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quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Para os apaixonados por carros

Mercedes lança C180 Turbo Coupé no Brasil

Ter um Mercedes-Benz é sinal de status, bom gosto e durabilidade e cada vez a marca alemã sofistica mais a qualidade de seus carros. Desta vez a última palavra em tecnologia automotiva Mercedes-Benz chama-se C 180 Turbo Coupé. É mais potente, mas, mais econômico do que seus antecessores, graças à feliz parceria de um motor de 1.8 l de 156 cv com injeção direta e câmbio 7G-Tronic Plus, de sete velocidades. E chama a atenção do motorista se ele se distrai. 
O preço? Pouco importa aos tradicionais consumidores da marca da estrela alemã de três pontas, apenas R$ 126.500,00. Para o resto dos mortais... resta sentir a boca se enchendo de água... e os ózios brilhar.
A Mercedes-Benz do Brasil iniciou, neste mês de Agosto, a venda em todo o Brasil desse glamoroso carro que, segundo o diretor de Vendas e Pós-Vendas da companhia, Dimitris Psillakis, “é mais um automóvel da Classe C que chega ao Brasil e completa a linha de veículos mais vendida pela Mercedes-Benz no País”, ao ressaltar que “ a nova Classe C teve uma ótima recepção no mercado de sedans Premium e acreditamos que a coupé repetirá o seu sucesso”.
Pelo material de divulgação recebido da Mercedes nota-se que a grande preocupação da fábrica foi criar um carro esportivo, de farto desempenho, mas mais econômico que seus parentes mais velhos. As fotos mostram um C180  Turbo Coupé  de duas portas de frente poderosa, altiva em que se destaca a famosa estrela da marca no centro de uma grade de largas entradas de ar em V sobre o pára-choques em relevo em que estão instalados vistosos leds de direção diurna.

O design lateral do C 180 Turbo Coupé de perfil baixo estilizado casa com a ampla superfície envidraçada do óculo traseiro invadindo o porta-malas de 450 l. A largura do automóvel é acentuada, na traseira, pela extensão dos vidros laterais e o amplo espaço entre as lanternas que se estendem pelas laterais.
Trata-se de um carro de linhas modernas, com personalidade esportiva e muito atraente. Os faróis dianteiros de xênon que garantem um alto padrão de luminosidade e profundidade, invadem e decoram os para-lamas. As rodas de liga leve aro 17” e o teto solar elétrico panorâmico completam o pacote de esportividade e requinte.
Um luxo só
A Mercedes ressalta que o interior C 180 Coupé “é marcado pela sofisticação e funcionalidade. O quadro de instrumentos mostra um design dinâmico em forma de tubos e aros tridimensionais galvanizados, o volante multifuncional tem 12 botões e o display colorido integrado de 11,4 cm é em alta definição. Os assentos são anatômicos e têm geometria esportiva, excelente apoio lateral e muito conforto”. Na verdade, não podemos dizer que há exagero na descrição.

A Mercedes caprichou também no luxo, instalando o pacote Style que dá individualidade e acentua o caráter esportivo do novo coupé: a forração dos bancos e das portas é em couro ártico preto com costuras em contraste em porcelana, acabamento em piano laqueado porcelanado e tapetes com destaque para as costuras e bancos individuais bipartidos para quatro passageiros, tudo itens de série. Enfim, um luxo.
Tecnologia para melhor desempenho e segurança
O C 180 Turbo Coupé 1.8 apresenta um conjunto mecânico potente e econômico, com motor de 156 cv a gasolina de 4 cilindros com injeção direta de gasolina, desenvolvido com base no conceito blueefficiency, que amplia a eficiência da combustão, oferecendo maior potência e redução no consumo de combustível. Essa tecnologia também prioriza a sustentabilidade com a diminuição das emissões de CO2.
Mais economia com sete marchas
Aliando o prazer de dirigir à eficiência e economia, o câmbio 7G-TRONIC PLUS com transmissão automática de sete velocidades permite uma troca de marchas mais dinâmica, garantindo maior torque e consumo reduzido.
Também auxilia no desempenho do veículo o design aerodinâmico acentuado com Cx (coeficiente de aerodinâmica) de 0,26. Além disso, o C 180 Turbo Coupé conta com design aerodinamicamente eficiente do revestimento das caixas de rodas, spoilers de rodas, coluna A, defletores de vento, vidros, retrovisores externos e painéis da parte inferior da carroceria. O emprego de um obturador no radiador permite que somente o ar necessário para a refrigeração do motor passe.
Carro adapta-se à estrada
Para melhorar ainda mais a dirigibilidade, o modelo possui o trem de rodagem AGILITY CONTROL com sistema de amortecimento seletivo, que adapta o automóvel às condições da estrada, proporcionando maior agilidade e conforto.
Com elevado nível de segurança, o C 180 Turbo Coupé apresenta sistemas de assistência ao motorista que alertam sobre situações de risco e ajudam a prevenir acidentes. O Attention Assist analisa continuamente o comportamento de direção do condutor e avisa, por meio de sinais, visual e sonoro, quando características típicas de sonolência ou desatenção são detectadas. 



Resumo dos dados técnicos
Cilindros
4 em linha
Cilindrada (cc)
1.796
Potência máxima (cv/rpm)
156 / 5.000
Torque (Nm)
250 / 1.600-4.200
Câmbio
Automático 7G-TRONIC PLUS
Aceleração 0-100 km/h (s)
8,9
Velocidade máxima (km/h) *
223
Peso (kg)
1.520
Pneus
225/45 R17 / 225/45 R17
Capacidade do porta-malas (l)
450
Tanque de combustível  (l)
67
* Limitada eletronicamente

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Test-drive mostra um Fiesta novo mesmo. Confira.


Ford New Fiesta, compre sem medos

O carro que testei foi um Ford New Fiesta 2010, vermelho, da frota de Imprensa, emprestado pela fábrica. O veículo fica normalmente oito dias com o jornalista para que ele possa aferir e expressar sua opinião.

O Ford New Fiesta é, sem dúvida, um carro bonito de linhas modernas, agradável, de direção leve nas manobras de baixa velocidade e firme em velocidades altas, bem confortável, internamente espaçoso e alto o suficiente atrás para impedir que um passageiro com 1,85m/1,90m bata com a cabeça no teto faz parte do conforto do banco traseiro.

Os bancos do motorista e do carona são confortáveis e entre eles, o console oferece cinco porta-trecos para copos e objetos diversos, que estão também nas portas dianteiras. Nas costas dos bancos dianteiros há porta revistas e no teto sobre o banco traseiro luz de leitura estrategicamente colocada e direcionada para conforto desses passageiros.

Conforto na direção
O motorista pode ajustar o banco em quatro posições e o volante de acordo com sua estatura, tanto em profundidade, como em altura. Os para-sóis têm espelhos e entre eles há luz de leitura para ambos os lados. O porta-luvas é amplo e o porta-malas é considerável para a classe: 440 l. Ah, a alavanca de câmbio é perfeita.

Ar condicionado 
O ar condicionado é de excelente qualidade, gela mesmo. Aliás, tem um detalhe do ar que adorei no New Fiesta e que detesto no meu New Civic: as quatro saídas de ar localizadas no painel – duas no centro e duas nas pontas do painel – direcionam o vento para o rosto do motorista e do passageiro e não há como acabar com esse incômodo. Haver, há: trocando de carro.

No New Fiesta os ocupantes dos bancos da frente podem escolher se desejam o ar direcionado para seus rostos ou não. Se não, basta fechar as saídas centrais e abrir somente as dos extremos do painel em forma de borboleta, como as usadas no Alfa Romeo, e dirigir o ar para cima. Excelente ideia.

Isolamento acústico
Considero que a Ford poderia ter caprichado um pouco mais no isolamento acústico do New Fiesta, mas esse parece ser um problema de várias marcas e modelos. É impossível não comparar esse ponto com o meu Honda New Civic, 2010, com 17 mil km rodados, que custa, mais quase 15 mil do que o New Fiesta, considerando a sua versão mais barata, R$ 49.900,00: em ambos o barulho da rodagem podia ser diminuído.



O desempenho do New Fiesta – um dado que interessa muito mais aos homens do que à maioria das mulheres, muito mais focadas na estética e no conforto – é muito bom, tanto do motor quanto da suspensão. O motor 1.6l Sigma Flex faz uma parceria perfeita com a caixa de câmbio e o resultado são arrancadas firmes e rápidas e um desenvolvimento crescente e seguro à medida que as marchas se sucedem.

O New Fiesta arranca forte e já na segunda te dá a sensação, e logo a seguir a certeza, de que o carro não te deixará na mão numa ultrapassagem. A terceira e a quarta dão continuidade ao bom desempenho do câmbio, suave e ajustado. De acordo o teste feito pela respeitada Revista 4 Rodas, o New Fiesta chega de 0 a 100 km/h em 11,5 s. O consumo na cidade é de 7,9 km/l e na estrada 12,2km/l, usando álcool.

O motor de 4 cilindros em linha, tem uma taxa de compressão de 11,01:1, chega a uma potência máxima (cv@rpm) de 110 cv a 6.250 rpm (com gasolina) e 115 cv a 5.500 rpm, com álcool. O torque máximo (Nm@rpm) é de 155 Nm a 4.250 rpm, com gasolina, e 159 Nm a 4.250 rpm, com álcool, já o torque máximo (kgfm@rpm) é de 15.8 Nm a 4.250 rpm, a gasolina e 16.2 Nm a 4250 rpm, a álcool, potência suficiente para impulsionar os 1.537 kg que o carro pesa.

Preços
O New Fiesta possui três versões: a mais simples por R$ 49.900,00, com o ABS nos freios sobe para R$ 51.150,00, e com 7 air-bags (frontais, laterais, de cabeça e joelhos) e bancos em couro e o Sistema de Classificação do Ocupante que aperfeiçoa a resposta dos dispositivos de segurança baseados no tamanho do ocupante, posição dos bancos e severidade do impacto, para R$ 54.900,00 – diria que... seis 6 mil reais que vale a pena pagar.

Beleza e segurança
O novo design do New Fiesta criou um carro de linhas fluidas, escorregadias que absorvem perfeitamente os faróis e as lanternas traseiras que abraçam as laterais, onde as maçanetas na cor do carro passam desapercebidas e decoram a beleza lateral e total do modelo desse Ford que já vendeu, em oito meses, 100.000 carros na China.

Boa estabilidade
É justo ressaltar que todas as revistas especializadas enaltecem as linhas do New Fiesta identificando-as como um dos designs mais modernos do mundo, concebido no conceito Kinetic que esbanja fluidez em todos os ângulos. Essas linhas influenciam também a aerodinâmica do carro que se mostra firme, seguro e estável. É importante frisar que New Fiesta foi aprovado com notas máximas nos testes de crash da C-NCAP e IIHS, os mais acreditados institutos mundiais de testes de batidas.



quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ford conquista mercado da China


Chineses caídos pelo New Fiesta

Célio Galvão *

O Ford New Fiesta atingiu a marca de 150.000 unidades vendidas na China. No mesmo momento em que algumas marcas chinesas chegam em novos mercados, fabricantes como a Ford crescem na China. O mercado de automóveis é globalizado e de alta competitividade.
Na foto, a propaganda do New Fiesta naquele país diz de maneira peculiar: "Os motoristas chineses mostram o seu amor pelo Fiesta".

O impressionante é que em poucos meses de lançamento do produto no mercado local, a Ford alcançou a expressiva marca de 150.000 unidades vendidas.

Nas pesquisas, os chineses elogiam as soluções criativas de engenharia e design que fizeram do modelo referência em consumo de combustível, segurança e dirigibilidade também na China.

Ford entre os mais vendidos na Europa

A JATO Dynamics do Brasil, especialista fornecimento de informações automotivas, divulgou as vendas do setor automobilístico no mercado europeu. Entre os 10 modelos mais vendidos, dois veículos da Ford destacam-se naquele competitivo mercado. 

Em julho, o Ford New Fiesta aparece em terceiro lugar nas vendas e o Focus em quarto. No acumulado dos sete meses do ano, o New Fiesta fica em segundo lugar nas vendas europeias. A Ford ocupa também o segundo lugar nas vendas na Europa, à frente da maioria das marcas do continente.

Fiesta estreia em pistas da Alemanha


O New Fiesta estreia em pistas de asfalto na etapa da Alemanha do Campeonato Mundial de Rali, que será realizada neste final de semana. Esta oitava etapa e a primeira que o New Fiesta corre com a configuração completa para asfalto.

O Rali da Alemanha é uma das provas mais difíceis. Tem como base Trier, a cidade mais antiga da Alemanha, próxima à fronteira com Luxemburgo. A ameaça constante de chuva e as características mutantes de aderência e das pistas tornam suas condições sempre imprevisíveis, com um roteiro de 1.246 km, de pistas estreitas e acidentadas, entre vinhedos às margens do Rio Mosel. São trechos rápidos, ligados por curvas estreitas e ondulações, acompanhando as subidas e descidas nas encostas dos vinhedos. As curvas frequentemente ficam escondidas por trás de ramos de parreiras.

Passa também por estradas públicas na região de Saarland que são mais rápidas e fluidas, cercadas por vários bosques, são traiçoeiras quando molhadas.

Outro trecho é a zona militar Baumholder, usada pelos soldados americanos para treinamento com tanques, é o teste mais severo. O asfalto largo contrasta com concreto irregular e abrasivo, que exige muita resistência dos pneus Michelin.

* Célio Galvão é assessor de Imprensa da Ford do Brasil


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