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domingo, 8 de maio de 2016

KICKS É O NOVO SUV DA NISSAN, UNGIDO DA PLATAFORMA DO MARCH E VERSA, QUE DEVE VIR COM MOTOR 1.6, MAS O PREÇO ESTÁ AINDA EM SEGREDO. A TOYOTA DEVE MONTAR O ETIUS NO PERU, À SOMBRA DO ACORDO DE LIVRE COMÉRCIO ASSINADO ENTRE OS DOIS PAÍSES. E A AUDI CONTINUA EM ASCENSÃO NO BRASIL; DEPOIS DO A3, SAI DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS O Q3 NACIONAL, UM SUV FLEX DE 150 CV, 1.4 E 25 KG DE TORQUE CONVERSANDO COM TRANSMISSÃO DE SEIS VELOCIDADES. TEM DUAS VERSÕES, ATTRACTION, POR R$ 142.990 E AMBIENTE, R$ 153.990



Coluna nº 1916 - 8 de Maio de 2016

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Kicks, o novo Nissan

Marca líder em utilitários esportivos em vários segmentos, Nissan chega ao primeiro degrau do mercado com o Kicks, desenvolvido sobre a plataforma comum de March e Versa feitos no Brasil.

Prepara produção em Rezende, RJ, mas para coincidir calendário dos Jogos Olímpicos, dos quais é patrocinadora da festa e equipe, trouxe unidades feitas no México para apresentação à Imprensa e concessionários e engatar no Revezamento da Tocha Olímpica. 

Quer bem capitalizar com uma unidade acompanhando o percurso nacional da Tocha Olímpica – 380 cidades por 95 dias, acabando a maratona dia 5 de agosto, no Maracanã.

Um pouco
Nome gostoso, o Kicks segue o padrão dos utilitários esportivos da marca – grandes cortes nos painéis de chapa, superfícies com mudanças abruptas, grupos ópticos extensos. Caprichou num teto acupezado. 

Para diferenciá-lo – e tornar-se absorvido na concorrência com maiores, como o Honda HR-V, o Jeep Renegade – há incrementos eletrônicos, como o monitor com visão 360 graus e detetor de movimento de objetos em torno do veículo.

Unidade vista, topo de linha, com revestimento em couro amarelado, largos pespontos, prolongamento elegante do console à tela do painel.

Fábrica não se pronunciou sobre motores, embora se saiba seja 1.6, quatro cilindros, 16 válvulas. Transmissão da unidade exposta era CVT, por polias variáveis.

Igualmente, não esclareceu dúvida flutuando sobre o mercado: Renault e Nissan padronizarão motores? 

Hoje, Nissan faz motores de 1.0 e 1.6. E a associada Renault, também, de desenho mais antigo. 

Em novembro, Renault lançará veículo assemelhado, sobre a mesma plataforma, e terá versão com novos motores: 1.0 de três cilindros, e 1.6, de quatro. 

Fontes desta marca dizem ser de sua produção. Mas é crível, em ano de crise e retração de mercado cada uma com linha própria de motores?

De preços
É de se esperar cautela religiosa por José Luiz Valls, CEO para a América Latina, e François Dossa, presidente da Nissan no Brasil. 

Que se acautelem contra os elogios, que mantenham a fé e o equilíbrio. Afinal, o Kicks se direciona aos mesmos clientes do líder Honda HR-V; do ex-líder Jeep Renegade; aos clientes do também ex-líder Ford EcoSport, e Renault Duster, e Peugeot 2008, todos com motores maiores. 

Que rezem para São Nicolau, protetor dos comerciantes, para contê-los no entusiasmo de impor preços iguais aos concorrentes. 

Caminho de sobrevivência para a Nissan estará em guardar qualidade, agrupar conteúdo, ser franciscana nos preços, a partir da venda das unidades mexicanas e o seguir com a produção local na virada do ano.

Segredo está no preço – a empresa faz isto com o Sentra, de menor preço entre concorrentes.

Começou bem

Iniciativa de agregar o Kicks no patrocínio Nissan aos Jogos Olímpicos dar-lhe-á grande repercussão. 

Somado ao momento nacional de possível renovação governamental, do deter da queda econômica, de uma aragem de esperança e ao fato de a indústria automobilística ser vista como retrato da economia, colherá resultado paralelo. 

Como diz François Dossa, presidente da Nissan, o Kicks será visto como o marco da mudança do País.

Kicks, surpresa agradável. E o preço?

Na Mercedes passado pauta futuro
Quem foi à festa de 60 anos da Mercedes-Benz, no Brasil, surpreendeu-se com formato, conteúdo, mensagem. 

Em ano de intensa punição às vendas de caminhões, em viva abrasão com sindicatos, aparentemente alheios à retração de 50% em produção, a festa teve orçamento contido e face objetiva: foi encontro de negócios, com presença de fornecedores e clientes.

A ideia, bem ajustada, foi mostrar o enorme salto tecnológico permitido pela informática, direcionada a economia operacional e segurança, existente em equipamentos como nos topo de linha de caminhões Actros e no luxuoso sedã Classe S. 

Empresa projetou de como será o caminhão 2025, com tecnologias hoje disponíveis – como o caminhão autônomo, capaz de sair e chegar dispensando ações do motorista – e em desenvolvimento.

Empresa tocará o ano de comemorações – a data oficial de inauguração é o 28 de setembro – com eventos vários e para públicos diversos.

Como disse Philipp Schiemer, CEO para a América Latina, em sua segunda residência no País, fluente na linguagem, conhecedor dos costumes, a Mercedes ouve o que as estradas falam – e adequa produtos às exigências. 

Hoje, empresa tem veículos com capacidade de carga de 1 a 500 toneladas, automóveis para um passageiro, e ônibus articulados aptos a levar 200.

O caminhão do futuro é autônomo, tecnologia já disponível e com ela a Mercedes quer aplicar-se na produção até o final da década. Isto significa a operação perfeita e segura da máquina, com ganhos em segurança para os usuários da estrada, redução de consumo e emissões.

A festa mostra como o futuro chega rápido.


Mercedes 60, movendo o futuro

Peru, um novo pequeno mercado
Brasil e Peru assinaram acordos comerciais de livre comércio para fomentar trocas de produtos sem imposto de importação. Mercado adicional, compras oficiais. Grosso modo, bases assemelhadas da operação Mercosul.

Ação faz parte dos esforços do ministro Armando Monteiro, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, um dos poucos a dar resultado palpável durante e no triste ocaso do governo Dilma PT. 

Papo de roda, no operacional, Brasil importará autopeças e aumentará a exportação de veículos prontos.

Mercado pequeno, em retração, Peru marcou recorde de consumo de veículos, em 2013, quando vendeu domesticamente 201 mil unidades. 

Neste ano, previsão é consumir 172 mil, e nele o fornecimento brasileiro, ora em 4% praticamente dobrará superando os 7%, e sinalizando aumentar participação. Atualmente lá dominam marcas asiáticas, japonesas, coreanas e chinesas.

Dentre as montadoras brasileiras Toyota tem rápida possibilidade de montar operação para exportar partes e montar o Etios no Peru, onde teve curiosa atividade: importava Toyotas usados, barrados na inspeção de segurança veicular japonesa, revisando-os e passando a direção e comandos, do lado direito, como se usa no Japão, para o esquerdo, caso da América do Sul. Vendas apenas para mercado interno e Paraguai.

Ricardo Bastos, diretor, informa, início será com envio do Etios, pronto.

Mercado pequeno, mas é a cara da situação atual, válidos todos os esforços para fomentar vendas - e manter fábricas e empregos aqui.




Etios para o Peru


Roda-a-Roda

Negócio - FCA, Fiat Chrysler Automobiles registrou lucro de 
 528 milhões entre os primeiros trimestres de 2015 e 2016. Número EBIT, pré impostos. 

Dentre as marcas, Jeep cresceu mais, ampliando presença nos mercados dos EUA, Europa, Ásia-Pacífico e Brasil.

Acúmulo – Sergio Marchionne, executivo maior da FCA e presidente da Ferrari, mais trabalho. Incorporou ser CEO da Ferrari, onde é presidente. Substituiu Amedeo Felisa. 

Para quem lê o mercado, não havia necessidade de intervenção, ante crescimento com lucros nunca vistos, embora valor de suas ações, colocadas no mercado em 2015 vir caindo. 

Foco - Entretanto, a equipe de Fórmula 1 demanda atenções. Não oferece resultados proporcionais ao investimento. 

Questão é, tantas horas mensais Marchionne poderá dedicar à Ferrari entre a dúzia de lugares que ocupa nas empresas do grupo? 

Felisa, veterano, será como consultor, forma universal de mantê-lo fiel à marca, dissolver tentações de comentar futuro dos produtos.

Amarok – Primeira grande revisão no picape Amarok ocorrerá no segundo semestre: grade e faróis, rodas 20”, painel de instrumentos, arranjos internos. 

Mudança maior, opção de motor V6 3,0 litros, potência de 230 cv e torque proporcional à atual versão 2,0 – 50% maior. 


Audi chega ao mercado com o Q3, o seu SUV nacional flex 


Q3 – Audi iniciou vender seu carro de maior sucesso no mercado nacional, o SUV Q3. Construído na fábrica de São José dos Pinhais, PR. 

Mecânica padrão, 1,4 litro, 16 válvulas, 150 cv, 25 quilos de torque, transmissão por dupla embreagem e seis velocidades. 

Ágil, diz fábrica, cumpre da imobilidade aos 100 km/h em 8,9 s, e atinge reais 204 km/h. Apenas tração dianteira.

Versões – Attraction, de entrada, R$ 142.990 e Ambiente, R$ 153.990. Acima, pacote conforto a R$ 9.500 adicionando operação elétrica da tampa traseira, pacote de iluminação e teto solar. Versão de topo, Ambition, segundo semestre.

Luxo – BMW Brasil iniciará vender seu sedã topo de linha, o Series 7 a partir do próximo mês. 

Apelo do novo modelo, calcado nas conquistas tecnológica do concorrente Mercedes Classe S é a modernização do luxo.

Limpeza – Chery submeteu o motor 1,0 litro, três cilindros, do modelo QQ, iniciando ser produzido no Brasil – lançamento na 2ª quinzena -, ao Inmetro obtendo Nota AA no selo Conpet de eficiência energética na categoria Micro compacto.

Também – Pelo Inmetro/Compet, dentre os 796 veículos avaliados, em Peugeot 208 com novo motor 1.2, três cilindros, dito Puretech é o compacto mais econômico com gasálcool, álcool, cidade, estrada. Primeiro, após os híbridos. 

Multi – MAN Latin America, fabricante no Brasil de caminhões MAN e Volkswagen exportará partes para a montagem local dos modelos Worker. 

Caminho - Projeta 400 unidades mensais, mas ao portar orgulho africano deve ampliar o mercado. 

Com México MAN tem operação maior, exportando partes, montando 10 modelos diferentes de caminhões e ônibus.

Política
– Funcionários da Mercedes-Benz fizeram greve 2ª feira contra demissão de funcionários em licença. 

Vendas de caminhões caíram 50% e não há conta que feche sem corte proporcional de mão de obra. 

Fábrica gostou: sem trabalho não há produção adicional para aumentar o estoque não vendido.

Moto – BMW confirmou furo da Coluna semana passada, ter fábrica própria em Manaus. 

Junto informou novo produto, a 310R, roadster, monocilíndrica, quatro válvulas, injeção de combustível, lançada ano passado.

Mais
– 34 cv de potência, torque de 2,85 kgfm, 158 kg, freios a disco, jeito de esportiva de maior porte. 

Com ela a BMW quer fazer 10 mil unidades dentre os nove modelos a montar em 2017. Curiosidade, na origem, modelo é indiano, de onde virão as peças para montá-la.




BMW 310 R, indo-manauara.


Ecologia - Ford divulgou reciclar em torno de 100 mil toneladas/ano de sucata de alumínio nos EUA para fazer caçamba e partes do seu picape mais vendido, o F 150. 

É corajosa proposta de substituir chapa de aço por alumínio em padrão militar, para melhor consumo e menor poluição.

Resumo - Na prática, reduziu 300 kg e aumentou capacidade de carga em 240 kg. Reciclagem para alumínio militar reduz em 95% as emissões do processo.

Oportunidade - Ford local deveria se candidatar a fornecer. Brasil tem o maior percentual mundial de reciclagem de alumínio, liderada por cooperativas. Atividade além de aumentar exportações brasileiras, teria cunho social.

Antigos – No projeto de renovação de frota para dinamizar negócios, sugere-se taxas crescentes de licenciamento dos antigos, para torná-los inviáveis, fomentando troca.

História - Kiko, civilmente o dr. Francisco Malzoni, filho do lendário Rino, dr. Genaro Malzoni, deu passo importante na preservação das histórias corretas na memória do pioneiro carrozziere brasileiro. 

Rino teve a coragem de modificar veículos, dando origem à Puma, e depois a empresa com seu nome de família, associado ao herdeiro.

No ar – Há anos, Kiko convenceu o jornalista Jorge Meditsch a escrever a história de Malzoni, e, agora, para encerrar tantos desencontros surgidos pela internet e servir como base faticamente correta, criou sitio:
www.malzoni.com .


HistóriaReality show “Escola de Pilotos”, 13 episódios, mostrará face do automobilismo de competição focando na família Piedade. Escola de Pilotagem, 
produção de itens para carros de corridas, participação nas provas, tudo a envolve e colaboradores.

Aula – A quem gosta e aos desconhecedores das múltiplas facetas do negócio. Terças, 21h no canal +Globosat (34 na Sky e 44 na Net). Reprise quartas, 12h.

Problema – A superioridade dos motores Mercedes-Benz na Fórmula 1 – além da equipe e carros bem acertados, o sistema turbo em seus motores é exclusivo e imbatível em rendimento, – acaba com a competitividade no setor. 

E? - Mesmice dos resultados reduz interesse na temporada, pois a distância aberta pela marca encerra o campeonato antes do final. Alguma mudança regimental surgirá.

Retífica RN - Coluna passada ao comentar a operação montagem realizada pela Dafra na área da Suframa, listou a marca KTM como holandesa. Derrapou.


É austríaca, bem lembrou leitor Rodrigo Moraes. 

Araxá – Mais elegante dos encontros nacionais de veículos antigos, Araxá, MG, 25 a 29 de maio, superou as 200 inscrições e nem todas as opções de hospedagem são disponíveis.

Leilão será conduzido por Maurício Marx, do ramo. Patrocínio mudou. A CBM, de metais, é a principal, seguida pela Mercedes-Benz. 

... – 2 – Og Pozzoli, 85, antigomobilista, único remanescente do trio implantador da atividade no Brasil, refeito. Tanto, prepara-se para ir a Araxá, dirigindo. 

Antigos - Skoda 1000 MBX, da então Tchecoslováquia, foi o sedã com motor de 1,0 litros mais eficaz da sua época. 

Fez história nos anos´60 pelo ótimo espaço interno e linhas diferenciadas, atração no Salão de Genebra de 1966. 

Completa 50 anos agora, como lembra o competente jornalista Fábio Amorim no bem informado portal www.acelerandoporai.com.br Mais?

http://www.acelerandoporai.com.br/destaque-principal/maravilha-da-tchecoslovaquia-skoda-1000-mbx-completa-50-anos

Gente – Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz Brasil, hobby. 
OOOO

Antigomobilismo. 
OOOO Começa bem: 280 SL, para os do ramo o tipo W113, no Brasil dito Pagoda. 

OOOO Quer estreá-lo no grande Encontro de Antigos, em Araxá, MG, 25 a 29 maio. 

OOOO Arrisca-se a prêmio. Mercedes tem excepcional oficina para manutenção de novos e antigos. 

OOOO Carlos Barba, mexicano, diretor de Design da GM, no Brasil, retirou-se, mas continuará morando aqui. 

OOOO É um talento. Dele, algumas gerações de produtos, parecendo novos, desenvolvidas sobre plataformas e com motores superados. 

OOOO Fonte da marca disse ter sido decisão própria, nada a ver com o encolhimento de vendas e pessoal na marca. OOOO

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sexta-feira, 6 de maio de 2016

A GM CUMPRIU A PROMESSA. CHEGOU A VERSÃO DA SUA PICAPE GRANDE AO MERCADO BRASILEIRO: A S10 2017, CHEIA DE TECNOLOGIA, INCLUSIVE O SISTEMA ON STAR, COM NOVO VISUAL, MELHOR DESEMPENHO, ALERTA DE COLISÃO, FARÓIS DE LED, MULTIMÍDIA DE ALTA EFICIÊNCIA, MAIS CONFORTÁVEL NO USO URBANO, SEM AS VIBRAÇÕES E RUÍDOS DAS VERSÕES ANTERIORES. SÃO 13 VARIAÇÕES DE CONFIGURAÇÕES E QUATRO VERSÕES DE ACABAMENTO. OS PREÇOS VARIAM DE R$ 105.290 E R$ 167.490



São Caetano do Sul - Além de mudanças visuais e de acabamento, a Nova S10 estreia no Brasil com importantes evoluções mecânicas e de conteúdos que a posicionam como a mais tecnológica do segmento.

Referência em robustez e força, a picape da Chevrolet, com este novo conjunto, estabelece um patamar de sofisticação e modernidade nunca antes encontrado em picapes médias nacionais.

Tudo para atender aqueles consumidores que buscam um veículo 4x4 valente e multifuncional também para o uso urbano - como já ocorre nos Estados Unidos, onde as “trucks” imperam.


“Pegamos o conceito da versão norte-americana da picape Colorado e o trouxemos para a Nova S10. Assim, a picape brasileira reforça sua capacidade todo-terreno agregando o conforto de um carro de passeio”, explica Marcos Munhoz, vice-presidente da General Motors.

Para isso, a parte estrutural do modelo foi retrabalhada. Os conjuntos de suspensão e de freio, por exemplo, são novos; enquanto os sistemas de controle de vibrações e de ruídos foram aperfeiçoados.

A introdução da direção elétrica inteligente também contribuiu para uma melhor dirigibilidade do veículo, principalmente em trechos urbanos. 




O sistema da Chevrolet é dotado de tecnologias que compensam inclinação da via em longos percursos e reduzem trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas.

A Nova S10 está até 5% mais econômica, graças à utilização de materiais mais leves, de novos componentes mecânicos e de soluções aerodinâmicas inovadoras. 




Mas ela continua sendo a mais potente e forte do segmento de picapes, tanto na configuração 2.8 TurboDiesel (200 cv) como na 2.5 Flex (206 cv).



Do ponto de vista estético, no entanto, a versão 2017 da picape é logo percebida pela nova identidade visual, em sintonia com o DNA global da marca. As mudanças evidenciam a robustez e o prestígio do produto.

Novo design
A maioria das novidades está na parte dianteira. O capô ganhou esportividade com a cavidade esculpida na parte posterior. 


A grade foi alongada até os faróis, que também foram completamente redesenhados e podem ter uma guia de luz em LED (DRL), conferindo uma assinatura luminosa peculiar ao modelo.

O para-choque traz apêndices aerodinâmicos nas extremidades emoldurando as luzes auxiliares, e uma espécie de peito de aço, no meio, logo abaixo da moldura da placa, reforçam o estilo musculoso do carro.


Na lateral, destacam-se os retrovisores com repetidores de pisca e as rodas de alumínio inéditas. 

Elas ajudam a reforçar a percepção de que a picape está maior e mais requintada. São aro 16 nas versões de entrada (LS e LT) e aro 18 nas mais sofisticadas, representando um upgrade para o modelo LTZ (luxo). Já no topo de linha High Country, esse tamanho de roda é tradição.

Na traseira da Nova S10, a novidade aparece na tampa da caçamba, que a partir de então pode vir com uma discreta câmera de ré embutida na maçaneta, preservando assim o visual harmônico do conjunto.

O compartimento de carga ganha diferentes tipos de cobertura conforme a configurações e há opção de lanternas com LED.


Em relação a paleta de cores, o Azul Old Blue Eyes e o Preto Ouro Negro fazem sua estreia na linha 2017 da picape. 


Elas se juntam às já existentes Prata Switchblade, Branco Summit, Vermelho Chili e Cinza Graphite.

Prestígio interno

A cabine também acompanha o salto de sofisticação. Os materiais são mais refinados e agradáveis ao toque (soft touch), enquanto os painéis de instrumentos e de portas foram completamente remodelados para trazer melhor ergonomia e acomodar a maior quantidade de itens de série – alguns inéditos para a categoria.


Os principais traços do habitáculo foram inspirados na picape-conceito X-Treme, que a Chevrolet exibiu recentemente no Salão de Bangcoc, na Tailândia.

A Nova S10 traz quadro de instrumentos bastante completo e de fácil leitura. Ele pode incluir computador de bordo de última geração com informações abrangentes, como velocímetro digital e parâmetros de manutenção do veículo, incluindo a vida útil do óleo – relevante para veículos que são submetidos a condições severas de uso.

O computador de bordo ainda possui a interessante função “ECO”, que auxilia o motorista a conduzir o veículo de uma maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. 


O motorista consegue ainda consultar a pressão dos pneus. A novidade alerta quando algum deles sai da especificação mínima recomendada pelo fabricante.

O centro do painel ficou mais imponente com as saídas de ar majoradas e com o multimídia MyLink de segunda geração com GPS. 

O sistema passa a agregar tela de alta resolução e novas funções, entre elas o Android Auto e o Apple CarPlay.

Na prática, isso significa maior possibilidade de interação entre o veículo e o smartphone do usuário. 


E o melhor: com a opção de comandos de voz, para que o motorista não precise tirar as mãos do volante ou o foco do trânsito.

Os apoios de braços e os puxadores de portas também foram retrabalhados, assim como os diferentes revestimentos dos bancos. 

Já a direção passou a ter assistência elétrica, reduzindo a necessidade de esforço do condutor.

“As mudanças visuais, a aplicação de materiais nobres e o uso de tecnologias hi-tech reforçam a imagem vanguardista da S10”, diz Carlos Barba, diretor de Design da Chevrolet.

“Desde que lançou o modelo em 1995, a Chevrolet tem sido a empresa que melhor vem interpretando as necessidades e os desejos do consumidor de picape no Brasil. Foi com base nessa experiência que concebemos a Nova S10”, acrescenta o executivo.

Um novo carro




A versão 2017 da picape média da Chevrolet está mais sofisticada em todas as suas configurações. 

Entre os novos itens de comodidade disponíveis, destacam-se:
- Acendimento automático dos faróis;
- Sensor de chuva;
- Retrovisor central eletrocrômico;
- Câmera de ré com gráficos para auxílio em manobras;
- Sensor de estacionamento dianteiro;
- Acionamento remoto da ignição;
- Sistema de áudio premium de alta definição;
- Vidros laterais com mecanismo de abertura e fechamento por meio da chave.

Itens como lanternas e luzes de neblina, ar-condicionado digital com oito velocidades, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, banco do motorista com ajustes elétricos estão igualmente disponíveis.

Outros destaques são os controles eletrônicos de tração (TC) e de estabilidade (EPS) e os assistentes de partida em rampas (HSA) e o de descida (HDC). 




Enquanto o assistente de partida em rampas não permite que o veículo recue em saídas íngremes; o assistente de descida controla a velocidade em descidas íngremes sem a necessidade de intervenção do motorista, proporcionando maior controle do veículo.

A Nova S10 também aprimora seu pacote de segurança ativa. Adotar sistema de freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) de última geração e novas tecnologias, como o alerta de desvio de faixa e o alerta de colisão frontal, comuns apenas a veículos de categorias superiores.


O alerta de desvio de faixa possui uma câmera na parte superior do para-brisas que “lê” as faixas da via e emite um aviso toda vez que perceber que o veículo está saindo involuntariamente da pista.


Se o pisca estiver acionado, o mecanismo entende que a manobra é intencional e não entra em ação.

O alerta de colisão frontal é outro equipamento bastante útil no dia a dia. Por meio dele, o motorista pode estabelecer eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo, por exemplo, ser alertado caso o outro automóvel sofra uma redução de velocidade repentina. 

Além de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisa, um alarme soa pelos alto-falantes da picape.

“Estudo de mercado aponta que 67% dos acidentes são frontais. A grande maioria de pequena ou média monta porte e provocado por distrações. 

O alerta de colisão mostra-se relevante, principalmente neste tipo de situação”, justifica William Bertagni, vice-presidente de engenharia da General Motors.

Eficiência energética
A Nova S10 estreia com treze variações de configurações. São quatro versões de acabamento (LS, LT, LTZ e High Country), três opções de cabine (simples, dupla e chassis cab), duas de motorização (2.8 TurboDiesel e 2.5 SIDI Flex), dois tipos de transmissão (manual e automática, ambas de seis velocidades), além de dois tipos de tração (4x2 e 4x4 com reduzida).

Todas as configurações receberam um pacote de inovações para melhor eficiência energética. 




Com isso, houve uma melhora no consumo de combustível até 5% ante o modelo anterior.

O resultado é basicamente a soma das evoluções aerodinâmicas, da utilização de matérias mais leves, da adoção de pneus “verdes” de uso misto e freios de baixo arrasto, da mudança na relação do diferencial da transmissão (Flex) e da introdução de um sistema mais eficiente de gerenciamento das cargas elétricas do motor que inclui novo software no módulo de controle do carro, sensores, alternador com menos perdas internas, eletro-ventilador do tipo brushless (sem escovas) e direção elétrica.


OnStar
Outra inovação que a Nova S10 traz para o segmento de picapes é o OnStar. A tecnologia é uma exclusividade da marca Chevrolet no Brasil.

O OnStar é um sistema de telemática avançado que oferece ao motorista mais de 20 serviços de Emergência, Segurança, Navegação, Concierge e Conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.


Na Nova S10, a tecnologia agrega novas funcionalidades, como o alerta de valet. Ao ativá-lo, o usuário recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie mais de 500 metros com o carro. 


É possível ainda monitorar o deslocamento do automóvel e saber se ele ultrapassou o limite de velocidade predeterminado. Tudo através do aplicativo para smartphones.

O alerta de rodízio do OnStar foi aperfeiçoado. A partir de agora o motorista é avisado quando seu veículo se aproxima da zona de restrição ou quando se dá partida no veículo em local e horário restrito à circulação.


Outra novidade é que pressionando o botão da esquerda no retrovisor central, o usuário consegue acionar, por comando de voz, serviços como os alertas de velocidade e o de valet, chamar o serviço de assistência mecânica ou ainda iniciar a navegação de algum destino cadastrado no aplicativo do OnStar.

Funcionamento simples
Pressionando um botão no retrovisor interno, o motorista é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet, reservas e informações sobre situações de tráfego (vias alagadas ou bloqueadas).

Pode-se igualmente acionar o botão OnStar para solicitar assistência mecânica, elétrica ou médica em caso de emergência.


A comunicação entre os ocupantes e o atendente do Centro de Atendimento ocorre por meio de uma linha celular exclusiva do veículo, que transmite a conversa pelos autofalantes e microfones do sistema “hands-free” do carro.

O OnStar também avisa quando o automóvel está sendo furtado ou envolveu-se em um acidente que resultou na deflagração dos airbags. 


Isso acontece porque os sensores espalhados pela carroceria são capazes de detectar situações de anormalidade e alertam o Centro de Atendimento.



Profissionais capacitados então fazem a análise da situação e solicitam, se necessário, o auxílio das autoridades competentes.

O OnStar também permite que o usuário comande funções do veículo por meio de um aplicativo para smartphone, como o travamento das portas.

Pelo app ainda é possível programar para receber notificações quando o veículo inicia uma nova movimentação, saber qual é a sua localização atual e ainda pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade predeterminado – recursos úteis principalmente quando o automóvel é cedido a terceiros.


O aplicativo é compatível com os sistemas Android e IOS e pode ser baixado na Play Store e agora também na Apple Store.

Na Nova S10, a Chevrolet oferece como cortesia o serviço OnStar por 12 meses. O processo de habilitação pode ser iniciado na concessionária. 


Na sequência, o cliente recebe um e-mail para finalizar seu cadastro e dar seu aval para a ativação.
A Nova S10 chega à rede 
concessionária da marca em maio.



Cabine Simples
LS 2.8 Diesel 4x2 - R$ 105.290
Itens de série: duplo airbag, freios ABS com EBD, rodas de aço de 16 polegadas, ar-condicionado, travas e vidros elétricos, rádio com Bluetooth e USB, direção elétrica, sistema de monitoramento da pressão dos pneus.

Cabine Dupla
LT 2.5 Flex 4x2 - R$ 97.890
Itens de série: duplo airbag, freios ABS com EBD, farol de neblina, desembaçador traseiro, roda de alumínio de 16 polegadas, capota marítima, ar-condicionado, controle de cruzeiro, direção com ajuste de altura, travas e vidros elétricos, espelhos retrovisores externos elétricos, monitoramento da pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro, direção elétrica, sistema multimídia MyLink 2 com tela de 7 polegadas.

LTZ 2.5 Flex 4x2 - R$ 113.690
Itens de série: todos da versão LT, mais controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, lanterna de neblina, sensores de chuva e de luz, alerta de saída de faixa e colisão frontal, rack de teto, rodas de 18 polegadas, ar-condicionado digital, volante multifuncional, espelho retrovisor interno eletrocrômico, câmera de ré, sensor de estacionamento frontal, luz de condução diurna, MyLink com tela de 8 polegadas e sistema OnStar.

LT 2.5 Flex 4x4 - R$ 106.590
Itens de série: os mesmos da LT 2.5 Flex 4x2.

LTZ 2.5 Flex 4x4 - R$ 120.790
Itens de série: os mesmos da LTZ 2.5 Flex 4x2.

LT 2.8 Diesel 4x2 - R$ 127.290
Itens de série: todos da versão LS cabine simples, mais farol de neblina, desembaçador traseiro, roda de alumínio de 16 polegadas, capota marítima, controle de cruzeiro, direção com ajuste de altura, retrovisores externos com ajuste elétrico e indicador de direção, multimídia MyLink 2 com tela de 7 polegadas, sensor de estacionamento traseiro.

LTZ 2.8 Diesel 4x2 - R$ 150.190
Itens de série: todos da versão LT, mas transmissão automática, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, lanterna de neblina, sensores de chuva e de luz, alerta de saída de faixa e de colisão frontal, rack de teto, roda de 18 polegadas, ar-condicionado digital, volante multifuncional, retrovisor interno eletrocrômico, cãmera de ré, sensor de estacionamento frontal, acionamento remoto da ignição, retrovisores externos com rebatimento elétrico, luz de condução diurna, MyLink 2 com tela de 8 polegadas e sistema OnStar.

LT 2.8 Diesel 4x4 - R$ 139.290

Itens de série: os mesmos da LT 2.8 Diesel 4x2.

LTZ 2.8 Diesel 4x4 - R$ 160.390
Itens de série: os mesmos da LTZ 2.8 Diesel 4x2.

High Country 2.8 Diesel 4x4 - R$ 167.490

Itens de série: todos da versão LTZ, mas lanternas em LED, rack de teto com barras transversais, santo antônio, estribos laterais, banco do motorista com ajuste elétrico, bancos com acabamento premium perfurado, rodas de 18 polegadas com design exclusivo.



OBRIGATORIEDADE DE OS CARROS CIRCULAREM COM OS FARÓIS BAIXOS LIGADOS DURANTE O DIA, IMPOSTA POR PROJETO DO CONGRESSO NACIONAL, NÃO LEVOU EM CONTA DIVERSOS ESTUDOS SOBRE O TEMA. MAS A MULTA PARA QUEM ANDE FARÓIS APAGADOS DE DIA SERÁ DE R$ 85,13.


Alta Roda 

Nº 887  6/5/16

Fernando Calmon 



Coisas do Brasil


As aparências enganam. Esse é um velho ditado que levou a Câmara dos Deputados e o Senado Federal a cometerem um erro em termos de segurança veicular com a obrigatoriedade de todos os veículos circularem com faróis baixos ligados durante o dia em estradas. 

Lamentável que o senador José Medeiros, ex-policial rodoviário e relator do projeto, tenha desconsiderado vários estudos sobre o assunto.

Antes de tudo, o Brasil é um país de alta incidência solar e um simples farol baixo está bem longe de resolver a questão de visibilidade. 

Essa exigência começou nos países nórdicos e desde 1990 no Canadá, onde há grandes períodos do ano com poucas horas de luz natural durante o dia. 

Mas, em todos casos, os faróis são ligados automaticamente, logo depois de o motor entrar em funcionamento, têm potência luminosa mais baixa (específica para tal) e as lanternas traseiras permanecem desligadas (o que deixa de se confundir com luzes de freio vistas à distância). O sistema funciona tanto em estrada quanto em cidade.

Aqui motocicletas já são obrigadas ao uso do farol, de forma automática, pois se trata de veículo muito estreito e vulnerável. 

Essa exigência bem-vinda pode-se perder em meio a um possível “mar” de iluminação. Absurdamente, essa lei (ainda falta sanção presidencial) prevê em caso de desobediência quatro pontos no prontuário por infração média e multa de R$ 85,13. Até mesmo o conceito de onde começa e termina uma estrada gera dúvidas.

Nos EUA, com sua megafrota de 260 milhões de veículos e diversidade climática, o conceito de uso não obrigatório permanece depois de avaliações profundas por anos. 

Numa resolução do Contran de 1998 há apenas recomendação de uso de faróis durante o dia. 

O mal maior dessa lei é desconsiderar a solução definitiva e que funciona em todas as situações, incluindo ruas, avenidas e estradas. 

Atende pela sigla DRL: Daytime Running Lights (luzes de uso diurno, em tradução livre).

A tecnologia de LED (diodo emissor de luz, na sigla em português), hoje uma realidade, permitiu adotar o sistema como eficiente item de segurança de funcionamento automático, que vai muito além de simples luzes de posição ou lanternas. 

Obrigatório na União Europeia, gera potência de iluminação alta para uma verdadeira visibilidade diurna, que é automaticamente desligado ou tem sua intensidade diminuída ao se ligar os faróis. 

Como se tornou elemento de estilo de cada fabricante ajuda ainda mais pelo contraste e diferenciação entre os veículos em circulação.

DRL, porém, representa custos maiores de mais fácil absorção nos mercados de bom poder aquisitivo. 

Pesquisas europeias apontam uma diminuição de até 30% nos acidentes, em estradas e cidades, depois que apenas os novos modelos adotaram essa solução a partir de 2011. 

As primeiras discussões por aqui mal começaram para estabelecer um cronograma viável e aproveitar LEDs mais baratos com a produção em alta escala.

A lei aprovada agora nem ao menos faz distinção entre faróis e DRL. Deixa o motorista sujeito a multas simplesmente por conduzir um automóvel mais seguro. Coisas como essas só acontecem no Brasil.

Roda Viva

Pré-lançamento do Nissan Kicks (primeira aparição pública mundial) mostrou um crossover compacto com muita personalidade e foco nos detalhes inclusive aerodinâmicos. Na versão de topo, interior inclui visão de 360 graus externa por quatro câmeras. 

Mecânica (não revelada) é a mesma do March, mas pode estar nos planos um tricilíndrico turbo. Vendas em agosto.

Latin Ncap não aprende lições nem com a “matriz”. A partir deste ano, Euro NCAP adotou dual rating (dupla classificação). 

Há uma nota básica e outra com pacote adicional de itens de segurança indicado pelo fabricante para mercados de maior poder aquisitivo. Tudo planejado com longa antecedência no exterior, mas Latin NCAP faz birra.

Comemoração de 60 anos da Mercedes-Benz no Brasil inclui um marco relevante, além de caminhões e ônibus. 

A marca construiu, em Juiz de Fora (MG), a primeira fábrica de automóveis premium no País. 

Entre fevereiro de 1999 e agosto de 2005, produziram-se 63.402 unidades do Classe A. Também montou versões do Classe C exclusivamente para exportar aos EUA.

Fiat Toro tem conseguido atingir objetivos de venda pela inegável relação custo-benefício e conforto de marcha.

Versão Freedom flex automática sofre mais para se deslocar por sua massa cerca de 200 kg maior do que o Jeep Renegade, base mecânica da picape média. 

Diferencial foi encurtado (5%), mas necessitaria ao menos de motor aspirado de 2 litros. 

Volcano com motor turbodiesel de 2 litros, tração 4x4 e câmbio automático (nove marchas) muda bastante o comportamento da Toro. 

Acesso ao interior é muito bom, porém colunas dianteiras volumosas em razão da estrutura monobloco atrapalham um pouco a visibilidade. 

Para arrancar bem exige selecionar manualmente a primeira marcha, pela borboleta ou alavanca do câmbio.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

quinta-feira, 5 de maio de 2016

PROJETO DE CARRO AUTÔNOMO DO GOOGLE E FCA ANUNCIAM COLABORAÇÃO INÉDITA. GOOGLE EXPANDIRÁ TESTES DE DIREÇÃO AUTÔNOMA. CARROS AUTÔNOMOS TÊM POTENCIAL PARA TORNAR AS ESTRADAS E O TRANSPORTE MAIS ACESSÍVEL A MILHÕES DE PESSOAS. ENGENHEIROS DA FCA TRABALHARÃO JUNTO COM OS DO GOOGLE PARA INTEGRAR TECNOLOGIA DE DIREÇÃO AUTÔNOMA QUE SERÁ FEITO NA NOVA MINIVAN CHRYSLER PACIFICA 2017 HÍBRIDA


O Projeto de Carro Autônomo da Google e a FCA – Fiat Chrysler Automobiles anunciaram hoje uma colaboração inédita para integrar a tecnologia de direção autônoma da Google à nova minivan Chrysler Pacifica 2017 Híbrida para expandir o programa de testes da Google.
 



Este acordo marca a primeira vez que a Google trabalha diretamente com um fabricante de automóveis para integrar seu sistema de direção autônoma, incluindo sensores e software, em um carro de passeio.

As minivans Chrysler Pacifica Híbridas serão usadas mais à frente neste ano para os testes de direção autônoma, mais do que dobrando a atual frota de veículos autônomos da Google.
 




As responsabilidades de engenharia serão compartilhadas com base no conhecimento específico de cada companhia.
 



A FCA inicialmente desenvolverá e fabricará cerca de 100 veículos especificamente para a tecnologia de direção autônoma da Google, que integrará o conjunto de sensores e computadores que os veículos precisarão para navegar nas vias autonomamente.

As duas companhias instalarão parte de suas equipes de engenharia em um prédio no sudeste de Michigan para acelerar o desenvolvimento, os testes e a manufatura do Chrysler Pacifica autônomo.

“A FCA têm uma equipe de engenheiros ágeis e experientes e a minivan Chrysler Pacifica Híbrida é adequada à tecnologia de direção autônoma daGoogle”, disse John Krafcik, CEO do Projeto de Carro Autônomo da Google.
 

“A oportunidade de trabalhar com os engenheiros da FCA vai acelerar nossos esforços para desenvolver um carro totalmente autônomo que fará nossas estradas mais seguras e facilitará o deslocamento diário para aquelas pessoas que não podem dirigir.”

Os carros autônomos têm potencial para evitar mais de 33 mil mortes que ocorrem a cada ano nas rodovias dos Estados Unidos, 94% das quais causadas por erros humanos.

Esta colaboração ajudará a FCA e a Google a entender melhor o que será necessário para viabilizar os carros autônomos no mundo.

“Trabalhar com a Google representa para a FCA uma oportunidade de parceria com uma das companhias líderes mundiais em tecnologia para acelerar o ritmo da inovação na indústria automobilística”, disse Sergio Marchionne, CEO da FCA.
 
“A experiência que ambas as empresas vão acumular será fundamental para trazer soluções tecnológicas no setor automotivo, de grande impacto e benefício para os consumidores”, acrescentou.

O carro autônomo da Google atualmente está sendo testado em quatro cidades norte-americanas.
 

A minivan Chrysler Pacifica Híbrida autônoma será testada em um campo de provas privado na Califórnia, antes de circular por vias públicas.

Carro Autônomo da Google
O Projeto de Carro Autônomo da Google está trabalhando para desenvolver veículos totalmente autônomos, que têm potencial para tornar nossas estradas mais seguras e ampliar a mobilidade para milhões de pessoas que não podem dirigir. A meta principal é ajudar as pessoas a se deslocarem de A a B ao toque de um botão. Na história de sete anos do projeto, os veículos da frota de teste dirigiram de forma autônoma 2,4 milhões de quilômetros em vias públicas, e estão atualmente sendo testados nos Estados Unidos em Mountain View (Califórnia), Austin (Texas), Kirkland (Washington) e Phoenix (Arizona). O Projeto de Carro Autônomo da Google é parte da X, empresa do grupo Alphabet, que é holding da Google.

A BMW MOTORRAD INAUGURARÁ NO SEGUNDO SEMESTRE DESTE ANO UMA NOVA FÁBRICA EM MANAUS, PARA PRODUZIR A MOTO G 310 R E OUTROS OUTEOS OITO MODELOS JÁ MONTADOS NO PAÍS


No segundo semestre de 2016, o BMW Group inaugurará uma fábrica própria da BMW Motorrad, divisão de motocicletas do grupo, em Manaus (AM), na região norte do Brasil. 

Na unidade, será produzida a nova BMW G 310 R, além dos demais oito modelos já montados no País. 

A previsão é de que mais de 10.000 unidades saiam da linha de produção brasileira em 2017, e é esperado um crescimento significativo da marca, especialmente com a introdução no mercado nacional da nova BMW G 310 R, primeira motocicleta roadster da BMW Motorrad com menos de 500 cilindradas.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

EMPRESAS DO GRUPO INVEPAR ADEREM AO MOVIMENTO MAIO AMARELo. NO DIA 25 DE MAIO, A LAMSA, QUE ADMINISTRA A LINHA AMARELA DISTRIBUI 100 ANYENAS ANTILINHA DE PIPA, NO PONTO DE APOIO, APÓS O TÚNEL DA COVANCA, NO RIO DE JANEIRO, ENTRE AS 9 E AS 17H. NOS PARECE QUE ESSE NÚMERO SERÁ INSUFICIENTE. OUTRAS CONCESSIONÁRIAS DE RODOVIAS FARÃO NAS SUAS ÁREAS CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO A FAVOR DA DIMINUIÇÃO DOS ACIDENTES


O Brasil é o quinto país no mundo em mortes por acidentes no trânsito, vitimando cerca de 43 mil pessoas por ano, de acordo com dados de 2013 do Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM), do Governo Federal. 

No mundo, os acidentes de trânsito são a principal causa de falecimento de jovens, segundo o último levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em 2013. 

Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas perderão a vida no trânsito até 2020 e 2,4 milhões, em 2030. 

Para ajudar a frear estas estatísticas alarmantes, as empresas do grupo Invepar, em parceria com o Instituto Invepar, participarão do Maio Amarelo, um movimento multissetorial que envolve o Poder Público e a sociedade civil com o objetivo de chamar a atenção para o tema segurança viária.

As concessionárias do grupo, que atuam nas áreas de rodovias, aeroportos e mobilidade urbana, em diversos estados, prepararam uma série de ações voltadas para os usuários e o público interno com foco no papel de cada um para garantir deslocamentos mais seguros. 


No Rio de Janeiro, a LAMSA, que administra a Linha Amarela, vai distribuir no dia 25/05, das 9h às 17h, em parceria com o Detran, 100 antenas antilinha de pipa no Ponto de Apoio, após o Túnel da Covanca (sentido Barra da Tijuca), além de folhetos educativos e lixeiras para carro. 

Serão afixados também cartazes de conscientização nas cabines de pedágio, adesivo na fachada, banner no site e mensagens para os usuários no Twitter. 

O MetrôRio fará, em maio, o encerramento da edição 2015 do projeto "Pedalando para o Futuro", que incentiva crianças e jovens na prática do ciclismo, tendo o Código de Trânsito Brasileiro como base. 

Serão divulgadas também mensagens sobre a importância do tema nas redes sociais da companhia. 

A Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) vai distribuir aos usuários o Boletim CRT Boa Viagem com informações sobre a iniciativa.

Na Concessionária Auto Raposo Tavares (CART), em São Paulo, a ação vai incluir cartazes nas praças de pedágio; distribuição de folhetos para os usuários; divulgação de alertas nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) ao longo da via; cartazes nos pontos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU); mensagem no teleatendimento nas bases dos SAUs e divulgação no Facebook. 


Será realizada também palestra sobre Trânsito Legal nas escolas do Corredor Raposo Tavares. 

Além do evento "Acorda Motorista", destinado aos caminhoneiros, e focado na realização de testes rápidos de saúde e orientações de segurança.

Na Bahia, a Concessionária Bahia Norte (CBN) vai distribuir panfletos aos motoristas e realizar blitz educativas em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual e com o Instituto Paes Mendonça de Compromisso Social. 


Já a Concessionária Litoral Norte (CLN), administradora da rodovia BA-099, que conecta a região metropolitana de Salvador até a divisa dos estados da Bahia e de Sergipe, vai promover a discussão da segurança viária em uma reunião com a diretoria do Fórum Sustentável Costa dos Coqueiros, visando que estes repliquem o assunto nas demais associações comunitárias da região. 

A Concessionária Via 040, que liga Brasília a Juiz de Fora, vai disponibilizar mensagens educativas nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) ao longo da via, nas redes sociais e no site da via. 

E o GRU Airport, o maior aeroporto da América Latina, vai divulgar a ação por meio de banner no site e posts especiais nos perfis do Twitter e do Facebook.

Para ampliar o engajamento, as empresas do grupo vão disponibilizar também aos funcionários materiais com dicas e orientações de segurança no trânsito por meio de e-mails marketing; intranet; folhetos; wallpapers; móbiles; displays; bottons temáticos; TV corporativa; SMS e blogs. 


Além de matérias especiais nos quadros de avisos; mural eletrônico; informativos; boletins e revistas internas. 

O tema também será abordado nos programas Diálogo Diário de Segurança (DDS) e serão produzidas fotos institucionais dos colaboradores vestidos de amarelo em prol do movimento. 

Durante o mês de maio, será incentivado, ainda, o uso do laço amarelo que representa a ação.

De acordo com a diretora executiva do Instituto Invepar, Claudia Jeunon, as ações programadas para o Maio Amarelo reforçam o compromisso das empresas do grupo com a segurança.


"Precisamos promover o debate do relevante papel de cada cidadão pela segurança nos deslocamentos diários. O Maio Amarelo é uma iniciativa fundamental para alertarmos a população sobre os riscos que condutas inadequadas no trânsito, como excesso de velocidade, circulação por áreas proibidas e desrespeito à sinalização, podem provocar, inclusive, em outros modais como metrôs e aeroportos", finaliza.

MOTORES DIESEL USADOS NOS VEÍCULOS DA CITROËN, PEUGEOUT E DS, PRODUZIDOS NA FÁBRICA DE TRÉMERY, ATINGEM A MARCA DE 1 MILHÃO


Os motores Diesel “BlueHDi” Euro6, produzidos na fábrica de Trémery, têm dois tipos de cilindradas diferentes: 1.6l (100cv e 120cv) e 2.0l (150cv e 180cv).

A tecnologia “BlueHDi”, progressivamente adotada nos veículos do Grupo PSA desde setembro de 2013, antes da entrada em vigor da norma Euro6 (setembro de 2014), equipa atualmente todos os modelos Diesel Euro6 das marcas Peugeot, Citroën e DS.


A tecnologia “BlueHDi” permite tratar de maneira contínua as emissões poluentes das motorizações a diesel. 

A linha de escapamento está equipada com três dispositivos de despoluição: o catalisador de oxidação, o filtro de partículas (FAP) aditivado que trata as partículas em número e em massa, e a Selective Catalytic Reduction (SCR) posicionada acima do FAP, que permite eliminar os óxidos de nitrogênio (NOx) emitidos pelo motor.

A tecnologia “BlueHDi” já conta com mais de uma centena de patentes registradas pelo Grupo PSA.


A fábrica de Trémery produz atualmente 7 mil motores a diesel por dia, dos quais 5 mil 1.6l (815 mil unidades produzidas desde o seu lançamento em 2014) e 2 mil 2.0l (185 mil unidades desde setembro de 2013).

Na ocasião, Christian Chapelle, Diretor de Sistemas de Tração e Chassis do Grupo PSA, declarou: “Depois de ter sido o precursor do filtro de partículas lançado em 2000 e também a primeira montadora a generalizar a SCR, este número alcançado de motores a diesel “BlueHDi” equipados com a solução mais eficiente para tratar as emissões de poluentes confirma o compromisso do Grupo PSA de oferecer aos seus clientes soluções de mobilidade duradouras e limpas”
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O BMW GROUP INICIA 2016 REGISTRANDO NOVOS RECORDES DE VENDAS E DE LUCROS, APESAR DA CRISE QUE ASSOLA VÁRIOS PAÍSES. O LUCRO LÍQUIDO CHEGOU NO 1º TRIMESTRE A 8,2&%, EM RELAÇÃO AO MESMO PERÍODO DE 2015, CHEGANDO A € 1,64 BILHÃO

Munique – O BMW Group continua trilhando um caminho de sucesso no início do ano de celebração de seu centenário, alcançando números inéditos de volume de vendas e lucratividade neste primeiro trimestre de 2016.

“Nosso desempenho no primeiro trimestre é mais uma prova de nossa capacidade de gerar resultados positivos apesar de um ambiente de mercado volátil”, afirmou Harald Krüger, presidente do Conselho de Administração da BMW AG. 



“O fator decisivo para nós não é a lucratividade no curto prazo, mas um crescimento sustentável e rentável. Nesse sentido, pretendemos desempenhar um papel pioneiro ao transformar e moldar o mundo da mobilidade individual hoje e no futuro”. 

O BMW Group apresentou sua Estratégia Number ONE > NEXT em março, definindo o modelo para seu compromisso contínuo de impulsionar a mudança na mobilidade futura.


No segmento de automóveis, o volume de vendas do BMW Group aumentou 5,9%, alcançando um total de 557.605 unidades (2015: 526.669 unidades) nos três primeiros meses do ano, estabelecendo assim um novo recorde para o período.

Em € 20,85 bilhões, as receitas do grupo para o período de janeiro a março mantiveram o mesmo patamar registrado no ano anterior (2015: € 20,91 bilhões; -0,3%), influenciadas pelo maior volume de vendas por um lado e, por outro, por condições cambiais desfavoráveis. 

O lucro antes do resultado financeiro (EBIT) totalizou € 2,45 bilhões (2015: € 2,52 bilhões; -2,5%). 


O lucro antes dos impostos (EBT) do grupo aumentou 4,4%, atingindo um novo recorde de € 2,36 bilhões (2015: € 2,26 bilhões). 

O lucro líquido do grupo aumentou 8,2%, atingindo € 1,64 bilhão (2015: € 1,51 bilhão), alcançando também um novo recorde no primeiro trimestre.


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