Ford New Fiesta, compre sem medos
O carro que testei foi um Ford New Fiesta 2010, vermelho, da frota de Imprensa, emprestado pela fábrica. O veículo fica normalmente oito dias com o jornalista para que ele possa aferir e expressar sua opinião.
O Ford New Fiesta é, sem dúvida, um carro bonito de linhas modernas, agradável, de direção leve nas manobras de baixa velocidade e firme em velocidades altas, bem confortável, internamente espaçoso e alto o suficiente atrás para impedir que um passageiro com 1,85m/1,90m bata com a cabeça no teto faz parte do conforto do banco traseiro.
Os bancos do motorista e do carona são confortáveis e entre eles, o console oferece cinco porta-trecos para copos e objetos diversos, que estão também nas portas dianteiras. Nas costas dos bancos dianteiros há porta revistas e no teto sobre o banco traseiro luz de leitura estrategicamente colocada e direcionada para conforto desses passageiros.
Conforto na direção
O motorista pode ajustar o banco em quatro posições e o volante de acordo com sua estatura, tanto em profundidade, como em altura. Os para-sóis têm espelhos e entre eles há luz de leitura para ambos os lados. O porta-luvas é amplo e o porta-malas é considerável para a classe: 440 l. Ah, a alavanca de câmbio é perfeita.
Ar condicionado
O ar condicionado é de excelente qualidade, gela mesmo. Aliás, tem um detalhe do ar que adorei no New Fiesta e que detesto no meu New Civic: as quatro saídas de ar localizadas no painel – duas no centro e duas nas pontas do painel – direcionam o vento para o rosto do motorista e do passageiro e não há como acabar com esse incômodo. Haver, há: trocando de carro.
No New Fiesta os ocupantes dos bancos da frente podem escolher se desejam o ar direcionado para seus rostos ou não. Se não, basta fechar as saídas centrais e abrir somente as dos extremos do painel em forma de borboleta, como as usadas no Alfa Romeo, e dirigir o ar para cima. Excelente ideia.
Isolamento acústico
Considero que a Ford poderia ter caprichado um pouco mais no isolamento acústico do New Fiesta, mas esse parece ser um problema de várias marcas e modelos. É impossível não comparar esse ponto com o meu Honda New Civic, 2010, com 17 mil km rodados, que custa, mais quase 15 mil do que o New Fiesta, considerando a sua versão mais barata, R$ 49.900,00: em ambos o barulho da rodagem podia ser diminuído.
O desempenho do New Fiesta – um dado que interessa muito mais aos homens do que à maioria das mulheres, muito mais focadas na estética e no conforto – é muito bom, tanto do motor quanto da suspensão. O motor 1.6l Sigma Flex faz uma parceria perfeita com a caixa de câmbio e o resultado são arrancadas firmes e rápidas e um desenvolvimento crescente e seguro à medida que as marchas se sucedem.
O New Fiesta arranca forte e já na segunda te dá a sensação, e logo a seguir a certeza, de que o carro não te deixará na mão numa ultrapassagem. A terceira e a quarta dão continuidade ao bom desempenho do câmbio, suave e ajustado. De acordo o teste feito pela respeitada Revista 4 Rodas, o New Fiesta chega de 0 a 100 km/h em 11,5 s. O consumo na cidade é de 7,9 km/l e na estrada 12,2km/l, usando álcool.
O motor de 4 cilindros em linha, tem uma taxa de compressão de 11,01:1, chega a uma potência máxima (cv@rpm) de 110 cv a 6.250 rpm (com gasolina) e 115 cv a 5.500 rpm, com álcool. O torque máximo (Nm@rpm) é de 155 Nm a 4.250 rpm, com gasolina, e 159 Nm a 4.250 rpm, com álcool, já o torque máximo (kgfm@rpm) é de 15.8 Nm a 4.250 rpm, a gasolina e 16.2 Nm a 4250 rpm, a álcool, potência suficiente para impulsionar os 1.537 kg que o carro pesa.
Preços
O New Fiesta possui três versões: a mais simples por R$ 49.900,00, com o ABS nos freios sobe para R$ 51.150,00, e com 7 air-bags (frontais, laterais, de cabeça e joelhos) e bancos em couro e o Sistema de Classificação do Ocupante que aperfeiçoa a resposta dos dispositivos de segurança baseados no tamanho do ocupante, posição dos bancos e severidade do impacto, para R$ 54.900,00 – diria que... seis 6 mil reais que vale a pena pagar.
O novo design do New Fiesta criou um carro de linhas fluidas, escorregadias que absorvem perfeitamente os faróis e as lanternas traseiras que abraçam as laterais, onde as maçanetas na cor do carro passam desapercebidas e decoram a beleza lateral e total do modelo desse Ford que já vendeu, em oito meses, 100.000 carros na China.
É justo ressaltar que todas as revistas especializadas enaltecem as linhas do New Fiesta identificando-as como um dos designs mais modernos do mundo, concebido no conceito Kinetic que esbanja fluidez em todos os ângulos. Essas linhas influenciam também a aerodinâmica do carro que se mostra firme, seguro e estável. É importante frisar que New Fiesta foi aprovado com notas máximas nos testes de crash da C-NCAP e IIHS, os mais acreditados institutos mundiais de testes de batidas.
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