025  Durante o verão europeu de 2026, a KLM anuncia novas rotas a partir de Amsterdã. As novidades incluem os voos Amsterdã-Oviedo (com início em 29 de março) e Amsterdã- Santiago de Compostela (a partir de 30 de maio), na Espanha, e Amsterdã-Jersey, a maior das Ilhas do Canal da Mancha, uma dependência da Coroa Britânica (iniciando em 4 de abril de 2026). Todos os destinos já estão disponíveis para compra.

 

“Temos o prazer em abrir essas novas rotas, que marcam a chegada, pela primeira vez, aos aeroportos das Astúrias e de Santiago-Rosalía de Castro. As novas conexões permitirão que viajantes dos Países Baixos e de outros mercados atendidos via Amsterdã descubram duas regiões únicas do norte da Espanha, conhecidas por sua riqueza cultural, gastronômica e paisagística”, afirma Laurent Perrier, diretor-geral do Grupo Air France-KLM para Espanha e Portugal.
 

Com essas inaugurações, na próxima temporada de verão na Europa, juntamente com sua parceira Air France, serão oferecidos voos a partir de Amsterdã com destino a 12 cidades espanholas: Alicante, Barcelona, Bilbao, Ibiza, Madri, Málaga, Oviedo, Palma de Mallorca, Santiago de Compostela, Sevilha, Tenerife e Valência, além de uma ampla rede de conexões globais.
 

 

Oviedo – Aeroporto das Astúrias
 

Oviedo – Divulgação KLM

 

Localizada na região espanhola das Astúrias, Oviedo é frequentemente chamada de porta de entrada para o noroeste da Espanha. A região é conhecida por suas paisagens diversas, que vão de cadeias montanhosas ao litoral do Atlântico e oferecem uma ampla variedade de oportunidades para a prática de esportes ao ar livre e atividades aquáticas, sendo um destino ideal para viajantes que buscam férias ativas em meio à natureza.
 

Início da rota: 29 de março de 2026.
 

Frequência de voos:

  • De 29 de março a 3 de julho de 2026: um voo aos sábados e um voo aos domingos;
  • De 4 de julho a 30 de agosto de 2026: um voo diário;
  • De 31 de agosto a 24 de outubro de 2026: um voo aos sábados e um voo aos domingos.

Tipo de aeronave: Embraer 190 (KLM Cityhopper).

 

Horários de partida e chegada:

  • Oviedo–Amsterdã – Voo KL1558, partida de Oviedo às 16h50, chegada a Amsterdã às 18h55 (horário local);
     
  • Amsterdã–Oviedo – Voo KL1557, partida de Amsterdã às 14h10, chegada a Oviedo às 16h20 (horário local).
     

Santiago de Compostela – Aeroporto Santiago-Rosalía de Castro
 

Santiago de Compostela – Divulgação Turismo de Santiago

 

Santiago de Compostela é a porta histórica de entrada para a região da Galícia, no noroeste da Espanha. Os viajantes podem explorar esta cidade declarada Patrimônio Mundial da UNESCO, famosa por suas rotas de peregrinação únicas. A cidade se destaca por sua rica cultura, gastronomia refinada e por ser o ponto final do mundialmente conhecido Caminho de Santiago.

 

Início da rota: 30 de maio de 2026.
 

Frequência de voos:

  • De 30 de maio a 3 de julho de 2026: um voo aos sábados e um voo aos domingos;
  • De 4 de julho a 30 de agosto de 2026: um voo diário;
  • De 31 de agosto a 24 de outubro de 2026: um voo aos sábados e um voo aos domingos.
     

Tipo de aeronave: Embraer 190 ou Embraer 175 (KLM Cityhopper).

 

Horários de partida e chegada:

  • Santiago de Compostela–Amsterdã – Voo KL1566, partida de Santiago de Compostela às 16h40, chegada a Amsterdã às 19h05 (horário local);
     
  • Amsterdã–Santiago de Compostela – Voo KL1565, partida de Amsterdã às 13h45, chegada a Santiago de Compostela às 16h10 (horário local).
     

Jersey – Aeroporto de Jersey (JER)

 


Jersey – Divulgação KLM

 

Além das rotas para a Espanha, também será inaugurada a rota para Jersey, a maior das ilhas do Canal da Mancha, conhecida como a “Ilha das Flores”. Esta dependência da Coroa Britânica, localizada próxima à costa da França, oferece um clima agradável e extensas praias.

 

Início da rota: 4 de abril de 2026.

 

Frequência de voos:

  • De 4 de abril a 3 de julho de 2026: um voo aos sábados;
  • De 4 de julho a 30 de agosto de 2026: um voo diário;
  • De 31 de agosto a 24 de outubro de 2026: um voo aos sábados.
     

Tipo de aeronave: Embraer 190 ou Embraer 175 (KLM Cityhopper).
 

 

Horários de partida e chegada:

  • Jersey–Amsterdã – Voo KL1098, partida de Jersey às 12h55, chegada a Amsterdã às 15h20 (horário local);
     
  • Amsterdã–Jersey – Voo KL1097, partida de Amsterdã às 12h05, chegada a Jersey às 12h25 (horário local).
     

Sobre a KLM Royal Dutch Airlines

 

Por mais de um século, a KLM tem sido pioneira no setor de aviação civil. A KLM é a companhia aérea mais antiga ainda operando com seu nome original e tem como objetivo ser a companhia aérea europeia líder em foco no cliente e eficiência. A malha aérea da KLM conecta a Holanda com todas as principais regiões econômicas do mundo e é um poderoso motor que impulsiona a economia holandesa.

 

A KLM também é membro da aliança global SkyTeam, que tem 19 companhias aéreas associadas.




Ministério de Portos e Aeroportos e TAP alinham estratégias para ampliar malha aérea internacional no Brasil

Companhia aérea portuguesa celebrou recorde de mais de 2 milhões de passageiros transportados nas rotas com o Brasil
 

 

Na quarta-feira (17), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, se reuniu com o diretor da TAP Air Portugal para as Américas, Carlos Antunes, para tratar sobre a abertura de novas rotas e a descentralização da malha aérea para regiões estratégicas, como o Norte e o Nordeste.
 

A reunião consolidou o diálogo permanente entre o governo brasileiro e a companhia aérea, que tem gerado resultados para a economia nacional. Fruto dessa parceria e do aquecimento do mercado brasileiro, a TAP atingiu, em 2025, a marca histórica de 2.066.001 passageiros transportados nas rotas com o Brasil, o maior volume da história da empresa.


Outro ponto importante do encontro foi a discussão sobre a ampliação da conectividade no Norte e Nordeste. O ministro e o diretor TAP debateram estratégias de "conectividade criativa" para superar desafios logísticos e oferecer mais opções de voos, reduzindo a dependência de conexões no eixo Rio-São Paulo. Segundo Carlos Antunes, o plano para 2026 prevê um olhar atento para essas regiões.


Segundo o ministro Silvio Costa Filho, o governo federal, por meio do MPor, segue intensificando as articulações para ampliar a oferta de voos internacionais e fortalecer o turismo estrangeiro no Brasil. "Os números validam o esforço do MPor em criar um ambiente de negócios favorável à expansão das operações aéreas. Nossa missão é garantir que o Brasil esteja cada vez mais conectado ao mundo. Esse diálogo constante com a TAP é essencial para tirarmos do papel novas rotas, que fortaleçam o turismo e gerem emprego. O recorde de passageiros mostra que estamos no caminho certo, destacou.


Retomada em Curitiba

Durante o encontro, o diretor da TAP confirmou a retomada da rota direta entre Curitiba (PR) e Lisboa, com início previsto para 2 de julho de 2026, com três frequências semanais. A medida atende a uma demanda antiga do estado e reforça a política do ministério de internacionalizar aeroportos fora do eixo Rio-São Paulo.


Carlos Antunes reafirmou que a interlocução com o MPor tem sido decisiva para o planejamento da companhia. "O Brasil é o nosso maior mercado global e queremos ampliar nossa presença. A parceria com o governo é fundamental para viabilizarmos esses novos voos".


TAP BATE RECORDE HISTÓRICO NAS ROTAS PORTUGAL–BRASIL

Voo entre Lisboa e o coração da Amazônia transportou o passageiro número 2 066 000

 

A TAP Air Portugal alcançou um marco inédito: até esta quarta-feira, 17 de dezembro, a Companhia aérea transportou um número recorde de passageiros nas rotas que ligam a Europa ao Brasil — 2 066 000 viajantes. Este feito consolida a TAP como uma das principais pontes aéreas entre os dois continentes.

 

É mais um recorde histórico que reforça o papel estratégico da Companhia na conectividade transatlântica, e que supera o que já tinha sido alcançado em 2024.

 

O marco foi celebrado em Manaus, com a chegada do voo TP51, proveniente de Lisboa. Este ano, a capital do Estado do Amazonas assinalou, a 4 de novembro, o primeiro aniversário da rota Lisboa–Manaus, um marco importante que reforça o compromisso da TAP em ampliar a conectividade entre o Brasil e a Europa.

 

“Este recorde na rota Europa–Brasil reflete a confiança dos passageiros na TAP e a importância do mercado brasileiro. Celebrar este marco em Manaus é simbólico, pois a rota Lisboa–Manaus reforça o nosso compromisso com a conectividade do Norte do país com a Europa”, afirmou Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas.

 

“É uma satisfação celebrar, em Manaus, um marco histórico para a TAP Air Portugal, com o alcance do passageiro de número 2.066.000 na rota Europa–Brasil, resultado direto do fortalecimento da ligação Lisboa–Manaus, retomada em novembro de 2024. Essa operação reafirma o compromisso da TAP com a conectividade internacional e com parcerias estratégicas, como a firmada com o Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur, que têm gerado resultados concretos, ampliado o fluxo de passageiros e contribuído para o desenvolvimento do turismo e da integração entre a Europa e a Amazônia.”, afirma Marcel Alexandre, Presidente da Amazonastur.

 

Julia Orrico, Diretora Comercial da VINCI Airports no Brasil, destaca: “Em cooperação com os órgãos do setor turístico, temos buscado novas oportunidades de ampliação das rotas, conectando mais pessoas e consolidando o aeroporto como um hub regional estratégico. A presença e o crescimento das operações da TAP Air Portugal em Manaus é um reflexo desse posicionamento e evidenciam o potencial das conexões internacionais, especialmente com a Europa. Vemos o recorde de voos como um resultado desse trabalho conjunto e dos investimentos realizados para proporcionar as melhores experiências aos passageiros”.

 

Desde o início da gestão do Manaus Airport pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, membro da rede VINCI Airports, o terminal recebeu investimentos voltados à ampliação da segurança, ao conforto e à melhoria contínua da experiência do passageiro, além da qualificação dos serviços oferecidos. Os dados mais recentes indicam que esse trabalho segue no caminho correto e reforçam, ainda, o potencial do aeroporto de Manaus para ampliar o fluxo de passageiros, especialmente nas conexões com a Europa.

 

Para assinalar o desembarque do passageiro que simbolizou este recorde, a TAP, em parceria com a Amazonastur e a Vinci Airport, preparou uma recepção especial no aeroporto de Manaus. O momento foi marcado por discursos e homenagens que destacaram a relevância da rota. O programa Miles&Go da TAP ofereceu ainda 150 mil milhas bônus ao passageiro.

 

David Pala é geneticista e o passageiro na rota Lisboa–Manaus, ele destacou o simbolismo do marco e a importância da integração entre os dois países. “Fui informado de que sou o passageiro número dois milhões, o que considero um marco bastante significativo. Esse número demonstra a força da companhia aérea e a solidez das conexões entre Portugal e o Brasil. É a minha primeira vez no Brasil e, especialmente, na Amazônia. Eu tinha curiosidade de conhecer não apenas o litoral brasileiro, mas também essa relação única entre o rio e a cidade. Manaus, como um todo, me impressionou.”



 


Flybondi lança promoção de final de ano com passagens a partir de R$ 263

Companhia oferece rotas de Rio, Floripa, Maceió e Salvador a Córdoba e Buenos Aires


Buenos Aires, 18 de dezembro de 2025 - A poucos dias das festas de fim de ano, a Flybondi lança sua nova campanha de final de ano, com descontos de até 30% em voos entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2026.


Até 23 de dezembro (terça-feira), a Flybondi disponibilizará tarifas exclusivas em seu site, com passagens a partir de R$ 263 por trecho de Florianópolis a Buenos Aires e R$ 303 do Rio de Janeiro à capital argentina, entre outras opções. As passagens podem ser compradas pelo site https://flybondi.com/br.  

As demais rotas da companhia entre os dois países também estarão com preços promocionais com valores por trecho desde: R$ 317 (Floripa a Córdoba), R$ 683 (Rio a Córdoba), R$ 959 (Maceió a Buenos Aires) e R$ 664 (Salvador a Buenos Aires).

Com essa campanha, a Flybondi reforça sua missão de tornar as viagens aéreas acessíveis a mais pessoas, oferecendo preços acessíveis para conectar todo o país e adicionando destinos regionais.


A companhia deu início à sua épica temporada de verão, com o objetivo de atingir um recorde de 15.000 voos programados e projetando transportar mais de 2,8 milhões de passageiros. Somente entre Brasil e Argentina, serão transportados um total de 344.000 passageiros, aumento de 53% em comparação com o ano de 2024/2025, considerando apenas o período de dezembro a março (120.000 passageiros a mais). Para alcançar essa meta, a companhia está adicionando 10 aeronaves (com capacidade ACMI), o que permitirá reforçar sua oferta de voos.

Com esse plano, a Flybondi consolida sua rede de verão com 32 rotas domésticas e internacionais para o Brasil, Paraguai e Peru, reafirmando seu compromisso em expandir a conectividade aérea e contribuir para o crescimento do turismo e da economia da região. Desde o início de suas operações, em 2018, a empresa já transportou mais de 17 milhões de pessoas, 20% das quais voaram pela primeira vez na vida, cumprindo assim sua missão de democratizar o acesso às viagens aéreas.



O investimento nesta etapa contempla a ampliação das áreas remotas, a instalação de 

novas esteiras de restituição de bagagens, a construção de novos sanitários e o 

início da operação de oito ônibus 100% elétricos - Foto: Jonilton Lima/MPor

Santos Dumont amplia áreas de embarque remoto e inicia operação de ônibus elétricos com investimento de R$ 42,19 milhões


Entregas integram ações do Governo Federal para modernização da infraestrutura aeroportuária

 

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) entregou, nesta sexta-feira (12), um conjunto de melhorias no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, como parte das ações do Governo Federal voltadas à modernização da infraestrutura aeroportuária do País.
 

“Hoje entregamos obras importantes no Aeroporto Santos Dumont, como a ampliação das áreas de embarque e desembarque remoto e o início da operação de ônibus elétricos modernos e confortáveis, voltados à melhoria da experiência do passageiro. Além dessas entregas, o aeroporto conta com mais de R$ 300 milhões em obras em andamento, com novos investimentos previstos para 2026”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
 

O investimento total nesta etapa é de R$ 42,19 milhões, realizado com recursos próprios da Infraero, empresa pública vinculada ao MPor, e contempla a ampliação das áreas remotas, a instalação de novas esteiras de restituição de bagagens, a construção de novos sanitários e o início da operação de oito ônibus 100% elétricos.


Melhorias e operação sustentável
As salas de embarque e desembarque remoto foram ampliadas para aumentar o conforto dos passageiros, melhorar a fluidez dos processos operacionais e reduzir o tempo de espera. O aeroporto também recebeu duas novas esteiras de restituição de bagagens, passando a contar com seis equipamentos em operação, além da construção de novos sanitários com espaços mais amplos e modernos.
 

Outro destaque das entregas é o início da operação de oito ônibus elétricos destinados ao transporte de passageiros entre o terminal e as aeronaves. Quatro veículos possuem três eixos e capacidade para até 83 passageiros, sendo os maiores em operação em aeroportos no Brasil. Os outros quatro ônibus acomodam até 64 passageiros cada. Todos respeitam o limite de até quatro pessoas por metro quadrado e contam com espaços destinados à acomodação de bagagens de mão.

Os veículos entram em operação assistida por um período de 30 dias, com testes acompanhados pela montadora. A iniciativa integra as ações da Infraero voltadas à adoção de soluções sustentáveis e à redução de emissões no setor aeroportuário.
 

Para o diretor-presidente da Rio Brasil Participações, Roberto Lopes, as entregas refletem um ciclo contínuo de investimentos e modernização. “Ao longo dos últimos seis anos, temos trabalhado com foco em oferecer serviços cada vez melhores aos nossos parceiros e clientes. Esse esforço, realizado em parceria com o Governo Federal, tem contribuído para reposicionar o Rio de Janeiro como um polo logístico estratégico, capaz de atrair novos negócios, gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento da cidade e do estado”, afirmou.
 

Além das melhorias entregues nesta etapa, seguem em andamento a recuperação do sistema de taxiways, a instalação de novos elevadores e escadas rolantes, a ampliação e modernização do Sistema de Tratamento de Volume de Voo e a modernização do balizamento da pista de pouso e decolagem.
 

Design dos ônibus elétricos é premiado em concurso nacional
Antes do início da operação, os ônibus elétricos do Aeroporto Santos Dumont tiveram o design premiado no 56º Concurso de Comunicação e Pintura de Frotas, promovido pelas revistas Transporte Moderno e Technibus. A Infraero conquistou o segundo lugar na categoria Metropolitano de Passageiros. O design é assinado por Jorge Andrade Soluções Criativas. A premiação ocorreu no dia 25 de novembro, em São Paulo.
 

O Aeroporto Santos Dumont está entre os dez mais movimentados do País e registrou a passagem de 4,9 milhões de passageiros entre janeiro e outubro deste ano. As entregas integram o conjunto de ações do Governo Federal voltadas à ampliação da eficiência operacional e à melhoria da qualidade dos serviços oferecidos aos usuários do sistema aeroportuário.





Avianca lança Business Class em voos nacionais

A campanha “Mais para todos” apresenta novidades nos produtos e serviços da Avianca, incluindo a expansão da experiência Business Class Américas para voos domésticos na Colômbia, Equador e Guatemala.

A companhia aérea fortaleceu sua frota, serviço e produto: recebeu seu primeiro A320 Airspace, inaugurou o serviço Insignia by Avianca Check-in em El Dorado, renovou suas salas VIP e avança na instalação progressiva de wi-fi a bordo.

Nos três primeiros trimestres do ano, a companhia aérea transportou mais de 27,3 milhões de passageiros em mais de 195.000 voos.

No Brasil, a companhia transportou entre janeiro e setembro, 544.668 passageiros, o que representa um crescimento de 14,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Da mesma forma, a Avianca registrou um incremento de 26,7% na quantidade de voos operados, com um total de 3.769 decolagens.

São Paulo -  Após anunciar um investimento superior a US$ 800 milhões para fortalecer sua frota e melhorar a experiência de seus clientes, a Avianca lança a campanha “Mais para todos”, que traz novidades em conforto e conectividade.

 

Mais conforto:
A partir de 15 de janeiro de 2026, a experiência Business Class Américas estará disponível em 47 rotas nacionais da Colômbia, Equador e Guatemala. Essa experiência foi significativamente ampliada, estando presente em mais de 80 rotas internacionais, e será estendida para outras 18 rotas, completando a operação em todo o continente.


Além disso, em solo, o padrão de hospitalidade é elevado com o novo serviço Insignia by Avianca Check-in em El Dorado, exclusivo para os membros Lifemiles Diamond e Concierge, bem como com a renovação das Salas Vip Diamond para voos nacionais e, em breve, para voos internacionais em Bogotá.
 

Mais conectividade:

A companhia avança com a instalação progressiva de conectividade wi-fi a bordo, por meio do Avianca On Air, inicialmente disponível em dez aeronaves. Atualmente, os passageiros contam com acesso a mais de 300 filmes, séries e documentários da HBO Max, Fórmula 1 TV e mais.
 

De maneira geral, a Avianca encerra um ano em que continuou expandindo sua rede para mais de 155 rotas, conectando mais de 80 destinos em mais de 25 países das Américas e da Europa, com inaugurações recentes das rotas Guayaquil-Miami, Bogotá-Belém e Bogotá-Monterrey, que se somam ao crescimento de 13% na conectividade oferecida pela companhia aérea à região.
 

Com mais de 27 milhões de passageiros transportados em mais de 195.000 voos nos três primeiros trimestres do ano, a Avianca consolidou um ano de operação sólida e eficiente, demonstrando consistência em seus indicadores-chaves de gestão e serviço.
 

Resultados no Brasil:
A companhia também anunciou que, entre janeiro e setembro de 2025, transportou mais de 544.668 passageiros de e para o Brasil, o que representa um crescimento de 14,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando transportou 475.036 clientes.
 

Adicionalmente, durante os mesmos meses, registrou um incremento de 26,7% na quantidade de voos operados, em comparação com 2024, com um total de 3.769 decolagens. Esse desempenho reflete o papel-chave da Avianca na conectividade, no desenvolvimento e crescimento do turismo e no impulso econômico do Brasil.
 

Da mesma forma, a Avianca encerrou o terceiro trimestre do ano com quatro rotas em operação (São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e Belém para Bogotá) e um total de 49 frequências a serviço dos brasileiros e os milhões de turistas que visitam o país.


Com a decisão, empresas terão alivio nas taxas de financiamento e redução no custo do insumo - Foto: Vosmar Rosa/MPor


Aéreas terão cobertura de crédito para comprar combustível desde que se comprometam com descarbonização

 

Com garantia, empresas terão alivio nas taxas de financiamento e redução no custo do insumo, responsável por 40% do custo da passagem



O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou nesta quinta-feira (27/11) a utilização do Fundo de Garantia à Exportação (FGE) como garantia para o financiamento de querosene de aviação (QAv). Cada companhia poderá utilizar até R$ 2 bilhões como garantia por ano, mas terá que comprovar medidas de descarbonização exigidas como contrapartida obrigatória.
 

“Estamos construindo um conjunto de medidas para reduzir o custo operacional das aéreas e o valor da tarifa para o consumidor”, disse o ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos. “Tendo o FGE como cobertura na compra de QAv, as aéreas terão mais facilidade para negociar condições melhores de financiamento e isso impacta positivamente no preço da passagem”, afirmou Costa Filho, lembrando que recentemente foi aprovado o uso de recursos do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC) para empréstimos a taxas de juros reduzidas para compra e manutenção de aeronaves, o que também tem reflexo direto na tarifa aérea.
 

Para usar o FGE como garantia, as companhias terão que se comprometer em adotar medidas de descarbonização específicas, como a compra de combustível sustentável de aviação (SAF) nacional, investimentos em plantas de SAF ou aportes no Fundo Nacional de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico (FNDIT). “A compra de SAF também é uma contrapartida obrigatória no caso dos empréstimos via FNAC”, lembra o ministro. A comprovação do cumprimento da contrapartida deverá ser realizada por auditoria externa independente.
 

Todas as empresas com voos regulares domésticos podem solicitar a garantia. O valor máximo anual por companhia aérea com participação superior a 1% em voos domésticos será de R$ 2 bilhões. Empresas com participação menor poderão utilizar até R$ 333 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.