Fiat lança Palio maior e totalmente novo
Depois de várias maquiagens e de 2,5 milhões de unidades vendidas, desde o seu lançamento em 1996, a Fiat lançou o Novo Palio 2012 com um desenho totalmente novo e dimensões maiores: 3,1 cm mais largo; 6 cm mais alto, 2,8 cm a mais no comprimento, e ainda com mais 4,73 cm na distância entre-eixos que influi positivamente no espaço interno e no nível de conforto. Esses míseros centímetros a mais apresentados assim parecem insignificantes, mas são significativos no ganho de espaço. O novo Palio custa entre R$ 31 mil e R$ 45 mil. O modelo Palio primitivo que ganhou novos para-choques, continuarà venda como veículo de entrada, a partir de R$ 23.990,00.
Uma leitura atenta do release da fábrica, sobre o novo Palio, chama-nos a atenção para a ausência de um item de série importantíssimo de segurança que equipa os modelos da marca vendidos na Europa, inclusive os mais simples, mas que no Brasil ainda é considerado luxo e oferecido como opcional – embora contemple os modelos mais caros: o freio assistido ABS que impede que as rodas travem e reduz o espaço de frenagem. O sistema EDB – controle de distribuição de força de frenagem –, surge também de série, mas apenas nas versões top. O EDB complementa o ABS elevando o nível de segurança em frenagens bruscas e torna a freada mais segura. Ambos, são de série nos modelos Fiat vendidos na Europa.
O Novo Palio, desenhado na Itália e produzido inteiramente no Brasil, tem concorrentes potenciais no País, entre alguns importados como os chineses JAC e Chery e os japoneses Nissan, na mesma faixa de preço, que vêm equipados de série com esses sistemas de frenagem e diversos outros itens que a Fiat oferece como opcionais.
As belas linhas do novo Palio |
Estilo italiano em um carro 100% brasileiro
A Fiat quis dar uma ar de esportividade ao novo Palio inclinando bem o para-brisas, enquanto as curvas suaves formam um perfil entre um hatchback e um monovolume, que está na moda. A dianteira tem linhas arredondadas, volumosas e os faróis biparábola são em formato de gota. O para-choque robusto com nichos geométricos fixam os faróis de neblina.
Na frente, há uma grande entrada de ar decorada com uma faixa central horizontal, que recebe a placa dianteira do veículo (foto acima, à direita).
Na traseira, as lanternas verticalmente alongadas invadem a região do vidro traseiro, e chamam a atenção pelo tamanho facilitando a visibilidade por outros motoristas. O brake-light, de LED, tem segundo a Fiazt, “grande vida útil, excelente visualização para quem vem atrás, e dá ao carro um ar mais esportivo”.
A iluminação dos faróis também melhorou muito, segundo a Fiat. Qie instalou um farol biparábola e os refletores traseiros, instalados no para-choque são independentes da lanterna.
Muito requinte e conforto a bordo
A Fiat garante que os detalhes são de categoria AB, primoroso acabamento. Todas as superfícies funcionais do carro são revestidas por paineis, conferindo ao habitáculo um aspecto muito bem acabado e tato agradável. E os porta-objetos, que ampliam a praticidade e organização, estão em todos os lugares. Dependendo da versão, o total pode chegar a 17: quatro no painel, quatro no console central, oito nas portas e um na tampa de proteção do porta-malas.
Os bancos envolventes são novos e foram projetados para serem mais ergonômicos e oferecerem mais conforto. Sua estrutura é leve e resistente. Os bancos dianteiros têm sistema antisubmarining e ajuste longitudinal por meio de trilhos. O do motorista pode vir com regulagem de altura por alavanca e apoia-braços para maior conforto. O banco traseiro oferece duas posições no encosto, visando aumentar o volume do porta-malas. Ele também pode ser totalmente rebatido, criando um grande espaço para cargas.
Uma das novidades que mais chamam a atenção no habitáculo é o quadro de instrumentos – projeto 100% desenvolvido no Brasil pela Magneti Marelli. Ele vem com LCD branco, garantindo melhor visibilidade no display, novos grafismos e ponteiros iluminados em toda a barra, onde a disposição dos elementos é toda em três dimensões.Também traz o WelcomeMoving: ao girar a chave de ignição os ponteiros realizam um movimento para checar se estão funcionando bem e fazem uma saudação ao motorista. A iluminação do quadro de instrumentos acende e apaga gradativamente, acompanhando o movimento dos ponteiros.
Nas versões Attractive e Essence o quadro de instrumentos traz fundo preto e contém velocímetro, conta-giros, relógio e hodômetros total e parcial digitais, termômetro do líquido de arrefecimento e medidor de combustível analógicos,e luzes-piloto. Os números são em branco com os ponteiros em vermelho, propiciando sempre uma leitura fácil e não distraindo a atenção do motorista. A versão Sporting (foto ao lado) recebeu quadro de instrumentos diferenciado. Ele possui os mesmos medidores das demais versões, mas com serigrafia degradê, números maiores e ponteiros brancos, além do logotipo Sporting ao centro.Outro ponto importante foi o desenvolvimento do Color andTrim, onde os designers da Fiat buscaram, por meio de novas tecnologias, o melhor equilíbrio entre cores, tecidos e texturas, tanto para o interno como para o externo do novo Palio.
O sistema de áudio também foi configurado e posicionado para obter uma ótima performance acústica. O pacote é composto por antenacom recepção amplificada, dois alto-falantes midwoofer frontais, dois alto-falantes full range posteriores e dois tweetersdianteiros. Já o rádio CD MP3 compõe o painel do veículo e passa ao modelo um visual mais sofisticado. O sistema traz ainda conexão USB / iPod e viva-voz Bluetooth® para celular. Outra novidade é a opção dos comandos do rádio no volante do carro.
O conforto interno se completa com o trabalho feito pela engenharia da Fiat no sistema de climatização. O excelente resultado posicionou o novo Fiat Palio como a referência do mercado entre os sistemas manuais.
O conforto interno se completa com o trabalho feito pela engenharia da Fiat no sistema de climatização. O excelente resultado posicionou o novo Fiat Palio como a referência do mercado entre os sistemas manuais.
EXCELENTE PERFORMANCE ESTRUTURAL
A carroceria, de materiais de alta resistência aumentaram a rigidez, e reduziram do peso da carroceria em 15%. Todas essas intervenções resultaram em excelente performance estrutural, redução de peso, melhora no desempenho e aumento da segurança. E além de todos os aspectos que reforçam a segurança passiva, o novo Fiat Palio pode ser equipado ainda com quatro airbags, sendo dois frontais e dois laterais. Na segurança ativa, destaque para os freios ABS com EBD.
A suspensão tem uma estrutura totalmente nova e mais robusta, projetada e calibrada para proporcionar conforto aos ocupantes em quaisquer condições de rodagem – ou seja, absorve as irregularidades do piso e as oscilações laterais e longitudinais advindas dele ou de manobras – e garante a estabilidade do veículo, mantendo a aderência dos pneus ao solo.
O novo Fiat Palio traz válvula corretora de frenagem que atua sobre o freio traseiro. Se o carro for equipado com ABS, a correção de frenagem será feita eletronicamente, pelo EBD (Electronic Brakeforce Distribution, distribuição eletrônica da força de frenagem), que atua nos freios traseiros. Essa função é integrada ao ABS. Vale ressaltar que em todas as versões do novo Palio foi adotada a tecnologia dos pneus verdes, que auxilia na redução do consumo de combustível.
UM CONJUNTO MECÂNICO MODERNO E EFICIENTE
O motor Fire 1.0 EVO é o mesmo que estreou no novo Fiat Uno. Rodando com gasolina, produz potência máxima de 73 cavalos e torque máximo de 9,5 kgfm a 3.850 rpm. Com etanol, a potência é de 75 cv e o torque máximo, de 9,9 kgfm a 3.850 rpm.
Ele equipa a versão Attractive 1.0 do novo hatchback. Este motor tem pistões de baixo peso com desenho especial, bielas longas com capas fraturadas e coletor de admissão de plástico. O resultado é pouquíssimo atrito interno, economia de combustível e a baixa emissão de poluentes.
O motor Fire 1.0 EVO é o mesmo que estreou no novo Fiat Uno. Rodando com gasolina, produz potência máxima de 73 cavalos e torque máximo de 9,5 kgfm a 3.850 rpm. Com etanol, a potência é de 75 cv e o torque máximo, de 9,9 kgfm a 3.850 rpm.
Ele equipa a versão Attractive 1.0 do novo hatchback. Este motor tem pistões de baixo peso com desenho especial, bielas longas com capas fraturadas e coletor de admissão de plástico. O resultado é pouquíssimo atrito interno, economia de combustível e a baixa emissão de poluentes.
Para as versões Essence e Sporting foi adotado o motor 1.6 16V E.torQ Flex, já presente em diversos outros modelos da Fiat Automóveis e fabricado pela Fiat Powertrain em sua planta em Campo Largo, Paraná. Este moderno motor se destaca pelo reduzido peso de suas partes móveis, alto desempenho com economia de combustível, níveis de emissões reduzidos, baixos índices de ruídos e vibrações e alta confiabilidade. O 1.6 16V tem potência de 115 cv e torque máximo de 16,2 kgfm a 4.500 rpm rodando somente com gasolina. Funcionando com etanol, sua potência é de 117 cv e seu torque, de 16,8 kgfm a 4.500 rpm.
O motor E.torQ Flex pode ser acoplado ao câmbio Dualogic®, que permite tanto a condução com câmbio automático – extremamente cômoda no pára-e-anda do trânsito urbano, já que elimina o pedal de embreagem – quanto em manual, com trocas de marchas controladas sequencialmente por meio de toques na alavanca do câmbio.
Para alterar o modo de dirigir, basta deslocar a alavanca para a posição D/M, à esquerda, por mais de 0,7 segundos. Isso pode ser feito mesmo em movimento, o que pode ser muito útil em manobras como ultrapassagens, pois o modo manual propicia um desempenho mais esportivo do automóvel. Além disso, a versão que traz este câmbio também oferece cruise controle alavanca tipo borboleta para a seleção das marchas no volante.
Fiat Palio Attractive 1.0.
A versão de entrada do novo hatchback vem com para-choques, retrovisores e maçanetas na cor do veículo e inclui em sua lista de série direção hidráulica, pneus verdes, desembaçador temporizado e limpador / lavador traseiro, brake-light, comando interno de abertura do porta-malas e do reservatório de combustível, computador de bordo A e B (com indicadores de distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), Follow Me Home, relógio digital, iluminação no porta-malas, MyCar Fiat, luz de leitura dianteira com dimmer e interruptores nas portas, console central com porta-objetos e porta-copos (dois dianteiros e um traseiro), bolsas porta-objetos nas portas dianteiras, porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, porta-luvas inferior e superior (este quando não houver airbag), retrovisores externos com comandos internos mecânicos, para-brisa degradê, banco traseiro rebatível, acabamento do painel com insertmolding, para-sóis com espelho do lado do motorista e do passageiro, alerta de limite de velocidade e manutenção programada e revestimento completo no porta-malas, entre muitos outros itens. Não vem com ar de fábrica, e muito menos com ABS, que são opcionais.
Como opcionais há ar-condicionado, volante em couro com seis comandos de rádio, para-brisa térmico, vidros elétricos dianteiros e/ou traseiros, travas elétricas nas portas + trava automática que é acionada a uma velocidade superior a 20 km/h, retrovisores externos com regulagem elétrica, Logo Push (sistema de abertura elétrica do porta-malas), airbag para o motorista, airbag para o passageiro dianteiro, ABS nos freios, sensor crepuscular, sensor de chuva, espelho retrovisor interno eletrocrômico, dois modelos de auto-rádio CD player (um com entrada USB e para iPod), rodas de liga-leve 14”, faróis de neblina, spoiler, chave tipo canivete com telecomando e outros equipamentos de conforto e estilo.
Fiat Palio Attractive 1.4. Além dos itens de série presentes na versão com motor 1.0, a versão com motor 1.4 traz ainda travas elétricas + travamento automático em velocidade acima de 20 km/h, Logo Push, vidros elétricos dianteiros com onetouch e antiesmagamento, iluminação do porta-luvas,volante com regulagem de altura, faróis de neblina, chave canivete com telecomando, alças de segurança traseiras, apoia-pé para o motorista, porta-objetos móvel e porta-óculos.
A lista de opcionais desta versão, tirando os itens acima citados e as rodas de liga leve 15”, é igual à do Fiat Palio Attractive 1.0.
Exceto o ar-condicionado, que já vem de série, os opcionais da versão Essence são idênticos aos oferecidos na Attractive, mais kit de parafusos de roda antifurto nas rodas e sidebags dianteiros são opcionais.
Fiat Palio EssenceDualogic. É igual ao Essence mecânico exceto pela adoção, de série, do câmbio Dualogic® e cruise control. Entre seus opcionais inclui também a alavanca tipo borboleta para a seleção de marchas.
Fiat Palio Sporting.
Vem com uma variedade de detalhes estéticos que ressaltam a vocação esportiva da versão: aerofólio esportivo preto na traseira, faixas Sporting nas laterais e na tampa traseira, mini-saias laterais esportivas pretas, moldura cromada no para-lama dianteiro, molduras nas caixas de roda, ponteira de escapamento dupla cromada, revestimento externo esportivo nas colunas das portas, spoiler esportivo preto nos para-choques, faróis biparábola com moldura e canhões negros, mais rodas de liga-leve 16” + pneus 195 / 55R16 verdes. Internamente, a versão se distingue por cintos de segurança de cor esportiva, cobertura esportiva dos pedais, soleira interna esportiva nas portas e detalhes em cor esportiva no pomo do câmbio, maçanetas internas e nos aros dos alto-falantes, volante em couro e tapete de carpete com a inscrição Sporting. Além desses itens, esta versão traz também todos os conteúdos de série presentes na versão Essence
Fiat Palio Sporting Dualogic.
Possui os mesmos itens de série da versão Sporting mecânica, mais câmbio Dualogic® e cruise control. Ela oferece os mesmos opcionais da versão Sporting com câmbio mecânico.
GARANTIA DE FÁBRICA
O novo Fiat Palio tem garantia contratual de um ano sem limite de quilometragem. E durante a vigência da garantia geral o dono do veículo tem direito à assistência 24 horas Confiat, que executa serviços de urgência como reboque, socorro mecânico e veículo reserva em qualquer local do Brasil.
As revisões do novo Fiat Palio só acontecem a cada 15 mil quilômetros ou um ano. O dono de um novo Fiat Palio conta com mais de 560 pontos de atendimento Fiat, entre concessionárias e postos assistenciais, espalhados por todo o país para lhe dar o suporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário