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domingo, 13 de novembro de 2011

MONTADORA ITALIANA COMEMORA 35 ANOS DE BRASIL

Fiat lança Palio maior e totalmente novo


Depois de várias maquiagens e de 2,5 milhões de unidades vendidas, desde o seu lançamento em 1996, a Fiat lançou o Novo Palio 2012 com um desenho totalmente novo e dimensões maiores: 3,1 cm mais largo; 6 cm mais alto, 2,8 cm a mais no comprimento, e ainda com mais 4,73 cm na distância entre-eixos que influi positivamente no espaço interno e no nível de conforto. Esses míseros centímetros a mais apresentados assim parecem insignificantes, mas são significativos no ganho de espaço. O novo Palio custa entre R$ 31 mil e R$ 45 mil. O modelo Palio primitivo que ganhou novos para-choques, continuarà venda como veículo de entrada, a partir de R$ 23.990,00.


Uma leitura atenta do release da fábrica, sobre o novo Palio, chama-nos a atenção para a ausência de um item de série importantíssimo de segurança que equipa os modelos da marca vendidos na Europa, inclusive os mais simples, mas que no Brasil ainda é considerado luxo e oferecido como opcional – embora contemple os modelos mais caros: o freio assistido ABS que impede que as rodas travem e reduz o espaço de frenagem. O sistema EDB – controle de distribuição de força de frenagem –, surge também de série, mas apenas nas versões top. O EDB complementa o ABS elevando o nível de segurança em frenagens bruscas e torna a freada mais segura. Ambos, são de série nos modelos Fiat vendidos na Europa.




O Novo Palio, desenhado na Itália e produzido inteiramente no Brasil, tem concorrentes potenciais no País, entre alguns importados como os chineses JAC e Chery e os japoneses Nissan, na mesma faixa de preço, que vêm equipados de série com esses sistemas de frenagem e diversos outros itens que a Fiat oferece como opcionais.
As belas linhas do novo Palio
O Palio 2012, cujo lançamento faz parte das comemorações do 35º aniversário da marca italiana no Brasil, chegou em seis versões com motores Flex Fire 1.0 EVO, Fire 1.4 EVO e 1.6 16V E.torQ – que pode receber o câmbio Dualogic®, que suprime a embreagem –, para variados gostos e bolsos: Attractive 1.0, Attractive 1.4, Essence 1.6 16V, Essence1.6 16V Dualogic, Sporting 1.6 16V e Sporting 1.6 16VDualogic.
Estilo italiano em um carro 100% brasileiro
A Fiat quis dar uma ar de esportividade ao novo Palio inclinando bem o para-brisas, enquanto as curvas suaves formam um perfil entre um hatchback e um monovolume, que está na moda. A dianteira tem linhas arredondadas, volumosas e os faróis biparábola são em formato de gota. O para-choque robusto com nichos geométricos fixam os faróis de neblina.
Na frente, há uma grande entrada de ar decorada com uma faixa central horizontal, que recebe a placa dianteira do veículo (foto acima, à direita).

Na traseira, as lanternas verticalmente alongadas invadem a região do vidro traseiro, e chamam a atenção pelo tamanho facilitando a visibilidade por outros motoristas. O brake-light, de LED, tem segundo a Fiazt, “grande vida útil, excelente visualização para quem vem atrás, e dá ao carro um ar mais esportivo”.

A iluminação dos faróis também melhorou muito, segundo a Fiat. Qie instalou um farol biparábola e os refletores traseiros, instalados no para-choque são independentes da lanterna.

Muito requinte e conforto a bordo

A Fiat garante que os detalhes são de categoria AB, primoroso acabamento. Todas as superfícies funcionais do carro são revestidas por paineis, conferindo ao habitáculo um aspecto muito bem acabado e tato agradável. E os porta-objetos, que ampliam a praticidade e organização, estão em todos os lugares. Dependendo da versão, o total pode chegar a 17: quatro no painel, quatro no console central, oito nas portas e um na tampa de proteção do porta-malas.




Os bancos envolventes são novos e foram projetados para serem mais ergonômicos e oferecerem mais conforto. Sua estrutura é leve e resistente. Os bancos dianteiros têm sistema antisubmarining e ajuste longitudinal por meio de trilhos. O do motorista pode vir com regulagem de altura por alavanca e apoia-braços para maior conforto. O banco traseiro oferece duas posições no encosto, visando aumentar o volume do porta-malas. Ele também pode ser totalmente rebatido, criando um grande espaço para cargas.

O sistema de áudio também foi configurado e posicionado para obter uma ótima performance acústica. O pacote é composto por antenacom recepção amplificada, dois alto-falantes midwoofer frontais, dois alto-falantes full range posteriores e dois tweetersdianteiros. Já o rádio CD MP3 compõe o painel do veículo e passa ao modelo um visual mais sofisticado. O sistema traz ainda conexão USB / iPod e viva-voz Bluetooth® para celular. Outra novidade é a opção dos comandos do rádio no volante do carro.


O conforto interno se completa com o trabalho feito pela engenharia da Fiat no sistema de climatização. O excelente resultado posicionou o novo Fiat Palio como a referência do mercado entre os sistemas manuais.

EXCELENTE PERFORMANCE ESTRUTURAL
A carroceria, de materiais de alta resistência aumentaram a rigidez, e reduziram do peso da carroceria em 15%. Todas essas intervenções resultaram em excelente performance estrutural, redução de peso, melhora no desempenho e aumento da segurança. E além de todos os aspectos que reforçam a segurança passiva, o novo Fiat Palio pode ser equipado ainda com quatro airbags, sendo dois frontais e dois laterais. Na segurança ativa, destaque para os freios ABS com EBD.

A suspensão tem uma estrutura totalmente nova e mais robusta, projetada e calibrada para proporcionar conforto aos ocupantes em quaisquer condições de rodagem – ou seja, absorve as irregularidades do piso e as oscilações laterais e longitudinais advindas dele ou de manobras – e garante a estabilidade do veículo, mantendo a aderência dos pneus ao solo.




O novo Fiat Palio traz válvula corretora de frenagem que atua sobre o freio traseiro. Se o carro for equipado com ABS, a correção de frenagem será feita eletronicamente, pelo EBD (Electronic Brakeforce Distribution, distribuição eletrônica da força de frenagem), que atua nos freios traseiros. Essa função é integrada ao ABS. Vale ressaltar que em todas as versões do novo Palio foi adotada a tecnologia dos pneus verdes, que auxilia na redução do consumo de combustível.

UM CONJUNTO MECÂNICO MODERNO E EFICIENTE
O motor Fire 1.0 EVO é o mesmo que estreou no novo Fiat Uno. Rodando com gasolina, produz potência máxima de 73 cavalos e torque máximo de 9,5 kgfm a 3.850 rpm. Com etanol, a potência é de 75 cv e o torque máximo, de 9,9 kgfm a 3.850 rpm. 

Ele equipa a versão Attractive 1.0 do novo hatchback. Este motor tem pistões de baixo peso com desenho especial, bielas longas com capas fraturadas e coletor de admissão de plástico. O resultado é pouquíssimo atrito interno, economia de combustível e a baixa emissão de poluentes.


Para as versões Essence e Sporting foi adotado o motor 1.6 16V E.torQ Flex, já presente em diversos outros modelos da Fiat Automóveis e fabricado pela Fiat Powertrain em sua planta em Campo Largo, Paraná. Este moderno motor se destaca pelo reduzido peso de suas partes móveis, alto desempenho com economia de combustível, níveis de emissões reduzidos, baixos índices de ruídos e vibrações e alta confiabilidade. O 1.6 16V tem potência de 115 cv e torque máximo de 16,2 kgfm a 4.500 rpm rodando somente com gasolina. Funcionando com etanol, sua potência é de 117 cv e seu torque, de 16,8 kgfm a 4.500 rpm.

O motor E.torQ Flex pode ser acoplado ao câmbio Dualogic®, que permite tanto a condução com câmbio automático – extremamente cômoda no pára-e-anda do trânsito urbano, já que elimina o pedal de embreagem – quanto em manual, com trocas de marchas controladas sequencialmente por meio de toques na alavanca do câmbio.

Para alterar o modo de dirigir, basta deslocar a alavanca para a posição D/M, à esquerda, por mais de 0,7 segundos. Isso pode ser feito mesmo em movimento, o que pode ser muito útil em manobras como ultrapassagens, pois o modo manual propicia um desempenho mais esportivo do automóvel. Além disso, a versão que traz este câmbio também oferece cruise controle alavanca tipo borboleta para a seleção das marchas no volante.

Fiat Palio Attractive 1.0.
A versão de entrada do novo hatchback vem com para-choques, retrovisores e maçanetas na cor do veículo e inclui em sua lista de série direção hidráulica, pneus verdes, desembaçador temporizado e limpador / lavador traseiro, brake-light, comando interno de abertura do porta-malas e do reservatório de combustível, computador de bordo A e B (com indicadores de distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), Follow Me Home, relógio digital, iluminação no porta-malas, MyCar Fiat, luz de leitura dianteira com dimmer e interruptores nas portas, console central com porta-objetos e porta-copos (dois dianteiros e um traseiro), bolsas porta-objetos nas portas dianteiras, porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, porta-luvas inferior e superior (este quando não houver airbag), retrovisores externos com comandos internos mecânicos, para-brisa degradê, banco traseiro rebatível, acabamento do painel com insertmolding, para-sóis com espelho do lado do motorista e do passageiro, alerta de limite de velocidade e manutenção programada e revestimento completo no porta-malas, entre muitos outros itens. Não vem com ar de fábrica, e muito menos com ABS, que são opcionais.

Como opcionais há ar-condicionado, volante em couro com seis comandos de rádio, para-brisa térmico, vidros elétricos dianteiros e/ou traseiros, travas elétricas nas portas + trava automática que é acionada a uma velocidade superior a 20 km/h, retrovisores externos com regulagem elétrica, Logo Push (sistema de abertura elétrica do porta-malas), airbag para o motorista, airbag para o passageiro dianteiro, ABS nos freios, sensor crepuscular, sensor de chuva, espelho retrovisor interno eletrocrômico, dois modelos de auto-rádio CD player (um com entrada USB e para iPod), rodas de liga-leve 14”, faróis de neblina, spoiler, chave tipo canivete com telecomando e outros equipamentos de conforto e estilo.


Fiat Palio Attractive 1.4. Além dos itens de série presentes na versão com motor 1.0, a versão com motor 1.4 traz ainda travas elétricas + travamento automático em velocidade acima de 20 km/h, Logo Push, vidros elétricos dianteiros com onetouch e antiesmagamento, iluminação do porta-luvas,volante com regulagem de altura, faróis de neblina, chave canivete com telecomando, alças de segurança traseiras, apoia-pé para o motorista, porta-objetos móvel e porta-óculos.

A lista de opcionais desta versão, tirando os itens acima citados e as rodas de liga leve 15”, é igual à do Fiat Palio Attractive 1.0.









Exceto o ar-condicionado, que já vem de série, os opcionais da versão Essence são idênticos aos oferecidos na Attractive, mais kit de parafusos de roda antifurto nas rodas e sidebags dianteiros são opcionais.

Fiat Palio EssenceDualogic. É igual ao Essence mecânico exceto pela adoção, de série, do câmbio Dualogic® e cruise control. Entre seus opcionais inclui também a alavanca tipo borboleta para a seleção de marchas.

Fiat Palio Sporting.

Vem com uma variedade de detalhes estéticos que ressaltam a vocação esportiva da versão: aerofólio esportivo preto na traseira, faixas Sporting nas laterais e na tampa traseira, mini-saias laterais esportivas pretas, moldura cromada no para-lama dianteiro, molduras nas caixas de roda, ponteira de escapamento dupla cromada, revestimento externo esportivo nas colunas das portas, spoiler esportivo preto nos para-choques, faróis biparábola com moldura e canhões negros, mais rodas de liga-leve 16” + pneus 195 / 55R16 verdes. Internamente, a versão se distingue por cintos de segurança de cor esportiva, cobertura esportiva dos pedais, soleira interna esportiva nas portas e detalhes em cor esportiva no pomo do câmbio, maçanetas internas e nos aros dos alto-falantes, volante em couro e tapete de carpete com a inscrição Sporting. Além desses itens, esta versão traz também todos os conteúdos de série presentes na versão Essence


Fiat Palio Sporting Dualogic. 
Possui os mesmos itens de série da versão Sporting mecânica, mais câmbio Dualogic® e cruise control. Ela oferece os mesmos opcionais da versão Sporting com câmbio mecânico.

GARANTIA DE FÁBRICA
O novo Fiat Palio tem garantia contratual de um ano sem limite de quilometragem. E durante a vigência da garantia geral o dono do veículo tem direito à assistência 24 horas Confiat, que executa serviços de urgência como reboque, socorro mecânico e veículo reserva em qualquer local do Brasil.

As revisões do novo Fiat Palio só acontecem a cada 15 mil quilômetros ou um ano. O dono de um novo Fiat Palio conta com mais de 560 pontos de atendimento Fiat, entre concessionárias e postos assistenciais, espalhados por todo o país para lhe dar o suporte.



terça-feira, 25 de outubro de 2011

KIA SUPEROU-SE NESTE ANÚNCIO DE LANÇAMENTO DO OPTIMA

O leitor Álvaro Carrilho, do Rio de Janeiro, colaborador assíduo do Blog enviou-nos uma jóia do marketing produzido para o lançamento do modelo Optima, da KIA. É fantástico. Uma pena não passar no Brasil. Assista. 
Clique no link abaixo:

CURVA EMOCIONANTE DE UM RALLY. IMPERDÍVEL.

Pelo idioma consegue-se perceber que trata-se de um rally realizado em um dos países do Leste da Europa. A curva é fatídica e a maioria dos carros perde a tração de sai da pista de terra. Assista. Basta clicar no endereço abaixo e uma segunda vez para abrir o link. Divirta-se.


sábado, 22 de outubro de 2011

Em coerência com a estratégia de enriquecimento da gama e de desenvolvimento da marca Peugeot, o 4008 será lançado, primeiramente, fora do mercado europeu, que representará 70% das vendas.

Peugeot 4008, o SUV 4x4 
que combina força e estilo

O mercado mundial de veículos SUV tem registrado forte crescimento desde 2005. Na Rússia, a predominância deste tipo de veículo é histórica e, atualmente, 1/5 do mercado pertence a este segmento, em especial os SUVs compactos. Já na China e na Europa Ocidental elas representam 10% do mercado, mas tem diferentes expectativas em cada mercado. Na Europa, os maiores usuários são dos segmentos C e D e representa status social, como na China.

O Peugeot quer explorar esse mercado e apresentará o 4008 em avant-première mundial durante o Salão de Genebra 2012. A comercialização começará no segundo trimestre desse mesmo ano, primeiro, fora do mercado europeu.

UMA GAMA COMPLETA DE VEÍCULOS TODO-TERRENO
Com este novo SUV 4x4, a Peugeot completa sua oferta de veículos adaptados às diferentes expectativas do consumidor que busca um veículo todo-terreno. Por sua forte personalidade, o objetivo do 4008 nos mercados internacionais é atrair, ao mesmo tempo, consumidores que já possuem veículos deste segmento e também aqueles que procuram um veículo sinônimo de lazer, como alternativa aos sedãs e minivans.

Pegeout 4007
Pegeout 3008
Na Europa, o modelo se destina especificamente a um consumidor que busca força e dinamismo, sem deixar de lado a versatilidade e o baixo consumo. Como complemento aos modelos 4007 e 3008 - inclusive na mais recente versão HYbrid4, o 4008 corresponde às expectativas dos diferentes mercados em que os SUVs compactos seguem com crescimento progressivo.

Fruto da cooperação PSA-Mitsubishi, o 4008 é dono de uma personalidade perfeitamente alinhada ao universo Peugeot. Para tanto, o modelo conta com um estilo baseado nos novos códigos estéticos da marca - como, por exemplo, a grade dianteira "flutuante", ou mesmo o olhar felino, cada um deles com sua assinatura visual. Na parte dianteira, os faróis são destacados por LEDs diurnos, enquanto as lanternas traseiras recebem um tratamento que remete a três garras vermelhas.


O caráter aventureiro do 4008 é reforçado por elementos como o desenho vertical da grade, as proteções na parte inferior da carroceria e os embelezadores introduzidos no contorno das rodas, que se destacam pelo desenho sofisticado e pela grande dimensão. Os vincos, que se iniciam no capô e se estendem até os para-choques traseiros, definem a lateral da carroceria e acentuam o aspecto robusto e dinâmico do 4008.

EXIGÊNCIA E ENRIQUECIMENTO

O minucioso trabalho praticado pelas equipes de design resultou em uma sofisticação única, totalmente alinhada ao posicionamento do veículo. O exterior se destaca, além dos itens já mencionados, por elementos cromados, enquanto o ambiente interno é valorizado pela aplicação de materiais que conferem alto nível de requinte.

O teto panorâmico de vidro entrega uma grande luminosidade ao habitáculo. Os passageiros são ainda beneficiados por uma iluminação noturna proporcionada por LEDs aplicados nas laterais. O estilo exclusivo, forte e distinto do 4008 o posiciona com bases concretas no universo dos SUVs compactos.
 Suas prestações dinâmicas e equipamentos - como, por exemplo, o acesso ao veículo sem o uso de chave, rodas em alumínio de 18 polegadas, sistema de navegação com tela sensível ao toque e, ainda, uma câmera de segurança - são o reflexo de uma visão moderna e requintada dos veículos todo-terreno.

SUV VERSÁTIL E HABITÁVEL

A plataforma do 4008 tem como base a do 4007, que teve seu comprimento reduzido em 30 centímetros para produção do novo modelo. Sua grande distância entreeixos foi preservada para garantir espaço interno, tanto para os ocupantes dos bancos traseiros quanto para quem ocupa os assentos traseiros. 

Essas características e dimensões exteriores (4,34 metros de comprimento, 1,80 metros de largura e altura de 1,63 metros) tornam o 4008 particularmente versátil, e sua habitabilidade se converte numa receita ideal tanto para o uso cotidiano, na cidade, quanto para o lazer.


TRANSMISSÃO 4X4 COM GESTÃO ELETRÔNICA

Na versão com tração integral, o condutor tem a possibilidade de selecionar três modos de transmissão: tração em duas rodas (2WD), tração nas quatro rodas (4WD) e bloqueio de tração nas quatro rodas (LOCK). Nos modos em que se utiliza a tração nas quatro rodas, a distribuição de torque entre a dianteira e a traseira é realizada eletronicamente.

No modo LOCK, a tração integral das quatro rodas é permanente, com o maior torque destinado às rodas traseiras. Esse tipo de transmissão representará mais de 80% do volume de vendas do 4008. O novo SUV 4x4 da Peugeot será oferecido somente em versão 4x4 em mercados específicos, entre eles o europeu.


MOTORES ADAPTADOS E COM ELEVADO NÍVEL DE PRESTAÇÕES

O Peugeot 4008 dispõe de quatro opções de motorização:
Gasolina - 
1.6l (116 CV) / 15,2 mkgf, com caixa manual de cinco velocidades2.0l (150 CV) / 19,8 mkgf, com caixa manual de cinco velocidades ou CVT
Diesel HDI - 1.6l HDI FAP (112 CV) / 27 mkgf (28 mkgf com overboost), com caixa manual de seis velocidades1.8l HDI FAP (150 CV) / 30 mkgf, com caixa manual de seis velocidades.

CHEVROLET MARCA CENTENÁRIO DA MARCA COM VENDA PROMOCIONAL NO RIO. NÃO PERCA!

De Ivan de Oliveira*


A Chevrolet promove, neste final de semana, mais um mega feirão no estacionamento do Shopping Via Parque, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. 
Estas ações de varejo fazem parte das comemorações do primeiro centenário da marca Chevrolet, a ser alcançado no próximo dia três de novembro, e o destaque é a campanha denominada Promoção 100 anos Chevrolet leva 100 famílias para Orlando, da qual todo cliente que comprar um Agile ou um Celta "zero" quilômetro terá direito a participar do sorteio da viagem. 
Além disso, o consumidor que comprar o Celta ou o Agile 0km durante o feirão, ganha um par de ingressos do Cirque du Soleil Varekai para o dia 14 de dezembro em uma sessão exclusiva Chevrolet.
*Ivan de Oliveira é
jornalista e assessor
da GM do Brasil







sábado, 15 de outubro de 2011

AUDI LANÇA UM NOVO MODELO QUE DETETA PEDESTRES A 300 M, À NOITE, E SE TRANSFORMA EM CASO DE COLISÃO IMINENTE


A6 Sedan faz 0 a 100 em 5,5 s, tem faróis que rasgam 60 m de nevoeiro e um cockpit de avião

Um carro equipado com visão noturna (Audi night vision) que deteta pedestres e animais a 300 metros e aciona automaticamente o sistema de freios, modifica o posicionamento dos assentos, tenciona os cintos de segurança dianteiros e faz o fechamento total dos vidros e do teto solar em caso de colisão iminente. Esse é o novo A6 Sedan lançado pela Audi.

A Assessoria de Imprensa da Audi divulgou detalhes dessa maravilha da tecnologia automotiva que custa R$ 313.390,00, preço justificado pelos sistemas citados acima e ainda uma série de outros: Head-up display, adaptative cruise control, pre sense plus, side assist, faróis full LEDs e multi midia interface "touch" com sistema de navegação GPS de última geração, disponível no Brasil, o novo Audi A6 traz soluções inovadoras em todas as áreas de tecnologia e herda as qualidades de seus irmãos maiores, como o A7 e o A8.


Com cerca de 30 kg a menos, motor mais potente e a utilização do inigualável câmbio S tronic de sete velocidades, o melhor sedan executivo Premium do mercado se mantém como o mais veloz e esportivo modelo de sua categoria: acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos e tem velocidade máxima limitada de 250 km/h.

Design: esportividade e elegância
A sétima geração do Audi A6 pretende escrever mais um capítulo na história de sucesso do modelo. Para isso, aposta no visual elegante e na sofisticação dos equipamentos. Medindo 4,92 m de comprimento, 1,87 m de largura e 1,46 m de altura, oferece a proporção mais esportiva de seu segmento de mercado e deixa a impressão de agilidade em primeiro lugar, com ares de coupé.

Comparado com o modelo anterior, o novo Audi A6 é 2 cm mais curto. Porém, a distância entre eixos ganhou sete centímetros (agora tem 2,91 metros), o que favorece o espaço interno e o conforto dos passageiros, principalmente que viajam no banco traseiro.


Na dianteira, chamam a atenção a grade baixa single-frame, assinatura atual dos modelos da marca alemã, e os faróis bi-xenônio com LEDs, que enfatizam o visual. A tecnologia xênon plus inclui luzes de circulação diurna geradas por 24 LEDs e controle inteligente dos módulos de luz. 

Quando equipado opcionalmente com adaptative cruise control, cujos sensores são instalados no lugar dos faróis de neblina originais, o A6 passa a ter iluminação dos faróis com full LEDs, que possuem também a função de iluminação na neblina para qualquer tipo de condição climática. O seu alcance é de 60 metros - quatro vezes maior do que luzes de nevoeiro convencionais, além de utilizar menos energia.

Os faróis originais são de xenon plus com luzes adaptativas que acompanham as curvas e as manobras de estacionamento. Em combinação com o xenon plus e a iluminação de LED, a Audi também oferece luzes traseiras com tecnologia LED, dando um efeito tridimensional ao conjunto.

A carroceria, extremamente leve, possui significativa porção de componentes de alumínio - mais de 20% do conjunto. A estrutura de baixo peso é ao mesmo tempo rígida e segura, em uma composição com diversos elementos em alumínio e aço de alta resistência, que reduziram o peso em aproximadamente 30 kg, na comparação com o modelo anterior. 

A estrutura da carroceria traz outros pontos fortes adicionais, como métodos de construção que asseguram níveis de ruídos extremamente baixos na cabine. Já o ajuste preciso de todos os componentes e sistemas hidráulicos - e também da transmissão - proporciona excelente isolamento de vibrações.

Motor e transmissão
O motor também evoluiu na sétima geração do Audi A6. O propulsor 3.0 litros TFSI a gasolina, 2.995 cm3, produz 300 cv de potência e 440 Nm de torque máximo, entre 2.900 e 4.500 rpm. O motor com compressor mecânico, em conjunto com a transmissão S tronic de dupla embreagem e sete marchas, somados à tração quattro, possibilitam ao Audi A6 o desempenho de um carro esportivo.

O sedan acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. O consumo médio é de 12,2 km/l, com emissão de 190 g CO2 por km - nível 13% menor que do modelo anterior, que entregava 10 cv a menos. Esta economia permitiu a redução do tanque de 80 litros para 75 litros, sem prejuízo da autonomia.

Os dois intercoolers foram retrabalhados para refrigerar ainda mais o ar comprimido, permitindo que mais oxigênio entre nas câmaras de combustão. Essa medida, em conjunto com o melhor aproveitamento dos injetores, resultou no ganho dos 10 cv de potência em relação à geração anterior do sedan.

A evolução do sistema quattro de tração integral permanente apresenta novo diferencial central e a função de vetorização de torque, que garantem ainda mais tração, estabilidade e resposta dinâmica. 

No chassi, os braços da suspensão são feitos em alumínio e a direção eletromecânica é altamente eficiente. O sedan executivo oferece de série rodas de liga leve de 18 polegadas de diâmetro, equipadas com pneus 245/45 R 18.

O sistema Audi drive select, que altera os parâmetros de dirigibilidade do carro, é de série e passou a ter cinco modos de dirigir, incorporando o novo módulo "eficiência", com ênfase na melhora do consumo.

Sistemas de assistência ao motorista: ACC stop & go e Audi pre sense
A Audi ainda oferece um pacote advanced de equipamentos opcionais para o novo Audi A6 que auxiliam o motorista e garantem mais segurança. 

Uma rede eletrônica complexa, o sistema FlexRay, interliga as unidades de controle de numerosas equipamentos de assistência ao condutor e áreas de chassis, aumentando significativamente a velocidade na qual os dados são transferidos entre eles.


O grande destaque deste conjunto de assistência ao motorista é o novo controle de cruzeiro adaptativo (adaptative cruise control - ACC) com função stop & go e o Audi pre sense. O sistema de última geração do controle de cruzeiro regula a velocidade e a distância do sedan do veículo à frente, acelerando e freando em um intervalo de 0 a 250 km/h . O motorista pode usar o sistema operacional para determinar por meio do MMI como o equipamento deve funcionar - mais confortavel ou mais esportivo. Três níveis e quatro modos de distância estão disponíveis.

O ACC stop & go usa sistema inovador de redes no veículo para analisar dados de até 26 outros sistemas. No entanto, as informações-chave vêm de dois sensores de longo alcance localizados na dianteira, que operam na faixa de freqüência de 76 a 77 GHz. Os radares fazem a varredura de um campo de 250 metros com um ângulo de abertura de 40 graus. Uma pequena câmera de vídeo na base do espelho retrovisor interno mostra cerca de 60 metros à frente, também com um ângulo de 40 graus.

Com esse alto nível de informação, o sistema pode reconhecer cenários complexos e, preventivamente, apoiar o motorista. O ACC também utiliza  os dados de rota do sistema de navegação para poder calcular, de forma confiável, a faixa adequada na estrada, mesmo em curvas.

A sua gama de aplicação também inclui a função stop-and-go para o tráfego da cidade, onde o sistema, convenientemente, desacelera e freia o sedan até a parada total e automaticamente acelera quando o veículo da frente se movimenta em menos de três segundos. Se demorar mais, basta dar um toque no acelerador ou na própria alavanca de acionamento do ACC para  o veículo se movimentar novamente.

Audi pre sense: mais segurança para os ocupantes do veículo 
O sistema Audi pre sense é um equipamento que proporciona maior segurança a todos os ocupantes do veículo por prever, antes do motorista, uma situação de emergência, pois trabalha em estreita colaboração com uma série de outros sistemas e inicia medidas de proteção preventivas em caso de uma colisão iminente. 

Detectado o perigo, automaticamente aciona o sistema de freios, modifica o posicionamento dos assentos, tenciona os cintos de segurança dianteiros e faz o fechamento total dos vidros e do teto solar. O Audi pre sense, combinado com o ACC stop&go, pode evitar possíveis colisões traseiras com o veículo da frente em velocidades acima de 30 km/h ou atenuar as consequências de tais acidentes.


No caso de uma situação perigosa, o condutor é avisado, primeiro, com um alerta sonoro e um sinal visual. Paralelamente, o sistema de freio é pré-carregado e os amortecedores da suspensão tornam-se mais rígidos.

Se o motorista permanece passivo, ignorando o aviso de choque, o sistema inicia, com autonomia, frenagem parcial, para diminuir a velocidade do sedan - a uma taxa de de 3 m/s², desde que o carro da frente esteja em movimento. Janelas e teto solar são fechados, a luz do freio adaptativa é ativada, os cintos de segurança são tensionados e o assento é reposicionado.

Na versão Audi pre sense plus, que estará disponível como opcional para os modelos vendidos no Brasil, um terceiro e quarto estágio está incluído em caso de emergência. O sistema agora aumenta a desaceleração a 5 m/s² e aperta os cintos completamente. A última fase de frenagem (totalmente autonôma) ocorre cerca de meio segundo antes de uma colisão inevitável. O choque e suas conseqüências são reduzidos, porque no momento em que o impacto ocorre o sedan pode reduzir sua velocidade em até 40 km/h.

Head up display: toda informação em um piscar de olhos
O head-up display - um novo recurso de última tecnologia disponível como opcional no Audi A6 - projeta as principais informações sobre o pára-brisa em forma de símbolos e dígitos. O visor aparece como uma imagem virtual em uma janela de 262 x 87 milímetros, que parece "pairar" sobre o capô do motor, a uma distância de, aproximadamente, 2,3 metros, precisamente no campo principal de visão do motorista de vista.


A janela de imagem é regulável em altura e para assimilar as informações, o condutor não precisa desviar o olhar da estrada.Também os olhos, acostumados a visão à distância durante a condução, não precisam se ajustar à leitura das informações. O motorista leva cerca de metade do tempo para olhar para o head-up display do que levaria para ler o visor no painel de instrumentos - uma vantagem importante, especialmente em altas velocidades.

A Audi é a primeira fabricante no mundo a oferecer um head-up display colorido com tecnologia de tela TFT, com alto contraste, mesmo em condições difíceis de iluminação. 15 LEDs nas cores azul e branco fornecem a iluminação brilhante para o monitor TFT no qual as imagens são geradas. Um sensor na base do espelho interno adapta o vídeo à luminosidade do ambiente. O motorista também pode ajustá-lo a qualquer momento.


O pára-brisa no qual a imagem é projetada age como um espelho côncavo, que amplia a imagem, criando algumas distorções no processo. Para evitar imagens fantasmas, a peça e a película de isolamento acústico tem um projeto minimamente cônico.

Quando os pára-brisas são fabricados, minúsculos desvios da superfície ideal são impossíveis de evitar. Apesar de apenas alguns centésimos de milímetro de tamanho, tais imperfeições produziria uma imagem ligeiramente irregular no display head-up. A solução da Audi para evitar este efeito foi, durante a produção do A6, a tela ser precisamente calibrado para o pára-brisa de cada carro.


Assistente de visão noturna
Outro sistema de alta tecnologia do novo Audi A6 é o assistente de visão noturna (Audi night vision) , que detecta pedestres e animais. Uma câmera de imagem térmica localizada na grade frontal do veículo funciona como um sistema infravermelho à distância, ou seja, o equipamento reage ao calor irradiado pelos objetos.


Um computador converte as informações da câmera em imagens que são mostradas na tela de 7 polegadas do sistema de informações ao motorista. A câmera com infravermelho, dependendo da velocidade do carro, pode captar objetos até 300 metros à frente, com ângulo de 24 graus de abertura, muito além do alcance do farol alto.

O software de processamento de imagens apresenta os objetos detectados em até 100 metros de distância em amarelo no visor. Em uma situação perigosa, a pessoa é marcada em vermelho e um sinal de alerta soa. A marcação vermelha também pode aparecer, opcionalmente, no display head-up.

Outros sistemas de assistência
Além destes equipamentos, o novo Audi A6 pode vir equipado com outros sistemas de assistência ao motorista, como o Audi side assist, que alerta o condutor sobre o posicionamento de veículos em pontos cegos e que permite troca de faixas mais seguras; e o Audi park assist, para auxílio nas manobras de estacionamento. O condutor precisa só acelerar e frear, enquanto o carro esterça as rodas sozinho para fazer uma baliza.


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

FORD AUMENTA O ÍNDICE DE SEGURANÇA NOS SEUS VEÍCULOS

Cinto traseiro inflável já é de série na Explorer


Recebemos do assessor de Imprensa da Ford do Brasil, Célio Galvão, sobre o cinto de segurança traseiro inflável da Ford, pioneiro na indústria que tem sido destacado como o produto recente mais avançado do setor automobilístico. Ele combina os atributos dos cintos de segurança tradicionais e airbags para oferecer proteção extra aos passageiros do banco de trás em caso de colisão. 


Esse sistema é projetado para reduzir as lesões na cabeça, no pescoço e no tórax dos passageiros de trás, principalmente crianças e idosos, que são mais vulneráveis a esse tipo de ferimento. O funcionamento desses equipamentos pode ser visto na animação, acessando o seguinte link:
A Ford introduziu os cintos traseiros infláveis no Explorer 2011, vendido na América do Norte, reforçando ainda mais a extensa lista de inovações de segurança do modelo. Graças a suas tecnologias avançadas de segurança e assistência ao motorista, o veículo tem mostrado ótima aceitação por parte dos consumidores. 

Aproximadamente 40% dos compradores do Explorer são pais, que optam pelos cintos traseiros infláveis. No futuro, essa tecnologia também será oferecida em outros veículos da marca. A mais recente distinção ao cinto de segurança inflável foi o Prêmio de Inovação da revista "Popular Mechanics".


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