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sábado, 27 de dezembro de 2025

VAMOS VOAR PELO MUNDO // Aviação brasileira bate recorde com 130 milhões de passageiros, a maior movimentação da história do País // Chegada de turistas chineses cresce 34% e Embratur intensifica ações para 2026 // Oportunidades - Azul oferece 51 vagas para diferentes funções operacionais e estratégicas // Azul já soma 86 terminais de autosserviço instalados em aeroportos brasileiros // Aeroporto de Congonhas recebe parecer favorável da SAC para voos internacionais // TAP retoma voos para Telavive com cinco frequências semanais // Trade do Rio reage a anúncio sobre aumento de passageiros no Santos Dumont


Números indicam recorde de 130 milhões de passageiros no transporte aéreo em 2025
Foto: Divulgação


Aviação brasileira bate recorde com 130 milhões de passageiros, a maior movimentação da história do País 


Em três anos do governo do presidente Lula, foram incluídos mais de 30 milhões de passageiros na aviação do Brasil


O número de passageiros do transporte aéreo no país deve fechar o ano com um recorde de 130 milhões de pessoas, ultrapassando pela primeira vez os valores pré-pandemia. A previsão é do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), com base no Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), atualizado nesta segunda-feira (22) os dados registrados até novembro.
 

O transporte aéreo movimentou mais de 117 milhões de passageiros entre janeiro e novembro, um número 9,3% superior ao registrado no mesmo período de 2024. O número de assentos comercializados em voos domésticos (91,9 milhões) cresceu 8% sobre os números do ano passado. O aumento foi ainda maior (13,6%) no número de passageiros de voos internacionais, que atingiu 25,8 milhões até novembro.
 

“Este crescimento é um reflexo da economia do Brasil, das políticas públicas do Governo Lula que promovem o desenvolvimento socioeconômico do país. Em três anos, tivemos 30 milhões de passageiros a mais no transporte aéreo. Isto é duas vezes a movimentação anual do Aeroporto Internacional de Brasília”, afirmou o ministro Sílvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos.
 

 

O aumento dos números internacionais, segundo o ministro, também reflete o crescimento do protagonismo no país no debate global. “O Brasil voltou à cena mundial com o presidente Lula. Retomamos o diálogo com diversos países, reforçando nosso potencial econômico e turístico”, disse Costa Filho, lembrando que o número de passageiros internacionais representa hoje 22% da movimentação total.
 

Os países com maior movimentação de passageiros com o Brasil em 2025 foram: Argentina (4,3 milhões), Estados Unidos (4,2 milhões), Chile (3,1 milhões) e Portugal (2,6 milhões). Cerca de 29% dos voos internacionais passam por Guarulhos (14,9 milhões de passageiros, considerando origem e destino) e 10% pelo Galeão (5 milhões). Florianópolis (com 1 milhão de passageiros), Campinas (990 mil) e Brasília (790 mil) fecham o grupo dos cinco aeroportos internacionais mais movimentados do país.
 

Nos voos domésticos, a relação dos aeroportos mais movimentados (considerando passageiros com origem ou destino nestes aeroportos) são: Guarulhos (27 milhões), Congonhas (21,8 milhões), Brasília (14 milhões), Confins (11 milhões) e Galeão (10,7 milhões).




A China representa o maior mercado emissor de turistas do mundo, com um vasto espaço de 
crescimento para o Brasil (Crédito: Embratur/Divulgação)



Chegada de turistas chineses cresce 34% e Embratur intensifica ações para 2026

 

Com foco no Ano da Cultura Brasil-China e retorno à ITB China, Agência utiliza ferramentas de promoção internacional e consolida o gigante asiático como mercado prioritário


26/12/2025 - O número de turistas chineses no Brasil cresceu 34% de janeiro a novembro de 2025. Em 11 meses, 94,4 mil destes visitantes desembarcaram no país contra 70,4 mil no mesmo período do ano passado. O número é superior, ainda, aos 12 meses de 2024, de 76,5 mil.

 

A alta reflete o trabalho da Embratur que, em 2025, retornou ao mercado chinês com um estande brasileiro na ITB China, uma das principais feiras de turismo do gigante asiático. Agora, a poucos dias de 2026, Ano da Cultura Brasil-China, há espaço para fortalecer ainda mais esse fluxo de viajantes.

 

O ano cultural é uma iniciativa coordenada pela Casa Civil, Ministério da Cultura e Ministério das Relações Exteriores, com a participação da Embratur. A China representa o maior mercado emissor de turistas do mundo, com um vasto espaço de crescimento para o Brasil.

 

As ações para atrair os turistas chineses este ano incluíram uma press trip com sete comunicadores chineses por São Paulo (SP), Foz do Iguaçu (PR) e Rio de Janeiro (RJ) (projeto Connecting Cultures: Brasil–China 2025), parcerias com a imprensa do país asiático e memorando de entendimentos com o trade da China.

 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lembra que o Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027 – tem o gigante asiático como um dos mercados estratégicos. “O crescimento de turistas chineses no Brasil mostra que estamos no caminho certo. E ainda temos espaço para expandir nossa participação nesse mercado. Por isso, investimos de forma estruturada nessa aproximação, que será ainda maior em 2026”, afirmou Freixo.

 

Além do retorno à feira chinesa, a Embratur fez parcerias com canais chineses, um site oficial em mandarim e ativação de um escritório de relações públicas na China, para fortalecer a comunicação com a mídia e o trade local.

 

Acordos por mais Brasil na China

 

Um dos principais destaques da participação brasileira na ITB China foi o lançamento da plataforma “Brasil Travel Specialist” em mandarim. Desenvolvida para capacitar agentes e operadores turísticos chineses, a ferramenta oferece treinamentos com ênfase em segmentos como natureza, que é o segmento predileto desse público, cultura e gastronomia, e qualifica profissionais locais para promover o Brasil ampliando vendas e geração de negócios.

 

Além disso, o país fortaleceu sua presença no mercado da China por meio da assinatura de memorandos de entendimento (MoUs) que conectam a Embratur a empresas estratégicas do setor de turismo para desenvolver planos de ação conjuntos para a promoção do Brasil na China, com foco em comunicação digital, intercâmbio cultural e apoio à comercialização internacional.

 

Ainda durante a feira, a Embratur firmou parcerias com um conglomerado multinacional chinês de tecnologia de viagens, e com empresas especializadas em comunicação, marketing e promoção turística. Os acordos preveem ações integradas, uso de inteligência de mercado e estratégias digitais para ampliar o alcance da imagem do Brasil junto ao público chinês.




Oportunidades - Azul oferece 51 vagas para diferentes funções operacionais e estratégicas 
Companhia abre oportunidades em São Paulo, Minas Gerais, em formato remoto; 
Processo abrange áreas de atendimento, compliance, gestão de riscos e inovação 
São Paulo – A Azul, maior companhia aérea em número de cidades atendidas e de rotas domésticas diretas no Brasil, está com 51 vagas de trabalho abertas para diferentes áreas. As oportunidades estão distribuídas em todo o país, em formato híbrido, e entre São Paulo (SP) e Minas Gerais (MG), de forma presencial. 
As posições contemplam funções operacionais, administrativas e estratégicas, incluindo Agente de Excelência ao Cliente, Analista de Ética e Compliance, Analista de Gestão de Riscos e Analista de Estratégia e Inovação, entre outras. 
Nosso objetivo é atrair profissionais que compartilhem da nossa paixão por servir e da busca constante pela excelência. Investir em pessoas é investir no futuro da companhia e na experiência dos nossos Clientes”, afirma Antônio Dibai, diretor de Pessoas da Azul. 
A companhia reforça que seus processos seletivos são afirmativos e inclusivos, com oportunidades para pessoas com deficiência e reabilitados. Além disso, candidatos podem se inscrever no Banco de Talentos, garantindo visibilidade para futuras oportunidades. 
Os interessados podem acessar o portal de recrutamento da companhia em www.voeazul.gupy.io para mais informações e inscrições. 

Terminais no aeroporto Santos Dumont

Azul já soma 86 terminais de autosserviço instalados em aeroportos brasileiros 
 

Equipamentos já realizaram mais de 255 mil check-ins e cerca de 699 mil despachos de bagagens  
 

Expansão prevê a implantação da tecnologia no aeroporto de Guarulhos em 2026 



São Paulo – A Azul, maior companhia aérea do Brasil em número de cidades atendidas e de rotas domésticas diretas, segue avançando em sua estratégia de modernização dos seus principais hubs e bases e acaba de instalar novos Totens de Autosserviço (TAS) em aeroportos brasileiros. Com a novidade, a empresa alcança 86 equipamentos em operação, reforçando o compromisso de oferecer uma jornada mais fluida, segura e eficiente para seus Clientes. Até o último levantamento, mais de 255 mil check-ins e cerca de 699 despachos de bagagem foram realizados por meio dos equipamentos.

A tecnologia - que conta com suporte multilíngue em português, inglês e espanhol - permite que os viajantes realizem, de forma rápida e intuitiva, serviços como check-in, impressão de cartões de embarque e despacho de bagagem, sem a necessidade de interação direta com os Tripulantes ou espera em filas. O modelo, já consolidado em grandes hubs internacionais, vem sendo adotado pela Azul em suas principais bases e hubs, com resultados positivos, especialmente em períodos de alta demanda.
 

Em 2024, a companhia havia instalado 47 totens em Campinas (SP), Confins (MG), Recife (PE) e Congonhas (SP). Já em 2025, o número de equipamentos em funcionamento quase triplicou, chegando a 86, com a chegada de 39 novos terminais em Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Santos Dumont (RJ), Manaus (AM), Belém (PA) e Porto Alegre (RS).

Com esses 86 totens em operação conseguimos reduzir significativamente o tempo de espera dos nossos Clientes e oferecer uma experiência mais autônoma e confortável. A expansão prevista para Guarulhos em 2026 reforça nossa estratégia de modernização e posiciona a Azul como referência em autoatendimento no Brasil. Além do mais, o feedback dos nossos Clientes tem sido amplamente positivo”, afirma Diogo Youssef, diretor de Aeroportos da Azul.
 

Para 2026, está prevista a instalação de 6 unidades em Guarulhos (GRU), consolidando a cobertura nos hubs e principais bases da companhia.  



Aeroporto de Congonhas recebe parecer favorável da SAC para voos internacionais

Proposta prevê voos internacionais regulares, com foco em rotas de curta e média distância na América do Sul

Projeto integra obras de ampliação do aeroporto, com mais de R$ 2 bilhões em investimentos e novo terminal até 2028

Aena já está em contato com demais órgãos órgãos responsáveis pelos controles migratório, aduaneiro, sanitário e agropecuário


O Aeroporto de São Paulo, administrado pela Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, recebeu parecer favorável da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos, ao pedido de internacionalização do aeródromo apresentado pela concessionária.

A manifestação da SAC reconhece que a proposta da Aena está alinhada às diretrizes da Política Nacional de Aviação Civil (PNAC) e ao Plano Aeroviário Nacional (PAN), após a análise técnica dos estudos de demanda, utilização da infraestrutura e do plano de ampliação do aeroporto.

A proposta da Aena prevê a operação de voos internacionais regulares de passageiros, com foco em rotas de curta e média distância na América do Sul. A iniciativa está integrada ao projeto de ampliação e modernização do Aeroporto de Congonhas. Com investimentos de mais de R$ 2 bilhões, as obras estão em andamento e dentro do cronograma previsto. Até junho de 2028, será entregue um novo terminal de passageiros, ampliação das pontes de embarque das atuais 12 para 19, novo pátio de estacionamento de aeronaves, novos hangares para as companhias aéreas e melhorias da eficiência operacional.

O projeto também contempla a adequação da infraestrutura necessária para a atuação dos órgãos responsáveis pelos controles migratório, aduaneiro, sanitário e agropecuário, assegurando o cumprimento das normas nacionais e internacionais de segurança, proteção e facilitação do transporte aéreo.

“A internacionalização de Congonhas é um passo importante dentro do projeto de modernização do aeroporto da capital paulista. Estamos em conversa com diversos órgãos para viabilizar essa conquista. Diante da conveniência de termos um aeroporto internacional central, eficiente, rápido e altamente pontual, com um novo terminal moderno, confortável e com serviços de primeira linha dentro da principal metrópole do hemisfério sul, abre-se uma enorme oportunidade de dar um novo salto em conectividade, desenvolvimento econômico e integração regional”, afirma o diretor-executivo do Aeroporto de Congonhas, Kleber Meira.

Com o parecer favorável, o processo de internacionalização do Aeroporto de Congonhas avança para as próximas etapas de avaliação junto aos demais órgãos competentes. A expectativa é que as operações internacionais regulares tenham início a partir de 2028, em conjunto com a entrega do novo terminal, mantendo o foco na segurança operacional, na eficiência e na qualidade dos serviços prestados aos usuários.


TAP retoma voos para Telavive com cinco frequências semanais


A TAP Air Portugal vai voltar a operar entre Lisboa e Telavive a partir de 29 de março de 2026, com cinco frequências semanais realizadas em equipamento A320neo com capacidade para 168 passageiros.

Os voos realizam-se às segundas, quintas, sextas, sábados e domingos, com partida da capital portuguesa às 20h45 e chegada a Telavive às 04:05. No sentido contrário, os voos partem às segundas, terças, sextas, sábados e domingos do Aeroporto Ben Gurion às 05:05, chegando ao Aeroporto Humberto Delgado às 09:10 (horas locais).

Os bilhetes para voos de ida-e-volta entre Lisboa e Telavive estão disponíveis a partir de 299€, com todas as taxas incluídas, e podem ser adquiridos em flytap.com ou nos agentes de viagens.

Os voos da TAP para Telavive estavam suspensos desde outubro de 2023.




Trade do Rio reage a anúncio sobre aumento de passageiros no Santos Dumont

Principais entidades do trade reforçam importância da coordenação aeroportuária

O trade turístico do Rio de Janeiro recebeu com atenção o anúncio do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, de que o teto de passageiros do Aeroporto Santos Dumont (SDU) será ampliado entre 1 milhão e 1,5 milhão em 2026. A medida ocorre após dois anos de aplicação de limites operacionais no terminal, política adotada como estratégia para reequilibrar o sistema aeroportuário do Rio e impulsionar a recuperação do RIOgaleão (GIG).

Desde a implementação da coordenação entre os aeroportos, iniciada em outubro de 2023, os resultados confirmam o impacto positivo da estratégia. O GIG registrou crescimento superior a 50% no número de passageiros no primeiro trimestre de 2025 e, entre janeiro e julho deste ano, recebeu quase 10 milhões de viajantes — mais de 3,2 milhões a mais do que no mesmo período de 2024, segundo dados da Anac.

No acumulado entre 2023 e 2025, a movimentação conjunta do Santos Dumont e do RIOgaleão cresceu 21%, índice superior ao crescimento nacional no mesmo período, que foi de 13% quando excluídos os números do Rio de Janeiro.

Para o trade, os dados comprovam que a política de restrição e coordenação dos voos é fundamental para garantir maior conectividade, fortalecer a malha aérea e ampliar a movimentação de passageiros e cargas, com reflexos diretos no desenvolvimento econômico da cidade, do estado e do País.

“O que os números mostram é que a coordenação aeroportuária funciona. O Rio cresceu acima da média nacional, recuperou o Galeão e ampliou sua capacidade de atrair turistas e negócios. Qualquer decisão sobre o Santos Dumont precisa preservar esse equilíbrio, que é estratégico não apenas para o turismo, mas para toda a economia”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (Abav-RJ), Marcelo Siciliano.

Na mesma linha, o presidente da Associação Rio Vamos Vencer, Marcelo Conde, destaca que a política adotada nos últimos anos trouxe previsibilidade e resultados concretos e que urge ao prefeito do Rio, Eduardo Paes, interceder junto ao presidente da República para evitar esse retrocesso.

“A restrição de voos no Santos Dumont nunca foi um entrave ao crescimento, mas sim um instrumento de ordenamento do sistema. A coordenação entre os aeroportos ampliou a conectividade do Rio, fortaleceu o Galeão e gerou efeitos positivos em toda a cadeia produtiva do turismo. Prova disso é marca de 9 milhões de turistas internacionais que o país atingiu este ano, número 40% superior ao recorde anual anterior”, enfatizou Marcelo Conde.

Luiz Strauss, presidente-executivo do Visit Rio, também vê com preocupação o anúncio de aumento no número de passageiros no Santos Dumont.

“A medida sinaliza um possível retrocesso após um esforço robusto e bem-sucedido de coordenação entre os aeroportos da cidade, construído ao longo dos últimos dois anos. Como principal aeroporto internacional e hub aéreo do Rio de Janeiro, o Galeão é estratégico para a conectividade, a atração de eventos, o turismo e os negócios. Qualquer mudança nessa lógica precisa ser amplamente debatida e avaliada com responsabilidade, para não comprometer avanços já consolidados e os impactos positivos para toda a cadeia do turismo carioca”, reforça Luiz Strauss.










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